O Que Significa A Galinha Pintadinha?
Contents
- 1 Porque Galinha Pintadinha hipnotiza?
- 2 O que significa Mestre André na Galinha Pintadinha?
- 3 O que tem no desenho da Galinha Pintadinha?
- 4 Qual é o nome verdadeiro da Galinha Pintadinha?
- 5 Porque a galinha fica parada com uma linha?
- 6 Quem foi o Mestre André?
- 7 Tem mensagem subliminar no mundo Bita?
- 8 Quem é o dono do mundo Bita?
- 9 Porque a Galinha Pintadinha faz tanto sucesso?
- 10 Qual o país de origem da Galinha Pintadinha?
Qual é a verdadeira história por trás da Galinha Pintadinha?
Como tudo começou? – Fonte: Animar estúdio A princípio, se eu falássemos que a Galinha Pintadinha cresceu a partir de um vídeo esquecido no Youtube, você acreditaria? Se você disse não, comece a acreditar. Pois, a origem da história dessa famosa ave, realmente, foi assim, do nada.
- Aliás, tudo começou com uma reunião de negócios.
- Basicamente, no dia 28 de dezembro de 2006, Juliano Prado e Marcos Luporini, não conseguiram comparecer presencialmente a uma reunião de produtores com uma emissora de TV.
- Então, eles decidiram publicar o vídeo no Youtube,
- Pois, assim, os seus possíveis patrões puderiam apreciar a história da Galinha Pintadinha.
Sobretudo, o objetivo da reunião era pensar em como vencer a dificuldade dos fundadores de conseguir investimento para continuarem com o projeto pessoal. Porém, a emissora acabou não se interessando pelo produto da ave azul. E os fundadores, a deixaram como um trabalho “inconcluído”.
- Inclusive, de acordo com os fundadores, eles tiveram até medo de publicar o desenho, por questões de insegurança com o trabalho.
- Tanto é que, a ideia era apagar o vídeo logo depois da reunião.
- Contudo, o vídeo acabou sendo esquecido no Youtube.
- E “bum”, seis meses após colocar o vídeo no ar, ele já estava com mais de 500 mil visualizações e contava com inúmeros fãs.
Logo após esse choque, a Bromélia Produções, empresa dos fundadores da Galinha Pintadinha; começou a se reinventar e a investir mais nesse desenho infantil. Assim, a ave exótica se expandiu a ponto de alcançar 14 bilhões de visualizações. Isso tudo em seus três canais oficiais em português; e em outros seis, internacionais.
Ver resposta completa
Qual o significado da música Pai Francisco da Galinha Pintadinha?
Free Pai Francisco Now! – A verdadeira história da cantiga Pai Francisco Criei uma categoria – que está sendo um sucesso aliás – chamada, Confesse, depois que você viu pela milésima vez um desenho com os seus, a sua mente começa a analisar os desenhos, clips e músicas para que possamos manter a nossa sanidade mental. Um post de 2008 do blog dá uma luz sobre a cantiga Pai Francisco. Confira:
Pai Francisco entrou na roda Tocando seu violão Tá-ram-ram-tam-tão E vem de lá seu delegado Pai Francisco foi pra prisão Como ele vem Todo requebrado Parece um boneco Desengonçado Um retrato da intolerância institucional e da violência policial em nosso país transmitida, sem censuras, às crianças.
Para começar, o personagem é “Pai” Francisco. É razoável, portanto, imaginar que se trata de um pai-de-santo, afinal, não sei de muitos outros casos em que as pessoas chamem as outras de “Pai” fulano. Depois, a única ação de Pai Francisco de que temos notícia é que ele entrou na roda tocando seu violão.
- E nada mais fez Pai Francisco para despertar a ira do delegado que, sem outro motivo, meteu-lhe na prisão.
- Foi porque ele era “Pai”? Porque ele tocava violão? Um caso clássico da associação do violão (e da música popular) com a vadiagem, a malandragem e, em última instância, o crime.
- Sim, senhores, o crime de Pai Francisco foi tocar seu violão! Tá-ram-ram-tam-tão! Passemos à segunda estrofe, quando o ritmo da música se altera, ficando mais agitado.
Nesse momento, Pai Francisco volta da prisão, e para nosso mudo espanto, volta todo requebrado, como um “boneco desengonçado”. Pai Francisco apanhou, e muito, na prisão! Teve seus ossos quebrados, múltiplas fraturas, escoriações, e nós estamos cantando e dançando essa ode à violência aos nossos filhos! Basta de clamares inocência, Free Pai Francisco Now! Pai Francisco não passa de uma música de protesto, como tantas outras que existem.
Não consegui achar quando e quem a criou. Isso é muito importante até para encaixarmos em um contexto social. Será que ela foi criada na Ditadura Militar? Talvez. Não sou daqueles que deixa de tocar ou cantar uma música para os Padawans por causa do seu contexto e tal. Acho bobagem. Deixem eles escutarem, se divertirem e no futuro – quando eles tiverem maturidade – iremos falar sobre isso em um contexto histórico.
Privar de informações é o caminho mais rápido para o Lado Sombrio da Força. Lembrem-se disso, sempre! Apoio: : Free Pai Francisco Now! – A verdadeira história da cantiga Pai Francisco
Ver resposta completa
Porque Galinha Pintadinha hipnotiza?
‘Galinha Pintadinha’ hipnotiza as crianças e entedia os adultos Quem convive ou conviveu com criança pequena em casa nos últimos anos não deve ter escapado. Provavelmente, em algum momento (ou em vários), rendeu-se aos vídeos da Galinha Pintadinha para desfrutar de instantes de tranquilidade.
Divulgação | ||
Galinha Pintadinha, Galo Carijó e Pintinho Amarelinho curtindo a hora do banho |
Depois de tanto sucesso no YouTube –somados, os 42 vídeos do canal oficial têm mais de um bilhão de visualizações– e em DVDs, a turma da penosa foi ciscar nos cinemas para comemorar seus dez anos de existência. “Galinha Pintadinha Mini na Telona” reproduz aquilo que já se mostrou eficiente para prender a atenção dos pequenos: musiquinha, criaturas fofas e, principalmente, cores por todos os lados.
- Mas não espere nada muito elaborado durante os intermináveis 50 minutos na poltrona.
- O filme não tem enredo.
- É apenas um amontoado de esquetes curtíssimos, educativos e musicais.
