Como Fazer Salada De Grão De Bico? - CLT Livre

Como Fazer Salada De Grão De Bico?

Como Fazer Salada De Grão De Bico

Qual é a melhor forma de consumir o grão-de-bico?

Dicas e cuidados no consumo do grão-de-bico –

O grão-de-bico deve estar cozido antes do consumo. Antes de cozinhá-lo, é preciso deixá-lo de molho de 8h a 12h, sempre trocando a água do demolho (de 2h em 2h, se possível). Ao trocar a água, você notará uma espuminha branca, que é carregada de fitatos, responsáveis pelo desconforto gastrointestinal (gases, sensação e inchaço abdominal são os principais sintomas). Por fim, cozinhe os grãos na panela de pressão até que fiquem macios.

Consuma da forma que preferir: apenas o grão refogado ou como acompanhamento em uma refeição; em salada, com outros ingredientes, como tomate e cebola; ou como recheio ou massa de torta, por causa de sua consistência ótima para dar corpo a receitas assim; por fim, em forma de homus, uma pasta árabe bastante popular que acompanha pães e saladas.

Por fim, você pode comer grão-de-bico diariamente e a recomendação é uma concha média. Segundo o nutrólogo Jô Furlan “o grão de bico é muito rico em carboidratos e comer muito pode engordar. Assim, é um alimento que precisa ser consumido com moderação”. Da mesma forma, o excesso é prejudicial para quem tem problemas renais por causa das altas quantidades de potássio. Portanto, na dúvida, sempre consulte um nutricionista para avaliar a quantidade ou possível contraindicação.

Pode cozinhar o grão-de-bico sem deixar de molho?

Outras dicas: –

  • Se quiser cozinhar o grão de bico sem deixar de molho, também dá, mas vai demorar bem mais tempo, usar mais água e consequentemente gastar mais com gás.
  • Se quiser cozinhar o grão de bico (sem deixar de molho) na panela de pressão, você vai precisar de mais ou menos 1:20 h e na metade do tempo, abra a panela para acrescentar mais água quente.
  • Se quiser cozinhar o grão de bico (sem deixar de molho) em panela comum vai cozinhar por umas 3 h ou mais e sempre acrescentando mais água quente.
  • Cozinhar o grão de bico (que você deixou de molho) em panela comum, sem ser na pressão vai precisar de mais ou menos 1:15 h, sempre acrescentando água quente quando necessário.
  • Dá para cozinhar o grão de bico já temperado. Eu prefiro sem tempero, pois acabo usando o grão de bico cozido para receitas diferentes e também o tempo de armazenamento diminui.
  • Para saber como congelar o grão de bico veja aqui,

Qual o tempo de cozimento do grão-de-bico?

Na panela convencional, o grão-de-bico leva 1 hora para cozinhar em fogo baixo — sem o bicarbonato de sódio no demolho o tempo de cozimento aumenta para 1 hora e 30 minutos. Para 1 xícara (chá) de grão-de-bico seco, conte 2,5 litros de água para o cozimento.

Tem que tirar a casca do grão-de-bico para comer?

Como tirar a casca do grão de bico Uma dúvida comum na hora de utilizar o grão de bico em alguma receita é se é necessário retirar a pele. A casca do grão de bico é muito nutritiva e rica em fibras, no entanto, se você quiser um homus mais cremoso é indicado retirá-la.

Quem deve evitar grão-de-bico?

Para que serve o grão-de-bico? Conheça 10 benefícios deste alimento! – Interne Conhecido como “grão da felicidade” ele alivia os sintomas da TPM e promove sensação de bem-estar. O grão-de-bico pode ser um excelente substituto do feijão, ajudando na composição de uma dieta saudável e de baixo custo.

Além disso, é uma excelente opção para veganos ou vegetarianos, pois substitui o consumo de proteínas animais sem provocar deficiência do nutriente no organismo. Além de ser um ótimo aliado na redução de peso, o consumo do grão-de-bico pode oferecer outros benefícios ao corpo e a mente. Veja abaixo as principais vantagens de consumir a leguminosa: 1.

Melhora o funcionamento do intestinoEle possui grandes quantidades de fibras que atuam principalmente na saúde do intestino, contribuindo no tamanho do bolo fecal e na limpeza das paredes do intestino.2. Controla o colesterolA presença das fibras ajuda também no controle do colesterol.

