Como Fazer Calda De Chocolate Para Bolo De Cenoura
Contents
- 1 Como guardar bolo de cenoura de um dia para o outro?
- 2 Como guardar um bolo de um dia para o outro?
- 3 O que fazer para o bolo não ficar duro na geladeira?
- 4 Pode deixar bolo de chocolate fora da geladeira?
- 5 Qual chocolate serve para cobertura?
- 6 Qual o chocolate ideal para fazer cobertura?
- 7 Quanto tempo tem que deixar o bolo na geladeira antes de confeitar?
- 8 Quantos dias dura um bolo simples?
- 9 Para que serve o antimofo no bolo?
- 10 Pode tampar o bolo quente?
- 11 Tem que esperar o bolo esfriar para colocar na geladeira?
- 12 Pode colocar o bolo ainda quente na geladeira?
Como guardar bolo de cenoura de um dia para o outro?
Baixe em PDF Baixe em PDF Se for fazer um bolo de cenoura caseiro um ou dois dias antes de um evento ou quiser guardar o bolo que sobrou, saber como guardá-lo para durar o máximo de tempo possível ajuda bastante. Mesmo que outros tipos de bolo possam ficar na mesa da cozinha por alguns dias, é melhor guardar bolos de cenoura (ou qualquer bolo que tenha cobertura com laticínios) na geladeira.
- 1 Planeje levar o bolo à geladeira se sua cozinha estiver quente. Geralmente, não tem problema deixar boa parte dos tipos de bolo, incluindo o de cenoura, em temperatura ambiente. Eles costumam ficar bons por alguns dias. Porém, se você mora em uma cidade que faz muito calor, tem clima muito úmido ou sua cozinha costuma ficar quente, é melhor optar pela geladeira.
- Coloque o bolo na geladeira se a temperatura da cozinha estiver maior que 21 °C em qualquer momento do dia.
- O calor e a umidade são um convite para a proliferação de bactérias perigosas, principalmente em comidas onde há bastante açúcar para elas se alimentarem.
- 2 Enrole o bolo em um pedaço de filme plástico. Rasgue um pedaço de filme plástico grande o suficiente para embalar o pedaço de bolo que sobrou. Se for guardar um bolo inteiro, vai precisar de mais de um pedaço. Veja se o plástico ficou com algum vão ou pontas soltas quando terminar de embalar.
- Se preferir, enrole o bolo com papel-manteiga ou alumínio ou cubra com uma tampa para bolo ou tigela de ponta cabeça.
- Alguns especialistas em bolos recomendam gelar bolos com cobertura por 15 minutos antes de embalar para que a cobertura endureça. Isto ajuda a diminuir a bagunça na hora de tirar o filme plástico, o papel-manteiga ou o alumínio.
Dica: é sempre bom cobrir bolos que serão colocados na geladeira, mesmo se ainda não os cortou, porque eles podem absorver cheiros ruins de qualquer coisa que estiver por perto na geladeira.
- 3 Leve o bolo à geladeira e deixe por até uma semana. Se for só um ou dois pedaços, não será difícil achar espaço. Já se for um bolo inteiro ou sobras em assadeiras grandes, tente abrir espaço no fundo ou no canto de uma das prateleiras da sua geladeira, longe de qualquer coisa que possa cair e deixar o bolo amassado.
- Assim que o bolo estiver guardado na geladeira, não o tire de lá até a hora de servir. Várias mudanças de temperatura podem fazê-lo estragar mais rápido.
- 4 Tire o bolo da geladeira uma ou duas horas antes de consumir. Coloque o bolo na mesa da cozinha e deixe-o lá enquanto faz outras coisas. Isso dará tempo para o bolo e a cobertura chegarem à temperatura ambiente, para que a textura não fique estranha.
- Se for servir o bolo de cenoura como sobremesa, tire-o da geladeira antes de servir o prato principal.