- Os personagens não falam, só emitem grunhidos.
- Uma narração infantil se encarrega de conduzir os espectadores nessa experiência, tornando-a ainda mais entediante.
Há também os episódios musicais com a turma da barata (“Naftalinas Submarinas”), uma serenata do sapo cururu, e, claro, historinhas estreladas pelo trio Galinha Pintadinha, Galo Carijó e Pintinho Amarelinho. Tudo isso em tamanho família, ampliado na telona –o que, certamente, manterá o público infantil hipnotizado em boa parte do filme. DIREÇÃO Marcos Luporini e Juliano Prado PRODUÇÃO Brasil, 2016, livre QUANDO: estreia nesta quinta (1º) Fale com a Redação – Problemas no aplicativo? – : ‘Galinha Pintadinha’ hipnotiza as crianças e entedia os adultos
Ver resposta completa
O que significa Mestre André na Galinha Pintadinha?
Andrew Scarfone, conhecido como Mestre André é um vendedor de instrumentos musicais e algumas mercadorias exóticas, atua em sua loja na Capital,
Ver resposta completa
O que significa o que significa FLI FLAI Flu?
Fli Flai Flu é uma maldição que provoca gripe? – Em algumas línguas, “flu” significa gripe. No entanto, a música Fli Flai Flu não está em outra língua. Na verdade, não está em língua nenhuma! A letra não é uma maldição; é um conjunto de sílabas sem sentido, As crianças que ouvem Fli Flai Flu e assistem a Galinha Pintadinha normalmente estão em idade pré-escolar. Nessa idade, estão sempre apanhando gripe e outras doenças, porque começam a ser expostas a coisas novas que o sistema imunitário ainda não enfrentou. Ficar espantado por ver uma criança pequena gripada é como ficar espantado por encontrar bananas em uma bananeira! A letra de Fli Flai Flu não é uma maldição escrita em outra língua nem uma mensagem subliminar do diabo. A maioria das palavras não tem significado em nenhuma língua e é preciso muita imaginação para tirar uma mensagem da letra. Como cristãos, não devemos dar atenção a rumores sem fundamento que apenas servem para assustar. Deixar seus filhos assistir Fli Flai Flu e a Galinha Pintadinha não é trazer maldição sobre suas vidas, mas também não é obrigatório. Cada um pode decidir o que é melhor para seus filhos, mas ninguém precisa ter medo de transmitir uma maldição através do programa ( 22 Assim, seja qual for o seu modo de crer a respeito destas coisas, que isso permaneça entre você e Deus. Feliz é o homem que não se condena naquilo que aprova.”>Romanos 14:22 ). Veja também: o que a Bíblia diz sobre quebra de maldição?
Ver resposta completa
O que tem no desenho da Galinha Pintadinha?
Galinha Pintadinha: conheça a história – Alegrando Popózinhos desde 2006 e com mais de 30 milhões de inscritos no Youtube, o projeto infantil brasileiro Galinha Pintadinha se mantém no mercado há mais de 15 anos. Com animações no Youtube, temporadas disponíveis em plataformas de streaming, com distribuição em canais abertos e de TV por assinatura, DVDs e álbuns lançados, até mesmo os mais crescidinhos já conhecem esse personagem.
- A sinopse revela bem o público-alvo a qual se destina o projeto.
- Uma simpática galinha azul de bolinhas brancas vive diversas aventuras ao lado de seu marido Galo Carijó e o filho Pintinho Amarelinho.
- Nas brincadeiras e aventuras, também entram outras personagens, como a divertida Popó, a Borboletinha e a Baratinha, que acompanham a família Pintadinha por toda parte.
São conteúdos alegres, leves, sem qualquer violência e seguros para todas as crianças na primeira infância (até quatro anos). Mas apesar de ser, hoje, uma das maiores marcas infantis no Brasil e América Latina, o início foi bem diferente, como contamos na história abaixo.
Ver resposta completa
Quem é a pessoa que canta a música da Galinha Pintadinha?
Vera Fuzaro faz parte do projeto desde o início e viu sua vida se transformar após sucesso –
Pop | Ana Paula de Freitas, do R7 12/10/2015 – 00h20
A vida de Vera Fuzaro mudou completamente depois de 28 de dezembro de 2006 — dia em que o primeiro vídeo da Galinha Pintadinha subiu no YouTube. Idealizada por Marcos Luporini e desenhada por Juliano Prado, a personagem ganhou a voz da cantora, que se encontrou com o projeto de maneira despretensiosa. Em entrevista ao R7, Vera revelou os bastidores do nascimento da galinha que é febre no Brasil inteiro e falou um pouco sobre a sua vida longe dos estúdios. — A intenção era que fosse só um projeto entre amigos. Nunca pensei em ganhar dinheiro com isso. Quando me dei conta, já estávamos fazendo sucesso no Brasil todo, com produtos licenciados, mais pedidos de DVD, uma loucura Acesse o R7 Play e assista à programação da Record quando quiser Reprodução/Facebook Vera Fuzaro, que trabalha como cantora desde os 18 anos, se encontrou com a Galinha Pintadinha quando a personagem ainda nem tinha forma, muito menos as pintinhas brancas no corpo azul. A pedido do amigo Marcos Luporini, produtor do estúdio onde trabalha, ela gravou a música Galinha Pintadinha, — A gente começou a fazer sem nenhuma intenção. Ele trouxe a música e eu gravei. Ficou superlegal, mas não sabíamos nem o que fazer com ela. Daí, eu mesma falei pro Marcos: “Ah, no mínimo a gente dá de presente pra amigos, sobrinhos, sei lá, quem tiver criança” Reprodução/Facebook Depois de gravarem a música, Vera e Marcos se reuniram com o desenhista Juliano Prado, que deu forma e cor à Galinha Pintadinha. Em seis meses, o vídeo tinha mais de 500 mil visualizações no YouTube. O projeto que seria presente para amigos ganhou proporções gigantescas, sendo hoje, nove anos depois, o canal mais assistido da plataforma de vídeos no Brasil. — Até hoje, não tenho noção do tamanho do sucesso da Galinha Pintadinha, porque a minha vida continua a mesma Reprodução/Facebook Vera Fuzaro tem um carreira como cantora e já viajou o Brasil com outros projetos, mas agora se dedica completamente à personagem. Neste momento, toda a equipe está envolvida na gravação do quinto DVD da Galinha