O Que É Sujeito?
Contents
O que é sujeito é um exemplo?
Sujeito: tipos e exercícios Carla Muniz Professora licenciada em Letras
- O sujeito é o elemento que pratica ou sofre a ação expressa pelo verbo de uma oração.
- Para identificá-lo, basta fazermos uma pergunta sobre tal ação; observe:
- “O ajudante da loja correu muito com o veículo.”
Ao nos perguntarmos: “Quem correu muito com o carro?”, o que temos como resposta corresponde ao sujeito que, por ter praticado a ação, é classificado como sujeito agente: o ajudante da loja. Um sujeito que sofre uma ação é classificado como sujeito paciente.
Como explicar o sujeito?
O sujeito é o termo da oração que realiza ou sofre alguma ação. Todos os elementos da frase se referem ao sujeito, sendo ele um dos elementos principais de uma frase. Tem também a função de determinar o verbo. O núcleo do sujeito é definido como a palavra que forma e relaciona o sujeito com as outras palavras da frase.
O que significa ser sujeito a uma pessoa?
Significado de Sujeito – substantivo masculino Qualquer pessoa; pessoa sobre a qual nada se sabe: esteve um sujeito à sua procura. Função sintática na oração do termo a respeito do qual se diz alguma coisa: o Paulo (sujeito) chegou tarde. adjetivo Submisso a; subordinado: todos estão sujeitos à mesma lei.
- Que obedece sem se opor; dócil, cativo, dominado: sentimentos sujeitos aos caprichos dela.
- Que se expôs; exposto: ficou sujeito ao ridículo.
- Que apresenta uma tendência ou inclinação para; inclinado, predisposto: sujeito à embriaguez.
- Que comporta; suscetível de: texto sujeito a modificações.
- Substantivo masculino Pessoa vinculada a uma relação jurídica.
Espírito que conhece, em relação ao objeto que é conhecido. Designação que os sertanejos davam às pessoas escravizadas. Quem se subordina ou está subordinado a; vassalo, súdito. Etimologia (origem da palavra sujeito ). A palavra sujeito deriva do latim “subjetctus, a, um”, de “subjicere”, que significa submeter, subordinar.
Como saber quem é o sujeito da frase?
Como identificar o sujeito? Para identificar o sujeito, você deve perguntar ‘quem’ ou ‘o que’ praticou ou sofreu a ação verbal.
Quais são os 4 tipos de sujeito?
O sujeito, assim como o predicado, é um termo essencial da oração. É o termo sobre o qual se declara alguma coisa. Ele também é o elemento que concorda com o verbo. Os tipos de sujeito são: simples, composto, implícito e indeterminado.
O que é o sujeito e predicado?
Resumo sobre sujeito e predicado –
Sujeito e predicado são termos essenciais da oração. Algumas orações não apresentam sujeito, mas seguem apresentando predicado. É o caso das orações sem sujeito. O sujeito é o elemento que executa e/ou sofre a ação do verbo, O predicado é composto de verbo, objeto e complementos, estando relacionado ao sujeito quando ele existe na oração. O sujeito pode ser classificado como simples ou composto, expresso ou oculto, indeterminado, e agente, paciente ou agente e paciente. O predicado pode ser classificado como nominal, verbal ou verbo-nominal.
Qual é a palavra mais importante do sujeito o português?
O núcleo do sujeito é a palavra central do sujeito, isto é, a palavra mais importante.
O que é o sujeito para a psicologia?
O sujeito é constituído pela subjetividade social e é constituinte daquela por meio das suas ações no tecido social. A subjetividade social antecede a organização do sujeito psicológico concreto e está na gênese de toda subjetividade individual.
O que pode substituir a palavra sujeito?
1 cara, indivíduo, pessoa, homem, personagem, cidadão, elemento, tipo, ser, fulano, beltrano.
O que significa a palavra sujeito na Bíblia?
