O Que Significa Corpus Christi?
Contents
Qual é o verdadeiro significado de Corpus Christi?
Atualizado em 25/05/2023 – Apesar de lembrado por muitos, o feriado de Corpus Christi ainda gera muitas dúvidas a respeito do seu significado, data e celebração. Isto porque, se você não é muito religioso, é necessário uma pequena pesquisa para entender esta data, celebrada no Brasil desde o século 16. Celebrações de Corpus Christi em Brasília (DF) O próprio nome dado a este feriado já nos dá pistas sobre seu significado: “Corpus Christi”, em latim, quer dizer ” corpo de Cristo “. Isto significa que o feriado foi instaurado como uma forma de celebrar o corpo e o sangue de Jesus Cristo, honrando sua morte e ressurreição.
Qual o motivo do feriado de Corpus Christi?
Mas o que quer dizer Corpus Christi? – Significa, em latim, corpo de Cristo. É uma data móvel celebrada pela Igreja Católica sempre 60 dias depois do domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade. Na tradição católica, esta quinta-feira é considerada o dia no qual Jesus Cristo instituiu o sacramento da eucaristia. Crédito, Getty Images Legenda da foto, A celebração de Corpus Christi foi instituída em 1264 pelo papa Urbano 4º
Qual o significado do feriado de Corpus Christi para os evangélicos?
Nota de esclarecimento sobre a festa de “Corpus Christi” Para efeitos didáticos, seis grandes grupos cristãos não católicos herdeiros das Reformas Religiosas do século XVI na Europa compõem o que convencionalmente chamou-se de protestantismo. Esses atendem pelos nomes de Igreja Luterana, Igreja Presbiteriana, Igreja Anglicana, Igreja Metodista, Igreja Congregacional e Igreja Batista.
- Na tradição protestante, durante a celebração da Ceia do Senhor ou Eucaristia traz-se à memória o ensino de Jesus Cristo de que a Igreja não poderia se esquecer que Ele entregou o seu corpo e sangue na cruz por toda a humanidade a fim de redimi-la e reconectá-la com Deus.
- Desta maneira, este ato celebrativo visa rememorar o sacrifício de Cristo com a ingestão de um pedaço de pão e um pouco de suco da uva.
Já no catolicismo, por instituição do Papa Urbano IV em 1264, além do ato eucarístico comumente realizado em todas as celebrações cúlticas, foi determinado um dia para festejar o Corpo de Cristo – Corpus Christi ou Corpus Domini – vivo e presente no pão e suco da Ceia.
Este evento estava previsto para ocorrer na quinta-feira da Semana Santa, no entanto, a sua realização oficial passou a acontecer na primeira quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade. Entre os protestantes, a última Ceia de Jesus com os seus discípulos é lembrada na Semana Santa e no catolicismo aguarda-se o domingo de Pentecostes e o subsequente domingo da Ressurreição para que na quinta-feira a grande festa do Corpo de Cristo se realize.
A principal diferença entre católicos e protestantes se coloca sobre a interpretação da Eucaristia. Para os primeiros, o pão e o suco se transformam misteriosamente em Corpo e Sangue de Cristo, e, para os segundos, trata-se apenas de um memorial, ou seja, uma lembrança.
E a outra divergência entre os dois grupos cristãos é que, no catolicismo, o pão é servido para os membros da igreja e o suco é tomado apenas pelo líder religioso, o clérigo. Uma vez que o protestantismo não se orienta pelas decisões da Igreja Católica e existem dois posicionamentos diferentes com relação à Ceia do Senhor, as Igrejas Protestantes realizam a Eucaristia exclusivamente como memorial e quatro comunidades específicas – Presbiteriana, Metodista, Congregacional e Batista – não celebram a festa de Corpus Christi.
No Anglicanismo e Luteranismo, a celebração do “Corpo de Cristo” é praticada com significado protestante. : Nota de esclarecimento sobre a festa de “Corpus Christi”
Qual foi o dia que Jesus subiu ao céu?