Pintadinha, que deve estrear em meados de 2016. — Eu não aguento mais., É muito cansativo. E é um processo que demora bastante, por isso lançamos a cada dois anos. O pais, sempre que me veem, pedem logo novos vídeos, mas não é tão fácil assim, Primeiro gravo a voz — também faço a voz de algumas crianças e toda a locução. Algumas vezes, regravamos. Depois, juntamos com todo o arranjo e ainda precisamos masterizar e mixar Reprodução/Facebook Além das músicas da Galinha Pintadinha, Vera Fuzaro também faz a locução de algumas crianças. No primeiro DVD da personagem, o filho de Vera, Vinícius Honorário, fez uma participação especial como cantor mirim aos nove anos. Hoje, aos 21, ele seguiu um caminho diferente da mãe e não voltou a participar do projeto. Nos outros três DVDs, a cantora Isabela G. Carvalho também dividiu os vocais com Vera Reprodução/Facebook Com músicas gravadas em inglês e espanhol, a Galinha Pintadinha pretende expandir seu sucesso para fora do Brasil. Nestas versões em línguas diferentes, cantoras de outros países dão vida à nova Galinha Pintadinha, que também ganha outro nome. Nos Estados Unidos, por exemplo, ela foi batizada de Lottie Dottie Reprodução/Facebook Como seu rosto não é conhecido, Vera Fuzaro consegue levar uma vida normal, mas já foi desmascarada por amigas em certos eventos. — Eu prefiro não ficar falando quem eu sou, até porque as crianças se sentem enganadas quando me veem cantando com a voz da Galinha Pintadinha. Elas viram e falam: “Ué, cadê a Galinha de verdade?”. Mas muitas também ficam hipnotizadas me ouvindo cantar, é engraçado Reprodução/Facebook O Facebook é o lugar em que Vera Fuzaro mais tem contato com os fãs da Galinha Pintadinha. Muitos pais desesperados agradecem pelas horas de sossego conquistadas com a ajuda dos vídeos, enquanto outros desabafam e contam histórias emocionantes relacionadas à personagem. — Um bebê de seis meses precisava ficar em jejum por seis horas para fazer uma cirurgia e a mãe ficou desesperada, pensando no que poderia fazer para entreter a filha. E, durante todo esse tempo, a bebê ficou assistindo à Galinha Pintadinha. E ela demonstrou muita gratidão. É muito gratificante ter esses momentos, é muito lindo receber todo esse amor. Eu tento responder a todas as mensagens, é o mínimo que posso fazer Reprodução/Facebook Quando não está no estúdio gravando o novo DVD da Galinha Pintadinha, Vera Fuzaro se dedica ao trabalho voluntário com crianças diagnosticadas com câncer no Centro Infantil Boldrini, em Campinas, e também a outros projetos, como o Resgatando Valores. — Eu gosto muito de criança, de trabalhar com o jovem. Eles têm uma energia muito positiva. A gente canta juntos, é uma energia muito boa e muito pura que elas passam Reprodução/Facebook Empolgada ao longo de toda a entrevista, Vera Fuzaro revela que o excesso de entusiasmo resulta até em uma mania que julga ser um pouco estranha. — Eu tenho mania de abraçar muito, seja quem for! Como amo muito crianças e idosos, várias vezes, parei senhorinhas na rua pra pedir um abraço. Se chego perto de alguém que sinto algo de bom, converso um pouco e já pergunto se posso dar um abraço. Tem uma amiga que me chama de Felícia., E crianças também! Seja quem for, já estou abraçando. Reprodução/Facebook “Ah, e outra mania que tenho é a de acordar muito cedo. É a hora que acordo mais feliz, muitas pessoas não gostam. Dou bom dia pra tudo: flores, céu, dia, passarinhos. Pareço uma doida “, concluiu Vera, comprovando que não há pessoa melhor — e mais feliz — para dar voz à carismática Galinha Pintadinha Divulgação
Qual é o nome verdadeiro da Galinha Pintadinha?
Galinha Pintadinha Mini – A Galinha Pintadinha Mini, também conhecida como Popó, é uma mãe muito dedicada à sua família: seu filho Pintinho Amarelinho e seu marido Galo Carijó. Com muita musicalidade, suas cantigas que embalaram a infância de muitas crianças e marcaram gerações, contagiam os pequenos e suas famílias com energia e alegria.
Ver resposta completa
Quem é que canta a música da Galinha Pintadinha?
Lançamento do videoclipe aconteceu na sexta-feira, dia 6, no YouTube e nas principais plataformas de áudio Gilberto Gil e Flor Gil se encontram com a Galinha Pintadinha Agora é real e oficial: a parceria inédita entre Galinha Pintadinha, Gilberto Gil e Flor Gil rendeu um presentão de início de Ano Novo aos fãs, unindo diferentes gerações.
É que na sexta-feira, dia 6, a regravação da clássica canção “Sítio do Picapau Amarelo”, que envolveu a união desse trio power, chegou no canal da Galinha Pintadinha no Youtube, e aos principais streamings de música do mundo – Spotify, Deezer, Apple Music, Amazon Music, SoundCloud e Tidal. A gravação da nova versão desse sucesso infantil aconteceu em outubro de 2022, em um estúdio carioca.
Ao lado de um dos maiores ícones da música popular brasileira, a Dona Galinha promoveu um verdadeiro encontro de gerações. A ideia foi motivada pela trend viral que movimentou o Instagram da neta do cantor, alcançando mais de 1,3 milhão de views. Junto de Flor Gil, Gilberto Gil aparece dançando a música Galinha Pintadinha 3.
- Não é de hoje que a Galinha Pintadinha resgata os sucessos do cancioneiro unindo gerações em torno da música.
- Afinal, já são 15 anos de estrada.
- Mas, dessa vez, o momento fica ainda mais especial com a participação incrível de Gilberto Gil, um ídolo da MPB, ao lado de sua neta, Flor Gil, que reitera as vocações de sucesso da família”, destaca Marcos Luporini, diretor musical e sócio criador da Galinha Pintadinha.
Sobre a Galinha Pintadinha Fenômeno da internet brasileira, a Galinha Pintadinha é hoje uma das marcas infantis mais queridas do mundo. Presente na vida dos pequenos desde cedo, é considerada o “primeiro personagem do bebê”, sendo uma das franquias mais fortes junto ao público pré-escolar de até cinco anos, com 100% de aprovação de pais, mães e das próprias crianças.
