Qual Valor Da Multa De Fumaça?
Conclusão – Lembre: o ato de fumar dirigindo pode causar acidentes, além da multa! Agora, você sabe que dirigir fumando gera multa. Além disso, você viu neste artigo outros oito casos que também acarretam multas e que você não deve fazer, tanto por educação como por questões de segurança,
Você também aprendeu que é possível contestar a multa por dirigir fumando e viu como entrar com recurso contra esse tipo de infração. Lembrando que, caso você esteja dirigindo apenas com uma mão, o seu tempo de reflexo será muito maior. E esse pequeno tempo pode ser a diferença entre uma vida ou uma morte.
É algo sério, que você precisa levar em consideração como motorista consciente, Por exemplo, supondo que uma criança atravesse a rua de repente em frente ao seu carro. Caso você esteja usando as duas mãos, poderá usar a caixa de marchas para frear usando o freio motor.
Caso esteja usando só uma por estar fumando, terá que contar apenas com o freio do carro, o que nem sempre tem a eficiência necessária para uma situação dessas. Por isso, não fume ao dirigir. Além de gerar multa, esse comportamento é muito perigoso, tanto para você quanto para as pessoas ao seu redor.
Ficou com alguma dúvida sobre este artigo ou precisa de ajuda para montar a sua defesa contra a multa por dirigir fumando? Então, entre em contato conosco, Nós, do Doutor Multas, estamos sempre à disposição para ajudá-lo. Com nossos consultores especialistas na área administrativa de direito de trânsito, temos a melhor solução para ajudar você a ganhar recursos de multas, com a maior taxa de vitória para os clientes.
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9503.htm
Contents
O que é multa de fumaça preta?
Multas de fumaça preta constatadas pelo método de Ringelmann podem ser notificadas ao motorista após a paralisação do veículo em situações de comando realizadas com o acompanhamento da polícia. Como é feita a fiscalização dos veículos utilizando a escala de Ringelmann?
Ver resposta completa
Como impetrar multas por emissão excessiva de fumaça?
Fontes Móveis – Fumaça Preta A partir de 10/09/2018, todos as solicitações referentes às multas por emissão excessiva de fumaça preta, passaram a ser geradas de forma digital no sistema, A CETESB, na qualidade de órgão delegado do Governo do Estado de São Paulo, para controle e preservação do Meio Ambiente, desde a década de 70 trabalha pela melhoria da qualidade ambiental e consequente melhoria da qualidade de vida, pois o problema da poluição do ar tem-se constituído numa das mais graves ameaças à qualidade de vida de seus habitantes.
- Em função disso, desenvolve rotineiramente, a fiscalização da emissão excessiva de fumaça preta, oriunda dos veículos automotores a óleo diesel.
- Na fiscalização diária realizada pelos agentes credenciados da CETESB, a constatação da emissão excessiva é realizada com o veículo em circulação na via pública, conforme estabelecido pela lei 997/76, regulamentada pelo artigo 32 do decreto Estadual 8468/76 e suas alterações, sem a necessidade de pará-lo para medições adicionais.
Destaca-se ainda, que durante os meses de inverno, devido à dificuldade de dispersão de poluentes na atmosfera, essa fiscalização é intensificada pela Operação Inverno. Um veículo automotor do ciclo diesel pode ser submetido a dois tipos de procedimentos de fiscalização previstos na Lei n° 997/76, regulamentada pelo Decreto Estadual n° 8.468/76 e alterada pelo Decreto Estadual n° 54.487/09:
- Método de Ringelmann – consiste na comparação do grau de enegrecimento da fumaça com um dos padrões colorimétricos da escala de Ringelmann reduzida, realizada com o veículo em movimento.
- Método de Avaliação da Opacidade – consiste em um método que permite determinar a opacidade da fumaça de maneira instrumentada (objetiva), realizado com o veículo parado.
