Qual O Tamanho De Sergipe
Contents
- 1 Quantos metros tem o Sergipe?
- 2 Qual e a cidade mais populosa de Sergipe?
- 3 Quem e o maior de Sergipe?
- 4 Quem e maior Sergipe ou DF?
- 5 Qual é o município mais novo do Estado de Sergipe?
- 6 O que Sergipe mais produz?
- 7 Qual é o estado mais rico do Brasil?
- 8 Quem e a família mais rica de Sergipe?
- 9 Qual e o prato típico de Sergipe?
- 10 Quantos metros tem a ponte Aracaju?
Quantos metros tem o Sergipe?
Área territorial: 21.938,184 km² (IBGE, 2020).
Qual e a cidade mais populosa de Sergipe?
Sergipe tem 2,3 milhões de habitantes, estima o IBGE – A população de Sergipe chegou a 2.318.822 em 2020, um aumento de 0,88% em relação ao ano passado, quando atingiu 2.298.696 habitantes. A taxa de crescimento do estado ficou acima da brasileira (0,77%) e da nordestina (0,53%).
Os dados são da ‘Estimativas da População’, divulgados hoje (27) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e analisados pelo Observatório de Sergipe. O estudo, com data de referência em 1º de julho, mostra que o município de Aracaju continua sendo o mais populoso, com 664.908 habitantes.
Em seguida vem Nossa Senhora do Socorro (185.706), Lagarto (105.221), Itabaiana (96.142) e São Cristóvão (91.093). Esses municípios, juntos, concentram 49,3% da população sergipana. Gráfico 1: Dez municípios mais populosos de Sergipe – 2020 Fonte: Estimativa populacional – IBGE. Elaboração: Observatório de Sergipe Três municípios registraram taxa de crescimento negativa, ou seja, houve redução populacional em relação ao ano anterior, foram eles: Arauá (-1,1%), Itabi (-0,3%) e Neópolis (-0,1%). Fonte: Estimativa populacional – IBGE. Elaboração: Observatório de Sergipe Estimativas Populacionais As populações dos municípios foram estimadas por procedimentos matemáticos. O método baseia-se na relação da tendência de crescimento populacional do município, observada entre os dois últimos censos demográficos (2000 e 2010), com a tendência de crescimento de uma área geográfica maior, as Unidades da Federação.
Quem e o maior de Sergipe?
Municípios
Posição | Município | População |
---|---|---|
Mais de 500.000 habitantes | ||
1 | Aracaju | 664 908 |
Mais de 100.000 habitantes | ||
2 | Nossa Senhora do Socorro | 183 628 |
Quantos pessoas tem em Sergipe?
Dados prévios do Censo 2022 apontam que Sergipe tem mais de 2 milhões e 200 mil habitantes 1 de 1 Centro comercial de Aracaju (SE) — Foto: Leonardo Barreto/ g1 Centro comercial de Aracaju (SE) — Foto: Leonardo Barreto/ g1 Sergipe tem 2.211.868 habitantes.
- A informação foi divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (29), com base em dados prévios do Censo 2022.
- De acordo com o IBGE, Aracaju tem 605.309 habitantes, com crescimento pouco expressivo em relação ao estimado.
- Nossa Senhora do Socorro é o segundo município mais populoso e um dos poucos com crescimento acima do que indicavam as estimativas e registrou 192.375 habitantes.
Itabaiana passou a integrar os municípios com mais de 100 mil habitantes, com um total de 103.620 habitantes. Lagarto permanece com mais de 100 mil pessoas, com 101.642 habitantes. São Cristóvão, assim como Nossa Senhora do Socorro, ultrapassou os contingentes projetados e tem 95.700.
- Além de Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Itabaiana, Lagarto e São Cristóvão, completam a lista dos 10 municípios mais populosos de Sergipe, Estância, Tobias Barreto, Simão Dias, Barra dos Coqueiros e Nossa Senhora da Glória.
- A Barra dos Coqueiros e Nossa Senhora da Glória não compunham a lista dos 10 municípios mais populosos em 2010, quando foi realizado o último censo.
Completam os 10 municípios mais populosos: Estância (com praticamente a mesma população de 2010, ou seja, 64.771), Tobias Barreto com 50.583 habitantes, Simão Dias (com crescimento acima do projetado, chegando a 42.712), Barra dos Coqueiros (com crescimento muito acima do projetado, chegando a 41.644) e Nossa Senhora da Glória (com crescimento acima do projetado, que registrou uma população de 41.267).
