Câmbio manual de 5 marchas (5 marchas à frente e uma à ré); tração dianteira
Relação das marchas
1a marcha – 3,58
1
2a marcha – 1,93
1
3a marcha – 1,29
1
4a marcha – 0,95
1
5a marcha – 0,76
1
Ré – 3,62
1
Redução do diferencial
4,25
DIREÇÃO
Tipo pinhão e cremalheira, servo-assistida
Diâmetro máximo de esterçamento
10,0 m
Voltas batente a batente
2,97
SUSPENSÃO
Dianteira
Tipo McPherson, independente, com braços em A inferiores e buchas horizontais, montados em quadro auxiliar. Molas helicoidais com compensação de carga lateral e amortecedores pressurizados com “stop” hidráulico. Barra estabilizadora de 18mm independente, com buchas antideslizantes. Isolação do amortecedor “dual path”
Traseira
Independente, tipo “multi-link”, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos pressurizados e barra estabilizadora
EMBREAGEM
Acionamento hidráulico
FREIOS
Dianteiros
discos ventilados (com 258 mm de diâmetro e 22 mm de espessura)
Traseiros
tambores, 8″ polegadas, com folgas de lona auto-ajustáveis
Atuação
Hidráulica, com circuito diagonal e válvula proporcionadora no eixo traseiro
Câmbio manual de 5 marchas (5 marchas à frente e uma à ré); tração dianteira
Relação das marchas
1a marcha – 3,58
1
2a marcha – 1,93
1
3a marcha – 1,29
1
4a marcha – 0,95
1
5a marcha – 0,76
1
Ré – 3,62
1
Redução do diferencial
4,25
DIREÇÃO
Tipo pinhão e cremalheira, servo-assistida
Diâmetro máximo de esterçamento
10,0 m
Voltas batente a batente
2,97
SUSPENSÃO
Dianteira
Tipo McPherson, independente, com braços em A inferiores e buchas horizontais, montados em quadro auxiliar. Molas helicoidais com compensação de carga lateral e amortecedores pressurizados com “stop” hidráulico. Barra estabilizadora de 18mm independente, com buchas antideslizantes. Isolação do amortecedor “dual path”
Traseira
Independente, tipo “multi-link”, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos pressurizados e barra estabilizadora
EMBREAGEM
Acionamento hidráulico
FREIOS
Dianteiros
discos ventilados (com 258 mm de diâmetro e 22 mm de espessura)
Traseiros
tambores, 8″ polegadas, com folgas de lona auto-ajustáveis
Atuação
Hidráulica, com circuito diagonal e válvula proporcionadora no eixo traseiro
RODAS / PNEUS
6J x 14″ polegadas, de aço com calota integral / 185/70 R14
Legenda (*) Medições de consumo feitas segundo a norma NBR 7024, ciclo EPA-75
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS DE SÉRIE
* Ajuste de altura e profundidade da coluna de direção
* Alças de segurança dianteira e traseira dobráveis
* Aquecedor
* Ar-condicionado
* Aviso sonoro dos faróis acesos
* Banco traseiro bipartido
* Barras de proteção laterais
* Cintos traseiros retráteis com três pontos (2) e central abdominal
* Console central com porta-copos
* Conta-giros (tacômetro)
* Desembaçador do vidro traseiro
* Direção hidráulica
* Encosto de cabeça ajustável nos bancos dianteiros
* Encosto de cabeça ajustável nos bancos traseiros (2)
* Iluminação do porta-luvas e do porta-malas
* Limpador e lavador do vidro traseiro
* Luz de neblina traseira
* Luz elevada de freios (brake light)
* Luz interna temporizada
* Pára-choques pintados na cor do veículo
* PATS – Sistema Ford antifurto
* Preparação para instalação de rádio (fiação e antena) + alto-falantes (4)
* Relógio digital
* Travas elétricas das portas
* Travamento automático das portas
* Vidros verdes
DEMAIS EQUIPAMENTOS
