O Que É Serotonina? - 2024, CLT Livre

O Que É Serotonina?

O que a serotonina faz?

O que é serotonina? Como ela atua no organismo? – Ao contrário do que muitos pensam, a serotonina não é um hormônio. Ela é um neurotransmissor capaz de alterar várias áreas cerebrais. Isso significa que é uma mensageira que transporta, estimula e equilibra sinais entre as células nervosas e outras células do corpo.

A serotonina, em específico, tem um trabalho relacionado aos sentimentos de satisfação e bem-estar. Suas principais funções incluem a regulação de: humor, sono, libido, ansiedade, apetite, temperatura corporal, ritmo cardíaco e sensibilidade. Ainda, é essencial para o bom funcionamento das funções cognitivas, ou seja, todo o processo de informação, que engloba: percepção, aprendizagem, memória, atenção, raciocínio, solução de problema, entre outros.

Logo, se os níveis de serotonina estiverem adequados, a pessoa tem muito mais chances de estar:

bem-humorada; dormindo bem; com desejos de uma alimentação saudável; experimentando níveis positivos de ansiedade ; com suas funções cognitivas em ordem.

No entanto, é preciso compreender que a serotonina não é a única responsável por essas situações. Por dependerem também de outros fatores, a pessoa pode estar com seu nível de serotonina adequado, sem experimentar essas sensações.

O que faz ativar a serotonina?

Como aumentar a serotonina? – Pessoas praticando exercícios sob a luz do sol em um ambiente que estimula a serotonina. Para aumentar os níveis de serotonina, é preciso ter uma nutrição rica em triptofano e nutrientes, praticar exercícios físicos, e fazer uma boa ingesta hídrica para o equilíbrio da flora intestinal,

Quem libera a serotonina?

Como a serotonina é produzida? – A serotonina é produzida nas plaquetas sanguíneas, no cérebro e no sistema digestivo. O principal precursor dessa produção é o aminoácido essencial triptofano, presente em alimentos como banana, ovo, leite, queijo e chocolate amargo.80 a 90% da serotonina é produzida no trato gastrointestinal.

alimentos naturais; fibras; vegetais; poucas gorduras e açúcares.

Tem mais chances de ter um intestino saudável. Consequentemente, melhores níveis de serotonina cerebral e de bem-estar. Uma vez produzida no organismo, a serotonina pode ser liberada — ou “entrar em ação” — após sentimento de valorização e atividades geradoras de prazer, como:

relação sexual; dar risada com amigos; saborear um prato preferido.

Como aumentar a serotonina rapidamente?

Como aumentar a serotonina? – Pessoas praticando exercícios sob a luz do sol em um ambiente que estimula a serotonina. Para aumentar os níveis de serotonina, é preciso ter uma nutrição rica em triptofano e nutrientes, praticar exercícios físicos, e fazer uma boa ingesta hídrica para o equilíbrio da flora intestinal,

Como saber se estou com falta de serotonina?

A serotonina é um neurotransmissor responsável pela comunicação entre as células nervosas cerebrais. O hormônio é obtido através dos alimentos, sendo produzido por um aminoácido chamado triptofano. Por se tratar de um aminoácido essencial, nosso corpo não é capaz de produzi-lo, sendo necessário obtê-lo por meio da alimentação.

  1. Exemplos de alimentos fontes de triptofano são: peixes, peru, ovo, nozes, castanhas, leguminosas, semente de abóbora, levedo de cerveja, linhaça, aveia, arroz integral, chocolate amargo e queijo tofu.
  2. Por ser um mensageiro do cérebro, o neurotransmissor atua regulando o humor, sono, apetite, ritmo cardíaco, temperatura corporal, sensibilidade e funções intelectuais.
You might be interested:  Quando Sai O Local Da Prova Do Encceja 2022?

Logo, seu desregulamento pode causar alterações de humor e de comportamentos. O diagnóstico da síndrome pode ser realizado através de seus sintomas, que incluem autoestima baixa, compulsão alimentar, fadiga, falta de atenção, irritabilidade, mau humor, baixa memória e insônia.

Qual exame detecta falta de serotonina?

Para a realização do exame de serotonina, é preciso coletar amostra de sangue de uma veia, geralmente localizada no braço. O número de tubos coletados varia de acordo com a quantidade e tipos de exames.

Qual a fruta que melhora o humor?