Quem e maior Sergipe ou DF?
Lista de Estados Brasileiros por extensão territorial
ESTADO | ÁREA (1.000 Km²) |
---|---|
Rio de Janeiro | 43,6 |
Alagoas | 27,7 |
Sergipe | 21,9 |
Distrito Federal | 5,8 |
Qual a riqueza de Sergipe?
Sergipe combina a presença de importantes investimentos na extração de riquezas minerais nas áreas de petróleo e gás, além de potássio, uréia e calcário que fazem do Estado um nascente pólo de fertilizantes e um dos maiores produtores de cimento do Brasil.
Quais as cidades mais ricas do Estado de Sergipe?
Aracaju concentra 36,2% do PIB sergipano – Em 2020, os municípios que mais ganharam participação na economia estadual foram Barra dos Coqueiros e Canindé de São Francisco. Por outro lado, Aracaju e Laranjeiras foram os que mais perderam espaço na composição do PIB sergipano.
- Barra dos Coqueiros estreia no grupo das dez maiores economias
- Barra dos Coqueiros pela primeira vez se encontra no grupo das dez maiores economias do estado, ocupando a sétima posição em 2020, resultante, sobretudo, da atuação da usina termoelétrica, localizada no município, que iniciou suas atividades nesse ano.
- Capital conc entrou 36,2% do PIB sergipano no ano
- Os dez municípios com maiores participações no PIB de Sergipe somaram R$ 31,64 bilhões, correspondentes a 69,7% do que foi gerado pelo estado em 2020.
A capital sergipana segue na primeira colocação. Na sua estrutura de produção, está ligada aos setores de serviços (85,8% do PIB do município nesse ano) e indústria (14,2%), sendo o município de maior expressão nos serviços.
- Aracaju possui evidência em todas as atividades desses dois setores, com o maior valor adicionado bruto (VAB) na Administração Pública e no Comércio.
- Os demais municípios que completaram o ranking dos 10 maiores PIB de Sergipe no ano foram, em ordem: Canindé de São Francisco, Nossa Senhora do Socorro, Estância, Itabaiana, Lagarto, Barra dos Coqueiros, São Cristóvão, Itaporanga D’Ajuda e Simão Dias.
- Dentre esses, Canindé de São Francisco obteve o maior ganho de participação na economia do estado, em razão do aumento na Geração de energia elétrica, principal atividade do município.
- PIB per capita
- Os municípios com os maiores PIB per capita de Sergipe, em 2020, foram Canindé de São Francisco, Barra dos Coqueiros, Rosário do Catete, Estância e Itaporanga D’ Ajuda, nessa ordem.
- Publicação completa –
Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com a nossa :
Qual a cidade que mais cresce em Sergipe?
Glória se destaca como a segunda cidade que mais cresce em Sergipe Com a realidade demográfica apresentada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), onde aponta que 65% dos municípios brasileiros tiveram redução populacional, Nossa Senhora da Glória vai na contramão e se destaca como a segunda cidade que mais cresceu proporcionalmente nos últimos doze anos no Estado de Sergipe.
De acordo com os dados do Censo Demográfico apresentados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município passou de uma população de 32.497 – segundo o Censo 2010, para 41.267 – de acordo com o Censo 2022, um aumento de mais de 8.500 pessoas vivendo em Glória, superando a estimativa.
Agradecemos a todos que contribuíram para o sucesso do trabalho dos recenseadores em nosso município, respondendo o questionário do censo. É crescimento para tudo que é canto! E a Capital Sergipana do Leite agora se prepara para alcançar voos ainda mais altos! Quem inspira e respira os ares glorienses não esquece jamais! Prefeitura Municipal de Nossa Senhora da GlóriaConstruindo o Futuro da Nossa Gente! : Glória se destaca como a segunda cidade que mais cresce em Sergipe
Qual é o município mais novo do Estado de Sergipe?
Município de Feira Nova
Associação | Mesorregião do Sertão Sergipano Microrregião Sergipana do Sertão do São Francisco |
---|---|
Cidades irmãs do Feira Nova | Atualmente o de Feira Nova não tem nenhuma cidade irmã. |
Município homônimo | Feira Nova |
Parque natural | Feira Nova não é parte de um parque natural |
Quem é maior Salvador ou Sergipe?