* Abertura interna do porta-malas –
* Air bag duplo ( para motorista e passageiro) –
* Ajuste manual de altura do banco do motorista –
* Alarme antifurto –
* Calotas integrais aro 14″ O
* Cancelamento do temporizador dos vidros elétricos após desligamento do motor +
* CD player MP3 –
* Controle da intensidade da luz do painel –
* Espelho de cortesia com iluminação (motorista/passageiro) –
* Espelhos retrovisores externos com controle manual +
* Espelhos retrovisores externos elétricos –
* Espelhos retrovisores externos na cor do veículo –
* Espelhos retrovisores externos preto brilhante no lugar dos espelhos preto fosco +
* Grade do radiador na cor do veículo –
* Luz de leitura traseira –
* Maçanetas externas das portas na cor do veículo –
* Manopla do câmbio em couro no lugar da manopla prata –
* Moldura lateral na cor do veículo –
* Moldura lateral na cor preta +
* Pára-brisa dégradê –
* Pneus 185/70 R14 O
* Pneus 195/60 R15 O
* Régua do porta-malas cromada –
* Rodas de liga leve aro 15″ –
* Trava elétrica nas portas com controle remoto, abertura e fechamento global –
* Vidros elétricos com um toquepara cima e para baixo com sensor antiesmagamento (dianteiros/traseiros) – * Vidros elétricos dianteiros com um toque para baixo (motorista) +
Câmbio manual de 5 marchas (5 marchas à frente e uma à ré); tração dianteira
Relação das marchas
1a marcha – 3,58
1
2a marcha – 1,93
1
3a marcha – 1,29
1
4a marcha – 0,95
1
5a marcha – 0,76
1
Ré – 3,62
1
Redução do diferencial
4,25
DIREÇÃO
Tipo pinhão e cremalheira, servo-assistida
Diâmetro máximo de esterçamento
10,0 m
Voltas batente a batente
2,97
SUSPENSÃO
Dianteira
Tipo McPherson, independente, com braços em A inferiores e buchas horizontais, montados em quadro auxiliar. Molas helicoidais com compensação de carga lateral e amortecedores pressurizados com “stop” hidráulico. Barra estabilizadora de 18mm independente, com buchas antideslizantes. Isolação do amortecedor “dual path”
Traseira
Independente, tipo “multi-link”, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos pressurizados e barra estabilizadora
EMBREAGEM
Acionamento hidráulico
FREIOS
Dianteiros
discos ventilados (com 258 mm de diâmetro e 22 mm de espessura)
Traseiros
tambores, 8″ polegadas, com folgas de lona auto-ajustáveis
Atuação
Hidráulica, com circuito diagonal e válvula proporcionadora no eixo traseiro
Câmbio manual de 5 marchas (5 marchas à frente e uma à ré); tração dianteira
Relação das marchas
1a marcha – 3,58
1
2a marcha – 1,93
1
3a marcha – 1,29
1
4a marcha – 0,95
1
5a marcha – 0,76
1
Ré – 3,62
1
Redução do diferencial
4,25
DIREÇÃO
Tipo pinhão e cremalheira, servo-assistida
Diâmetro máximo de esterçamento
10,0 m
Voltas batente a batente
2,97
SUSPENSÃO
Dianteira
Tipo McPherson, independente, com braços em A inferiores e buchas horizontais, montados em quadro auxiliar. Molas helicoidais com compensação de carga lateral e amortecedores pressurizados com “stop” hidráulico. Barra estabilizadora de 18mm independente, com buchas antideslizantes. Isolação do amortecedor “dual path”
Traseira
Independente, tipo “multi-link”, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos pressurizados e barra estabilizadora
EMBREAGEM
Acionamento hidráulico
FREIOS
Dianteiros
discos ventilados (com 258 mm de diâmetro e 22 mm de espessura)
Traseiros
tambores, 8″ polegadas, com folgas de lona auto-ajustáveis
Atuação
