O Que Significa Porta Das Ovelhas?
Contents
- 1 Quais os significados das portas de Jerusalém?
- 2 O que é aprisco e para que serve?
- 3 Qual era o nome da festa do tanque de Betesda?
- 4 Qual é o significado da palavra Betesda?
- 5 Qual é o significado da ovelha na Bíblia?
- 6 Qual o papel das ovelhas?
- 7 O que é a porta do Peixe?
- 8 Como era a entrada do Tanque de Betesda?
O que era a Porta das Ovelhas Tanque de Betesda?
Como era o Tanque de Betesda? – Para mergulhar na história, precisamos conhecer e entender um pouco mais sobre esse famoso local. E, para isso, é preciso sinalizar que esse episódio, por si só, já desperta muitas curiosidades dos leitores da Bíblia. Componentes como a localização atual de Betesda ou a agitação do anjo nas águas, despertam o imaginário.
Ver resposta completa
Como era a porta do aprisco das ovelhas?
Entrar no Aprisco de Deus Dentro do aprisco de Deus, vivenciamos o cuidado vigilante e nutridor do Bom Pastor e somos abençoados por sentir o Seu amor redentor. Como jovens pais, o irmão e a irmã Samad aprenderam o evangelho de Jesus Cristo na sua casa humilde, de duas divisões, em Semarang, Indonésia.
- Sentados ao redor de uma mesa pequena, com uma fraca luz que parecia encher mais a sala de mosquitos do que de luz, dois jovens missionários ensinaram-lhes verdades eternas.
- Através da oração sincera e da orientação do Espírito Santo, eles passaram a acreditar no que lhes foi ensinado e decidiram ser batizados e tornar-se membros d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.
Esta decisão, e o seu padrão de vida desde então, abençoaram o irmão e a irmã Samad, e a sua família em todos os aspetos das suas vidas. Eles estão entre os Santos pioneiros da Indonésia. Mais tarde, receberam as ordenanças do templo e o irmão Samad serviu como presidente do ramo e depois como presidente do distrito, viajando de carro pela área central de Java para cumprir as suas responsabilidades. Como um dos missionários naquele lar humilde e cheio de fé de há 49 anos, testemunhei neles o que o rei Benjamim ensinou no Livro de Mórmon: “Quisera que considerásseis o estado abençoado e feliz daqueles que guardam os mandamentos de Deus. Pois eis que são abençoados em todas as coisas, tanto materiais como espirituais”. Um aprisco, ou redil, é uma grande cerca, muitas vezes construída com paredes de pedra, onde os rebanhos de ovelhas ficam protegidos durante a noite. Tem apenas uma porta. No final do dia, o pastor chama as ovelhas. Elas conhecem a sua voz e, pela porta, entram na segurança do aprisco.
O povo de Alma teria o conhecimento de que os pastores ficavam na abertura estreita do aprisco para que, quando as ovelhas entrassem, fossem contadas e as suas feridas e doenças fossem observadas e tratadas, uma a uma. A segurança e o bem-estar das ovelhas dependem de vontade delas de entrar e permanecer no aprisco.
Entre nós, pode haver alguns que se sentem à margem do rebanho, talvez pensando que são menos necessários ou valorizados ou que não pertencem ao rebanho. E, tal como no redil, no aprisco de Deus, às vezes pisamos nos calos uns dos outros e precisamos arrepender-nos ou perdoarmo-nos.
Mas o Bom Pastor — o nosso verdadeiro pastor — é sempre bom. Dentro do aprisco de Deus, vivenciamos o Seu cuidado vigilante e nutridor e somos abençoados por sentir o Seu amor redentor. Ele disse: “Eis que em ambas as palmas das minhas mãos te tenho gravado; os teus muros estão continuamente perante mim”.
O nosso Salvador gravou nas palmas das Suas mãos os nossos pecados, dores, aflições e tudo o que é injusto na vida. São todos bem-vindos para receber estas bênçãos, pois “sendo que desejais entrar” e escolheis ficar no aprisco. O dom do arbítrio não é, simplesmente, o direito de escolher; é a oportunidade de escolher o que é certo.
- Jesus ensinou que há “um rebanho e um pastor”. Ele disse:
- “Mas, aquele que entra pela porta é o pastor das ovelhas. ()
- E as ovelhas ouvem a sua voz ()
- E as ovelhas seguem-, porque conhecem a sua voz”.
Jesus então declarou: “Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á”, ensinando claramente que há apenas um caminho para o aprisco de Deus e apenas um caminho para sermos salvos. É por e através de Jesus Cristo. Aprendemos como entrar no aprisco pela palavra de Deus, que é a doutrina ensinada por Jesus Cristo e pelos Seus profetas.
Quando seguimos a doutrina de Cristo e entramos no aprisco através da fé em Jesus Cristo, arrependimento, batismo e confirmação e fidelidade contínua, temos a promessa de Alma de quatro bênçãos pessoais específicas. Podemos (1) “ser redimidos por Deus”, (2) “ser contados entre os da primeira ressurreição”, (3) “ter a vida eterna,” e (4) o Senhor ” seu Espírito com mais abundância sobre “.
Depois que Alma ensinou acerca destas bênçãos, o povo bateu palmas de alegria. Aqui está a razão: Primeiro: Redimir significa pagar uma dívida ou obrigação ou livrar-se do que aflige ou prejudica. Nenhum progresso pessoal da nossa parte pode nos purificar dos pecados que cometemos ou livrar-nos das feridas que sofremos, sem a Expiação de Jesus Cristo.
Ele é o nosso Redentor. Segundo: Por causa da Ressurreição de Cristo, todos serão ressuscitados. Depois que os nossos espíritos deixarem os nossos corpos mortais, ficaremos ansiosos pelo momento em que, com um corpo ressuscitado, poderemos novamente abraçar aqueles que amamos. Esperamos, ansiosamente, estar entre os da Primeira Ressurreição.
Terceiro: A vida eterna significa viver com Deus e viver como Ele vive. É “o maior de todos os dons de Deus” e trará a plenitude de alegria. É o propósito e objetivo final das nossas vidas. Quarto: A companhia de um membro da Trindade, o Espírito Santo, provê orientação e conforto, muito necessários durante esta vida mortal.
Ponderem nalgumas causas da infelicidade: a miséria vem do pecado, a tristeza e a solidão da morte de um ente querido e o medo da incerteza do que acontece quando morremos. Mas quando entramos no aprico de Deus e guardamos os nossos convénios com Ele, sentimos a paz de saber e confiar que Cristo nos redimirá dos nossos pecados, que a separação do nosso corpo e espírito terminará mais rapidamente e que viveremos eternamente com Deus, de um modo mais glorioso.
Irmãos e irmãs, as escrituras estão repletas de exemplos do poder majestoso do Salvador e da Sua misericórdia e graça compassivas. Durante o Seu ministério terreno, as Suas bênçãos de cura vieram àqueles que confiaram Nele e agiram com fé. Por exemplo, o homem enfermo no tanque de Betesda andou quando, com fé, seguiu a ordem do Salvador de “, tomar a cama e “.
Aqueles que estavam doentes ou aflitos de alguma forma, na terra de Abundância, foram curados quando “de comum acordo” se “”. Da mesma forma, para receber as bênçãos maravilhosas prometidas àqueles que entram no rebanho de Deus, é preciso que façamos exatamente isso — precisamos escolher vir a Cristo.
Alma, o Filho, ensinou: “E agora vos digo que o bom pastor vos chama; e se derdes ouvidos à sua voz, ele vos levará ao seu redil”. Há vários anos, um querido amigo faleceu de cancro. Quando a sua esposa, Sharon, escreveu pela primeira vez sobre o seu diagnóstico, ela disse: “Nós Escolhemos a Fé.
Fé no nosso Salvador, Jesus Cristo. Fé no plano do nosso Pai Celestial e fé que Ele conhece as nossas necessidades e cumpre as Suas promessas”. Conheci muitos Santos dos Últimos Dias, tal como Sharon, que sentem a paz interior de estar em segurança dentro do aprisco de Deus, especialmente quando vem a tentação, a oposição ou a adversidade.
Eles escolheram ter fé em Jesus Cristo e seguir o Seu profeta. O nosso querido profeta, o Presidente Russell M. Nelson, ensinou: “Tudo o que é bom na vida — toda a bênção potencial de significado eterno — começa com a fé”. O meu tetravô, James Sawyer Holman, veio para Utah em 1847, mas não estava entre os que chegaram em julho com Brigham Young.
- Ele chegou mais tarde naquele ano e, segundo os registos familiares, era o responsável por trazer as ovelhas.
