Como Dar Entrada Na Aposentadoria Por Idade? - CLT Livre

Como Dar Entrada Na Aposentadoria Por Idade?

Como Dar Entrada Na Aposentadoria Por Idade

Qual o primeiro passo para dar entrada na aposentadoria por idade?

Como pedir a aposentadoria pela internet? – Para dar entrada na aposentadoria por idade pela internet, o processo é bem simples e rápido. É possível realizar inteiramente online, tanto pelo computador no site quanto pelo aplicativo Meu INSS no celular.

  • Acessando o portal, o primeiro passo é realizar o login.
  • Caso o segurado ainda não tenha, é preciso fazer o cadastro pela plataforma Gov.br,
  • O login é feito com CPF e senha.
  • Após acessar a conta, localize a opção Agendamentos/Solicitações.
  • Nessa área, no canto inferior direito terá a opção Novo Requerimento e selecionar a opção Aposentadorias, CTC e Pecúlio.

É nessa área que o requerente irá selecionar o tipo de aposentadoria que deseja. No caso, a aposentadoria por idade. É nessa área também que ele poderá simular o seu benefício e o tempo de contribuição para saber qual será o valor recebido de aposentadoria.

  • A ferramenta simula tanto por idade quanto por tempo de contribuição e inclui as regras de transição para informar sobre a possível aposentadoria.
  • Por último, é só preencher os campos com todas as informações solicitadas.
  • Nessa etapa também será necessário anexar a documentação comprobatória de acordo com a aposentadoria solicitada.
You might be interested:  Como Tirar Mancha De Sangue Seco De Roupa Colorida

Pronto! O pedido de aposentadoria foi enviado ao INSS, basta aguardar a análise. É possível acompanhar o pedido também pelo Meu INSS e verificar quando sair o resultado da solicitação de benefício.

Como fazer para dar entrada na aposentadoria por idade pela internet?

Através do Meu INSS, é possível fazer o pedido da sua aposentadoria pela internet, direto do computador ou celular. É isso mesmo! O Meu INSS tem ajudado milhares de pessoas a conseguirem seus benefícios. Principalmente, a aposentadoria, Por isso, eu vou te explicar como funciona a plataforma Meu INSS.

Quanto tempo demora um pedido de aposentadoria por idade?

Qual o prazo que o INSS tem para analisar os benefícios? Segundo a Lei dos Processos Administrativos (Lei 9.784/1999), o INSS tem 30 dias após o protocolo do pedido de benefício para conceder ou negar o seu requerimento. Esse prazo também é válido para os pedidos de revisão.

Quais são as novas regras para aposentadoria em 2023?

A partir de 2023, as mulheres precisam ter 62 anos de idade completos. – Para homens, a idade mínima está fixada em 65 anos desde 2019. Para ambos os sexos, o tempo mínimo de contribuição exigido é de 15 anos.

O que fazer para dar entrada no INSS?

Presencial : Encontre a agência do INSS mais próxima no Site do INSS. Documentos pessoais originais do interessado com foto (RG, CNH ou CTPS); Documentos médicos originais (exames, laudos, receitas);

Quanto tempo demora para o INSS aprovar o pedido de aposentadoria?

Segundo o acordo, para as aposentadorias e BPC/LOAS o prazo é de 90 dias. Nos casos de pensão por morte, auxílio reclusão e auxílio-acidente o prazo é de 60 dias. Para a aposentadoria por incapacidade permanente e para o auxílio por incapacidade temporária o prazo estabelecido é de 45 dias.

You might be interested:  Como Fazer Um Currículo Pelo Celular?

Quando posso entrar com pedido de aposentadoria?

Para o homem dar entrada na aposentadoria em 2022 são necessários 35 anos de contribuição e idade mínima de 62 anos e 6 meses, lembrando que anualmente a idade subirá 6 meses, até atingir 65 anos.

Como dar entrada na aposentadoria por idade em 2023?

Não completou a idade mínima até o dia 12/11/2019 – Caso você tenha começado a trabalhar antes da Reforma da Previdência, mas ainda não completou os requisitos necessários para a aposentadoria por idade até o início da Reforma, uma Regra de Transição foi criada. Sendo assim, para ter direito à Regra de Transição da aposentadoria por idade, você precisa de :

  • Homem: 65 anos de idade e 15 anos de contribuição.
  • Mulher: 61 anos de idade e 15 anos de contribuição.
    • Atenção: a idade da segurada mulher começou em 60 anos, em 2019, e aumentou 6 meses por ano até atingir 62 anos em 2023.
  • Valor da aposentadoria :
    • 60% da média de todos os seus salários + 2% ao ano que ultrapassar:
      • Homem: 20 anos.
      • Mulher: 15 anos.

Quais documentos são necessários para a aposentadoria?

Como se aposentar pelo INSS por Idade urbana – Para se aposentar por idade urbana, é preciso cumprir os requisitos do INSS e reunir os documentos exigidos, que são capazes de comprovar o cumprimento das regras. Para se aposentar por idade urbana é preciso que:

homens tenham 65 anos de idade; mulheres tenham 60 anos de idade; ambos tenham 180 meses de carência.

Depois da Reforma da Previdência, os requisitos para aposentadoria são:

homens devem ter 65 anos de idade e contribuir ao INSS por 20 anos; mulheres devem ter 62 anos de idade e contribuir ao INSS por 15 anos.