Oxandrolona Para Que Serve?
Contents
- 1 Quais são os efeitos colaterais do oxandrolona?
- 2 Qual o efeito rebote da oxandrolona?
- 3 Quanto tempo dura o efeito de oxandrolona?
- 4 Porque a oxandrolona faz cair o cabelo?
- 5 Quem toma oxandrolona menstrua?
- 6 Quantos meses a oxandrolona fica no corpo?
- 7 Qual hormônio seca barriga?
- 8 Quem toma oxandrolona menstrua?
- 9 Porque a oxandrolona faz cair o cabelo?
Qual o efeito da oxandrolona no corpo?
A oxandrolona é um medicamento desenvolvido na década de 60 com o nome de ANAVAR. Na época, ela era usada para infertilidade masculina. Posteriormente passou a ser utilizada para o tratamento da hepatite, para estímulo de crescimento, no tratamento de osteoporose, na recuperação de tecido com queimaduras e, atualmente, é muito buscada para o aumento de massa muscular.
- 3) A oxandrolona é um composto sintético derivado da testosterona, consumido na forma de cápsulas ou comprimidos.
- Seu uso mais recorrente é como opção para o tratamento injetável de reposição de testosterona para o tratamento de condições clínicas que levam ao déficit da mesma, ou seja, doenças que acarretam testosterona baixa e sintomas relacionados.
(1) A oxandrolona não deve ser usada para fins estéticos. A prescrição médica desse ativo é voltada para doenças crônicas e pacientes críticos que apresentem perda muscular por doenças consumptivas (perda involuntária de peso), como desnutrição, tumores malignos, AIDS e queimaduras graves, por exemplo.
- 1) A oxandrolona tem efeito similar ao da testosterona e faz parte do grupo dos chamados esteróides anabolizantes.
- Esse tipo de medicamento é produzido sinteticamente a partir da mudança de uma ou mais ligações químicas na molécula de testosterona.
- Foi desenvolvida para aumentar o anabolismo muscular, portanto, aumentar a massa muscular sem os efeitos masculinizantes da testosterona.
Vale definir aqui anabolismo: é um conjunto de processos do nosso corpo responsável por sintetizar as substâncias mais complexas a partir de outras mais simples. Saiba mais: Dieta para ganhar massa muscular: como fazer e o que comer Ela oferece esse efeito por atuar diretamente nos receptores dos músculos, estimulando seu desenvolvimento celular, principalmente quando associada à uma dieta hipercalórica e atividade física.
No caso do músculo, ocorre a síntese da fibra muscular a partir de moléculas simples da digestão de açúcares e gorduras. Ao agir direto na fibra muscular, ela aumenta a síntese proteica e, consequentemente, age no aumento da massa muscular. Porém, apesar de seu efeito anabólico e sua capacidade de melhorar a força muscular, a oxandrolona não foi criada para esse propósito e não deve ser usada para performance esportiva.
(1, 2)
Pacientes hipertensos; Cardiopatas; Pessoas com alterações hepáticas; Portadores de distúrbios de coagulação; Gestantes; Lactantes; Pacientes com histórico de câncer de mama ; Pacientes com histórico de câncer de próstata ; Pessoas com diabetes (1, 2, 3).
O principal efeito da oxandrolona em ambos os sexos é o ganho de massa muscular e diminuição de gordura. Nos homens, especificamente, a vantagem em relação a testosterona é não causar ginecomastia (aumento de mamas), pois não ocorre a atividade enzimática que converte a testosterona em estradiol (hormônio feminino).
- Saiba mais: 3 vantagens do ganho de massa muscular para a saúde Além disso, tanto nos homens quanto nas mulheres, a oxandrolona tende a promover efeitos anabolizantes, apresentando aumento de massa muscular e redução do percentual de gordura, melhora de sintomas como fadiga e baixa libido.
- Esses seriam os efeitos positivos do tratamento quando indicado corretamente.
(1, 2, 3) Os efeitos colaterais da oxandrolona estão relacionados, principalmente, ao consumo de doses elevadas e uso prolongado. São eles:
Toxicidade hepática;
Avanço de idade óssea em crianças;
Irregularidade menstrual;
Aumento de pelos corporais;
Aumento do clitóris nas mulheres;
Atrofia testicular nos homens;
Aumento das concentrações de glicose e gorduras no sangue;
Insônia ;
Irritabilidade;
Impotência sexual;
Retenção hídrica;
Queda de cabelos;
Oleosidade no corpo;
Acne ;
Irregularidade menstrual;
Arritmia cardíaca ;
Problemas de fígado;
Pele oleosa;
Aumento do risco de trombose ;
Surgimento de alguns tipos de cânceres (1, 2, 3).
Saiba mais: Coma um ovo por dia para ganhar músculos e perder gordura Nos últimos tempos, criou-se um mito sobre oxandrolona emagrecer. O remédio, no entanto, não contribui diretamente com a perda de peso, mas sim para o aumento do apetite. Porém, como ele também ajuda a aumentar a intensidade nos treinos, essa equação acaba equilibrada, facilitando a perda de peso.
O que a oxandrolona faz é proporcionar uma mudança da composição corporal, auxiliando o ganho de massa magra, que, por sua vez, ajuda a eliminar a gordura. O emagrecimento pode ocorrer como consequência, uma vez que o paciente que tem indicação do uso terá benefício na força e nos treinos de explosão.
Entretanto, como dito anteriormente, esse remédio não deve ser prescrito para essa finalidade. (1, 2, 3) Apesar de alguns médicos prescreverem a oxandrolona para o ganho de massa para pacientes sem indicação clínica, vale lembrar que o Conselho Federal de Medicina não aprova o uso da mesma para fins estéticos.
Quais são os efeitos colaterais do oxandrolona?
Efeitos colaterais: A oxandrolona pode causar efeitos colaterais, como alterações hormonais, acne, alterações de humor e outros.
Qual o efeito rebote da oxandrolona?
ANABOLIZANTES E O IMPACTO NA SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA DO HOMEM Nos últimos anos, é evidente o aumento do uso de substâncias esteroides anabolizantes (EA) por parte de pessoas “comuns”. Há cerca de 10 a 15 anos, o uso de EA ficava muito restrito a atletas em competições que demandavam maior desempenho, ou indivíduos que frequentavam ginásios específicos. Hoje, com o acesso irrestrito à informação e às possibilidades de obtenção de anabolizantes, o número de pessoas que os utilizam cresceu imensamente.
E o mais interessante não é apenas o fato de muitas pessoas utilizarem essas substâncias, mas, sim, o fato ter havido uma grande mudança de perfil : muitas das pessoas que fazem uso de EA são frequentadores de academias convencionais, muitas vezes, em busca de incrementos nos resultados estéticos e funcionais de sua rotina de exercícios físicos.
