O Que É Bursite?
Contents
- 1 Quais os sintomas de bursite inflamada?
- 2 O que acontece se não tratar bursite?
- 3 O que pode piorar a bursite?
- 4 Como é uma crise de bursite?
- 5 O que é melhor para bursite gelo ou água quente?
- 6 Qual a bursite mais comum?
- 7 Como sair da crise de bursite?
- 8 O que causa bursite tem cura?
- 9 O que pode piorar a bursite?
O que é que causa a bursite?
A bursite é uma inflamação de alguma Bursa, que pode ser originada por sobrecargas excessivas causadas por movimentos repetitivos nas principais articulações do corpo. Lesões traumáticas também podem ser a causa. Geralmente, esta patologia pode ser tratada com anti-inflamatórios, repouso, meios físicos e fisioterapia.
O que devo fazer para curar a bursite?
Tratamento – O tratamento de bursite deve ser feito sob orientação médica e inclui o uso de anti-inflamatórios, relaxantes musculares, aplicações de gelo e redução dos movimentos na área afetada. Exercícios fisioterápicos podem ajudar, desde que orientados por profissionais especializados. Casos mais graves podem exigir intervenção cirúrgica.
Quais os sintomas de bursite inflamada?
Como é a dor da bursite no ombro? – O principal sintoma da bursite no ombro é uma dor aguda e repentina de intensidade leve a moderada inicialmente, que pode irradiar para a região cervical e para o braço, antebraço e dedos. Sem tratamento, essa dor piora gradualmente, prejudicando cada vez mais a movimentação normal da articulação.
Em que parte do corpo da bursite?
O que é bursite e qual seu tratamento? Essa inflamação que causa muita dor não atinge só os ombros. Conheça o problema, seus sintomas e como remediá-lo adequadamente. A bursite é uma inflamação das bursas – pequenas bolsas que ficam entre ossos, músculos e tendões.
E não, ela não afeta só os ombros. Essa pode atingir e incomodar quadril, joelhos, pés e cotovelos. E tem, como principais causas, o e o uso repetitivo de determinadas, A seguir, você entende o passo a passo do surgimento da bursite, assim como as partes do corpo mais afetadas e o tratamento: 1. As bursas Em todas as juntas do corpo, nas quais os tendões encontram os ossos e os músculos, existem as bursas, que têm a função de evitar o atrito entre essas estruturas.
São cerca de 70 distribuídas por todo o organismo. A bursa é uma espécie de almofada achatada composta de uma membrana recheada por líquido sinovial, lubrificante de aspecto viscoso, parecido com um óleo.2. Inflamou, inchou, doeu Movimentos repetitivos com as articulações – imagine alguém que corre ou joga tênis – podem deixar a bursa inflamada.
- Aí o corpo passa a produzir mais líquido sinovial, menos viscoso, e aquela bolsinha aumenta de tamanho.
- Além do inchaço, a inflamação gera e, às vezes, vermelhidão.
- O incômodo é mais intenso ao movimentar a junta ou mesmo ao apalpá-la.3.
- Limitação de movimento A bursite pode ser acompanhada de uma inflamação no tendão, o que costuma incitar um depósito de cálcio dentro de suas fibras.
É o que se chama de tendinite calcária, Em algumas situações, o mineral se acumula também dentro da bursa. Esses depósitos de cálcio, mais comuns nos ombros e no quadril, podem, com o tempo, enrijecer a região e limitar movimentos. As áreas que mais sofrem com a bursite Ombros : estão entre os locais mais afetados.
Costumam sofrer com a bursite ali pintores, nadadores, tenistas, entre outros atletas. Cotovelos : não é raro que a bursite aqui venha com inchaço e vermelhidão. Tenistas e golfistas penam bastante. Quadril : a inflamação nessa parte do corpo geralmente vem acompanhada de tendinite. Comum entre corredores.
: movimentos repetidos, falta de alongamento e tempo demais ajoelhado abrem alas à encrenca. Mais frequente em atletas.
