O Que Significa Sonhar Com Sapo? - [] 2024: CLT Livre

O Que Significa Sonhar Com Sapo?

Qual é o significado de sonhar com sapo?

Mas o que simboliza sonhar com sapo? – De maneira geral, sonhar com sapo representa a necessidade de transformação. É preciso refletir e cuidar do seu lado emocional e do racional. Encontre o equilíbrio para agir da maneira correta e seguir em frente. As informações desta página foram disponibilizadas com fins puramente recreacionais.

O que a Bíblia diz sobre sonhar com sapo?

O que significa sonhar com sapo? – Sonhar com sapo é um tema frequentemente discutido e analisado devido à rica simbologia associada a esse anfíbio. Os sapos são conhecidos por seu ciclo de vida único, transformando-se de girinos aquáticos em anfíbios puladores. Esta metamorfose tem sido frequentemente associada à transformação, crescimento e adaptação.

  • Transformação e Crescimento: Assim como um girino muda ao longo de sua vida até se tornar um sapo, sonhar com sapos pode refletir uma transformação pessoal ou uma fase de crescimento que você está experimentando em sua vida.
  • Símbolos Bíblicos: No contexto bíblico, sapos são mencionados tanto no livro de Êxodo, onde são uma praga enviada por Deus ao Egito, quanto no Apocalipse, onde são associados a espíritos impuros. Assim, no contexto evangélico, um sapo pode representar tentações, desafios espirituais ou mensagens divinas.
  • Confrontando Medos: Para alguns, sapos podem ser assustadores ou repulsivos. Sonhar com eles pode ser uma representação de seus medos ou inseguranças, e um convite para enfrentar o que o assusta.
  • Saúde e Cura: Em algumas culturas, o sapo é visto como um símbolo de cura e regeneração, graças à sua conexão com a água, um elemento purificador.

Leia também: O que significa sonhar com cobra?

Qual é o significado do sapo?

O sapo simboliza a fertilidade, a abundância, a riqueza, a prosperidade, a boa sorte, o êxito, a força e a coragem, como aspectos bons e, ao mesmo tempo, também representa a morte, a bruxaria, a magia e o mal.

O que significa sonhar com sapo pulando na gente no mundo espiritual?

Significado do sonho com sapo pulando na gente – O sapo é um animal associado a diversos simbolismos em diferentes culturas. Em geral, sonhar com sapo pulando na gente pode representar:

Transformação: O sapo é conhecido por passar por uma metamorfose, transformando-se de girino em sapo adulto. Esse sonho pode indicar que você está passando por um processo de transformação em sua vida. Medo ou repulsa: Para algumas pessoas, os sapos podem causar medo ou repulsa. Sonhar com sapo pulando na gente pode refletir esses sentimentos em relação a algo ou alguém em sua vida. Limpeza emocional: Em algumas culturas, os sapos são associados à purificação e limpeza. Sonhar com sapo pulando na gente pode indicar a necessidade de se livrar de emoções negativas ou tóxicas.

Qual é o número da sorte do sapo?

Quais números da sorte devo jogar na Loteria Federal? – O número do sapo na Loteria Federal pode variar de acordo com o jogo. Na Quina, recomenda-se apostar nos números 02, 12, 32, 44, 76. Agora se você sonhou com o sapo e quer jogar na Mega-Sena, os números indicados são 10, 15, 34, 45, 51, 60.

O que significa sonhar com um sapo grande?

O QUE SIGNIFICA SONHAR COM SAPO? – Sonhar com sapo grande significa compaixão, cura emocional e limpeza espiritual, Você tem muita influência sobre outras pessoas, mas precisa tomar uma posição. Esse sonho também pode sugerir uma virada de boa sorte vindo em seu caminho, independentemente de ser pessoal ou profissional, você pode esperar que coisas boas aconteçam.

  • Você pode ser chamado para participar de um projeto de grupo incomum e fazer algumas amizades potencialmente bonitas.
  • Em casa, seu companheiro pode ser especialmente atencioso e demonstrativo.
  • Você irradia uma aura de amor e calor, e as pessoas respondem a isso.
  • Sonhar com sapo grande simboliza força, poder, resistência e virilidade.

Talvez você esteja se sentindo restrito em alguns aspectos de sua vida. Este sonho é um sinal de espontaneidade. Você está experimentando uma nova confiança e autoestima.

O que significa ver sapo no mundo espiritual?