Trata-se de uma população diferente dos fisiculturistas profissionais da década passada: são pessoas comuns, esportistas amadores e profissionais de outras áreas! O dia a dia de consultório revela, ainda, outra característica muito interessante das pessoas que procuram anabolizantes: o crescente interesse pelo conhecimento sobre a fisiologia e, até mesmo, quanto aos mecanismos de ação dos EA,
Comumente, o conhecimento que os pacientes têm a respeito do tema chega até a ser maior do que o conhecimento que muitos médicos possuem sobre o assunto. A verdade é que os profissionais de saúde raramente recebem treinamento adequado ou têm interesse suficiente relativamente a esse assunto, assim, deixando as pessoas que fazem uso dessas substâncias completamente desassistidas sob o ponto de vista médico.
COMO SÃO UTILIZADOS OS ANABOLIZANTES? Os EA são substâncias sintéticas derivadas da testosterona. De certa forma, todos os anabolizantes funcionarão de maneira muito parecida com a testosterona, que é o principal hormônio masculino do nosso organismo,
Propriedade anabolizante : em geral, são os efeitos desejados por aqueles que utilizam EA, envolvendo principalmente a hipertrofia dos músculos esqueléticos por conta do aumento de síntese de proteínas em suas fibras. Propriedade androgênica (ou virilizante): são efeitos masculinizantes, ou seja, efeitos que imitam e exacerbam fenômenos que acontecem tipicamente nos homens: aumento do timbre da voz, queda de cabelo, oleosidade na pele, distribuição masculina da gordura corporal, etc.
Essas propriedades costumam variar dependendo da categoria do anabolizante. Como sempre utilizamos a testosterona natural como base para comparação com os demais EA, podemos afirmar que a testosterona apresenta uma relação 1:1 entre anabolismo e androgenismo.
Alguns EA podem tender mais para o anabolismo, ao passo que outros podem tender mais para o androgenismo, ou virilização. O padrão de uso costuma envolver sempre mais de uma substância (um princípio muitas vezes chamado stacking, ou empilhamento, em que se utilizam substâncias diferentes para se obter efeitos complementares), em períodos de uso intercalados como períodos de abstinência (os famosos “ciclos”), que tipicamente duram aproximadamente três meses.
Os ciclos são habitualmente compostos por fases distintas, que levam em conta as propriedades dos EA utilizados:
Fase de ganho muscular (ou bulking ): utilizam-se substâncias com predomínio anabólico com o intuito de aumentar a massa muscular. As drogas frequentemente empregadas são os compostos puros de testosterona (com relação 1:1), como o cipionato, undecanoatoou, blends com diversos ésteres do hormônio (geralmente, produtos disponíveis nas farmácias, como o Durateston®, Deposteron®, ou Nebido®); ou substâncias com maior efeito anabólico e pouco efeito androgênico, como a nandrolona (Decadurabolin®) ou oxandrolona (Anavar®). Fase de definição (ou fase de “corte”) : usam-se, primariamente, drogas potentes, com pouco anabolismo e muito poder androgênico, com o intuito de redistribuição de gordura e diminuição de retenção e líquidos. O exemplo mais típico de drogas utilizadas com esse propósito é o amplamente conhecido stanozolol (Winstrol®).
E QUAIS OS PROBLEMAS SEXUAIS E REPRODUTIVOS? O grande problema do uso de anabolizantes é a confusão que causam nos mecanismos de regulação dos hormônios sexuais naturais. Quando a pessoa utiliza anabolizantes (o que sempre é feito em doses muito superiores às necessidades naturais), há uma percepção de excessos de tais hormônios por parte do organismo.
Isso inclusive acontece quando se utilizam baixas doses, porque a forma com que hormônios masculinos são produzidos no corpo envolve muitas oscilações finas (e essas oscilações, simplesmente, não acontecem quando os anabolizantes entram no organismo). Uma vez percebido esse “excesso” de hormônios no sistema, os mecanismos de produção natural de testosterona são bloqueados (damos a isso o nome de ” feedback negativo”), e, assim, passa a haver falta de hormônios naturais.
O maior problema reprodutivo reside no fato de que, para existir produção adequada de espermatozoides, é necessário que haja boa quantidade de testosterona natural (hormônios sintéticos não são capazes de realizar essa tarefa). Desta forma, mesmo em pouco tempo de uso de EA (menos de 3 meses), os hormônios naturais já se encontram suficientemente baixos e já podem propiciar problemas espermáticos,
Conforme as doses utilizadas e o tempo de uso, pode demorar bastante para que o sistema volte a funcionar corretamente, Em alguns casos, pode haver instalação de problemas definitivos de fertilidade e dano permanente aos testículos (que frequentemente acabam por apresentar redução em seus volumes ).
Isso é a chamada fase de ” rebote “, muito frequente após o término do uso de EA, causada por níveis persistentemente baixos de hormônios naturais. Essa falta de hormônios durante o rebote pode, também, levar a sérios problemas de ereção e de falta de libido, muitas vezes, induzindo a pessoa a realização de novos ciclos de anabolizantes.
COMO TRATAMOS? A orientação médica será sempre no sentido da interrupção do uso. Toda a informação técnica deve ser discutida ampla e irrestritamente. A fase que se segue após o término de ciclos de EA, ou de sua interrupção pode ser bastante incômoda em razão da queda persistente de hormônios naturais.
O rebote, tipicamente, dura entre 6 e 12 meses, mas pode prolongar-se por até 2 anos ou mais. Quando a pessoa se encontra em rebote, é possível usar medicação específica para auxiliar na retomada do funcionamento testicular, com isso, melhorando bastante a produção espermática e hormonal,
Utilizam-se substâncias sintéticas que atuam diretamente sobre os testículos, induzindo a produção natural de hormônios e espermatozoides de maneira a reduzir o período de rebote, Essa estratégia pode ser utilizada com segurança, desde que sob estrita supervisão médica, com realização dos exames pertinentes de sangue, sêmen e ultrassonografia.
Dessa forma, homens que buscam melhorar as esferas sexual e reprodutiva abaladas por uso de anabolizantes podem ser beneficiados de modo extremamente seguro e eficaz. MINHA OPINIÃO PESSOAL Como médico, acredito que o uso de anabolizantes deve ser desencorajado a todo custo. São substâncias com grande potencial de interferência em diversos órgãos e sistemas. Particularmente, não apoio, prescrevo ou endosso o uso de qualquer tipo de esteroide anabolizante com finalidade estética ou de ganho de performance atlética sem necessidade médica formal,
A melhor ferramenta para qualquer pessoa atingir o seu melhor em termos estéticos ou esportivos é o equilíbrio. Equilíbrio em todas as esferas da vida: na dieta, na quantidade e intensidade das atividades físicas, no trabalho e na vida pessoal. No entanto acredito, também como médico, que todas as pessoas têm direito ao melhor suporte de saúde possível,
Pessoas que optam por utilizar qualquer tipo de substância podem e devem receber, sempre que julgarem necessário, orientações e atenção respeitosa de seu médico, A diversidade de opiniões deve ser respeitada: não só a opinião do profissional de saúde que presta atendimento, mas, principalmente, a das pessoas que buscam auxílio médico, independente de usar ou não anabolizantes.
