Porque É Bom Tomar Sorvete Quando Extrai Dente? - CLT Livre

Porque É Bom Tomar Sorvete Quando Extrai Dente?

Porque É Bom Tomar Sorvete Quando Extrai Dente
Prefira refeições frias, líquidas e pastosas – Fora a importância da parte nutritiva da alimentação, é fato que uma cirurgia como essa deixa a região sensibilizada, por mais simples que tenha sido o procedimento. Consequentemente, para facilitar a recuperação, o ideal é manter uma dieta líquida ou pastosa, pois os alimentos que exigem muita mastigação vão causar um certo incômodo ou dificultar as refeições.

Porque quando arranca dente tem que tomar sorvete?

Conhecido também por “dente do juízo” o dente do siso, na grande maioria das vezes, precisa ser extraído, porque causa incômodos e dor nos pacientes. Por isso, a única solução é realizar uma extração. No entanto, para que o procedimento tenha êxito, é preciso seguir os cuidados no pós-operatório, principalmente no que diz respeito à alimentação.

Pensando nisso, os dentistas da Ds Oral, clínica odontológica em Ribeirão Preto, se reuniram e listaram os alimentos que todo paciente deve consumir depois da extração do dente do siso. Continue lendo e confira! Veja também: Extraiu algum dente? Confira os principais cuidados após a cirurgia Quais alimentos consumir após retirar o dente do siso? SOPAS Pode ser sopa de fubá, canja ou de legumes.

O importante é consumir alimentos de fácil ingestão nos primeiros dias após a cirurgia. E a sopa se encaixa bem nessa descrição. Você ainda tem a possibilidade de usar vários ingredientes para não enjoar de um único sabor. Mas atenção! Fique atento à temperatura.

De maneira nenhuma você deve consumir alimentos quentes após a extração de algum dente, já que isso pode causar dor, sangramento e prejudicar a cicatrização. SORVETE Tomar sorvete à vontade e, ainda por cima, com recomendação médica é a principal vantagem de tirar um dente do siso, não é mesmo? O sorvete é indicado nesse caso, pois alivia a dor e o inchaço do pós-operatório.

SUCOS E VITAMINAS Como mencionado anteriormente, nos primeiros dias você deve optar por alimentos de fácil ingestão. Por isso, apostar em sucos e vitaminas também é uma ótima opção para o sucesso do procedimento. Além de serem saudáveis, a ingestão de sucos e vitaminas não prejudica a cicatrização, porque não tem contato direto com a lesão.

Você também pode se interessar por: Como surge a afta e como tratar a lesão? Consultório odontológico em Ribeirão Preto A DS Oral, localizada em bairro nobre de Ribeirão Preto, é uma clínica odontológica que conta com dentistas capacitados e com a melhor formação para promover um atendimento humanizado e de qualidade para você e sua família.

Para agendar uma consulta,  clique aqui.

Pode tomar sorvete depois de extrair dente?

O que comer – Coma: Sorvete A menos que você tenha dentes sensíveis , sorvete está no topo da lista do que você pode comer após uma extração dentária, especialmente no verão. Ele é gelado e cremoso, então você consegue ingerir sem problemas mesmo quando sua boca está sensível.

Como o sorvete é frio, ele ajuda a minimizar qualquer inchaço natural que possa ocorrer na boca. Escolha o sorvete com cuidado, no entanto. O cremoso é ideal logo após a cirurgia, uma vez que não exige tanto dos músculos da mastigação ao comer.

Você também deve evitar coberturas ou confeitos sólidos em cima do sorvete. E lembre-se de tomar o sorvete em um copo, não na casquinha. Coma: Sopa fria Sopas cremosas, mornas ou frias também são ótimas para comer após a extração de um dente. Se for verão, no entanto, você pode preferir uma sopa fria em vez de uma tigela de caldo morno.