- Surgido de um vídeo no YouTube, em 2006, esse projeto musical viralizou na rede.
- Depois disso, toda a trajetória da Galinha está registrada em recordes de visualizações e parcerias de sucesso: cerca de 3 milhões de DVDs vendidos, centenas de produtos oficiais licenciados e mais de 44 bilhões de views dos canais em português e LATAM.
Disponível nos principais serviços de streaming, como Netflix, Amazon Prime, e HBO Max, a personagem também está na televisão na TV Cultura com episódios especiais da série “Galinha Pintadinha Mini”, que traz novas historinhas, atividades educativas e conteúdos inéditos.
Ver resposta completa
Porque não deixar bebê assistir Galinha Pintadinha?
O porquê da contraindicação – Apesar de parecer inofensivo e até bonitinho, a hipnose que esses desenhos e programas infantis provocam no bebê podem acabar afetando seu desenvolvimento. O recomendado pelos especialistas é que a exposição às telas deve ser extremamente controlada para crianças com menos de 2 anos.
- Isso porque o excesso de televisão ou celulares pode contribuir para o aparecimento de distúrbios do sono e acabam prejudicando os laços afetivos entre o bebê e os pais.
- No início os bebês possuem uma linguagem bem rudimentar, por isso recorrem ao choro para expressar suas necessidades.
- Em seus primeiros meses de vida, o bebê passará por grandes mudanças e adaptações, por isso precisam de muito carinho e compreensão dos pais.
O colo, os afagos, o abraço, as brincadeiras, as canções de ninar possuem grande importância para o desenvolvimento emocional da criança e fortalecem os laços afetivos entre pais e filhos. Quando você acostuma o bebê a se acalmar com a Peppa, você está transferindo a ela o papel de educar seus filhos. Redatora e produtora de rádio com pleno domínio das técnicas SEO e diversos artigos na primeira página do Google. Especialista em marketing digital, monografias e pesquisas científicas. Com vasto conhecimento nas áreas de educação, música, entretenimento, cultura, lazer, saúde, psicologia, meio ambiente
Ver resposta completa
Porque a galinha fica parada com uma linha?
Por que as galinhas ficam hipnotizadas com um risco no chão? No fundo, é um instinto para evitar predadores.
Ver resposta completa
O que vem no Ovo da Galinha Pintadinha?
O ovo de chocolate ao leite da Galinha Pintadinha, de 120g, vem com um exclusivo brinde da Galinha. – Possui também tamanhos 45g e 80g. Na elaboração do produto entram os seguintes ingredientes: Açúcar, leite em pó integral, pasta de cacau, manteiga de cacau, gordura vegetal, emulsificantes: lecitina de soja e ésteres de ácido ricinoléico interesterificado com poliglicerol e aromatizante.
- Para o código PA20145/20146, na elaboração do bombom entram os seguintes ingredientes: Açúcar, leite em pó integral, pasta de cacau, manteiga de cacau, gordura vegetal, emulsificantes: lecitina de soja e ésteres de ácido ricinoléico interesterificado com poliglicerol e aromatizante.
- CONTÉM GLÚTEN ALÉRGICOS: CONTÉM LEITE E DERIVADOS DE SOJA.
PODE CONTER AMENDOIM, MACADÂMIA, AMÊNDOA, NOZES, AVELÃ, CASTANHA DE CAJÚ, CASTANHA-DO-PARÁ E CASTANHAS. Medida Caseira Ovo 45g – (aprox.1/2 do ovo) Medida Caseira Ovo 80g – (aprox.1/3 do ovo) Medida Caseira Ovo 120g – (aprox.1/5 do ovo) Medida Caseira Ovo 150g – (aprox.1/5 do ovo) Medida Caseira Ovo 170g – (aprox.1/7 do ovo) Medida Caseira Ovo 180g – (aprox.1/7 do ovo)
Quantidade por porção | % VD(*) | |
---|---|---|
Valor Energético | 137 kcal = 575kJ | 7 |
Carboidratos | 13 g | 4 |
Proteínas | 1,5 g | 2 |
Gorduras Totais | 8,5 g | 15 |
Gorduras Saturadas | 5,0 g | 23 |
Gorduras Trans | 0g | ** |
Fibra Alimentar | 0,7 g | 3 |
Sódio | 16 mg | 1 |
% Valores Diários de referência com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 kJ. Seus Valores Diários podem ser maiores ou menores, dependendo de suas necessidades energéticas. ** Valores Diários de referência não estabelecidos.
Ver resposta completa
Quem foi o Mestre André?
Texto: Eryck Quirino e João Vitor Silveira Revisão: Felipe Tinoco Em homenagem aos 40 anos do falecimento de Mestre André, lendário comandante da bateria da Mocidade Independente de Padre Miguel, o Carnavalize está promovendo uma série de conteúdos para ressaltar a importância de José Pereira da Silva para a história do nosso carnaval.
- Pretendemos retratar a sua trajetória até chegar ao posto que revolucionou, perpassando sua influência na folia enquanto desempenhava a máxima função sonora dos desfiles, até o legado que deixou para o nosso carnaval.
- Embarque conosco nessa jornada, e vamos aprender cada vez mais sobre esse baluarte.
Você pode conferir aqui nosso vídeo no youtube também sobre o maestro. Entre becos e vielas, a história das origens do samba e do carnaval carioca é bem documentada. Mesmo com as informações perdidas nas palavras, carregadas pelo vento, até certo ponto somos capazes de estabelecer trajetórias mais nítidas e fundamentadas sobre como o samba se difundiu a partir da Pequena África, da região do Cais do Porto, da Saúde, e se espalhou pelo Rio de Janeiro, chegando aos pontos mais centrais da cidade, em diversos segmentos.
Na maneira como esse samba se revolucionou com a turma do Estácio, como ele se influenciou com a galera do Morro da Mangueira e como ele tocou o coração dos bambas de Vila Isabel até os baluartes de Madureira. Temos ainda, porém, lacunas a preencher nessa caminhada quase etérea do samba até chegar à Zona Oeste.
Não exatamente na história dessas figuras, pois a sua comunidade faz um trabalho essencial de preservar a memória dessas peças fundamentais para a construção do samba na cidade do Rio de Janeiro. É preciso aumentar a percepção dos mecanismos que trabalharam para mover a nossa cultura ao longo dos anos para além do eixo central da cidade.
