O Que É Corticoide? - []

O Que É Corticoide?

Quais são os corticoides mais comuns?

Quais são os corticoides mais usados? – Os corticoides mais usados incluem a prednisona, a hidrocortisona, a dexametasona e a betametasona, Eles são administrados via oral, tópica, inalatória, intramuscular ou intravenosa, dependendo da condição médica em questão.

Que tipo de remédio é o corticoide?

Table: Corticosteroides: Usos e efeitos colaterais – Manual MSD Versão Saúde para a Família Os corticosteroides são os medicamentos mais fortes disponíveis para reduzir a inflamação no corpo. Eles são úteis em qualquer quadro clínico no qual ocorre a inflamação, incluindo artrite reumatoide e outras doenças do tecido conjuntivo, esclerose múltipla, em situações de emergência, como em caso de edema cerebral devido a câncer, asma e reações alérgicas graves.

Administrados na veia (via intravenosa – especialmente em situações de emergência) Tomados pela boca (via oral) Aplicados diretamente sobre a área inflamada (uso tópico; por exemplo, como colírios ou como cremes para a pele) Inalados (como nas versões inalatórias para os pulmões, usados para tratar distúrbios como a asma e DPOC) Injetados em um músculo (via intramuscular) Injetados em uma articulação

Os corticosteroides são preparados sinteticamente para terem a mesma ação que o cortisol (ou cortisona), um hormônio esteroide produzido pela camada externa (córtex) das glândulas suprarrenais — daí o nome “corticosteroide”. Muitos corticosteroides sintéticos são, contudo, mais potentes do que o cortisol e a maioria deles são de ação prolongada.

You might be interested:  Quando Sera O Proximo Jogo Do Brasil?

Os corticosteroides são quimicamente relacionados, mas têm efeitos diferentes dos esteroides anabólicos (como a testosterona), que são produzidos pelo organismo e, algumas vezes, utilizados abusivamente por atletas. Exemplos de corticosteroides são prednisona, dexametasona, triancinolona, ​​betametasona, beclometasona, flunisolida e fluticasona.

Todos esses medicamentos são muito potentes (embora a potência dependa da dose utilizada). A hidrocortisona é um corticosteroide mais leve que está disponível em cremes de venda livre para a pele. Os corticosteroides reduzem a capacidade do corpo em combater infecções reduzindo a inflamação, normalmente quando são tomados por via oral ou administrados na veia.

Devido a esse efeito colateral, eles são usados ​​com extremo cuidado quando infecções estão presentes. O uso oral e intravenoso pode causar ou piorar a hipertensão arterial, insuficiência cardíaca, diabetes, úlceras pépticas e osteoporose. Portanto, os corticosteroides são usados ​​em tais doenças apenas quando é provável que seu benefício ultrapasse seu risco.

Quando são tomados por via oral ou por injeção por mais de duas semanas, os corticosteroides não devem ser interrompidos abruptamente. Isso se deve ao fato de os corticosteroides inibirem a produção de cortisol pelas glândulas suprarrenais e essa produção leva tempo para se recuperar.

  • Assim, no final de um curso de corticosteroides, a dose é reduzida gradualmente.
  • É importante para uma pessoa que toma corticosteroides seguir as instruções do médico sobre a dosagem muito cuidadosamente.
  • O uso de corticosteroides em longo prazo, particularmente em doses elevadas e, em particular, quando administrados por via oral ou intravenosa, invariavelmente provoca vários efeitos colaterais envolvendo quase todos os órgãos no corpo.

Os efeitos colaterais comuns incluem adelgaçamento da pele com estrias e equimose, hipertensão arterial, níveis elevados de açúcar no sangue, catarata, inchaço no rosto (rosto em forma de lua cheia) e abdômen, afinamento dos braços e pernas, má cicatrização de feridas, crescimento retardado em crianças, perda de cálcio nos ossos (o que pode levar à osteoporose), fome, ganho de peso e alterações de humor.

Quais os benefícios de tomar corticoide?

Para que servem os corticoides – Os corticoides servem para o tratamento de problemas inflamatórios crônicos, como asma, alergias, artrite reumatoide, lúpus, entre outras e problemas dermatológicos. Esse medicamento serve para o alívio de sintomas, diminuindo a atividade do sistema imunológico e podendo causar alguns efeitos colaterais quando utilizado por longos períodos ou indevidamente.

You might be interested:  Resultado Do Enem Sai Quando?

Qual o nome do corticoide mais usado?

Quais são os corticoides mais usados? – Os corticoides mais usados incluem a prednisona, a hidrocortisona, a dexametasona e a betametasona, Eles são administrados via oral, tópica, inalatória, intramuscular ou intravenosa, dependendo da condição médica em questão.

Quanto tempo demora para sair o corticoide do corpo?

Quanto tempo duram os efeitos do corticoide no organismo? – Os efeitos do corticoide no organismo duram, em média, 30 dias, sendo necessário esse período após a última dose para ser eliminado do organismo. É importante lembrar que, de acordo com o tempo de uso do medicamento, dose e metabolismo, a substância pode levar mais tempo para ser eliminada.

Por que o corticoide faz mal?

Efeitos do corticoide: osteoporose – A osteoporose é outro risco que pode ocorrer com o uso prolongado de corticoides. O motivo é que a substância pode provocar uma diminuição na quantidade e na atividade de células responsáveis pela formação dos ossos.

Quem está tomando corticoide pode beber?

Corticoides x Álcool – O corticoide apresenta uma forma de ser metabolizado mais lenta. Quando misturado com as bebidas alcoólicas, há uma diminuição na eficácia do tratamento, já que o medicamento pode ser absorvido mais rápido que o desejado.

Quando usar o corticoide?

Condições que Necessitam do Uso de Corticoides – Os corticoides podem ser recomendados quando um paciente apresenta quadros de asma, alergias, esclerose múltipla, hepatite, herpes, lúpus, artrite reumatoide, gota, vitiligo, psoríase, vasculite, doenças de pele que tenham origem inflamatória ou autoimune, entre outras condições.

Quando corticoide faz efeito?

Os resultados das injeções de cortisona geralmente dependem do motivo do tratamento. As injeções de cortisona geralmente causam um surto temporário de dor e inflamação por até 48 horas após a injeção. Depois disso, a dor e a inflamação da articulação afetada devem diminuir e podem durar várias semanas, vários meses até perdurar por anos o benefício da infiltração.