Isso porque elas ajudam a eliminar a gordura do organismo e consequentemente resultam na melhora do colesterol.3. Aliado da saúde emocionalEle possui uma substância que contribui na produção da serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer e satisfação. O grão é melhor que o chocolate, pois seu consumo é mais saudável e ainda auxilia no emagrecimento.4.

Fortalece o sistema imunológicoAssim como outras leguminosas, o grão-de-bico é rico em zinco e vitamina E, ambos são agentes importantes no combate de gripes e resfriados, garantindo reforço ao sistema imunológico.5. Alivia os sintomas da TPMO grão pode ser um excelente auxiliar no combate aos sintomas da TPM, isso porque possui alto teor vitamina B6, cálcio, vitamina D e fibras.

Ele atua inibindo um hormônio que na fase pré-menstrual regula a excreção de sódio e é responsável pela retenção de líquido e o inchaço.6. Importante durante a menstruaçãoDurante o período menstrual é normal os níveis de ferro do corpo diminuírem, devido à perda de sangue causada pela menstruação. O grão-de-bico contém grandes quantidades de ferro e por isso seu consumo ajuda a repor o mineral perdido.7.

Mantém a saciedade por mais tempoA leguminosa é rica em proteínas e possui índice glicêmico baixo, com isso a digestão é mais fácil causando um tempo maior de saciedade, já que o pâncreas não ficar sobrecarregado.8. Fortalece os ossosO grão é rico em cálcio, além de conter boas quantidades de vitamina K e fósforo.

  1. Esses nutrientes auxiliam no fortalecimento ósseo, podendo prevenir fraturas, contusões e doenças que afetam os ossos, como a osteoporose.9.
  2. Previne a anemiaO grão-de-bico por ser um alimento com grande quantidade de ferro, pode ser um excelente aliado na prevenção da anemia.10.
  3. Ajuda na prevenção de doenças cardiovascularesSeu consumo ajudará na redução do colesterol ruim, diminuindo os riscos da aparição da hipertensão arterial.
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Além das fibras, o potássio presente no grão tem efeito vasodilatador, diminuindo a pressão arterial e protegendo a saúde do coração. Uma contraindicação do uso de grão-de-bico está ligada aqueles pacientes que são intolerantes ao consumo de fibras, podendo gerar desconforto abdominal e acúmulo de gases.

É bom comer grão-de-bico à noite?

7. Auxilia no combate da depressão e ansiedade – O grão-de-bico contém triptofano, um aminoácido que participa da produção de serotonina – neurotransmissor conhecido por melhorar o humor, proporcionar boas noites de sono e conferir sensação de relaxamento e bem-estar.

Pode guardar grão-de-bico cozido na geladeira?

Como congelar o grão de bico cozido – como cozinhar grao de bico Na geladeira : O grão de bico cozido conserva-se bem no refrigerador por até 3 dias. No congelador: Se congelar o grão de bico, armazene em porções e em recipientes próprios para freezer ou saquinhos próprios para congelamento ​​por até 3 meses.

Quando congelo, separo em porções de 250 gramas (1,5 xícaras de chá). Isso também é equivalente ao “peso drenado” de 1 lata de grão de bico. Então, começando com 1 kg de grão de bico seco, depois de deixá-lo de molho e cozinhá-lo, tenho 8 porções que guardo em saquinhos no freezer. Sobre a forma de descongelar, você não precisa se preocupar em descer seu grão de bico para a geladeira na noite anterior, ou seja, pode usar direto do freezer em preparações quentes como sopas e ensopados.

Ou deixar na bancada descongelando para preparações mais frias. Cozimento: 40 minutes Tempo de molho: 12 hours Tipo: Caseiro, para congelar Cozinha: Brasileira Econômica Diet: Vegan, Vegetarian Keyword: como fazer grao de bico, cozinhar grao de bico, grao de bico macio

Quais os benefícios do grão-de-bico para a saúde?

Os benefícios do grão-de-bico – A lista de benefícios do consumo de grão-de-bico tem muito mais itens. O alimento é rico em fibras e proteínas, assim atua na prevenção da diabete e faz bem pra digestão. Além disso, ajuda a manter a sensação de saciedade e atua na manutenção do peso, controla os níveis de açúcar no sangue, protege contra doenças como câncer e problemas cardíacos.

