Como Fazer A Conclusão De Um Trabalho? - CLT Livre

Como Fazer A Conclusão De Um Trabalho?

Como Fazer A Conclusão De Um Trabalho

Como montar a conclusão do TCC?

A conclusão do TCC deve ser assertiva e concisa. Deve retomar os principais pontos do trabalho e apontar direções para os próximos estudos na área da pesquisa. Em outras palavras, a conclusão do TCC deve mostrar até onde a pesquisa foi e o que ela encontrou.

Quantas linhas tem que ter uma conclusão?

Conclusão. A conclusão é o último parágrafo de seu texto e o ideal é que ele seja desenvolvido em cerca de 7 linhas.

O que é a conclusão de um trabalho?

A conclusão: algo muito importante no trabalho – A conclusão de um TCC é a última etapa de um trabalho acadêmico, no qual o estudante apresenta um sumário do que foi estudado, bem como uma análise crítica dos resultados e das conclusões a que chegou.

O aluno pode, neste momento, também sugerir formas práticas de aplicar os resultados alcançados com o trabalho. A conclusão de um TCC é mais do que simplesmente escrever algumas palavras de encerramento. É o resultado de muito esforço e dedicação para realizar uma tarefa monumental e criativa. É um marco de vitória, pois significa que você superou todos os desafios e encontrou a solução para o seu problema.

Esta etapa do processo científico apresenta um texto objetivo, claro, importante, relevante, o qual representará o término do ciclo de estudo, depois de uma longa etapa durante o desenvolvimento. O capítulo conclusivo referente a trabalho acadêmico é focado na proposta, mostrando a situação e os processos na resolução da problemática. Só após de muito trabalho, você chegará a uma boa conclusão de TCC. Foto: unsplash.com A parte conclusiva do TCC não deve salientar o tamanho total da pesquisa, ou todos os dados coletados a partir do ensino na faculdade. Por exemplo, em um trabalho de 40 ou mais páginas, duas páginas para finalização serão o suficiente para descrever os apontamentos pertinentes.

Ou seja, a dissertação de conclusão de curso deve demonstrar a importância do estudo no campo acadêmico, indicando nos resultados da pesquisa e, úteis para o mundo científico. Dessa forma, conclui-se que o texto final deve ser conciso, objetivo e claro, contendo no máximo duas páginas, sem novas descobertas, apenas apresentando o desfecho das ideias analisadas durante a pesquisa científica.

You might be interested:  Como Limpar A Língua Do Bebê

Agora você já sabe o que significa conclusão! A conclusão do TCC, com suas reflexões finais, corresponde ao resumo de todo um trabalho científico sobre uma determinada hipótese, de forma concisa e objetiva. Encerra o problema, a hipótese e os objetivos apresentados no início do estudo.

O que é a conclusão de um trabalho escolar?

Conclusão: é onde o aluno finaliza o trabalho, escrevendo seu ponto de vista sobre o assunto e as conclusões que tirou com a pesquisa realizada. Bibliografia: é a relação de todos os materiais que foram usados na pesquisa (livros, sites, revistas e outros materiais).

Como terminar uma conclusão de redação?

Conclusão –

O último parágrafo do texto dissertativo-argumentativo pode ser feito de duas maneiras: em forma de síntese ou com proposta de solução, No caso da síntese, o autor deve resumir os argumentos e repetir sua tese, concluindo o raciocínio construído desde a introdução.

No caso da conclusão com proposta de solução, é preciso que o redator apresente soluções práticas e detalhadas acerca dos problemas levantados no texto. Se, por exemplo, o problema discutido na argumentação foi o preconceito contra religiões de matriz africana, a solução deve ser direcionada a essa questão.

Uma proposta detalhada, é importante ressaltar, deve determinar:

  1. Agentes (quem executará);
  2. Ações (o que será feito);
  3. Meios (como a solução será produzida);
  4. Efeitos (o que gerará a aplicação da solução).

Portanto, sugerir que o Ministério da Educação (agente) produza materiais publicitários combatendo o preconceito contra religiões de matriz africana (ação) por meio de TVs, rádios, jornais e redes sociais (meio) para que os índices de violência contra centros religiosos afros diminuam (consequência) seria uma boa proposta de solução para o Enem.

Como fazer a conclusão de um trabalho ABNT?

Uma conclusão, de acordo com a normas da ABNT, deve focar nos resultados que se obteve com o estudo de forma clara e objetiva. É necessário abordar os fundamentos teóricos e práticos que levaram ao resultado, enfatizando a contribuição deles para o campo de estudo.

O que são as considerações finais?

O que são Considerações finais? – Chamamos de considerações finais o momento onde podemos sintetizar argumentos anteriormente expostos, podendo assim expor conclusões que foram obtidas ao final do processo de pesquisa acerca de determinado argumento.

Quantas páginas deve ter a conclusão de um TCC?

Quantas páginas deve conter o TCC (artigo científico e monografia)? O TCC pode ser um artigo científico ou uma monografia, fica a critério do aluno. O artigo científico deve ser escrito entre 5 e 13 páginas, completas, entre o resumo e a conclusão e com as páginas numeradas a partir da página do resumo.

