Quantos Anos Tinha Neemias Quando Reconstruiu Os Muros?
Contents
Quem era Neemias antes de ser copeiro do rei?
Reconstrução de Jerusalém – Neemias reconstruiu as muralhas da cidade desde a Porta das Ovelhas, a norte, passando pela Torre de Hananel, no canto noroeste, a Porta dos Peixes, a oeste, a Torre das Fornalhas, no canto sudoeste do Monte do Templo, o Portão do Estrume, no sul, até a Porta Leste e o portão além da Ponte Dourada, a leste.
O arqueólogo israelense Eilat Mazar e Ephraim Stern, coordenador do Conselho Arqueológico de Israel e professor emérito de arqueologia na Universidade Hebraica, alegam que seções destes muros teriam sido descobertos – uma afirmação que é contestada por Israel Finkelstein, professor de arqueologia na Universidade de Tel Aviv,
Neemias permaneceu na Judéia por doze anos atuando como governador ( Neemias 5:14 ), realizando diversas reformas, apesar da oposição que encontrou ( Neemias 13:11 ). Construiu o Estado seguindo o que vinha sendo feito, “implementando e complementado a obra de Ezra “, e fazendo todos os arranjos visando a segurança e o bom governo da cidade.
- Ao fim deste período importante de sua vida pública, retornou à Pérsia a serviço de seu senhor real em Susa ou Ecbátana,
- Alguns estudiosos acreditam que teria sido nessa época que Malaquias teria surgido, em meio ao povo, com palavras sisudas e solenes, de reprovação e alerta; e quando Neemias novamente retornou da Pérsia, após uma ausência de cerca de dois anos, sofreu profundamente com a degeneração moral que havia se instaurado enquanto estivera fora.
Empenhou-se com vigor para retificar os abusos flagrantes que haviam surgido, e restaurou a administração ordenada dos cultos públicos e a observância externa da Lei de Moisés ( Neemias 13:6–31 ). Sobre sua história subsequente, pouco se sabe. Uma das especulações é de que teria permanecido em seu cargo de governador até sua morte, por volta de 413 a.C.
Quanto tempo Neemias levou para construir um muro?
“Que confirmo a palavra do seu servo, e cumpro o conselho dos seus mensageiros; que digo a Jerusalém: tu serás habitada, e às cidades de Judá: sereis edificadas, e eu levantarei as suas ruínas.” Isaías 44, 26 Ninguém passa pela vida sem que, em algum momento, tenha algo perdido ou destruído.
- Nenhum ser humano está imune às perdas, e muitos sofrem com isso.
- Outros se conformam, e muitos correm atrás da reconstrução do que se perdeu.
- Ao longo da vida, a gente tem sonhos destruídos e, muitas vezes, nem acreditamos que eles possam ser reconstruídos.
- Contudo, servimos a um Deus das reconstruções e dos recomeços.
Vejamos a história de Neemias, que servia como copeiro do rei, em Susã. Ele vivia preocupado com as ameaças ao rei, posto que também exercia os cargos de primeiro-ministro e mestre de cerimônias. Era um homem de inteira confiança do monarca e vivia num lugar de fartura, luxo e riqueza.
Mas, um dia, Neemias ouviu que Jerusalém tivera seus muros derrubados e suas portas queimadas. E ele não permaneceu prostrado, mas se levantou e se dispôs a mudar a situação. No seu coração nascera o sonho de restaurar sua cidade e trazer de volta a alegria para Jerusalém. Queria reconstruir os muros que foram derrubados e deixar a cidade protegida.
Neemias sonhou os sonhos de Deus. Quando o Senhor nos dá um sonho, também nos prepara para concretizá-lo. Neemias não se intimidou com a aparente destruição de Jerusalém, porque tinha uma visão de uma cidade reconstruída e sonhava com o cumprimento das profecias do Senhor com relação a Israel.
Temos que aprender com Neemias a levantar nossa vida das ruínas, principalmente pagando um preço por meio da oração e do jejum. Como Neemias, precisamos focar nossos pensamentos na grandeza de Deus, reconhecendo sua soberania e majestade. É preciso também amar aquilo que foi destruído, para que tenhamos força para lutar para sua reconstrução, seja um casamento, um relacionamento quebrado, uma amizade que se partiu.