- Desembalar ou descobrir o bolo fará com que ele esquente um pouco mais rapidamente.
Publicidade
- 1 Deixe bolos com cobertura não cortados na mesa da cozinha por dois ou três dias. Se você já passou a cobertura no seu bolo de cenoura, mas ainda não o cortou, não precisa recorrer a nenhum truque especial para guardá-lo. A cobertura vai agir como uma barreira para manter as bactérias do ambiente longe do bolo.
- Uma camada grossa de cobertura muitas vezes é suficiente para proteger um bolo por si só, já que demora um tempo para o açúcar estragar.
- Mesmo que seu bolo não corra o risco de ficar solado, você ainda pode cobri-lo com uma tampa ou tigela virada para baixo para que poeira, pelos de animais e outros tipos de sujeira não caiam nele.
- 2 Cubra as partes expostas do bolo com papel-manteiga ou mais cobertura. Digamos que você tirou uma fatia para comer, mas quer guardar o resto do bolo para depois. Nesse caso, coloque filme plástico ou um pedaço de papel-manteiga dobrado no espaço vazio que a fatia deixou ou simplesmente espalhe mais cobertura nas partes do bolo que ficaram expostas.
- Com as bordas expostas cobertas, o bolo deve manter-se bom em temperatura ambiente igual a se nunca tivesse sido cortado.
- O lado negativo de passar mais cobertura em um bolo que já foi cortado é que isso aumenta a quantidade de açúcar e gordura do bolo. Lembre-se disso caso esteja contando calorias.
Dica: para manter o máximo de frescor, use um papel para cobrir e uma tampa para bolo ou algo parecido.
- 3 Enrole camadas de bolo sem cobertura duas vezes para vedá-las contra o ar. Enrole cada camada com uma ou mais camadas de filme plástico e depois coloque-as dentro de sacos plásticos com fecho grandes. Ao fazer isso, você manterá o bolo fresco longe do ar e da umidade.
- Camadas de bolo guardadas assim duram por cinco dias ou mais.
- Você também pode congelar camadas de bolo sem cobertura por seis a 12 meses sem problemas.
- Esse método pode ser útil para quando você quiser fazer o bolo com antecedência e deixar para passar cobertura depois.
Publicidade
- 1 Congele seu bolo se precisar guardá-lo por mais do que alguns dias. Talvez você não saiba disso, mas bolos congelam muito bem. Enquanto um bolo bem embalado ou com cobertura duraria dois ou três dias na mesa da cozinha ou uma semana na geladeira, um bolo congelado corretamente continuará bom para comer por até um ano!
- Mesmo que um bolo de cenoura possa sobreviver uma volta inteira ao redor do sol no congelador, ele vai começar a perder o sabor depois de uns três meses.
- 2 Embale o bolo com filme plástico e papel-alumínio para protegê-lo bem. Você também pode vedá-lo em um pote hermético, se preferir. Qualquer um desses métodos funcionará, contanto que você garanta que a embalagem fique o mais hermética possível. Pare um momento e veja se há algum buraco, vão ou partes soltas no plástico ou no alumínio.
- Você também pode embalar o bolo e colocá-lo em um pote separado se quiser ter certeza de que seu bolo não ficará com queimaduras de gelo.
- O segredo para congelar um bolo sem destruir a textura leve e fofa dele é manter toda a umidade do ambiente o mais longe dele possível.
Dica: não esqueça de colocar uma etiqueta no bolo com a data de congelamento para saber, com uma olhada rápida, o que é e a quanto tempo está congelado.
- 3 Abra um espaço para o bolo no seu freezer. Você pode colocar fatias separadas em cima de formas de gelo, comidas prontas, latas, jarros e outras coisas pesadas que poderiam cair sobre elas e amassá-las. Se for congelar um bolo inteiro, você terá que arrumar um pouco o seu congelador, provavelmente.