  1. A sopa não é apenas fácil de comer após a cirurgia, mas também contém muitos nutrientes e, em alguns casos, proteínas, para ajudar os músculos faciais a se sentirem melhor;
  2. Para evitar qualquer desconforto, certifique-se de que a sopa esteja o mais cremosa possível antes de comê-la;

Alguns pequenos pedaços de legumes cozidos ou massas na sopa não devem causar problemas, mas você deve evitar qualquer coisa que exija muita mastigação. Coma: Smoothies Frutas frescas costumam estar no auge no verão. Uma das melhores maneiras de saboreá-las depois de extrair um dente é na forma de smoothie.

  • Misture as frutas com um pouco de iogurte ou kefir para adicionar proteína, cálcio e probióticos à bebida;
  • Adicionar iogurte ou um tipo semelhante de laticínio ao smoothie também ajuda a deixá-lo menos ácido e, portanto, menos propenso a irritar a gengiva sensível;

Coma: Ovos mexidos Desde que não estejam muito quentes, os ovos mexidos são outra boa escolha após a extração dentária. Eles são leves, ricos em proteínas e não exigem muito esforço para mastigar.

O que ajuda na cicatrização de extração de dente?

O que não se deve fazer quando se extrai um dente?

Como limpar a boca depois de extrair um dente?

A extração de um dente é um procedimento comum no meio da odontologia, mas exige uma série de cuidados por parte do paciente após a sua realização, afinal, apesar de simples, ainda é um procedimento cirúrgico e, se o pós-operatório não for feito corretamente o paciente pode sofrer sérias consequências para sua saúde bucal.

  1. O essencial é manter a área sempre limpa para evitar infecções;
  2. Abaixo estão algumas das principais recomendações e cuidados para quem passou por uma extração : Use gelo Temperaturas frias ajudam a reduzir o fluxo sanguíneo e a combater o inchaço e também as infecções;

Por isso, é recomendável o uso de compressa de gelo sobre a face nas primeiras horas após a extração. Dieta especial É importante evitar alimentos quentes nos primeiros dois dias depois da extração para diminuir o fluxo sanguíneo e evitar sangramentos e inchaço na área.

Grãos, como arroz e feijão, e alimentos crocantes e com ponta também devem ser evitados para evitar que fiquem presos no buraco do dente ou que machuquem a área da extração. Por isso são recomendados alimentos frios, líquidos e pastosos, como sorvete e açaí, caldos frios e sucos, para evitar ao máximo a mastigação e o atrito com os pontos durante os primeiros dias.

Cuidado com a limpeza Não faça bochecho nos primeiros dias. Isso pode mexer o até romper os pontos dados pelo dentista e reabrir o espaço antes ocupado pelo dente, deixando-o vulnerável ao acúmulo de alimentos e de sujeira e à bactérias que podem causar infecção.

  1. Escove os dentes levemente e sem muita pasta de dente, mas não escove a região da extração;
  2. A limpeza dessa área pode ser feita com um cotonete umedecido com enxágue bucal sem álcool;
  3. Enxágue a boca com água e deixe cair, sem fazer movimentos bruscos com a boca;

Cigarro e álcool jamais Além de vários outros problemas, o cigarro e o álcool também podem comprometer uma extração porque prejudicam a cicatrização da área operada. No caso de fumantes, o ideal é não fumar ou pelo menos reduzir o consumo ao mínimo possível.

Descanse Fala pouco, movimente pouco a boca e não abuse. A área ficará sensível por alguns dias e é melhor deixa-la descansar para evitar dores forte e para facilitar a cicatrização do local da extração.

You might be interested:  O Que Fazer Quando O Bolo Derrama?

Na hora de comer, mastigue pelo lado oposto e de maneira leve. Exercícios físicos e exposição excessiva ao sol também devem ser evitados porque aumentam o fluxo sanguíneo, o que pode comprometer a cicatrização. De qualquer forma, é o seu dentista quem você tem que ouvir na hora de decidir todos os cuidados pré e pós-operatórios.

  1. É importante não tomar nenhum medicamento por conta própria e nem deixar de comparecer ao dentista para remover os pontos depois da extração;
  2. Aqui na OdontoPrev você encontra o Plano Dental Bem-Estar que oferece limpeza, restauração, tratamentos de gengiva e muito mais;

Acesse e confira as opções que a OdontoPrev tem para te oferecer.