- Só chegou em outubro ao Vale do Lago Salgado mas, conseguiu chegar com as ovelhas.
- Falando figurativamente, alguns de nós ainda estão nas planícies.
- Nem todos chegam no primeiro grupo.
- Meus queridos amigos, por favor, continuem a jornada – e ajudem os outros – a entrar totalmente no aprisco de Deus.
As bênçãos do evangelho de Jesus Cristo são imensuráveis porque são eternas. Sou profundamente grato por ser um membro d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Presto testemunho do amor do nosso Pai Celestial e do nosso Redentor, Jesus Cristo, e da paz que advém somente Deles — a paz interior e as bênçãos encontradas no aprisco de Deus.
- Como muitos indonésios da sua geração, o irmão Samad tem apenas um nome. A sua esposa, Sri Katoningsih, e os seus filhos usam Samad como sobrenome.
- O irmão e a irmã Samad relatam que, pelo menos, 44 dos seus parentes são agora membros da Igreja. Muitos outros também desfrutam das bênçãos do evangelho por causa do exemplo e serviço do casal.
- ,
- Ver,
- ,
- Ver,
- Ver ; ver também Gerrit W. Gong, “”, Conferência Geral, abr. de 2019.
- ,
- Ver,
- Ver Dale G. Renlund, “”, Conferência Geral, abr. de 2021.
- ,
- ,
- ,
- ,
- Ver ;,
- Ver Henry B. Eyring, ” A Força da Doutrina “, Liahona, jul. de 1999. Quando procuramos vir a Cristo, devemos aproximar-nos de acordo com as palavras de Cristo, “porque há um Deus e um Pastor em toda a Terra” (ver ).
- A doutrina de Cristo, declarada de maneira simples, é que todas as pessoas em todos os lugares devem exercer fé em Jesus Cristo e na Sua Expiação, arrepender-se, ser batizadas, receber o Espírito Santo e perseverar até ao fim, ou, tal como o Salvador ensinou em : “Não podereis, de modo algum, herdar o reino de Deus”.
- ,
- Ver Merriam-Webster.com Dictionary, “Redeem” (Resgatar); ver também D. Todd Christofferson, “”, Liahona, maio de 2013.
- Ver,
- Ver ;,
- ,
- Ver,
- Ver ;,
- Ver ;,
- ,
- ,
- , Em, o Messias também disse: “Quem entrar pela porta e subir por meu intermédio, jamais cairá”.
- Sharon Jones, “Diagnosis,” wechoosefaith.blogspot.com, 18 de março de 2012.
- Pregar Meu Evangelho define “perseverar até ao fim” da seguinte forma: “Permanecer fiel aos mandamentos de Deus e ser fiel à investidura e às ordenanças de selamento do templo, apesar da tentação, oposição e adversidade ao longo da vida” (, p.73). Isso sugere que vivenciaremos tentações, oposição e adversidade ao longo da vida.
- Russell M. Nelson, “”, Conferência Geral, abr.2021.
- Veja as curtas biografias de James Sawyer Holman e Naomi Roxina LeBaron Holman, escritas pela sua neta Grace H. Sainsbury, que estão na posse do orador (Charles C. Rich diary, 28 de setembro de 1847, Church History Library, Salt Lake City; Journal History of The The Church of Jesus Christ of Latter-day Saints, 21 de junho de 1847, p.49, Biblioteca da História da Igreja). Holman foi um capitão na Companhia de Charles C. Rich de 1847.
: Entrar no Aprisco de Deus
Ver resposta completa
Quais os significados das portas de Jerusalém?
AS 12 PORTAS DE JERUSALÉM AS 12 PORTAS DE JERUSALÉM ESTUDO BÍBLICO: Continuamente reconstruída sobre as suas próprias ruínas, Jerusalém permanece como a cidade eterna do mundo. Texto Bíblico: Is.26:1,2 INTRODUÇÃO “Do hebraico dal, délet, sa’ar e do grego thyra e pyfê, pylõn, a palavra porta significa uma abertura que permite a entrada e a saída das pessoas de uma casa, um edifício, ou de uma cidade.
Portas falam de decisões, vontade, escolha”. Segundo a Bíblia, as portas comumente utilizadas naqueles dias eram de bronze (Sl 107.15,16), de ferro (At 12.10), e de madeira (Ne 3.6). As portas da cidade eram os lugares de maior afluência do povo, para conversas, passatempos, ou negócios (Pv 31.23; Jó 29.7; Am 5.10-12), processos judiciais (Dt 17.5) e leitura da Lei de Deus (Ne 8.1-3).
Como não havia praças nas antigas cidades da Palestina, o povo se concentrava junto às portas, que começaram, desde então, a ser sinônimo de lugar público, assim como as ágoras da Grécia, ou o Fórum Romano. Na ocasião das guerras, a guarnição de defesa era redobrada junto às portas; pois quando se conquistavam as portas era sinal de que a cidade fora subjugada! I – JERUSALÉM A mais famosa cidade do mundo, a sua história retrocede aos dias de Abraão quando do seu encontro com Melquisedeque, sacerdote de Salém, ocasião em que o patriarca lhe deu os dízimos dos despojos da guerra contra os monarcas caldeus (Gn 14.1-20).
A antiga Salém de Melquisedeque foi escolhida desde o limiar da história para ser nela realizada a redenção. Para os judeus era ela a cidade do grande rei (Sl 48.2), a cidade santa (Js 52.1). O Salmo 122 nos dá idéia do que significa Jerusalém para as “tribos do Senhor”. No cativeiro babilônico os judeus assumiram um compromisso moral com Deus de nunca se esquecerem de Jerusalém (Sl 137.5,6).
II – AS PORTAS DE SIÃO (Ap 21.10-12) Continuamente reconstruída sobre as suas próprias ruínas, Jerusalém permanece hoje como a cidade eterna do mundo, e comparada à nova Jerusalém, que marcará a consumação dos séculos! Os muros e a forma que Jerusalém tem hoje são da época dos turcos otomanos.
- Das doze portas do período bíblico, hoje existem apenas oito, porém com outros nomes:
- 1 – Porta Nova
- 2 – Porta de Damasco
- 3 – Porta de Herodes
- 4 – Porta de Santo Estevão
- 5 – Porta Dourada
- 6 – Porta de Sião
- 7 – Porta dos Mouros
- 8 – Porta de Jafa
- A Bíblia Sagrada, quando trata a respeito da reconstrução dos muros de Jerusalém, no Antigo Testamento no livro de Neemias, menciona as doze portas da cidade com os seus primitivos nomes:
- 1 – Porta do Gado
- 2 – Porta do Peixe (Porta de Damasco)
- 3 – Porta Velha (Porta de Jafa)
- 4 – Porta do Vale
- 5 – Porta do Monturo
- 6 – Porta da Fonte
- 7 – Porta do Cárcere
- 8 – Porta das Águas
- 9 – Porta dos Cavalos
- 10 – Porta Oriental
- 11 – Porta de Mifcade (da Atribuição)
- 12 – Porta de Efraim
- O que temos em mente, neste estudo, é comentar sobre os símbolos das portas de Jerusalém dos dias distantes de Neemias.
- III – NOMES, SÍMBOLOS E PROPÓSITOS ESPIRITUAIS
- 1) A Porta do Gado (Ne 3.1)
“E levantou-se Eliasibe, o sumo sacerdote, com os seus irmãos, os sacerdotes e edificaram a porta do gado, a qual a consagraram.”. A porta do gado simbolizava consagração, mais tarde recebeu o nome de porta das ovelhas. Ficava nas proximidades do Templo; e do tanque de Betesda.
- 2) A Porta dos Peixes (Ne 3.3)
- “E a porta do peixe edificaram os filhos de Senaa, a qual emadeiraram, e levantaram as suas portas com as suas fechaduras e os seus ferrolhos”.
- É a porta dos pescadores, porta da dedicação profética; fala-nos de crescimento, reprodução.
Lembra-nos dos pescadores do mar da Galiléia chamados por Deus para serem seus discípulos, tornando-se então, pescadores de homens (Mt 4.18-22).
- 3) A Porta Velha (Ne 3.6)
- “E a porta velha, repararam-na, Jeoiada, filho de Paséia; e Mesulão, filho de Besodéias; estes a emadeiraram, e levantaram as suas portas com as suas fechaduras e os seus ferrolhos”.
- A porta velha simbolizava a tradição e a história falada dos hebreus, o tesouro antigo, acerca das gerações de sua origem.
No sentido espiritual, de modo figurado, indica-nos hoje, a necessidade do desapego e libertação do passado (2ªCo 5.17).