Medidas e tratamentos contra o problema Repouso : tem que parar com a atividade que está provocando a bursite. Gelo : compressas em baixa temperatura ajudam a reduzir o inchaço e a dor. Anti-inflamatórios : aceleram o controle dos sintomas, sobretudo quando gelo e repouso não resolvem. Fisioterapia : fortalece os músculos da região para não sobrecarregar as estruturas lesadas. Aspiração : parte do líquido acumulado na bursa é extraída com uma seringa. Cirurgia : a remoção da bursa via bisturi é a última e rara opção terapêutica.
Fonte: https://saude.abril.com.br/medicina/o-que-e-bursite-e-qual-seu-tratamento/ : O que é bursite e qual seu tratamento?
Quanto tempo pode durar a bursite?
Tratamento –
- Quando o inchaço se desenvolve gradualmente, não é muito grande e não ocorreu trauma, algumas medidas podem ser usadas, como a interrupção das atividades que exercem pressão sobre o cotovelo, o uso de gelo durante 15 a 20 minutos, três ou quatro vezes ao dia e a elevação do cotovelo acima do nível do coração.
- Se os sintomas persistirem, o cotovelo estiver vermelho, a dor aumentar ou tiver ocorrido um trauma, é importante procurar um médico para excluir uma fratura associada.
- Os anti-inflamatórios são igualmente úteis e, em alguns casos, poder-se-á recorrer à infiltração de corticóides ou à aspiração do seu conteúdo.
A cirurgia envolve a remoção da bolsa e implica um curto período de imobilização para proteção da pele. Poderá ser recomendado algum tempo de fisioterapia de modo a melhorar a mobilidade do cotovelo. Como regra, a pele cicatriza em 10 a 14 dias e, após 3 a 4 semanas, poderá ser utilizado sem restrições embora deva ser protegido durante alguns meses para prevenir recaídas ou novas lesões.
Nos casos de bursite aguda, a toma de um corticóide por via oral, como a prednisona, durante alguns dias ajuda a aliviar a dor. Quando ela diminui, a prática de exercícios específicos é útil para aumentar o grau do movimento articular. O tratamento da bursite crónica é semelhante, embora seja menos provável que o repouso ou a imobilização sejam eficazes.
As bursites que limitam a função da articulação podem ser aliviadas por meio de várias injeções de corticóides juntamente com uma fisioterapia intensiva, para restabelecer o funcionamento da articulação. Os exercícios ajudam a reforçar os músculos enfraquecidos e restabelecem o grau completo do movimento articular.
Quanto tempo dura para curar bursite?
Quanto tempo dura a bursite no ombro? – A bursite aguda leva a um quadro doloroso que pode durar alguns dias, diminuindo em algumas semanas. No entanto, caso não seja tratada adequadamente e o indivíduo ainda necessite fazer constantemente movimentos repetitivos, a bursite aguda poderá evoluir para uma bursite crônica.
O que acontece se não tratar bursite?
Dor e inchaço persistentes podem limitar a movimentação, enfraquecendo os músculos. Exacerbações de bursite crônica podem durar vários meses e retornar frequentemente.
Porque bursite dói tanto?
E o que é a bursite? – O termo “bursite” significa uma inflamação na bursa. Quando a bursa é muito sobrecarregada e já não consegue mais desempenhar sua função, ela pode inflamar. Isto é percebido pelo aumento do líquido presente dentro da bursa. Deste modo, ela perde sua função de reduzir o atrito e ainda causa dor,
O que pode piorar a bursite?
Recursos do assunto A bursite é uma inflamação dolorosa da bursa (uma bolsa preenchida com líquido que proporciona amortecimento onde a pele, músculos, tendões e ligamentos deslizam sobre os ossos).
Movimentar-se é geralmente doloroso e a bursa próxima à pele pode ficar inchada e sensível. A dor ao redor da bursa sugere o diagnóstico, mas, em alguns casos, são necessários exames de imagem ou análise do líquido removido de uma bursa. Repouso seguido por fisioterapia, imobilização, medicamentos anti‑inflamatórios não esteroides e, às vezes, injeções de corticosteroides geralmente aliviam os sintomas.