Todas as coisas são passíveis de reconstrução. Basta que tenhamos disposição para reconstruir. A exemplo de Neemias, que mesmo tendo enfrentado aparentes impossibilidades, confiou em Deus, também precisamos depositar uma confiança sem limites naquele que é maior do que todos os inimigos que tentam destruir nossos sonhos.
- Nossa confiança no Senhor vai nos ajudar a preservar a objetividade e vencer os nossos temores, além de dar-nos força para reconstruir tudo que, porventura, foi destruído em nossa vida.
- A confiança que Neemias teve em Deus o capacitou a reconstruir os muros da sua cidade amada em menos de dois meses e, assim, mudar a história de toda uma nação.
Que o Senhor nos abençoe para que, por meio dEle, tenhamos coragem e força para reconstruir nossos sonhos. Pr. Jorge Linhares www.getsemani.com.br @jorgelinharesoficial Leia mais Saiba mais sobre esse assunto no livro “Reconstruindo o Destruído”. Pedidos: (31) 3491-2266, [email protected] ou www.editoragetsemani.com.br,
Fé praviver Acesse o canal Fé Pra Viver no YouTube e confira reflexões bíblicas: youtube.com/FePraViver, Congresso Será realizado nos dias 9 e 10 de março, em Contagem, o congresso “Prepare-se para toda boa obra”, destinado a pais, professores e líderes. Será na Igreja Presbiteriana Central (avenida Prefeito Gil Diniz, 401).
Informações e inscrições: editoracristaevangelica.com.br/congresso e [email protected].
Qual era o tamanho do muro que Neemias reconstruiu?
As muralhas de Jerusalém (em árabe : أسوار القدس ; em hebraico : חומות ירושלים ) circundam a cidade antiga de Jerusalém (com cerca de 1 km²). Estas muralhas foram construídas antes do ano 3000 a.C., pelos jebuseus, não se tem uma data precisa, mas por relatos históricos se sabe que por volta de 3000, o rei Davi, de Israel, tomou a cidade de Jerusalém, que já era murada.
- Jerusalém sofreu sucessivas invasões e seus muros foram destruídos, quase que por completo pelo menos três vezes.
- A última reconstrução ocorreu entre 1535 e 1538 d.C., quando Jerusalém fazia parte do Império Otomano, segundo ordem de Solimão I,
- O comprimento das muralhas é 4 018 m, a sua altura média é 12 m e a espessura média 8,5 m.
As muralhas contêm 34 torres de vigia e 12 portas de entrada. Em 1981, as muralhas de Jerusalém foram adicionadas, em conjunto com a Cidade Antiga, à lista de Património Mundial da UNESCO, As muralhas de Jerusalém, que foram originalmente construídas para proteger a cidade contra a entrada de inimigos, servem hoje como atração turística pois perderam a capacidade defensiva.
Quanto tempo durou a viagem de Neemias a Jerusalém?
Como vimos no artigo anterior, o período persa pode ser divido em duas fazes: primeira (538-445), que já vimos; segunda (445-333) quando sobressaem os projetos de Neemias e Esdras, sobre os quais falaremos aqui. Neemias e Esdras tiveram papel fundamental no pós-exílio.
Os livros homônimos trazem relatos sobre a vida e a organização do povo judeu na volta do exílio. São importantes fontes históricas sobre o processo de reorganização e recuperação da comunidade judaica por volta de 520 a 400 AC. As atividades de Neemias e Esdras abrangem desde a organização da política, da sociedade e da religião.
Para isso convocam uma assembleia para que o povo também se sinta responsável e participe dessa organização. Os sacerdotes, que desempenharam papel importante durante o exílio e no primeiro período do pós-exílio, começam a perder a importância. Já não eram os únicos a opinar sobre questões religiosas.
Muitas lideranças leigas assumem a tarefa de estudar e interpretar a torá (Pentateuco) e assim “colocar” a Bíblia nas mãos do povo. Por volta de 445 AC, Neemias, descendente de uma família de deportados, vem a Jerusalém com a autorização do rei persa para colocar a casa em ordem. A primeira tarefa de Neemias foi a reconstrução dos muros da cidade para protegê-la dos vizinhos intrusos.
Tarefa nada fácil, pois houve resistências internas e externas, e Judá encontrava-se dividida entre ricos exploradores e pobres despojados. Além disso, havia certo sincretismo religioso por causa do casamento com mulheres estrangeiras. Mesmo diante dessas dificuldades, Neemias não desanimou e em pouco tempo conseguiu reconstruir as muralhas.