- 4) A Porta do Vale (Ne 2.14)
- “E de noite saí pela porta do vale, para a banda da fonte do dragão, e para a porta do monturo, e contemplei os muros de Jerusalém”.
- 5) A Porta do Monturo (Ne 3.13)
“A porta do vale reparou-a Hanum e os moradores de Zanda; estes a edificaram, e lhes levantaram as portas com as suas fechaduras e os seus ferrolhos. E a porta do monturo, reparou-a Malquias, filho de Recabe, maioral do distrito de Bete-Haquerém.”. A porta do vale era por onde passavam os esgotos, as águas que se projetavam no vale do Cedrom (Tg 4.8).6) A Porta da Fonte (Ne 3.15) “E a porta da fonte reparou-a Salum, filho de Col-Hozé, maioral do distrito de Mizpa.”.
- A porta da fonte simbolizava a bênção divina constante a brotar na nascente.
- Essa porta ficava ao sul de Jerusalém perto da fonte de Siloé, onde o cego de nascença foi curado por Jesus! (Jo 9.10,11).
- Espiritualmente simbolizava a realidade dos milagres dos evangelhos profetizados por Isaías (Is 61.1 – Lc 4.18,19) e realizados por Jesus; poder este delegado para a igreja para a dispensação da graça (Lc 10.19).7) A Porta do Pátio do Cárcere (Ne 3.25) “Palal, filho de Uzai, reparou defronte da esquina e a torre que sai da casa real superior, que está junto ao pátio da prisão”.
Neste pátio o profeta Jeremias esteve preso (Jr 32.2). Espiritualmente simboliza “as cadeias” ou “prisões” que imobiliza o pecador, ou até mesmo o crente que se descuida da vigilância (Jo 8.32,36). As prisões podem ser quebradas pelo pode de Deus (At 16.26).
- 8) A Porta das Águas (Ne 3.26)
- “Ora os netinins habitavam em Ofel, até defronte da porta das águas, para o oriente, e até a torre alta”.
- Esta porta proporcionava suprimento de água para a cidade.
Espiritualmente, esta porta simboliza as águas da Palavra de Deus e do Espírito Santo que devem regar continuamente o arraial dos santos, a igreja do Senhor (Sl 63.1).9) A Porta dos Cavalos (Ne 3.28) “Desde a porta dos cavalos repararam os sacerdotes, cada um defronte da sua casa”.
Naqueles dias, os cavalos eram peças essenciais nas guerras, sem os quais os carros não poderiam andar. Os cavalos simbolizavam as guerras, as batalhas, as lutas, enfim, as conquistas dos povos! Espiritualmente, traz-nos à lembrança o imensurável amor de Deus que deu o seu unigênito Filho para levar sobre si as nossas cargas de pecado, de doenças, de possessões (Jo 3.16 e Is 53.4).10) A Porta Oriental (Ne 3.29) “.E depois dele reparou Semaías, filho de Secanias, guarda da porta oriental”.
Acredita-se que esta é a porta pela qual Jesus entrou em Jerusalém, e que hoje se encontra lacrada! Espera-se que o Messias entre por ela em sua segunda vinda. Ez 44.2 – “E disse-me o Senhor: Esta porta estará fechada, não se abrirá; ninguém entrará por ela, porque o Senhor Deus de Israel entrou por ela; por isso estará fechada”.
- 11) A Porta de Mifcade (Ne 3.31)
- “Depois dele reparou Malquias, filho dum ourives, até à casa dos netinins e mercadores, defronte da porta de Mifcade, e até a câmara do canto”.
- A porta da atribuição, no aspecto espiritual, nos fala da “comissão divina” da definição de atribuições ao seu povo!
A grande comissão do Senhor Jesus para seus discípulos nós encontramos nos Evangelhos (Mt 28.18-20).
- 12) A Porta de Efraim (Ne 8.16)
- “Saiu, pois, o povo, e de tudo trouxeram, e fizeram para si cabanas, cada um no seu terraço, e nos seus pátios, e nos átrios da casa de Deus, e na praça da porta das águas, e na praça da porta de Efraim”.
- Efraim significa “fruto dobrado”.
Porção dobrada da herança era um direito de primogenitura (Hb 12.12).
- CONCLUSÃO
- Como se vê, apesar de quase desconhecidos pela maioria daqueles que possuem um exemplar da Bíblia, o livro de Deus registra esses nomes focalizados; nomes esquecidos, mas nomes históricos, reais, simbólicos, mas ricos em tradição.
- As doze portas monumentais da Jerusalém celestial, da nova Jerusalém, não têm um significado de defesa, já que a paz é absoluta e as portas permanecerão sempre abertas, pois sua finalidade é exaltar a magnificência da imagem da cidade eterna!
: AS 12 PORTAS DE JERUSALÉM
Ver resposta completa
O que significa casa das ovelhas?
O Porta das Ovelhas, conforme citado na bíblia sagrada, Neemias, Capitulo 3, versículo 1 e em João, capítulo 5, versículo 2, é uma localidade ao norte de Jerusalém, por onde as ovelhas eram introduzidas para os sacrifícios por ocasião da Páscoa judaica.
Ver resposta completa
O que movia as águas do Tanque de Betesda?
“Ora em Jerusalém há, próximo à porta das ovelhas, um tanque, chamado em hebreu Betesda, o qual tem cinco alpendres. Nestes jazia grande multidão de enfermos; cegos, mancos e ressicados, esperando o movimento das águas. Porquanto um anjo descia em certo tempo ao tanque, e agitava a água; e o primeiro que ali descia, depois do movimento da água, sarava de qualquer enfermidade que tivesse” ( João 5:2-4 ).
- Em todo o mundo sempre tem havido um certo número daqueles que são descritos nas escrituras como cegos, mancos, coxos, surdos, ressicados, mudos e enfermos.
- Nós nos referimos a eles como pessoas com problemas de aprendizagem ou comunicação; deficientes auditivos ou visuais; pessoas com limitações motoras ou ortopédicas.
Falamos de problemas intelectuais ou emocionais, de deficiência ou doença mental. Alguns sofrem de uma combinação desses problemas e nenhum deles consegue viver sem nenhuma ajuda. Dirijo-me às famílias daqueles que, por problemas de nascença ou resultantes de algum acidente ou doença, são obrigados a viver com alguma deficiência física ou mental.
Ver resposta completa
Qual o significado das cinco portas do Tanque de Betesda?
O que significa alpendres no tanque de Betesda? Alpendres são entradas, ou portas. Estas cinco portas do tanque de Betesda, muito embora fossem entradas físicas, em um nível espiritual são alegorias que apontam para os primeiros cinco livros do antigo testamento, que foram escritos por Moisés, chamados de Torá e também de Pentateuco.
Ver resposta completa
O que significa a palavra porta na Bíblia?
Portas para a vida | O TEMPO “Naquele dia se entoará este cântico na terra de Judá: Temos uma cidade forte, a que Deus pôs a salvação por muros e antemuros. Abri as portas, para que entre nelas a nação justa, que observa a verdade. Isaías 26:1.2 Nos tempos bíblicos, a segurança das cidades era marcada por muros ao seu redor, cujo acesso só era possível por passagens próprias, onde se podia observar quem entrava e quem saía.
- Atualmente, não há mais esse modelo em nenhuma cidade, mas também não existe nenhuma edificação sem portas.
- Elas continuam representando segurança e proteção.
- Na Bíblia, a palavra “porta” é citada mais de 300 vezes.
- O próprio Jesus Cristo diz que Ele é a porta que dá acesso ao Pai.
- Em nossa vida existem portas que precisam ser fechadas e outras que estão esperando para serem abertas.
Algumas, no entanto, conduzem à morte e à perdição, e outras, nos conduzem para a vida eterna. Algumas portas precisam ser reconstruídas. Tomamos como exemplo a reconstrução dos muros de Jerusalém pelo profeta Neemias. Muito mais do que simplesmente reconstruir os muros, Neemias ensinou ao povo, que estava vulnerável e contaminado por outras religiões, que somente em Deus é possível encontrar força e proteção.
Por isso, antes de reconstruirmos nossas portas ou muros desfeitos, precisamos colocar Deus à frente, em primeiro lugar, pois somente Ele é a verdadeira porta para a vida. Quando Neemias reconstruiu os muros de Jerusalém cada porta recolocada, em cada região específica da muralha, representava uma área da vida a ser reparada.
Em Jerusalém, havia a porta das Ovelhas, uma das entradas da cidade, onde havia reservatório de água e os enfermos mergulhavam acreditando em suas propriedades curativas por causa do movimento que o anjo fazia nas águas. Mas Jesus declarou que Ele é a Porta das Ovelhas e quem entra por essa porta sempre vai encontrar cura para qualquer mal.