Enquanto abençoava seus discípulos, Jesus afastou-se deles e subiu para o céu. É importante ressaltar que Jesus não foi levado ao céu por anjos ou através de qualquer outro meio, Jesus subiu ao céu por sua própria vontade e poder. Essa é a grande diferença entre a Ascensão do Senhor e a Assunção de Nossa Senhora.
Qual a mensagem de Corpus Christi?
Veja mensagens para compartilhar: –
Lembremos sempre do significado da Eucaristia em nossas vidas. Um Corpus Christi abençoado para você e sua família! Cristo vive em nós hoje e sempre. Expressamos nossa fé através da eucaristia! Feliz Corpus Christi! A comunhão nos une em um só corpo e um só espírito. Que a sua fé se fortaleça nesse Corpus Christi! É tempo de celebrar o sacrifício de Jesus e honrar a sua presença com a Eucaristia. Um Corpus Christi iluminado para nós! O céu está em festa: celebramos a presença de Deus a partir do pão e do vinho. Feliz Corpus Christi! Que o corpo e o sangue de Cristo se façam presentes na sua vida. Feliz Corpus Christi! Paz e serenidade no seu coração. Um Corpus Christi abençoado para todos nós! Vamos celebrar a Eucaristia, sacramento pelo qual Jesus se faz presente em nós. Muita fé e amor nesse Corpus Christi. A comunhão alimenta corpo e alma e nos aproxima de Deus. Que a importância desse sacramento nunca se apague. Feliz Corpus Christi! Que a fé seja multiplicada a cada dia a partir de nossas ações. Feliz Corpus Christi!
Flagrou algo? Envie para nós Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura. : Veja 10 mensagens de Corpus Christi para compartilhar a fé – País – Diário do Nordeste
O que não pode comer no Dia de Corpus Christi?
Por que algumas pessoas não comem carne na Sexta-Feira Santa? – Dentro da tradição da Igreja Católica, a Sexta-Feira Santa, também conhecida como Sexta-Feira da Paixão, é um dia reservado para a prática da abstinência. Essa tradição milenar do catolicismo opõe-se ao consumo de carne vermelha e de frango nesse dia.
- Dentro desse costum e, é comum que nesse dia as pessoas substituam o consumo dessas carnes pelo consumo de peixe.
- A tradição de jejuar na Sexta-Feira Santa, provavelmente, teve sua origem na Idade Média,
- Isso porque outra tradição do catolicismo surgiu nesse período: a de jejuar toda sexta-feira,
- No século IX, durante o pontificado de Nicolau I, foi imposta a prática de abdicar de carne toda sexta-feira a todos os cristãos maiores de sete anos.
Nos primeiros tempos dessa prática, era comum que as pessoas abstivessem-se nas quartas e nas sextas e, além da carne, as pessoas não consumiam laticínios e ovos também. A prática, no entanto, perdeu força, e a Igreja defende atualmente a abstenção apenas na sexta.
- Hoje em dia, a prática da privação de carne durante a Sexta-Feira Santa segue vigente.
- O Código de Direito Canônico afirma que todas as sextas-feiras do ano devem ser reservadas para a abstinência de carne ou outro alimento, mas o jejum pode ser substituído pela realização de uma obra de caridade, por exemplo.
No que compete à Páscoa, o jejum era realizado durante todo o período da Quaresma (período de 40 dias que antecedem a Páscoa). Existem aqueles que ainda fazem o jejum na Quarta-Feira de Cinzas e na Sexta-Feira Santa, O mais comum entre aqueles que praticam o jejum é de realizá-lo apenas na Sexta-Feira Santa.
O que significa Corpus Christi 2023?
O feriado de Corpus Christi está ligado à Páscoa, que marca a morte e a ressurreição de Cristo. Publicado em 7 de junho de 2023 às, 12h36. Última atualização em 7 de junho de 2023 às, 12h41.
Tem Corpus Christi na Bíblia?
