O Que Significa Assinatura Eletrônica - [Resposta(2023)] CLT Livre

O Que Significa Assinatura Eletrônica

O Que Significa Assinatura Eletrônica

O que significa minha assinatura eletrônica?

O que é assinatura eletrônica? – A assinatura eletrônica é a maneira mais simples de autenticar um documento sem a vulnerabilidade da assinatura manual realizada em papel. São eletrônicas todas as formas de subscrição que utilizem os meios computacionais para confirmação.

Isso significa que, nesse enorme guarda-chuva da assinatura eletrônica, estão embaixo a assinatura digital, digitalizada, por reconhecimento de IP, Token, biometria, a tradicional chancela por login e senha (como no internet banking) ou outras formas de autenticação eletrônicas como o uso de SSO ou login via LinkedIn.

Embora o termo seja usado como sinônimo de gênero amplo de assinaturas por via tecnológica, no dia a dia, em geral, utiliza-se a expressão “assinatura eletrônica” para traduzir a forma de autenticação que reproduza a imagem de sua firma após o login em uma plataforma especial (cujo acesso necessita de inserção de senha alfanumérica).

Ou seja, você loga na plataforma, faz o upload do documento, posiciona os marcadores de assinatura (suas ou de terceiros) e, por fim, confirma sua própria autoria, reproduzindo a imagem de sua firma manuscrita ou fixando uma mensagem de que você foi o subscritor eletrônico do documento em questão. O sistema, então, dispara e-mails aos demais signatários, com um link através do qual eles poderão também autenticar os mesmos documentos.

Como tudo se dá de forma digital, torna-se possível, por exemplo, assinar um contrato com 15 signatários em poucos minutos (ainda que eles estejam em 15 países diferentes). Percebeu o que é assinatura eletrônica e sua vantagem principal?

Como se realiza assinatura eletrônica?

1. Assinatura digital Gov.br – A assinatura digital Gov.br é um serviço oferecido gratuitamente pelo governo brasileiro para assinar documentos virtualmente de maneira segura e legal. O sistema é validado judicialmente e, para utilizá-lo, é necessário ter uma conta nos níveis prata ou ouro na plataforma,

  • Para atingir esses níveis, é preciso se cadastrar no Gov.br com reconhecimento facial, validação via Internet Banking, login do Sigepe (para servidor público federal) ou certificado digital compatível com ICP-Brasil.
  • Assinatura eletrônica do Gov.br é gratuita — Foto: Reprodução/Flávia Fernandes Para assinar documentos, você deve ir em “gov.br/pt-br/servicos/assinatura-eletronica” (sem aspas) e clicar em “Iniciar”.

Em seguida, é preciso fazer login na conta ou se cadastrar adicionando informações pessoais, como nome, foto, número de celular etc. Depois, basta clicar em “Escolher arquivo” para fazer o download do documento que será assinado. Os formatos aceitos são DOC, DOCX, ODT e PDF, e que eles podem ter, no máximo, 100 MB.

O que é assinatura eletrônica e como fazer?

A assinatura eletrônica permite que você assine um documento em meio digital a partir da sua conta gov.br. O documento com a assinatura digital tem a mesma validade de um documento com assinatura física e é regulamentado pelo Decreto nº 10.543, de 13/11/2020 (alterado pelo Decreto nº 10.900/2021).

O que é assinatura eletrônica exemplo?

Quais são os tipos de assinatura digital e as diferenças entre eles? – O que caracteriza e difere os tipos de assinatura digital é o conjunto de dados que cada um reúne para confirmar a identidade do usuário – seja pessoa física ou jurídica -; de que forma esses dados são vinculados à assinatura; e se a tecnologia usada permite ou não identificar alterações feitas no documento depois de ele ser assinado.

Para que uma assinatura eletrônica simples seja válida, o sistema eletrônico onde ela será usada precisa confirmar a identidade do usuário e demonstrar claramente que ele queria fazer a transação em questão.

Assinatura eletrônica avançada – confirma a identidade do usuário utilizando algum meio mais seguro do que o anterior, como dados biométricos ou um PIN (Personal Identification Number), que é um código de segurança exclusivo do usuário e que, por isso, não deve ser compartilhado com outra pessoa.