Normalmente, a bursa contém uma pequena quantidade de líquido, que proporciona o amortecimento. A bursa reduz a fricção e previne o desgaste que pode ocorrer quando uma estrutura desliza sobre a outra. Algumas bursas estão localizadas logo abaixo da pele (bursas superficiais).
Irritação devido a uso indevido ou excessivo
Ela também pode ser causada por lesão, gota Gota Gota é uma doença na qual há o acúmulo de depósitos de cristais de ácido úrico nas articulações devido a concentrações elevadas de ácido úrico no sangue (hiperuricemia). O acúmulo de cristais. leia mais, pseudogota Artrite por pirofosfato de cálcio (CPP) A artrite por pirofosfato de cálcio (CPP) (previamente chamada pseudogota) é um distúrbio causado pelo depósito de cristais di-hidratados de pirofosfato de cálcio na cartilagem articular, levando. ou determinadas infecções, especialmente aquelas causadas por Staphylococcus aureus Infecções por Staphylococcus aureus Staphylococcus aureus é a bactéria mais perigosa de todas entre as bactérias estafilocócicas mais comuns. Essas bactérias Gram-positivas, em forma de esferas (cocos) (consulte a figura. leia mais Infecções por Staphylococcus aureus ” loading=”lazy”>, A causa da bursite costuma ser desconhecida. A bursite geralmente causa dor e tende a limitar o movimento, porém, os sintomas específicos dependem da localização da bursa inflamada. Por exemplo, quando uma bursa no ombro fica inflamada, afastar o braço da lateral do corpo (como para vestir uma jaqueta) é doloroso e difícil. Já a bursite do cotovelo pode causar inchaço, mas pouco ou nenhum desconforto ou limitação do movimento. A bursite crônica pode ser resultado de crises repetidas ou persistentes de bursite aguda ou de lesões repetidas. Em alguns casos, a parede da bursa fica espessa. Se a bursa lesionada for submetida a esforço anormal ou tensão contínua, a inflamação tende a piorar. Dor e inchaço persistentes podem limitar a movimentação, enfraquecendo os músculos. Exacerbações de bursite crônica podem durar vários meses e retornar frequentemente.
Avaliação médica Às vezes, um exame do líquido da bursa Algumas vezes, exames de imagem
O médico suspeita de bursite se a área ao redor da bursa superficial estiver sensível ao toque ou quando certos movimentos da articulação que movimentam ou pressionam a bursa profunda causam dor.
Analgésicos, anti-inflamatórios e repouso Tratamento de qualquer gota ou infecção Às vezes, injeções de corticosteroides
A bursite aguda, se não for causada por uma infecção, geralmente é tratada da seguinte forma:
Repouso e imobilização temporários (como com uma tala) da articulação afetada Aplicação de gelo na área afetada Fisioterapia após o repouso e a imobilização
Ocasionalmente, são necessários analgésicos mais potentes. Muitas vezes, o médico pode injetar um anestésico local e um corticosteroide diretamente na bursa, especialmente se o ombro estiver afetado. Esse tratamento frequentemente proporciona alívio alguns dias após a injeção.
A injeção pode precisar ser repetida após alguns meses. Remover o líquido com uma agulha também pode ajudar a diminuir a dor. As pessoas com bursite aguda grave algumas vezes recebem um corticosteroide, como prednisona, por via oral durante alguns dias. Conforme a dor diminui, as pessoas podem fazer exercícios específicos para aumentar a amplitude de movimento da articulação.
A bursite crônica, se não for causada por uma infecção, é tratada de forma similar, embora o repouso e a imobilização tenham menos chances de ajudar. Uma cirurgia é feita apenas em raras ocasiões para remover a bursa. A bursa infectada precisa ser drenada e um antibiótico adequado, geralmente contra Staphylococcus aureus, deve ser administrado., artrite reumatoide Tratamento A artrite reumatoide é uma artrite inflamatória em que as articulações, geralmente incluindo as das mãos e pés, ficam inflamadas, resultando em inchaço, dor e, geralmente, destruição das articulações. leia mais ou uso crônico excessivo, não for tratada ou corrigida. OBS.: Esta é a versão para o consumidor. MÉDICOS: VISUALIZAR A VERSÃO PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE VISUALIZAR A VERSÃO PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE Direitos autorais © 2023 Merck & Co., Inc., Rahway, NJ, EUA e suas afiliadas. Todos os direitos reservados.
