Tamanho Da Fonte Para Slide
Contents
- 1 Qual a fonte de letra para slide?
- 2 Como fazer um slide com as normas da ABNT?
- 3 Qual o tamanho de um slide em pixels?
- 4 Qual é a estrutura de um slide?
- 5 Como mudar o tamanho da letra no slide?
- 6 Qual a melhor cor para apresentação de slides?
Qual tamanho da letra ideal para slide?
Sempre use um tamanho de fonte o maior possível. De preferência, entre 20 e 28 para o texto e entre 32 e 46 para os títulos. Cuidado ao escolher a cor e o padrão de fundo dos slides.
Qual a fonte de letra para slide?
Escolher um estilo de fonte simples, como Arial ou Calibri, ajuda a obter sua mensagem.
Qual é o tamanho de um slide?
O formato Padrão possui a proporção 4:3, enquanto o formato Widescreen possui a proporção 16:9.4:3 e 16:9 refere-se à relação de proporção. Além destes formatos, é possível configurar o tamanho do slide para vários outros pré-definidos ou ainda personalizar do tamanho que precisar.
Qual fonte e tamanho ABNT para slides?
ABNT NBR 6034. Texto alinhado a esquerda; Fonte ‘Arial’ ou ‘Times New Roman’; Tamanho da fonte 12; Espaçamento simples no texto da referência.
Qual fonte usar em slides de TCC?
Tão importante quanto a formatação do seu trabalho de acordo com as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) são os slides que você vai precisar para apresentar seu TCC na hora da defesa. Não existem padrões em relação a apresentação do TCC e fica a critério da universidade definir os limites de tempo e formato.
A apresentação deve ter uma sequência lógica dos tópicos que serão apresentados. Essa ordem é definida pela própria estrutura do TCC desenvolvido.O fundo do slide deve ter uma cor branda/neutra, evite cores fortes. Evite fundos escuros e letras coloridas. Utilize apenas um tom para o texto. Vale a máxima: preto no branco! Preto para a fonte e branco para o fundo.A ABNT não determina qual fonte deve ser utilizada e nem o tamanho dela, ficando sob responsabilidade do aluno tal atribuição. Aconselhamos que você utilize uma fonte tamanho 14 ou 16. Letras pequenas demais atrapalham você e incomodam a platéia na hora da apresentação. Letras grandes ocupam muito espaço, fazendo com que você deixe de colocar informações importantes.Cuidado com a quantidade de texto em cada slide. Evite colocar conceitos ou definições extensas ou grandes períodos. Quanto maior o texto, maior vontade você terá de ler todo ele e sua apresentação ficará chata e cansativa.Os slides devem ter a informação mínima necessária para que o autor apresente de forma clara os conceitos, metodologia e resultados para os membros da banca examinadora. Utilize sempre as palavras-chave para expor os conceitos. DICA: você pode colocar em negrito as palavras-chave de um determinado conceito ou frase. Isso vai ajudar você na hora da apresentação.Faça ensaios cronometrados para determinar o tempo que você leva para apresentar o conteúdo do slide. Isso é muito importante para você calibrar a velocidade que vai falar e a quantidade de textos nos slides. DICA: utilize o cronometro do seu smartphone para observar o tempo transcorrido durante a apresentação.Esses ensaios são importantes também para o aluno ganhar mais confiança sobre o assunto e o que será apresentado.Tente utilizar imagens com fontes de tamanho legível. Lembre que o tamanho da fonte utilizado na monografia pode não ser legível nos slides.Coloque apenas imagens que mostrem algo importante da sua monografia, evite colocar imagens que não agreguem valor ou não exponham algum conteúdo.Evite utilizar mais de uma imagem por slide. Isso pode deixar o slide carregado e limitar o espaço para conceitos e conteúdos importantes.Caso opte por utilizar algum vídeo durante a apresentação, certifique-se de que ele tem pequena duração e que o arquivo foi copiado no pendrive. Frequentemente o powerpoint apresenta problemas na ligação com o vídeo, fazendo com que o mesmo não seja visualizado no slide.
Como fazer um slide com as normas da ABNT?
Escolha bem as fontes dos textos – As normas ABNT não estabeleceram regras sobre as fontes e os tamanhos das letras dos slides. Mas tenha bom senso. Use apenas uma fonte ao longo de todos os slides. Também evite usar letras pequenas demais que poderão não ser compreensíveis.