Visão e explicação segundo a espiritualidade sobre “o que significa sapo no mundo espiritual” – De maneira geral, na espiritualidade, o sapo pode representar a capacidade de adaptação, a renovação, a transformação e a conexão com o mundo espiritual. Ele pode ser visto como um símbolo de transição e de crescimento espiritual.

Qual o número da sorte para quem sonha com sapo?

Use seu sonho para ter sorte – Números de sorte: 06, 15, 33, 41, 42, 60. Bicho: cabra. Cor: verde Quer saber mais significados de sonhos? Clique aqui e confira! LEIA TAMBÉM:

Sonhou com avião caindo? Entenda o significado e as interpretações Café de cada signo: descubra qual café combina com você Simpatias com a planta dinheiro-em-penca para ter sorte, sucesso e fartura Conheça o canal do João Bidu no Youtube!

noEmbed

O que significa sonhar que um sapo está correndo atrás de você?

Pode ter um significado positivo ligado à sua obstinação e foco em conquistar seus objetivos.

Qual a energia do sapo?

Animal de Poder – Sapo O Sapo é um grande curandeiro, intimamente ligado aos mistérios ancestrais. Muitos povos antigos associam os Sapos à chegada da cura, ao momento em que as sombras vem à tona para serem oportunamente transmutadas. Ele tem o poder de eliminar a negatividade de qualquer ambiente e nos convida a limpar toda o pântano de apegos que pode estar sugando a nossa energia vital.

  • O Sapo é a purificação.
  • Pelo fato de possuir grande afinidade com a energia da Água, ele tem a virtude de dar fluidez às nossas emoções e a capacidade de purificar os rios da nossa alma.
  • Ele se move com desenvoltura pela Terra, mas sem perder a sua profunda ligação com o mundo aquático.
  • Esse Totem consegue mergulhar fundo nas partes de nós que mais precisam de cuidado.
You might be interested:  Que Horas É O Jogo Do Inter?

⠀ Quando o Sapo se revela aos seus assistidos, é o momento de purificar, limpar as toxinas presentes em nossas vidas. Qualquer que seja a água pantanosa que você vem mantendo dentro de você, é hora de utilizar a energia do Sapo para sublimar as suas emoções e torná-las novamente límpidas.

  • Esse Totem Animal traz a força da transformação.
  • Antes de renascermos, algo em nós precisa morrer.
  • Algumas pessoas nutrem repulsa pelo Sapo pois ele desperta em seu inconsciente a necessidade de se olhar para dentro, para o nosso lado sombrio.
  • Ocorre que aquilo que escondemos dentro de nós não deixa de existir e de exercer influência sobre o nosso caminho.

O Sapo nos dá a oportunidade de nos enxergarmos com inteireza, com todos os aspectos do nosso Ser. ⠀ O Sapo curandeiro te oferece a oportunidade de olhar para dentro. De mergulhar fundo nas suas emoções e nas partes mais ocultas de si mesmo, para transformar alguma coisa antes de seguir em frente.

O que atrai os sapos?

Atente-se aa entulho e mato alto! – Jardins impenetráveis com mato alto podem ser atrativos para cobras peçonhentas — Foto: Pexels / cottonbro studio / CreativeCommons Além dos fatores citados acima, a composição do próprio ambiente pode ser atrativa para cobras e sapos. Acúmulo de entulho, telhas e tijolos, locais escurecidos e iluminação fria, azul e de LED são fatores convidativos para sapos.

Esses animais e diferentes tipos de anfíbios precisam de água no seu ciclo de vida”, destaca Bianca. Ainda, Julia complementa que para conservar a umidade do corpo, os sapos buscam ambientes úmidos, pois precisam de locais que não sejam quentes e com muito sol para não sofrerem danos. Por outro lado, Carlos destaca que sapos gostam de espaços mais secos.

Eles só vão para lagoas na época de reprodução. Fora dessa fase, esses animais noturnos costumam viver em campo aberto. Leia mais Já em relação à iluminação, Carlos explica que chama a atenção de anfíbios porque a luz atrai insetos, alimentos para sapos. Em relação às cobras, além de itens acumulados, quintais com mato alto, plantas muito arbustivas, que podem formar jardins impenetráveis, são elementos que favorecem o surgimento desses animais, em especial as peçonhentas.

O que significa sapo na sua casa?

Se um sapo apareceu na porta da sua casa, é provável que isso seja um sinal divino. Acredita-se que o sapo tenha a capacidade de trazer boa sorte e prosperidade para a família. Além disso, a presença do sapo pode ser vista como um sinal de que a mudança está a caminho.