Como é uma crise de bursite?
Quais são os sintomas de bursite no ombro? – Um dos primeiros e principais sintomas da bursite é a dor no ombro, que pode começar como um leve desconforto e piorar gradualmente com o tempo. O paciente com bursite no ombro também pode sentir ou notar a presença de:
- Dor nas regiões anterior, superior e lateral do ombro;
- Dor que se intensifica ao movimentar o ombro;
- Dor que piora com repouso e/ou à noite;
- Dor que irradia para a região cervical, braços, antebraço e dedos;
- Inchaço no ombro acometido.
O que é melhor para bursite gelo ou água quente?
3. Meios analgésicos locais – qual o melhor, gelo ou calor? – A dúvida sobre a aplicação de gelo ou calor sobre o ombro doloroso é comum. A aplicação de bolsa de gelo (crioterapia) é indicada principalmente sobre pontos dolorosos mais localizados, áreas inchadas e quentes, com processo inflamatório evidente.
Quem tem bursite pode trabalhar?
Quem tem bursite no quadril pode trabalhar? – A bursite no quadril é um problema que gera a inflamação da bursa e, consequentemente, resulta em muita dor na região lateral do quadril ou na virilha, dificultando a movimentação do trabalhador. Durante as crises de bursite, provavelmente o trabalhador não conseguirá exercer suas atividades, precisando ficar afastado para tratamento médico.
Qual a bursite mais comum?
Recursos do assunto Bursite é a inflamação aguda ou crônica de uma bursa. A causa é normalmente desconhecida, mas trauma, repetitivo ou agudo, pode contribuir, bem como infecção e doença induzida por cristais. Os sintomas incluem dor (particularmente com o movimento ou pressão), edema e sensibilidade.
O diagnóstico é clínico; no entanto, a ultrassonografia pode ser necessária para avaliar bursite profunda. Diagnósticos de infecção e doença induzida por cristais requerem análise do líquido da bursa. O tratamento é feito com o uso de imobilização, anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), algumas vezes infiltração de corticoide e tratamento de qualquer causa subjacente.
Bursas são cavidades parecidas com uma pequena bolsa ou cavidades potenciais, que contêm líquido e estão em locais onde ocorre fricção (p. ex., onde tendões ou músculos passam sobre proeminências ósseas). As bursas minimizam a fricção entre as partes que se movem e facilitam o movimento.
Algumas se comunicam com as articulações. A bursite pode ocorrer no ombro (bursite subacromial ou subdeltoideana), particularmente em pacientes com tendinite do manguito rotador Lesão do manguito rotador/bursite subacromial A lesão do manguito rotador inclui tendinite e rompimentos parciais ou totais; bursite subacromial pode resultar de tendinite.
Os sintomas são dor na região do ombro e, com rompimento grave. leia mais, que costuma ser a lesão primária do ombro. Outras bursas comumente acometidas são a do olécrano (cotovelo de minerador), pré-patelar (joelho de empregada doméstica) ou suprapatelar, retrocalcânea, iliopectínea (iliopsoas), isquial (fundo do tecelão), trocanter maior, pata de ganso e bursa da cabeça do primeiro metatarso (joanete).