É uma escala gráfica para avaliação colorimétrica visual, constituída de um cartão com tonalidades de cinza correspondentes aos padrões de 1 a 5 da escala de Ringelmann, impressas com tinta preta sobre fundo branco fosco. Os padrões colorimétricos são distribuídos dentro de um círculo, com um furo no centro que permite realizar a comparação da cor apresentada pela fumaça com um dos padrões da escala. Opacímetro é um instrumento óptico capaz de determinar a opacidade da fumaça gerada por um motor de ignição por compressão, captando parte da fumaça expelida através do tubo de descarga. Quanto maior o valor da opacidade, maior quantidade de fumaça preta está sendo emitida.
- Em vias públicas, a fiscalização utilizando o opacímetro é realizada em situações de comando e com o acompanhamento da polícia.
- Os veículos são testados na situação parado e podem ser autuados na hora caso sejam reprovados.
- Também pode ser realizada a fiscalização de opacidade em locais privados, tais como garagens, terminais ou outros locais com grande circulação de veículos diesel.
Em situações de fiscalização, se durante a pré-inspeção do veículo for observada alguma irregularidade que impeça a realização do teste de opacidade, será lavrada uma Notificação de Desconformidade – NOTDES que poderá ser cancelada mediante comprovação de regularização do veículo.
- Caso o veículo não seja regularizado no prazo de até 60 (sessenta) dias corridos contados a partir da data de lavratura da NOTDES, o proprietário do veículo será autuado em 60 UFESPs.
- Para efetuar o cancelamento da NOTDES, o proprietário do veículo deverá encaminhar à CETESB o Relatório de Medição de Opacidade – RMO emitido por empresa regularmente cadastrada no PMMVD, para que seja comprovada a regularização do item que impediu a realização do teste durante a atividade de fiscalização, e que o veículo está emitindo poluentes dentro dos padrões legais estabelecidos.
Além do RMO, devem ser encaminhados também os documentos listados abaixo no formato digital.
- Os documentos necessários para o cancelamento da NOTDES devem enviados por email no endereço em até 60 dias corridos contados a partir da data de lavratura da NOTDES.
- Documentos a serem enviados por email:
- – RMO de empresa cadastrada no PMMVD da CETESB
- empresas participantes
- – Cópia da CNH do proprietário do veículo
- – Cópia da CRLV do veículo
- – Cópia da Notificação de Desconformidade
Conforme o decreto do Estado de São Paulo nº 8468/1976 e suas alterações, é considerado infrator o veículo que for flagrado emitindo poluentes pelo tubo de descarga:
- com densidade colorimétrica superior ao padrão 2 da escala de Ringelmann, ou equivalente, por mais de 5 (cinco) segundos consecutivos;
- com níveis de opacidade superiores aos limites estabelecidos na resolução CONAMA 418/2009.
Sim. Não há restrição quanto à fiscalização em aclives. Cabe salientar que segundo a norma NBR 6016 de junho de 2015, para avaliação do teor de fuligem máxima, o motor deve estar sob condição mais severa de solicitação. O regulamento para a fiscalização utilizando a escala de Ringelmann prevê que os veículos sejam avaliados durante a circulação e não há a necessidade que o veículo seja parado.
Isso faz da escala de Ringelmann uma ferramenta poderosa para a fácil identificação de veículos poluidores que circulam no território do Estado de São Paulo. Multas de fumaça preta constatadas pelo método de Ringelmann podem ser notificadas ao motorista após a paralisação do veículo em situações de comando realizadas com o acompanhamento da polícia.
Sim, caso o procedimento adotado na fiscalização seja o método de avaliação da opacidade. A fiscalização utilizando a escala de Ringelmann reduzida é realizada apenas quando o veículo se encontra em movimento. Sim. Os veículos da fase P7 do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores – PROCONVE devem utilizar necessariamente o diesel S10 para garantir o correto funcionamento e a integridade do sistema de pós-tratamento de emissões que equipam esses veículos.
- No caso de veículos anteriores à fase P7 do PROCONVE, não há comprovação de que os motores desses veículos possam ser danificados caso passem a utilizar o diesel S10.
- O fato é que diesel com teores reduzidos de enxofre diminuem a formação de material particulado, podendo influenciar na redução da fumaça preta.