Mestre André em seu retorno para a Mocidade em 1967, após desfilar por um ano na Portela. Foto – Arquivo O Dia |
Pois é impossível abordar a construção da nossa cultura sem passar pela figura de Mestre André. Porque a mente de José Pereira da Silva foi tão genial em inovar, e aqui não somente dentro de suas próprias ideias, como também em conseguir dar eco à criatividade de seus ritmistas.
- Ele revolucionou completamente a maneira como se estrutura, como se toca e como se organiza uma bateria de escola de samba.
- E a relação é imediata: se não podemos falar do carnaval das escolas de samba sem a inserção providencial e indispensável das baterias, e se não podemos falar das baterias sem falar de Mestre André, não será possível falar de carnaval sem falar do Mestre dos Mestres.
Até mesmo porque o conceito de um mestre propriamente dito surgiu consigo. Foi o primeiro entre os nossos comandantes a ser amplamente chamado de mestre. E não somente pelo seu controle, influência, entrosamento e parceria para com seus ritmistas; o arrebatamento que as apresentações da Não Existe Mais Quente eram capazes de provocar não deixava espaço para que ele fosse somente um diretor.
- Longe de menosprezar o termo, inclusive, que é muito bem utilizado nos dias de hoje para designar aqueles que desempenham a função essencial de auxiliar os mestres em suas empreitadas.
- Neste momento, no entanto, o conceito de mestre supera algumas barreiras.
- Talvez a principal delas seja a relação daquela figura com o público de fora da sua comunidade de origem.
Possivelmente sejam devaneios de uma mente inquieta, mas diretor me parece talvez a visão de alguém que tem a liderança daquele grupo, que é capaz de comandar aqueles ritmistas em prol do seu objetivo. Mas há algo de belo, mágico e místico em considerar alguém o mestre de uma bateria; ele detém todas as qualidades e os adjetivos de um diretor, mas tem uma concepção da palavra que se relaciona com o que Mestre André fez: “Pessoa que ensina uma arte ou ciência” Ver a Não Existe Mais Quente passar não se tratava apenas de testemunhar uma grande apresentação de uma grande bateria.
Ivo Lavadeira (de boina) que era cunhado de Mestre André e um dos fundadores do time Independente Futebol Clube, que daria origem à Mocidade Independente; Mestre Djalma “Galo Velho” (de roupa listrada) um dos criadores das primeiras bossas da NEMQ; Tião Miquimba (de branco) que criou o surdo de terceira junto de Mestre André; Madureira (com os óculos pendurado na camisa) ex diretor da bateria. Todos sobre a batuta de Mestre Bereco, no FINEP Seminário Mestre André – o maestro do povo, em 2009. Foto: Fábio Fabato, acervo pessoal |
Aliás, como é possível dizer que não aprendemos a lição? Se a maior parte das escolas de samba tocam o repique da maneira que tocam hoje em dia, devemos ao time de bambas comandado por Mestre André, que revolucionaram o instrumento e introduziram a levada conhecida como “tucalacatuca”, a qual se difundiu pelas demais agremiações.
- Tal como uma ciência, se hoje temos os mais nobres estudiosos e pesquisadores da ciência do repinique, devemos aos cientistas que promoveram experimentos e estabeleceram uma das “Leis de André”, com direito à inspiração livre das Leis de Newton.
- É material para um bimestre.
- Falando das “Leis de André”, errôneo seria não versar acerca da grande genialidade que surgiu de sua parceria com Tião Miquimba, na invenção do surdo de terceira.
Apesar da evolução na maneira como se encara e como se toca um surdo de terceira, tudo se fundamenta em cima daquela base forte e bem estruturada que veio das bandas de Padre Miguel. Fechando o ciclo das sonoridades dentro do naipe, com grave, médio e agudo, finalmente se concluiu a aproximação com a nossa ancestralidade africana no Rum, no Rumpi e no Lê.
Temos aí mais um bimestre completo. A Não Existe Mais Quente é muito conhecida pelas suas singularidades, e talvez a maior delas seja o seu toque de caixa de guerra. Não é exagero dizer que não há nada igual, pois de fato não há. O símbolo perfeito de respeito e reverência ao orixá padroeiro da escola e da bateria, o toque das caixas da Mocidade foi criado por Mestre André seguindo o pedido de Tia Chica, mãe de santo e baiana da escola que deu as cores do pavilhão da verde e branco da Zona Oeste.
Surge, então, os batuques baseados no agueré de Oxóssi. Mais um bimestre com nota 10. Também é necessário abordar outra singularidade da bateria da Mocidade, que mora fundo em uma das invenções do homenageado. Não é exagero dizer que a ala de chocalhos da Não Existe Mais Quente é uma das mais proeminentes do carnaval carioca.
A Chocalho Cascável tem um toque único em suas subidas, que também lhe permitem identificar de longe a chegada da turma de Padre Miguel para a sua “caçada de axé, para caçar, ganhar, enfeitiçar, roubar o coração dos outros”, como bem diz Fábio Fabato, jornalista e biógrafo da Mocidade. E essa característica se relaciona intimamente com a criação dos chocalhos de platinela por Mestre André, em uma época em que era necessário contornar as problemáticas dos poucos ritmistas, com soluções para sua bateria soar mais alto e parecer que 30 componentes são 90.
Que 90 são 270. É também nesse contexto que surge a criação das baquetas múltiplas de tamborim. Fechou a conta? O último bimestre acabou. Ao fim do nosso ano letivo fictício, é seguro afirmar que com suas aulas, André de fato ressignificou a posição do comandante da bateria para um Mestre, que ensina e cativava com suas aulas.
Fugindo do clássico apito, e tendo seus comandados sob a rédea curta com sua clássica batuta, talvez Mestre André seja o grande precursor em fazer uma bateria de escola de samba parecer e se transformar numa orquestra rítmica. Um homem lendário, que a partir de seus gestos e movimentos comanda um grupo que impressiona e conquista o coração daqueles que assistem.