- Jesus Cristo é o bom pastor e, além de ser a porta de entrada para a vida, bate à porta do nosso coração e faz morada em nossa vida.
- Não podemos nos esquecer que Jesus abre qualquer porta que esteja fechada e que somente Ele conduz à vida.
- Além disso, Ele também possui a chave que abre a fechadura de qualquer porta e tem domínio sobre a vida e a morte.
A reconstrução dos muros de Jerusalém não significa apenas a edificação de pedras caídas, mas a restauração de um povo que estava frio, caído espiritualmente. Existem pessoas que o Senhor chama para serem restauradoras de muro, para reedificar vidas derrotadas.
Neemias era uma dessas pessoas. Que nós também possamos ser reedificadores de muros caídos, de vidas que desejam encontrar a verdadeira porta, que é Jesus de Nazaré. Que o Senhor nos abençoe! ‘EU SARAU’ O cantor e compositor Marcos Almeida, ex-líder da banda Palavrantiga, apresenta hoje o espetáculo “Eu Sarau”, em Belo Horizonte.
No show diferenciado e inovador, ele mistura música e poesia, reflexão e verdades. Além das novidades e releituras musicais, Marcos também surpreenderá o público com poesia em um descontraído recital. “Eu Sarau” será às 20h, no Teatro Bradesco, no centro de BH.
Ingressos à venda no local e no www.ingresso.com. Informações: (31) 3144-4599, 9195-5752 e facebook.com/omarcosalmeida. POÇOS DE CALDAS O Santuário Nossa Senhora Desatadora de Nós vai realizar, no dia 8, a 1ª Missa de Cura e Libertação. Celebração como o padre Ronaldo Melo e presença do bispo Ivan Morais.
Rua Rio Grande do Sul, 1.562, centro de Poços de Caldas. SÃO PEDRO A Paróquia de São Pedro, na cidade de Fama, realiza até o próximo domingo a festa do seu padroeiro. Missas todos os dias, às 19h, e, no domingo, às 15h, missa e procissão fluvial pela represa de Furnas.
Ver resposta completa
O que é aprisco e para que serve?
Significado de Aprisco – substantivo masculino Local usado para abrigar o gado, especialmente as ovelhas. Família, casa dos pais: voltou ao aprisco. O seio da Igreja: o pecador voltou ao aprisco. Lugar onde se ocultam bandidos; covil. Casa grosseira, simples, rústica; choupana. Etimologia (origem da palavra aprisco ). Forma regressiva de apriscar.
Ver resposta completa
Qual era o nome da festa do tanque de Betesda?
A festa de Pentecostes no Antigo Testamento.
Ver resposta completa
O que simboliza as portas?
Speaker/Instructor/2xHCSI/HCIA+HCIP Storage/HCIA-Cloud Service/2xAWS/3xGCP/Google Cloud Auth Trainer/HV Auth Instr – Publicado em 20 de mar. de 2018 Para começo de conversa, não vou falar aqui sobre a expressão pejorativa “você é uma porta!”. Até porque não sou dado a palavras agressivas para ninguém, e prezo o respeito acima de qualquer coisa.
Outro dia respondi a um post inspirador do @ronaldomaciotti sobre mudança de carreira, e comparei a situação parecida à dele que aconteceu comigo com a passagem por uma porta. Sabe aquele jargão muito batido, “Uma porta se fecha, mas outras se abrem” Pois bem. Não concordo com ele. Ponto. Uma porta é uma passagem, um portal, um limiar entre um lugar e outro.
Mas também pode simbolizar uma transição entre duas situações, por isso seu uso tão comum em situações difíceis como se nosso caminho tivesse sido interrompido (fecha), ou boas (abre). Você não sai por uma porta sem entrar em outro lugar. Para complementar, segue o que respondi no post do nosso amigo: “Há pouco mais de um ano fui desligado da empresa onde eu trabalhava há 17 anos.
- O conhecimento acumulado nesses anos somados à minha experiência anterior totalizando mais de 30 anos de repente pareceu virar fumaça.
- No início me senti um lixo, pensando que todo meu conhecimento (além de mim mesmo) não tinha valor algum.
- A procura por recolocação se mostrou uma experiência horrível, pela mentalidade por trás dos processos de recrutamento e seleção e o seu entorno.
Foi quando me dei conta, assim como você, de que eu sou um produto vendável, e que meu conhecimento, minha reputação e minhas habilidades em ensinar, algo que sempre amei fazer, seriam meu maior trunfo, e esses ninguém me tira. Hoje ministro treinamentos e dou palestras técnicas, com demanda crescente, mostrando que o que me aconteceu no início do ano passado não foi exatamente uma catástrofe, mas sim um sinal de que novas portas estavam se abrindo.
- Afinal, uma porta se abre para você sair mas, ao passar por ela, você está ao mesmo tempo entrando em um lugar diferente do anterior.
- Tem que saber ou aprender a explorar este novo lugar para seguir adiante, mesmo que em seguida venham outras portas.” Muita gente pensa que uma demissão é um caminho que se fecha.
Eu já encaro (hoje com mais clareza) como uma transição que pode surpreender positivamente, com uma mudança para melhor. Tem que erguer a cabeça, limpar os ressentimentos que possam estar habitando seu coração neste momento tenebroso, reunir e reorganizar suas forças e dar um passo adiante.
Ver resposta completa
Qual é o significado da palavra Betesda?
Betesda ou Bethesda pode referir-se a: Betesda deriva de duas palavras da língua hebraica: Beth ou Beit = ‘Casa’ e Chéssed = ‘bondade, benignidade, misericórdia’. Significa, portanto, ‘lugar da misericórdia divina’ ou ‘casa da misericórdia divina’.
Ver resposta completa
Qual é o significado da ovelha na Bíblia?
UCDB – Universidade Católica Dom Bosco O discípulo de Jesus é uma ovelha mansa, cuidada, renovada e convertida pela graça de Deus. Mas uma ovelha de Jesus não é ingênua, ela vive no mundo cercado por lobos ferozes. Esses lobos querem atacá-las, tirar a vida delas, para que não sigam o rumo do Pastor.
O Bom Pastor tem o remédio para Suas ovelhas, Ele as ensina como devem viver neste mundo. O remédio para nós, que somos ovelhas no redil de Jesus, é a prudência da serpente. Como nós precisamos ser prudentes, não podemos ser pessoas bobas, ingênuas, achando que tudo cai do Céu, que de tudo Deus vai cuidar.
Ele cuida de nós, Ele nos abençoa, mas nos deixa diligentes, atentos, cuidadosos, prudentes em tudo aquilo que fazemos. Não podemos expor nossa vida ao perigo, não podemos fazer aquilo que é errado nem ficar de braços abertos esperando que tudo caia do céu.
- Não! Precisamos, com determinação, fazer a nossa obrigação e responsabilidade.
- Há muitas pessoas de braços cruzados, esperando que Deus venha em socorro delas,
- Não é com passividade, mas com prudência e determinação que age uma ovelha de Jesus.
- Ela trabalha, corre atrás, luta, faz a sua parte, previne-se, não se expõe ao mal nem ao perigo.
Uma ovelha de Jesus pensa, raciocina, medita e confia na graça de Deus, mas nunca deixa de fazer a sua parte. Não confundamos fé com ingenuidade. Num português bem claro, um discípulo não pode ser um lobo no mundo; precisa ser, realmente, uma pessoa muito prudente, ter discernimento: “Isso convém.
Isso não convém”, e não fica dizendo: “Foi Jesus quem mandou. Foi Deus quem me falou”. Tomemos muito cuidado com isso! Muitas pessoas estão fazendo muita coisa em nome de Deus, mas não precisam ficar falando. É a cabeça e a mente da pessoa que não sabe ter o verdadeiro discernimento. A segunda coisa: uma ovelha de Jesus é simples, humilde, não é arrogante nem se comporta com altivez e orgulho.
Com simplicidade, ela busca ajuda, aconselhamento, procura ouvir a voz do discernimento, porque ela é simples como a pomba. Às vezes, estamos complicando demais, impondo coisas que não levam a nada. Se tivermos a mistura da prudência com a simplicidade, poderemos até nos machucar, mas sempre encontraremos o caminho da vida, porque a simplicidade e a prudência são os remédios que conduzem e guiam a vida de uma ovelha em meio a tantos lobos deste mundo.
Ver resposta completa
Qual o papel das ovelhas?