Qual o tamanho de um slide em pixels?
PowerPoint 2019, 2016, 2013 e 365 – Não há limite fixo de DPI. A exportação de slides só é limitada pelo tamanho do bitmap resultante. O PowerPoint pode dar suporte a bitmaps com até cerca de 100.000.000 pixels (largura x altura). Para slides no formato widescreen padrão (13,3″ x 7,5″), isso significa um DPI máximo de 1.000.
Qual é a estrutura de um slide?
PowerPoint para Microsoft 365 PowerPoint 2021 PowerPoint 2019 PowerPoint 2016 PowerPoint 2013 PowerPoint 2010 PowerPoint 2007 Mais.Menos O ponto de PowerPoint exibe sua apresentação como um contorno com os títulos e o texto principal de cada slide.
Cada título aparece no lado esquerdo do painel que contém a guia Outline, juntamente com um ícone de slide e um número de slide. O texto principal é recuado sob o título do slide. Os objetos gráficos aparecem apenas como pequenas notações no ícone de slide no exibição Outline. Trabalhar no modo Delineamento é particularmente útil se você quiser fazer edições globais, obter uma visão geral de sua apresentação, alterar a sequência de marcadores ou slides ou aplicar alterações de formatação.
Ao criar seu contorno, pense em quantos slides você precisa. Você provavelmente deseja pelo menos:
- Um slide de título principal
- Um slide introdutório que lista os pontos principais ou áreas da sua apresentação
- Um slide para cada ponto ou área que esteja listada no slide introdutório
- Um slide de resumo que repete a lista de pontos ou áreas principais da sua apresentação
Usando essa estrutura básica, se você tiver três pontos principais ou áreas para apresentar, você pode planejar ter um mínimo de seis slides: um slide de título, um slide introdutório, um slide para cada um dos três pontos principais ou áreas e um slide de resumo final. Se você tiver uma grande quantidade de informações para apresentar em qualquer um dos seus principais pontos ou áreas, talvez você queira criar um subconjunto de slides para esse material usando a mesma estrutura de estrutura básica. Considere quanto tempo cada slide deve ficar visível na tela durante sua apresentação. Uma boa estimativa padrão é de dois a cinco minutos por slide.
Qual o formato padrão de uma apresentação?
Qual a diferença entre PPS e PPT no PowerPoint? O arquivo padrão do é bem fácil de ser identificado, pois possui um ícone que lembra uma apresentação de slide e a extensão PPT. Mas existem outros tipos de arquivos que, mesmo com ícone diferente, também pertencem ao editor de apresentações da Microsoft.
Dentre estes, destaque para formato PPS. Elimine dúvidas sobre o assunto, conheça melhor ambos os formatos e veja a diferença entre os dois. Essas informações são importantes para que você não erre na hora de salvar seu arquivo. Principalmente se precisar editar, enviar por e-mail ou fazer apresentações instantâneas sem complicações.1 de 4 Descubra qual a diferença entre o formato PPS e PPT (Foto: Montagem/Edivaldo Brito — Foto: TechTudo Descubra qual a diferença entre o formato PPS e PPT (Foto: Montagem/Edivaldo Brito — Foto: TechTudo : receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone Também chamado de PPTX, um PPT é um tipo de arquivo do Microsoft PowerPoint.
O usuário pode abrir, editar e fazer alterações nos slides da apresentação, acrescentando itens, efeitos e outros recursos. Também é possível executar a apresentação e tarefas que o software permite. O arquivo PPS pode ser considerado um formato de auto apresentação.
- Basta clicar duas vezes nele, para que o conteúdo seja exibido automaticamente e a transição dos slides pode ser configurada com cliques no mouse ou através da barra de espaço.
- O formato é ideal para quem deseja apenas enviar a apresentação ou mostrá-la sem passar pela tela inicial e edição do Powerpoint.
Diferença entre PPS e PPT no PowerPoint A principal diferença entre PPS e PPT no PowerPoint, está na forma como o programa reage a cada um deles: Abrindo o arquivo para edição (PPT/PPTX) ou mostrando a apresentação automaticamente (PPS/PPSX). Ou seja, na hora de editar, você deve usar o formato PPT e quando quiser apenas mostrar a apresentação, o PPS.