Quantos dias dói uma extração de dente?

Tire todas as dúvidas durante a consulta online – Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa. Mostrar especialistas Como funciona? Após 11 dias, como disse a colega acima, dependendo do tipo de dor, se for dor intensa e aguda, pode ser caso de infeção na região da cirurgia, o ideal é que retorne o quanto antes no profissional que realizou a cirurgia para que o mesmo avalie. É normal a região da extração ficar dolorida por um período de até 1 mês pós cirurgia, porém se a dor dor forte e intensa você pode estar com uma complicação pós operatória. Retorne ao seu dentista para que ele possa reavaliar a situação. Com relação ao “esbranquiçado” pode ser somente o processo de cicatrização ou uma infecção, se você notar pus na região.

Volte ao dentista e ele poderá dizer se há algum problema. Olá!! Boa noite!!! É importante voltar ao seu dentista para reavaliar a cirurgia. O quanto antes buscar ajuda é sempre melhor. A cicatrização completa de uma extração é em média 30 dias,porém se a dor ainda estiver forte,pode ser sinal de infecção.

Logo é importante procurar o profissional que realizou o procedimento para orientação e conduta,Ok? Abraços e que tudo acabe bem.

  • Extrai o dente siso da parte inferior a 4 dias, comecei a sentir mau esta e dor de cabeça do lado que retirei o siso, e comum?
  • É normal acordar com a boca cheia de sangue como se tivesse um coágulo de sangue em cima do dente? Faz 24h que extrai um dente.
  • Sangramento após 5 dias de extração dente do siso é normal?
  • Arranquei um siso inferior a mais o menos 15 dias, já arranquei os pontos, porém no lugar ficou um buraco, isso é normal? Quais cuidados a mais posso ter ?
  • Olá fiz uma drenagem de pus na gengiva na sexta feira pois meu rosto estava inchada ,ontem a noite começou a sair sangue do meu nariz e quando cospia também saia sangue e normal
  • Tirei os 4 sisos há 11 dias, vou tirar os pontos daqui 3 dias. Quando posso voltar a comer normal?
  • para extração de dente do siso semi incluso é necessario rx panoramico ou somente rx periapical?
  • Retirei dois dentes ontem e hoje tô com crise de rinite Posso tomar coristina pra rinite?
  • Alguns anos atrás eu coloquei uma coroa e um dos dentes do fundo, esses dias eu estava mastigando a comida e o mesmo veio a cair e estou com o dente aberto de novo, queria sabe se eu teria que fazer canal pra colocar novamente uma coroa?
  • Faz 4 dias q fix Extraçao de 3 sisos, fiz implantes e estou sentido dor, é normal?

Quando posso voltar a comer normal depois de tirar um dente?

O ideal é voltar com alimentos sólidos após remoção dos pontos, ou seja 7 dias. Se estiver se sentindo bem com um pouco de bom senso pode voltar a comer sólidos aos poucos O ideal seria retomar aos alimentos sólidos com 1 semana, na retirada dos pontos.

Quando se arranca um dente pode ter relação?

Tire todas as dúvidas durante a consulta online – Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa. Mostrar especialistas Como funciona? Melhoe evitar. Compara-se com atividade física. Dependendo da intensidade e tipo de práticas sexuais é recomendavel evitar. Eu recomendo aos meus pacientes que não namorem, sem beijo, sem atividades físicas. 48 horas *Não fazer bochechos, não cuspir e evitar falar ou sorrir nas primeiras 48 horas; *Compressa de gelo nas primeiras 48 horas; *Manter a cabeça mais elevada que o corpo (dormir com dois travesseiros); *Não se expor ao sol durante 5 dias; *Não praticar atividades físicas intensas durante 5 dias; *Não fumar e não ingerir bebidas alcóolicas por 7 dias após a intervenção *Não dirigir automóvel no dia da intervenção; Olá! Melhor evitar nas próximas 48 h após o procedimento, pois requer esforço físico. Não recomendo, pois você acabou de fazer uma cirurgia, pode ser que ocorra sangramento , dor, inflamação dentre outros , se tem pretensão de fazer implante então no local é importantíssimo que aquele coágulo que está se formando , não saia do local que extraiu o dente , espere 2 ou três dias , isso não é nada comparado ao estrago que pode ocorrer se não seguir as recomendações passadas pelo profissional que realizou o procedimento