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição: Ouça este artigo: A ovelha é um mamífero quadrúpede e herbívoro que pertence à família Bovidae e à ordem Artiodactyla, O carneiro é o macho da ovelha, seu filhote recebe o nome de cordeiro. As ovelhas domesticadas estão presentes em quase todos os países, mas as selvagens vivem em áreas restritas, exemplos disto é o carneiro selvagem da América do Norte, chamado de Bighorn. Ovelhas. Foto: Vasilyev Alexandr / Shutterstock.com As ovelhas são animais gregários, sensíveis e inteligentes. Segundo estudo recente divulgado pela revista Nature, as ovelhas são capazes de distinguir diferentes expressões da face de outros integrantes do rebanho, bem como identificar até 50 componentes do grupo e lembrar-se de acontecimentos ocorridos há dois anos.
Outro estudo, realizado na universidade de Bristol (localizada na Inglaterra), evidenciou que estes animais expressam emoções de forma visível, quando estressadas, por exemplo, mostram sinais de depressão, da mesma forma que os seres humanos. As ovelhas são animais ungulados, quer dizer, animais cujas patas terminam em cascos.
Trata-se de animais ruminantes que carecem de incisivos superiores e possuem um estômago formado por 4 câmaras. Seus chifres são permanentes, sendo que, os dos machos são robustos, curvados e em espiral e os das fêmeas são curtos e menos curvados. O focinho da ovelha é estreito e comprido, o comprimento do seu corpo é de 1,5 m, o rabo é curto e seu peso oscila de 75 a 200 kg.
Na natureza são bastante ágeis e bem adaptadas ao lugar que habitam. Geralmente a fêmea dá à luz a um filhote (número que pode chegar a 3) depois de uma gestação de 150 dias. A expectativa de vida deste animal é de 20 anos. As ovelhas domésticas têm desempenhado um papel fundamental para a espécie humana, que utiliza sua lã para fazer roupas e até mesmo tapetes.
A carne, seja de animais adultos ou de filhotes, é amplamente consumida, bem como seu leite e os diversos tipos de queijos feitos com ele. Através de seleção artificial, foram obtidas mais de 800 raças de ovelhas domésticas que ocupam as mais diferentes regiões: desde desertos até áreas tropicais úmidas.
Ver resposta completa
Como são as ovelhas porque precisam de um pastor?
Propósito: Proteger o rebanho de ovelhas contra predadores e ladrões, sobretudo à noite.
Ver resposta completa
Para que foi criado o tanque de Betesda?
O tanque de Betesda (em Língua hebraica: בית חסדא) é um local referido na Bíblia, mencionado somente no Novo Testamento. Alguns manuscritos antigos utilizam a designação Betsata, “casa das azeitonas”, para se referirem a este reservatório de água. Nos tempos bíblicos, este local havia sido transformado num grande centro de peregrinação para pessoas que pretendiam obter cura através dos alegados poderes curativos das suas águas.
- Talvez essa condição possa explicar o porquê da designação Betesda, “casa de misericórdia”.
- É possível que essa seja uma designação popular para o lugar que oficialmente se chamava Betzada, visto que esse último nome possui maior comprovação histórico-textual.
- Este reservatório ou tanque ficava perto da Porta das Ovelhas, na zona Norte de Jerusalém.
Ao redor deste tanque existiam cinco alpendres ou colunatas onde muitos doentes, bem como cegos e coxos, se juntavam aguardando que as águas consideradas milagrosas se agitassem. Segundo o texto de João 5:4, a agitação das águas era provocada por um anjo de Deus, sendo que o primeiro doente que entrasse na água ficaria milagrosamente curado.
- A interpretação desse verso é alvo de debate entre os biblistas, visto que nos manuscritos gregos mais antigos ele não aparece.
- Alguns intérpretes concluem que talvez esse verso seja uma nota explicativa adicionada posteriormente.
- Mesmo que essa nota tenha sido produzida pelo próprio autor do quarto Evangelho, não é possível determinar se ela simplesmente descreve uma crença popular da época ou menciona um fato real (a condição de que um anjo realmente agitava as águas do tanque).
Por esse motivo algumas traduções bíblicas destacam de forma especial esse verso. Segundo o relato bíblico, ali aconteceu um dos milagres de Jesus, a cura do paralítico, um dos seus mais extraordinários milagres. O local é atualmente identificado como um reservatório duplo, com uma área geral de cerca de 46 X 92 m, encontrado durante reparações e subsequentes escavações da Basílica de Santa Ana em 1888, no bairro de Bezeta, em Jerusalém, próximo da Porta das Ovelhas e da Fortaleza Antônia.
Ver resposta completa
O que podemos aprender com o homem do tanque de Betesda?
A verdadeira lição e significado da cura em Betesda – A história da cura no tanque de Betesda mostra o poder de Jesus. Enquanto muitos esperavam anos por uma rara oportunidade para serem curados, Jesus mostrou que podia oferecer cura a qualquer um, em qualquer tempo! Não havia esperança para o paralítico de Betesda.
- A sua condição era semelhante a de muitos outros doentes e sofredores com suas enfermidades.
- Aos olhos humanos sua situação era impossível, mas Jesus chegou e mudou tudo! Cristo também faz isso em nossas vidas: Ele salva do pecado e nos promete vitória sobre o impossível – a morte.
- Todos estamos condenados à ela, com os dias contados.
Mas Jesus concede vida eterna aos que ouvem, creem e obedecem a Sua voz poderosa. Essa narrativa parece dar um quadro universal da condição humana em todos os tempos. Os doentes em Betesda parecem ser um retrado da humanidade: enferma, debilitada, vulnerável, desacreditada e iludida em diversas crenças, buscando à sua maneira a resposta para sua aflição.
Mas Jesus, somente Ele têm as Palavras de Salvação (cura, restauração, vida plena) para o homem. Seja qual for a enfermidade: espiritual, física ou emocional, Jesus pode curar imediatamente! Basta crer na Sua Palavra! Outra lição importante foi dada pelo Senhor Jesus ao paralítico de Betesda e que também serve a nós: ficar paralisado é uma coisa terrível, mas o pecado tem consequências muito piores.
Quem continua vivendo para o pecado, e não para Deus, terá que enfrentar um castigo eterno. Se voltar para Jesus significa total mudança de vida. Referências:
BÍBLIA DE ESTUDO GENEBRA.2ª ed. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil: São Paulo: Cultura Cristã, 2009. BÍBLIA DE ESTUDO ALMEIDA. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999. BÍBLIA DE ESTUDO CONSLHEIRA. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil: São Paulo: Cultura Cristã, 2019. NOVO TESTAMENTO INTERPRETADO VERSÍCULO POR VERSÍCULO. Volume II (Lucas e João). Russel Norman Champlin.9ª impressão setembro de 1995. São Paulo: Candeia, 1995. MILLER, J. Maxwell, “JERUSALEM Name Setting Ancient Sources Archaeological Evidence History Tradition”. Eerdmans Dictionary of the Bible, p.697. Bible Hub Commentary. Comentários João 5:2-18. Disponível em: Acessado em > 25/01/2022.
Também pode te interessar:
Anjos existem? Quem escreveu o Evangelho de João Curiosidades Bíblicas Parábola das Dez Vigens: estudo e significado
O que podemos aprender com o tanque de Betesda?
Qual era o significado espiritual do tanque de Betesda? – Como observado acima, a água era uma parte importante da medicina primitiva e também importante para a lei judaica, que colocava muita ênfase em ser “limpo” versus “impuro”. Deuteronômio, Números e Levítico incluem várias instruções sobre como se limpar para se livrar de doenças, remover a contaminação depois de tocar uma carcaça morta ou para as mulheres se limparem após um ciclo menstrual.
- Portanto, mesmo antes do batismo tornar a água um símbolo de renascimento, ela era associada à cura e à proximidade com Deus.
- Nesta história em particular, o tanque de Betesda é notável porque forneceu um caminho para a cura, mas é difícil dizer se o homem estava se aproveitando disso.
- Ele é descrito como inválido por 38 anos e, quando Jesus soube disso, perguntou ao homem se ele queria ficar são.
O homem respondeu que não tinha ninguém para levá-lo até o tanque e outra pessoa entrava primeiro. Não temos certeza de quanto o homem poderia se mover, se suas pernas estavam aleijadas, ou se ele poderia mover os braços e rastejar. Então, é difícil imaginar que ele não poderia ter encontrado alguém para ajudá-lo a chegar ao tanque mais cedo.
- À luz disso, é possível que o homem tenha adotado uma mentalidade negativa.
- Nesse contexto, o tanque de Betesda pode ser visto como uma oportunidade de cura que não foi aproveitada.
- Às vezes o problema é que Deus deu a oportunidade que precisamos, mas não temos plena consciência ou certeza de tirar vantagem disso.
Pode ser mais tentador aceitar nossa situação como ela é, perdendo o que Deus está providenciando.
