O Que É Dependencia Emocional?
Contents
O que é ter dependência emocional numa pessoa?
A dependência emocional consiste em uma necessidade que uma pessoa tem em depender do outro para ser feliz e tomar suas próprias decisões. Ao desenvolver esse quadro emocional, perde-se a habilidade de manter uma relação saudável. Com a dependência emocional, o indivíduo fica inseguro sobre as responsabilidades da sua própria vida.
Como saber se é amor ou dependência?
O amor é um estado de espírito, e um estado psicológico de entrega. Amamos em nossa plenitude as pessoas, as situações, algo ou alguém, independente do outro. O amor não é egoísta ou egocêntrico, é o amar sem esperar a volta. Já a dependência emocional é totalmente o contrário, pois é carregada de ego.
Tem remédio para dependência emocional?
Como tratar a dependência emocional? – A dependência emocional não tem uma ‘cura’ concreta, mas existem alternativas muito eficazes que podem te ajudar a diminuir de forma considerável o problema. Durante o tratamento você verá que são tarefas simples, mas que podem não ser de fácil execução, pelo menos não no primeiro momento.
Então você se pergunta: Mas como assim são simples, mas difíceis ao mesmo tempo? Bom, existem coisas que são simples quando falamos, mas na hora de colocar em prática parece um monstro na nossa cabeça, não é verdade? Vou te dar um exemplo de uma das tarefas que trabalhamos para a melhora da dependência emocional: trabalhar a sua autoestima,
Esse é um dos primeiros passos para se recuperar do transtorno da dependência emocional. Mas você sabe como fazer isso? Aliás, você sabe se sua autoestima está alta ou baixa? É preciso rever tudo isso para assim conseguir chegar num bom resultado. Um outro passo para o sucesso é rever o seu autoconhecimento.
O que a psicanálise diz sobre dependência emocional?
Os resultados encontrados indicaram que o fenômeno da dependência emocional e o sofrimento amoroso podem estar relacionados ao medo da perda do objeto amado que estaria por sua vez associado à dor narcísica.
Quem descobriu a dependência emocional?
A Dependência Emocional se enquadra dentre as Genuínas. Este transtorno foi determinado por Moral e Sirvent (2008) como um padrão crônico de demandas afetivas insatisfeitas, que buscam ser atendidas através de relacionamentos interpessoais caracterizados por um apego patológico.
O que é um apego excessivo?
O apego se faz presente de forma exagerada quando, por exemplo, lembranças incômodas não o deixam, uma dor insiste em permanece em seu peito, você está em uma relação que não lhe faz bem e não consegue sair ou ainda quando não consegue deixar um emprego do qual não gosta por medo do desconhecido.
Quem é dependente emocional ama?
O que é dependência emocional? – De forma resumida, a dependência emocional ocorre quando há apego excessivo a outra pessoa. Essa pessoa pode ser cônjuge, parceiro, amigo ou familiar. Porém, é mais comum que esse tipo de dependência surja em relacionamentos amorosos, por conta de toda carga emocional e sentimental envolvidas.
- A dependência emocional também acontece em relações onde há uma dinâmica mais nociva, com ciúmes e possessividade em excesso de ambos os lados.
- O que ocorre é que o dependente tem a necessidade de ser o centro do outro.
- Por isso, suas altas demandas e necessidades podem acabar sufocando suas relações.
Com isso, as pessoas envolvidas no relacionamento perdem a vontade de estarem juntas por prazer, pois isso se tornou uma obrigação.
Quando o homem é dependente emocional?
Dependência emocional em relacionamentos amorosos: sinais e como superar Quebra cabeça com coração desenhado em fundo vermelho Freepik “Eu não vivo sem você.” Uma frase comum e frequentemente dita em pode ser um sinal de dependência emocional. Muitas vezes mascarada como carinho e cuidado, é um problema preocupante que impede o estabelecimento de relações saudáveis.
Áurea Chagas, professora de Psicologia do CEUB, faz um alerta sobre os sinais e sintomas desse problema psicológico-afetivo, e explica as possíveis causas e abordagens terapêuticas eficazes para superá-lo. Leia mais Sinais comuns, como,, medo, necessidade de controle sobre o outro, choro fácil, e da concentração, baixa tolerância à frustração, dificuldade para ficar sozinho, dificuldade em tomar decisões e fazer escolhas, são indícios de um parceiro que desenvolve um comportamento dependente.