O que é comemorado no Corpus Christi? – A celebração de Corpus Christi refere-se ao momento em que Jesus Cristo partilhou o pão e vinho com seus apóstolos na última ceia antes de ser crucificado. No versículo São Mateus 26:26 da Bíblia, mostra exatamente como foi o último momento de Cristo com seus discípulos.
Porque evangélico não comemora Corpus Christi?
Por que evangélicos não comemoram o Corpus Christi? – Para muitos evangélicos e cristãos da linha protestante, o Corpus Christi é somente um feriado “comum”, sem contornos religiosos. O motivo é simples: diferenças interpretativas em relação ao sentido da eucaristia.
- Para os católicos, durante a cerimônia, acontece um fenômeno chamado transubstanciação —basicamente, a transformação real e literal da hóstia e do vinho no corpo e sangue de Jesus Cristo.
- Para os protestantes, em linhas gerais, o que acontece é a consubstanciação.
- Ou seja: o pão e vinho continuam sendo alimento, sem a transformação entendida pelos católicos.
“Os protestantes compartilham com os católicos os sacramentos da eucaristia e o batismo. Mas não se comemora o Corpus Christi por causa da discordância em relação à eucaristia, à Santa Ceia”, explica Gerson Leite de Moraes, coordenador do curso de teologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Pode comer carne no dia de Corpus Christi?
Apesar da data ter significado cristão eucarístico, não há nada que proíba o consumo de carne durante a comemoração.
Qual cidade que Jesus foi crucificado?
‘Lenda Dourada’ – Segundo o Evangelho, após a morte de Jesus na cruz, seu corpo foi levado para um túmulo, no que hoje é a Cidade Velha de Jerusalém. E por quase 300 anos não houve menção na narrativa cristã sobre o destino da cruz. Foi por volta do século 4 que se acredita que o bispo e historiador Gelásio de Cesareia publicou um relato em seu livro “A história da Igreja” sobre a descoberta em Jerusalém da “Vera Cruz” por Helena, uma santa da Igreja Católica e também a mãe do imperador romano Constantino, que impôs o cristianismo como religião oficial do império.
A história, aludida por outros historiadores e escritores como Tiago de Voragine em seu livro “Lenda Dourada” do século 8, indica que Helena, enviada por seu filho para encontrar a cruz de Cristo, é levada para um lugar próximo ao Monte Gólgota, onde Jesus teria sido crucificado, e lá encontra três cruzes.
Algumas versões indicam que Helena, duvidando de qual seria a verdadeira, colocou uma mulher doente em cada uma das cruzes e aquela que finalmente a curou foi considerada a de Jesus. Crédito, Getty Images Legenda da foto, Segundo vários relatos, Helena, mãe do imperador Constantino, foi quem encontrou a cruz em que Cristo morreu em Jerusalém Outros historiadores afirmam que Helena a reconheceu por ser a única das três que apresentava indícios de ter sido utilizada para crucificação com pregos, já que, segundo o Evangelho de João, Jesus foi o único a ser crucificado desse jeito naquele dia.
- Toda essa história faz parte do desejo por relíquias sagradas que começou a surgir no cristianismo durante os séculos 3 e 4″, diz Goodacre.
- O acadêmico ressalta que os primeiros cristãos não estavam focados em buscar ou preservar esses tipos de objetos como fonte de sua devoção.
- Nenhum cristão no século 1 se lançou a colecionar relíquias de Jesus”, diz.
“Com o passar do tempo e o cristianismo se espalhando pelo mundo naquela época, esses fiéis começaram a criar formas de ter alguma conexão física com quem eles consideram ser seu salvador”, acrescenta Goodacre. O interesse por essas relíquias tem muito a ver com os mártires.
Segundo historiadores, o culto aos santos começou a ser uma tendência dentro da Igreja e foi estabelecido desde cedo que os ossos dos mártires eram evidências do “poder de Deus agindo no mundo”, produzindo milagres e outros feitos que “provavam” a eficácia da fé. E como Jesus teria ressuscitado, não seria possível encontrar os seus ossos: segundo a Bíblia, após três dias no túmulo, ele voltou à vida e subiu ao céu.