Ver resposta completa
Qual o segredo do tanque de Betesda?
Tanque de Betesda: Estudo Bíblico Sobre o Tanque de Betesda O Tanque de Betesda era um reservatório de água em Jerusalém. O Tanque de Betesda ficou conhecido na Bíblia por ter sido o lugar onde um paralítico foi curado por Jesus. O Evangelho de João diz que o homem doente aguardava ali alguém que pudesse ajudá-lo a entrar no tanque (João 5).
Ver resposta completa
Quais eram as 5 entradas do tanque de Betesda?
Tanque de Betesda – Wikipédia, a enciclopédia livre :
Esta página, mas que todo o conteúdo, Ajude a, Conteúdo não pode ser,— Encontre fontes: • ( • • ) ( Outubro de 2010 ) |
Tanque de Betesda Os tanques. no período do – Um modelo no O tanque de Betesda (em : בית חסדא) é um local referido na, mencionado somente no, Alguns manuscritos antigos utilizam a designação Betsata, “casa das azeitonas”, para se referirem a este reservatório de água.
Nos tempos bíblicos, este local havia sido transformado num grande centro de peregrinação para pessoas que pretendiam obter cura através dos alegados poderes curativos das suas águas. Talvez essa condição possa explicar o porquê da designação Betesda, “casa de misericórdia”. É possível que essa seja uma designação popular para o lugar que oficialmente se chamava Betzada, visto que esse último nome possui maior comprovação histórico-textual.
Este reservatório ou tanque ficava perto da, na zona Norte de, Ao redor deste tanque existiam cinco alpendres ou colunatas onde muitos doentes, bem como cegos e, se juntavam aguardando que as águas consideradas milagrosas se agitassem. Segundo o texto de, a agitação das águas era provocada por um anjo de Deus, sendo que o primeiro doente que entrasse na água ficaria milagrosamente curado.
- A interpretação desse verso é alvo de debate entre os biblistas, visto que nos manuscritos gregos mais antigos ele não aparece.
- Alguns intérpretes concluem que talvez esse verso seja uma nota explicativa adicionada posteriormente.
- Mesmo que essa nota tenha sido produzida pelo próprio autor do quarto Evangelho, não é possível determinar se ela simplesmente descreve uma crença popular da época ou menciona um fato real (a condição de que um anjo realmente agitava as águas do tanque).
Por esse motivo algumas traduções bíblicas destacam de forma especial esse verso. Segundo o relato bíblico, ali aconteceu um dos,, um dos seus mais extraordinários, O local é atualmente identificado como um reservatório duplo, com uma área geral de cerca de 46 X 92 m, encontrado durante reparações e subsequentes escavações da em, no bairro de, em, próximo da Porta das Ovelhas e da,
Ver resposta completa
Quem curava no tanque de Betesda?
Um dos mais famosos museus de arte do mundo é a National Gallery of Art, (Galeria Nacional de Arte), que fica perto da Trafalgar Square, na cidade de Londres, Inglaterra. O museu mantém em exposição muitas obras-primas inestimáveis. Poucas semanas atrás, minha mulher, Francis, e eu visitamos a National Gallery e admiramos as obras de gênios inspirados, que nos deslumbraram e nos comoveram.
Uma grande pintura ocupava a maior parte da parede de uma sala. Era uma obra incomparável de autoria do renomado Bartolomé Esteban Murillo, terminada no ano de 1670 e intitulada Cristo Curando o Paralítico no Tanque de Betesda, Os séculos em nada afetaram a beleza do quadro, não diminuíram seu encanto nem reduziram seu impacto.
Não conseguia desviar os olhos nem afastar meus pensamentos. Retrocedi no tempo ao ver o homem enfermo, apoiado na tosca muleta, com os braços estendidos e as mãos voltadas para cima, apelando para o Salvador do mundo. Lembrei-me das palavras e pensamentos expressos no livro de João.
Partilho esse relato, com vocês esta manhã: “Ora, em Jerusalém há, próximo à porta das ovelhas, um tanque, chamado em hebreu Betesda, o qual tem cinco alpendres. Nestes jazia grande multidão de enfermos, cegos, mancos e ressicados, esperando o movimento da água. Porquanto um anjo descia em certo tempo ao tanque, e agitava a água; e o primeiro que ali descia, depois do movimento da água, sarava de qualquer enfennidade que tivesse.
E estava ali um homem que, havia trinta e oito anos, se achava enfermo. E Jesus, vendo este deitado, e sabendo que estava neste estado havia muito tempo, disse-lhe: Queres ficar são? O enfermo respondeu-lhe: Senhor, não tenho homem algum que, quando a água é agitada, me ponha no tanque; mas, enquanto eu vou, desce outro antes de mim.
Jesus disse-lhe: Levanta-te, toma o teu leito, e anda. Logo aquele homem ficou são; e tomou o seu leito, e andava.” 1 Finalmente, após meditar sobre essa escritura, afastei-me da magia do lugar; entretanto, o impacto daquela obra-prima ficou indelevelmente registrado em minha alma. Desde aquele momento, venho pensando na grandiosidade da ordem que o Mestre deu ao homem enfermo, na ternura de Seu coração e na indescritível alegria que Seu ato produziu naquele homem doente.
Só por em ti, Jesus, pensar, Sinto-me encher de amor; Oh, quanto anseio contemplar Teu rosto, bom Senhor. Não pode a fala proferir Som que nos dê mais luz, Nome mais caro de ouvir, Que Redentor Jesus! 2 Será que nos lembramos da pen gunta feita por Pôncio Pilatos àqueles que desejavam derramar o sangue de Jesus, pondo um fim a Sua vida mortal? “Que farei então de Jesus, chamado Cristo? Disseram-lhe todos: Seja crucificado.” 3 E assim foi.
A pergunta a que cada um de nós tem de responder é a mesma: O que farei de Jesus? Ele próprio nos deu a resposta: “Segui-me, (); e fazei as coisas que me vistes fazer”.4 A missão mortal de nosso Senhor, bem como Seu nascimento, foram preditos pelos santos profetas. Durante gerações, pessoas esclarecidas, tanto no Novo quanto no Velho Mundo, aguardaram ansiosamente o cumprimento das profecias feitas por homens retos, inspirados pelo Deus Todo-Poderoso.
Ouviram-se, então, as palavras celestiais dirigidas aos “pastores que haviam no campo, e guardavam, durante as vigílias da noite, o seu rebanho. () Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor”.5 Nascido em um estábulo, acalentado na manjedoura, Ele veio do céu para viver na Terra como um homem mortal e para estabelecer o reino de Deus.
- Seu glorioso evangelho reformulou o pensamento do mundo.
- Ele abençoou os enfermos, fez os aleijados andarem, os cegos verem, os surdos ouvirem.
- Chegou a trazer os mortos de volta à vida.
- Concedeu-nos a dádiva mais grandiosa que já recebemos: a Expiação e tudo o que ela proporciona.
- Morreu voluntariamente para que vivêssemos para sempre.
De tempos em tempos, ouvimos a indagação: “Se Jesus lhe aparecesse hoje, que perguntas você faria a Ele?” Minha resposta sempre foi: “Não diria uma palavra sequer, apenas O ouviria”. Através das gerações, a mensagem de Jesus é sempre a mesma. A Pedro, às margens do Mar da Galiléia, Ele disse: “Vinde após mim”.6 A Filipe, fez o chamado: “Segue-me”.7 A Levi, sentado na recebedoria, deu a instrução: “Segue-me”.8 E para nós, se Lhe dermos ouvidos, fará o mesmo convite: “Segue-me”.
- E crescia Jesus em sabedoria, e em estatura, e em graça para com Deus e os homens.” 9 E quanto a nós? Está escrito que Ele “andou fazendo bem”.10 E nós? Seus amados apóstolos observaram bem Seu exemplo.
- Ele viveu “não () para ser servido, mas para servir” 11 ; não para receber, mas para dar; não para salvar Sua vida, mas para sacrificá-la em favor do próximo.
Já se disse: “Se quiserem ver a estrela que a um só tempo os orienta e influencia seu destino, não devem procurá-la no céu inconstante das condições externas, mas nas profundezas de seu próprio coração, conforme o modelo estabelecido pelo Mestre”. Reflitam por um momento sobre a experiência de Pedro à porta Formosa do templo.
- Comove-nos o estado lamentável do homem coxo de nascença, que todos os dias era carregado até a porta do templo para pedir esmola às pessoas que entravam.
- O fato de haver pedido esmolas a Pedro e João quando se aproximaram dele, demonstra que aquele homem não os considerava diferentes de qualquer outro transeunte.
