Sangue Na Urina O Que Pode Ser?
Contents
Qual doença provoca sangue na urina?
Infecção urinária – O problema de saúde acontece quando microrganismos atingem o trato urinário. Quando a infecção chega até a bexiga, a condição é chamada de cistite. Em casos mais graves, a infecção urinária provoca sangue na urina. Além disso, causa sintomas como necessidade urgente de urinar, ardor ao fazer xixi, febre e dores na região da barriga, costas e baixo ventre.
Quando devo me preocupar com sangue na urina?
Após perceber o sangue na urina ou detectar a presença de sangue em exames de urina, o paciente deve procurar ajuda médica. De preferência, de um Médico Urologista. Nestes casos, a primeira providência do especialista será confirmar ou descartar a possibilidade de câncer.
É perigoso sangue na urina sem dor?
Isto é, pode não existir dor associada, ou qualquer outro sintoma. Porém, na maioria das vezes, o sangue na urina pode indicar a presença de tumores, infecções urinárias, cálculos ou outras patologias nos órgãos e canais por onde a urina passa.
O que é bom para sangue na urina?
O tratamento da hematúria depende da causa subjacente (qual a patologia ou doença que está a provocar a presença de sangue na urina). O conselho geral para prevenir a formação de coágulos e tentar minimizar os efeitos da hematúria são o reforço da hidratação oral.
Quais os primeiros sinais de câncer na bexiga?
Câncer de bexiga: conheça os sinais da doença, fatores de risco e tratamentos 22/07/22 10:01 Sangramento visível na urina; desconforto ao urinar, como dor e ardência; aumento da frequência ou urgência em urinar são sintomas para acender o alerta de um possível câncer de bexiga, órgão que armazena a urina antes de ser eliminada do corpo.
Durante a micção, os músculos da bexiga se contraem e a urina é eliminada através da uretra. “Mesmo nos estágios iniciais, esse tipo de tumor já pode causar alguns sintomas. O principal sintoma da doença é o sangramento visível na urina, então é aquele paciente que vai chegar no consultório falando que viu sangue na urina, que a gente chama de hematúria.
Outro indicativo é o desconforto a urinar. Alterações como urgência para urinar ou aumento da frequência urinária também são sintomas que a gente deve investigar”, alerta o urologista Rafael Ribeiro Meduna. Nos casos mais avançados da doença, podem ocorrer sintomas como perda de peso, cansaço, fraqueza, perda do apetite, dor óssea e incapacidade de urinar.
- Contudo, esses sintomas também são comuns em outras doenças como infecção urinária, aumento benigno da próstata, bexiga hiperativa e pedras nos rins e bexiga.
- Conheça os cursos do Centro de Ciências da Saúde da Universidade de Fortaleza “É importante lembrar que esses sintomas não significam que você está com um tumor de bexiga.
Existem outras doenças que são até um pouco mais frequentes que o câncer de bexiga, que também causam sintomas como o aumento da próstata benigno, uma infecção urinária, cálculos na bexiga e até a bexiga hiperativa”.
Qual é a cor da urina de quem tem câncer na bexiga?
Sinais e Sintomas do Câncer de Bexiga – Instituto Oncoguia Os principais sinais e sintomas do câncer de bexiga são: Na maioria dos casos, sangue na urina (hematúria) é o primeiro sinal de alerta do câncer de bexiga. Às vezes, não existe uma quantidade de sangue suficiente para alterar a cor da urina.
Dependendo da quantidade de sangue, a urina pode ter uma cor alaranjada ou menos frequentemente vermelha escura. Em outros casos, a cor da urina é normal, mas pequenas quantidades de sangue podem ser encontradas no exame de urina realizado por outros sintomas ou como parte de um exame médico de rotina.
O sangue pode estar presente um dia e ausente no dia seguinte e assim a urina pode ser clara durante semanas ou meses. No caso de um câncer de bexiga, o sangue, eventualmente, reaparece. Normalmente, os estágios iniciais de câncer de bexiga causam pouco sangramento, e pouca ou nenhuma dor.
Mudanças nos hábitos urinários ou sintomas irritativos
O câncer de bexiga pode, algumas vezes, provocar alterações na micção, como:
- Urinar com frequência maior que a habitual.
- Sensação de dor ou queimação ao urinar.
- Urgência em urinar, mesmo quando a bexiga não esteja cheia.
- Problemas para urinar ou fluxo de urina fraco
Esses sintomas também podem ser causados por uma doença benigna, como infecções, tumores benignos, cálculos na bexiga, bexiga hiperativa ou por aumento de tamanho da próstata. Ainda assim, é importante procurar um médico, para que a causa seja diagnosticada e tratada, se necessário.
Sintomas de câncer de bexiga avançado
Os cânceres de bexiga em estágio avançado podem provocar outros sintomas, como:
- Impossibilidade da pessoa urinar.
- Dor lombar.
- Perda de apetite e perda de peso.
- Fraqueza.
- Inchaço nos pés.
- Dor óssea.
Se há uma razão para suspeitar que uma pessoa possa ter câncer de bexiga, o médico solicitará exames complementares para diagnosticar se é câncer ou outra doença. Em caso de ser câncer, exames complementares serão realizados para o estadiamento da doença.
Quais são os sintomas de câncer no rim?
Sinais e sintomas – O sintoma mais comum de câncer de rim é a presença de sangue na urina, chamada de hematúria e também pode ser a causa de outras doeças. Por isso, procure seu médico ao notar sinal de sangue na urina. Os sintomas também podem incluir: • Dor lombar, no abdômen ou dos lados do corpo.
Qual é a gravidade de sangue na urina?
Dr. Dourival Magnani Júnior – Urologista Hematúria é a presença de sangue na urina. Pode ser visível a olho nu (hematúria macroscópica) ou apenas detectada por exames de urina (hematúria microscópica). Embora a presença de sangramento na urina cause bastante ansiedade e preocupação, nem sempre indica uma doença séria.
- A hematúria é um sinal associado a diversas doenças, então na maioria dos casos o mais importante é definir a causa do sangramento.
- É importante notar se o sangramento está associado a outros sintomas, como dor ao urinar, alteração miccional, febre ou dor abdominal.
- Embora a maioria dos casos de hematúria sejam associados a condições de tratamento simples, é sempre importante procurar um médico para avaliação.
O primeiro passo na avaliação é definir se realmente há sangue na urina. Alguns alimentos com beterraba e alguns medicamentos como Pyridium deixam a urina com coloração avermelhada. Na investigação da causa da hematúria leva-se em conta os antecedentes do paciente, fatores de risco e medicações em uso (como o AAS, aspirina, marevan, clopidogrel) que aumentam a chance de ocorrer sangramentos.
cálculo ou pedra nos rins, ureteres ou bexiga infecção urinária hiperplasia prostática benigna doenças renais como as glomerulopatias câncer de bexiga exercícios físicos intensos
A investigação da hematúria é realizada através de exames de urina, exames de sangue e exames de imagem como a ultrassonografia e tomografia. Alguns pacientes serão submetidos à cistoscopia (endoscopia da bexiga). O tratamento é dirigido à doença que está ocasionando a hematúria. : Dr. Dourival Magnani Júnior – Urologista