O que significa sonhar que está brincando com sapo?

Contato com o sapo – Se no sonho você está segurando ou brincando com um sapo, pode ser um sinal de que é preciso prestar mais atenção às suas próprias emoções e intuições, Vale, ainda, seguir o seu próprio caminho e não se deixar influenciar pelos outros.

O que significa sonhar com muito sapos dentro de casa?

O Que Significa Sonhar Com Sapo No Mundo Espiritual – 2023, Hospital da Mulher e Maternidade Santa Fé Sonhar com sapo dentro de casa – Quando o sapo está dentro da sua casa, novamente temos um mau presságio. Nesse caso, alguém que possui inveja ou qualquer outro sentimento negativo contra você, deseja destruir a sua felicidade e a daqueles que vivem com você.

Qual o significado de sonhar brincando com sapo?

O que significa sonhar com sapo? Sonhar com sapo pode significar a necessidade de ponderar sobre a forma como lida com o mundo prático e com as emoções, já que é um animal que consegue viver em dois ambientes – terrestre e aquático. Confira a seguir mais detalhes para lhe ajudar a entender melhor o que sonhou.

Onde colocar o sapo para dar sorte?

Símbolo lunar e de dinheiro O seguimento da lenda conta que os deuses deram uma silhueta de sapo a Chang-O, como castigo pelo seu atrevimento (as manchas lunares). O Sapo, com todas as suas características aquáticas é, por excelência, um animal lunar, pelo que não é de estranhar esta associação.

  • Conta-se ainda que, corroída pela melancolia da separação, Chang-O se tornou gananciosa e avarenta, buscando para si o brilho do ouro que lhe lembrava o esposo distante.
  • Assim, diz a sabedoria do povo que onde quer que apareça o Sapo de Três Pernas (a Lua Tríplice) terá a seus pés muitas pilhas de dinheiro e riquezas.

Utilização O Sapo da Fortuna pode ser posicionado de diversas formas, segundo o Feng Shui da casa e em função dos vários aspectos que se deseje ver favorecidos. Geralmente são colocados mais moedas em volta dele e, se as condições o permitirem, são queimados incensos como oferenda e agradecimento.

Como é natural, cada espaço é um caso e haverá sempre benefícios em consultar um profissional de Feng Shui. Seguem-se algumas formas simples de utilizar o Sapo da Fortuna: -Em fase de Lua Crescente, colocar perto da porta da entrada, em diagonal e voltado para ela, de modo a atrair a riqueza para dentro de casa.

-Em fase de Lua Minguante, colocar perto da porta da entrada, em diagonal e de costas para ela, de modo a impedir que a riqueza se afaste. -Sempre que se tiver um negócio, colocar perto das caixas registadoras, dentro de cofres e nas recepções. -Em casa, no sector da riqueza.? Quando se joga, colocar os talões e as cautelas por debaixo do Sapo da Fortuna.? Podem ser usados aos pares, um de cada lado da porta da entrada.? Podem ainda ser usados em grupos de três, seis ou nove, espalhados harmoniosamente pela casa e jardim, como se estivessem a saltitar por todo o espaço, de modo a atrair uma chuva de abundância.

Como usar o sapo da sorte?

Informações do Produto. Utilizado para atrair dinheiro, sorte e prosperidade. Coloque uma moeda na boca do sapo e deixe-o virado para a porta da rua. No comércio usa-se ao lado do caixa.

Qual o significado do sapo no candomblé?

No candomblé, o sapo é visto como um símbolo de renascimento e renovação. Ele representa a capacidade de se adaptar às mudanças e de superar obstáculos. A presença do sapo em rituais e cerimônias é considerada auspiciosa, pois simboliza a transformação e a evolução espiritual.

O que significa colocar seu nome na boca do sapo?

Sapos com bocas costuradas assombram prefeito de Buritizeiro AM Alessandra Mello Uma inusitada história envolvendo política e magia negra tem deixado em polvorosa a população da pequena Buritizeiro, cidade do Norte de Minas, com apenas 27 mil habitantes.

  1. Na calada da noite, alguém tem colocado nas dependências da prefeitura sapos com a boca costurada ou colada.
  2. Dentro dos animais haveria papéis com o nome do prefeito, o padre Salvador Raimundo Fernandes (PT), que anda em pé de guerra com a oposição.
  3. Um dos sapos apareceu pela primeira vez ano passado, poucos dias antes de o prefeito ser afastado do cargo por decisão de uma comissão processantes da Câmara Municipal.
You might be interested:  Quando É O Jogo Do Inter?