Admiro a ordem simples e direta de Pedro: “Olha para nós”.12 O homem coxo deu-lhes ouvidos. “E disse Pedro: Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o nazareno, levanta-te e anda. E, tomando-o pela mão direita, o levantou, () Ele () pôs-se em pé, e andou, e entrou com eles no templo.” 13 Nem todos que se aproximaram do Mestre seguiram Sua divina orientação: “E, pondo-se a caminho, correu para ele um homem, o qual se ajoelhou diante dele, e lhe perguntou: Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna? E Jesus lhe disse: () Tu sabes os mandamentos: Não adulterarás; não matarás; não furtarás; não dirás falso testemunho; não defraudarás alguém; honra a teu pai e a tua mãe.
- Ele, porém, respondendo, lhe disse: Mestre, tudo isso guardei desde a minha mocidade.
- E Jesus, olhando para ele, o amou e lhe disse: Falta-te uma coisa: vai, vende tudo quanto tens, e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, toma a cruz, e segue-me.
- Mas ele, pesaroso desta palavra, retirou-se triste; porque possuía muitas propriedades.” 14 Algum tempo atrás, recebi uma carta emocionante de Randy Spaulding, que mora no norte de Utah.
A carta explicava como se constituía a família de Randy e descrevia a lenta progressão de uma enfermidade que transformara seu pai, de uma pessoa forte e saudável, em um homem fraco e aleijado de meia-idade. As condições físicas do pai deterioraram-se até impedirem-no de trabalhar e andar, confinando-o a uma cadeira de rodas, quase totalmente incapacitado.
- Randy relatou como os parentes e os membros da ala passaram a cuidar da fazenda e ajudaram muito a família.
- Atualmente, o pai já não consegue falar; a mãe cuida dele constantemente — mesmo assim, nenhum deles jamais pronunciou ou escreveu as seguintes palavras: “Por que nós?” Citar as próprias palavras de Randy Spaulding.
Ele escreveu: “Certa manhã, enquanto pensava nas coisas materiais da vida e me apressava para dar início às tarefas do dia, notei que meu pai estava sentado no canto da sala, lendo as escrituras. Parei e fui conversar com ele. Observei a situação precária em que ele se encontrava.
Com a mão direita, tentava sustentar a cabeça para conseguir ver-me e ler o Livro de Mórmon. Descobri que, mesmo num momento tão penoso, ele ainda tinha fé suficiente para ler a respeito de um Deus de amor, um Deus de milagres, que nos cura e nos torna sãos, e um Deus de vida — vida eterna. Meu pai ainda crê.
Oh, eu gostaria de voltar com ele no tempo, até o Tanque de Betesda, e pedir ao Mestre que tivesse misericórdia de nós, para que meu pai também pudesse tomar seu leito e andar”. A carta continua: “Naquele dia, voltei para o quarto e agradeci ao Pai Celestial por ter os melhores pai e mãe do mundo”.
Lembremo-nos de que não foram as águas do tanque de Betesda que curaram o homem aleijado. Em verdade, sua bênção resultou do toque da mão do Mestre. Lemos no lindo salmo: “Senhor, tu ouviste os desejos dos mansos; confortarás os seus corações; os teus ouvidos estarão abertos para eles”.15 Ele ouviu, e tem realmente abençoado todos vocês e sua família.
Uma esposa e mãe que, como um anjo, sacrifica sem limites seu próprio conforto em benefício do companheiro eterno; vizinhos que se apressam a ir em seu socorro com mãos prestativas e um coração bondoso — são a manifestação das bênçãos prometidas pelo Senhor.
- Embora Betesda ainda esteja acenando, o Senhor ouviu.
- Ele disse: “Na verdade, na verdade vos digo, que como desejardes de Mim, assim ser-vos-á feito”.16 O Élder Harold B.
- Lèe consolou-nos com estas palavras: “Aqueles a quem foram negadas bênçãos () nesta vida — que dizem em seu coração: Se eu pudesse, teria feito, ou Eu daria, se tivesse, mas não posso, porque não tenho — o Senhor os abençoará como se o tivessem feito.
O mundo vindouro compensará aqueles que desejem as justas bênçãos que, não por sua culpa, deixaram de receber”.17 Em todos os lugares há pessoas que sofrem dores, que suportam enfermidades graves, que lutam com o mal da depressão. Compadecemo-nos de todos eles.
- Oramos em favor deles.
- Há mãos que se estendem para auxiliá-los.
- Gosto muito do conteúdo do poema intitulado “Viver Conforme Oramos”: Ajoelhei-me para orar, no fim do dia, Dizendo: Ó Senhor a todos vem abençoar E a dor dos tristes corações alivia Fazendo os doentes a saúde recobrar.
- Despertei, com um novo dia pela frente E segui meu caminho, indiferente; Sem um instante sequer procurar Uma única lágrima enxugar.
Não tornei a carga menos pesada Do irmão que seguia pela mesma estrada. Terminei o dia sem ter-me lembrado De visitar o doente da casa ao lado. Mas no fim do dia novamente pus-me a orar Dizendo: Ó Senhor, a todos vem abençoar. Desta vez, porém, ouvi claramente Uma voz sussurrar suavemente: Pensa, agora, filho meu, antes de orar: Quem procuraste neste dia abençoar? As bênçãos mais carinhosas de Deus Sempre chegam pelas mãos de servos Seus.
Envergonhado, escondi o rosto a chorar, Dizendo: Perdoa-me, ó Deus, por não tentar. Concede-me mais um dia e viverei Fazendo aquilo pelo que orei. ” Quando leio a frase do poema: “encondi o rosto a chorar”, vem-me à memória uma bela lembrança que desejo partilhar com vocês. Há muitos anos, quando servia como bispo, recebi a notícia de que Mary Watson, membro de minha ala, estava internada no hospital municipal.
Quando fui vê-la, ela estava numa enorme enfermaria tão cheia de leitos que foi difícil encontrá-la. Quando identifiquei sua cama e me aproximei, disse-lhe: “Olá, Mary”. Ela respondeu: “Olá, Bispo”. Notei que uma paciente, no leito ao lado do de Mary, cobrira o rosto com o lençol.
Dei uma bênção a Mary Watson, apertei-lhe a mão e disse “Até logo”, mas não conseguia ir embora. Era como se alguém houvesse tocado meu ombro e como se eu ouvisse, no fundo da alma, as seguintes palavras: “Vá até o leito daquela senhora que cobriu o rosto quando você entrou”. Foi o que fiz. Aprendi a jamais menosprezar um sussurro do Espírito.
Aproximei-me da cama da outra mulher, toquei-lhe o ombro gentilmente e afastei com cuidado o lençol que lhe cobria o rosto. E, vejam só! Ela também era membro de minha ala. Eu não sabia que ela estava no hospital. Seu nome era Kathleen McKee. Quando nossos olhos se encontraram, ela exclamou, em prantos: “Oh, Bispo, quando o vi entrar por aquela porta, pensei que tinha vindo para me visitar e abençoar, em resposta a minhas orações.
Fiquei feliz, pensando que o senhor sabia que eu estava aqui, mas quando parou junto ao outro leito, minha esperança desmoronou e percebi que não estava aqui para me ver”. Disse a Kathleen McKee: “Não importa que eu não soubesse que você estava aqui. O importante é que o Pai Celestial sabia, e que você tenha orado em silêncio, pedindo uma bênção do sacerdócio.
Foi Ele quem me impeliu a invadir sua privacidade”. Dei-lhe uma bênção, em resposta a sua oração. Beijei-lhe a testa e deixei o hospital, com o coração cheio de gratidão pelos sussurros do Espírito. Aquela foi a última vez que vi Kathleen McKee na mortalidade — mas não a última vez que ouvi falar dela.
- Após sua morte, recebi um telefonema do hospital com a seguinte mensagem: “Bispo Monson, Kathleen McKee faleceu esta noite.
- Ela havia pedido que o avisássemos quando isso acontecesse.
- Deixou uma chave do apartamento dela para o senhor”.
- Athleen McKee não tinha parentes.
- Acompanhado de minha querida esposa, fui até o humilde apartamento de Kathleen.
Abri a porta e acendi a luz. Lá, no imaculado apartamento de dois cômodos, encontrei um bilhete debaixo de um vidro de Alka Seltzer sobre uma mesinha. No bilhete, escrito a mão, ela dizia: “Bispo, meu dízimo está neste envelope, e o vidro de Alka Seltzer contém algumas moedas para a oferta de jejum.
- Estou em dia com o Senhor”.
- Preenchi os recibos.
- Jamais esqueci o espírito daquela noite.
- Lágrimas de gratidão a Deus encheram-me a alma.