A Bahia é o maior estado da região, e Sergipe, o menor. A Bahia conta com a maior costa litorânea brasileira, de 932 km de praias, e o Piauí com o menor litoral, de apenas 60 km.
O que Sergipe mais produz?
A economia do Estado de Sergipe Sergipe é uma das nove unidades federativas que integram a Região Nordeste. Com extensão territorial de 21.918,354 quilômetros quadrados, o estado possui 2.068.017 habitantes, conforme dados divulgados, em 2010, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
- Durante séculos, a economia de Sergipe foi totalmente dependente do cultivo de cana-de-açúcar, no entanto, a partir da década de 1990, houve uma diversificação das atividades.
- Através de incentivos fiscais, do seu potencial energético, gerado pela usina de Xingó, e pela exploração de petróleo e gás natural, ocorreu um aumento considerável na produção industrial.
Em 2008, o Produto Interno Bruto (PIB) sergipano atingiu a marca de aproximadamente 26,1 bilhões de reais, contribuindo com 0,6% para o PIB brasileiro; no âmbito regional, sua participação foi de 4,8%, sendo a segunda menor. Somente o estado do Piauí teve contribuição inferior: 4,1%.
A composição do seu PIB é a seguinte: Agropecuária: 4,6%. Indústria: 30,6%. Serviços: 64,8%. A agricultura tem na cana-de-açúcar o principal produto. Outros cultivos importantes são: laranja, coco-da-baía, mandioca, milho, feijão, arroz, batata-doce, abacaxi, maracujá, banana, limão, entre outros. A pecuária, por sua vez, não é muito expressiva, sendo composta por rebanhos bovinos, caprinos e criações de aves.
Não pare agora. Tem mais depois da publicidade 😉 O estado possui recursos minerais importantes, como por exemplo: petróleo, gás natural, calcário e potássio, além da extração de sal marinho. A exploração de petróleo e gás natural tem impulsionado o setor industrial.
- A indústria responde por 30,6% do PIB sergipano.
- Os principais segmentos industriais são os de alimentos, produtos de couro, mobiliário, extração de petróleo e produtos minerais.
- Aracaju, capital estadual, é a cidade com maior concentração industrial.
- O setor de serviços e comércio é impulsionado pelo turismo.
Sergipe possui um belo litoral, com destaque para Aracaju, onde vários turistas podem desfrutar de praias como Atalaia, Aruana, Náufragos, Refúgio, Robalo, entre outras. Outro destaque desse setor da economia é a cidade de Itabaiana, famosa pelo comércio de ouro e joias preciosas.
Dados da exportação e importação do estado de Sergipe: Exportações – 111,6 milhões de dólares. Suco de laranja: 42%. Cimento: 28%. Calçados: 13%. Açúcares: 6%. Outros sucos: 3%. Outros: 8%. Importações – 203,6 milhões de dólares. Adubos e fertilizantes: 29%. Trigo: 21%. Coque de petróleo: 10%. Máquinas e equipamentos: 10%.
Fios e tecidos: 9%. Máquinas têxteis: 5%.
Outros: 16%.Por Wagner de Cerqueira e Francisco Graduado em Geografia
: A economia do Estado de Sergipe
Quem é maior Salvador ou Aracaju?
1. Salvador – População: 2.872 milhões de habitantes. Maior cidade do Nordeste e quarta maior cidade do Brasil, Salvador é uma das cidades mais miscigenadas do mundo, o que favoreceu sua cultura e sua gastronomia.
Por que Sergipe se separou da Bahia?
Em 8 de julho de 1820, o Rei do Brasil e Portugal, Dom João VI, assinava a Carta Régia elevando Sergipe à categoria de Capitania Independente. A independência do território de Sergipe da Bahia foi marcada por conturbadas lutas políticas e contestada na época pelos líderes baianos e senhores de engenho.
Qual e a menor cidade do Brasil?
Qual é a menor cidade do Brasil? País tem quatro municípios com menos de mil habitantes – Jornal O Sul Por Redação O Sul | 29 de dezembro de 2022 🔊 Ouça essa notícia clicando aqui Serra da Saudade, em Minas Gerais, a 256 quilômetros da capital Belo Horizonte, tem a menor população do País, de acordo com as primeiras estimativas do Censo 2022, divulgadas nesta quarta-feira pelo IBGE. São apenas 836 pessoas, 0,007% da população de São Paulo, a maior cidade do Brasil, com 12,2 milhões moradores.
