Tabela Da Argentina Liga Profissional?
Contents
Qual a principal liga da Argentina?
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Campeonato Argentino de Futebol | |
---|---|
Liga Profesional | |
Dados gerais | |
Organização | AFA |
Edições | 191 ( 1891, 1893 ao 2022 ) |
Local de disputa | Argentina |
Número de equipes | 28 |
Sistema | Pontos corridos, sistema de todos contra todos |
|
/td>
- Primera División
- Primera Nacional
- Primera B / Torneo Federal A
- Primera C / Torneo Regional Federal
- Primera D /Ligas Regionais
O Campeonato Argentino, Primera División, é a principal competição entre clubes de futebol desse país. Entre as temporadas 1990/1991 e 2011/2012, o campeonato era dividido em dois torneios por temporada, o Torneo Apertura, disputado na primeira parte do ano, e o Torneo Clausura, disputado na segunda metade, e o campeão de cada um desses torneios era considerado campeão argentino, ou seja, dois campeões por época.
- A partir da temporada 2012/13, a AFA propôs um novo campeonato, dividido em Torneio Inicial e Torneio Final, com os ganhadores de cada torneio sendo proclamados campeões argentinos e se enfrentando numa finalíssima para definir o campeão da superfinal logo após o término do Torneio Final.
- Atualmente há 28 clubes na primeira divisão, sendo que o Boca Juniors é o único clube que nunca foi rebaixado, e o River Plate é o clube com mais títulos, 37 no total.
O Campeonato Argentino é atualmente ranqueado entre os 10 melhores do mundo pela IFFHS, É uma das mais prolíficas fontes de jogadores para os principais campeonatos do mundo como a La Liga ( Espanha ), Serie A ( Itália ), Primeira Liga ( Portugal ), Premier League ( Inglaterra ), Ligue 1 ( França ), Bundesliga ( Alemanha ), e Campeonato Brasileiro Série A ( Brasil ).
Onde vai passar o jogo da Argentina de hoje?
O jogo desta quinta-feira às 21h entre Argentina x Panamá terá transmissão ao vivo na SporTV.
Qual o resultado do jogo de hoje da Argentina?
Resultado de hoje da Copa do Mundo 2022: veja placar do jogo desta terça O primeiro finalista da está definido. Nesta terça-feira, a Argentina venceu a Croácia com tranquilidade, por 3 a 0, e avançou à final do torneio. Resultado do jogo desta terça-feira: 16h – Argentina 3 x 0 Croácia – Estádio Lusail – ENCERRADO Tabela de jogos restantes da Copa do Mundo: S1: Argentina 3 x 0 Croácia – terça, 13 de dezembro, às 16hS2: França x Marrocos – quarta, 14 de dezembro, às 16h Disputa de terceiro lugar T1: Croácia x perdedor S2 – sábado, 17 de dezembro, às 12h Final F1: Argentina x vencedor S2 – domingo, 18 de dezembro, às 12h : Resultado de hoje da Copa do Mundo 2022: veja placar do jogo desta terça
Qual é o maior rival do River Plate?
River Plate: história, ídolos e títulos do “Los Millonarios” Maior campeão argentino contou com craques como Di Stéfano, Kempes e D’Alessandro Por: 13/01/2023 19:36 River Plate (Divulgação/River Plate) O River Plate, conhecido como “Los Millonarios”, é um dos maiores clubes da Argentina, dividindo o protagonismo no país com o Boca Juniors, seu maior rival histórico. Fundado em 1901, o clube é o maior campeão nacional, conquistou três títulos da Copa Libertadores e uma Copa Intercontinental (Mundial). ## História do River Plate O Club Atlético River Plate foi fundado em 25 de maio de 1901 após a fusão de outros dois clubes, o La Rosales e o Santa Rosa, ambos do bairro La Boca. Constantemente, a origem do nome do time gera discussões. Numa tradução livre, River Plate seria “rio” (River) e “prato” (Plate) e não exatamente Rio da Prata.
- Mas ao invés de se chamar “Silver River”, a versão mais comum é que o termo River Plate estaria estampado em caixas movimentadas por trabalhadores vindos do Reino Unido no Porto de Buenos Aires.
- Já o apelido de “los millonarios” surgiu em 1932, quando o time investiu 105 mil pesos na compra de vários jogadores.
Nessa mesma década, começam as obras para construção do Estádio Monumental de Nuñes, inaugurado em 1938. Um dos maiores nomes revelados no River Plate foi Alfredo Di Stéfano, que deixou a equipe em 1949 para jogar na Colômbia devido à greve de atletas do futebol argentino que lutavam por melhores condições de trabalho.