Ainda, como não falarmos de conquistar os corações daqueles que tiveram o privilégio de testemunhar as apresentações de Mestre André e a Não Existe Mais Quente e não narrar a invenção das paradinhas? O que hoje está inserido no regulamento do quesito Bateria, promovendo uma competição saudável entre os agrupamentos rítmicos de todas as escolas, para encontrar a convenção que vai parar o próximo carnaval e serem recompensados por isso, mora na genialidade de José Pereira da Silva, o Mestre dos Mestres, que se eternizou para sempre como o criador desse momento que cativa e move o público de carnaval a carnaval.
Capa do LP gravado em 1974 pela Bateria da Mocidade Independente de Padre Miguel, sob a batuta de Mestre André. Gravação essa que dava o holofote para o grupamento rítmico da Mocidade. – Foto: Gravadora Copacabana. |
São invenções, influências e revoluções encabeçadas por uma gigantesca figura da Zona Oeste, que explodiu a bolha das quatro grandes escolas de samba da época. A partir de sua bateria, inseriu quase à força a Mocidade Independente de Padre Miguel no mapa de toda a cidade, que antes sabia de cor indicar Portela, Mangueira, Império Serrano e Salgueiro.
- Como uma vez disse o historiador Sérgio Cabral, o que provocava era o fato de que era de fato a melhor bateria da cidade.
- Não à toa, por alguns anos, foi conhecida como a bateria que tem uma Escola de Samba.
- Mestre André foi um revolucionário.
- Quebrou estrutura atrás de estrutura.
- A estrutura da organização que se dava nas escolas de samba, do destaque das quatro grandes da época, a qual por muito tempo escolhia enxergar apenas do centro da cidade até Madureira.
Colocou a Zona Oeste no mapa do Carnaval. Mexeu também na estrutura do comando das baterias das escolas de samba, sendo o primeiro a ser referenciado e reverenciado como mestre de bateria. Ou ainda a estrutura das próprias baterias, introduzindo junto com seus ritmistas e colegas de trabalho, “leis” do funcionamento dessas orquestras rítmicas que são seguidas até hoje.
Ver resposta completa
Desde quando a Galinha Pintadinha existe?
História da Galinha Pintadinha: a Popó mais famosa do mundo A história da Galinha Pintadinha, a série que bateu recordes no mundo todo, começou no dia 28 de dezembro de 2006. Os produtores Juliano Prado e Marcos Luporin postaram um vídeo na internet para apresentar uma ideia a um veículo de exibição.
Ver resposta completa
Qual é o significado da palavra Pintadinha?
1. Que levou tinta; colorido.2. Descrito com exactidão.
Ver resposta completa
Tem mensagem subliminar no mundo Bita?
Mundo Bita comemora sucesso no Brasil, com 700 milhões de visualizações – Canguru News Por Cristina Moreno de Castro Com mais de 700 milhões de visualizações no Youtube, marca prepara novos aplicativos e uma versão dos desenhos em espanhol. Quando a primogênita Anabel estava prestes a nascer, Chaps Melo e Ivana de Souza fizeram o que todos os pais fazem: pensaram com carinho na decoração do quarto da bebê.
Ela deu ideias, que ele transformou em desenhos e, em uma semana, o tema circense estava pronto, com direito a picadeiro, nuvens no céu e um apresentador de terno, cartola, sorriso bonachão e um imenso bigode laranja no rosto. O casal não fazia ideia que estava dando vida ao que viria a se tornar um dos principais personagens infantis do país, exatos sete anos mais tarde.
O bigodudo em questão foi depois batizado de Bita e seu “Mundo Bita” já possui quatro DVDs (com disco de ouro pela Sony Music), está na grade do Discovery Kids e da Netflix, tem espetáculos teatrais, shows e produtos licenciados, aplicativos e seu maior trunfo: mais de 700 milhões de visualizações no YouTube.
- O carro-chefe da produtora Mr.
- Plot, sediada no Recife, se tornou concorrente de pesos-pesados do segmento 0 a 6 anos, como Galinha Pintadinha, PatatiPatatá e o veterano Palavra Cantada.
- Neste ano, vai alçar voos maiores: além do quinto DVD, “Bita e a Natureza”, que já vem sendo divulgado, com uma música inédita por mês no Youtube, a marca “Mundo Bita” também está em fase de pré-produção de uma série em dramaturgia, com episódios de 5 minutos, prepara novos aplicativos, e uma versão em espanhol dos clipes musicais, para tentar atingir o mercado externo.
Mas nada disso aconteceu de repente. “Estamos colhendo os primeiros resultados financeiros e atraindo atenção das grandes marcas só agora”, revela o diretor de criação Chaps Melo, 36, em entrevista à Canguru. A Mr. Plot nasceu, em 2011, para ser uma empresa de tecnologia, com a ideia de produzir aplicativos educativos para crianças.
- O bonachão Bita entrou como personagem de um desses apps, mas o negócio não dava lucro.
- Foi só quando a equipe resolveu inserir um clipe musical ao “Bita e os Animais”, em 2013, que o personagem descobriu a que veio.
- O clipe bombou no Youtube, e logo foi firmado contrato com a Discovery Kids e a Sony Music, que encomendou um primeiro DVD feito às pressas.
“A Mr. Plot nasceu para ser de tecnologia, não de economia criativa, não de audiovisual. Nasceu de uma forma e nos descobrimos de outra por acaso”, resume Chaps. Ele se tornou o sócio responsável pelas músicas. Filho de professora de piano, o empresário só tinha tocado em bandas por hobby, mas começou a compor letras e canções para o repertório do “Mundo Bita”, com arranjos de Walman Filho. desmanda e o corpo da gente obedece bem. Ouça e obedeça que a cabeça vai mandar” – diz a música “Onde é que se fabrica o pensamento”, do DVD “Bita e o Corpo Humano”. A canção “Ela e Ele” prega direitos iguais a meninos e meninas: “Garota, garoto, espelho do outro, somos diferentes demais.
Menino, menina, respeito e estima, nós temos direitos iguais.” Os versos não se repetem exaustivamente, como em algumas canções infantis: as letrassão longas, com rimas não muito óbvias, e acompanhadas por ritmos que trafegam pelo rock, samba e country. “No começo recebíamos críticas de que as letras eram muito complexas para crianças, mas vinha dos pais, não dos pequenos.
A gente não trata a criança como um bobinho. Comunicamos com a criança como uma pessoinha, que vai entender, vai processar aquilo e transformar em alguma coisa “, diz Chaps. Os temas tratados pelas canções vão desde coisas corriqueiras, do dia a dia, como a escovação de dentes (“Xic, Xic, Xic”), até, na letra de “A Diferença É o que nos Une”, o respeito às outras crianças que têm necessidades especiais.