Hidráulica, com circuito diagonal e válvula proporcionadora no eixo traseiro
RODAS / PNEUS
6J x 14″ polegadas, de aço com calota integral (opcional
O Ford Focus Sedan Ghia 2009 é considerado um dos melhores carros em seu segmento. Este carro da Ford, baseado na plataforma da sueca Volvo, torna-se uma excelente opção do mercado de semi-novos e usados, tendo em vista que ele incorpora a tecnologia, o nível de segurança, a sofisticação de um importado, mas mantém o preço competitivo de um nacional. Andar no F ord Focus Sedan Ghia 2009 é um exercício de prazer: o carro transmite uma sensação de solidez estrutural e de segurança que não é verificada em seus concorrentes diretos: Toyota Corolla e Honda Civic. Obra de um conjunto mecânico formado por um sofisticado e robusto sistema de suspensão – considerado o melhor da categoria – associado a um motor Ford Duratec 2.0 16V extremamente eficiente, e que entrega desempenho acima da média com um nível de consumo adequado. Foto: Frente do Focus Sedan Guia 2009 Acabamento – Fotos Interior O acabamento assim como a oferta de equipamentos está alguns níveis acima da concorrência, e o Ford Focus Sedan Ghia 2009 já vêm completamente equipado com todos os opcionais disponíveis na linha Focus: Freios ABS, Teto-Solar, Computador de Bordo que aceita comandos por voz, revestimento em couro de alta qualidade, 4 airbags. O interior mostra um nível de acabamento só encontrado em carros de categoria superior, com um painel de linhas retas e ergonomia impecável, o que associado ao comportamento perfeito da suspensão, converge para entregar ao motorista uma sensação de segurança muito acima da média, o que também é característica dos automóveis da sueca Volvo. Os assentos do Ford Focus Sedan Ghia 2009 são do tipo ergonômico, especialmente os encontrados nesta versão Ghia, que dispõe do sistema de ajuste lombar, com ajustes de altura do banco do motorista por sistema elétrico. Foto: Volante com comandos incorporados Comportamento dinâmico – diribilidade Se o interior e o comportamento dinâmico do Ford Focus Sedan Ghia 2009 são irrepreensíveis, o estilo também não fica atrás: com uma frente muito bonita e agressiva que se harmoniza com o desenho da lateral, e terminando em uma traseira que tem um desenho discreto e elegante, sem muitas ousadias estilísticas. Foto: Aspecto Externo – Frente e Lateral Equipamentos de série Os equipamentos de série são os seguintes: teto solar elétrico, ar-condicionado digital dual zone, direção hidráulica progressiva com três tipos de ajuste (normal, conforto e esportiva), sistema de som com elevada qualidade de áudio, computador de bordo, iluminação dos pedais e da área de baixo dos retrovisores. A partida do Ford Focus Sedan Ghia 2009 é dada através do botão Ford Power (o computador de bordo detecta a presença da chave dentro do carro e habilita o sistema de partida). A vantagem de usar um sistema eletrônico de partida tem várias vantagens: evita-se acionar o motor de partida além do necessário, o que preserva tanto a bateria quanto o próprio motor.
Motor – Desempenho e Consumo O motor é o Ford Duratec 2.0 16V com potência de 145 cv. Trata-se de uma unidade motriz moderna, silenciosa e com disposição para condução esportiva. O resultado de desempenho, segundo a avaliação da revista 4 Rodas mostrou que este carro é capaz de acelerar de 0-100Km/h em 13s.