A cidade teve seu momento de glória durante a construção de Brasília. Era pela estrada de ferro que cruzava a região que seguia o material para construção da nova capital e a cidade servia de ponto de parada. Mas, com a construção da BR-262, o movimento foi interrompido e o desenvolvimento da serra, também.
Hoje, é uma cidade turística. Além da Serra da Saudade, a lista de menores cidades segue com Borá, no estado de São Paulo, que tem 877 pessoas; Anhanguera, em Goiás; e Araguainha, em Mato Grosso, todas com menos de mil habitantes. Na outra ponta, São Paulo é a cidade mais populosa do País, com 12,2 milhões de habitantes.
Rio de Janeiro é a segunda, com 6,6 milhões, seguido por outras capitais como Brasília, Salvador, Belo Horizonte e Manaus, com mais de 2 milhões. O Brasil chegou ao contingente de 207.750.291 milhões de pessoas este ano. O número é inferior à estimativa populacional divulgada em 2021, que previu 213,3 milhões de brasileiros naquele ano, mas tomando por base o Censo de 2010.
Os dados dos municípios foram enviados ao Tribunal de Contas da União (TCU), que usa a informações para repartir os recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e do Fundo de Participação dos Estados (FPE). Com os atrasos, o IBGE agora estima que terá as primeiras informações completas do Censo 2022 apenas em março, disse o diretor de Pesquisa do IBGE, Cimar Azeredo.
- Os recenseadores ainda estão em campo, coletando as informações.
- Diante dos atrasos, o IBGE decidiu calcular a estimativa anual da população para o TCU, com base em informações preliminares já coletadas pelo Censo 2022.
- A data de corte foi 25 de dezembro último.
- Segundo Azeredo, a estimativa foi calculada com dados de municípios já recenseados completamente e com imputações e estimativas estatísticas para as cidades onde a coleta está atrasada.
Até a terça-feira (27), o Censo 2022 contou 178,642 milhões de brasileiros em todo o País. Isso equivale a 83,8% da população total estimada. Na terça, Azeredo reconheceu que a coleta das informações do Censo, iniciada em 1º de agosto passado, deverá se estender até pelo menos fevereiro, quando o instituto espera cumprir a etapa de verificação de informações coletadas, revisita a domicílios com moradores ausentes e a lares onde houve recusa de moradores, ou endereços que foram relatados pelos recenseadores como não ocupados.
Qual é o estado mais rico do Brasil?
Distrito federal é estado mais rico; Maranhão, mais pobre – Entre os estados, Distrito Federal é o que tem a maior renda mensal média do país, de R$ 3.148, seguido por São Paulo, com R$ 2.063, e Rio de Janeiro, com R$ 1.754. Na outra ponta, aparecem Maranhão, com renda mensal média de R$ 409 por habitante, seguido por Pará, com R$ 507, e Alagoas, com R$ 552.
A renda média no país foi de R$ 1.310. Todos os dados são de 2020. O patrimônio líquido médio também é maior no Distrito Federal (R$ 94.684). Na sequência, aparecem São Paulo (R$ 90.776), Rio Grande do Sul (R$ 64.113), Santa Catarina (R$ 63.414) e Rio de Janeiro (R$ 63.128). Entre os estados com menor patrimônio, a situação é análoga à da renda.
Maranhão é o que tem o pior indicador (R$ 6.329), seguido novamente por Pará (R$ 8.981) e Alagoas (R$ 12.556). A média nacional foi de R$ 47.432.
Qual é o segundo maior estado do Nordeste?
Pernambuco (PE) – Pernambuco possui uma área de 98.148.323 km² e faz limite com o Ceará, Paraíba, Alagoas, Bahia, Piauí e o Oceano Atlântico. Sua capital, Recife, cercada de rios e pontes, é denominada a “Veneza Brasileira” e possui um dos centros históricos mais importantes do país, devido à importância que esta cidade teve no período colonial.
- O clima predominante na zona costeira é o tropical úmido, onde o relevo é caracterizado pela planície litorânea.
- No interior do estado, encontramos o clima semiárido, com temperaturas médias entre 18 °C e 27 °C no inverno e 30 °C e 35 °C no verão.
