Para Que Serve Complexo B?
Contents
Quais os benefícios de tomar complexo B?
Quais são as vitaminas do complexo B? – As vitaminas do complexo B exercem várias funções no organismo, como a produção de energia, a manutenção da saúde do sistema nervoso, da pele, dos cabelos e do intestino. Elas também são fundamentais na prevenção de anemia e para evitar a baixa do sistema imunológico,
Pode tomar complexo B todos os dias?
Vitaminas do complexo B – Fundamentais para a saúde do organismo, as vitaminas do complexo B atuam em funções do sistema imunológico e do sistema nervoso, na prevenção da anemia, no tônus muscular e na saúde da pele. É preciso ingerir fontes de vitamina B todos os dias, uma vez que não podem ser armazenadas pelo nosso corpo.
A carência destes nutrientes pode provocar problemas com funções cognitivas como a memória e confusão mental, falta de energia, fraqueza muscular e até depressão. Cada vitamina contida no complexo B desempenha importantes funções: – B1 (Tiamina): Atua no metabolismo auxiliando na conversão de nutrientes em energia para o corpo.
– B2 (Riboflavina): Também atua no metabolismo e funciona como uma eficiente substância antioxidante. – B3 (Niacina): Tem um papel vital no metabolismo energético celular e na reparação do DNA. – B5 (Ácido pantotênico): Auxilia no metabolismo das proteínas, gorduras e açúcares e também no controle da capacidade de resposta do corpo ao estresse,
– B6 (Piridoxina): Favorece a respiração das células, participa na produção de glóbulos vermelhos, atua na formação de neurotransmissores e no metabolismo de aminoácidos. – B7 (Biotina): Atua na formação da pele, unhas e cabelo e no metabolismo de macronutrientes. – B9 (Folato): Fundamental para processos de multiplicação e divisão celular, síntese e reparação do DNA, metabolismo de aminoácidos e formação de hemácias.
– B12 (Cianocobalamina): Essencial para o bom funcionamento do sistema neurológico, no desenvolvimento de glóbulos vermelhos e na produção de DNA.
Quando o complexo B começa fazer efeito?
Home SEGUNDA OPINIÃO FORMATIVA – SOF
Cuidados Primários de Saúde Núcleo de Telessaúde Rio Grande do Sul | 4 julho 2019 | ID: sofs-42591 Não há um esquema único de tratamento preconizado para reposição de vitamina B12. Mais de um esquema de tratamento comprovou-se eficaz em estudos controlados.
Via de administração A via parenteral é especialmente indicada em pacientes com dificuldades de absorção gastrointestinal, como nas seguintes situações: anemia perniciosa, história de cirurgia bariátrica, gastrectomia prévia, doença de Crohn, doença celíaca. Em idosos, a gastrite atrófica e hipocloridria (por uso prolongado de omeprazol) reduz a acidez gástrica e também dificulta a absorção.
A via parenteral, por sua rápida absorção e melhor adesão, também é preferida em pacientes com anemia sintomática, sintomas neurológicos ou neuropsiquiátricos, em crianças e em gestantes. Estudos mostraram que a via oral é igualmente efetiva na correção da anemia e de sintomas neurológicos em pacientes com boa adesão, apesar de ter custo maior.
Pode ser usada naqueles pacientes assintomáticos com deficiência leve a moderada. Posologia Adultos Assintomáticos: 1000 mcg de vitamina B12, intramuscular, 1 vez por semana, até que a deficiência seja corrigida (em geral 6 a 8 semanas). Após, para casos com indicação de reposição por toda a vida, 1 vez ao mês (cianocobalamina) ou 1 vez a cada dois meses (hidroxicobalamina).
A dose oral de 1000 mcg, 1 vez ao dia, é igualmente efetiva. Sintomáticos: 1000 mcg de vitamina B12 em dias alternados (dia sim, dia não), por 2 semanas, seguido de 1 vez ao mês (cianocobalamina) ou 1 vez a cada dois meses (hidroxicobalamina). Crianças: 50 a 100 mcg, intramuscular, 1x/semana até que a deficiência seja corrigida.
- Após, para casos com indicação de reposição por toda a vida, 1 vez ao mês (cianocobalamina) ou 1 vez a cada dois meses (hidroxicobalamina).
- Doses orais em crianças não são bem estabelecidas.
- Situações especiais Anemia perniciosa (gastrite autoimune): 1000 mcg, 1 vez por semana, por 4 semanas, seguido de 1000 mcg 1x mês.
A terapia deve ser continuada indefinidamente. Dietas deficientes em vitamina B 12: Indivíduos com dietas deficientes em vitamina B 12 (veganos, vegetarianos, bebês exclusivamente amamentados por mães deficientes em B 12) tem absorção normal por via oral e podem ser tratados desta forma.