Quanto tempo dura o efeito de oxandrolona?
ESTUDO DE EXCREÇÃO DA OXANDROLONA EM URINA HUMANA POR CG-EM E CG-EM-EM-IT Carla Rodrigues Cardoso(PG) 1, Carlos Henrique Brasil Bizarri(PG) 1, Marlice A. Sípoli Marques(PQ),2 & Francisco Radler de Aquino Neto(PQ) 1 1 LADETEC-Departamento de Química Orgânica-Instituto de Química-UFRJ. 2 LADETEC-Departamento de Química Analítica-Instituto de Química-UFRJ.
[email protected] palavras-chave : oxandrolona; CG-EM; CG-EM-EM-IT A oxandrolona (17 a -metil-17 b -hidroxi-2-oxa-5 a -androsteno-3-ona) (1) é um esteróide androgênico com efeito anabolizante, sintetizado pela primeira vez por Pappo & Jung em 1962 (Schänzer, 1996).
A Comissão Médica do Comitê Olímpico Internacional, bem como, Federações Esportiva Nacionais e Internacionais proibiram o uso de esteróides androgênicos anabolizantes no esporte (Bowers, 1997). Os esteróides anabolizantes apresentam grande incidência entre as drogas de abuso, pois estimulam a síntese protêica aumentando a massa muscular, melhorando assim o desempenho esportivo.
Entretanto estas drogas apresentam efeitos colaterais severos, pondo em risco a saúde do atleta (Segura, 1996; Wu, 1997). Em 1989 Massé e col. analisaram por CG-EM a oxandrolona seus metabólitos no homem. Este esteróide é excretado na urina na forma livre (não conjugada), assim como todos os seus metabólitos (Schänzer, 1996). Com o interesse de otimizarmos condições analíticas para uma detecção confiável da oxandrolona (1) e seu principal metabólito 17-epi-oxandrolona (4) assim como avaliar, pela primeira vez, o perfil de excreção de oxandrolona em brasileiros, objetivou-se no presente trabalho, investigar a excreção urinária destes compostos por Cromatografia Gasosa de Alta Resolução acoplada à Espectrometria de Massas (HP MSD 5973) e CG -EM-EM-IT.
Para a obtenção das amostras de urina para o estudo de excreção da oxandrolona e seus metabólitos, indivíduo sádio, 36 anos, pesando 65 Kg administrou 15mg da droga oxandrolona. As amostras de urina foram coletadas segundo protocolo de coleta de excreção urinária. No presente trabalho utilizamos uma metodologia de extração líquido-líquido (ELL) para a oxandrolona e seus metabólitos em matriz urina, segundo metodologia proposta por Shänzer (1996) para a extração de esteróides endógenos, fração livre, em urina humana.
A metodologia consiste de uma etapa de ELL empregando TBME como solvente de extração. Para tanto, alíquotas de 5mL das urinas coletadas contendo 40ng/mL de metiltestosterona são tamponadas com 1g de NaHCO 3 :Na 2 CO 3 (3:1) e extraídas com 5 mL de TBME.
- As amostras são homogeneizadas em vortex por 10 segundos, “shaker” por 20 minutos e centrifugadas durante 5 minutos.
- Separa-se a fase orgânica e o solvente é evaporado em banho termostatizado a 40 o C sob fluxo de nitrogênio.
- As amostras permanecem em dessecador a vácuo por 40 minutos.
- Finalmente são derivatizadas com MSTFA:NH 4 I:2-mercaptoetanol (1000:2:6 v:w:v) durante 20 minutos em banho termostatizado à 60 o C.
A análise e quantificação das amostras de urina foram realizadas por CG-EM utilizando coluna capilar de metilsilicone (17m, 200 m m, 0,11 m m), modo de injeção “split” (razão 1:10). Observou-se a excreção da oxandrolona (1) e do seu principal metabólito, 17-epi-oxandrolona (4), 4 e 7 horas, respectivamente, após a administração do medicamento, sendo possível detectá-los por um período de 96 horas.
- Tais substâncias, mesmo em seus picos máximos de excreção, foram observadas em nível de ppb.
- Paralelamente, empregou-se CG -EM-EM-IT como técnica alternativa na detecção de (1) e (4).
- Contudo, esta técnica apresentou a mesma limitação que a CG-EM.
- Isso corrobora a necessidade de técnicas com detecção mais seletivas, como a CG-EM-AR, conforme proposto por Shänzer (1996).
Bowers, L.D. (1997) Clin. Chem., 43, 1299-1304. Massé, R.; Bi, H.; Aayotte, C. & Dugal, R. (1989) Biomed. Environ. Mass Spectrom., 18, 429-438. Segura, J. (1996) Ther. Drug Monitor., 18, 471-476. Shänzer, W. (1996) Clin. Chem., 42, 1001-1020. Shanzer, W.; Donike, M.
É seguro tomar oxandrolona?
Pode tomar oxandrolona e beber? – Não é recomendável ingerir oxandrolona e beber devido ao risco de lesão no fígado, Esse risco existe porque tanto a oxandrolona quanto o álcool têm metabolização hepática, ou seja, são metabolizados pelo fígado.
Qual o melhor esteroide para secar?
Os Melhores Anabolizantes para Secar: Explorando o Potencial do Primobolan e Masteron O processo de secagem, também conhecido como “corte”, é uma etapa crucial para fisiculturistas e atletas que desejam alcançar uma aparência mais definida e vascularizada.
Nessa fase, o objetivo é reduzir a gordura corporal enquanto preserva a massa muscular magra conquistada com dedicação e treinamento árduo. Os esteroides anabolizantes podem ser aliados nesse processo, desde que sejam usados com responsabilidade e acompanhamento médico adequado. Neste blogpost, exploraremos os melhores anabolizantes para secar, com destaque para o Primobolan e o Masteron, dois esteroides valorizados por suas características de corte e definição.1.
O Papel dos Esteroides Anabolizantes na Secagem Antes de abordarmos o uso específico do e do, é fundamental entender como os esteroides anabolizantes podem auxiliar no processo de secagem. Os esteroides anabolizantes têm a capacidade de aumentar a síntese proteica, o que ajuda a preservar a massa muscular durante períodos de dieta restrita.
Além disso, muitos esteroides têm efeitos positivos no metabolismo, estimulando a queima de gordura e reduzindo a retenção de água subcutânea, promovendo uma aparência mais seca e definida.2. Primobolan para Secagem O Primobolan, ou metenolona, é frequentemente considerado um dos melhores esteroides para secar.
Sua natureza anabólica suave e baixa androgenicidade o tornam uma escolha popular para atletas que buscam resultados sólidos sem efeitos colaterais indesejados. O Primobolan é valorizado por sua capacidade de preservar a massa muscular magra enquanto promove a queima de gordura.
Sua natureza suave também o torna uma opção relativamente segura para as mulheres, minimizando o risco de virilização. A forma injetável de Primobolan é preferida em ciclos de secagem, pois oferece melhor biodisponibilidade e efeitos mais consistentes. As doses típicas variam de 400 mg a 800 mg por semana, divididas em duas aplicações semanais.3.
