Tamanho Da Fonte Referencias Abnt
Contents
- 1 Qual o tamanho da fonte para referências bibliográficas ABNT?
- 2 Qual formatação para referências?
- 3 Qual é o padrão ABNT?
- 4 O que é uma fonte de referência?
- 5 Quais tamanhos de fontes devemos usar e quando usar?
- 6 Como fazer referência ABNT de artigo?
- 7 Qual a diferença entre fonte é referência bibliográfica?
- 8 Como formatar as referências bibliográficas no Word?
Qual o tamanho da fonte para as referências?
Qual é o tamanho de fonte ABNT? – Além do tipo, outro ponto importante é o tamanho da fonte ABNT. Como regra, deve-se formatar todos os textos no tamanho 12, independentemente do tipo de fonte. Entretanto, existem algumas exceções para essa regra:
- Nas citações diretas longas a fonte deve ser no tamanho 10.
- Nas notas de rodapé a fonte deve ser no tamanho 10.
- As referências bibliográficas no sistema numérico também deve ser no tamanho 10.
- A natureza do trabalho nas folhas de rosto deve ser no tamanho 10.
- O título de ilustrações e o conteúdos de ilustrações, como gráficos e tabelas, deve ser no tamanho 10.
Ou seja, com exceção desses casos específicos, o tamanho da fonte ABNT deve ser 12.
Qual o tamanho da fonte para referências bibliográficas ABNT?
1. Defina as margens da ABNT e outros pontos – Caso seu trabalho seja criado do zero no Microsoft Word ou Google Docs, certifique-se de definir os seguintes parâmetros antes de começar a escrever:
Margens:
Esquerda e superior com 3 cm Direita e inferior com 2 cm
Fonte Arial ou Times New Roman, com tamanhos específicos para cada finalidade:
Tamanho 12 para texto Tamanho 14 em negrito para títulos Tamanho 10 para citações e notas de rodapé
Cor da fonte deverá ser preta em todo o trabalho Colocar o texto justificado Espaçamento de 1,5 no texto Espaçamento de 1,0 para citação longa Parágrafo de 1,25.
Qual é o espaçamento das referências?
Espaçamento ABNT de folha de rosto e da folha de aprovação – Na folha de rosto e na folha de aprovação existe um espaço para incluir o tipo de trabalho, o objetivo, o nome da instituição de ensino e a área de concentração do trabalho. Nesses elementos, o espaçamento entre linhas também deve ser simples.
Qual formatação para referências?
2. Citação direta longa – A citação longa tem mais de três linhas, Seguindo as regras estabelecidas pela ABNT, uma citação direta longa deve ser inserida num parágrafo diferente do texto anterior. Além disso, algumas mudanças devem ser feitas na formatação da citação:
Fonte tamanho 10, menor que o restante do texto; Recuo de 4cm da margem esquerda; Espaçamento simples nas entrelinhas; Espaço de 1,5 cm entre o texto e a citação; Autoria (em caixa alta), ano e página da obra ao fim da citação.
Como a citação direta longa é um trecho grande, isso é feito para a informação ganhar destaque no texto.
Como fazer referência Bibliografica fonte?
Principais dúvidas sobre referências bibliográficas – O que é referência bibliográfica de um trabalho acadêmico? É a indicação das informações – autor, título, edição, editora, local e data de publicação – de uma fonte de pesquisa, para que seja possível identificá-la.
- As referências bibliográficas devem ser feitas de acordo com as regras da ABNT.
- Por que é importante fazer as referências bibliográficas nas normas da ABNT? Em primeiro lugar, as referências bibliográficas garantem que os autores das fontes de pesquisa sejam devidamente creditados e que não se cometa plágio acadêmico.
Além do mais, é a melhor forma de demonstrar que seu texto possui embasamento teórico, o que lhe confere qualidade técnica e científica. Como fazer referência bibliográfica de livros nas normas da ABNT? SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome (se tiver mais de um autor).
- Título : subtítulo (se houver).
- Edição (se houver).
- Local: Editora, ano de publicação.
- Como fazer referência de livros com mais de três autores nas normas da ABNT? SOBRENOME, Nome et al.
- Título : subtítulo (se houver).
- Edição (se houver).
- Local: Editora, ano de publicação.
- Como fazer referência de artigo científico de periódico ou revista nas normas da ABNT? SOBRENOME, Nome abreviado.
Título do artigo. Título da Revista, Local de publicação, número do volume, páginas inicial-final, mês e ano. Como fazer referência da Constituição Federal nas normas da ABNT? LOCAL. Título (ano). Descrição, Local do órgão constituinte, ano de publicação. Pesquisadora. Mestra em Direito pela UFSC. Acredita que conhecimentos acadêmicos só servem se ultrapassarem os muros das universidades e que conhecimento bom é conhecimento compartilhado e construído por todas as pessoas.