- Use uma bandeja pequena, um prato ou uma assadeira rígida para estabilizar o bolo e evitar que ele se incline, deslize ou se mova.
- 4 Deixe seu bolo descongelar por 20 a 30 minutos antes de comer. Quando chegar a hora de tirar o bolo do congelador, coloque-o na mesa da cozinha, tire a tampa do pote ou o papel-alumínio e deixe o bolo em temperatura ambiente por, mais ou menos, meia hora. Isso deve ser o suficiente para ele perder a textura dura e chegar em uma temperatura boa para o consumo.
- Bolos inteiros precisam de, mais ou menos, uma hora para descongelarem por completo.
- Se estiver com pressa, descongele rapidamente fatias separadas no micro-ondas em intervalos de 15 a 20 segundos na potência baixa.
Publicidade
Mesmo que todos esses métodos mantenham o bolo fresco por, pelo menos, alguns dias, quanto antes você o comer, melhor.
Publicidade
Consumir sobremesas com laticínios não frescos pode causar náusea, vômito, diarreia, cólica abdominal, febre ou dor de cabeça leve e outros sintomas desagradáveis.
Publicidade
- Geladeira.
- Filme plástico.
- Papel-manteiga ou alumínio (opcional).
- Pote para bolo ou tigela grande (opcional).
- Filme plástico ou papel-manteiga.
- Pote para bolo ou tigela grande.
- Saco plástico com fecho grande.
- Congelador.
- Filme plástico.
- Papel-alumínio.
- Pote grande com tampa (opcional).
- Bandeja pequena, prato ou assadeira rígida (opcional).
- Canetinha com ponta de feltro (opcional, para etiquetar).
Esta página foi acessada 9 606 vezes.
Deve desenformar o bolo quente?
Como Desenformar Bolos, Tortas e Pudins
Formas tradicionais Passe uma faca sem ponta, ou espátula em toda a lateral. O bolo deve estar morno, pois se ainda estiver quente, a massa pode quebrar ou esfarelar e se já estiver completamente frio, é mais difícil de soltar. Aquecer rapidamente o fundo da forma para o caramelo ficar levemente mais fluido. Passe uma faca sem ponta, ou espátula em toda a lateral. Incline levemente a forma e apoie a faca sobre o pudim, fazendo que entre um pouco de ar. Apoie um prato com bordas altas, vire e retire com cuidado a forma. Formas de fundo ou aro removível Geralmente usadas em tortas de massas mais delicadas. passe uma faca sem ponta, ou espátula em toda a lateral. Apoie a forma sobre um copo, para facilitar a retirada do aro, e retire devagar e com cuidado. Apoie a forma sobre o prato de servir, passe uma faca sem ponta, ou espátula em toda a lateral e abra com cuidado a trava do aro. Formas trabalhadas: não é possível passar a faca nas laterais, por isso, sempre devem ser sempre muito bem untadas e polvilhadas.
: Como Desenformar Bolos, Tortas e Pudins
Como guardar um bolo de um dia para o outro?
Como armazenar bolo?
Algumas pessoas têm dúvidas de como armazenar o bolo confeitado até o momento da festa. O melhor a se fazer é guardar o bolo dentro da geladeira, dentro da caixa ou embalagem plástica, assim ele ficará protegido do cheiro de outros alimentos que estiverem dentro da geladeira. Após a festa, se sobrou um pedaço e você quer guardar: para que não fique “seco” escolha um recipiente que possa ser fechado hermeticamente. E consuma em dois dias, no máximo, principalmente em caso de bolos recheados. Boa festa!
: Como armazenar bolo?
O que fazer para o bolo não ficar duro na geladeira?
Guardar o bolo Outra opção é envolver todo o bolo em papel alumínio, evitando assim que a umidade do mesmo escape, deixando-o seco e duro. Por último não se esqueça de conservar o bolo em um local seco e ameno da cozinha, caso deseje comer o bolo nos primeiros 3 dias.