- No Agreste temos uma área de transição que se assemelha ao cerrado, e o Planalto da Borborema faz com que grande parte do estado esteja incluída no Polígono das Secas, onde predomina a caatinga.
Um dos pontos turísticos do estado é o arquipélago de Fernando de Noronha, formado por 21 ilhas e ilhotas, que formam o Parque Nacional Marinho, um local de mergulho recreativo. Também Porto de Galinhas, no litoral sul do estado, foi eleita por dez vezes a melhor praia do país.
Quem e a família mais rica de Sergipe?
Sergipe – José Augusto Vieira o mais rico do Sergipe, ele é dono da Maratá que é uma empresa do ramo alimentício, e apesar de fabricar vários produtos diferentes, a empresa se destaca nos sucos, sendo a maior empresa de suco do Brasil. Com isso, ele é a pessoa mais rica do estado de Sergipe com uma fortuna de aproximadamente R$3 BILHÕES DE REAIS.
Qual e o prato típico de Sergipe?
Pratos típicos de Sergipe, o guaiamum e o caranguejo, nativos dos mangues, já eram consumidos pelos indígenas que habitavam o litoral, antes da chegada dos portugueses e africanos. Hoje em dia, os guaiamuns são capturados e cevados. Quando preparado é acompanhado com pirão feito com a água do seu cozimento.
Qual a fruta mais produzida em Sergipe?
Sergipe, produtor de laranja, lembra hoje o Dia do Citricultor Publicada: 08/06/2016 às 15:37 Hoje comemora-se o Dia do Citricultor, uma data que em Sergipe é lembrada na maioria dos municípios do Centro Sul. O último levantamento o Nordeste é a segunda maior região produtora do país, com 121.498 hectares de área colhida, produzindo 1.858.781 milhão de toneladas de frutos, com rendimento médio de 15,3 toneladas/hectare (IBGE, 2014).
Responde por aproximadamente 10% da produção nacional de citros. Bahia e de Sergipe se destacam com 90% de toda área plantada do Nordeste, ou seja, com 68,8 mil e 57,6 mil hectares plantados, respectivamente. Sergipe é considerado o quarto produtor de citros, com uma produção de aproximadamente 840 mil toneladas de frutos, sendo a maior quantidade de laranjas com 822 mil toneladas em 56,3 mil hectares, seguidos de limão (limas ácidas) com 11 mil toneladas em 857 hectares e tangerinas com 6,5 mil toneladas em 420 hectares.
Os pomares estão concentrados em aproximadamente 11.000 estabelecimentos agropecuários, a maioria de base familiar, localizados predominantemente no Sul do estado, na região dos Tabuleiros Costeiros, ocupando uma área de 5,4 mil Km2. A economia da região já foi impulsionada pela citricultura, mas a crise que vem se arrastando afetou a citricultura sergipana desde a década de 90, com um agravamento progressivo a partir de 2000.
Um setor cuja importância para a economia agrícola do estado de Sergipe foi crucial, tanto no que diz respeito ao aspecto modernizador da agricultura como na geração de emprego, renda e arrecadação de impostos, a citricultura vive um processo de degeneração e empobrecimento jamais visto. As tentativas de revitalização da atividade, pelos governos estaduais, não conseguiram modificar a gravíssima situação de milhares de pequenos citricultores endividados e colhedores de laranja.
O avanço da praga da mosca negra nos pomares de laranja do centro-sul de Sergipe causou o desemprego de mais de 60 pessoas que vivem do cultivo da fruta. : Sergipe, produtor de laranja, lembra hoje o Dia do Citricultor
Quantos metros tem o rio Sergipe?
Características da bacia hidrográfica do Rio Sergipe – Com uma extensão de 210 km, o rio Sergipe nasce dentro do território de Pedro Alexandre (Bahia) e possui uma das suas importantes nascentes situando-se na localidade de Lagoa das Areias que fica em Monte Alegre de Sergipe,
Porque o mar de Sergipe e escuro?
Entre o mar e o rio, Aracaju tem ilha que dura apenas algumas horas Quiosques montados no meio da água e uma ilha banhada por rio e oceano anunciam que a diversão em (SE) vai além das praias. E, em alguns casos, só dura algumas horas por dia. Na Croa do Goré, no leito do Vaza-Barris, o cenário muda aos poucos, embalado pela maré, e o rio abre espaço para uma faixa de areia –com direito a mesas e petiscos.