Para que a assinatura eletrônica avançada seja válida, ela também precisa ter mecanismo que possibilite detectar se o documento foi alterado depois de ser assinado. Por exemplo, ter sido feita com a utilização de um certificado digital, que além de comprovar a identidade, criptografa o documento.

Assinatura eletrônica qualificada – ela equivale à assinatura feita de próprio punho com reconhecimento de firma em cartório, pois comprova a identidade do usuário e a integridade do documento assinado por meio de tecnologia que utiliza chaves criptográficas praticamente invioláveis.

Para que a assinatura eletrônica qualificada seja válida, ela precisa ter sido feita usando um certificado digital emitido por uma autoridade certificadora credenciada pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI.

Como faço assinatura eletrônica pelo celular?

Baixe o aplicativo DocuSign – O primeiro passo para fazer uma assinatura eletrônica pelo celular é baixar o aplicativo. Para isso, acesse a Google Play Store ou o Apple Store, pesquise por DocuSign e faça o download e instalação do app da DocuSign para assinar,

Como fazer uma assinatura eletrônica gratuita?

É possível realizar a assinatura digital e eletrônica grátis de documentos por meio de plataformas como ZapSign e DocuSign, bem como pelo portal Gov.br. Esses serviços utilizam chaves criptográficas e cruzam informações de diferentes bancos de dados para autenticar os conteúdos e seus assinantes.

Quem pode fazer assinatura eletrônica?

O documento com a assinatura digital tem a mesma validade de um documento com assinatura física e é regulamentado pelo Decreto Nº 10.543, de 13/11/2020. Quem pode utilizar este serviço? Qualquer cidadão com uma conta gov.br prata ou ouro (contas bronze não podem utilizar o serviço).

Como fazer uma assinatura eletrônica em PDF?

1) Abra o Acrobat Reader e selecione a guia Ferramentas. Procure a ferramenta ‘Certificados’ e clique em ‘Abrir’.2) Aparecerá uma caixa de diálogo pedindo a localização do PDF que deseja assinar, selecione-o que ele vai ser aberto no programa. Na parte superior do Acrobat, clique na opção ‘ Assinar Digitalmente’.

Como funciona o sistema de assinatura digital?

O que é assinatura digital? – A assinatura digital corresponde à assinatura feita à mão, porém, de forma digital. Ela nada mais é do que uma assinatura realizada através de um dispositivo eletrônico, seja ele um celular, um computador ou um tablet, por exemplo.Com esse tipo de visto, é possível realizar firmar compromisso com os mais diversos tipos de contrato e documentação de forma online, prática e segura.

  1. As assinaturas digitais podem ser reconhecidas por lei e auxiliam na identificação real de seu emissor.Desse modo, empresas que utilizam a assinatura digital garantem integridade e autenticidade a todo tipo de documentação que tiver esse tipo de autenticação.
  2. Para isso, é necessário utilizar um serviço de assinatura digital que seja confiável.
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Empresas que realizam essa atividade precisam ter certificado no padrão ICP-Brasil – além de cumprir com todos os requisitos necessários para que a documentação seja reconhecida judicialmente.

Quando a assinatura digital é válido?

Saiba mais sobre a assinatura eletrônica Info Assinaturas eletrônicas No Brasil as assinaturas eletrônicas são válidas e reconhecidas legalmente. A, dispõe sobre as regras para uso das assinaturas eletrônicas nas interações entre pessoas e instituições privadas com os entes públicos e entre os próprios órgãos e entidades públicas. Para os demais casos de uso de assinaturas eletrônicas, a, instituiu de forma abrangente a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil, com o intuito de garantir a autenticidade, a integridade e a validade jurídica de documentos em forma eletrônica, das aplicações de suporte e das aplicações habilitadas que utilizem certificados digitais, bem como a realização de transações eletrônicas seguras.