  • Extrai o dente siso da parte inferior a 4 dias, comecei a sentir mau esta e dor de cabeça do lado que retirei o siso, e comum?
  • É normal acordar com a boca cheia de sangue como se tivesse um coágulo de sangue em cima do dente? Faz 24h que extrai um dente.
  • Sangramento após 5 dias de extração dente do siso é normal?
  • Arranquei um siso inferior a mais o menos 15 dias, já arranquei os pontos, porém no lugar ficou um buraco, isso é normal? Quais cuidados a mais posso ter ?
  • Olá fiz uma drenagem de pus na gengiva na sexta feira pois meu rosto estava inchada ,ontem a noite começou a sair sangue do meu nariz e quando cospia também saia sangue e normal
  • Tirei os 4 sisos há 11 dias, vou tirar os pontos daqui 3 dias. Quando posso voltar a comer normal?
  • para extração de dente do siso semi incluso é necessario rx panoramico ou somente rx periapical?
  • Retirei dois dentes ontem e hoje tô com crise de rinite Posso tomar coristina pra rinite?
  • Alguns anos atrás eu coloquei uma coroa e um dos dentes do fundo, esses dias eu estava mastigando a comida e o mesmo veio a cair e estou com o dente aberto de novo, queria sabe se eu teria que fazer canal pra colocar novamente uma coroa?
  • Faz 4 dias q fix Extraçao de 3 sisos, fiz implantes e estou sentido dor, é normal?

Qual o dente mais difícil de extrair?

O dente do siso, ou terceiro molar, sempre era indicado por dentistas a ser extraído em todos os tipos de pacientes, sem distinção, já que, mesmo sem nascer, ele poderia ter cáries e oferecer incômodos conforme a sua posição no interior da boca.

Como dormir depois de extrair um dente?

Além disso, é importante colocar um travesseiro mais alto na cama, já que o profissional recomenda dormir com a cabeça um pouco mais elevada nos primeiros dois dias depois da extração, evitar ficar cuspindo toda hora e manter a região resfriada, posicionando compressas de gelo na bochecha e consumindo alimentos frios e.

Porque tomar Amoxicilina depois de extrair dente?

Esta revisão encontrou evidências de que tomar antibióticos imediatamente antes e/ou depois da extração dentária reduz o risco de infecção, dor e alveolite após a extração de dentes do siso por cirurgiões dentistas.

Qual melhor antiinflamatório para extração de dente?

Como aliviar a dor – A dor é muito frequente nas primeiras 24 horas, mas pode variar muito de pessoa para pessoa, no entanto, em quase todos os casos, o dentista receita remédios analgésicos ou anti-inflamatórios, como o ibuprofeno ou o paracetamol, que aliviam a dor e que devem ser ingeridos de acordo com as orientações de cada médico.

Qual melhor antibiótico para extração de dente?

A classificação atribui uma pontuação de 0 a 3 ( 0 = Convencional; 1 = Simples; 2 = Moderado; 3 = Complicado) a cada um de seis itens (M, R, A, C, B, S), de acordo com a posição/relação do siso com as estruturas adajacentes. Com base na pontuação final será então integrado numa de 3 classes: Classe I (de 0 a 6 pontos – Dificuldade Simples), Classe II (de 7 a 12 pontos – Dificuldade Moderada) e Classe III (de 13 a 18 pontos – Dificuldade Complicada).

You might be interested:  Qual A Função Do Oleo Na Massa De Bolo?

O que os dentistas fazem com os dentes extraídos?