Masteron para Definição Muscular O Masteron, ou drostanolona, é outro esteroide altamente valorizado para a fase de secagem. Ele possui características androgênicas mais pronunciadas do que o Primobolan, o que o torna especialmente adequado para homens que desejam uma aparência mais masculina e vascularizada.
O Masteron é conhecido por suas propriedades de endurecimento muscular, que ajudam a promover uma aparência mais seca e definida. Assim como o Primobolan, a forma injetável de Masteron é a mais comum em ciclos de secagem. As doses típicas variam de 300 mg a 600 mg por semana, divididas em duas aplicações semanais.4.
Empilhando Primobolan e Masteron para Máxima Definição Uma opção popular para maximizar os resultados durante a secagem é a combinação de Primobolan e Masteron em um ciclo. Essa combinação sinérgica pode fornecer benefícios adicionais em termos de definição muscular, vascularização e redução de gordura corporal.
No entanto, é crucial lembrar que o uso de esteroides anabolizantes deve ser realizado com cautela e acompanhamento médico adequado.5. Considerações de Segurança e Efeitos Colaterais É fundamental enfatizar que o uso de esteroides anabolizantes apresenta riscos à saúde e pode causar efeitos colaterais indesejados se não for feito de forma responsável.
Os efeitos colaterais podem variar de acordo com a sensibilidade individual e as doses utilizadas. Alguns dos efeitos colaterais potenciais incluem supressão da produção natural de testosterona, problemas cardiovasculares, alterações nos níveis lipídicos e outros problemas de saúde.
- Antes de considerar o uso de Primobolan, Masteron ou qualquer outro esteroide anabolizante, é essencial buscar orientação médica e realizar exames de saúde completos para determinar a adequação do seu perfil para o uso de tais substâncias.
- O acompanhamento médico contínuo é essencial durante todo o ciclo de esteroides para monitorar a saúde e garantir que qualquer problema potencial seja tratado adequadamente.6.
Dieta e Treinamento para Aumentar a Definição Além do uso de esteroides anabolizantes, é crucial enfatizar que a dieta e o treinamento adequados são fundamentais para alcançar uma secagem bem-sucedida. Uma dieta balanceada e controlada em calorias, combinada com treinamento de resistência eficiente, é a chave para promover a perda de gordura corporal enquanto preserva a massa muscular magra.
- A orientação de um nutricionista e um treinador especializado pode ser valiosa durante essa fase.
- Conclusão O uso responsável de esteroides anabolizantes como Primobolan e Masteron pode ser uma opção eficaz para alcançar uma definição muscular impressionante.
- No entanto, é importante lembrar que o uso dessas substâncias deve ser realizado com cautela, respeitando as doses recomendadas e sob acompanhamento médico adequado.
Além disso, é essencial enfatizar que a dieta e o treinamento adequados são igualmente cruciais para alcançar resultados significativos durante o processo de secagem. A saúde e o bem-estar devem sempre ser a prioridade máxima, e qualquer decisão relacionada ao uso de esteroides anabolizantes deve ser tomada de forma informada e responsável.
Qual o efeito da oxandrolona no corpo feminino?
Anabolizante usado por mulheres vira fetiche nas redes e médicos soam alerta “Para comprar Oxandrolona chama no direct do insta”, diz a biografia da “fit”, cujos primeiros três vídeos são seus próprios testemunhos sobre as supostas maravilhas do esteroide anabolizante para chegar ao estilo “marombeira”. Natalia Penariol, nutricionista e influencer, faz uso de oxandrolona, mas destaca os efeitos colaterais – @nataliapenariol no Instagram O uso para tal finalidade representa um desvio significativo de sua função original, uma vez que se trata de medicamento para tratar pacientes com perda muscular crítica ou crônica, como idosos, casos de desnutrição, câncer, Aids e queimaduras graves.
- A oxandrolona é um derivado sintético hormonal, ou seja, um esteroide anabolizante artificial que se liga ao receptor da testosterona e tem efeitos semelhantes ao deste hormônio masculino virilizante.
- Pode causar, no caso de mulheres, mudanças físicas como engrossamento da voz (que pode ser irreversível), aumento do clitóris, atrofia mamária, queda de cabelo, acne e risco de malformações fetais.
É possível que desencadeie depressão, agressividade e irritabilidade.
O endocrinologista e médico do esporte Clayton Luiz Dornelles Macedo, presidente do Departamento de Endocrinologia do Exercício da Sbem (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia), diz que a população vem sendo iludida e exposta de forma preocupante.Macedo, que também é coordenador do Núcleo de Endocrinologia do Exercício e do Ambulatório de Endocrinologia do Exercício da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), afirma que não existem estudos de boa qualidade ética ou científica que preconizem o uso de oxandrolona para fins estéticos.”As doses usadas com esse objetivo são bem mais altas que as usadas clinicamente e o discurso enganoso de menos efeitos colaterais”, aponta Macedo.
A lista de efeitos colaterais inclui também, para homens e mulheres, trombose, embolia, aumento do colesterol ruim (LDL), diminuição do colesterol bom (HDL), hipertensão, alteração da glicose, aumento do risco de infarto do miocárdio, rabdomiólise (destruição e inflamação aguda dos músculos), infertilidade, derrame cerebral, arritmia e morte súbita.
A SBEM condena, por todos os riscos citados, o uso da oxandrolona com objetivo estético e declarou ainda, por meio de seu porta-voz, que os efeitos colaterais do uso de anabolizante são subdiagnosticados e subnotificados. Sua, “Existe atualmente uma normalização, banalização e permissividade para o uso dessas drogas, para quem não possui deficiência hormonal”, diz Macedo.
Patrícia Corradi, médica endocrinologista da equipe de Medicina do Esporte da Rede Materdei de Saúde, concorda. “A hipertrofia causada pela oxandrolona consegue melhorar um quadro de desnutrição grave, que pode acontecer em doenças consumptivas, mas a indicação dela para fins estéticos é completamente banida pelas sociedades que regulam esse acompanhamento. Penariol também lembra a seus seguidores que um corpo semelhante ao seu não é possível de ser atingido naturalmente por uma mulher – @nataliapenariol no Instagram Em 2018, a nutricionista e influenciadora Natalia Bravo Penariol começou a fazer Crossfit e, no decorrer das aulas, percebeu que precisaria de ajuda médica para melhorar seu desempenho e ganhar massa magra.
Ela havia se tornado mãe há pouco tempo e emagrecido com a amamentação, o que a deixou insatisfeita com seu próprio corpo, que já era considerado magro. Para atingir seus objetivos começou a usar oxandrolona, que foi prescrita por um endocrinologista. “O médico me indicou uma dosagem baixa e logo no primeiro mês já senti diferença: uma maior resistência aos treinos e comecei a ganhar massa magra”, afirma Penariol.