Lesão Excesso de uso e/ou pressão crônicos Artrite inflamatória (p. ex., gota Gota A gota é uma doença causada por hiperuricemia (urato sérico > 6,8 mg/dL ) que resulta na precipitação de cristais de urato monossódico no interior e ao redor das articulações,. leia mais, artrite reumatoide Artrite reumatoide Artrite reumatoide é uma doença crônica autoimune sistêmica que envolve principalmente as articulações. A artrite reumatoide produz lesões mediadas por citocinas, quimiocinas e metaloproteases. leia mais artrite psoriática Artrite psoriática Artrite psoriática é uma espondiloartropatia soronegativae uma artrite inflamatória crônica que ocorre em pessoas com psoríase de pele ou unhas. A artrite geralmente é assimétrica e algumas. leia mais, espondilite Espondilite anquilosante Espondilite anquilosante é uma espondiloartropatia prototípica e uma doença sistêmica caracterizada por inflamação do esqueleto axial, das grandes, médias e pequenas articulações, dor lombar. leia mais ) Infecção aguda ou crônica (p. ex., Staphylococcus aureus em infecções agudas e micobactérias em infecções crônicas)
Causas idiopáticas e traumáticas são, de longe, as mais comuns. A bursite aguda pode acontecer após exercício incomum ou estiramento, e normalmente causa derrame da bursa. As bursas olecranianas e pré-patelares são as bursas mais frequentemente atingidas quando há infecção.
Como dormir quem tem bursite?
Bursite – A bursite é uma inflamação da bolsa sinovial, que pode causar dor no ombro. Se você tiver bursite, pode ser necessário mudar sua posição de dormir ou usar um travesseiro para apoiar seu braço.
Porque a bursite piora à noite?
Porque bursite dói mais à noite? – Um dos motivos para a bursite piorar à noite acontece devido ao relaxamento da musculatura quando o paciente se deita, o que faz com que o úmero se aproxime do acrômio, aumentando o contato da bursa inflamada com esses ossos, provocando dor.
Quem tem bursite precisa operar?
E como será o tratamento da bursite? – O objetivo principal do tratamento será desinflamar as estruturas, controlar a dor e recuperar a função do ombro. Então, indicaremos diferentes técnicas, a depender de cada caso:
Uso de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios; Fisioterapia; Repouso; Alongamento; Fortalecimento; Acupuntura; Alteração na atividade que desencadeou a inflamação; Correção postural; Infiltração com medicamentos anti inflamatórios no local.
Além disso, será imprescindível diagnosticar lesões associadas, bem como compreender o que desencadeou o problema para, assim, corrigir todos os aspectos relacionados à bursite. Na grande maioria dos casos, o tratamento não cirúrgico será satisfatório.
- No entanto, existem situações nas quais as técnicas adotadas não aliviarão os sintomas do paciente e, nestes casos, indicaremos a cirurgia.
- Ademais, algumas condições relacionadas à bursite podem demandar o tratamento cirúrgico.
- Assim, poderemos fazer até mesmo remoção da bursa inflamada, além de corrigir outros problemas encontrados na articulação.
Somente um ortopedista especialista em ombro poderá avaliar o quadro do paciente com cautela para indicar a melhor solução para o problema. O mais importante é saber que, na grande maioria dos casos, a bursite no ombro não é uma doença grave e terá cura, principalmente se receber um tratamento precoce.
Como sair da crise de bursite?
Recursos do assunto A bursite é uma inflamação dolorosa da bursa (uma bolsa preenchida com líquido que proporciona amortecimento onde a pele, músculos, tendões e ligamentos deslizam sobre os ossos).
Movimentar-se é geralmente doloroso e a bursa próxima à pele pode ficar inchada e sensível. A dor ao redor da bursa sugere o diagnóstico, mas, em alguns casos, são necessários exames de imagem ou análise do líquido removido de uma bursa. Repouso seguido por fisioterapia, imobilização, medicamentos anti‑inflamatórios não esteroides e, às vezes, injeções de corticosteroides geralmente aliviam os sintomas.
Normalmente, a bursa contém uma pequena quantidade de líquido, que proporciona o amortecimento. A bursa reduz a fricção e previne o desgaste que pode ocorrer quando uma estrutura desliza sobre a outra. Algumas bursas estão localizadas logo abaixo da pele (bursas superficiais).