Um grande dilema nos cursos de Odontologia do Brasil é sobre o que fazer com os dentes extraídos, por motivos terapêuticos, nas diversas disciplinas de seus cursos. Muitas vezes os próprios professores destas disciplinas descartavam os dentes em lixo biológico ou os armazenavam por longos anos sem nenhum cuidado com sua descontaminação ou registros de sua origem.

Ainda hoje esta prática é muito comum no Brasil, visto a falta de informação dos atores do processo ou a própria ausência de um serviço que organize ou normatize esta prática. 6 Além disto, a populacão escolarizada é pouco instruída a visualizar o dente como órgão do corpo humano, pelo contrario, muitos ainda procuram os cirurgiões-dentistas para extraí-los por qualquer situação que lhes incomode.

8 Alguns cursos de Odontologia no Brasil acabaram institucionalizando os Bancos de Dentes Humanos (BDH) em suas unidades, para suprirem suas necessidades de gerenciamento biológico no armazenamento ou descarte dos dentes extraídos por suas disciplinas, além disto os dentes extraídos após o processo de limpeza e descontaminação podem ser emprestados para os pesquisadores ou utilizados para o treinamento pré-clínico dos alunos da Graduação.

  1. 5 Outra vertente que o banco de dentes pode trabalhar seria na educação em Saúde, tentando influenciar a comunidade sobre a importancia do elemento dental como órgão funcional e participante do sistema estomatognático do ser humano;

A concepção de um banco de dentes humanos foi citado na literatura em 1981 onde os autores utilizavam fragmentos coronários selecionados de um banco de dentes para realizar reconstruções estéticas. 3 Geralmente os bancos de dentes devem manter um acervo de dentes preservados, em condições que possibilitem sua utilização, evitando assim práticas ilegais de obtenção de dentes com penas prescritas na lei e, além disso, conferir biossegurança no manejo destes dentes.

1,2 O curso de Odontologia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) também procurou organizar em sua unidade um banco de dentes acrescentando um objetivo social de educação em saúde para a comunidade, além das outras funções ligadadas a biossegurança já mencionadas anteriormente.

Com o relato desta experiência espera-se contribuir para que outras instituições também organizem e operacionalizem seus bancos de dentes humanos. JUSTIFICATIVAS PARA A ORGANIZAÇÃO DE UM BANCO DE DENTES HUMANOS Didática, pesquisa e biossegurança Os cursos de graduação em Odontologia no Brasil, desde sua fundação em 1884, sempre utilizaram dentes humanos no treinamento laboratorial dos graduandos ou nas pesquisas odontológicas.

Algumas alternativas surgiram para diminuir a utilização destes dentes, como simuladores e dentes confeccionados em resina, porém esses artefatos são caros e muitas vezes não fornecem a similaridade necessária para o treinamento nas atividades laboratoriais odontológicas.

Os discentes, muitas vezes, pela dificuldade para a obtenção desses dentes, recorrem a meios ilícitos, comprando-os em cemitérios, em clínicas populares, de alunos veteranos, postos de saúde ou de funcionários técnico-laboratoriais. 3-5 Essa forma de obtenção dos dentes humanos expõe os alunos às consequências jurídicas e éticas decorrentes dessa aquisição illegal além da exposição biológica aos microrganismos nocivos à saúde advindos da infecção cruzada.

1 Extensão universitária Somente por meio das doações é possível a complementação e manutenção de um estoque de dentes suficiente para suprir as necessidades de ensino e de pesquisas da instituição a que o BDH está vinculado.

5 Para incentivar as doações é necessário um trabalho de educação em saúde na comunidade interna e externa em que o banco esta instalado. Os meios de comunicação devem ser explorados ao máximo para a divulgação das ações do banco de dentes. Instalação e financiamento do BDH da UFAM Geralmente um banco de dentes nasce de um grupo de docentes e discentes ligados a alguma disciplina do curso ou os próprios gestores da unidade nomeiam uma comissão para iniciar o planejamento de instalação do BDH.