Professor de Língua Portuguesa O sujeito é o termo essencial da oração que realiza ou sofre a ação verbal expressa pelo predicado. Normalmente, para encontrar o sujeito da oração, aconselha-se fazer algumas perguntas ao verbo da frase, como “quem?”, “quê?” ou “o quê?”.
Pergunta: Quem comeu o sorvete? Resposta: O menino do meu bairro.
Logo, o sujeito da oração é “o menino do meu bairro”. A partir do exemplo acima, ainda é possível identificar o núcleo do sujeito, Neste caso, o núcleo é “menino”, pois este é quem realiza a ação de comer o sorvete. Na oração, o sujeito pode ser representado por: pronomes pessoais, substantivos, pronomes demonstrativos, pronomes relativos, pronomes interrogativos, pronomes indefinidos, numerais, entre outras classes gramaticais.
Os garotos estão na escola. (sujeito antes do predicado) Estão na escola os garotos,(sujeito depois do predicado)
Quais são os 3 tipos de sujeito?
Sujeito simples, composto, elíptico e indeterminado : São esses os tipos de sujeito encontrados nas orações.
Como é que classifica o sujeito?
Classificação do sujeito – Os sujeitos são classificados em:
- Sujeito determinado – é o sujeito que pode ser identificado na oração. Um sujeito determinado pode ser simples, composto ou oculto. Exemplo : A menina escreve bem. Sujeito: A menina.
- Sujeito indeterminado – é o sujeito que não é identificado na oração. Exemplo : Falaram mal da tua vizinha. (Não é possível determinar quem praticou a ação de “falar mal.”)
- Sujeito inexistente – ocorre em orações que são construídas com verbos impessoais e que, portanto, não admitem agentes de ação. Exemplo : Faz tempo que não o vejo.
Qual é o sujeito simples?
O sujeito simples é aquele formado por apenas um núcleo. No caso do sujeito composto, ele é formado por dois ou mais núcleos, ou seja, dois ou mais termos são as palavras mais importantes, indispensáveis para compreender o contexto correto da sentença.
Qual a pergunta para descobrir o sujeito da frase?
Como identificar o sujeito? – Para fazer a identificação do sujeito, as perguntas quem? e o quê? devem ser feitas antes do verbo. O sujeito aparece quase sempre antes do predicado, sendo esta a ordem direta da oração. Filipe conseguiu o primeiro lugar na competição.
Quem? Filipe = sujeito O bolo de chocolate queimou no forno. O quê? O bolo de chocolate = sujeito O núcleo do sujeito, ou seja, a palavra principal do sujeito, pode ser representado por um: Substantivo : O computador da Eliane caiu da mochila. O que caiu da mochila? O computador da Eliane = sujeito Pronome pessoal : Ela trabalha até tarde hoje.
Quem trabalha até tarde? Ela = sujeito Pronome demonstrativo : Aquilo foi a gota de água. O que foi a gota de água? Aquilo = sujeito Pronome indefinido : Ninguém esperou por mim. Quem esperou por mim? Ninguém = sujeito Pronome relativo : Esperava por Pedro, que a acompanhava até casa.
- Quem a acompanhava até casa? Que (referente a Pedro) = sujeito Pronome interrogativo : Quem está lá fora? Quem está lá fora? Quem (pronome substantivo que indica uma pessoa) = sujeito Numeral : Os três estão cursando artes.
- Quem está cursando artes? Os três = sujeito Expressão substantivada : Os sinceros não aguentam aquele ambiente falso.
Quem não aguenta aquele ambiente falso? Os sinceros = sujeito Oração subordinada substantiva subjetiva : É necessário que você também venha, O que é necessário? Que você também venha = sujeito
Como fazer uma frase com sujeito?
3. Lorena convidou Marta para a festa. – “Lorena” é o sujeito da frase, pois foi quem praticou a ação de convidar Marta para a festa. A frase ilustra um caso de sujeito simples, pois o núcleo do sujeito possui apenas uma palavra: “Lorena”.
O que é o sujeito oculto exemplos?