Dessa forma, os objetos vinculados a ele que sobraram foram a cruz e a coroa de espinhos. “Este período, de quase três séculos após a morte de Jesus, é o que torna improvável que os objetos encontrados em Jerusalém, como a cruz em que ele morreu ou a coroa de espinhos, sejam os verdadeiros”, observa Goodacre.
Quantos dias Jesus passou aqui na Terra?
A última quarentena de Jesus Não sei se você sabe, mas Jesus Cristo viveu 33 anos aqui na Terra. Desses, 3 anos foram dedicados ao seu ministério de resgatar a humanidade. Nesse período Jesus passou por duas quarentenas, uma pouco antes do início do seu ministério e outra ao final.
Na primeira quarentena Jesus Cristo jejuou por 40 dias e 40 noites, conforme registra o Evangelho Lucas 4:1 a 15. Após Sua quarentena, tempo em que esteve em oração e comunhão com Deus Pai, Jesus foi tentado pelo diabo por três vezes, mas não cedeu a tentação, e venceu. O texto diz que passadas as tentações o diabo se retirou e Jesus, no poder do Espírito Santo, passou a ensinar e era glorificado por todos.
A continuidade do ministério de Cristo a partir de Sua quarentena é bem conhecida. Jesus curou, consolou, ressuscitou pessoas, multiplicou alimentos, ensinou, profetizou e foi até a cruz onde morreu por todo pecador, incluindo eu e você. A última quarentena de Jesus Cristo aconteceu após Sua ressurreição.
Ele morreu, foi sepultado, ressuscitou ao terceiro dia e, antes de subir aos céus, ministrou novamente aqui na Terra por 40 dias. Tendo saído dentre os mortos, os Evangelhos registram que Jesus apareceu para Maria Madalena (João 20:11 a 17); para outras mulheres (Mateus 28:8 a 10); para Pedro (Lucas 24:34); para 2 discípulos no caminho de Emaús (Lucas 24:13 a 33) e para os Apóstolos (sem Tomé) e depois, segunda vez, com Tomé (João 20:19 a 29).
Ele também realizou o milagre da “pesca maravilhosa”, conforme João 21:1 a 14. Esses fatos registrados mostram que em Sua última quarentena – – Ele consolou, ensinou, animou e realizou milagre. Mas, há ainda duas coisas importantes dignas de registro. Primeira, em Mateus 28:19 e 20, dirigindo-se aos 11 discípulos Ele disse: “vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei.
E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos”. Cristo ordenou a pregação do Evangelho e garantiu que estaria com os seus. A segunda coisa importante está registrada em Atos dos Apóstolos, capítulo 1, Jesus fala da vinda do Espírito Santo: “recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo; e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra” (1:8), e os anjos garantem que um dia Ele voltará: “Este mesmo Jesus, que dentre vocês foi elevado ao céu, voltará da mesma forma como o viram subir” (1:11).
Essa segunda vinda, aliás, já havia sido anunciada pelo próprio Cristo “Porque assim como o relâmpago sai do Oriente e se mostra no Ocidente, assim será a vinda do Filho do homem.” – Evangelho de Mateus 24:27. Após Sua última quarentena aqui na Terra, Jesus Cristo subiu aos céus e está assentado a direita de Deus Pai e continua advogando a nosso favor: “Se, porém, alguém pecar, temos um intercessor junto ao Pai, Jesus Cristo, Justo.
Quantos dias Jesus ficou na Terra após a sua ressurreição?
Então a Bíblia relata que ele ficou 40 dias na Terra, após o que foi ao céu. (Atos 1:1-11) Dez dias depois, houve o derramamento do espírito santo na festividade do Pentecostes (Levítico 23:15-21) em Jerusalém, no 50. ° dia contado a partir de sua ressurreição dentre os mortos, em 6 de sivã do ano 33 E.C.
O que é mais importante no Corpus Christi?
Aqui no Brasil a data é celebrada com um feriado, sempre em uma quinta-feira. No dia de Corpus Christi, celebra-se um dos princípios mais importantes do catolicismo: o sacramento da eucaristia.