O consumo do Ford Focus Sedan Ghia 2009 situa-se entre 6,5km/l na cidade e até 11,5Km/L rodando na estrada. Ambas as medições com gasolina. O câmbio automático tem a opção de trocas manunais, o que permite ao condutor escolher o momento mais adequado às trocas. Foto: Volante com comandos de rádio e ar-condicionado O brilho do Ford Focus Sedan Ghia 2009 é a suspensão. Absorvendo de forma perfeita as irregularidades da pista, em um compromisso entre firmeza e conforto que é difícil de ser igualado. Conclusão Se você está a procura de um sedan médio com nível de tecnologia, conforto, segurança, desempenho e sofisticação de um importado, mas não pretende gastar mais do que R$ 60.000,00, então o Ford Focus Sedan Ghia 2009 é a sua escolha. Não existe na categoria carros com melhor custo x benefício que este Ford Focus 2009 Sedan Gh ia, sobretudo pelo fato de contar com uma extensa rede de concessionários Ford espalhados pelo País. Ficha Técnica
Características
Motor
Tipo
Quatro cilindros em linha, 2.0 16V Duratec
Posição
Dianteiro, transversal
Cilindrada (cm3)
1.999
Válvulas
16
Diâmetro/Curso (mm)
–
Taxa de compressão
–
Potência (cv/rpm)
145 a 6.000
Torque (mkgf/rpm)
18,6 a 4.500
Combustível
Gasolina
Transmissão
Câmbio automática quatro marchas; Tração dianteira
Suspensão
Dianteira
Independente, do tipo McPherson, com barra estabilizadora
Traseira
Multilink com barra estabilizadora
Direção
Eletrohidráulica
Freios
Dianteiro
Discos nas quatro rodas, com sistema ABS e distribuição eletrônica de frenagem (EBD)
Traseiro
Discos nas quatro rodas, com sistema ABS e distribuição eletrônica de frenagem (EBD)
Rodas/Pneus
Em liga leve, 7 x 16 polegadas / 205/55 R16
Dimensões e Capacidades
Comprimento (m)
4,48
Largura (m)
1,84
Altura (m)
1,50
Entre-eixos (m)
2,64
Porta-Malas (l)
526
Tanque de Combustível (l)
55
Peso (kg)
1.365
Desempenho
0 a 100 km/h (s)
12,2
Velocidade máxima (km/h)
–
Consumo
Cidade (km/l)
–
Estrada (km/l)
–
Média Vrum (km/l)
6,7
Quantos cavalos tem o Focus 1.6 2009?
O Ford Focus Hatch 2009 GLX 1.6 Flex é um automóvel elogiado por seu conforto, qualidade de acabamento, estilo inovador e diribilidade. Dispondo de um eficiente motor 1.6 Flex com potência de 112,5 cavalos (álcool), ele anda bem, e é econômico. O Ford Focus Hatch 2009 GLX 1.6 Flex possui suspensão McPherson na dianteira e multilink independente na traseira, com um excelente compromisso entre conforto e estabilidade, dando ao carro uma exemplar diribilidade, com uma direção precisa e um câmbio bem escalonado. Em termos de equipamento, o Focus GLX 2009 1.6 Flex vem com ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricos, CD player com o sistema Ford My-Conection, o qual permite conexão do telefone celular ao sistema de som do carro. O interior do Ford Focus Hatch 2009 GLX 1.6 Flex é extremamente agradável em função do bom acabamento, peças bem encaixadas, plásticos de boa qualidade e agradáveis ao toque. A ergonomia é perfeita, com boa posição de dirigir e um volante que tem o diâmetro na medida exata para dar segurança ao motorista. O amplo espaço para os passageiros é garantido pelos 2,61 metros de entreeixos, que é um dos valores mais elevados da categoria, colocando-se no nível do Peugeot 207. O porta-malas tem espaço para 350 litros. Consumo Mesmo o motor 1.6 Flex apresentado um ótimo desempenho, o consumo do Ford Focus Hatch 2009 GLX 1.6 Flex é baixo: abastecido com álcool, ele percorre até 12,4 KM/L na estrada, o que dá ao carro uma autonomia superior a 650Km. Quando rodando em trânsito urbano, a média de consumo com álcool chega a 7,9Km/L. Conclusão O Ford Focus Hatch 2009 GLX 1.6 Flex é uma das melhores opções do mercado de automóveis semi-novos, tendo em vista que ele tem preço de carro pequeno, mas desempenho, conforto e espaço de hatchs médios como Golf, Astra e Peugeot 307. A motorização vigorosa não deixará o motorista decepcionado, o que, associado ao bom acerto do motor, também traz economia.