Quanto tempo de cozimento do grão-de-bico na panela de pressão?

Tampe a panela de pressão e deixe cozinhar entre 10 e 15 minutos após pegar pressão.5. Depois de cozido, é só esperar a pressão sair naturalmente e utilizar o grão-de-bico nos seus melhores preparos.

Porque devemos deixar o grão-de-bico de molho?

Colocar o feijão, grão de bico, lentilha e outras leguminosas de molho facilita a absorção de nutrientes.

Quantas vezes na semana comer grão-de-bico?

Versátil e poderoso: conheça os benefícios do grão de bico Versátil e poderoso: conheça os benefícios do grão de bico Foto: Shutterstock / Saúde em Dia O grão de bico é um dos queridinhos das receitas de Natal e Ano Novo. Mas, além das festas de fim de ano, a leguminosa é uma ótima opção para quem deseja ganhar massa muscular e também para quem segue uma alimentação vegetariana.

  • Nutritivo, o grão de bico é macio e possui um sabor suave, o que agrada praticamente todos os paladares.
  • O alimento é rico em proteínas, fibras, vitaminas A e E, potássio, triptofano, ferro, cálcio, fósforo, magnésio e, além disso, zinco.
  • É por causa de todos esses nutrientes que essa leguminosa é muito indicada nas dietas”, destaca a coordenadora do curso de Nutrição do UNINASSAU (Centro Universitário Maurício de Nassau Paulista), Fabiana Freire.

A nutricionista aponta os principais benefícios da leguminosa:

Combate a prisão de ventre; Ajuda a equilibrar o colesterol; Fortalece o sistema imunológico; Promove o ganho de massa muscular; Melhora o humor; Mantém o bom funcionamento do intestino; Fortalece a saúde dos ossos.

“Além disso, o grão de bico também ajuda a equilibrar a glicose no sangue, por ter ferro e folato, prevenindo a anemia. Ele também tem triptofano, que é um aminoácido que ajuda muito na sensação de bem-estar e felicidade”, acrescenta Fabiana. Quem consome regularmente essa leguminosa tem uma melhora na saúde, menos chances de desenvolver câncer e maior controle sobre o peso.

Como guardar grão-de-bico depois de cozido?

Preparando para o congelador – Algumas leguminosas e grãos podem ser armazenados no congelador, contudo, neste caso é mais indicado para os que já foram cozidos. Por exemplo, grãos de bico, soja, lentilhas e ervilhas, podem ser pré-cozidas e levadas ao freezer que vão durar por até 6 meses sem perder suas características.

Por que grão-de-bico dá gases?

Conheça os benefícios do grão-de-bico O grupo de alimentos das leguminosas é dos mais saudáveis à saúde. Pertencem a ele o feijão, a lentilha, a ervilha, a soja e também o grão-de-bico, tema deste post. De acordo com a nutricionista, esse alimento é super rico em fibras, que auxiliam no funcionamento intestinal.

O grão-de-bico também diminui a absorção de açúcar e de gordura no sangue, sendo ideal para ser consumido pelos que precisam controlar a glicemia, como os portadores de diabetes, e também por quem tem colesterol ou mesmo triglicérides elevado. A leguminosa também atua na sensação de bem-estar já que possui triptofano, ideal para aqueles dias que estamos meio “pra baixo”.

E os benefícios continuam: pela quantidade de fibra que possui quem come o grão acaba ficando saciado por um bom tempo, sendo ótimo para quem busca o emagrecimento, explica a nutricionista. O consumo ideal é de três a quatro colheres de sopa. Fique atento Por ser um alimento que fermenta o intestino, o grão-de-bico pode causar gases.

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Pode comer grão-de-bico cru?

Como utilizar o grão-de-bico na dieta diária – A melhor parte em relação ao grão-de-bico é que ele é quase um ingrediente coringa, podendo aparecer no preparo de diversas receitas. No Oriente Médio é muito utilizado em patês, em seu formato amassado e temperado.

Pode comer grão-de-bico puro?