Você sabe o que são neurotransmissores? São substâncias químicas responsáveis por gerenciar nossas funções: físicas, como frequência cardíaca, sono, respiração e apetite; Psicológicas, influenciando nosso humor e regulando nossas emoções, como medo, alegria, bem-estar, satisfação; e também os vínculos que criamos ao longo da vida com outras pessoas, como os membros da família, amigos, colegas de trabalho, entre outros.

BANANA

É rica em vitamina B6 e triptofano, combinação que garante energia e melhora o humor. Outras opções são a laranja, o maracujá e a jabuticaba, que também auxiliam no combate ao estresse e aliviam o cansaço.

UVA

É energética e tem boa dose de vitaminas do complexo B, que favorecem o funcionamento do sistema nervoso. A vitamina C e os flavonoides da fruta são antioxidantes que retardam o envelhecimento da pele e combatem o colesterol.

LARANJA

É rica em vitaminas C e do complexo B, contribui para o bom funcionamento do sistema nervoso. Também contém cálcio, que é relaxante muscular e combate ao estresse. A fruta é energética e hidratante, previne a fadiga e é benéfica ao intestino por causa da quantidade de fibras.

MASSAS, CEREAIS E PÃES

Eles são ricos em carboidratos e, como são precursores da serotonina, são considerados os guardiões do bom humor. Entretanto, é necessário que exista um cuidado na ingestão desses alimentos, visto que quando comemos açúcar, os níveis de açúcar no sangue aumentam rapidamente e o pâncreas produz mais insulina do que o normal.

VERDURAS E LEGUMES

Esses alimentos são excelentes fontes de potássio. Ricos em ácido fólico, eles funcionam como antidepressivos naturais. Encontrado nas verduras escuras, no feijão branco, na laranja, no aspargo, na maçã e na soja, o ácido fólico tem tido sua deficiência associada à depressão em diversos estudos científicos.

CARNE

Rica em ferro que combate a sensação de fraqueza e previne a anemia. Outras boas fontes de ferro, apesar de ele não ser tão bem absorvido, são as verduras de folhas verde-escuro, o gergelim e as sementes de legumes torradas.

You might be interested:  Quando É Pago O Decimo Terceiro?

PEIXES

Excelentes fontes de ômega 3, uma gordura importante na produção dos neurotransmissores, o salmão, o atum, a sardinha e outros peixes de águas profundas contribuem para regular o humor e combater o cansaço e a ansiedade.

OLEAGINOSAS

Nozes, castanhas e amêndoas contêm selênio, antioxidante que ajuda a diminuir o estresse.

CHOCOLATE

O chocolate estimula a produção de endorfina e dopamina, ajudando no relaxamento, aliviando o estresse e elevando a disposição mental. Mas deve-se evitar o consumo excessivo. O recomendado é consumir cerca de 30g por dia. Mas e aí, já sabia que fisiologicamente, a nossa alimentação é ligada também a produção de neurotransmissores positivos, melhorando o humor, a memória e assim, reduzindo o estresse ? Deixe sua opinião aqui nos comentários! « Voltar

O que tomar para ficar feliz?

Chocolate, aveia e salmão são alguns exemplos de comidas que têm propriedades que estimulam o bem-estar – Felicidade a cada mordida (Stock Xchng) L Luciana Carvalho Publicado em 18 de fevereiro de 2015, 07h00. Última atualização em 8 de maio de 2017, 15h58.

1. Felicidade a cada mordida zoom_out_map 1 /11 (Stock Xchng) São Paulo – O prazer da comida não vem apenas de seu sabor. Há alimentos que comprovadamente possuem propriedades capazes de provocar a sensação de bem-estar, bom humor e tranquilidade. Em outras palavras, eles nos deixam mais felizes.

De acordo com a nutricionista Roseli Rossi, essas comidas aumentam a produção de neurotransmissores (principalmente a serotonina) responsáveis pela comunicação entre as células nervosas e pela criação dessas sensações. Os principais nutrientes que trazem bom humor são o aminoácido triptofano, carboidratos, ácido fólico, potássio, vitamina C, cálcio, vitaminas do complexo B, magnésio, selênio e os ácidos graxos.