O que fica em negrito nas referências ABNT?
3.3 O recurso tipográfico (negrito, itálico ou grifo) é utilizado para destacar o elemento título da publicação, e deve ser uniforme em todas as referências de um mesmo documento.
Como formatar as referências bibliográficas no Word?
Adicionar uma citação após uma citação –
No documento do Word, clique na guia Referências na Faixa de Opções. No grupo Citações & Bibliografia, clique na seta ao lado de Style, Clique no estilo que deseja usar para a citação e a fonte. Clique no final da sentença ou da frase que deseja citar. Clique em Inserir Citação e, em seguida, selecione Adicionar Nova Fonte, Digite os detalhes da citação e clique em OK,
Quando você conclui essas etapas, a citação é adicionada ao botão Inserir Citação, portanto, na próxima vez que você citar essa referência, não será necessário digitá-la novamente.
Qual é o padrão ABNT?
Formatação ABNT – A formatação exigida pelas Normas ABNT são:
- Papel: A4 – cor branca
- Fonte: Times New Roman ou Arial- tamanho 12 – cor: preta. Nas citações com mais de 3 linhas, notas de rodapé, legendas e tabelas a fonte deve ter o tamanho 10.
- Itálico: Deve ser usado nas palavras de outros idiomas. Esta orientação não se aplica às expressões latinas apud e et al.
- Margens: Direita e inferior: 2cm / Esquerda e superior: 3cm
- Parágrafos / Espaçamento : 1,5 entre linhas;
As referências devem ser separadas umas das outras com espaçamento duplo.
Alinhamento do texto
O texto do trabalho deve estar justificado para que fique alinhado às margens esquerda e direita. Esta formatação revela uma aparência mais organizada e o escrito fica melhor distribuído. As Normas da ABNT possibilitam a realização de um trabalho organizado e bem desenvolvido.
O que é uma fonte de referência?
Diferença entre Referência bibliográfica e Bibliografia –
- As referências são as fontes das citações que foram usadas no seu texto.
- É diferente da bibliografia, porque a bibliografia contempla as referências e também as fontes que foram usadas apenas para consulta.
- Ou seja, leituras que você fez para aprender e se aprofundar sobre o assunto de que trata o seu texto devem ser inseridas na bibliografia.
- Leia também :
Escrito por Professora, produz conteúdos educativos (de língua portuguesa e também relacionados a datas comemorativas) desde 2015. Licenciada em Letras pela Universidade Católica de Santos (habilitação para Ensino Fundamental II e Ensino Médio) e formada no Curso de Magistério (habilitação para Educação Infantil e Ensino Fundamental I).
Quais tamanhos de fontes devemos usar e quando usar?
5. Crie hierarquia visual variando tamanho e peso – Depois de ter um emparelhamento que funcione bem com seu conteúdo, é hora de usar suas fontes para estabelecer uma estrutura visual clara. Brinque com tamanho e peso para enfatizar alguma parte do texto.
- Tamanho A maneira mais fácil de criar hierarquia visual é variar o tamanho do seu texto.
- Como sempre, é melhor escolher um tamanho para a fonte de corpo primeiro.
- Certifique-se de que seja grande o suficiente para ler com facilidade, mas não muito grande – você não deseja sobrecarregar a página.
- Uma boa regra geral ou tamanho da fonte de corpo é 10-14 pt para impressão, 14-18 pt para tela.
Não se esqueça do seu conteúdo. Se você espera que seu infográfico seja lido mais adiante (um cartaz ou uma apresentação, por exemplo), aumente o tamanho da fonte. Com o tamanho da fonte de corpo escolhido, o resto é bem fácil! Use uma ferramenta de escala tipográfica para determinar o restante dos tamanhos de fonte. Uma escala tipográfica com uma proporção de 2: 3. A escala 2: 3 aplicada para criar hierarquia visual. Peso Embora o tamanho por si só seja suficiente para criar uma hierarquia visual dentro do seu texto, peso e ênfase podem ser usados para adicionar um pouco de força extra. Como você pode ver, variar o tamanho e o peso da fonte de uma única fonte cria hierarquia visual. Quando combinadas com um ótimo emparelhamento de fontes, essas ferramentas ajudam a criar a estrutura visual necessária para criar um infográfico claro e comunicativo. É isso aí! Você aprendeu o básico sobre a escolha de fontes.
Como fazer referência ABNT de artigo?