Por que comer grão-de-bico sem casca? – Se ainda assim você prefere o grão-de-bico sem pele, não há problema algum. Há quem se incomode com uma ou outra casquinha que se solta na hora de comer. Outras pessoas podem sentir que, ao comer com a casca, dá uma sensação de estufamento.

Isso vai variar de pessoa para pessoa, pois há quem é mais ou menos sensível a isso. Seja qual for o motivo, é possível sim comer sem casca. Veja como é fácil cozinhar e retirar a pele! Com o grão-de-bico Vapza, que já vem cozido e a vácuo, é só abrir o pacote e passar os grãos em água corrente para retirar a pele.

Leia também: Um estrogonofe diferente! Tirou a dúvida? Acesse o site da Vapza para conferir nossas opções. Além de grão-de-bico, temos diversos alimentos e grãos a vácuo práticos e saudáveis.

O que é melhor grão-de-bico ou feijão?

Bem Estar – Grão de bico substitui bem o feijão; tem mais ferro, cálcio e carboidrato.

Qual é o grão que tem mais proteína?

Grão-de-bico Esse é um dos alimentos com mais proteínas vegetais e também o mais versátil na cozinha. Fonte de preparo de diversas receitas vegetarianas e veganas, ele entrega um alto teor proteico: 21,2 g para cada 100 gramas do alimento.

O que dá para substituir o arroz?

“Arroz de brócolis” ou “arroz de couve-flor” – É possível utilizar legumes como a couve-flor ou brócolis em substituição ao arroz nas refeições. A textura desses vegetais depois de triturados em um processador lembra bastante o cereal. A opção é rica em vitaminas e minerais, porém não conta com os mesmos aminoácidos presentes no arroz, nem a mesma quantidade de carboidratos.

Quem quer emagrecer pode comer grão-de-bico?

9. Favorecer a perda de peso – Devido ao seu teor de fibras e proteínas, o grão-de-bico é uma leguminosa de baixo índice glicêmico que favorece a perda de peso, porque prolonga a sensação de saciedade e diminui a fome ao longo do dia. Veja outros alimentos de baixo índice glicêmico,

Quem faz dieta para emagrecer pode comer grão-de-bico?

Grão-de-Bico Emagrece e é Poderoso Fortalecedor do Coração O grão de bico é um alimento que tem ganhado espaço no cardápio de muitas pessoas, sobretudo daquelas que fazem dieta. No entanto, a leguminosa não traz apenas a possibilidade de emagrecer, como também é capaz de reduzir o risco de doenças cardiovasculares por causa da grande quantidade de fibras que possui.

  • Segundo a nutróloga Dra.
  • Marcella Garcez, 100 g do alimento pode oferecer até 20% de fibras solúveis e insolúveis.Para quem não consome a quantidade ideal de leguminosas, o grão de bico substitui o feijão, pois ambos são muito parecidos em suas composições.
  • Entretanto, a leguminosa possui benefícios próprios e uma fonte um pouco maior de triptofano e arginina, se comparada ao feijão.

Portanto, o grão de bico possibilita a prevenção de diversos problemas de saúde, se aliado a uma dieta balanceada, com todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo.

Alimento reduz a velocidade de absorção dos carboidratos e das gorduras Emagrece Previne depressão e ansiedade Para gestantes Baixo teor de sódio

De acordo com a médica, membro da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), o grão de bico reduz a velocidade de absorção dos carboidratos e das gorduras ingeridas junto com ele. Portanto, é indicado para diabéticos e também reduz o risco de doenças cardiometabólicas, por causa das fibras: “A grande quantidade do nutriente faz com que gorduras e açúcares ingeridos junto com o grão de bico não sejam absorvidos.

Eles devem ser eliminados pelo intestino, mas se forem absorvidos, isso vai acontecer mais lentamente”. As leguminosas também são fontes de fitosterol, moléculas que possuem uma forma bem parecida com o colesterol. “Quando o grão de bico passa pelo intestino, esse composto ocupa os receptores de colesterol e uma boa parte do colesterol de outros alimentos não é absorvido”, detalha a médica.

Dessa forma, o colesterol de outros alimentos que está sendo ingerido junto com o grão de bico vai ser eliminado do organismo. Com a redução da absorção de gordura, reduz-se também o risco de ter colesterol alto. Pouca gente sabe, mas é grande a quantidade de calorias do grão de bico: cada 100 g possui entre 300 e 350.