- Definitivamente, o momento mais triste da história do River Plate e também do futebol argentino foi o conhecido “Puerta 12”. em 1968.
- O estádio Monumental de Nuñez recebeu um superclássico contra o grande rival Boca Juniors.
- Ao final da partida, torcedores do Boca tentaram sair pelo portão 12, que estava fechado.
Mais de 70 pessoas morreram esmagadas ou sufocadas. Depois da crise financeira do início da década de 1980, o River Plate viveu momentos de glórias nas décadas seguintes. Craques como o uruguaio Enzo Francescoli, Ariel Ortega, Hernán Crespo, Javier Mascherano, D’Alessandro e Falcao Garcia passaram pelo “los millonarios” em títulos importantes nacionais, da Libertadores e também da Copa Intercontinental.
No entanto, o River viveu a maior decepção em campo de seus mais de 100 anos de história, o rebaixamento para segunda divisão do futebol argentino, quando o time era presidido por Daniel Passarella. ## Títulos do River Plate ### – Copa Intercontinental (Mundial de clubes) 1 título (1986) ### – Copa Libertadores da América: 4 títulos (1986, 1996, 2015 e 2018) ### – Copa Sul Americana 1 título (2014) ### – Recopa Sul Americana: 3 títulos (2015, 2016 e 2019) ### – Campeonato Argentino: 37 títulos: 1 – liga amadora (1920) e 36 – liga profissional (1932, 1936, 1937, 1941, 1942, 1945, 1947, 1952, 1953, 1955, 1956, 1957, 1986, 1990, 1936), 1975, 1979, 1981, 1975, 1977, 1979, 1980, 1991, 1993, 1994, 1996, 1997, 1999 1997, 2000, 2002, 2003, 2004, 2008, 2014 e 2021).
## Ídolos do River Plate Antes de tudo, uma das maiores revelações do River Plate para o futebol mundial foi o jogador Di Stéfano, que conquistou dois títulos argentinos na década de 1940 como jogador antes de virar ídolo no Real Madrid. O uruguaio Enzo Francescoli, “el Príncipe”, também marcou seu nome na história do River nas décadas de 1980 e 1990, com destaque para o título da Copa Libertadores conquistado em 1996.
Já Mario Kempes, Ariel Ortega, Hernán Crespo, Javier Mascherano, D’Alessandro e Falcao Garcia foram outros que passaram pelo “los millonarios” em títulos importantes nacionais, da Libertadores e também da Copa Intercontinental. ## Uniforme do River Plate A inconfundível camiseta do River Plate é tradicionalmente branca com uma faixa diagonal na cor vermelha usada desde os primeiros anos do clube.
Na década de 1930, o uniforme era composto por calção preto e meias cinzas. Atualmente, é comum encontrar o uniforme com calção branco ou preto e meias brancas. O uniforme dois é uma camisa preta com detalhes em vermelho e calções vermelhos. ## Hino do River Plate El mas grande sigue siendo River Plate El campeón más poderoso de la historia El mas grande por las glorias que alumbraron el ayer Y que brillan todavía en mi memoria El mas grande sigue siendo River Plate Y será mas grande aun en el mañana Por el juego, por las ganas y el orgullo de tener Una banda roja que nos cruza el alma Vuelan las banderas del Monumental Se viene River, se viene la alegría A cada hora, cada día, River Plate, te quiero mas Como te quiere casi toda la Argentina El mas grande sigue siendo River Plate Por su estilo, sus estrellas y su gente Porque River no se vende, porque se lleva en la piel Y en cualquier lugar que este siempre va al frente Vuelan las banderas del Monumental Se viene River, se viene la alegría A cada hora, cada día, River Plate te quiero mas Como te quiere casi toda la Argentina Hasta que me muera te voy a alentar Y si volviera de encarnar en otra vida No se por donde viviría, de que iría a trabajar Pero seguro que de River yo seria Por el juego, por las ganas, el orgullo de tener Una banda roja que nos cruza el alma Composição: Ignacio Copani.
- Escudo do River Plate O escudo do River Plate é, tradicionalmente, um brasão branco que simula uma camisa de futebol com a faixa diagonal na cor vermelha.
- Ao centro, tem um círculo com as iniciais bem destacadas “CARP” (Club Atlético River Plate).
- Em fevereiro de 2022, o clube anunciou uma pequena reformulação, como a mudança no formato das letras e a retirada das linhas que contornavam o círculo central e a tradicional faixa transversal vermelha.