Apesar das diferenças, converter arquivos PPS para PPT (ou vice-versa), é simples e pode ser feito usando o próprio Microsoft PowerPoint ou o gerenciador de arquivos do sistema operacional. Você só precisa estar com o arquivo aberto, clicar no menu “Arquivo” e depois na opção “Salvar como”. Na tela para salvar, escolha o formato que deseja converter (PPS ou PPT) e salve o arquivo.2 de 4 Salvando um arquivo PPS como PPT (Foto: Divulgação/Microsoft) — Foto: TechTudo Salvando um arquivo PPS como PPT (Foto: Divulgação/Microsoft) — Foto: TechTudo No Gerenciador de Arquivos Passo 1.
Abra a pasta onde o arquivo está e clique com o botão direito do mouse. No menu que aparece, selecione a opção renomear; 3 de 4 Acessando a opção Renomear no Windows Explorer (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito) — Foto: TechTudo Acessando a opção Renomear no Windows Explorer (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito) — Foto: TechTudo Passo 2.
Quando o nome do arquivo ficar em modo de edição, vá até o final dele e mude a extensão do nome para o formato que precisa.4 de 4 Renomeando um arquivo do Powerpoint (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito) — Foto: TechTudo Renomeando um arquivo do Powerpoint (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito) — Foto: TechTudo Isso permitirá que você edite uma apresentação ou transforme um documento em auto apresentação.
: Qual a diferença entre PPS e PPT no PowerPoint?
Qual a melhor cor para apresentação de slides?
Problemas gerais de cor – Aqui estão alguns adicionais PowerPoint-descobrimos passar dos anos de dicas de cores relacionados: Usar texto vermelho quase nunca é uma boa ideia. Que determinada cor, de todas as cores, tende a Desbotar quando projetado em uma tela se qualquer tipo de indesejado luz ambiente também atinge a tela — talvez de luz do sol listras através de uma janela ou indicação de espera de mal destinados luz de estágio.
A menos que haja um particularmente bom motivo para usando texto Brilho colorido. não. Fique com bege clara ou branca em um plano de fundo escuro ou preto (ou caso contrário muito escura) em um plano de fundo claro. Slides terá uma aparência mais profissional como resultado. Ficar longe gradientes em texto, a menos que as palavras são destinados a ser principalmente decorativa natureza e grandes.
Ao usar gradientes, simplicidade é seu amigo. Limitar o número de cores e, sempre que possível, tente usar combinações que prontamente são encontradas em natureza para apelo máximo.
Qual o tamanho do formato widescreen?
Monitor Widescreen – Widescreen são os monitores mais tradicionais que vemos no mercado, o formato consolidado da indústria com proporção 16:9. Isso quer dizer que a cada 16 pixels de comprimento, 9 pixels serão aumentados na altura. Os videogames usam exclusivamente esse tamanho-base para mostrar imagens.
E se o seu trabalho é simples e você não depende de múltiplas tarefas ao mesmo tempo, esse provavelmente é o tipo de monitor para se procurar. Outros dois pontos sobre o widescreen é que é nesse segmento de monitores que você vai achar mais modelos custo x benefício, mas as boas especificações dos monitores gamers (dos quais falaremos daqui a pouco) já são suportadas nos modelos mais recentes.
Então, procurando bem, você consegue algo bem bom sem ter que investir muito dinheiro a mais.
Como fazer um slide para a faculdade?
10 dicas para fazer um slide para apresentação na faculdade – Como já falamos, não existem regras quanto à formatação dos slides, a não ser que a instituição ou evento tenha suas próprias. Sem ter um norte de como construí-lo, o trabalho pode ficar mais difícil, mas é claro que você pode usar essa abertura para explorar possibilidades e fazer algo de qualidade.
Planeje seu slide e apresentação
Antes de mais nada, é fundamental planejar aquilo que será feito. Se preparar bem é a melhor forma de garantir que o trabalho cumpra seus objetivos, passando o conteúdo com qualidade e mantendo a atenção do público. Pense em tudo que você deve inserir no slide antes mesmo de abrir o PowerPoint! É claro que você pode precisar adaptar e inserir algum conteúdo depois, mas isso precisa ser bem avaliado.