O que significa a hóstia consagrada?
Por que utilizar a palavra hóstia? – Então, aconteceu o seguinte: O cristianismo, ao entrar em contato com a cultura latina, agregou no seu linguajar teológico e litúrgico a palavra “hóstia”, exatamente para referir-se a maior “vítima” fatal da agressão humana: Cristo morto e ressuscitado.
- Os cristãos adotaram a palavra “hóstia” para referir-se ao Cordeiro imolado (vitimado) e, ao mesmo tempo, ressuscitado, presente no memorial eucarístico.
- A palavra “hóstia” passa, pois, a significar a realidade que Cristo mesmo mostrou naquela ceia derradeira: “Isto é o meu corpo entregue, o meu sangue derramado”.
O pão consagrado, portanto, é uma “hóstia”, aliás, a “hóstia” verdadeira, isto é, o próprio Corpo do ressuscitado, uma vez mortalmente agredido pela maldade humana, e agora vivo entre nós feito pão e vinho, entregue para ser comida e bebida: Tomai e comei! Tomai e bebei! Infelizmente, com o correr dos tempos, perdeu-se muito esse sentido profundamente teológico e espiritual que assumiu a palavra “hóstia” na liturgia do cristianismo romano primitivo, e fixou-se quase que só na materialidade da “partícula circular de massa de pão ázimo que é consagrada na Missa”.
- A tal ponto de acabamos por chamar de “hóstia” até mesmo as partículas ainda não consagradas! Hoje, quando falo em “hóstia”, penso na “vítima pascal”, penso na morte de Cristo e Sua ressurreição, penso no mistério pascal.
- Hóstia para mim é isto: a morte do Senhor e Sua ressurreição, Sua total entrega por nós, presente no pão e no vinho consagrados.
Por isso, após a invocação do Espírito Santo sobre o pão e o vinho e a narração da última ceia do Senhor, na Missa, toda a assembleia canta: “Anunciamos, Senhor, a Vossa morte e proclamamos a Vossa ressurreição. Vinde, Senhor Jesus”. Diante dessa “hóstia”, isto é, diante desse mistério, nós nos inclinamos em profunda reverência, ajoelhamos e mergulhamos em profunda contemplação, assumindo o compromisso de ser também assim: corpo oferecido “como hóstia viva, santa, agradável a Deus” (Rm 12,1).
- Adorar a “hóstia” significa render-se ao seu mistério para vivê-lo no dia a dia.
- E comungar a “hóstia” significa assimilar o seu mistério na totalidade do nosso ser, para nos tornarmos o que Cristo é: entrega de si a serviço dos irmãos, hóstia.
- Agora entendo melhor quando o Concílio Vaticano II, ao exortar para a participação consciente, piedosa e ativa no “sacrossanto mistério da eucaristia”, completa: “E aprendam a oferecer-se a si próprios, oferecendo a hóstia imaculada, não só pelas mãos do sacerdote, mas também juntamente com ele e, assim, tendo a Cristo como Mediador, dia a dia se aperfeiçoem na união com Deus e entre si, para que, finalmente, Deus seja tudo em todos” (SC 48).
Via: Canção NovaPágina: Sou Católico e sou Feliz : Você sabe o que significa a palavra HÓSTIA? Vamos aprender?
O que falar na procissao de Corpus Christi?
Por que é importante participar da Festa e Procissão de Corpus Christi? A presença real de Jesus na Eucarístia|Foto: Eugênia Fraante A participação na Festa de Corpus Christi é importante porque é uma ocasião única para nós Católicos demonstramos publicamente nossa fé na Presença Real de Jesus na Eucaristia.
- A Festa de Corpus Christi nem sempre existiu.
- Ela surge das experiências dos,
- Milagres que foram respostas às incredulidades em relação à ordem de Jesus na última Ceia: “Isto é o meu Corpo, fazei isto em memória de mim” (Lc 22,19-20) A Festa de Corpus Christi é a Festa do Corpo de Deus porque ali está a presença de Jesus em seu Corpo, Sangue, Alma e Divindade.