  1. Na Faculdade de Odontologia da UFAM houve um interesse da Direção da unidade em conjunto com a determinação de professores e alunos envolvidos em um grupo de extensão da área de Endodontia;
  2. Deste modo a Direção nomeou este grupo por meio de uma portaria para que o setor fosse instalado;

O grupo contava com 6 professores e 2 discentes, o primeiro passo foi a criação de um projeto para a instalação do novo setor na faculdade. No projeto os principais pontos trabalhados foram a exposição da problemática do manejo dos dentes extraídos, as justificativas para ciração do setor, os organogramas de operacionalização do banco, além do planejamento para alocação do espaço físico, aquisição de equipamentos e recursos humanos.

  • Após aprovação do projeto no conselho diretor da unidade e da aquiescência do CEP institucional, o banco de dentes foi criado em 11 de dezembro de 2009; foram exatamente 12 meses de planejamento deste o projeto até a inauguração do setor;

A primeira etapa de instalação foi o preparo do espaço físico; para isto houve apoio da direção da faculdade, além dos chefes do laboratório de microbiologia da faculdade que cederam espaço e equipamentos de seus laboratórios. O setor do banco de dentes foi planejado com divisórias, em anexo ao laboratório de microbiologia em um espaço de 30 metros quadrados divididos em recepção/secretaria e setor de preparo e estoque de dentes.

  1. Os equipamentos permanentes compreenderam em um freezer vertical, duas autoclaves, bancadas com pias, um ultrassom, armários de metal, mobiliário de escritório e computador tipo PC;
  2. O projeto do banco de dentes foi submetido e contemplado em um edital de extensão da UFAM/ MEC e recebeu financiamento de material para divulgação e de uma bolsa para manutenção de um estudante de Odontologia no setor durante 12 horas por semana, o projeto é renovado a cada semestre e já está em sua terceira edição;

Com isso o banco de dentes recebe incentivos da Pró-reitoria de Extensão, mantém seu funcionamento e realiza ações de extensão na comunidade em que a faculdade está instalada, melhorando a educação em saúde desta população. OPERACIONALIZAÇÃO DO BANCO DE DENTES Educação em saúde por meio da extensão universitária Após a inauguração do setor, foi realizada a sensibilização dos docentes, discentes e técnicos da faculdade de Odontologia sobre a importância do banco de dentes para a unidade acadêmica por meio de palestras e em um segundo momento foram iniciados os trabalhos de educação para os usuários dos serviços odontológicos da UFAM.

  1. Para isto o BDH mantém um sítio de informações sobre seu funcionamento e atividades no site da faculdade e nas redes sociais;
  2. Além disto são expostos cartazes permanentes nas dependências físicas do campus universitário, postos de saúde, edifícios comerciais, conselhos profissionais, hospitais públicos e especificamente na faculdade de Odontologia são fixados painéis na sala de espera e nos corredores de acesso chamando a atenção sobre o novo setor;

Além disto, os discentes envolvidos com o BDH realizam a distribuição periódica de folders informativos para os usuários das clínicas, distribuição de história em quadrinhos para as crianças da comunidade ( Figura 1 ) e palestras anuais para os alunos e professores do curso visando sensibilizar a comunidade sobre a importância da doação de dentes e da valorização do mesmo como órgão. Doação dos dentes O banco de dentes recebe doação de duas formas, a primeira é interna, das próprias disciplinas do curso. Em cada ambulatório da faculdade existem pontos de coleta permanente em que os dentes extraídos nas disciplinas que ali estão, depositam os dentes no ponto de coleta e os mesmos são recolhidos a cada 3 dias para processamento e conferência dos termos de doação que estão nos prontuários dos pacientes.

  • A outra forma é a doação externa, em que cirurgiões-dentistas ou qualquer indivíduo doa os elementos dentais extraídos em estabelecimentos públicos ou privados;
  • O doador assina um termo de doação se responsabilizando pela procedência dos elementos dentais;
You might be interested:  Quanto Tempo Dura Doces Finos Na Geladeira?

Preparo dos dentes A preparação dos dentes doados se insere nas etapas de desinfecção, seleção, estocagem, esterilização e estudo anatômico. Os dentes doados recebem uma limpeza mecânica com auxílio de água, escova e sabão. Em seguida são removidos os cálculos e restos ósseos por meio da raspagem da superfície com aparelho de ultrassom.