Organize seu slide da mesma forma que um trabalho
Diferente de um trabalho escrito, o slide não possui regras da ABNT para normalizar como ele deve ser feito. Apesar de isso ser uma vantagem, é preciso estabelecer uma organização que facilite seu entendimento, Mas como organizar uma apresentação de trabalho? A melhor forma é seguindo a mesma fórmula de seu trabalho escrito, afinal, essa é a ordem que o seu raciocínio deve seguir, que pode ser acompanhada pelo público.
Escolha bem a fonte
Felizmente, em um ambiente acadêmico, em 2022, já foi superado o uso de fontes extravagantes! É preciso lembrar que a “decoração” do seu slide jamais pode ofuscar seu conteúdo, ainda mais na letra. O ideal é trabalhar com fontes sem serifas como Arial, Tahoma ou Calibri,
Não exagere nas informações
Você precisa saber qual é a função do seu slide, que deve ser utilizado como uma base para sua apresentação, e não como um documento com tudo que será visto. É preciso se atentar com o que deve ir ou não para seu trabalho. O PowerPoint deve trazer os pontos principais, sem tirar a atenção do que você diz,
Utilize o fundo branco
Não sendo pedido outra cor, o ideal é utilizar o fundo branco, que ilumina bem o espaço e coíbe o sono de quem assiste a apresentação. No caso de imagens de fluorescência ou muito claras, utilize o fundo preto.
Substitua texto por imagens
Se o slide deve chamar a atenção para pontos centrais, nada melhor que fazer isso com o uso de imagens. As imagens são mais didáticas e não cansam o ouvinte, Entretanto, não insira imagens demais em um mesmo slide porque deixará o trabalho confuso e poluído.
Aproveite a interação do PowerPoint
Você não precisa iniciar o slide com toda a informação que terá nele, ela pode ir aparecendo a medida em que você vai explicando, É possível utilizar os recursos do programa para aperfeiçoar seu trabalho, mas, mais uma vez, é preciso ser moderado. Tome cuidado com os efeitos, transições e animações! Você irá apresentar em um ambiente acadêmico, onde a seriedade é característica.
Não numere as páginas
Apesar de ser cobrado no trabalho escrito, o ideal é que seu slide não seja numerado. Com páginas contadas, você pode deixar o público assustado ou até mesmo ansioso, A numeração pode deixar todo mundo cansado quando o trabalho tiver muitas páginas, mesmo que a passagem por elas seja rápida.
Saiba quem é seu público
Assim como em todo espaço que estamos, é preciso saber para quem estamos falando, Existem diferenças entre preparar um trabalho para sua turma e apresentar um seminário na faculdade, por exemplo. De acordo com o nível de conhecimento de quem assiste, seu slide poderá ser mais técnico e aprofundado,
Não fique lendo o slide
Apesar de todo mundo conhecer essa dica, vale sempre a pena ressaltar: não leia o texto que está presente no slide! É claro que você poderá retornar a ele se perder o raciocínio, mas o ideal é que seu uso não seja recorrente. Se é cansativo uma aula na qual o professor lê slide, porque você faria o mesmo? Lembre que você tem conhecimento e domina o assunto ! Além de fazer um bom trabalho, é preciso dominar as disciplinas da graduação.
Quantos slides para uma apresentação de 20 minutos?
Atualizado: 19 de ago. de 2020 Seja veterano ou calouro na arte do PowerPoint, é natural pensarmos na quantidade de slides que nossa apresentação deve ter. Neste artigo, vamos trazer algumas dicas e respostas para uma das maiores dúvidas na hora de montar uma apresentação.
- Enquanto, algumas pessoas preferem exibir um mesmo slide durante mais tempo, outras preferem algo mais dinâmico com mudanças frequentes.
- É de sua responsabilidade identificar o estilo e o ritmo que pretende dar à apresentação.
- O fato é que nosso cérebro tem dificuldade de processar e separar as informações que estamos visualizando das que estamos ouvindo.