De acordo com a psicóloga, a dependência emocional é uma condição psíquica que se desenvolve ao longo da vida de uma pessoa e pode ser acompanhada por uma série de sintomas. Segundo a especialista, a dependência emocional pode afetar negativamente a saúde mental e emocional dos indivíduos que se relacionam, pois eles tendem a se concentrar excessivamente em suas próprias necessidades de atenção e aceitação.
Ela explica que a pessoa pode desenvolver quadros de, fobias e até sintomas físicos, como dores crônicas. “Isso dificulta a compreensão da subjetividade do outro como um indivíduo autônomo, levando a exigências constantes para reafirmar o amor do parceiro. Essa dinâmica prejudica a qualidade do relacionamento e pode causar sofrimento para ambos os parceiros”, destaca.
Quanto às causas veladas da dependência emocional e do medo da solidão, Áurea ressalta que o ambiente inicial dessa pessoa quando criança desempenha um papel crucial. A docente do CEUB revela que, se a criança não recebe cuidado emocional adequado durante seu desenvolvimento, pode crescer sentindo-se desvalorizada e não reconhecida.
- Leia também: “Esses sentimentos de desvalorização podem se manifestar na vida adulta como dependência emocional, tornando a uma experiência aflitiva.
- A falta de recursos psíquicos para lidar com as emoções e os próprios desejos contribui para essa dificuldade em ficar sozinho”, explica a psicóloga.
- De acordo com a especialista, as pessoas que desenvolvem dependência emocional, inconscientemente, podem repetir padrões de relacionamento baseados em suas primeiras experiências de amor, também na infância.
Ela explica que, se essas experiências foram marcadas por desamparo e baixa autoestima, é comum que busquem parceiros que de alguma forma reproduzam essas dinâmicas. “A repetição desses padrões geralmente leva a relacionamentos insatisfatórios e até abusivos”, revela.
Sou dependente emocional. E agora? Cuidar da saúde mental é o caminho. Dentre algumas das estratégias terapêuticas eficazes para superar a dependência emocional, a especialista destaca a importância do reconhecimento da necessidade de auxílio profissional. Ela ressalta que, nesses casos, o é fundamental nesse processo, permitindo que a pessoa identifique os fatores que contribuem para sua dependência emocional.
Para o tratamento, a professora afirma que várias abordagens psicológicas podem auxiliar nesse processo, desde que se busque ajuda com um profissional qualificado e com o qual a pessoa se sinta confortável para discutir suas dificuldades. No enfrentamento ao medo de estar sozinho em meio à pressão para ter um relacionamento no, Áurea Chagas ressalta que o e o bem-estar individual são as únicas coisas que importam.
“O fator primordial é sentir-se bem consigo mesmo antes de entrar em um relacionamento. Se necessário, buscar ajuda profissional pode ser um passo importante para a construção desse amor próprio”. Áurea destaca que algumas atividades ajudam no processo de exercitar a autoestima e a autoconfiança no enfrentamento e tratamento da dependência emocional.
Ela sugere que cada indivíduo encontre prazer em atividades que aprecie, como viajar, ler, estudar, nadar ou desafiar-se em novas habilidades. Para manter a saúde mental em dia, a docente garante que construir uma vida satisfatória é um processo individual, mas buscar ajuda profissional pode acelerar esse processo.
O que é ser dependente emocional de um homem?
Logo, ela é definida pela necessidade de outra pessoa para viver, de não saber como agir sozinho, não se sentir feliz, nem motivado se não houver alguém do lado.
O que é um apego excessivo?
O apego se faz presente de forma exagerada quando, por exemplo, lembranças incômodas não o deixam, uma dor insiste em permanece em seu peito, você está em uma relação que não lhe faz bem e não consegue sair ou ainda quando não consegue deixar um emprego do qual não gosta por medo do desconhecido.
Como saber se é amor ou dependência?
O amor é um estado de espírito, e um estado psicológico de entrega. Amamos em nossa plenitude as pessoas, as situações, algo ou alguém, independente do outro. O amor não é egoísta ou egocêntrico, é o amar sem esperar a volta. Já a dependência emocional é totalmente o contrário, pois é carregada de ego.