You might be interested:  Como Fazer A Unha Ficar Dura E Forte Caseiro

O texto deve ser dividido em: Resumo, Introdução, Desenvolvimento e Conclusão, com essas palavras citadas literalmente, sem numeração. Não existem espaços entre o Resumo, Introdução, Desenvolvimento e a Conclusão. O Texto é corrido, portanto, não utilize quebra de página. A monografia deve conter capa, folha de rosto, resumo, sumário, introdução, desenvolvimento (dividido em tópicos e numerados), conclusão e referências.

Deve haver quebra de página entre as seções e lista de quadros, tabelas, figuras e listas quando estas existirem. O texto deve ter entre 25 e 40 páginas, contando da introdução até a última página de conclusão. Procure definir o tipo de trabalho que você quer apresentar e adeque o mesmo às normas estabelecidas.

Quais as características principais da conclusão?

As principais características de uma conclusão são: essencialidade, brevidade e personalidade. Este é o momento em que o autor do trabalho se posiciona, faz crítica, apresenta as suas contribuições e traz sua marca pessoal.

Pode usar portanto na conclusão?

Como fazer a conclusão de uma redação Para iniciar uma conclusão, pode-se usar alguma conjunção conclusiva como: logo, portanto, assim, por isso, em vista disso, conseguinte, etc.

Como iniciar e terminar uma redação?

Dica 1: Retome a tese – No início do seu texto, você apresentou o seu ponto de vista do assunto. Agora, na conclusão, é hora de retomar a sua tese e ressaltar a ideia principal que você desenvolveu ao longo da redação. Você pode até fazer um resumo do que foi tratado, mas fique atento à quantidade de texto que está escrevendo.

Como começar uma conclusão de trabalho ABNT?

Perguntas frequentes – Ao finalizar um trabalho, é relevante resumir os tópicos centrais discutidos ao longo da obra, apontando as principais descobertas e conclusões. Além disso, é relevante indicar possíveis áreas de estudo futuras de nível superior e apresentar novas perspectivas para o tema em questão.

Enfim, é importante expressar gratidão a todos os que contribuíram para este trabalho, sejam professores, colegas de trabalho ou outras fontes de informação. Ao começar uma conclusão deve começar com uma sentença que condense os tópicos mais relevantes do texto. Esta frase deve ser seguida por uma explicação que retrate o sentido geral do texto e apresente uma nova informação ou ponto de vista.

A conclusão de trabalho pronta deve ser nítida, objetiva e breve. Deve conter as ideias e resultados mais importantes alcançados ao longo do processo. A conclusão deve ser composta por parágrafos breves e objetivos, com linguagem acessível e clara, segundo a ABNT.

É importante que esteja de acordo com o que foi produzido anteriormente e que não apresente dados novos. Além disso, é importante que a conclusão seja encerrada com uma frase que reforce a ideia principal do trabalho. Não há um número específico de linhas que uma conclusão deve ter. Uma conclusão deve ser o suficiente para resumir os principais pontos do seu trabalho e fornecer uma conclusão lógica.

No entanto, é geralmente recomendado que uma conclusão seja de no máximo duas páginas. Você pode iniciar retomando e sintetizando pontos abordados na monografia. Pode, então, enumerar seus ganhos de conhecimento com o trabalho e a utilidade e aplicabilidade do que você investigou.

  1. Você pode fazer isso enfatizando as limitações do seu estudo, recomendando novas pesquisas e caminhos a serem seguidos.
  2. Não será difícil, uma vez que, até este momento, você já terá elaborado seu trabalho de conclusão de curso segundo as regras.
  3. Você deve seguir essas regras apenas em relação ao tamanho e tipo de fonte, margens, numeração de seções, etc.
You might be interested:  Como Fazer Deposito No Banco Do Brasil?

Dessa forma, a sua conclusão estará de acordo com a ABNT!

O que são as considerações finais?

Qual é a diferença entre as considerações finais e a conclusão do TCC? – Bom, a diferença entre conclusão e as considerações finais do TCC é meramente científica. Existe muitas críticas sobre isso. No fundo, talvez até exista um consenso que, na verdade, são dois nomes para a mesma coisa.

Ou dois apelidos para a parte final do trabalho. Mas, ainda assim, a metodologia científica faz essa distinção. Então, vamos lá. Considerações finais é o termo mais utilizado, porque indica que as conclusões ali descritas referem-se apenas àquela pesquisa. Ou seja: as considerações finais indicam que não existe um fim para aquelas discussões e que não existe uma verdade científica absoluta e incontestável.

(Afinal, as palavras científico e incontestável na mesma frase soa absolutamente paradoxal. Você pode ler mais sobre isso aqui ). A conclusão, por outro lado, indicaria uma verdade final sobre o tema. E, então, considerando a infinitude da percepção humana, esse termo é rejeitado.

Quantas linhas tem que ter uma conclusão?

Conclusão. A conclusão é o último parágrafo de seu texto e o ideal é que ele seja desenvolvido em cerca de 7 linhas.

Como fazer o fim de uma redação?

Em que consiste uma conclusão da redação? – A conclusão da redação deve resumir os argumentos que foram levantados ao longo do texto. Sendo assim, deve fazer um apanhado geral e breve sobre o que foi discutido na redação até então. Além disso, é interessante também trazer na conclusão uma solução ou proposta de intervenção.