## Estádio do River Plate O Estádio Monumental de Nuñes foi inaugurado dia 26 de maio de 1938, com uma vitória do River por 3 a 1 sobre o Peñarol, do Uruguai. O nome oficial do palco do “Los Millonarios” é Estádio Antonio Vespucio Liberti. É o maior estádio da Argentina, com capacidade de mais de 70 mil torcedores.
- O Monumental foi palco da final da Copa do Mundo de 1978, com vitória na prorrogação da Argentina sobre a Holanda por 3 a 1.
- Mascote do River Plate O River Plate não tem um mascote oficial.
- No entanto, a imagem de uma galinha passou a ser usada pelo clube depois de uma brincadeira da torcida do Banfield, da década de 1960, que soltou uma galinha branca com uma faixa vermelha, reproduzindo o emblemático uniforme.
Depois de títulos importantes, os próprios torcedores do River passaram a usar o título de “galinhas”. ## Maiores rivais do River Plate Indiscutivelmente, o maior rival do River Plate é o Boca Juniors. O primeiro jogo dos dois rivais históricos aconteceu em 1913, no campo do Racing, com vitória do River por 2 a 1.
O duelo é conhecido como “Superclássico” e se tornou conhecido mundialmente. Além do Boca, outros times têm forte rivalidade com o River, como o Independiente, o Racing e o San Lorenzo. ## River Plate atualmente Nos últimos anos, o River Plate vive um melhor momento com relação ao seu rival Boca Juniors, tanto é que o único jogador da Seleção Argentina convocado para a Copa do Mundo do Qatar que atua no país é do River, o goleiro Franco Armani.
Apesar de não vencer o último campeonato argentino de 2022, “Los Millonarios” conquistaram a Copa Libertadores da América de 2015 e 2018, a Copa Sul-Americana de 2014, além das Recopas Sul-Americanas de 2015, 2016 e 2019. Todos esses títulos foram sob o comando do vitorioso técnico Marcelo Gallardo, que anunciou sua saída no final de 2022. : River Plate: história, ídolos e títulos do “Los Millonarios”
Qual é o time mais craque do mundo?
Real Madrid É simplesmente o maior vencedor de toda a história da Liga dos Campeões, com 13 títulos, e já passaram pelo clube craques como Alfredo di Stéfano, Zidane, Hierro, Ronaldo.
Qual maior clássico da Argentina?
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Superclásico | |
---|---|
Informações gerais | |
Boca Juniors | 137 vitória(s), 496 gol(s) |
River Plate | 126 vitória(s), 460 gol(s) |
Empates | 120 |
Total de jogos | 383 |
Total de gols | 956 |
|
/td>
Última partida |
---|
/td>
Superclásico é o maior clássico de futebol de toda a Argentina e reúne os clubes que mais vezes conquistaram o Campeonato Argentino de Futebol e as duas maiores torcidas do país, sendo estas duas torcidas de âmbito nacional e se confrontam desde 24 de agosto de 1913 (Boca 1 – 2 River), o Boca Juniors e o River Plate,
Qual o maior clássico da Argentina?
Os seis maiores clássicos do futebol Argentino *Por Paulo Gabriel – Colaborador do Futebol Latino O povo argentino é um dos mais apaixonados por futebol em todo o mundo, sempre que algum time brasileiro enfrenta um argentino na Libertadores ou na Copa Sul-Americana é normal vermos pessoas elogiando as torcidas rivais, quase sempre os Hermanos dão show nas arquibancadas, com lotação máxima, festa com sinalizadores e um canto que começa antes do jogo e só termina bem depois que o juiz encerra a partida.
Leia Mais: Quando o jogo é entre rivais então, a festa é muito maior. Os hinchas argentinos levam as rivalidades ao extremo, gerando até mesmo casos violentos protagonizados pelos barra bravas. Como são muitas as rivalidades no futebol argentino, o Futebol Latino resolveu resumir e contar os seis maiores clássicos dos Hermanos.
Confira: Unión x Colón: O clássico da cidade de Santa Fé é um dos mais antigos e mais equilibrados da Argentina. O primeiro jogo entre os rivais foi em 1913, quando futebol ainda na era amador e o Colón venceu por 5×1. Em 9 de agosto de 1931 foi realizado o primeiro clássico da era profissional e de novo o Colón se sagrou vencedor, desta vez por 2×1.
No histórico de confrontos há um equilíbrio extraordinário para um clássico. Em 82 jogos, foram 26 vitórias para cada lado e de 30 empates. O último confronto aconteceu há dois anos e o Unión venceu por 1×0. No 13 deste de setembro acontecerá o 83º confronto entre os times pelo campeonato argentino. Estudiantes x Gimnasia y esgrima: O clássico da região de La Plata também é um dos mais antigos do país.