Depois de doze anos atuando em Jerusalém, voltou para a Babilônia. Mais tarde retorna a Jerusalém com a tarefa de continuar organizando a comunidade. Esdras, sacerdote e escriba, procedente da corte persa vem a Jerusalém para dar continuidade ao trabalho de Neemias e resolver certos problemas religiosos.
Junto com ele, trouxe donativos régios no templo e celebrou o sacrifício dos repatriados. É considerado o promotor da lei, do templo e do culto. Algumas de suas decisões: proibição de casamento com mulheres estrangeiras, separação de quem estivesse casado com elas e sua expulsão da comunidade.
- Ele é o “homem do livro” na época em que Israel passa a ser o “povo do livro”, pois, nessa época, visto que a voz dos profetas está cada vez mais escassa, cresce o prestígio dos escritos, que passam a se chamar “palavra de Deus”.
- Neemias e Esdras foram bastante habilidosos em lidar com questões práticas e concretas.
Unindo esforços, os dois contribuíram para “consolidar as bases sociais e religiosas judaicas” após o exílio.
Qual era o nome do rei que Neemias trabalhava?
Neemias 1–6 Neemias, um judeu que servia de copeiro do rei da Pérsia, jejua e ora ao saber que os judeus em Jerusalém estão sofrendo e que os muros em volta da cidade foram derrubados. O rei Artaxerxes concede o pedido de Neemias para voltar e reconstruir os muros e portões da cidade.
Quem derrubou os muros de Jerusalém no tempo de Neemias?
Nabucodonosor depõe Joaquim e Sedecias revolta-se, obrigando o rei da Babilónia a tomar Jerusalém, destruindo-a e incendiando o seu templo.
Quantos quilômetros tinha o muro de Jerusalém?
O comprimento das muralhas é 4 018 m, a sua altura média é 12 m e a espessura média 8,5 m. As muralhas contêm 34 torres de vigia e 12 portas de entrada. Em 1981, as muralhas de Jerusalém foram adicionadas, em conjunto com a Cidade Antiga, à lista de Património Mundial da UNESCO.
Quanto tempo Neemias orou antes de falar com o rei?
40 dias de Jejum e Oração – Pressionando a Promessa É tempo de sermos como Neemias, agentes de transformação! Neemias era copeiro do rei quando soube que muitos passavam por sofrimento, que o muro de Jerusalém havia sido derrubado, e suas portas destruídas pelo fogo.
Todavia, independente da posição que Neemias ocupava, ele se lamentou, orou, confessou os pecados dos israelitas e jejuou pela nação por quatro meses. Por causa da sua atitude, coragem e fé, Neemias restaurou os muros de Jerusalém! (Neemias 1) É tempo de sermos como Neemias, agentes de transformação! O tempo que estamos passando é, de fato, difícil.
Portanto, como filhos, precisamos clamar, orar e jejuar pela igreja, pela nossa nação e por todas as nações da terra. Já estamos em Páscoa, tempo de libertação, Deus dará estratégias para seus filhos libertarem as nações que estão debaixo de opróbrio.
Participe desse tempo, vamos orar e jejuar pela igreja, juntos conseguiremos passar por essa fase, reedificaremos nossas portas, nossos muros e viveremos as promessas do Eterno! 40 dias de intensa devoção e clamor, 7 dias sem fermento para eliminar do nosso meio o que nos mantém presos ao tempo de escravidão.
Como funcionará? À partir de 8 de Abril às 18h, à 18 de Maio às 18h. Você fará jejum de uma refeição diária, durante 40 dias. E durante os 7 primeiros dias desse jejum, removerá o fermento. Obs: Pessoas com restrições médicas, gestantes, lactantes, estão isentas do jejum.
Quem ajudou Neemias na reconstrução de Jerusalém?
Resumo. Neemias 1–6 Neemias, um judeu que servia de copeiro do rei da Pérsia, jejua e ora ao saber que os judeus em Jerusalém estão sofrendo e que os muros em volta da cidade foram derrubados. O rei Artaxerxes concede o pedido de Neemias para voltar e reconstruir os muros e portões da cidade.
Qual era a cidade natal de Neemias?