Se ambas estiverem sendo feito ao mesmo tempo, a apresentação deixa de ser efetiva. Por isso, leve em consideração a velocidade do seu discurso e o tempo que você precisa para explicar cada slide. Uma apresentação de 20min pode ter 10 slides ou 30. Nenhuma das opções está errada, nossa dica é: tenha sempre o domínio sobre o que está apresentando e treine o máximo possível para aprimorar seu poder de argumentação e a oratória. 1. Triagem das informações O objetivo de qualquer apresentação é trazer um novo ponto de vista sobre determinado assunto e não exibir uma enciclopédia lotada de textos e informações. A função dos slides é sustentar o que você tem a dizer, e não dominar o espaço.2.
Divida slides complexos Para apresentações mais eficientes, busque seguir um estilo simples e minimalista. Para conectar ainda mais seu público, divida informações densas em pequenas partes numa quantidade maior de slides.3. Inclua apoio audiovisual Sempre que possível, reforce a explicação verbal (no caso de uma apresentação presencial ou em videoconferência) com imagens.
Inclua textos de modo limitado – exceto quando esse arquivo for enviado em PDF por e-mail e você não terá a oportunidade de explicá-lo. Ao final da criação, reveja toda a apresentação e confira se realmente precisa de um slide específico. Se a resposta for não, elimine o slide.4.
Pratique a apresentação e cronometre Se, durante o treino, você ultrapassar o tempo estipulado é sinal de que tem slides demais. Determine o número de slides de acordo com a sua velocidade de fala e quantidade de conteúdo em cada um.5. Aposte no seu feeling Cada apresentação é única, por isso, não tente se encaixar em um padrão.
Alguns temas precisam de poucos slides e muita exposição de informações. Outros precisam de muitos slides e pouca exposição. Por exemplo, se a apresentação for sobre um produto, ter vários slides com boas fotografias do mesmo é melhor do que ter poucos slides só com texto.
Tente combinar texto e imagens de modo equilibrado. Cada slide é uma peça individual. Se cada um deles ficar na tela por dois minutos, ok. Se um deles for mais rápido que outros, tudo certo também! Não se force a apresentar os slides rapidamente. Tenha calma, pratique pausas e respiros. Deixe na tela o tempo que for necessário para se sentir confortável.
O apoio visual nem sempre torna uma apresentação melhor. É possível também fazer uma apresentação impecável sem slide algum. Veja exemplo: E aí? Conseguimos te ajudar nessa tarefa? Esperamos que as suas próximas apresentações ganhem mais destaque e que o número de slides seja apenas um detalhe.
Precisa colocar referência em slide?
Referência bibliográfica de slide (ABNT) A referência de slides, que segue as normas da ABNT, considera alguns elementos como obrigatórios. São eles: autor, título e tipo de apresentação. Os slides são apresentações criadas com imagens estáticas.
Como fazer um slide de acordo com as normas da ABNT?
Escolha bem as fontes dos textos – As normas ABNT não estabeleceram regras sobre as fontes e os tamanhos das letras dos slides. Mas tenha bom senso. Use apenas uma fonte ao longo de todos os slides. Também evite usar letras pequenas demais que poderão não ser compreensíveis.
Como mudar o tamanho da letra no slide?
No slide master ou layout, selecione o nível de texto espaço reservado para o qual você deseja alterar o tamanho da fonte. Na guia Página Inicial, clique no tamanho da fonte desejado na caixa Tamanho da Fonte. Você também pode digitar em qualquer tamanho desejado em múltiplos de.
Qual a melhor cor para apresentação de slides?
Problemas gerais de cor – Aqui estão alguns adicionais PowerPoint-descobrimos passar dos anos de dicas de cores relacionados: Usar texto vermelho quase nunca é uma boa ideia. Que determinada cor, de todas as cores, tende a Desbotar quando projetado em uma tela se qualquer tipo de indesejado luz ambiente também atinge a tela — talvez de luz do sol listras através de uma janela ou indicação de espera de mal destinados luz de estágio.
- A menos que haja um particularmente bom motivo para usando texto Brilho colorido. não.
- Fique com bege clara ou branca em um plano de fundo escuro ou preto (ou caso contrário muito escura) em um plano de fundo claro.
- Slides terá uma aparência mais profissional como resultado.
- Ficar longe gradientes em texto, a menos que as palavras são destinados a ser principalmente decorativa natureza e grandes.
Ao usar gradientes, simplicidade é seu amigo. Limitar o número de cores e, sempre que possível, tente usar combinações que prontamente são encontradas em natureza para apelo máximo.