A equipe da Mr. Plot tem mais liberdade ao criar os clipes com temas mais simples, mas tem que discutir mais a fundo os conteúdos que podem gerar alguma polêmica. A esposa de um dos sócios, que é pedagoga, é uma dasprincipais procuradas nessas horas. Para a canção “A Diferença é o que nos Une”, o grupo buscou consultoria da AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente), que acompanhou não só a criação da letra, mas também da animação.
“Queríamos que eles vissem se, na nossa ignorância, tínhamos feito algo que pudesse ferir sem intenção”, diz Chaps. “A gente procura ser bem caxias, para o conteúdo realmente engrandecer a criança, não ser apenas um conteúdo vazio.” Assim como as letras, os desenhos também são politicamente corretos e educativos.
- Bita ganhou a companhia das crianças Lila (loira), Dan (negro) e Tito (ruivo), que têm personalidades próprias.
- Os pequenos estão sempre alegres, são educados, se respeitam, brincam juntos tanto de boneca quanto de dragão.
- Mesmo assim, o conteúdo também é alvo de críticas: já teve gente questionando o Bita por abordar “esse negócio de gênero”, já teve corrente religiosa radical vendo mensagem subliminar nos clipes ou pais interpretando errado algum trecho de música.
“Mas a gente nunca se atrita com o público. Se não agrada, pode agradar em outra canção. Só queremos passar nossa mensagem positiva.”
Ver resposta completa
Quem é o dono do mundo Bita?
Ouça bate-papo com o músico e designer Chaps Melo – A apresentadora Alessandra Bastos, do É Tudo Brasil, bateu um papo com o músico, designer e criador do Mundo Bita, Chaps Melo, sobre o projeto que é um dos mais bem sucedidos do universo mágico da música voltado para o público infanto-juvenil.
- Com mais de 90 clipes autorais lançados no Brasil, o Mundo Bita já ultrapassou a marca de 10 bilhões de visualizações no YouTube.
- Com mais de 10 anos de atuação, nomes de peso como Nando Reis, Milton Nascimento, Caetano Veloso, Lulu Santos e Alceu Valença já viraram personagens da animação.
- Além de músicas nacionais, o Bita já tem músicas em português de Portugal, espanhol e está se preparando para começar clipes na língua inglesa.
Quer saber mais? Confira a entrevista completa no player acima.
Ver resposta completa
Porque a Galinha Pintadinha faz tanto sucesso?
Ricardo Dettmer Com primeiro vídeo viralizado em 2006, a personagem criada pelos publicitários Juliano Prado (à esquerda) e Marcos Luporini (à direita) é referência no mercado de licenciamento de produtos “Temos galinha em italiano, francês, japonês, chinês, alemão, espanhol, português e inglês”, conta Juliano Prado, um dos criadores da Galinha Pintadinha,
- Esse é o resultado do projeto internacional que começou em 2013 com a intenção de ir além da música, mas vender itens licenciados e produções de conteúdo.
- Depois da América Latina, Itália e Espanha, a marca busca espaço em países culturalmente mais distantes do Brasil, como Índia, Japão e China.
- Às vezes não dá certo.
A dublagem em alemão, por exemplo, ficou bem estranha”, brinca o empreendedor. “Mas temos que arriscar para conquistar.” Foi essa vontade de arriscar que fez com que a Galinha Pintadinha nascesse e viesse a movimentar R$ 3,5 bilhões em 2020 com conteúdos digitais e com produtos licenciados no varejo.
A venda de produtos movimenta o equivalente a R$ 1,5 bilhão (40%), enquanto a outra parte vem da atuação digital, aproximadamente R$ 2 bilhões. Na América Latina, audiência mais fiel se concentra. O conteúdo da personagem é distribuído pelo Nat Geo Kids e pelo canal digital em espanhol, que conta com cerca de 12 milhões de inscritos.
No Brasil, são 28 milhões de inscrições. LEIA TAMBÉM: Da sabotagem ao sucesso: a criação do império da Turma da Mônica no Japão Em 2006, os publicitários Juliano Prado e Marcos Luporini produziram um videoclipe despretensioso chamado “Galinha Pintadinha”.
Explorando uma música infantil clássica de domínio público, a ideia era fazer uma animação e apresentar para uma emissora de TV como um portfólio de seus trabalhos. Para facilitar a apresentação, eles colocaram o vídeo em uma plataforma que tinha acabado de chegar no Brasil, o hoje popular Youtube. Mas a emissora não se interessou pelo produto.
Para Prado e Luporini, que ousavam no mundo dos negócios desde o início dos anos 2000, essa resposta negativa era mais do que comum. Formado em administração, Prado chegou a ter uma empresa de cartões digitais com mensagens fofas e animadas para compartilhamento virtual, em uma época de computadores com internet discada.
Era tudo na base de tentativas e erros”, conta ele, que pouco se abalou pela falta de interesse da emissora. Na época, trabalhando em uma agência de publicidade, ele simplesmente esqueceu da existência da Galinha Pintadinha por cerca de seis meses. Quando, sem querer, entrou no canal novamente, o vídeo já tinha mais de 500 mil visualizações.
Embora não lembre o número exato de comentários, um detalhe marcou a memória de Prado: as pessoas estavam pedindo mais vídeos da galinha. De certa forma, a audiência criou simpatia por ela e queria mais animações naquele estilo. “Essa primeira música, a clássica da Galinha Pintadinha, nem é nossa.
- É uma música antiga com domínio público, assim como as clássicas ‘borboletinha’ ou ‘dona aranha’.
- O foco não era a galinha.
- Podia ter sido qualquer outro personagem”, conta o publicitário, ainda chocado com a forma pela qual o destino moveu as peças do jogo.
- Não foi uma estratégia nossa.
- Acabou acontecendo de forma natural.” Mas a visão de negócios dos colegas de trabalho foi essencial para transformar um simples videoclipe em uma grande marca.
Quando observaram o número de visualizações e as centenas de comentários pedindo por mais conteúdos, Prado e Luporini logo começaram a pensar no que fazer para lucrar com a viralização. Na época, o Youtube ainda nem fazia parte do Google e não monetizava os criadores de conteúdo.