Quando começou a competir, incluiu outro anabolizante, a boldenona. “Acabei ganhando nesse período 14 kg de massa magra e continuei com a oxandrolona. Em dosagem baixa não tem tanta virilização, eu tive aumento de clítoris, minha voz engrossou bastante e, depois do meu primeiro ciclo, quando parei, tive,
Meu cabelo caiu, minha pele também estourou bastante, mais por conta da boldenona”, afirma a influenciadora. Em 2020, ela suspendeu o uso em decorrência da pandemia, mas já retomou e está alternando o medicamento até hoje com outras substâncias. Penariol afirma que é necessário ter disciplina nos treinos, além de conhecer os efeitos adversos.
“Treino absurdamente, sigo planilha, faço dieta. Quando não fiz, até contei pros meus seguidores, engordei com uso de anabolizantes. Ele aumenta muito o seu metabolismo, te deixa mais agitada, mais acelerada, então você acaba tendo fome”, reforça. Atualmente, ela recorre ao esteróide com a finalidade de manutenção.
- Não tem nada que você faça que não vá ter os colaterais.
- Recebo muita gente se inspirando no meu corpo e até pacientes no consultório dizendo ‘nossa, quero um corpo igual ao seu’.
- Não vou gerar frustração ou vender algo que não existe.
- Falo: a densidade corporal que tenho é fisiologicamente impossível para uma mulher ter naturalmente”, destaca.
: Anabolizante usado por mulheres vira fetiche nas redes e médicos soam alerta
Porque a oxandrolona faz cair o cabelo?
Tudo porque, as substâncias anabolizantes estimulam de forma intensa e acelerada a produção de testosterona. Neste processo, há um aumento da dihidrotestosterona (DHT), uma derivação do hormônio masculino, que em desequilíbrio promove o afinamento e a queda dos cabelos.
Quem toma oxandrolona menstrua?
Uso de Esteroides em Jovens pode Diminuir a Fertilidade Na busca de melhor performance atlética e também de obter resultados mais imediatos, mulheres jovens tem usado hormônios esteroides. Nandrolona e oxandrolona são alguns exemplos de hormônios dessa categoria.
- Seu uso pode levar a formação de cistos de ovário e diminuir a regularidade das ovulações.
- Assim como a diminuição extrema da porcentagem de gordura corporal pode afetar o ciclo menstrual e as ovulações.
- A gestrinona é usada com sucesso no tratamento da endometriose e no controle de sintomas causados por miomas uterinos.
Apresenta também outras ações hormonais de efeito anabolizante com aumento da massa muscular e redução da porcentagem de gordura corporal. Por esse motivo tem sido usada para finalidades estéticas exclusivas. É importante destacar que algumas mulheres tem bloqueio da ovulação dependendo da dose utilizada, causando efeito anticoncepcional.
- O uso de esteroides anabolizantes por homens aumenta a força física e o ganho de massa muscular.
- Entretanto seu uso abusivo diminui a contagem dos espermatozoides.
- A testosterona exógena diminui o estímulo da produção própria de testosterona assim como inibe a mensagem endócrina que determina a produção de espermatozoides.
A longo prazo, redução do volume dos testículos também pode ser notada. É preocupante constatar no dia a dia da clínica que os usuários não se informam dos efeitos do uso de esteróides anabolizantes a longo prazo na fertilidade. : Uso de Esteroides em Jovens pode Diminuir a Fertilidade
O que não pode fazer quando está tomando oxandrolona?
O que comer quando está tomando oxandrolona? – A oxandrolona é metabolizada pelo fígado, então, evite alimentos pesados com fritura e muito açúcar ou sal se você estiver em tratamento com o medicamento. Se você estiver tomando o medicamento para ganhar massa muscular, carboidratos como arroz integral, aveia e mandioca e proteínas como ovo, carne vermelha e frango são boas opções. Converse com seu médico para avaliar a alimentação durante o tratamento.
Quantos meses a oxandrolona fica no corpo?
ESTUDO DE EXCREÇÃO DA OXANDROLONA EM URINA HUMANA POR CG-EM E CG-EM-EM-IT Carla Rodrigues Cardoso(PG) 1, Carlos Henrique Brasil Bizarri(PG) 1, Marlice A. Sípoli Marques(PQ),2 & Francisco Radler de Aquino Neto(PQ) 1 1 LADETEC-Departamento de Química Orgânica-Instituto de Química-UFRJ. 2 LADETEC-Departamento de Química Analítica-Instituto de Química-UFRJ.
[email protected] palavras-chave : oxandrolona; CG-EM; CG-EM-EM-IT A oxandrolona (17 a -metil-17 b -hidroxi-2-oxa-5 a -androsteno-3-ona) (1) é um esteróide androgênico com efeito anabolizante, sintetizado pela primeira vez por Pappo & Jung em 1962 (Schänzer, 1996).
A Comissão Médica do Comitê Olímpico Internacional, bem como, Federações Esportiva Nacionais e Internacionais proibiram o uso de esteróides androgênicos anabolizantes no esporte (Bowers, 1997). Os esteróides anabolizantes apresentam grande incidência entre as drogas de abuso, pois estimulam a síntese protêica aumentando a massa muscular, melhorando assim o desempenho esportivo.
Entretanto estas drogas apresentam efeitos colaterais severos, pondo em risco a saúde do atleta (Segura, 1996; Wu, 1997). Em 1989 Massé e col. analisaram por CG-EM a oxandrolona seus metabólitos no homem. Este esteróide é excretado na urina na forma livre (não conjugada), assim como todos os seus metabólitos (Schänzer, 1996). Com o interesse de otimizarmos condições analíticas para uma detecção confiável da oxandrolona (1) e seu principal metabólito 17-epi-oxandrolona (4) assim como avaliar, pela primeira vez, o perfil de excreção de oxandrolona em brasileiros, objetivou-se no presente trabalho, investigar a excreção urinária destes compostos por Cromatografia Gasosa de Alta Resolução acoplada à Espectrometria de Massas (HP MSD 5973) e CG -EM-EM-IT.
Para a obtenção das amostras de urina para o estudo de excreção da oxandrolona e seus metabólitos, indivíduo sádio, 36 anos, pesando 65 Kg administrou 15mg da droga oxandrolona. As amostras de urina foram coletadas segundo protocolo de coleta de excreção urinária. No presente trabalho utilizamos uma metodologia de extração líquido-líquido (ELL) para a oxandrolona e seus metabólitos em matriz urina, segundo metodologia proposta por Shänzer (1996) para a extração de esteróides endógenos, fração livre, em urina humana.
A metodologia consiste de uma etapa de ELL empregando TBME como solvente de extração. Para tanto, alíquotas de 5mL das urinas coletadas contendo 40ng/mL de metiltestosterona são tamponadas com 1g de NaHCO 3 :Na 2 CO 3 (3:1) e extraídas com 5 mL de TBME.
- As amostras são homogeneizadas em vortex por 10 segundos, “shaker” por 20 minutos e centrifugadas durante 5 minutos.