Neemias é identificado, em um hagadá, com Zerubabel, nome considerado como um epíteto de Neemias, e indicativo de que ele teria nascido na Babilônia (‘Zera’ + Babel’; Sanh.38a).
Quantas portas tinha Jerusalém no tempo de Neemias?
Portas da Cidade Velha – As oito portas de Jerusalém.
Quantas vezes o muro de Jerusalém foi destruído?
As muralhas de Jerusalém (em árabe : أسوار القدس ; em hebraico : חומות ירושלים ) circundam a cidade antiga de Jerusalém (com cerca de 1 km²). Estas muralhas foram construídas antes do ano 3000 a.C., pelos jebuseus, não se tem uma data precisa, mas por relatos históricos se sabe que por volta de 3000, o rei Davi, de Israel, tomou a cidade de Jerusalém, que já era murada.
- Jerusalém sofreu sucessivas invasões e seus muros foram destruídos, quase que por completo pelo menos três vezes.
- A última reconstrução ocorreu entre 1535 e 1538 d.C., quando Jerusalém fazia parte do Império Otomano, segundo ordem de Solimão I,
- O comprimento das muralhas é 4 018 m, a sua altura média é 12 m e a espessura média 8,5 m.
As muralhas contêm 34 torres de vigia e 12 portas de entrada. Em 1981, as muralhas de Jerusalém foram adicionadas, em conjunto com a Cidade Antiga, à lista de Património Mundial da UNESCO, As muralhas de Jerusalém, que foram originalmente construídas para proteger a cidade contra a entrada de inimigos, servem hoje como atração turística pois perderam a capacidade defensiva.
Qual era o motivo da tristeza de Neemias?
A bíblia conta uma história e podemos aprender com ela. Neemias era copeiro do rei Artarxerxes. Ele ficou sabendo que os muros da cidade de Jerusalém foram destruídos, ficou muito triste e orou a Deus, porque seu desejo era ir ajudar. O rei ao perceber sua tristeza, pergunta o que está acontecendo, e depois de Neemias explicar, o rei concede que ele vá até Jerusalém.
- Neemias chega a Jerusalém e encontra seu povo muito desanimado e ele anima o povo.
- Então eles começam a reconstrução dos muros da cidade.
- Neemias se alegra em Deus, recebe força e ainda anima todo o povo.
- Neemias e todo o povo consegue reconstruir os muros da cidade.
- Neemias em todo tempo demonstrou ENTUSIASMO, mesmo quando estava a serviço do rei, ele nunca fez seu trabalho de qualquer jeito.
Era nítido o agir de Deus em sua vida. Neemias serviu o rei com alegria, fazendo sempre o seu melhor, por isso mesmo, o rei permitiu sua ida para a reconstrução dos muros. Quando estava reconstruindo os muros, o ENTUSIASMO também estava presente. Ele incentivou o povo a também dar o melhor.
Mesmo com algumas circunstâncias contrárias que foram surgindo ao decorrer da reconstrução, ele não desanimou, ele e todos que ajudaram, fizeram o seu melhor e conseguiram reconstruir os muros em apenas 52 dias. Nas turmas da educação infantil, as crianças ouviram a história e brincando, construíram os muros com blocos de montar, dedicando atenção e cuidado na atividade proposta.
Que nós também possamos seguir o exemplo de Neemias, ele decidiu colocar o coração naquilo que estava fazendo, deu o seu melhor, com muita coragem e determinação. Que o ENTUSIASMO, faça parte de nossa vida, vencendo as dificuldades e superando as diferenças expressando cada tarefa com alegria.
Quem era o irmão de Neemias?
Hanani é citado na Bíblia como irmão de Neemias, conforme os versículos 1:2 e 2:3 do livro de Neemias. Hanani também é citado na Bíblia Sagrada no Livro de Esdras 10:20 no Velho Testamento.
O que aconteceu com Jerusalém antes de Neemias?
Evento marca a derrocada do Reino de Israel fundado quatro séculos antes por Saul, David e Salomão – Em 16 de março de 597 a.C., Jerusalém cai em mãos de Nabucodonosor, O poderoso rei da Babilônia recebe a submissão do reino de Judá, Era a última sobrevivência do reino de Israel fundado quatro séculos antes por Saul, David e Salomão e cuja população já havia sofrido nas mãos dos assírios,
Nabucodonosor transfere a família real e a elite judaica para o seu país, entre o rio Tigre e o Eufrates, Iraque atualmente. Dez anos depois, em seguida a uma derradeira revolta, toda a população de Jerusalém é enviada para a Mesopotâmia e o prestigioso Templo de Salomão é destruído. Era a primeira diáspora.