Pode deixar bolo de chocolate fora da geladeira?
Quanto tempo um bolo pode ficar fora da geladeira? 6 dicas para durar! O bolo pode ficar até 3 dias fora da refrigeração. Saber quanto tempo um bolo pode ficar fora da geladeira pode ajudar muito a evitar desperdícios, principalmente quando falamos em negócios de venda, e até mesmo evitar algum tipo de intoxicação alimentar.
Qual chocolate serve para cobertura?
Frequentemente falamos com pessoas que têm dúvidas sobre coberturas e chocolates. Cada um desses produtos tem composições e usos diferentes. Esperamos que esse artigo ajude a esclarecer as distinções entre esses produtos. CHOCOLATE OU COBERTURA? Para entender a diferença entre chocolates e coberturas, vamos começar lembrando que o chocolate é uma receita feita a partir de alguns ingredientes básicos: MASSA DE CACAU, MANTEIGA DE CACAU, AÇÚCAR e, na maioria dos casos, LEITE,
Para a legislação brasileira, só pode ser classificado como chocolate os produtos que contenham, no total da receita, ao menos 25% de cacau. Para os chocolates brancos, a legislação determina que o cacau deve ser ao menos 20% de todos os ingredientes. Isso porque, nesse sabor, não é acrescentada a massa de cacau que é a parte mais sólida e marrom da fruta.
Por tanto, são chocolates todos aqueles produtos que contenham ao menos 25% de cacau nas versões ao leite, meio amarga ou amargas e 20% para o chocolate branco. Todo produto com menor teor de cacau do que o previsto na legislação é classificado como cobertura.
MANTEIGA DE CACAU – UMA GORDURA NOBRE Outra grande diferença entre chocolates e coberturas é a presença da manteiga de cacau. O que nós conhecemos popularmente como chocolate nobre possui manteiga de cacau na composição, A manteiga de cacau é uma gordura de origem vegetal e sólida em temperatura ambiente, o que é uma raridade na natureza.
Ela possui mais de um ponto de fusão: começa a derreter entre 28°C e 30°C, mas só está totalmente líquida a 45°C. É por isso que os chocolates têm essa textura incrível, sabe? Aquela que vai derretendo aos poucos na boca! Por causa da manteiga de cacau, é necessário realizar uma técnica específica antes de moldar o chocolate e transformá-lo em ovos de Páscoa, bombons, trufas ou pães de mel: a têmpera, também conhecida como temperagem,
Aprenda aqui os passos básicos dessa técnica. A Harald tem os chocolates das linhas Melken, que funcionam nas mais variadas e clássicas receitas da confeitaria, e Unique, feitos exclusivamente com manteiga de cacau, sem adição de outras gorduras. Os chocolates Unique também são produzidos com cacau 100% brasileiro, cultivado de forma diferenciada.
Conheça mais aqui, COBERTURAS As coberturas facilitam o dia a dia de quem trabalha com confeitaria. Nelas, a manteiga de cacau é substituída por outros tipos de gordura vegetal, o que traz algumas vantagens para a nossa rotina: manuseio mais simples, com valor mais baixo e maior resistência a temperaturas elevadas.
Dentro da categoria de coberturas, ganham destaque as fracionadas, presentes nas linhas Top e Confeiteiro, Feitas com uma combinação de gorduras, as coberturas fracionadas não precisam passar pela temperagem. Além disso, são mais fluidas após o derretimento. Isso significa que você terá casquinhas mais finas e delicadas e que o produto vai render muito mais e com o sabor muito próximo do chocolate! Já uma cobertura hidrogenada como Raspar e Cobrir é indicada para decorações que vão enfrentar variações de temperatura por um longo período, como doces de padarias e docerias.