Motor: Rocam Flex Cilindros: 4 cilindros em linha Cilindrada: 1.6 L Válvulas: 8v Potência: 105 cv @ 5.500 rpm (gas) 113 cv @ 5.500 rpm (alc) Torque máximo: 15 kgmf @ 4250 rpm (gas) 16 kgmf @ 4250 rpm (alc) Dimensões: Porta-malas: 350L, Tanque de Combustível: 55L Peso: 1.190 kg
Qual é o motor do Ford Focus 2009?
O Novo Ford Focus Hatch Ghia 2009 faz parte da vitoriosa linha de carros médios da Ford no Brasil, sendo que o modelo hatch, especificamente, assumiu a liderança de vendas em seu segmento em 2010. Qualidades para isso não faltam a este carro que tem a alma e a tecnologia da Volvo. O Novo Ford Focus Hatch Ghia 2009 usado configura-se como uma das opções mais interessantes do mercado, tendo em vista seu preço extremamente competitivo associado a um nível de luxo, conforto, sofisticação e segurança só observado em modelos importados. O estilo do carro é de linhas retas, aerodinâmicas e contemporâneas, com um visual da frente muito agressivo, com faróis que adentram nos para-lamas dianteiros, emoldurados por uma grade frontal cromada que abriga a entrada de ar do motor e o emblema da marca. Os retrovisores externos incorporam luzes de sinalização de mudança e direção além de iluminação de cortesia, que se acende quando o motorista se aproxima do carro à noite. As lanternas traseiras do Novo Ford Focus Hatch Ghia 2009 são um espetáculo à parte, que, apesar de fazer referência ao modelo anterior, inova por utilizar um estilo mais moderno e ao mesmo tempo mais sóbrio e elegante. O estilo como um todo baseia-se no conceito Ford Kinetic, que privilegia a fluidez das linhas. Lanternas traseiras são transparentes O Novo Ford Focus Hatch Ghia 2009 traz o emblema do estúdio Ghia fixado na coluna da porta traseira e as maçanetas são pintados na cor da carroceria. Outra exclusividade da versão Ghia são os faróis de neblina embutidos no pára-choque, além de grade dianteira com detalhes cromados e rodas de aro 16″ com desenho exclusivo. Interior O interior acompanha o estilo externo e nesta versão Ghia mostra um painel em duas tonalidades: preto na parte superior e cinza escuro no segmento inferior, o que confere um diferencial de sofisticação e requinte a mais, o que combina bastante com as peças metálicas do painel, instrumentos, volante. Os bancos são revestido em couro de primeira qualidade, com costuras muito bem executadas, o que amplia ainda mais a sensação de luxo no interior do carro. Os equipamentos encontrados no Novo Ford Focus Hatch Ghia 2009 ar-condicionado digital dual-zone, sistema de som Sony, com rádio, CD player e entrada USB, o qual é ouvido através de seis alto-falantes. O computador de bordo aceita comandos por voz e o nível de segurança é acima da média, com airbags frontais, freios com ABS e EBD, volante multifuncional, dispositivo de comando de voz (para ar-condicionado, atender o telefone e comandar o sistema de áudio), teto solar e sensor de estacionamento na traseira. O consumo situa-se na média de 8,5Km/L na cidade e atinge 13,4Km/L na estrada, sempre com gasolina. Conclusão Se você está a procura de um hatch médio com comportamento esportivo mas não abre mão de conforto e luxo, e exige tecnologia de carro importado e se preocupa com segurança, então o Novo Ford Focus Hatch Ghia 2009 é a sua opção.
O mercado de usados oferece esse modelo com baixa quilometragem, e ótimo nível de conservação, por preços bem inferiores aos observados nos carros 0KM. Além disso, ao optar por um semi-novo de uma loja multimarcas estabelecida, você tem a garantia legal, o que confere segurança adicional ao consumidor.