- Separa-se a fase orgânica e o solvente é evaporado em banho termostatizado a 40 o C sob fluxo de nitrogênio.
- As amostras permanecem em dessecador a vácuo por 40 minutos.
- Finalmente são derivatizadas com MSTFA:NH 4 I:2-mercaptoetanol (1000:2:6 v:w:v) durante 20 minutos em banho termostatizado à 60 o C.
A análise e quantificação das amostras de urina foram realizadas por CG-EM utilizando coluna capilar de metilsilicone (17m, 200 m m, 0,11 m m), modo de injeção “split” (razão 1:10). Observou-se a excreção da oxandrolona (1) e do seu principal metabólito, 17-epi-oxandrolona (4), 4 e 7 horas, respectivamente, após a administração do medicamento, sendo possível detectá-los por um período de 96 horas.
Tais substâncias, mesmo em seus picos máximos de excreção, foram observadas em nível de ppb. Paralelamente, empregou-se CG -EM-EM-IT como técnica alternativa na detecção de (1) e (4). Contudo, esta técnica apresentou a mesma limitação que a CG-EM. Isso corrobora a necessidade de técnicas com detecção mais seletivas, como a CG-EM-AR, conforme proposto por Shänzer (1996).
Bowers, L.D. (1997) Clin. Chem., 43, 1299-1304. Massé, R.; Bi, H.; Aayotte, C. & Dugal, R. (1989) Biomed. Environ. Mass Spectrom., 18, 429-438. Segura, J. (1996) Ther. Drug Monitor., 18, 471-476. Shänzer, W. (1996) Clin. Chem., 42, 1001-1020. Shanzer, W.; Donike, M.
O que não pode comer quando toma oxandrolona?
O que comer quando está tomando oxandrolona? – A oxandrolona é metabolizada pelo fígado, então, evite alimentos pesados com fritura e muito açúcar ou sal se você estiver em tratamento com o medicamento. Se você estiver tomando o medicamento para ganhar massa muscular, carboidratos como arroz integral, aveia e mandioca e proteínas como ovo, carne vermelha e frango são boas opções. Converse com seu médico para avaliar a alimentação durante o tratamento.
Pode tomar creatina e oxandrolona juntos?
A combinação de oxandrolona e creatina pode aumentar o risco de efeitos colaterais adversos, como danos ao fígado, problemas renais e questões cardiovasculares. É crucial consultar um profissional de saúde antes de combinar essas substâncias para garantir a dosagem adequada e minimizar danos potenciais.
Pode tomar oxandrolona nos dias que não treino?
O Suplemento deve ser usado em Dias que Não Treino? O Suplemento deve ser usado em Dias que Não Treino? Bem, antes de qualquer coisa devemos pensar no objetivo, pois tudo irá de acordo com a meta desejada, independentemente se for para ganhar massa muscular, perder gordura, definir, acelerar o metabolismo. Você vai ver nesse texto: Em seguida, saber que alguns suplementos devem ser usados em dias de descanso, e outros não, por uma série de fatores que identificaremos durante o texto. De início exemplificaremos o Pré-Treino, Como o nome já diz já deve ser usado antes do treino. Então, em dias sem treino, não deve ser usado.
- Já a Creatina, um suplemento bastante famoso no meio da musculação tem como característica reter líquidos e aumentar o crescimento/inchaço muscular.
- Entretanto, antes de consumir qualquer tipo de suplemento, recomenda-se fazer uma avaliação com um profissional da área, para não ter eventuais problemas e saber qual o melhor produto tomar para conquistar o objetivo.
- Qual a importância de suplementar nos dias de descanso?
- Faça seu metabolismo funcionar 24 horas
- Ômega-3: Este é um ácido graxo que melhora a circulação, funções cognitivas e o ritmo cardíaco.
- Vitamina D: Eficiente para o metabolismo e fortalecimento do sistema imunológico.
- Multivitamínicos: Assim como a Vitamina D, auxilia no metabolismo e reduz as perdas de massa muscular.
- Reponha o Glicogênio Perdido
- Recupere seu Sistema Nervoso
Só que se esse produto for tomado de maneira errada, o final não será satisfatório. Assim, ela precisa ser consumida todos os dias da semana, inclusive os que dias sem treino.Nos dias de descano o organismo aproveita para renovar a fibra muscular e para “crescer”.
Nesses períodos as células recuperam o glicogênio perdido e permite também que o sistema nervoso se recupere.Pensando deste modo, o ideal é consumir suplementos que alimentam o músculo e promova a renovação do glicogênio, como o Whey Protein, Albumina e Creatina.Já para aqueles que almejam o emagrecimento, os aliados para os dias sem treino são os probióticos, ômega-3, vitaminas e cafeína, já que dão energia e aceleram o metabolismo.Analisando esses pontos, vemos claramente que sim, o suplemento pode ser usado em dias sem treino, e a importância de suplementar nestes dias de descanso também é eficaz, tal que vamos explicar durante o texto.
O ponto chave que não pode deixar de ser destacado é que para ganhar massa muscular ou definir/emagrecer, é um trabalho que exige dedicação todos os dias. Portanto, nos finais de semana, dias em que muita gente não treina, deve-se manter o foco total, manter uma dieta equilibrada e continuar suplementando certamente.
Mesmo nos dias sem treino, o organismo ainda continua trabalhando, ou seja, os dias com treino permanecem fazendo efeito durante os dias de descanso, as tais chamadas “janela de oportunidades”. Em vista disso, é mais do que importante utilizar nutrientes que auxiliam a promover resultados.Desta forma, entendam abaixo qual a importância de suplementar até mesmo nos dias de descanso.
Confiram! Os suplementos que podem potencializar as “janelas de oportunidade”, que vão melhorar a condição fisiológica e diminuir as perdas, são os seguintes:No período de descanso a necessidade de repor o glicogênio torna-se muito importante, pois o mesmo é uma reserva energética que precisa de reposição após um treino intenso.
- Mais ou menos são necessárias 20 horas para recuperar essa substância.Mas como repor o glicogênio? Ele deve ser reposto através da ingestão de caseína, proteína de absorção mais lenta, indicada para consumir a noite.
- O nosso sistema nervoso precisa ser fortalecido para um novo treino, porque ele sofre influência direta no pós-treino, sem contar, que é responsável por todas as funções vitais.
Sendo assim, nos dias sem treino, o ideal é utilizar suplementos que retardam os efeitos dos radicais livres e equilibra os batimentos cardíacos, como exemplo de: Vitamina D,, Polivitamínicos e suplementos que tenham antioxidantes. Como usar os suplementos nos dias que não treino? Essa é uma dúvida de muitos, porém, será sanada agora.
- A final, em dias de descanso, final de semana ou dias sem treino, pode fazer o uso de suplementos? A resposta é: Sim! Porém, alguns devem ser usados e outros não.
- Então, atenção abaixo, pois vamos esclarecer tudo! Whey Protein Quando o objetivo do Whey for para complementar a dieta, ele pode ser usado em qualquer dia da semana, inclusive nos dias sem treino.