Os dentes são separados por grupos segundo a anatomia e depositados em um recipiente contendo água destilada. Após esterilização, estes recipientes são armazenados no freezer, contendo água esterilizada em seu interior, em uma temperatura de –20ºC.

É importante enfatizar o aspecto de ainda não se ter encontrado um método de esterilização ou uma solução desinfetante que não interfira, de algum modo, nas propriedades físico-químicas dos dentes, o que pode vir a comprometer os resultados dos testes in vitro realizados com os dentes que recebem algum tipo de tratamento.

  1. Entretanto, deve-se ressaltar a importância de se manter o dente esterilizado, visto que, como todo órgão do corpo humano, o elemento dental é fonte de patógenos severos para o homem;
  2. 6 Empréstimo dos dentes O BDH por suas características ligadas ao armazenamento de material biológico e sua disponibilização para pesquisas científicas, está sujeito a regras e normas institucionais que visam proteger a todos aqueles que de forma direta ou indireta faz-se doadores de seus dentes;

Sendo assim o BDH e o CEP da UFAM fazem a intermediação quando da liberação dos dentes para o pesquisador que submeteu sua pesquisa para avaliação e a entrega dos dentes se dá somente após a apresentação da aprovação do projeto de pesquisa pelo CEP local.

Deste modo, o pesquisador apresenta junto com seu projeto para o CEP um termo do BDH indicando que os dentes estão separados para o pesquisador e que a entrega se dará após aprovação do projeto. Para as atividades de ensino na Faculdade de Odontologia, a cada início de semestre os professores responsáveis por disciplinas que vão utilizar dentes extraídos, podem fazer a solicitação ao banco de dentes do número de elementos necessários e caso haja estoque o pedido é atendido mediante a garantia de devolução ao final da disciplina.

A avaliação da operacionalização e aceitação pela comunidade local deverá ser sondada no ano de 2013 para que seja apontado correções no projeto original do banco de dentes e também para nortear o plano de ação das atividades de educação para a comunidade nos próximos 3 anos.

O futuro de um banco de dentes pode ser previsto conforme pesquisadores coreanos relataram, que os bancos de dentes deveriam conservar seus espécimes por meio da criogenia para possibilitar futuros transplantes, pois é observado a capacidade de viabilidade e diferenciação das células do ligamento periodontal, porém o método de criopreservação ainda causa fratura e danos ao tecido dental e novas pesquias estão sendo feitas para viabilizar a aplicação clínica em um futuro próximo.

7 Referências 1. Costa e Silva, APA, Fernandes, F, Ramos, DLP. Aspectos éticos e legais da utilização de dentes humanos no ensino odontológico. Rev Pós-Grad Fac Odontol USP. 1999;6(3):288. [ Links ] 2. Duarte, DA. Organização e Funções de Banco de Dentes Decíduos.

J Bras Odontopediat e Odontol Bebes. 1998;1(1):3-6. Gabrielli-Filho, PA, Dinelli,W, Fontana, UF, Porto, CLA. Apresentação e avaliação clínica de uma técnica de restauração de dentes anteriores, com fragmentos adaptados de dentes extraídos.

RGO, 1981; 29(2):83-7. Gabrielli-Filho, PA, Imparato, JCP, Guedes-Pinto, AC. Comércio de dentes humanos nas Faculdades de Odontologia do Estado de São Paulo. Rev Pós-Grad Fac Odontol USP. 1999; 6(3): 292. Imparato, JCP. Banco de dentes humanos. Ed. FOUSP; 2003. Nassif AC, Tieri F, da Ana PA, Botta SB, Imparato JC.

Structuralization of a human teeth bank. Pesqui Odontol Bras. 2003 May;17 Suppl 1:70-4. Oh YH, Che ZM, Hong JC, Lee EJ, Lee SJ, Kim J. Cryopreservation of human teeth for future organization of a tooth bank-a preliminary study.