ÚLTIMO NOME, Primeiro nome do autor do artigo. Título do artigo. Título da Revista, local de publicação, volume do exemplar, número do exemplar, p. (página inicial e final do artigo), mês, ano de publicação. Disponível em: link. Acesso em: data de acesso. |
Na citação indireta
Tipo | Citação |
---|---|
Indireta | De acordo com Amaral (2011), os serviços de informação direcionados para o atendimento e o relacionamento com o público podem ser aperfeiçoados através da pesquisa de marketing. |
Ou
Tipo | Citação |
---|---|
Indireta | O autor toma de forma nada estética o negro como herói de sua obra, diferentemente do que faziam outros poetas, tais como Gonçalves Dias que tomava o índio como herói. (ALVES, 2000). |
Na citação direta
Tipo | Citação |
---|---|
Direta | A pesquisa de marketing “poderá contribuir no aprimoramento do desempenho da prestação de serviços de informação direcionada para o atendimento e o relacionamento com os diversos públicos”. (AMARAL, 2011, p.97). |
Nas referências
Tipo | Referência |
---|---|
Impresso | AMARAL, Sueli Angélica do. Marketing da informação: abordagem inovadora para entender o mercado e o negócio da informação. Ciência da Informação, Brasília, v.40, n.1, p.85-98, jan./abr.2011. |
On-line | AMARAL, Sueli Angélica do. Marketing da informação: abordagem inovadora para entender o mercado e o negócio da informação. Ciência da Informação, Brasília, v.40, n.1, p.85-98, jan./abr.2011. Disponível em: http:www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-19652011000100007. Acesso em: 20 jan.2016. |
Como fazer referência ABNT de site?
Para fazer uma referência de site conforme as normas da ABNT, você deve incluir os seguintes elementos: autor (pessoa ou organização); local de publicação, se houver (não é o site); data de publicação, se houver; endereço eletrônico (URL); data de acesso ao site.
Qual a diferença entre fonte é referência bibliográfica?
O que são fontes de pesquisa? – Fontes de pesquisa, como o próprio nome já diz, é o conjunto de materiais que você utilizará para embasar o seu projeto de pesquisa, ideia ou trabalho final. Elas se diferem das referências bibliográficas porque as referências são apenas aquelas que você, de fato, consultou e utilizou, enquanto as fontes podem ser inúmeras, e você pode ler de forma apenas consultiva, e perceber que ela não necessariamente pode ser utilizada no seu referencial.
- Então, pelo óbvio, você consultará muito mais fontes de pesquisa do que terá a lista de referências bibliográficas.
- Ainda, neste sentido, um trabalho acadêmico não poderá ser desenvolvido com apenas uma ou um número muitos limitados de fontes, porque isso vai demonstrar que você não fez uma pesquisa ampla, e depois, que seu trabalho não tem aquele básico de fazer as fontes “conversarem” por meio das citações.
Referências ruins e de fontes questionáveis, por outro lado, enfraquecem a qualidade acadêmica do trabalho e podem lhe custar a graduação, uma vez que o material utilizado pode ser plagiado ou conter conceitos e informações equivocadas que vão prejudicar sua monografia ou TCC,
Qual a diferença entre referências e referências bibliográficas?
Aprenda a fazer os principais tipos de Referências Bibliográficas | Joaquim Nabuco *POR: Katarina Bandeira Ao você provavelmente citará diversos autores para dar maior credibilidade a sua linha de pesquisa. Porém, não basta separar aquela frase que se encaixa perfeitamente no seu texto. É preciso creditá-la corretamente para que outras pessoas possam consultar as obras, conhecer quem as escreveu, além de estabelecer uma linha de confiança na sua argumentação, mostrando que suas opiniões são sustentadas pelas fontes consultadas. A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que é quem regulamenta a normalização técnicas no Brasil, exige uma série de formatações para cada tipo específico de referência textual e nós separamos as principais para você não fazer feio na hora de produzir seus trabalhos acadêmicos. Referências x Referências Bibliográficas De acordo com as regras da ABNT, publicadas em 2017, as duas formas estão corretas. Ambas se referem a várias fontes de pesquisa, como livros, artigos, teses, porém a primeira contempla também matérias online, como o conteúdo em portais de notícias, por exemplo. Mesmo que você utilize fontes de diferentes plataformas, o termo pode ser usado das duas maneiras. Exemplos das principais referências: Obras com apenas um autor/ autor pessoal Quando a obra consultada é um livro que possui apenas um autor, deve-se fazer da seguinte maneira: último sobrenome, todo em letras maiúsculas, seguido do restante do nome, que pode ter partes abreviadas ou não. Lembre-se que, seja qual for a fórmula que você escolher ela deverá ser repetida em todas as outras referências. Exemplo: SOBRENOME, Nome com sobrenome (se houver). Título do livro. Número da Edição, volume (se houver). Cidade: Nome da editora, Ano do livro. SILVA, M. ABNT sem pesadelo,1ª Edição. Recife: Editora Bárbara, 2017. Obras com dois autores A ordem continua a mesma, mas os autores são inseridos em ordem alfabética. Exemplo: SILVA, M.; TAVARES, A. ABNT sem pesadelo.1ª Edição. Recife: Editora Bárbara, 2017 Obras com três autores ou mais Para o caso de mais de três autores dividindo a mesma obra você deve usar a expressão em latim et al., que significa “e outros”. Exemplo: SILVA, M. et al, ABNT sem pesadelo,1ª Edição. Recife: Editora Bárbara, 2017 Mesmo autor, obras diferentes Se você citar várias obras de um mesmo autor deve colocar um traço. Ele irá indicar que o nome se repete. Exemplo: SILVA, M. ABNT sem pesadelo.1ª Edição. Recife: Editora Bárbara, 2017._. Regras para serem acessadas.2ª Edição. Recife: Editora Bárbara, 2017. Artigos da internet Aqui a diferença está apenas no final da citação. Ao final da referência você deve colocar a palavra Disponível em, seguida do dia, mês e ano em que a matéria foi consultada, além de Acessado em: seguido do link para a obra consultada. É importante colocar os símbolos de antes e depois do site. Exemplo: SILVA, M. ABNT sem pesadelo, : Livro Virtual, 2017. Disponível em: Acessado em> 05/09/2017.