Sujeito Oculto – Sujeito oculto ou elíptico é aquele que não está visível na frase, mas que pode ser identificado pelo contexto. Dessa forma, o sujeito existe, consegue ser identificado, mas não está expresso na oração. Comi um lanche ontem. -> Sujeito: Eu. Entendeste a ideia do projeto. -> Sujeito: Tu. Passamos pela sua casa no domingo. -> Sujeito: Nós.
Qual é o núcleo do sujeito da frase?
O que é o sujeito simples? – Primeiramente, é preciso compreender que sujeito é a função sintática que tem como papel indicar aquele que pratica ou sofre a ação ou estado do verbo. O sujeito da oração será simples quando apresentar apenas um núcleo, O núcleo do sujeito é a sua palavra principal, indispensável para entender a sentença.
- Isso significa que, no sujeito simples, há uma palavra ou termo principal, o que não implica que haverá necessariamente apenas uma palavra, porque outros termos podem acompanhar o núcleo do sujeito, como adjuntos nominais.
- Vale lembrar que esses termos também podem estar no plural.
- Veja os exemplos: Mariana nadou na piscina.
As crianças nadaram na piscina. Quando se faz a pergunta para o verbo, buscando reconhecer seu sujeito: “quem nadou na piscina?”, obtém-se como resposta, no exemplo 1, o termo “Mariana”. Ele é o sujeito da oração, que se configura como simples. O mesmo se dá no exemplo 2, “as crianças”, mesmo neste caso obtendo-se como resposta duas palavras no plural. Não pare agora. Tem mais depois da publicidade 😉
Quais são os cinco sujeito?
Tipos de sujeito. Quais são os tipos de sujeito? Falando em tipos de sujeito, já estudamos um pouquinho sobre eles. Caso não se lembre, acesse o texto “”. Mas não se preocupe, pois juntos relembraremos o conteúdo analisando o exemplo a seguir:
- Pedro é um bom garoto.
- Neste caso, temos:
- Sujeito: Pedro Predicado: é um bom garoto
- Dessa forma, temos que o sujeito é o termo sobre o qual informamos algo (Pedro), e predicado é o termo que informa algo sobre o sujeito (é um bom garoto).
Pois bem, a partir de agora iremos ficar um pouco mais craques nesse assunto, pois conheceremos quais são os tipos de sujeito. Vamos lá então? O sujeito está dividido em cinco categorias Sujeito simples Denominamos de sujeito simples aquele que possui somente um núcleo. E você sabe o que é o núcleo? Quando falamos “núcleo”, logo pensamos em “centro”. Então, o núcleo do sujeito é a palavra mais importante que existe dentro do sujeito, ou seja, se ela for retirada, a informação ficará sem sentido. Assim, voltemos ao exemplo anterior:
- Pedro é um bom garoto.
- Nesse caso temos um sujeito simples, cujo núcleo (a palavra de maior valor) é Pedro.
- Sujeito composto
- É aquele que possui mais de um núcleo, isto é, ele pode ter dois, três, ou até mais núcleos, Observe o exemplo, que tão logo entenderá:
- Eu e meus amigos fomos ao cinema.
- Percebemos que há dois núcleos nessa oração (eu e meus amigos).
- Sujeito oculto
Como o próprio nome já nos indica, o sujeito oculto é aquele que não está claro, aparente, na oração, Mas será que podemos identificá-lo por meio de uma outra pista?
- Primeiro, vamos ao exemplo:
- Acordei feliz.
- Constatamos que a terminação do verbo acordar (acord – ei) se refere à primeira pessoa do singular (no caso, “eu”) do pretérito perfeito do modo indicativo.
- Sendo assim, mesmo que o sujeito não esteja expresso, podemos percebê-lo por meio da terminação verbal, ou seja, assim identificamos a qual pessoa ele faz referência.