Nossos olhos veem a hóstia apenas, mas a fé nos dias: É o Senhor! A fé completa o que os sentidos não conseguem alcançar. “Senhor eu creio, mas aumentai a minha fé”. Desde já podemos rezar assim, pedindo a Deus que nos ajude a viver bem cada momento dessa Festa, manifestação pública da nossa fé em Jesus no Santíssimo Sacramento.
Confira os álbuns: Leia também:Deus abençoe!
Porque Corpus Christi e 60 dias depois da Páscoa?
O que é comemorado em Corpus Christi? – Corpus Christi é uma expressão originária do latim e, em tradução para o português, significa ” corpo de Cristo “. Desse modo, o nome escolhido para essa comemoração já sugere o seu significado: uma homenagem à eucaristia.
- Esse sacramento do catolicismo é realizado como uma forma de relembrar a morte e ressurreição de Jesus Cristo.
- Nesse sacramento, o pão que é consumido representa o corpo de Cristo, e o vinho ingerido simboliza o sangue de Cristo.
- A realização da eucaristia é uma referência à Última Ceia, realizada por Cristo com seus discípulos durante a Semana Santa, e à ordem de Cristo (conforme a simbologia citada) de consumir o pão e o vinho em sua memória.
Ainda dentro da teologia católica, acredita-se que na eucaristia ocorre algo conhecido como transubstanciação, no qual os elementos (hóstia e vinho), após serem consagrados, transformam-se, em essência, na carne e no sangue de Cristo. A comemoração de Corpus Christi ocorre exatamente 60 dias após a Páscoa,
A data é celebrada obrigatoriamente em uma quinta-feira. Isso acontece como uma simbologia pelo fato de que a Última Ceia ocorreu em uma quinta-feira, segundo a tradição. Outro marco importante para o estabelecimento da data é o Domingo da Santíssima Trindade, Na quinta seguinte ao Domingo da Santíssima Trindade, é comemorado Corpus Christi.
Veja também: Páscoa Cristã e Páscoa Judaica Os tapetes são uma tradição realizada durante o dia de Corpus Christi em muitas partes do Brasil. A comemoração de Corpus Christi faz parte do calendário tanto da Igreja Católica como de algumas igrejas anglicanas. A data não é comemorada por cristãos ortodoxos nem pelos protestantes.
- No Brasil, em decorrência da grande tradição católica, a comemoração da data é acompanhada por algumas práticas que foram consolidadas aqui a partir da influência dos portugueses.
- Uma tradição típica de Corpus Christi no Brasil trazida pelos portugueses é a atividade de produzir tapetes.
- Os tapetes de Corpus Christi são uma prática comum em muitas partes do país, representando símbolos e cenas importantes da fé católica.
Os tapetes são confeccionados a partir de vários produtos, como serragem, borra de café, areia etc. Não pare agora. Tem mais depois da publicidade 😉
O que devo fazer no dia de Corpus Christi?
Como a data é comemorada no Brasil? – No Brasil, o Corpus Christi é comemorado com missas e procissões, as quais são abrilhantadas com os extensos tapetes feitos pelos fiéis que se esmeram para ver Jesus passar. Na procissão, o padre pisa no tapete transportando o ostensório, onde uma hóstia consagrada é colocada – chama-se o Santíssimo Sacramento – que sai em exposição para ser objeto de adoração. Fiéis confeccionando tapetes no Corpus Christi. Foto: Valter Campanato/ Agência Brasil Utilizando flores, serragem, areia e farinha tingidas, borra de café e materiais reciclados, as pessoas se preparam meses antes para a confecção desses tapetes. As suas imagens representam principalmente cálices, pão e vinho, pombos e a cruz.
- As nossas tradições de celebração do Corpus Christi têm origem portuguesa, surgindo após a colonização.