- Logo a água que estava abaixo dos joelhos fica na altura da canela.
- Em pouco tempo, é possível caminhar.
- O acesso é por lancha ou catamarã, e o trajeto é cercado por manguezais.
- Na Croa (banco de areia), um bar flutuante serve bebidas e comidinhas.
- Mas as mesas e cadeiras só chegam conforme a água baixa.
Apesar do movimento de turistas, o lugar é um convite para nada fazer, aproveitando a paisagem. Quando a água desce, o homenageado do lugar, o goré (um pequeno crustáceo, “parente” do caranguejo) aparece e vira alvo de câmeras, até se esconder em pequenos buracos na areia.
- A água é salgada, e, com a maré mais alta, águas-vivas tornam-se eventuais visitantes.
- A partir desse ponto do rio, mais alguns minutos de barco levam à chamada ilha dos Namorados.
- O extenso banco de areia tem o rio Vaza-Barris de um lado e o oceano Atlântico de outro.
- Diz a lenda que, certa vez, um casal foi à ilha, mas esqueceu de amarrar o barquinho.
Sem ter como voltar, ficou alguns dias ali. O lugar, porém, acabou ganhando o nome para sempre. Antes de voltar, guarde um momento para se refrescar e relaxar em uma das disputadas redes dentro da água. O passeio de catamarã (croadogore.com.br; R$ 60 por pessoa), incluindo as paradas na Croa e na ilha, leva em torno de cinco horas pelo rio, que, além de belezas naturais, guarda histórias.
O Vaza-Barris nasce no sertão baiano e deságua no litoral sergipano. A guerra de Canudos (1896-97) aconteceu em suas margens, na Bahia. Em Sergipe, dizem que o nome do rio é consequência da Segunda Guerra, quando navios naufragaram e seus barris vazaram na região. Atualmente, são calmas e mornas as águas em que se banham os turistas.
NA BEIRA DA PRAIA Se o sol e as caminhadas fizerem você suar, um suco de mangaba ajuda a baixar a temperatura. Na hora da fome, prove um caranguejo –no pastel ou na casquinha. A orla de Atalaia, na capital sergipana, ponto de encontro com entretenimento para todas as idades (boa parte gratuitos), tem também variedade nos cardápios.
- A praia é marcada pela extensa faixa de areia até o mar.
- A cor da água, mais escura –chamada ali de perolada–, é resultado da influência dos afluentes do rio Sergipe.
- Mas isso não prejudica o banho ou a paisagem.
- À beira-mar, a sequência de atrativos chama a atenção.
- Quadras e pista de skate são, geralmente, frequentadas por moradores, mas o turista pode usar, sem custo.
Pelo caminho, monumentos relembram a história. O dos Formadores da Nacionalidade homenageia, e deixa lado a lado, nomes como Zumbi dos Palmares, Tiradentes, Dom Pedro 2º e Getúlio Vargas. Já o Espaço de Convivência e Cultura destaca, em um grande círculo, personalidades sergipanas.
- Ainda na orla, o Oceanário de Aracaju, do projeto Tamar, tem aquários de água doce e salgada, além de tanques com tubarões e tartarugas.
- E a famosa Passarela do Caranguejo, também em Atalaia, é um corredor gastronômico com o crustáceo em variadas receitas.
- Para acompanhar a comida típica, forró –que entra pela madrugada.
* Três mercados reúnem sabores e cores da capital As cores das frutas e os artesanatos enchem os olhos de visitantes nos mercados de Aracaju. Lado a lado, são três os espaços –uma boa maneira de conhecer a cultura e os sabores locais. O mercado Albano Franco é uma espécie de grande feira popular, onde cheiros se misturam.
- Há vegetais, diferentes tipos de pimentas, ração, roupas.
- Mas as frutas típicas são o destaque do local.
- Ele fica separado dos outros dois mercados pela praça Hilton Lopes, conhecida por ser palco do Forró Caju, evento que faz parte dos festejos juninos.
- O complexo formado pelo Thales Ferraz e pelo Antonio Franco reúne cultura e culinária.
Além de lembrancinhas, é possível encontrar tradicionais livros de cordel, pequenas barbearias misturadas a lojinhas de artesanato, ervas medicinais e restaurantes e boxes com castanhas de vários tipos, rapadura e queijos. Os mercados estão no centro da cidade.