No entanto, a médica ressalta que, como também tem muita fibra e proteína, a digestão dele é lenta, além de reduzir a velocidade dos açúcares, ajudar no bom funcionamento do intestino e dar muita saciedade. “O grão de bico leva de duas a três horas para ser digerido, porque tem fibra e proteína. Mesmo trazendo muitas calorias, ele dá sensação de saciedade por mais tempo.

Além disso, ele tem efeito antioxidante e possui arginina, um aminoácido que melhora a imunidade”, relata a nutróloga. Segundo a especialista, o consumo frequente do grão de bico pode ser interessante para quem tem depressão por causa do triptofano, principal substrato para sintetizar a serotonina, substância que gera sensação de bem-estar.

O grão de bico diminui a prevalência de problemas emocionais e também pode melhorá-los. Assim, você vai reduz a predisposição para doenças dessa natureza, como ansiedade e compulsão alimentar”, exemplifica Dra. Marcella.Por conter ácido fólico, o grão de bico deve ser ingerido pelas mulheres que desejam engravidar, mas antes de começar a gestação.

“O ácido fólico é extremamente importante para fechar o tubo neural do feto, que ocorre entre os primeiros 20 e 25 dias de gestação. A mulher deve suplementar o ácido ou ter uma dieta rica em vegetais, cerca de seis meses antes de engravidar. É preciso ingerir não só o grão de bico, como folhas, frutas e legumes para ter um inicio de gravidez saudável”, recomenda a nutróloga.A médica ainda ressalta a importância de se ingerir diariamente pelo menos uma leguminosa durante a gravidez, uma vez que também são fontes de ferro, nutriente necessário no final da gestação.

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Além disso, a fibra presente nesses alimentos previne a diabetes gestacional, o aumento de peso na gravidez e vai fazer com a que a mulher tenha saciedade.As fibras também farão com que o intestino da gestante funcione bem. Durante a gravidez é comum que a mulher tenha problemas como azia e intestino preso.

O grão de bico possui pouco sódio e grande quantidade de potássio, sendo ideal para quem tem hipertensão, desde que o alimento não seja temperado com muito sal. “O ideal é temperar a leguminosa com ervas, pimenta e outros temperos. Cada 100 g de grão de bico tem apenas 5 mg de sódio e 1100 mg de potássio”, explica a nutróloga.

Pode comer grãos todos os dias?

Segundo a Pirâmide Alimentar Brasileira, os grãos devem ser consumidos diariamente (6 porções ao dia), sendo a base da alimentação, o que demonstra a importância nutricional desses alimentos. É essencial variar o tipo de grão, afinal, cada um tem um sabor, aparência e textura, além de apresentar algumas variações específicas que devem fazer parte da alimentação.

Os principais nutrientes presentes nos grãos são carboidratos, fibras, vitaminas do complexo B e minerais como fósforo, magnésio e zinco. Alguns nutrientes presentes nos grãos podem auxiliar na absorção de outros nutrientes quando combinados com diferentes alimentos. Por exemplo, o zinco, presente em grande quantidade nos grãos, é indiretamente responsável pela conversão do betacaroteno em vitamina A (presente no leite, queijos, iogurtes e diversas frutas e vegetais), ou seja, a ausência de zinco interfere na utilização de vitamina A pelo corpo.

Os grãos também apresentam geralmente proteínas chamadas de “incompletas”, por não possuírem todos os aminoácidos essenciais (as menores partes que compõem a proteína) para o corpo. No entanto, com a junção dos grãos com alguns cereais, pode ocorrer uma ótima combinação de aminoácidos, tornando a refeição completa em proteínas.

Vitamina (leite + fruta + aveia); Iogurte com amaranto salpicado; Salada de folhas verdes, legumes crus e quinoa; Durante o almoço ou jantar, variar o arroz tradicional com a cevadinha, por exemplo; Café da manhã e lanches intermediários compostos por variados tipos de pães e torradas, para contribuir.

Os pães ou torradas que apresentam diversos tipos de grãos podem oferecer os nutrientes importantes presentes nesses ingredientes, com destaque para as fibras, nutrientes essenciais para o bom funcionamento do intestino, além das vitaminas e dos minerais.