Assinatura eletrônica simples, que permite identificar quem está assinando e anexa ou associa seus dados a outros dados em formato eletrônico; Assinatura eletrônica avançada, que utiliza certificados não emitidos pela ICP-Brasil ou outro meio de comprovação da autoria e da integridade de documentos em forma eletrônica, desde que admitido pelas partes como válido ou aceito pela pessoa a quem for oposto o documento. É o caso da assinatura GOV.BR Assinatura eletrônica qualificada, que utiliza certificado digital, nos termos do da Medida Provisória nº 2.200-2, de 24 de agosto de 2001.

: Saiba mais sobre a assinatura eletrônica

Como imprimir comprovante de assinatura digital?

Dúvidas mais frequentes no uso de assinaturas digitais: – 1 – O selo que aparece no arquivo PDF é a assinatura ? R: Não. É bastante comum esse equívoco com relação ao conceito de Assinatura Digital. As pessoas ainda estão acostumadas com o que era feito em papel.

  1. A assinatura digital é um procedimento que vincula um tipo de criptografia (por isso a necessidade de um certificado digital ICP-Brasil) a um documento inteiro, seja ele qual tipo for.
  2. Já nos casos dos arquivo no formato PDF a Assinatura fica embutida no próprio arquivo (como uma propriedade do documento) e vale para o arquivo todo, independente de onde está o “selo”.

Por uma questão de “facilidade de visualização ou identificação” os assinadores digitais colocam um selo para identificar que o arquivo está assinado, porém esse selo é apenas um simbolo/imagem, ele por si só não dá nenhuma garantia legal. Tanto que para saber se o documento está mesmo assinado e válido é preciso fazer a validação por meio eletrônico e não visual.

Seja pelo Assinador do SERPRO: https://www.assinadorserpro.estaleiro.serpro.gov.br/tutorial/html/demo_28.html ou pelo site de referência do ITI: https://verificador.iti.gov.br/ que é o órgão responsável pela ICP-Brasil.2 – Pode imprimir arquivo com assinatura (selo) ou como validar documento assinado digitalmente e depois impresso? R: Não, os documentos assinados digitalmente quando impressos perdem a (s) assinatura(s) a princípio não deve ser impresso.

A validação depende de manter o documento em formato digital. Nos casos em que há uma necessidade imprescindível de imprimir um documento digital assinado o que pode ser feito é enviar/levar o documento digital à um cartório onde o documento será validado digitalmente, depois o cartório imprime o documento e pode reconhecer o documento como válido, o que obviamente envolve custo.3 – Como assinar/rubricar (colocar o selo) em todas as páginas de um arquivo PDF? R: Assim como já foi explicado na pergunta 1.

  • A assinatura digital vale para o documento todo.
  • A diferença principal entre as assinaturas em arquivos em papel (analógicos) e arquivos digitais é justamente o fato de que a pessoa não irá indicar visualmente (rubrica) que leu o documento todo, é uma obrigação de quem possuí um certificado digital (faz parte do termo de posse, o chamado não repúdio) ler o documento todo antes de assinar, pois uma vez assinado é implícito que isso foi feito independente de haver uma indicação visual disso.4 – Ao assinar em Lote, se escolher um arquivo por equívoco, e esse for assinado, respondo pelo conteúdo deste documento? R: Sim.

Deve haver um cuidado muito grande ao assinar arquivos em lote. Existem alguns casos excepcionais em que é necessário assinar vários arquivos ao mesmo tempo. Geralmente são arquivos muito parecidos (como formulários), gerados sequencialmente, ou arquivos digitalizados que já foram conferidos e precisam da assinatura digital para garantir a autenticidade.

Por não haver a necessidade imperativa de conferir o conteúdo ao assinar, é possível utilizar essa funcionalidade para assinar vários arquivos em uma única interação, sem a visualização do conteúdo de cada um (partindo do pressuposto que já foram conferidos). O Assinador Serpro oferece essa funcionalidade, mas alerta que o usuário é o único responsável pelos documentos assinados e pelo conteúdo deles,

Tenha certeza do conteúdo dos arquivos que serão assinados.5 – Assinatura digital e assinatura digitalizada são a mesma coisa ? Não. A assinatura digitalizada pode ser a reprodução da assinatura de próprio punho como uma imagem, era comum em alguns documentos impressos como a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) mas isso não garante a autoria e integridade do documento eletrônico um impresso.