Mas não adianta consumir apenas alimentos com esse tipo de substâncias. Estes efeitos só são obtidos quando o consumo é frequente e há equilíbrio na alimentação, com respeito às quantidades necessárias para que o corpo se mantenha saudável. Clique nas fotos para ver algumas comidas que capazes deixar as pessoas mais felizes. 2 /11 (Andreas Andersson / Stock Xchng) Não é à toa que o personagem de desenho animado Popeye se fortalece e fica renovado quando come espinafre. Esse vegetal folhoso pode ser uma boa arma contra a tristeza, já que contém potássio e ácido fólico. Ambos os elementos ajudam nos quadros de depressão, esquizofrenia e no combate a doenças degenerativas. 3 /11 (Spencer Ritenour / Stock Xchng) Composto por carboidrato e grande fonte do aminoácido triptofano, a aveia ajuda o organismo a liberar serotonina e, com isso, provoca a sensação de felicidade. Com o crescimento dos níveis cerebrais de serotonina, os sintomas de depressão e insônia se reduzem, de acordo com a especialista. 4 /11 (Dercílio / Saúde) Com o grão-de-bico, a produção de serotonina no corpo ganha um upgrade, já que o alimento é rico em triptofano, o aminoácido responsável pelo bom humor. De acordo com a nutricionista, quando se consome carboidratos, também presentes no grão-de-bico, eles estimulam a passagem de triptofano para o cérebro, ajudando na produção de serotonina e na sensação de felicidade. 5 /11 (Gary Tamin / Stock Xchng) Por conter vitamina C e cálcio, a laranja é eficiente na melhora do humor, no relaxamento muscular e no combate ao estresse. Pesquisas indicam que esse efeito acontece porque, entre outros benefícios, a vitamina C diminui a quantidade de hormônios do estresse no sangue e reduz fatores que indicam o estresse físico e emocional, como a perda de peso, por exemplo. 6 /11 (Irina Naumets / Stock Xchng) Além de ajudar a emagrecer, por aumentar o metabolismo, a pimenta dá sensação de euforia, reduz o estresse e melhor a depressão. Tudo isso é efeito da chamada capsaicina, que dá o sabor ardido ao tempero. Esse elemento, segundo Roseli Rossi, estimula as terminações nervosas da língua, o que faz crescer a produção de endorfinas. 7. Chocolate zoom_out_map 7 /11 (Dany Sabadini / Stock Xchng) Comer chocolate é considerado por muita gente como uma fonte de felicidade. Mas não é apenas por seu gosto doce. É que o chocolate, como a aveia e o grão-de-bico, é rico em triptofano e ainda possui teobromina, um alcaloide da família da cafeína que tem efeito estimulante, e magnésio. 8 /11 (Zsuzsanna Kilian / Stock Xchng) Além do alto índice de glicose presente no mel, que provoca sensação de prazer devido à serotonina liberada, esse alimento possui minerais como o potássio e cálcio. Esses dois elementos possuem ação contra a depressão e ajudam a acalmar. 9 /11 (abcdz2000 / Stock Xchng) Reunindo vários nutrientes presentes nos alimentos anteriores, a banana é uma boa opção para ficar mais feliz por meio da alimentação. Em sua composição há triptofano, magnésio, carboidratos, potássio, e as vitaminas B6 e biotina. 10 /11 (Hotels in Eastbourne / http://www.eastbourneguide.com / Stock Xchng) Além de diminuir os níveis de colesterol do sangue e melhorar o funcionamento do cérebro e do coração, o ácido graxo ômega 3 presente no salmão é muito importante para manter o bom humor. 11 /11 (Hotels in Eastbourne / http://www.eastbourneguide.com / Stock Xchng) Os frutos do mar trazem zinco e selênio, dois minerais que ajudam a trazer mais felicidade e a melhorar o funcionamento do cérebro. Enquanto o primeiro aumenta a atenção, o segundo é eficaz no combate à depressão. Sem o selênio, o corpo fica mais vulnerável a problemas como fadiga, dor muscular e fraqueza. Entre vários outros efeitos, a falta do zinco faz com que aumente o risco de apatia, cansaço e depressão.

You might be interested:  O Que Significa Quando O Gato Vai Embora Espiritual?

Mais sobre: Alimentação Alimentos Bem-estar Comportamento Trigo Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame. leia mais

Qual a relação da serotonina com a depressão?

Esse neurotransmissor atua na comunicação entre os neurônios e está associada ao desejo de comer (apetite), humor, sono e cognição, que é o processo de aquisição de conhecimento. Como é associada ao humor, existe uma relação com os pacientes que sofrem com a depressão.