Por decisão do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, no entanto, ele retornou ao cargo.O último sapo com a boca colada apareceu na semana passada, em cima da geladeira na cozinha da prefeitura usada pelos funcionários para fazer refeições. Alguém abriu o basculante da janela e colocou o animal lá em cima.

  1. O sapo, de pele escura e porte médio, estava com a boca colada.
  2. Outros três apareceram em situação semelhante.
  3. Dois estavam nos fundos da sede da prefeitura, onde há uma horta, outro foi encontrado dentro de uma creche.
  4. Um deles tinha a boca costurada.
  5. Para evitar a morte dos animais, a prefeitura pediu a ajuda de Mauro Fernandes da Silva, de 57 anos, que, além de guarda municipal, é um dos fundadores do terreiro de candomblé Nossa Senhora da Imaculada Conceição, que existe há muitos anos na cidade.

“Sou espírita e médium desde pequeno”, conta Mauro. Ele nega que o ritual de costurar a boca dos animais tenha origem na sua religião. “Isso é magia negra, é covardia. A gente não faz uma maldade desse tipo com nenhum animal”, defende Mauro. O prefeito disse ter certeza de que o feitiço é endereçado a ele, mas garante não temer, a não ser pelos sapos.

  • É uma tentativa de me intimidar, mas não vão conseguir.
  • Não acredito nisso, não faz parte da minha crendice.
  • Mas acaba prejudicando a população, que fica um pouco assustada.
  • Também é um crime contra a ecologia.
  • Acho que quem faz isso não tem sensibilidade.
  • O máximo que posso fazer é rezar para essas pessoas.” A salvo Para salvar os sapos, Mauro Silva disse que usa um estilete e também luvas e óculos, para se proteger do veneno disparado pelo animal quando está sem situação de perigo.

“Com muito jeito para não machucar, eu abro a boca deles. Um acabou ficando com um corte pequeno na boca. Mas todos sobreviveram”, relata o guarda municipal, que depois de concluído o trabalho solta os sapos na beira de um rio. Indignado com o que ele classifica como maldade, Mauro disse que a única recompensa é poder ajudar a salvar os bichos.

“A alegria que me dá é saber que libertei a vidinha deles. Quando a gente abre a boca eles ficam tão alegres. Sabe quando você solta um bicho que estava preso, deprimido e ele saí pulando na hora. É assim que acontece”, relata. Questionado sobre o que tem sido colocado na boca dos sapos, o guarda disse não ter condições de responder.

“Para isso a gente tinha de abrir a barriga do sapo e saber o que ele engoliu, e todos até agora escaparam com vida.” Costume antigo, de origem europeia Aparício Mansur, assessor da prefeitura, conta que os sapos costurados têm causado comoção na cidade, nem tanto pelo fato de ser um feitiço, mas por causa da crueldade com os animais.

Segundo ele, costurar a boca do sapo é uma prática conhecida como ebó (oferenda) um pouco comum na região, principalmente no município vizinho de São Romão, onde é forte a influência do candomblé, e da colonização da região por descendentes de escravos. Segundo ele, reza a lenda que se o sapo morre e o feitiço se concretiza.

Ele também afirma que quanto mais o sapo sofre com a boca costurada, mais energia negativa ele solta contra a pessoa que teve o seu nome colocado dentro da boca do animal. “Não queremos fazer nenhuma crítica a qualquer tipo de religião, mas que dá dó dos animais isso dá”, comenta.

  • O professor de história da UFMG e diretor do Centro de Estudos da Presença Africana no Mundo Moderno (Cepan), Eduardo França Paiva, disse que costurar a boca do sapo é um costume muito antigo, de origem européia e não africana, como muitos creem.
  • Não acredito que tenha algo com o quilombo antigo, mas é muito mais provável que se trate de costume popular europeu que no Brasil e nas Américas acabou sendo incorporado por outros grupos sociais, tais como índios, negros, crioulos e mestiços.” Para ele, essa incorporação desses rituais de uma cultura pela outra é uma coisa comum na cultura brasileira.