Ela é macia, fácil para fazer raspas e cigarretes. Você também pode substituir a pasta americana e fazer massinhas decorativas com sabor de chocolate! Veja aqui como: Raspar & Cobrir: massinhas para decoração A LINHA INOVARE Para quem está pensando em ter o melhor dos dois mundos, a Harald desenvolveu a linha Inovare, que alia a praticidade e resistência das coberturas ao sabor e textura inigualáveis dos chocolates! Nesta linha a manteiga de cacau dá lugar a gorduras com características equivalentes às da manteiga de cacau.
Por causa dessa semelhança, é necessário fazer a têmpera (ou temperagem), mas sem medo e de um jeitinho bem mais fácil: alguns graus a mais ou a menos do indicado na embalagem não influenciarão no resultado final! Por isso, Inovare é uma linha excelente para iniciantes no mundo dos chocolates. MELHORES USOS Todo produto pode ser usado em diversas aplicações.
A escolha vai depender do tipo de receita que será feita, do domínio de técnicas, do valor que será investido e até mesmo da região em que você mora! Você pode, inclusive, trabalhar com receitas que unem as vantagens dos dois produtos, mas cuidado! A mistura de chocolate e cobertura não é recomendada! Por terem gorduras diferentes, o resultado será uma peça sem brilho e sem textura, como explicamos aqui: Misturando chocolates e coberturas, Ficou com dúvidas na escolha do produto ideal? Fale com a gente ou clique aqui: Como Escolher seu Chocolate, Estamos aqui para apoiar você nesta aventura que é trabalhar com chocolates e coberturas. Conte sempre com a Harald! Compartilhar este conteúdo
Qual o chocolate ideal para fazer cobertura?
Já para coberturas, banhos de chocolate e casquinhas de bombons e trufas, recomenda-se utilizar o chocolate puro ou o fracionado.
Porque o bolo murcha depois de sair do forno?
ERRO 1: Provocar um choque térmico – Para que um bolo asse do jeito correto, o ideal é ter assar a 180ºC no forno preaquecido (algumas receitas indicam também para assar a 200ºC). Mas, no momento em que abrimos o forno para fazer o teste do palito, por vezes observamos o bolo a baixar logo.
- Porque acontece isso? Simples: na maioria dos casos o bolo murcha porque existe uma grande diferença entre a temperatura no interior do forno e a temperatura ambiente, que está mais fria, provocando assim um choque térmico na massa do bolo.
- Neste caso, o que fazer para o bolo não murchar? Nosso conselho: quando você observar que o bolo está pronto, desligue o forno e deixe o bolo no interior por mais 5 minutos.
Depois abra um pouco a porta do forno, permitindo deste jeito que a temperatura no interior do forno desça gradualmente, evitando o referido choque térmico. Retire o bolo do forno e deixe esfriar em um local sem correntes de ar (pode ser dentro do forno mesmo, com a porta já totalmente aberta).
Quando termina de assar o bolo tem que tirar do forno?
3. Não desenforme o bolo assim que sair do forno – Por mais que a ansiedade de ver o resultado possa gerar um ímpeto de desenformar o bolo ainda quente, saiba que esse pode ser o seu maior erro em relação à finalização da sua receita. O ideal é que o bolo esteja morno quando for tirado da forma. Para facilitar a tarefa, use uma espátula ou uma faca sem serra para soltar os lados do bolo, sempre com muito cuidado. Se a forma for daquelas com um furo no meio, além de passar a espátula, você pode polvilhar mais um pouco de farinha de trigo ou cacau em pó para que a massa deslize melhor.
Porque não se deve untar as laterais do bolo?
Mas, as laterais, melhor não untar. O bolo gosta de escalar a forma e conforme ele vai crescendo, vai grudando cada vez mais nas paredes laterais da forma. Nisso, ele trava, fazendo com que não aconteça aquele efeito do bolo sair do forno e dar aquela leve baixada por igual.
Quanto tempo tem que deixar o bolo na geladeira antes de confeitar?
Como prensar bolo.
- Sabe quando o bolo fica bem lisinho, retinho e sem imperfeições?