- Monografias, teses, dissertações e artigos
- No caso de citações que vieram de trabalhos acadêmicos as referências devem começar pelo sobrenome do autor (caso haja mais de um, colocar em ordem alfabética), título, ano e total de folhas.
- Exemplo:
SILVA, M. ABNT sem pesadelo.2016.95 f. Trabalho de conclusão de curso (monografia) – Curso de Secretariado, Universidade Brasileira, Recife, Pernambuco, 2017. Revista Aqui a diferença é um tanto menor. Além do nome do autor coloca-se o título do artigo, da revista, a cidade, editora, volume, número, mês e ano.
- Dicionário
- Para o caso de consultas ao dicionário as especificações são ainda menores.
- Exemplo:
BANDEIRA, C. Dicionário de Língua Portuguesa.21. ed. São Paulo: Editora, 2017. Deixe nos comentários se você ainda tem dúvidas sobre tipos de Referências Bibliográficas e aproveita e conta para gente! : Aprenda a fazer os principais tipos de Referências Bibliográficas | Joaquim Nabuco
Quais tamanhos de fontes devemos usar e quando usar?
5. Crie hierarquia visual variando tamanho e peso – Depois de ter um emparelhamento que funcione bem com seu conteúdo, é hora de usar suas fontes para estabelecer uma estrutura visual clara. Brinque com tamanho e peso para enfatizar alguma parte do texto.
Tamanho A maneira mais fácil de criar hierarquia visual é variar o tamanho do seu texto. Como sempre, é melhor escolher um tamanho para a fonte de corpo primeiro. Certifique-se de que seja grande o suficiente para ler com facilidade, mas não muito grande – você não deseja sobrecarregar a página. Uma boa regra geral ou tamanho da fonte de corpo é 10-14 pt para impressão, 14-18 pt para tela.
Não se esqueça do seu conteúdo. Se você espera que seu infográfico seja lido mais adiante (um cartaz ou uma apresentação, por exemplo), aumente o tamanho da fonte. Com o tamanho da fonte de corpo escolhido, o resto é bem fácil! Use uma ferramenta de escala tipográfica para determinar o restante dos tamanhos de fonte. Uma escala tipográfica com uma proporção de 2: 3. A escala 2: 3 aplicada para criar hierarquia visual. Peso Embora o tamanho por si só seja suficiente para criar uma hierarquia visual dentro do seu texto, peso e ênfase podem ser usados para adicionar um pouco de força extra. Como você pode ver, variar o tamanho e o peso da fonte de uma única fonte cria hierarquia visual. Quando combinadas com um ótimo emparelhamento de fontes, essas ferramentas ajudam a criar a estrutura visual necessária para criar um infográfico claro e comunicativo. É isso aí! Você aprendeu o básico sobre a escolha de fontes.
Como formatar as referências bibliográficas no Word?
Adicionar uma citação após uma citação –
No documento do Word, clique na guia Referências na Faixa de Opções. No grupo Citações & Bibliografia, clique na seta ao lado de Style, Clique no estilo que deseja usar para a citação e a fonte. Clique no final da sentença ou da frase que deseja citar. Clique em Inserir Citação e, em seguida, selecione Adicionar Nova Fonte, Digite os detalhes da citação e clique em OK,
Quando você conclui essas etapas, a citação é adicionada ao botão Inserir Citação, portanto, na próxima vez que você citar essa referência, não será necessário digitá-la novamente.