“O mais interessante mesmo é identificar como essas práticas de feitiçaria antigas permanecem depois de tantos séculos, como elas estão presentes em algumas regiões, mais que em outras, e como posteriormente esses procedimentos passam a ser associados a negros, antigos escravos, ao tempo da escravidão, a quilombos, isto é, ao que seria pretensamente mais popular, menos culto e civilizado.” Segundo ele, essa leitura equivocada parece ser o caso dos sapos com a boca costurada de Buritizeiro, prática justificada pela colonização da região por baianos e descendentes de escravos.

Qual é o nome do sapo gigante?

Nome e taxonomia – O nome “cururu” é originário da língua tupi, onde kuru’ru é a designação popular dada aos grandes sapos do gênero Rhinella, No Brasil, também é conhecido como sapo-jururu, xué-guaçu, xué-açu, aguá e sapo-gigante, Há outras espécies de sapo que são conhecidas como “cururu” no Brasil, como o Rhinella schneideri ( ou Bufo paracnemis ) e o Rhinella icterica,

  • Nos países falantes das línguas inglesa e espanhola o nome comum é Cane Toad e Sapo de Caña, respectivamente (“sapo-de-cana” ou “sapo-do-canavial”, em ambos os casos).
  • Este nome é derivado do propósito original de usá-lo para erradicar as pragas da cultura de cana-de-açúcar,
  • Tem muitos outros nomes comuns em outros idiomas, incluindo Giant Toad em inglês e Sapo Grande em espanhol (“sapo-gigante”) ou Marine Toad em inglês e Sapo Marino em espanhol (“sapo-marinho”), em referência ao seu tamanho e ao seu antigo nome científico ( Bufo marinus ), respectivamente.

O epíteto específico marino foi dado por Carlos Lineu que se baseou em uma ilustração de Albertus Seba, julgando, erroneamente, que o sapo-cururu habitava tanto em ambientes terrestres quanto marinhos. Outros nomes comuns em inglês e espanhol incluem “sapo-neotropical-gigante”, “sapo-dominicano”, “sapo-marinho-gigante” e “sapo-sul-americano”.

  1. Em inglês trinidadiano são comumente chamados de Crapaud (termo francês para “sapo”).
  2. Uma nova classificação para os anfíbios vivos (pertencentes à subclasse Lissamphibia ) foi proposta em 2006 por um grupo de cientistas liderados por pesquisadores do Museu Americano de História Natural, de Nova Iorque,
You might be interested:  Quando Sai O Resultado Do Concurso Do Banco Do Brasil 2023?

A nova árvore filogenética foi proposta com base em pesquisas dos DNA mitocondrial e nuclear, Nessa classificação, várias espécies do gênero Bufo foram reclassificadas em outros gêneros, incluindo o sapo-cururu, que foi classificado como Chaunus marinus,

Qual o número da sorte para quem sonha com sapo?

Use seu sonho para ter sorte – Números de sorte: 06, 15, 33, 41, 42, 60. Bicho: cabra. Cor: verde Quer saber mais significados de sonhos? Clique aqui e confira! LEIA TAMBÉM:

Sonhou com avião caindo? Entenda o significado e as interpretações Café de cada signo: descubra qual café combina com você Simpatias com a planta dinheiro-em-penca para ter sorte, sucesso e fartura Conheça o canal do João Bidu no Youtube!

noEmbed

O que significa sonhar que um sapo está correndo atrás de você?

Pode ter um significado positivo ligado à sua obstinação e foco em conquistar seus objetivos.

O que quer dizer sonhar com sapatos?

Sonhar com sapatos novos – Até em sonho esse acessório indispensável é maravilhoso! Por isso sonhar com sapatos novos não deve deixá-lo preocupado de forma alguma, ao contrário. Significa que novidades positivas estão prestes a surgir e isso deve ser usado como fonte de motivação.

O que significa colocar seu nome na boca do sapo?

Sapos com bocas costuradas assombram prefeito de Buritizeiro AM Alessandra Mello Uma inusitada história envolvendo política e magia negra tem deixado em polvorosa a população da pequena Buritizeiro, cidade do Norte de Minas, com apenas 27 mil habitantes.

Na calada da noite, alguém tem colocado nas dependências da prefeitura sapos com a boca costurada ou colada. Dentro dos animais haveria papéis com o nome do prefeito, o padre Salvador Raimundo Fernandes (PT), que anda em pé de guerra com a oposição. Um dos sapos apareceu pela primeira vez ano passado, poucos dias antes de o prefeito ser afastado do cargo por decisão de uma comissão processantes da Câmara Municipal.