- Veja também Revisto por A Equipe Editorial do Toda Matéria é formada por pesquisadores e professores com vários anos de experiência no sistema educacional brasileiro, com domínio em diferentes disciplinas do ensino básico, fundamental e médio.
O que é Corpus Christi: significado e comemoração. Toda Matéria,, Disponível em: https://www.todamateria.com.br/corpus-christi/. Acesso em: : O que é Corpus Christi: significado e comemoração
Qual a origem dos tapetes de Corpus Christi?
Mas como surgiu essa tradição? – 2 de 9 Jesus Cristo, com as chagas, representado em tapete de serragem — Foto: Arquidiocese de Belo Horizonte/Divulgação Jesus Cristo, com as chagas, representado em tapete de serragem — Foto: Arquidiocese de Belo Horizonte/Divulgação Os tapetes coloridos tiveram origem em Portugal e foram trazidos para o Brasil durante a colonização (entre os séculos XVI e XIX).
- Para a Igreja Católica, a prática remete à acolhida de Jesus em Jerusalém, “quando as pessoas cobriram as ruas de ramos e mantos para a passagem do Messias”.
- Os tapetes são para Cristo.
- Eles são frágeis e recebem a passagem de Jesus na Eucaristia pelo ostensório – objeto de metal com o formato do Sol com uma hóstia no centro”, disse o padre.
Durante a procissão de Corpus Christi, os peregrinos passam por cima dos tapetes e o sacerdote leva o ostensório (peça que expõe a hóstia consagrada).3 de 9 Fiel faz tapete de serragem no adro da Igreja São José, em Belo Horizonte — Foto: Arquidiocese de Belo Horizonte/Divulgação Fiel faz tapete de serragem no adro da Igreja São José, em Belo Horizonte — Foto: Arquidiocese de Belo Horizonte/Divulgação Os tapetes são feitos tradicionalmente com serragem e sal colorido.
O que não pode comer no dia de Corpus Christi?
Por que algumas pessoas não comem carne na Sexta-Feira Santa? – Dentro da tradição da Igreja Católica, a Sexta-Feira Santa, também conhecida como Sexta-Feira da Paixão, é um dia reservado para a prática da abstinência. Essa tradição milenar do catolicismo opõe-se ao consumo de carne vermelha e de frango nesse dia.
Dentro desse costum e, é comum que nesse dia as pessoas substituam o consumo dessas carnes pelo consumo de peixe. A tradição de jejuar na Sexta-Feira Santa, provavelmente, teve sua origem na Idade Média, Isso porque outra tradição do catolicismo surgiu nesse período: a de jejuar toda sexta-feira, No século IX, durante o pontificado de Nicolau I, foi imposta a prática de abdicar de carne toda sexta-feira a todos os cristãos maiores de sete anos.
Nos primeiros tempos dessa prática, era comum que as pessoas abstivessem-se nas quartas e nas sextas e, além da carne, as pessoas não consumiam laticínios e ovos também. A prática, no entanto, perdeu força, e a Igreja defende atualmente a abstenção apenas na sexta.
- Hoje em dia, a prática da privação de carne durante a Sexta-Feira Santa segue vigente.
- O Código de Direito Canônico afirma que todas as sextas-feiras do ano devem ser reservadas para a abstinência de carne ou outro alimento, mas o jejum pode ser substituído pela realização de uma obra de caridade, por exemplo.
No que compete à Páscoa, o jejum era realizado durante todo o período da Quaresma (período de 40 dias que antecedem a Páscoa). Existem aqueles que ainda fazem o jejum na Quarta-Feira de Cinzas e na Sexta-Feira Santa, O mais comum entre aqueles que praticam o jejum é de realizá-lo apenas na Sexta-Feira Santa.
Qual o significado de receber a hóstia?
A Eucaristia é uma celebração da Igreja Católica para lembrar a morte e ressurreição de Jesus Cristo. É também chamada de comunhão. Eucaristia significa reconhecimento, ação de graças, em grego. Um dos sete sacramentos, a eucaristia ou comunhão é o ato de recebimento da hóstia consagrada, o símbolo do corpo de Cristo.