O Gimnasia venceu o primeiro confronto em 1916, mas na história o Estudiantes tem uma vantagem considerável. Em 172 jogos, foram 72 vitórias dos “pincharatas” contra 50 dos “lobos” além de 50 empates. A maior goleada da história também pertence ao Estudiantes, um massacrante 7×0 em 15 de outubro de 2006.
- Além de levar vantagem nos confrontos, o Estudiantes também é considerado muito maior que seu rival.
- O hexa campeão argentino e tetra da Libertadores é apontado por muitos como uma espécie de “sexto grande” da Argentina.
- San Lorenzo x Huracán: Conhecido como clássico porteño é um dos mais desnivelados do futebol argentino.
Até hoje aconteceram 191 jogos com 88 vitórias do San Lorenzo e 51 do Huracán fora 52 empates. O clássico até já teve muito mais peso no século passado, mas com os anos, o Huracán perdeu sua força e até ano passado jogava a segunda divisão do campeonato nacional, enquanto o San Lorenzo é considerado um dos cinco grandes argentinos.
Embora não haja comparação do tamanho das equipes, o “ódio” das torcidas se manteve e até hoje o clássico mobiliza e paralisa toda a cidade. Neweel’s Old Boys x Rosário Central: O clássico é conhecido como “clássico rosarino” por envolver os dois maiores clubes da cidade de Rosário. No total, 327 clássicos disputados, com 109 vitórias do Rosário central contra 102 vitórias do Neweel’s, sendo uma delas por 5×0, a maior goleada do confronto, além de 114 empates.
O primeiro jogo entre as equipes foi disputado em 1905 e o Neweel’s venceu por 1×0. Já no último clássico disputado em julho deste ano, o Rosário saiu vencedor pelo placar mínimo. Na parte de títulos, as duas equipes tem uma história parecida, o Neweel’s é hexa campeão argentino e tri da copa da argentina, enquanto o Rosário conquistou o campeonato nacional quatro vezes e a copa cinco, além disso possui um título internacional (Conmebol de 1995) e quatro títulos da segunda divisão argentina, sendo um deles em 2013.
- Independiente x Racing Club: O famoso clássico de Avellaneda é o primeiro dos citados aqui que envolve dois gigantes do país, o Independiente nada mais nada menos que o maior campeão da história da Libertadores com 7 títulos e o Racing maior campeão da copa da Argentina com 12 conquistas.
- Na história dos confrontos ampla vantagem para o Independiente, com 82 vitórias, contra apenas 62 do Racing além de 72 empates.
Em questão de títulos do campeonato argentino já há mais equilíbrio e desta vez o Racing leva vantagem, 17 a 16. A maior goleada do confronto foi um acachapante 7×0 do Independiente em 1940. O primeiro jogo da história foi em 1907 também com vitória dos “rojos” por 3×2, no último confronto realizado em maio deste ano o Racing Club levou a melhor e venceu por 1×0 dentro de casa.
Boca Juniors x River Plate: Como todos poderiam imaginar o clássico dos times de Buenos Aires é disparado o maior clássico da Argentina. Há quem diga aliás, que é o maior clássico do mundo, até por isso recebe o nome de “Superclássico”. River e Boca são nada mais nada menos que os dois maiores campeões argentinos, 36 títulos do River contra 30 do Boca, já na copa da argentina e na Taça Libertadores o time de La Bombonera leva vantagem 10×8 e 6×3 respectivamente.
Nas 357 vezes que o clássico foi realizado, contando era amadora e profissional o Boca venceu 130 jogos contra o 114 do River além de 113 empates. O primeiro confronto foi realizado em 1913 e o River fora de casa bateu seu rival por 2×1, em contrapartida a maior goleada pertence ao Boca Juniors, 6×0 em 1928.
A última vez que as equipes se enfrentaram foi na Taça Libertadores 2015, e depois do River vencer no Monumental de Nuñes por 1×0 na ida, a partida de volta acabou 0x0, depois do jogo ser suspenso ainda no intervalo por ação de torcedores, com isso o Boca foi eliminado da competição enquanto o River conquistou seu terceiro troféu.
No dia 13 deste mês acontecerá a 358ª edição do grande clássico, válido pelo campeonato argentino na casa do River Plate. : Os seis maiores clássicos do futebol Argentino
Qual a maior torcida de futebol da Argentina?
Boca Juniors e River Plate são as duas principais equipes da Argentina e possuem as maiores torcidas.