A estrutura, hoje sem uso, fica em frente à praça Fausto Cardoso, região onde ficam o palácio de mesmo nome, antiga sede da Assembleia Legislativa, e o Olímpio Campos, antiga sede do governo e atualmente um museu. * CONHEÇA ARACAJU QUANDO IR De setembro a março, quando o sol costuma predominar QUEM LEVA Operam a partir de São Paulo Avianca, Gol, Tam e Azul ONDE FICAR A praia de Atalaia é a principal zona hoteleira da cidade ONDE COMER
Cariri : r. Niceu Dantas, 775 Mangará : av. Beira-Mar, 1.024 Caçarola : mercado Antonio Franco (r. José do Prado Franco, s/nº) Pastel da Jane : av. Santos Dumont, 957 Parati : rod. Inácio Barbosa, 47 * PACOTES R$ 2.604 Pacote de três noites em quarto duplo, no Aracaju Praia Hotel.
Preço por casal. Incluso passeio de oito horas até o cânion do Xingó. Saída do aeroporto de Congonhas, em São Paulo. No Hotel Urbano: (21) 2108-8845; R$ 2.428,47 Três noites em quarto duplo no Aracaju Praia Hotel. O preço é por casal. Entre os passeios, estão o Parque Temático da Caatinga e a usina hidrelétrica do Xingó.
Saída do aeroporto Galeão, no Rio de Janeiro. No Hotel Urbano: (21) 2108-8845; R$ 1.928 Sete noites em quarto duplo, com café da manhã e aéreo. O preço é válido para uma pessoa. Traslados incluídos. Entre os passeios oferecidos estão a escuna pelo cânion do Xingó e a visita ao Museu de Arqueologia.
Na CVC: (11) 3003-9282; R$ 1.548 Preço do pacote por pessoa em quatro noites para um apartamento de quarto duplo. A saída é feita da cidade de São Paulo. Em Aracaju, não tem nenhum passeio incluído. Na 55 Destinos Viagens: (11) 3469-0755; R$ 1.500 Estadia no Mercure Aracaju del Mar, na praia de Atalaia, em frente à orla.
O hotel conta com sauna e sala de massagem. Preço para duas pessoas e quatro noites. Não inclui passeios nem aéreo. Na AccorHotels: (79) 2106-9100; R$ 1.428 Roteiro de seis noites em quarto duplo, com passagem aérea e café da manhã. Valor por pessoa. Além dos principais pontos turísticos da capital sergipana, leva às praias do litoral sul, que estão entre as mais belas.
- Na CVC: (11) 3003-9282; R$ 1.448 Seis noites em apartamento duplo na capital sergipana, com café da manhã e aéreo incluídos.
- Valor do pacote por pessoa.
- Não oferece passeios nem extras.
- No Submarino Viagens: (11) 4003-9888; R$ 1.185 O pacote é válido por cinco noites em apartamento duplo, com aéreo disponível.
Preço por pessoa. Não oferece passeios nem extras durante a viagem pela capital do Sergipe. No Submarino Viagens: (11) 4003-9888; R$ 726 Hotel em bairro de Aracaju, próximo a atrações como teatro e shopping center e ao centro de convenções. Café da manhã incluso.
- O valor é para duas pessoas e quatro diárias.
- Não inclui aéreo nem passeios.
- Na AccorHotels: (79) 2106-2000; R$ 430 Pacote para quatro noites, em quarto duplo ou triplo.
- Preço para até três pessoa.
- O hotel está localizado a uma quadra da orla da praia de Atalaia.
- Não inclui aéreo nem passeios pela cidade.
Na Accor: (11) 4003-1058; A jornalista viajou a convite da Secretaria da Indústria, Comércio e Turismo de Aracaju : Entre o mar e o rio, Aracaju tem ilha que dura apenas algumas horas
Qual e a profundidade do rio Sergipe?
Os valores médios da profundidade do Estuário e da temperatura da água foram 7,3m e27,7ºC, respectivamente.
Quantos metros tem a ponte Aracaju?
O empreendimento, inaugurado em 2006, se destaca como a segunda maior ponte urbana do país e a maior do Nordeste com 1.800 metros de extensão, com 2 vias e 4 pistas, e ainda dispõe de ciclovia e uma via exclusiva para pedestres.