  1. Neste caso, não existe associação inequívoca entre o assinante e o texto digitalizado, uma vez que ela pode ser facilmente copiada e inserida em outro documento.
  2. O mesmo vale para o que comentamos anteriormente sobre o “selo” em PDF.6 – A data que aparece no “selo” das assinaturas em PDF tem valor legal? R: Não.

Essa data vem do computador do assinante, e portanto pode ser alterada pelo usuário que tem acesso a essa funcionalidade. O que existe no âmbito da ICP-Brasil são as assinatura com Carimbo do Tempo ( https://www.gov.br/iti/pt-br/assuntos/repositorio/assinatura-digital-com-referencia-de-tempo-ad-rt ), e ainda assim é imprescindível a validação da assinatura para se ter a garantia desta data.7 – Posso assinar um documento sem um certificado digital? R: Não.

  • No âmbito da ICP-Brasil é necessário um certificado digital emitido por uma autoridade certificadora credenciada junto à ICP-Brasil.
  • E também que ele esteja dentro da data de validade.8 – Existe um código de verificação para assinaturas digitais? R: A Assinatura digital dentro dos perfis da ICP-Brasil por si só não necessitam de nenhum tipo de código extra para verificação.
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O que acontece é que alguns sistemas WEB permitem assinar um documento de forma online e geram um código que serve para que esse sistema encontre um documento armazenado nele. Mas isso fica dependente de determinado sistema, e foi justamente para permitir a interoperabilidade de sistemas que foram definidos os perfis de assinaturas.9 – Posso usar a mesma assinatura para vários arquivos, uma vez que estou usando o mesmo certificado digital? R: Não.

  1. Como foi explicado na pergunta 1, a assinatura é gerada para cada arquivo e está ligado logicamente a cada arquivo.
  2. O certificado digital é um meio pelo qual a assinatura é gerada.10 – Validei um arquivo em formato PDF, a validação diz que está assinado mas não vejo nenhum selo nele, esta assinatura é valida? R: Caso tenha recebido um arquivo em formato PDF e feito a validação em um programa/sistema que garanta essa validação, como o Assinador SERPRO https://www.assinadorserpro.estaleiro.serpro.gov.br/tutorial/html/demo_28.html ou pelo site de referência do ITI: https://verificador.iti.gov.br/ que é o órgão responsável pela ICP-Brasil, e o resultado aponte que está assinado, a assinatura é valida.

Pois como já foi exemplificado antes, a presença odo “Selo” não garante a assinatura.11 – Tento assinar um arquivo, mas recebo a mensagem que não há conexão com internet e/ou que não acessa alguns sites (urls), porque não assina? R: Para verificar se o certificado digital é valido e não possui nenhuma restrição, como estar revogado por exemplo, os sistemas/programas que fazem assinaturas digitais precisam consultar alguns serviços que irão garantir isso.

Por isso é necessário ter conexão com internet no momento da assinatura.1 3 – Ten ho um certificado que foi emitido pela minha organização de classe profissional (OAB, CRM, CREA, etc), posso assinar qualquer tipo de documento, usar outros sistemas/programas ou só meus documentos profissionais e sites da instituição ? R: Se esse certificado foi emitido pela ICP-Brasil, pode ser usado para assinar qualquer tipo de documento, procedimento, programa ou sistema que exija assinatura digital, independente de qual autoridade emitiu.

Inclusive o contrário também é esperado, que um certificado emitido por qualquer autoridade certificadora ICP-Brasil deva funcionar em qualquer sistema, inclusive nos sites e serviços de entidades de organização profissional.14 – Recebi um arquivo PDF, nele tem um selo de assinatura, mas ao validar diz que não está assinado, o que está acontecendo? R: A assinatura em PDF pode conter um selo representando a assinatura, como explicado no item 1, mas não é exatamente a assinatura.