Ficha Técnica
Características
Motor
Tipo
Quatro cilindros em linha, 2.0 16V Duratec
Posição
Dianteiro, transversal
Cilindrada (cm3)
1.999
Válvulas
16
Diâmetro/Curso (mm)
–
Taxa de compressão
–
Potência (cv/rpm)
145 a 6.000
Torque (mkgf/rpm)
18,6 a 4.500
Combustível
Gasolina
Transmissão
Câmbio manual cinco marchas; Tração dianteira
Suspensão
Dianteira
Independente, do tipo McPherson, com barra estabilizadora
Traseira
Multilink com barra estabilizadora
Direção
Eletrohidráulica
Freios
Dianteiro
Discos nas quatro rodas, com sistema ABS e distribuição eletrônica de frenagem (EBD)
Traseiro
Discos nas quatro rodas, com sistema ABS e distribuição eletrônica de frenagem (EBD)
Rodas/Pneus
Em liga leve, 7 x 16 polegadas / 205/55 R16
Dimensões e Capacidades
Comprimento (m)
4,28
Largura (m)
1,84
Altura (m)
1,50
Entre-eixos (m)
2,64
Porta-Malas (l)
324
Tanque de Combustível (l)
55
Peso (kg)
1.295
Desempenho
0 a 100 km/h (s)
9,8
Velocidade máxima (km/h)
–
Consumo
Cidade (km/l)
8,5 Km/L
Estrada (km/l)
13,4 Lm/L
Média Car.Blog.BR (km/l)
9,2
Quantos litros tem o tanque de Gasolina do Focus 2009?
Ford Focus Hatch 2009
Altura (mm)
1.497
Peso (Kg)
1.231
Tanque (L)
55
Entre-eixos (mm)
2.640
Porta-Malas (L)
350
Quantos litros de óleo vai no Focus 1.6 2009?
4,3 litros, incluindo a troca do filtro de óleo, é a capacidade de óleo do motor.
Quantos litros tem o tanque do Focus Ghia 2009?
Ford Focus Sedan 2009
Altura (mm)
1.497
Tanque (L)
55
Entre-eixos (mm)
2.640
Porta-Malas (L)
490
Ocupantes
5
Quantas marchas tem o Focus 2009?
Detalhes da Versão
Preço
R$ 37.000,00
Cilindrada
1999 cm3
Potência
145 cv (Gasolina)
Torque
18,9 kgfm (Gasolina)
Câmbio
automática de 4 marchas
Qual o aro do Focus 2009?
Roda Focus 2003 Até 2009 – Aro 15 Original ( Unidade ) – FORD.
Quantos quilômetros um Ford Focus faz com 1 l de gasolina?
Estrada / Rodovia – Veja quantos quilômetros por litro a versão Focus SE 1.6 na estrada faz: 9,3 km/L (A), 13,6 km/L (G),
Qual o peso do Focus 2009?
Sedã – 460 kg (GLX MT); 450 kg (GLX AT); 455 kg (GHIA MT); 445 kg (GHIA MT). Tanque de combustível: 55 litros.
Quantos cv tem o Focus Ghia 2009?
Principal > Catálogo
Ficha Técnica
Potência específica
72,5 cv/litro
Transmissão
Tração
Dianteira
Qual a Fipe do Focus 2009 automático?
Preço FIPE R$ 30.704 Preço que representa a média de veículos no mercado nacional.
Qual a Fipe do Focus Sedan 2009?
Preço FIPE R$ 30.862 Preço que representa a média de veículos no mercado nacional.
Quantos litros de óleo vai no Focus 1.6 2009?
4,3 litros, incluindo a troca do filtro de óleo, é a capacidade de óleo do motor.
Qual a Fipe do Focus 2009 automático?
Preço FIPE R$ 30.704 Preço que representa a média de veículos no mercado nacional.
Qual o consumo do Focus 2.0 automático 2009?
Basta a chave estar no interior. Mas o consumo de gasolina na versão com câmbio automático é proporcional à pressão exercida sobre o acelerador. Na cidade, registrou de 5 km/l a 6,3 km/l, e na estrada, de 7,5 km/l a 11 km/l.