Os profetas hebreus da época, como Geremias e Ezequiel, viam naquelas desgraças uma punição infligida ao povo hebreu por ter desobedecido a Deus. Na Babilônia, entretanto, os judeus iriam afirmar sua religião e conquistar em prosperidade o que haviam perdido em liberdade. Wikicommons Evento marca a derrocada do Reino de Israel fundado quatro séculos antes por Saul, David e Salomão A história dos hebreus é conhecida entre nós essencialmente pela Bíblia, A Bíblia é um conjunto de epopeias, de anais reais, de contos mitológicos, de poemas, de orações formuladas pelos profetas bem como de textos jurídicos.
Havia sido redigida por eruditos ou escribas judeus principalmente entre os anos 500 e 150 antes do nascimento de Jesus Cristo. Eles explicavam que o povo hebreu tinha estabelecido uma aliança com um Deus único, Yahvé (“Aquele que é”). Supõe-se que a maior parte dos acontecimentos relatados pela Bíblia tenha se desenrolado no segundo milênio antes de Cristo, a não ser que se tenham perdido na noite dos tempos.
A Bíblia é considerada amplamente mítica, no entanto contém algumas informações etnológicas úteis aos historiadores e aos arqueólogos.
Quem ajudou Neemias na construção do muro?
Resumo. Neemias 1–6 Neemias, um judeu que servia de copeiro do rei da Pérsia, jejua e ora ao saber que os judeus em Jerusalém estão sofrendo e que os muros em volta da cidade foram derrubados. O rei Artaxerxes concede o pedido de Neemias para voltar e reconstruir os muros e portões da cidade.
Quem foi o pai de Neemias na Bíblia?
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Neemias | |
---|---|
Neemias Neemias representado em um ícone russo. | |
Político | |
Veneração por | Fé Bahá’í Cristianismo Judaísmo |
Atribuições | Livro de Neemias |
Portal dos Santos |
Neemias (em hebraico : נְחֶמְיָה ; romaniz. : Ne’hemya em hebraico tiberiano : Nəḥemyāh, AFI : /ˌniəˈmaɪə/, “conforto de” ou “confortado por Deus “) é uma personagem bíblica, figura importante na história pós-exílio dos judeus, tal como registrada na Bíblia, e que, acredita-se, teria sido o autor primordial do Livro de Neemias,
Quantos quilômetros Neemias andou?
Viajaram cerca de 1.500 quilômetros de Susã até Jerusalém, a pátria de seus antepassados.
Porque os muros de Jerusalém foram destruídos Neemias?
Por que estudar esse livro? – O livro de Neemias conta a história de Neemias, um líder dos judeus que regressara a Jerusalém. Sob sua direção, foram reconstruídos os muros de Jerusalém. Contudo, “Neemias não se contentou simplesmente em erguer estruturas físicas, mas desejava também que seu povo fosse edificado espiritualmente” e ajudou os judeus a “assumir o controle de sua vida, suas terras e seu destino como o povo de Deus” (Modesto M.
- Amistad Jr., “Wanted: Modern Nehemiahs”, Ensign, dezembro de 2002, pp.45–46).
- Ele também foi um exemplo de muitas qualidades nobres.
- Ele era humilde, motivado, confiante na vontade de Deus, cheio de iniciativa, dotado de grande fé, destemido, organizado, obediente e justo” (Modesto M.
- Amistad Jr., “Wanted: Modern Nehemiahs”, p.46).
Ao estudar o livro de Neemias, os alunos terão não somente um exemplo de liderança correta como vão aprender o valor de fortalecer-se espiritualmente.
Quando Neemias foi levado cativo?
Como vimos no artigo anterior, o período persa pode ser divido em duas fazes: primeira (538-445), que já vimos; segunda (445-333) quando sobressaem os projetos de Neemias e Esdras, sobre os quais falaremos aqui. Neemias e Esdras tiveram papel fundamental no pós-exílio.
- Os livros homônimos trazem relatos sobre a vida e a organização do povo judeu na volta do exílio.
- São importantes fontes históricas sobre o processo de reorganização e recuperação da comunidade judaica por volta de 520 a 400 AC.