- É porque ele passou por um processo de “prensa”, hoje vou mostrar uma maneira fácil de prensar o bolo.
- Você não precisa de utensílios diferenciados, pode usar a própria forma onde o bolo foi assado anteriormente.
- Certo, então como fazer?
Vamos lá. primeiro, prepare a massa do bolo (ah vá né Carol. rs.), o recheio e a calda (importante que tudo esteja frio ok?). Corte o bolo em quantas camadas quiser (duas, três. vai do gosto de cada um.). Forre a forma onde você assou o bolo com papel manteiga, filme de pvc ou com saquinho plástico (aqueles próprios para congelamento e sem uso pooor favor, nada de reaproveitar sacolinha de supermercado hein gente.).
Depois de forrada a forma coloque uma camada de bolo, regue com a calda, uma camada de recheio, outra de bolo e assim sucessivamente até acabarem as suas massas. Lembrando que precisa terminar com uma massa (claro né. rs.). Feito isso, “feche” a parte de cima onde ficou a última camada de massa com um pedaço de plástico (neste caso não é bom colocar o papel manteiga pois ele pode grudar na massa e acabar com o fundo do bolo).
Deixe o bolo na geladeira pelo menos umas 3 horas antes de finalizar, abaixo tem um pequeno passo a passo em fotos e o resultado do bolo pronto para receber a cobertura de glacê ou para aplicação da pasta americana.
- E por falar em pasta americana amanhã tem um post sobre como nivelar o bolo e prepará-lo para receber a pasta.
- Não esqueça de deixar seu comentário aí pra gente.
- Beijos Doces.
- Carol Marques.
Foto: www.oslaineartes.com.br : Como prensar bolo.
Quantos dias dura um bolo simples?
Se estivermos falando de um bolo comum, suas qualidades se mantêm, em média, por 6 dias em local refrigerado. Mas se o bolo contar com ingredientes perecíveis ou frutas, o jeito é armazená-lo também em local refrigerado, mas por apenas 3 dias.
Para que serve o antimofo no bolo?
Utilizado como conservante em massas, para prevenir a formação de bolor e mofo. Não deve ser utilizado em produtos com restrição de açúcar ou em doces e chocolates.
Pode tampar o bolo quente?
Pode desenformar o bolo quente? – Não, isso é um risco muito grande e pode fazer com que seu bolo quebre todinho. Principalmente bolos fofos, precisam esfriar completamente antes de desenformar. Assim, ele consegue firmar toda a estrutura adquirida dentro do forno. De modo geral, é indicado deixar o bolo esfriando de 15 a 20 minutos sobre uma superfície segura.
Tem que esperar o bolo esfriar para colocar na geladeira?
Como Esfriar Bolos: 14 Passos (com Imagens) Dependendo do tipo de bolo que você está assando e do tempo necessário para resfriá-lo, vários aspectos precisam ser levados em consideração. Se o resfriamento for feito da maneira errada, o resultado pode ficar esfarelento ou empapado.
- 1 Veja quanto tempo você tem. Dependendo do tipo de bolo, este método de resfriamento pode levar apenas umas duas horas. Leve em consideração o seguinte:
- Os bolos do tipo “angel food”, bolos ingleses (“pound cake”), bolos esponja e outros que sejam leves e fofinhos podem esfriar na geladeira em cerca de uma ou duas horas.
- Este método não é o mais adequado para os cheesecakes, pois as mudanças bruscas de temperatura podem perturbar a estrutura desse bolo, causando rachaduras. Os bolos ricos e cremosos que são servidos frios podem precisar de até quatro horas no refrigerador.
- No caso de um bolo tradicional, o método vai levar cerca de duas a três horas.