Por decisão do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, no entanto, ele retornou ao cargo.O último sapo com a boca colada apareceu na semana passada, em cima da geladeira na cozinha da prefeitura usada pelos funcionários para fazer refeições. Alguém abriu o basculante da janela e colocou o animal lá em cima.

O sapo, de pele escura e porte médio, estava com a boca colada. Outros três apareceram em situação semelhante. Dois estavam nos fundos da sede da prefeitura, onde há uma horta, outro foi encontrado dentro de uma creche. Um deles tinha a boca costurada. Para evitar a morte dos animais, a prefeitura pediu a ajuda de Mauro Fernandes da Silva, de 57 anos, que, além de guarda municipal, é um dos fundadores do terreiro de candomblé Nossa Senhora da Imaculada Conceição, que existe há muitos anos na cidade.

“Sou espírita e médium desde pequeno”, conta Mauro. Ele nega que o ritual de costurar a boca dos animais tenha origem na sua religião. “Isso é magia negra, é covardia. A gente não faz uma maldade desse tipo com nenhum animal”, defende Mauro. O prefeito disse ter certeza de que o feitiço é endereçado a ele, mas garante não temer, a não ser pelos sapos.

É uma tentativa de me intimidar, mas não vão conseguir. Não acredito nisso, não faz parte da minha crendice. Mas acaba prejudicando a população, que fica um pouco assustada. Também é um crime contra a ecologia. Acho que quem faz isso não tem sensibilidade. O máximo que posso fazer é rezar para essas pessoas.” A salvo Para salvar os sapos, Mauro Silva disse que usa um estilete e também luvas e óculos, para se proteger do veneno disparado pelo animal quando está sem situação de perigo.

“Com muito jeito para não machucar, eu abro a boca deles. Um acabou ficando com um corte pequeno na boca. Mas todos sobreviveram”, relata o guarda municipal, que depois de concluído o trabalho solta os sapos na beira de um rio. Indignado com o que ele classifica como maldade, Mauro disse que a única recompensa é poder ajudar a salvar os bichos.

“A alegria que me dá é saber que libertei a vidinha deles. Quando a gente abre a boca eles ficam tão alegres. Sabe quando você solta um bicho que estava preso, deprimido e ele saí pulando na hora. É assim que acontece”, relata. Questionado sobre o que tem sido colocado na boca dos sapos, o guarda disse não ter condições de responder.

“Para isso a gente tinha de abrir a barriga do sapo e saber o que ele engoliu, e todos até agora escaparam com vida.” Costume antigo, de origem europeia Aparício Mansur, assessor da prefeitura, conta que os sapos costurados têm causado comoção na cidade, nem tanto pelo fato de ser um feitiço, mas por causa da crueldade com os animais.

  1. Segundo ele, costurar a boca do sapo é uma prática conhecida como ebó (oferenda) um pouco comum na região, principalmente no município vizinho de São Romão, onde é forte a influência do candomblé, e da colonização da região por descendentes de escravos.
  2. Segundo ele, reza a lenda que se o sapo morre e o feitiço se concretiza.

Ele também afirma que quanto mais o sapo sofre com a boca costurada, mais energia negativa ele solta contra a pessoa que teve o seu nome colocado dentro da boca do animal. “Não queremos fazer nenhuma crítica a qualquer tipo de religião, mas que dá dó dos animais isso dá”, comenta.

  1. O professor de história da UFMG e diretor do Centro de Estudos da Presença Africana no Mundo Moderno (Cepan), Eduardo França Paiva, disse que costurar a boca do sapo é um costume muito antigo, de origem européia e não africana, como muitos creem.
  2. Não acredito que tenha algo com o quilombo antigo, mas é muito mais provável que se trate de costume popular europeu que no Brasil e nas Américas acabou sendo incorporado por outros grupos sociais, tais como índios, negros, crioulos e mestiços.” Para ele, essa incorporação desses rituais de uma cultura pela outra é uma coisa comum na cultura brasileira.

“O mais interessante mesmo é identificar como essas práticas de feitiçaria antigas permanecem depois de tantos séculos, como elas estão presentes em algumas regiões, mais que em outras, e como posteriormente esses procedimentos passam a ser associados a negros, antigos escravos, ao tempo da escravidão, a quilombos, isto é, ao que seria pretensamente mais popular, menos culto e civilizado.” Segundo ele, essa leitura equivocada parece ser o caso dos sapos com a boca costurada de Buritizeiro, prática justificada pela colonização da região por baianos e descendentes de escravos.