Isso também vale para as proteínas como albumina, caseína, proteína da carne, blends de proteínas, enfim, para todas as proteínas em pó. para conhecer nossa variedade de proteínas. Hipercalóricos O hipercalórico ao contrário do Whey vai complementar a quantidade de calorias, então, do mesmo modo pode ser usado todos os dias.
- Creatina
- para conhecer nossos aminoácidos.
- Beta-Alanina
- ZMA
- para conhecer nosso ZMA.
- Multivitamínicos
- Vitaminas (A, complexo B, C, D3, E e outras)
- para conhecer nosso multivitamínico e conheça nossa opção feminina
- Óleo de Peixe
- para conhecer nosso Ômega 3.
- Cafeína
- Pré-treinos
- para conhecer nossas opção de pré-treinos.
- Para finalizar
- Ainda, vale ressaltar que antes de tomar qualquer suplemento, o recomendado é procurar um profissional da área antes de começar a consumi-los, porque cada produto possui uma especialidade e devem ser tomados de maneira correta, sob orientação.
- Vem seguir a gente no instagram!
- Eu e todo o #teambodynutry estamos por aqui, conte com a gente!
Pode ser usada todos os dias, com a finalidade de manter os músculos saturados.Pode ser usada também todos os dias.Assim como o tribulus, também deve ser consumido diariamente, pois favorece a imunidade, ajuda na hipertrofia, tem ação diurética, aumento de força e vários outros benefícios.Esse não pode, esse deve ser ingerido todos os dias, sem esquecimento.Por ser vitamina, assim como o multivitamínicos, também deve ser tomada todos os dias.Também deve ser usado todos os dias, pois possui inúmeros benefícios.A ingestão da cafeína vai depender do objetivo.
Se o foco é aumentar a performance do treino, pode sim ser usada nos dias de treino, já se o objetivo é aumentar o metabolismo para auxiliar na queima de gordura, a cafeína pode ser usada todos os dias.Como já diz o nome, antes do treino, ou seja, deve ser usado somente nos dias de treino.Usar suplementos em dias que não há treino como esclarecemos no texto vai depender do objetivo de cada um.
Em certos casos mesmo, o nutricionista irá indicar o consumo de suplementos de forma diferente, por isso tudo pode mudar conforme a meta desejada.Quer saber mais? Não deixe de ler nossos outros blogs e acompanhar toda semana nossos novos conteúdos! : O Suplemento deve ser usado em Dias que Não Treino?
Qual o melhor hormônio para ganhar massa muscular?
A mais indicada é a creatina monoidratada, por ser melhor absorvida e trazer melhores resultados. Além disso, a creatina é um suplemento para tomar antes do treino, garantindo assim seu desempenho durante a atividade.
Qual é o anabolizante mais seguro?
#1 – SARM – Em primeiro lugar na lista de melhores anabolizantes para o primeiro ciclo, vamos sair da classe dos esteroides. Os SARMs são os que trazem mais segurança atualmente, com resultados modestos, porém, garantidos. Existem diversas opções de SARMs.
- Eles são moduladores, e androgênicos, tais como os esteróides anabolizantes.
- Então, o que muda? Ele é um modulador androgênico que possui afinidade específica.
- Isso quer dizer o seguinte: você tem diversos receptores androgênicos pelo seu corpo.
- Como na sua massa muscular, no seu corpo cabeludo, entre vários outros, mas deixemos apenas estes dois como exemplo.
O esteroide anabolizante se liga na massa muscular, e promove o seu aumento, certo? Contudo, ele também se liga no seu couro cabeludo, o que promove uma queda de cabelo. Os SARMs são específicos. Ou seja, eles se ligam na massa muscular, mas não interferem no couro cabeludo.
- Inclusive, alguns se ligam positivamente no couro cabeludo, ocupando aquele receptor, impedindo que outros esteróides anabolizantes tenham ação naquela região, como uma função protetora.
- Mas claro, nem tudo é perfeito, pois o efeito anabólico dos SARMs é bastante inferior aos esteróides anabolizantes.
E não apenas isso: eles possuem um custo bem elevado, de fato, são caros, trazem uma eficiência não tão alta, mas oferecem muita segurança. Então fica a recomendação de anabolizante para primeiro ciclo o uso de um protocolo que mistura o RAD 140, que funciona de forma semelhante à Testosterona.
Junto com ele, o MK 2866, a Ostarine, que possui um ótimo efeito anabólico e traz muita segurança. Caso você deseja compreender mais sobre SARM e Osterine, separamos para você: O que é SARM, Benefícios, Colaterais e Como Tomar Ostarine (MK-2866) – Estimula o anabolismo para Ganho de Massa Muscular Esta é uma opção bastante conservadora – não espere virar um fisiculturista usando isso.
Mas este protocolo pode trazer resultados bem melhores do que se estivesse treinando 100% natural, e não vão causar danos ao seu corpo.
Qual hormônio seca barriga?
Leptina é outro hormônio para emagrecer – Felizmente, nosso corpo também produz hormônios que dizem ao cérebro para usar mais calorias e comer menos. A leptina é uma delas. Esse hormônio é produzido pelas células adiposas, o que significa que, quanto mais gordos somos, mais leptina temos.
No entanto, após um certo ponto, nosso corpo obtém o que os especialistas chamam de resistência à leptina. Ou seja, uma condição em que o cérebro não consegue ler o sinal da leptina. A solução é simples. Os alimentos ricos em antioxidantes aumentam a sensibilidade à leptina. Perder peso tem o mesmo efeito.
Por isso, quanto mais peso você perde, mais forte é o efeito da leptina. A leptina é, portanto, um dos hormônios para emagrecer.
Qual anabolizante que seca barriga?
Oxandrolona – Oxandrolona é um dos anabolizantes para emagrecer mais conhecidos. Esta fama se deve ao fato do hormônio não possuir muitos efeitos colaterais e ser usado com relativa segurança até mesmo por mulheres. Ela é capaz de aumentar o ganho de massa muscular ao mesmo tempo que acelera a queima de gordura. Alguns dos benefícios da oxandrolona incluem:
- Aumento do uso de gordura como energia;
- Construção de massa muscular acelerada;
- Aumento de força muscular (mais notável que o ganho de massa).
Alguns dos efeitos colaterais do uso:
- Queda de cabelo;
- Espinhas;
- Mudanças na libido.
A diferença com a oxandrolona é que estes efeitos adversos costumam ser muito menores quando comparado com outros hormônios sintéticos.
Qual o efeito da oxandrolona no corpo feminino?
Anabolizante usado por mulheres vira fetiche nas redes e médicos soam alerta “Para comprar Oxandrolona chama no direct do insta”, diz a biografia da “fit”, cujos primeiros três vídeos são seus próprios testemunhos sobre as supostas maravilhas do esteroide anabolizante para chegar ao estilo “marombeira”. Natalia Penariol, nutricionista e influencer, faz uso de oxandrolona, mas destaca os efeitos colaterais – @nataliapenariol no Instagram O uso para tal finalidade representa um desvio significativo de sua função original, uma vez que se trata de medicamento para tratar pacientes com perda muscular crítica ou crônica, como idosos, casos de desnutrição, câncer, Aids e queimaduras graves.