Cryobiology. 2005 Dec;51(3):322-9. Sponchiado EC Jr, Souza TB. The study of ambulatory demand of the dental clinic of State University of Amazonas. Cien Saude Colet. 2011;16(1):993-7. Recebido em 08/10/2012 Aceito em 10/12/2012.

Quando posso voltar a comer normal depois de tirar um dente?

O ideal é voltar com alimentos sólidos após remoção dos pontos, ou seja 7 dias. Se estiver se sentindo bem com um pouco de bom senso pode voltar a comer sólidos aos poucos O ideal seria retomar aos alimentos sólidos com 1 semana, na retirada dos pontos.

O que eu posso comer depois de arrancar um dente?

‘Tomando novamente como exemplo extrações simples, nas primeiras 24 horas o ideal é ingerir alimentos mais líquidos e frios como: sucos, sorvete, sopas frias, leite, iogurte e após o período, podem ser introduzidos alimentos mornos e com consistência mais pastosa, como sopas e purês’, adiciona Marcela.

Quanto tempo depois de tirar o siso posso tomar sorvete?

Nos primeiros quatro ou cinco dias depois da cirurgia, evite alimentos quentes, dando preferência aos gelados, que vão ajudar reduzir as chances de sangramento.

Quando se arranca um dente pode ter relação?

Tire todas as dúvidas durante a consulta online – Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa. Mostrar especialistas Como funciona? Melhoe evitar. Compara-se com atividade física. Dependendo da intensidade e tipo de práticas sexuais é recomendavel evitar. Eu recomendo aos meus pacientes que não namorem, sem beijo, sem atividades físicas. 48 horas *Não fazer bochechos, não cuspir e evitar falar ou sorrir nas primeiras 48 horas; *Compressa de gelo nas primeiras 48 horas; *Manter a cabeça mais elevada que o corpo (dormir com dois travesseiros); *Não se expor ao sol durante 5 dias; *Não praticar atividades físicas intensas durante 5 dias; *Não fumar e não ingerir bebidas alcóolicas por 7 dias após a intervenção *Não dirigir automóvel no dia da intervenção; Olá! Melhor evitar nas próximas 48 h após o procedimento, pois requer esforço físico. Não recomendo, pois você acabou de fazer uma cirurgia, pode ser que ocorra sangramento , dor, inflamação dentre outros , se tem pretensão de fazer implante então no local é importantíssimo que aquele coágulo que está se formando , não saia do local que extraiu o dente , espere 2 ou três dias , isso não é nada comparado ao estrago que pode ocorrer se não seguir as recomendações passadas pelo profissional que realizou o procedimento

  • Extrai o dente siso da parte inferior a 4 dias, comecei a sentir mau esta e dor de cabeça do lado que retirei o siso, e comum?
  • É normal acordar com a boca cheia de sangue como se tivesse um coágulo de sangue em cima do dente? Faz 24h que extrai um dente.
  • Sangramento após 5 dias de extração dente do siso é normal?
  • Arranquei um siso inferior a mais o menos 15 dias, já arranquei os pontos, porém no lugar ficou um buraco, isso é normal? Quais cuidados a mais posso ter ?
  • Olá fiz uma drenagem de pus na gengiva na sexta feira pois meu rosto estava inchada ,ontem a noite começou a sair sangue do meu nariz e quando cospia também saia sangue e normal
  • Tirei os 4 sisos há 11 dias, vou tirar os pontos daqui 3 dias. Quando posso voltar a comer normal?
  • para extração de dente do siso semi incluso é necessario rx panoramico ou somente rx periapical?
  • Retirei dois dentes ontem e hoje tô com crise de rinite Posso tomar coristina pra rinite?
  • Alguns anos atrás eu coloquei uma coroa e um dos dentes do fundo, esses dias eu estava mastigando a comida e o mesmo veio a cair e estou com o dente aberto de novo, queria sabe se eu teria que fazer canal pra colocar novamente uma coroa?
  • Faz 4 dias q fix Extraçao de 3 sisos, fiz implantes e estou sentido dor, é normal?