- Recebi um cartão de aniversário há poucas semanas, com uma mensagem de um casal que perdera uma linda filha, vítima de câncer, expressando este profundo pensamento: “‘E o que é tão importante quanto a sabedoria?’, perguntou a mente.
‘Importar-se e enxergar com o coração’, respondeu a alma.” Essa expressão descreve a bênção de Betesda. Testifico essa verdade divina. Em nome de Jesus Cristo. Amém.
Ver resposta completa
O que é a porta do Peixe?
O significado da Segunda Porta – Estamos meditando a segunda porta que permite às pessoas saírem e entrarem em Jerusalém, a “Cidade Santa”. Esta é uma porta de trabalho e de atividade, situada na direção noroeste do templo, com vista para o mar e dela entravam e saíam os que vendiam os peixes apanhados no mar ou no lago de Tiberíades.
Era um acesso para o mercado de peixe, onde se negociava e comercializava. O princípio da restauração do suprimento. A preocupação de Deus em restaurar o meio para trabalharmos e adquirirmos suprimento. No livro do Profeta Neemias, estas portas não têm somente um significado físico para os israelitas e para nós, mas, também um sentido espiritual, que juntos iremos perscrutar este texto e trazê-los para a nossa vida em comunidade.
É importante sublinhar que esta porta foi completamente reconstruída. O autor do livro de Neemias utiliza sempre o verbo no sentido reedificar e ou reconstruir. Na raiz hebraica da palavra “peixe”, encontramos o sentido de “crescimento”, “reprodução”, “mover-se rapidamente”.
LEVE A PALAVRA ONDE QUER QUE VOCÊ VÁ! ACESSE NESTE LINK O WALLPAPER Isso pode nos lembrar o chamado ao crescimento numérico, à reprodução de nossas vidas, novos filhos, novos peixes, novas ovelhas, novos homens e mulheres que creem em Jesus. Sem dúvidas, esta porta é rica de ensinamentos, porque indica a porta da atividade, da ação, indica o “se mover para”.
Para fazer isso, Neemias nos dá uma dica importantíssima, que para reconstruir esta porta, os construtores devem primeiramente “curar” todos os particulares antes de abri-la novamente.
Ver resposta completa
Como era a entrada do Tanque de Betesda?
O tanque de Betesda (em Língua hebraica: בית חסדא) é um local referido na Bíblia, mencionado somente no Novo Testamento. Alguns manuscritos antigos utilizam a designação Betsata, “casa das azeitonas”, para se referirem a este reservatório de água. Nos tempos bíblicos, este local havia sido transformado num grande centro de peregrinação para pessoas que pretendiam obter cura através dos alegados poderes curativos das suas águas.
Talvez essa condição possa explicar o porquê da designação Betesda, “casa de misericórdia”. É possível que essa seja uma designação popular para o lugar que oficialmente se chamava Betzada, visto que esse último nome possui maior comprovação histórico-textual. Este reservatório ou tanque ficava perto da Porta das Ovelhas, na zona Norte de Jerusalém.
Ao redor deste tanque existiam cinco alpendres ou colunatas onde muitos doentes, bem como cegos e coxos, se juntavam aguardando que as águas consideradas milagrosas se agitassem. Segundo o texto de João 5:4, a agitação das águas era provocada por um anjo de Deus, sendo que o primeiro doente que entrasse na água ficaria milagrosamente curado.
- A interpretação desse verso é alvo de debate entre os biblistas, visto que nos manuscritos gregos mais antigos ele não aparece.
- Alguns intérpretes concluem que talvez esse verso seja uma nota explicativa adicionada posteriormente.
- Mesmo que essa nota tenha sido produzida pelo próprio autor do quarto Evangelho, não é possível determinar se ela simplesmente descreve uma crença popular da época ou menciona um fato real (a condição de que um anjo realmente agitava as águas do tanque).
Por esse motivo algumas traduções bíblicas destacam de forma especial esse verso. Segundo o relato bíblico, ali aconteceu um dos milagres de Jesus, a cura do paralítico, um dos seus mais extraordinários milagres. O local é atualmente identificado como um reservatório duplo, com uma área geral de cerca de 46 X 92 m, encontrado durante reparações e subsequentes escavações da Basílica de Santa Ana em 1888, no bairro de Bezeta, em Jerusalém, próximo da Porta das Ovelhas e da Fortaleza Antônia.
Ver resposta completa
Qual era a porta principal de Jerusalém?
Majestosa, imponente e cheia de história. A porta de Damasco é a maior das oito portas de Jerusalém e durante milênios recebeu peregrinos e comerciantes que vinham da Síria.
Ver resposta completa
O que significa a palavra porta na Bíblia?
Portas para a vida | O TEMPO “Naquele dia se entoará este cântico na terra de Judá: Temos uma cidade forte, a que Deus pôs a salvação por muros e antemuros. Abri as portas, para que entre nelas a nação justa, que observa a verdade. Isaías 26:1.2 Nos tempos bíblicos, a segurança das cidades era marcada por muros ao seu redor, cujo acesso só era possível por passagens próprias, onde se podia observar quem entrava e quem saía.
- Atualmente, não há mais esse modelo em nenhuma cidade, mas também não existe nenhuma edificação sem portas.
- Elas continuam representando segurança e proteção.
- Na Bíblia, a palavra “porta” é citada mais de 300 vezes.
- O próprio Jesus Cristo diz que Ele é a porta que dá acesso ao Pai.
- Em nossa vida existem portas que precisam ser fechadas e outras que estão esperando para serem abertas.
Algumas, no entanto, conduzem à morte e à perdição, e outras, nos conduzem para a vida eterna. Algumas portas precisam ser reconstruídas. Tomamos como exemplo a reconstrução dos muros de Jerusalém pelo profeta Neemias. Muito mais do que simplesmente reconstruir os muros, Neemias ensinou ao povo, que estava vulnerável e contaminado por outras religiões, que somente em Deus é possível encontrar força e proteção.
Por isso, antes de reconstruirmos nossas portas ou muros desfeitos, precisamos colocar Deus à frente, em primeiro lugar, pois somente Ele é a verdadeira porta para a vida. Quando Neemias reconstruiu os muros de Jerusalém cada porta recolocada, em cada região específica da muralha, representava uma área da vida a ser reparada.
Em Jerusalém, havia a porta das Ovelhas, uma das entradas da cidade, onde havia reservatório de água e os enfermos mergulhavam acreditando em suas propriedades curativas por causa do movimento que o anjo fazia nas águas. Mas Jesus declarou que Ele é a Porta das Ovelhas e quem entra por essa porta sempre vai encontrar cura para qualquer mal.
- Jesus Cristo é o bom pastor e, além de ser a porta de entrada para a vida, bate à porta do nosso coração e faz morada em nossa vida.
- Não podemos nos esquecer que Jesus abre qualquer porta que esteja fechada e que somente Ele conduz à vida.
- Além disso, Ele também possui a chave que abre a fechadura de qualquer porta e tem domínio sobre a vida e a morte.
A reconstrução dos muros de Jerusalém não significa apenas a edificação de pedras caídas, mas a restauração de um povo que estava frio, caído espiritualmente. Existem pessoas que o Senhor chama para serem restauradoras de muro, para reedificar vidas derrotadas.
- Neemias era uma dessas pessoas.
- Que nós também possamos ser reedificadores de muros caídos, de vidas que desejam encontrar a verdadeira porta, que é Jesus de Nazaré.
- Que o Senhor nos abençoe! ‘EU SARAU’ O cantor e compositor Marcos Almeida, ex-líder da banda Palavrantiga, apresenta hoje o espetáculo “Eu Sarau”, em Belo Horizonte.
No show diferenciado e inovador, ele mistura música e poesia, reflexão e verdades. Além das novidades e releituras musicais, Marcos também surpreenderá o público com poesia em um descontraído recital. “Eu Sarau” será às 20h, no Teatro Bradesco, no centro de BH.
- Ingressos à venda no local e no www.ingresso.com.
- Informações: (31) 3144-4599, 9195-5752 e facebook.com/omarcosalmeida.
- POÇOS DE CALDAS O Santuário Nossa Senhora Desatadora de Nós vai realizar, no dia 8, a 1ª Missa de Cura e Libertação.
- Celebração como o padre Ronaldo Melo e presença do bispo Ivan Morais.
Rua Rio Grande do Sul, 1.562, centro de Poços de Caldas. SÃO PEDRO A Paróquia de São Pedro, na cidade de Fama, realiza até o próximo domingo a festa do seu padroeiro. Missas todos os dias, às 19h, e, no domingo, às 15h, missa e procissão fluvial pela represa de Furnas.
Ver resposta completa