- 2 Tire o bolo do forno. use luvas de forno para tirá-lo de lá com cuidado e colocá-lo sobre a bancada da cozinha. Deixe-o lá por cinco a dez minutos. Use as seguintes orientações:
- Caso esteja preparando um cheesecake ou outro bolo cremoso, recomenda-se que você desligue o forno e deixe o alimento esfriar lá dentro por cerca de uma hora antes de passá-lo para a geladeira. Se não tiver tempo, você pode colocá-lo no refrigerador, mas saiba que ele pode rachar um pouco.
- No caso do cheesecake, passe uma faca de manteiga entre a borda dele e a forma enquanto o bolo ainda estiver quente, para evitar que ele grude na forma mais tarde.
- Você pode colocar a forma sobre uma superfície de madeira, como uma tábua de corte, para proteger a bancada do calor.
- 3 Ponha o bolo na geladeira. Depois de deixá-lo esfriar um pouco sobre a bancada, coloque a forma no refrigerador por mais cinco a dez minutos. Assim, ele vai esfriar ainda mais sem ressecar. Após esse tempo, o alimento estará bem frio ao toque. Não se esqueça do seguinte:
- Recomenda-se resfriar bolos esponja ou do tipo “angel food” de cabeça para baixo. Para tanto, você pode virar a forma de ponta-cabeça e colocar a parte do tubo sobre o gargalo de uma garrafa estável. Essa posição evita que o bolo se desmanche enquanto estiver esfriando.
- É melhor tirar os bolos ingleses da forma para resfriá-los. Se eles permanecerem nela por tempo demais, podem ficar muito úmidos e grudar. Passe-os para uma grade e deixe-os na geladeira.
- 4 Embrulhe o bolo com filme plástico. Tire-o da geladeira novamente e feche a parte de cima da forma embrulhando-a pelo menos duas vezes com o filme. Assim, você mantém a umidade do bolo enquanto ele esfria.
- Se tiver tirado o bolo da forma ou colocado de cabeça para baixo, você não precisa embrulhá-lo.
- 5 Deixe o bolo esfriar na geladeira por mais uma ou duas horas. Os bolos tipo “angel food” e inglês podem precisar de apenas mais uma hora. Já os cheesecakes necessitam de duas horas inteiras.
- 6 Solte o bolo da forma. Passe uma faca afiada ou de manteiga entre a forma e o bolo.
- Mantenha a faca na vertical para não cortar as laterais do bolo por acidente.
- 7 Tire o bolo da forma. Ponha um prato grande sobre ela, segure o prato e a forma com firmeza e vire-os de cabeça para baixo. Agite um pouco a forma para passar o bolo dela para o prato.
- Se o bolo for muito delicado, bata de leve no fundo da forma algumas vezes, até sentir que ele se soltou.
- Agora que o bolo está frio, você pode decorá-lo da maneira que quiser!
Publicidade
- 1 Escolha a grade certa. Faça a seleção de acordo com o tamanho do bolo que você vai assar.25 cm costuma ser o tamanho padrão mais largo para bolos redondos e em formato anelar, portanto, uma grade com pelo menos esse comprimento deverá servir para todas as suas necessidades.
- Escolha uma grade que caiba facilmente na sua lava-louças e no local onde você pretende guardá-la.
- Essas grades permitem que o ar circule embaixo do bolo, o que ajuda a evitar a condensação que poderia deixar o fundo empapado.
- 2 Tire o bolo do forno. use luvas de forno para retirá-lo com cuidado de lá e colocar a forma diretamente sobre a grade.
- Caso esteja esfriando um cheesecake, você pode apenas desligar o forno e deixar o bolo lá dentro por cerca de uma hora. Assim, o alimento delicado vai resfriar devagar, o que evitará que ele rache.
- 3 Deixe o bolo descansar. Nesse momento, é uma boa ideia verificar a receita para saber qual o tempo recomendado. Ele pode variar bastante dependendo do tipo de bolo que está sendo assado. Como regra geral, procure deixá-lo na grade por dez a 15 minutos.
- A forma deverá ficar descansando na grade para que a parte de baixo dela receba ar.