- Sintomas neuropsiquiátricos: Avaliar a melhora clínica após 2 a 3 meses de tratamento.
- Se paciente referir melhora parcial, considerar estender a terapia mensalmente até 6 meses após melhora dos sintomas.
- Acompanhamento Se a alteração é permanente (anemia perniciosa, gastrectomia), o tratamento segue indefinidamente por toda a vida.
Se a causa da alteração é revertida (deficiência na dieta), pode-se interromper o tratamento quando a deficiência for corrigida. Neste caso, é recomendado dosar a vitamina B12 em 3 a 12 meses após o término do tratamento. A dosagem de vitamina B12 durante a terapia não é útil, pois ela aumenta com a reposição, independente da eficácia do tratamento.
- O monitoramento deve ser realizado por meio de resposta clínica e da solicitação de hemograma.
- A resposta hematológica é rápida, com aumento de reticulócitos em 1 semana e correção das alterações hematológicas em 6 a 8 semanas.
- A melhora dos sinais e sintomas neurológicos inicia-se em uma semana, mas pode demorar até 6 meses para resolução.
Naqueles pacientes que não tiverem resposta clínica ou hematológica com 2 meses de tratamento, o nível de vitamina B12 pode ser medido em 1 mês após o término da terapia proposta.
Quem não deve tomar o complexo B?
Quais as contraindicações do Vitaminas do Complexo B? – Este medicamento é contraindicado para uso por pacientes com reconhecida hipersensibilidade às vitaminas do complexo B. Não está indicado no tratamento de hipovitaminoses específicas graves. Pacientes parkinsonianos em tratamento com levodopa pura não devem fazer o uso deste medicamento, pois a vitamina B6 interfere com o tratamento específico.
Qual a melhor vitamina para tirar o cansaço?
Deficiência de ferro, Vitamina C, D e B12 são alguns dos responsáveis pela sensação de cansaço e sintomas característicos.
Pode tomar o complexo B antes de dormir?
Tomar vitamina B6 antes de dormir pode ajudar a se lembrar dos sonhos Um estudo da Universidade de Adelaide, na Austrália, concluiu que tomar vitamina B6 antes de dormir pode ajudar a se lembrar dos seus sonhos. – Getty Images O experimento visava aplicar uma metodologia mais criteriosa a um outro estudo, da década de 1980, que reportava que vitaminas do complexo B induziam sonhos mais vívidos, o que não se provou verdade. Cerca de 100 voluntários tomaram dosagens distintas de B6 cinco minutos antes de dormir.
Aqueles que consumiram 240 mg do composto produziram 64% mais informação sobre os sonhos que tiveram durante a noite do que o grupo de controle. A dificuldade em lembrar dos sonhos é associada aos sintomas de carência de vitaminas do complexo B desde os anos 1970. Os autores do estudo querem agora entender como —e se— as vitaminas desta família podem auxiliar na qualidade do sono, ajudando na produção de serotonina e facilitando o sono REM, a fase mais profunda do descanso, quando os sonhos surgem.
: Tomar vitamina B6 antes de dormir pode ajudar a se lembrar dos sonhos
É doença provocada pela falta das vitaminas do complexo B?
O que é o beribéri? – O beribéri é uma doença causada por uma deficiência da vitamina B1 (tiamina), sendo, portanto, uma doença carencial. A carência dessa vitamina pode demorar de dois a três meses para manifestar-se, causando sintomas pouco específicos, como insônia, irritação, fadiga e falta de energia e apetite.
A deficiência, com o tempo, provoca quadros mais graves, com inchaço nos membros inferiores, sensação de dormência ou formigamento de alguma parte do corpo (parestesia), dificuldade respiratória, cardiopatia e comprometimento do sistema nervoso. Atualmente o beribéri não ocorre com frequência na população, sendo observado apenas alguns focos em certas regiões.
Muitas vezes relacionada à pobreza e à fome, a doença pode ser desencadeada também por uma alimentação monótona baseada em arroz polido (a vitamina B1 é retirada durante a produção do arroz branco e da farinha branca) e grande quantidade de carboidrato simples.
- Grávidas, alcoolistas e pessoas que exercem atividade física extenuante são grupos de risco para o desenvolvimento da doença.
- Isso pode ser explicado porque grávidas, lactantes e pessoas que realizam atividade física intensa apresentam um aumento da demanda metabólica ou fisiológica da vitamina.
- No caso dos alcoolistas, a relação com o beribéri pode ser explicada devido à diminuição do cuidado com a alimentação e ao fato de que o álcool aumenta a demanda de vitaminas do complexo B e pode intervir na absorção de B1.
Outras situações que podem desencadear o beribéri são problemas de saúde que interferem no metabolismo da vitamina e na sua absorção, levando ao aumento da sua eliminação. Leia mais: Alimentação saudável – garante que seu organismo receba os nutrientes de que precisa
Qual é a melhor vitamina para ganhar massa muscular?