- As atividades de Neemias e Esdras abrangem desde a organização da política, da sociedade e da religião.
Para isso convocam uma assembleia para que o povo também se sinta responsável e participe dessa organização. Os sacerdotes, que desempenharam papel importante durante o exílio e no primeiro período do pós-exílio, começam a perder a importância. Já não eram os únicos a opinar sobre questões religiosas.
Muitas lideranças leigas assumem a tarefa de estudar e interpretar a torá (Pentateuco) e assim “colocar” a Bíblia nas mãos do povo. Por volta de 445 AC, Neemias, descendente de uma família de deportados, vem a Jerusalém com a autorização do rei persa para colocar a casa em ordem. A primeira tarefa de Neemias foi a reconstrução dos muros da cidade para protegê-la dos vizinhos intrusos.
Tarefa nada fácil, pois houve resistências internas e externas, e Judá encontrava-se dividida entre ricos exploradores e pobres despojados. Além disso, havia certo sincretismo religioso por causa do casamento com mulheres estrangeiras. Mesmo diante dessas dificuldades, Neemias não desanimou e em pouco tempo conseguiu reconstruir as muralhas.
- Depois de doze anos atuando em Jerusalém, voltou para a Babilônia.
- Mais tarde retorna a Jerusalém com a tarefa de continuar organizando a comunidade.
- Esdras, sacerdote e escriba, procedente da corte persa vem a Jerusalém para dar continuidade ao trabalho de Neemias e resolver certos problemas religiosos.
Junto com ele, trouxe donativos régios no templo e celebrou o sacrifício dos repatriados. É considerado o promotor da lei, do templo e do culto. Algumas de suas decisões: proibição de casamento com mulheres estrangeiras, separação de quem estivesse casado com elas e sua expulsão da comunidade.
Ele é o “homem do livro” na época em que Israel passa a ser o “povo do livro”, pois, nessa época, visto que a voz dos profetas está cada vez mais escassa, cresce o prestígio dos escritos, que passam a se chamar “palavra de Deus”. Neemias e Esdras foram bastante habilidosos em lidar com questões práticas e concretas.
Unindo esforços, os dois contribuíram para “consolidar as bases sociais e religiosas judaicas” após o exílio.
Quando Neemias terminou o muro?
Por fim, no dia 2 de outubro, 52 dias depois de começarmos o trabalho, o muro ficou pronto.
Qual era a profissão de Neemias da Bíblia?
Neemias 1–6 Neemias, um judeu que servia de copeiro do rei da Pérsia, jejua e ora ao saber que os judeus em Jerusalém estão sofrendo e que os muros em volta da cidade foram derrubados.
Porque Neemias se tornou copeiro do rei?
Neemias era um copeiro do rei – Ele trabalhava como copeiro do rei Artaxerxes, da Pérsia. Um copeiro era responsável por preparar a mesa do palácio para as refeições. Além disso, era ele quem experimentava a bebida do rei para evitar que este fosse envenenado. Portanto, Neemias era uma pessoa de muita confiança. Em um vídeo ( veja abaixo ), o explicou que embora a tarefa de Neemias fosse simples de ser executada, o que chama atenção em seu comportamento é o caráter que ele apresentava. Assim como Artaxerxes confiava a sua própria vida em Neemias, Deus também confiou que ele cuidaria bem de Seu povo.
Quem é o pai de Neemias?
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Neemias | |
---|---|
Neemias Neemias representado em um ícone russo. | |
Político | |
Veneração por | Fé Bahá’í Cristianismo Judaísmo |
Atribuições | Livro de Neemias |
Portal dos Santos |
Neemias (em hebraico : נְחֶמְיָה ; romaniz. : Ne’hemya em hebraico tiberiano : Nəḥemyāh, AFI : /ˌniəˈmaɪə/, “conforto de” ou “confortado por Deus “) é uma personagem bíblica, figura importante na história pós-exílio dos judeus, tal como registrada na Bíblia, e que, acredita-se, teria sido o autor primordial do Livro de Neemias,
Como era a vida de Neemias na Bíblia?
‘Ele era humilde, motivado, confiante na vontade de Deus, cheio de iniciativa, dotado de grande fé, destemido, organizado, obediente e justo ‘ (Modesto M. Amistad Jr., ‘Wanted: Modern Nehemiahs’, p.46).