- 4 Solte o bolo da forma. Tire-o de lá e coloque-o sobre a bancada. Passe uma faca afiada ou de manteiga entre a forma e o bolo.
- Mantenha a faca na vertical para não cortar as laterais do bolo por acidente. Passe a faca ao redor dele algumas vezes para soltá-lo.
- 5 Unte a grade. Antes de transferir o bolo para ela, você precisará untá-la um pouco.
- Como o alimento estará um pouco quente, colocá-lo sobre a grade untada vai evitar que ele grude.
- 6 Passe o bolo diretamente para a grade (opcional). Segure a grade sobre a forma e, lentamente, vire-as de cabeça para baixo. Com cuidado, bata no fundo da forma até soltar o bolo. Levante a forma devagar para transferir o alimento para a grade. Antes de tirá-lo da forma, pense nos seguintes pontos:
- Caso esteja esfriando um cheesecake, é melhor não tentar transferi-lo para a grade. Esse tipo de bolo é muito delicado e pode estragar.
- Tirar um bolo redondo da forma mais cedo vai ajudar a evitar que ele fique muito empapado.
- Se estiver esfriando um bolo “angel food”, é melhor pular a grade e colocá-lo de cabeça para baixo sobre a bancada. Para tanto, vire a forma e ponha a parte do tubo em cima do gargalo de uma garrafa estável. Essa posição evita que o bolo se desmanche quando estiver esfriando.
- Lembre-se de usar luvas de forno para pegar a forma. Como ela terá saído do forno há pouco tempo, pode ainda estar quente o suficiente para causar queimaduras.
- 7 Tire o bolo da grade. Depois de deixá-lo esfriar por uma ou duas horas, você pode passá-lo para um prato e decorá-lo da maneira que quiser. Publicidade
- Esfrie os bolos “angel food” de cabeça para baixo por três horas para deixá-los mais fofinhos.
- Para evitar que os cheesecakes rachem, passe uma faca fina ao redor da borda deles assim que saírem do forno.
- Não é bom deixar um bolo inglês esfriar completamente na forma, mas um bolo quente é delicado demais para ser desenformado imediatamente. Evite que o bolo inglês fique empapado enquanto esfria tirando-o da forma após cerca de 20 minutos na bancada.
Publicidade
- Sempre use luvas ou outra proteção para tirar o bolo do forno, evitando queimaduras.
- Caso esteja esfriando um bolo “angel food” de cabeça para baixo, não passe uma faca entre ele e a forma, ou o bolo pode cair!
- Se você tentar desenformar um bolo quente, ele pode rachar e se despedaçar.
- As temperaturas dos fornos variam; portanto, fique de olho no seu bolo para que ele não asse demais.
Publicidade
- Forma
- Grades para esfriar bolo
- Luvas de bolo para lidar com a forma de maneira segura
- Filme plástico
- Faca
Este artigo foi coescrito por, Quynh La é Padeira e Proprietária da Sugar Bakery & Cafe em Seattle, Washington. Com mais de sete anos de experiência, é especialista em assar bolos, cookies, croissants e pães. Quynh é formada em Artes Culinárias pela South Seattle College e especialização em Pães e Sobremesas pelo Seattle Central College.
Pode colocar o bolo ainda quente na geladeira?
Brastemp | Sem dúvida, Brastemp
Guardar alimentos quentes na geladeira prejudica o funcionamento da mesma, podendo gerar danos, além de aumentar o consumo de energia e, consequentemente, a conta de luz. Ou seja, não recomendamos que comidas quentes sejam colocadas no freezer ou geladeira, por isso, espere até que estejam em temperatura ambiente. Tire todas as suas dúvidas sobre Geladeira na nossa Brastemp, mas se ainda assim precisar de ajuda, fale conosco nnosso at.
Este artigo foi útil? : Brastemp | Sem dúvida, Brastemp