  • Ainda, os grãos conferem ótimo sabor e aparência aos alimentos.
  • A linha de pães especiais Grão Sabor da Wickbold tem diversos produtos com diferentes tipos de grãos.
  • Fontes: I. Brasil.
  • Ministério da Saúde.
  • Secretaria de Atenção à Saúde.
  • Coordenação-Geral da Política de Alimentação e Nutrição.
  • Guia alimentar para a população brasileira: promovendo a alimentação saudável.

Brasília: Ministério da Saúde; 2006; II.U.S. Department of Agriculture, Agricultural Research Service.2001. USDA; III. Nutrient Database for Standard Reference, Release 14; Otten JJ, Hellwig JP, Meyers LD, editors. Dietary Reference Intakes: The Essential Guide to Nutrient Requirements,

Pode comer grão-de-bico puro?

Por que comer grão-de-bico sem casca? – Se ainda assim você prefere o grão-de-bico sem pele, não há problema algum. Há quem se incomode com uma ou outra casquinha que se solta na hora de comer. Outras pessoas podem sentir que, ao comer com a casca, dá uma sensação de estufamento.

  • Isso vai variar de pessoa para pessoa, pois há quem é mais ou menos sensível a isso.
  • Seja qual for o motivo, é possível sim comer sem casca.
  • Veja como é fácil cozinhar e retirar a pele! Com o grão-de-bico Vapza, que já vem cozido e a vácuo, é só abrir o pacote e passar os grãos em água corrente para retirar a pele.

Leia também: Um estrogonofe diferente! Tirou a dúvida? Acesse o site da Vapza para conferir nossas opções. Além de grão-de-bico, temos diversos alimentos e grãos a vácuo práticos e saudáveis.

Pode comer grão-de-bico cru?

Como utilizar o grão-de-bico na dieta diária – A melhor parte em relação ao grão-de-bico é que ele é quase um ingrediente coringa, podendo aparecer no preparo de diversas receitas. No Oriente Médio é muito utilizado em patês, em seu formato amassado e temperado.

Quantas vezes na semana comer grão-de-bico?

Versátil e poderoso: conheça os benefícios do grão de bico Versátil e poderoso: conheça os benefícios do grão de bico Foto: Shutterstock / Saúde em Dia O grão de bico é um dos queridinhos das receitas de Natal e Ano Novo. Mas, além das festas de fim de ano, a leguminosa é uma ótima opção para quem deseja ganhar massa muscular e também para quem segue uma alimentação vegetariana.

  1. Nutritivo, o grão de bico é macio e possui um sabor suave, o que agrada praticamente todos os paladares.
  2. O alimento é rico em proteínas, fibras, vitaminas A e E, potássio, triptofano, ferro, cálcio, fósforo, magnésio e, além disso, zinco.
  3. É por causa de todos esses nutrientes que essa leguminosa é muito indicada nas dietas”, destaca a coordenadora do curso de Nutrição do UNINASSAU (Centro Universitário Maurício de Nassau Paulista), Fabiana Freire.

A nutricionista aponta os principais benefícios da leguminosa:

Combate a prisão de ventre; Ajuda a equilibrar o colesterol; Fortalece o sistema imunológico; Promove o ganho de massa muscular; Melhora o humor; Mantém o bom funcionamento do intestino; Fortalece a saúde dos ossos.

“Além disso, o grão de bico também ajuda a equilibrar a glicose no sangue, por ter ferro e folato, prevenindo a anemia. Ele também tem triptofano, que é um aminoácido que ajuda muito na sensação de bem-estar e felicidade”, acrescenta Fabiana. Quem consome regularmente essa leguminosa tem uma melhora na saúde, menos chances de desenvolver câncer e maior controle sobre o peso.

Quantas colheres de grão-de-bico posso comer por dia?

Como fazer grão-de-bico – O grão-de-bico contém ácido oxálico e fitatos, substâncias que, quando consumidas em excesso, podem diminuir a absorção de proteína, ferro e outros nutrientes. Por isso, antes de fazer essa leguminosa é importante deixá-la de molho em água fria por pelo menos 12 horas (descartando a água a seguir) e, depois, cozinhá-la em água ou assar antes de comer.