: Fontes Móveis – Fumaça Preta
Ver resposta completa
Qual a multa por dirigir fumando?
Quantos Pontos Gera Na CNH – Se você já tem mais de 16 pontos na carteira e levar essa multa, pode ter a CNH suspensa! Como a infração é média, a multa por dirigir fumando gera 4 pontos na CNH, Lembrando que, se você somar 20 pontos ao longo de 12 meses terá sua CNH suspensa por até dois anos, além de precisar fazer o curso de reciclagem,
Ver resposta completa
Qual é o padrão de emissão de fumaça em veículos movidos a óleo diesel?
Quais as exigências legais relacionadas à Fumaça Preta? – A primeira lei a ser publicada sobre o assunto foi a Portaria nº 100, de 14 de julho de 1980, do Ministério do Interior (órgão já extinto, porém referida portaria ainda em vigor), que traz em seu artigo 1º as seguintes determinações: A emissão de fumaça por veículos movidos a óleo diesel, em qualquer regime de trabalho, não poderá exceder ao padrão no 2 (dois), na Escala Ringelmann, quando testados em localidade situada até 500 (quinhentos) metros acima do nível do mar, e ao padrão no 3 (três), na mesma escala, para localidade situada acima daquela altitude.
Além da citada Portaria, vale a pena mencionar também a Portaria 85, de 17 de outubro de 1996, publicada pelo IBAMA. Referida Portaria exige que as empresas que possuem frotas de veículos movidos a diesel devem adotar um programa interno de autofiscalização da correta manutenção da frota, afim de fiscalizar também emissão de fumaça preta, conforme diretrizes constantes no anexo I.
Por sua vez, o anexo I da Portaria 85/96 direciona a criação deste programa de inspeção veicular, através do estabelecimento de metas, prioridades, objetivos, benefícios, consequências e resultados. Por fim, assim como a Portaria 100/80 do Ministério do interior, a Portaria IBAMA 85/96 estabelece que os limites de emissão da fumaça preta devem ser menores ou iguais ao padrão nº 02 da Escala Ringelmann, em localidades situadas até 500m de altitude, e menores ou iguais ao Padrão nº 3 da Escala Ringelmann em casos de medições realizadas em localidades situadas acima de 500 metros de altitude.
- Quem não cumprir com esses limites de tolerância, está sujeito a multas e penalidades previstas em legislação própria.
- Para evitar esse tipo de problema, é fundamental que a empresa tenha um sistema de requisitos legais eficiente que vá desenvolver um plano de ação, monitor e realizar a análise contínua e preventiva do atendimento legal e conformidade legal.
Preencha o formulário e conheça o Amblegis, sistema de gestão de requisitos legais mais completo que você já viu!
Ver resposta completa
O que é multa de fumaça preta?
Multas de fumaça preta constatadas pelo método de Ringelmann podem ser notificadas ao motorista após a paralisação do veículo em situações de comando realizadas com o acompanhamento da polícia. Como é feita a fiscalização dos veículos utilizando a escala de Ringelmann?
Ver resposta completa
O que é a fumaça preta?
A fumaça preta é, na verdade, o carbono pulverizado, é como o diesel fica quando está muito quente mas não tem oxigênio suficiente para sua combustão. Ou seja, a fumaça preta é o que acontece quando não há ar suficiente para queimar o combustível.
Ver resposta completa
Qual o valor da multa após a última autuação?
A partir da quarta reincidência ou um ano após a última autuação, o valor volta a ser de 60 UFESPs. Quando não se trata de reincidência, o proprietário do veículo autuado pode solicitar a redução/restituição de 70% do valor da multa condicionado à comprovação da reparação do veículo.
Ver resposta completa
Qual o valor da multa de 12 meses?
Caso seja a primeira multa dentro de 12 (doze) meses, o valor é de 60 (sessenta) UFESP’s (Unidade Fiscal do Estado de São Paulo – R$ 27,61), que soma o valor de R$ 1.656,60. Esse valor é dobrado a cada reincidência ocorrida dentro do período de 12 (doze) meses, podendo chegar a até 480 UFESP’s na terceira reincidência.
Ver resposta completa