VITAMINA E : GANHO DE MASSA MUSCULAR Com essa proteção, a recuperação muscular é incentivada e ocorre com mais rapidez, facilitando o anabolismo muscular.
Qual a melhor vitamina para dar energia e disposição?
Vitamina para dar energia e disposição: complexo B – As vitaminas do complexo B são essenciais para o metabolismo energético das células. Isso significa que esses nutrientes são responsáveis pela liberação de energia para o corpo 11, A vitamina B 2, também chamada de riboflavina, é uma das substâncias que trabalham para manter o bom funcionamento das células.
Quanto tempo de tratamento com complexo B?
Foram avaliadas a segurança e a eficácia do uso de uma combinação oral das vitaminas B1, B6 e B12 no tratamento da dor e perda de mobilidade decorrentes da osteoartrite. Um período de tratamento aberto, de quatorze dias de duração, foi adotado para pacientes apresentando osteoartrite do joelho ou quadril.
Os pacientes foram submetidos a uma série de avaliações clínicas e laboratoriais antes da primeira dose do tratamento, após sete dias de tratamento e ao final do período de administração do medicamento de quatorze dias. A incidência de eventos adversos e o uso de medicamentos concomitantes também foram monitorados em cada visita do estudo.
Em cada visita do estudo avaliações de osteoartrite foram realizadas incluindo uma escala visual de dor de 100 mm, e pesquisa de condição global e satisfação com o tratamento realizado por ambos os pacientes e os médicos. Ao final do estudo, uma avaliação adicional foi avaliada para avaliar a disposição do paciente de continuar o tratamento de combinação das vitaminas B.
- A segurança clínica foi avaliada pela comparação das diferenças entre as avaliações clínicas e laboratoriais obtidas no prétratamento, no meio do estudo e ao final do estudo, bem como a incidência e severidade de quaisquer eventos adversos.
- Uma comparação entre as avaliações realizadas pelo paciente e pelo médico em cada visita do estudo foi utilizada para avaliar a eficácia do tratamento.
Foram tratados com o medicamento do estudo cinquenta e quatro pacientes. Uma alteração clinicamente significativa foi observada entre as avaliações de eficácia pré-tratamento e ao final do estudo, incluindo as de dor, mobilidade e condição global da osteoartrite.
As avaliações médicas da condição global dos pacientes e da satisfação com o tratamento também apresentaram uma alteração clinicamente significativa entre o pré-tratamento e a avaliação final do estudo. Nenhuma alteração clinicamente significativa foi observada nas avaliações clínicas e laboratoriais dos pacientes durante o estudo.
Baseado nos resultados deste estudo clínico, conclui-se que a combinação cianocobalamina, mononitrato de tiamina e cloridrato de piridoxina é eficaz e segura no tratamento da dor e perda de mobilidade associada com a osteoartrite. Referência Mibielli, Marco Antônio; Diamante, Bruno; Cohen, José Carlos; Nunes, Carlos Pereira; de Oliveira, Paulo César; de Oliveira, Júlio Maria; Geller, Mauro.
É doença provocada pela falta das vitaminas do complexo B?
O que é o beribéri? – O beribéri é uma doença causada por uma deficiência da vitamina B1 (tiamina), sendo, portanto, uma doença carencial. A carência dessa vitamina pode demorar de dois a três meses para manifestar-se, causando sintomas pouco específicos, como insônia, irritação, fadiga e falta de energia e apetite.
- A deficiência, com o tempo, provoca quadros mais graves, com inchaço nos membros inferiores, sensação de dormência ou formigamento de alguma parte do corpo (parestesia), dificuldade respiratória, cardiopatia e comprometimento do sistema nervoso.
- Atualmente o beribéri não ocorre com frequência na população, sendo observado apenas alguns focos em certas regiões.
Muitas vezes relacionada à pobreza e à fome, a doença pode ser desencadeada também por uma alimentação monótona baseada em arroz polido (a vitamina B1 é retirada durante a produção do arroz branco e da farinha branca) e grande quantidade de carboidrato simples.
- Grávidas, alcoolistas e pessoas que exercem atividade física extenuante são grupos de risco para o desenvolvimento da doença.
- Isso pode ser explicado porque grávidas, lactantes e pessoas que realizam atividade física intensa apresentam um aumento da demanda metabólica ou fisiológica da vitamina.
- No caso dos alcoolistas, a relação com o beribéri pode ser explicada devido à diminuição do cuidado com a alimentação e ao fato de que o álcool aumenta a demanda de vitaminas do complexo B e pode intervir na absorção de B1.
Outras situações que podem desencadear o beribéri são problemas de saúde que interferem no metabolismo da vitamina e na sua absorção, levando ao aumento da sua eliminação. Leia mais: Alimentação saudável – garante que seu organismo receba os nutrientes de que precisa