Nestes casos, onde o selo aparece, mas a validação diz que não tem uma assinatura, pode estar acontecendo alguma dessas hipóteses: – Ao receber o arquivo por e-mail ou link de um sistema, ao invés de usar a opção “baixar” ou “download”, a pessoa abriu o documento no navegador (Firefox, Chrome, Edge etc) e usou a opção “salvar” ou “salvar como”, neste procedimento a assinatura é descartada, mas o selo continua.

Por isso mesmo a importância de verificar a assinatura. Qualquer manipulação no arquivo pode invalidar a assinatura. – Outra hipótese é do arquivo ter se corrompido no envio ou até mesmo na opção baixar/download, nestes casos é preciso pedir novamente o arquivo.

– A outra hipótese é a fraude, onde alguém pode ter feito um “desenho” com assinatura e colocado no PDF, algo mais difícil mas possível de ser feito. Assim, sempre que receber um arquivo com um selo de assinatura, a primeira ação é validar.1 5 – O Assinador SERPRO é compatível com MacOS (Apple) ? R: É bastante comum os usuário confundirem as funcionalidade do Certificado Digital, com o Assinador SERPRO.

O certificado digital para assinatura geralmente estão em 2 (dois) tipos diferentes A1 e A3. A1 é um certificado em arquivo e vale por 1 ano. Já o A3 pode vir em diversos tipos de mídias: Tokens, SmartCards, ou até mesmo em Nuvem. Cada mídia (A3) possui um driver de acordo com o fornecedor.

O que irá garantir o funcionamento com o Assinador SERPRO é a compatibilidade destes drivers com o sistema operacional e o JAVA que é a linguagem na qual o Assinador SERPRO é desenvolvido, em específico essas duas tecnologias: – PKCS12 que é usado para certificado do tipo A1 (em arquivo), essa especificação por ser mais simples a compatibilidade com o MacOS é a mais garantida.

– PKCS11 para certificados do tipo A3. Neste caso é necessário verificar junto ao fornecedor a compatibilidade e disponibilidade dos drivers para essa tecnologia de acordo com a versão do MacOS. Historicamente o MacOS não tem uma boa disponibilidade de tokens ou leitoras+smartcards compatíveis com PKCS11.

  • Há um fórum com bastante informação a esse respeito: https://forum.macmagazine.com.br/topic/161065-certificado-digital/ Isso significa que o Assinador SERPRO, por si só, não tem influência sobre quais tipos de mídias (drivers) funcionarão.
  • Por uma questão histórica, as marcas e modelos abaixo são aquelas que se mostraram com maior compatibilidade até a versão atual do MacOS, o que não significa que são as únicas: – NeoID Certificado em Nuvem.

– Tokens: Safenet 5100 /5110 e Starsign Crypto USB Token S

Qual é a assinatura eletrônica da Caixa?

Como desbloquear assinatura eletrônica da Caixa: como fazer?

Como desbloquear assinatura eletrônica da Caixa: como fazer?

Cecília Bezerra em 28 de abril de 2023 às 11:23

  • A assinatura eletrônica é um requisito para realizar uma série de movimentações na sua conta da Caixa Econômica Federal (CEF), seja por meio do internet banking ou aplicativo.
  • Sem a assinatura eletrônica Caixa não é possível consultar o saldo da conta, realizar procedimentos administrativos, nem saques ou transações.
  • Continue a leitura deste artigo para saber como desbloquear assinatura eletrônica Caixa, e o que é possível fazer com ela.
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A assinatura eletrônica da Caixa é uma senha utilizada para autorizar pagamentos, transferências e outras funcionalidades disponíveis nos canais digitais da conta bancária da Caixa Econômica Federal. Essa senha é uma medida de segurança importante para garantir que apenas o titular da conta realize transações financeiras, protegendo suas informações e evitando fraudes.

  • Através do aplicativo, disponível para dispositivos Android e iOS; ou
  • Pelo internet banking, acessível através do site oficial do banco.