A oxandrolona é um derivado sintético hormonal, ou seja, um esteroide anabolizante artificial que se liga ao receptor da testosterona e tem efeitos semelhantes ao deste hormônio masculino virilizante. Pode causar, no caso de mulheres, mudanças físicas como engrossamento da voz (que pode ser irreversível), aumento do clitóris, atrofia mamária, queda de cabelo, acne e risco de malformações fetais.
É possível que desencadeie depressão, agressividade e irritabilidade.
O endocrinologista e médico do esporte Clayton Luiz Dornelles Macedo, presidente do Departamento de Endocrinologia do Exercício da Sbem (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia), diz que a população vem sendo iludida e exposta de forma preocupante.Macedo, que também é coordenador do Núcleo de Endocrinologia do Exercício e do Ambulatório de Endocrinologia do Exercício da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), afirma que não existem estudos de boa qualidade ética ou científica que preconizem o uso de oxandrolona para fins estéticos.”As doses usadas com esse objetivo são bem mais altas que as usadas clinicamente e o discurso enganoso de menos efeitos colaterais”, aponta Macedo.
A lista de efeitos colaterais inclui também, para homens e mulheres, trombose, embolia, aumento do colesterol ruim (LDL), diminuição do colesterol bom (HDL), hipertensão, alteração da glicose, aumento do risco de infarto do miocárdio, rabdomiólise (destruição e inflamação aguda dos músculos), infertilidade, derrame cerebral, arritmia e morte súbita.
A SBEM condena, por todos os riscos citados, o uso da oxandrolona com objetivo estético e declarou ainda, por meio de seu porta-voz, que os efeitos colaterais do uso de anabolizante são subdiagnosticados e subnotificados. Sua, “Existe atualmente uma normalização, banalização e permissividade para o uso dessas drogas, para quem não possui deficiência hormonal”, diz Macedo.
Patrícia Corradi, médica endocrinologista da equipe de Medicina do Esporte da Rede Materdei de Saúde, concorda. “A hipertrofia causada pela oxandrolona consegue melhorar um quadro de desnutrição grave, que pode acontecer em doenças consumptivas, mas a indicação dela para fins estéticos é completamente banida pelas sociedades que regulam esse acompanhamento. Penariol também lembra a seus seguidores que um corpo semelhante ao seu não é possível de ser atingido naturalmente por uma mulher – @nataliapenariol no Instagram Em 2018, a nutricionista e influenciadora Natalia Bravo Penariol começou a fazer Crossfit e, no decorrer das aulas, percebeu que precisaria de ajuda médica para melhorar seu desempenho e ganhar massa magra.
Ela havia se tornado mãe há pouco tempo e emagrecido com a amamentação, o que a deixou insatisfeita com seu próprio corpo, que já era considerado magro. Para atingir seus objetivos começou a usar oxandrolona, que foi prescrita por um endocrinologista. “O médico me indicou uma dosagem baixa e logo no primeiro mês já senti diferença: uma maior resistência aos treinos e comecei a ganhar massa magra”, afirma Penariol.
Quando começou a competir, incluiu outro anabolizante, a boldenona. “Acabei ganhando nesse período 14 kg de massa magra e continuei com a oxandrolona. Em dosagem baixa não tem tanta virilização, eu tive aumento de clítoris, minha voz engrossou bastante e, depois do meu primeiro ciclo, quando parei, tive,
Meu cabelo caiu, minha pele também estourou bastante, mais por conta da boldenona”, afirma a influenciadora. Em 2020, ela suspendeu o uso em decorrência da pandemia, mas já retomou e está alternando o medicamento até hoje com outras substâncias. Penariol afirma que é necessário ter disciplina nos treinos, além de conhecer os efeitos adversos.
“Treino absurdamente, sigo planilha, faço dieta. Quando não fiz, até contei pros meus seguidores, engordei com uso de anabolizantes. Ele aumenta muito o seu metabolismo, te deixa mais agitada, mais acelerada, então você acaba tendo fome”, reforça. Atualmente, ela recorre ao esteróide com a finalidade de manutenção.
- Não tem nada que você faça que não vá ter os colaterais.
- Recebo muita gente se inspirando no meu corpo e até pacientes no consultório dizendo ‘nossa, quero um corpo igual ao seu’.
- Não vou gerar frustração ou vender algo que não existe.
- Falo: a densidade corporal que tenho é fisiologicamente impossível para uma mulher ter naturalmente”, destaca.
: Anabolizante usado por mulheres vira fetiche nas redes e médicos soam alerta
Quais os benefícios e os malefícios da oxandrolona?
Como todo esteroide anabólico, ela potencializa sim o ganho de massa muscular. No entanto, os benefícios que a utilização da substância tem, apenas para fins estéticos, não superam os riscos. Dessa maneira, seu uso sem recomendação médica não é aconselhável.
Quem toma oxandrolona menstrua?
Uso de Esteroides em Jovens pode Diminuir a Fertilidade Na busca de melhor performance atlética e também de obter resultados mais imediatos, mulheres jovens tem usado hormônios esteroides. Nandrolona e oxandrolona são alguns exemplos de hormônios dessa categoria.
- Seu uso pode levar a formação de cistos de ovário e diminuir a regularidade das ovulações.
- Assim como a diminuição extrema da porcentagem de gordura corporal pode afetar o ciclo menstrual e as ovulações.
- A gestrinona é usada com sucesso no tratamento da endometriose e no controle de sintomas causados por miomas uterinos.
Apresenta também outras ações hormonais de efeito anabolizante com aumento da massa muscular e redução da porcentagem de gordura corporal. Por esse motivo tem sido usada para finalidades estéticas exclusivas. É importante destacar que algumas mulheres tem bloqueio da ovulação dependendo da dose utilizada, causando efeito anticoncepcional.
O uso de esteroides anabolizantes por homens aumenta a força física e o ganho de massa muscular. Entretanto seu uso abusivo diminui a contagem dos espermatozoides. A testosterona exógena diminui o estímulo da produção própria de testosterona assim como inibe a mensagem endócrina que determina a produção de espermatozoides.
A longo prazo, redução do volume dos testículos também pode ser notada. É preocupante constatar no dia a dia da clínica que os usuários não se informam dos efeitos do uso de esteróides anabolizantes a longo prazo na fertilidade. : Uso de Esteroides em Jovens pode Diminuir a Fertilidade
Porque a oxandrolona faz cair o cabelo?
Tudo porque, as substâncias anabolizantes estimulam de forma intensa e acelerada a produção de testosterona. Neste processo, há um aumento da dihidrotestosterona (DHT), uma derivação do hormônio masculino, que em desequilíbrio promove o afinamento e a queda dos cabelos.