- Sujeito indeterminado
Mais uma vez estamos diante de um sujeito que também não aparece de forma clara, e ele somente se relaciona a dois casos específicos. Que tal conhecê-los? * Quando o verbo está na terceira pessoa do plural e não se refere a nenhuma palavra já mencionada na oração: Estudaram para as avaliações.
- Será que o sujeito é o mesmo do anterior?
- Certamente que não, pois o verbo estudar agora está se referindo a um sujeito que já existe, que no caso é “os alunos”.
- * Quando o verbo se encontra na terceira pessoa do singular, acompanhado do pronome “se”. Perceba:
- Necessita-se de jogadores mirins.
- Oração sem sujeito ou sujeito inexistente
Esse tipo é assim denominado pelo fato de o predicado não fazer referência a nenhum tipo de sujeito. Outra questão é que ele está relacionado a alguns casos específicos, aos quais devemos ficar atentos. Perceba quais são eles:
- * Quando o verbo da oração indicar fenômeno da natureza, como por exemplo: chover, trovejar, relampejar, nevar, entre outros.
- Choveu muito ontem.
- Trovejou bastante.
- * Quando o verbo “haver” indicar ideia de existir ou quando indicar a noção de um tempo que já se passou. Para ficar ainda mais claro, vejamos alguns casos:
- Há garotos jogando no pátio. (Existem garotos jogando no pátio)
- Há dois meses não visito meus avós. (dois meses já se passaram)
* No caso dos verbos “fazer” e “estar” quando indicarem tempo ou clima. Vamos ver?
- Faz alguns anos que me mudei daquela cidade. (passaram-se alguns anos que não moro mais lá)
- Está frio hoje. (clima)
- * Com o verbo “ser” indicando data, hora e distância. Veja:
- São dez de outubro. (data)
- São duas horas. (hora)
- São quatro quilômetros daqui até lá. (distância)
- Aproveite para conferir a nossa videoaula sobre o assunto:
: Tipos de sujeito. Quais são os tipos de sujeito?
Qual é a palavra principal do sujeito?
Núcleo do sujeito é, portanto, a palavra principal que forma o sujeito.
O que é sujeito e predicado exemplo?
Mestre em Ciências Humanas (CEFETRJ, 2014) Especialista em Linguística, Letras e Artes (CEFETRJ, 2013) Graduada em Letras – Literatura e Língua Portuguesa (UFRJ, 2011) Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição: Ouça este artigo: São termos essenciais da oração o sujeito e o predicado,
Sujeito é o termo da oração que indica o tópico da comunicação representado por pessoa ou coisa de que afirmamos ou negamos uma ação ou uma qualidade. O predicado é o comentário da comunicação, é tudo o que se diz na oração sobre o sujeito. Temos: Lima Barreto (sujeito) escreveu livros importantes (predicado).
Rio de Janeiro (sujeito) é uma cidade de contrastes (predicado). As aulas (sujeito) começaram em fevereiro (predicado). Podemos observar que nome + verbo equivale – enquanto estrutura sintática – ao binômio sujeito + predicado. Vale lembrar que, apontados o nome e o verbo, fica bastante fácil perceber que a frase se organiza em torno deles, não importando a ordem em que as palavras apareçam dentro da frase.
- Observe que, as palavras abaixo sublinhadas são nomes e as grafadas em itálico são verbos ou locuções verbais : Folhas caem,
- As folhas caem sobre a calçada.
- As folhas secas caem com o vento, sobre a calçada.
- Com o vento, sobre a calçada, as folhas caem,
- Estrelas estavam brilhando,
- Ainda estavam brilhando as últimas estrelas,
Brilhando estavam ainda as últimas estrelas,
Sujeito | Predicado |
Folhas | caem. |
As folhas | caem sobre a calçada. |
As folhas secas | caem, com o vento, sobre a calçada. |
as folhas | Com o vento, sobre a calçada, caem. |
Estrelas | estavam brilhando. |
as últimas estrelas | Ainda estavam brilhando |
as últimas estrelas | Brilhando estavam ainda |