É possível realizar o cadastro de sua assinatura eletrônica no caixa eletrônico da CEF. Para isso, você deve seguir os seguintes passos:

  1. Vá a um caixa eletrônico de autoatendimento;
  2. Escolha a opção “Outros serviços”;
  3. Em seguida a opção “Senhas e validações de acesso”;
  4. E, então, acesse a opção “Cadastrar senha eletrônica”;
  5. Por fim, selecione a opção “Confirmar”.

Para cadastrar a sua assinatura eletrônica no Internet Banking ou no aplicativo Caixa, as instruções têm poucas diferenças. A seguir, veja como fazer pelo site.

  1. Acesse o site do banco e faça login na sua conta no internet banking;
  2. Em seguida, vá em “Configurações”;
  3. Agora, selecione a opção “Contas” e “Consultar Contas”;
  4. Selecione sua conta e clique em “Cadastrar assinatura”;
  5. Nesse momento, leia o contrato apresentado pelo banco com atenção e clique em “Concordo” para aceitar os termos e condições.

Atenção: Caso você não tenha uma assinatura eletrônica cadastrada, a opção de “Desbloqueio de Assinatura Eletrônica” não estará disponível. Veja também: Nesse caso, você deve procurar a sua agência da Caixa e solicitar ao gerente que exclua a assinatura eletrônica anterior para que você possa cadastrar uma nova.

  1. Veja como fazer nos próximos tópicos.
  2. Para quem busca desbloquear a assinatura eletrônica, é importante saber que é possível realizar esse processo pela internet.
  3. Porém, para isso o processo precisa ser realizado por meio de outro aparelho que já esteja com a assinatura eletrônica desbloqueada para a mesma conta do titular.
  4. Assim, o primeiro passo para esse desbloqueio é acessar o novo aparelho, que pode ser celular ou tablet, e realizar o cadastro da assinatura eletrônica para ele. Veja como fazer:
  1. Abra o aplicativo Caixa, no dispositivo que já possui a assinatura eletrônica desbloqueada;
  2. Selecione a opção “Senha e Configurações”;
  3. Na tela seguinte, escolha “Gerenciar Dispositivos”;
  4. Na lista de “Dispositivos Cadastrados”, selecione o aparelho que deseja desbloquear;
  5. Clique em “Desbloquear”;
  6. Pronto! A assinatura eletrônica está liberada para uso no novo dispositivo.

Muitas pessoas acham que podem desbloquear sua assinatura eletrônica Caixa usando o WhatsApp, mas isso não é possível, Golpistas podem tentar obter suas senhas e assinaturas eletrônicas por meio do WhatsApp, por isso, é importante ter cuidado! Veja também: A Caixa Econômica não faz atendimento pelo WhatsApp, então é melhor seguir as instruções no site do banco para desbloquear sua assinatura eletrônica com seu celular.

  • 3004 1104 — ligações de telefone fixo;
  • 0800 726 0114 — ligações via celular.

Atenção: Não compartilhe informações pessoais por meio do WhatsApp da Caixa Econômica. Em um caixa eletrônico, você deverá realizar o seguinte processo para o desbloqueio da sua assinatura eletrônica:

  1. Insira o seu cartão no caixa eletrônico e vá para “Outras Senhas”;
  2. Em seguida, vá até “Senhas e validações de acessos”;
  3. Por fim, você pode clicar em “Desbloqueio de assinatura eletrônica”.

Após esse processo você será direcionado a uma tela que irá solicitar o CPF para confirmar a identidade do titular da conta e finalizar o processo da sua assinatura eletrônica. De modo geral, existem duas razões pelas quais a sua assinatura eletrônica da Caixa pode ser bloqueada: por motivos de segurança ou erro de digitação.

  1. Insira o seu cartão com chip no caixa eletrônico;
  2. Selecione a opção “Outros Serviços”;
  3. Em seguida, selecione “Senhas e Validações de Acessos”;
  4. Selecione “Desbloqueio de Assinatura Eletrônica”;
  5. Insira a nova senha que deseja usar.