Sendo assim, era preciso migrar da internet para o produto físico. Pensando nisso, os sócios produziram mais 12 videoclipes infantis com músicas clássicas, colocaram em DVDs e CDs e criaram um site próprio de e-commerce para vender esses produtos, que ganharam o nome de “Galinha Pintadinha e sua Turma”.
“A experiência como publicitários nos ajudou a entender que a galinha como protagonista era um ponto forte de marketing, já que seria possível se afeiçoar a ela como personagem. É diferente de um simples DVD com músicas antigas”, diz Prado. Já o Youtube servia como um canal de divulgação e pesquisa de mercado, com comentários públicos que deixavam claro o que a audiência esperava consumir.
- Em poucos meses, a Galinha Pintadinha virou um sucesso de vendas.
- Desde então, já se passaram 15 anos.
- Uma década e meia de produções de músicas novas, contratos fechados e reinvenções com o avanço da tecnologia.
- O Youtube, que era apenas um meio de divulgação, hoje soma mais de 33 bilhões de visualizações e 43 milhões de inscritos em seus canais.
Seu aplicativo, disponível em português, espanhol e inglês, ultrapassou 55 milhões de downloads e já foi baixado em 224 países diferentes, tendo hoje cerca de 500 mil usuários ativos. Por conta desse cenário de popularidade, a marca se tornou uma importante referência no mercado de licenciamentos.
- Já foram cerca de 500 produtos licenciados, entre brinquedos, vestuário, DVDs, CDs, livros e produtos para casa.
- Uma atuação no mercado varejista que resultou em um faturamento de R$ 1,5 bilhão apenas em 2020.
- A GALINHA DOS OVOS DE OURO Para uma geração de crianças, escolher um DVD para assistir um filme na televisão era a maior diversão do mundo.
Isso explica o sucesso das locadoras nos anos 2000. E foi exatamente nesse cenário que a Galinha Pintadinha se consagrou, vendendo mais de 2,5 milhões de DVDs até 2020. No entanto, embora a venda tenha sido acelerada nos primeiros anos, a marca precisou se reinventar quando os aparelhos de DVD saíram de moda para dar espaço aos serviços de streaming.
Por sorte, Prado brinca que a Galinha Pintadinha nasceu na internet em uma época que nem a própria web estava pronta para ela. “Quando a tecnologia avançou, nós já tínhamos um canal movimentado e presença nas redes, inclusive com um canal de e-commerce próprio. Sendo assim, o fim dos DVDs não foi um baque”, conta ele.
Hoje, o digital representa cerca de 60% da receita da empresa, enquanto a venda de produtos diz respeito aos outros 40%. O curioso, para o publicitário, foi ter assistido de camarote a descrença do mercado sobre a potência do mundo digital. “Quando fechamos nossos primeiros contratos com as distribuidoras de DVD, eles não se interessavam pela nossa atuação na internet.
O Youtube nem entrava no contrato, o que foi muito bom porque o direito digital ficou em nossas mãos”, afirma. “Ne época, a coisa mais tecnológica que negociávamos era o ringtone. Famoso toque de celular.” VEJA MAIS: Família de libaneses que começou vendendo hortaliças hoje projeta R$ 1 bilhão em lançamentos imobiliários Prado destaca que tudo foi feito com cautela, o que foi essencial para a estabilidade do negócio.
Enquanto as distribuidoras de DVDs tinham controle dessa parte do mercado, os sócios abriram sua própria empresa para trabalhar os novos conteúdos da Galinha Pintadinha. Batizada de Bromélia Produções, a companhia é pequena, com apenas 15 colaboradores que ajudam no desenvolvimento de novos vídeos e músicas para a personagem.
Desde o segundo DVD, é Luporini que compõe as músicas da marca. Já a venda de outros produtos de varejo fica por conta dos contratos de licenciamento com empresas parceiras. “Nosso primeiro produto fora do contexto de DVDs e CDs foi um bichinho de pelúcia. Achamos que seria legal fazer um já que a galinha realmente tinha um fanclub”, recorda Prado.
“Fomos atrás de uma fábrica, encomendamos 500 pelúcias e começamos a vender na lojinha virtual. Como foi um sucesso, pensamos em realmente criar uma marca. O mercado de produtos licenciados não tinha muitos personagens nacionais. Só a Turma da Mônica fazia esse papel, basicamente.
- Então nos inspiramos.” O resultado dessa inspiração chegou em alguns anos em forma de popularidade.
- No Brasil, a fama logo fez com que as produções da Galinha Pintadinha entrassem na grade horária de canais abertos como SBT e TV Cultura.
- Além de musicais, a personagem também virou estrela de desenho animado.
“O próprio Silvio Santos ligou para nossa empresa. Na hora, todo mundo achou que era trote”, conta Prado. O telefonema foi o início da atuação da marca em outras plataformas de entretenimento. “Conseguimos colocar na Netflix e no NetNow assim que esses serviços apareceram no Brasil, em 2011.” Mais do que renda e audiência, os criadores da personagem acreditam ter criado um produto capaz de unir gerações. Siga FORBES Brasil nas redes sociais: Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store. Tenha também a Forbes no Google Notícias,
Ver resposta completa
Quem é o Mestre André na Umbanda?
No relato, ela associa o personagem Mestre André à entidade Zé Pelintra, presente na umbanda e do catimbó. Ela relatava os diversos problemas respiratórios de seu filho e relacionava à fixação do garotinho pela Galinha.
Ver resposta completa
Que inventou a Galinha Pintadinha?
Marcos Luporini conta planos para o futuro da marca que está perto de atingir 20 bilhões de visualizações no YouTube. Ao lado do sócio Juliano Prado, o publicitário Marcos Luporini criou a bem-sucedida personagem infantil Galinha Pintadinha.
Ver resposta completa
Qual o país de origem da Galinha Pintadinha?
Galinha Pintadinha | |
---|---|
Origem | Campinas, SP |
País | Brasil |
Gênero(s) | Infantil |
Período em atividade | 2006—presente |
Qual é a história da galinha ruiva?
Em uma fazenda, existia uma galinha muito trabalhadora que tinha as penas na cor vermelha. Por isso, ela era chamada de galinha ruiva. Um dia ela viu que o milho estava maduro, pronto para ser colhido e virar um bom alimento. A galinha ruiva teve a ideia de fazer um delicioso bolo de milho.
Ver resposta completa