Pronto! Agora você pode usar novamente a sua assinatura eletrônica para acessar sua conta na Caixa.Gostou desse conteúdo? Para mais informações como essa, inscreva-se no formulário abaixo e acompanhe a meutudo nas, Caso o motivo seja erro de digitação, vá ao caixa eletrônico e selecione “Outros Serviços”, “Senhas e validações de acessos” e “Desbloqueio de assinatura eletrônica”, e crie uma nova assinatura. Em caso de dúvidas contate a Caixa Econômica. Para entrar em contato com a central de atendimento da Caixa ligue 3004 1104, de telefone fixo, ou 0800 726 0114, para ligações feitas de celular. A chave PIX pode ser desbloqueada presencialmente em uma agência da Caixa Econômica, ou você pode cadastrar pela primeira vez no Caixa Eletrônico, Internet banking, Gerenciador CAIXA, ou pela Central de atendimento 4004 0104 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 104 0104 (demais regiões). Para habilitar, é necessário, por um dispositivo já cadastrado “Senhas e Configurações” > “Gerenciar Dispositivo” > “Dispositivos Cadastrados” > > “Ativar Dispositivo”. Parceiros Contatos

  • [email protected]
  • (11) 93432-4430
  • Capitais e regiões metropolitanas 4000-1836
  • Demais localidades 0800 700 8836

A TUDO Serviços S.A. (meutudo), sociedade anônima, inscrita no CNPJ nº 27.852.506/0001-85, localizada à Rua Frei Mansueto, n° 1101, 1° andar, Varjota, Fortaleza/CE, CEP: 60175-157, é uma fintech que facilita o acesso de clientes a empréstimos consignados.

Atua como correspondente bancária, seguindo as diretrizes da Resolução nº 4.935/2022 do Banco Central, das instituições financeiras: (i) PARATI CRÉDITO, FINANCIAMENTO E INVESTIMENTO S.A., instituição financeira, inscrita no CNPJ nº 03.311.443/0001-91, para Empréstimo Consignado do INSS (Novo e Portabilidade) – canais de atendimento: www.paratifinanceira.com.br / telefone: +55 (27) 2123-4777 / ouvidoria: [email protected] e (ii) QI SOCIEDADE DE CRÉDITO DIRETO S.A., sociedade de crédito direto, inscrita no CNPJ nº 32.402.502/0001-35 – canais de atendimento: www.qitech.com.br ou [email protected] / telefone: 0800 700 8836 / ouvidoria: 0800 0244 346 ou [email protected].

Informações adicionais sobre o empréstimo consignado: prazo mínimo de 6 meses e máximo de 84 meses. Valor mínimo de empréstimo R$ 1.500,00. Taxa de juros a partir de 1,80% a.m. e CET 25,34% a.a. Exemplo: um empréstimo consignado de R$ 10.000,00 para ser pago 7 anos (84 meses) – 84 parcelas mensais de R$ 235,23 com taxa de juros de 1,80% a.m.

Onde fica a assinatura eletrônica da Caixa?

Como cadastrar assinatura eletrônica no Internet Banking da Caixa? – Para cadastrar a sua assinatura eletrônica no Internet Banking da Caixa,

  1. Acesse a sua conta no Internet Banking e vá até em ” Configurações “;
  2. Agora selecione a opção ” Contas ” e ” Consultar Contas “;
  3. Depois de selecionar a sua conta, você deve clicar em ” Cadastrar assinatura “;
  4. Ao clicar nessa opção o banco irá lhe mostrar dados relacionados a sua conta e apresentar um contrato, leia o contrato e clique em ” Concordo “.
  5. Ao final dessa etapa você precisa ir até um caixa eletrônico ;
  6. Insira o seu cartão, vá para ” Outras Senhas “;
  7. Em seguida, vá até ” Senhas e validações de acessos “;
  8. Por fim, você pode clicar em ” desbloqueio de assinatura eletrônico “.

A próxima página irá digitar um CPF e pronto, você pode dar OK e finalizar o processo.

O que é assinatura eletrônica no celular?

Fazer assinatura digital grátis pelo celular é possível por meio do aplicativo Adobe Reader, disponível para celulares Android e iPhone (iOS). A ferramenta possibilita que o usuário formalize documentos em PDF desenhando no arquivo a assinatura ou rubrica na tela do smartphone.