Irritação devido a uso indevido ou excessivo
Ela também pode ser causada por lesão, gota Gota Gota é uma doença na qual há o acúmulo de depósitos de cristais de ácido úrico nas articulações devido a concentrações elevadas de ácido úrico no sangue (hiperuricemia). O acúmulo de cristais. leia mais, pseudogota Artrite por pirofosfato de cálcio (CPP) A artrite por pirofosfato de cálcio (CPP) (previamente chamada pseudogota) é um distúrbio causado pelo depósito de cristais di-hidratados de pirofosfato de cálcio na cartilagem articular, levando. ou determinadas infecções, especialmente aquelas causadas por Staphylococcus aureus Infecções por Staphylococcus aureus Staphylococcus aureus é a bactéria mais perigosa de todas entre as bactérias estafilocócicas mais comuns. Essas bactérias Gram-positivas, em forma de esferas (cocos) (consulte a figura. leia mais Infecções por Staphylococcus aureus ” loading=”lazy”>, A causa da bursite costuma ser desconhecida. A bursite geralmente causa dor e tende a limitar o movimento, porém, os sintomas específicos dependem da localização da bursa inflamada. Por exemplo, quando uma bursa no ombro fica inflamada, afastar o braço da lateral do corpo (como para vestir uma jaqueta) é doloroso e difícil. Já a bursite do cotovelo pode causar inchaço, mas pouco ou nenhum desconforto ou limitação do movimento. A bursite crônica pode ser resultado de crises repetidas ou persistentes de bursite aguda ou de lesões repetidas. Em alguns casos, a parede da bursa fica espessa. Se a bursa lesionada for submetida a esforço anormal ou tensão contínua, a inflamação tende a piorar. Dor e inchaço persistentes podem limitar a movimentação, enfraquecendo os músculos. Exacerbações de bursite crônica podem durar vários meses e retornar frequentemente.
Avaliação médica Às vezes, um exame do líquido da bursa Algumas vezes, exames de imagem
O médico suspeita de bursite se a área ao redor da bursa superficial estiver sensível ao toque ou quando certos movimentos da articulação que movimentam ou pressionam a bursa profunda causam dor.
Analgésicos, anti-inflamatórios e repouso Tratamento de qualquer gota ou infecção Às vezes, injeções de corticosteroides
A bursite aguda, se não for causada por uma infecção, geralmente é tratada da seguinte forma:
Repouso e imobilização temporários (como com uma tala) da articulação afetada Aplicação de gelo na área afetada Fisioterapia após o repouso e a imobilização
Ocasionalmente, são necessários analgésicos mais potentes. Muitas vezes, o médico pode injetar um anestésico local e um corticosteroide diretamente na bursa, especialmente se o ombro estiver afetado. Esse tratamento frequentemente proporciona alívio alguns dias após a injeção.
A injeção pode precisar ser repetida após alguns meses. Remover o líquido com uma agulha também pode ajudar a diminuir a dor. As pessoas com bursite aguda grave algumas vezes recebem um corticosteroide, como prednisona, por via oral durante alguns dias. Conforme a dor diminui, as pessoas podem fazer exercícios específicos para aumentar a amplitude de movimento da articulação.
A bursite crônica, se não for causada por uma infecção, é tratada de forma similar, embora o repouso e a imobilização tenham menos chances de ajudar. Uma cirurgia é feita apenas em raras ocasiões para remover a bursa. A bursa infectada precisa ser drenada e um antibiótico adequado, geralmente contra Staphylococcus aureus, deve ser administrado., artrite reumatoide Tratamento A artrite reumatoide é uma artrite inflamatória em que as articulações, geralmente incluindo as das mãos e pés, ficam inflamadas, resultando em inchaço, dor e, geralmente, destruição das articulações. leia mais ou uso crônico excessivo, não for tratada ou corrigida. OBS.: Esta é a versão para o consumidor. MÉDICOS: VISUALIZAR A VERSÃO PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE VISUALIZAR A VERSÃO PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE Direitos autorais © 2023 Merck & Co., Inc., Rahway, NJ, EUA e suas afiliadas. Todos os direitos reservados.
Quem tem bursite tem direito a aposentadoria?
Existem casos em que a bursite se torna crônica e a dor impossibilita o segurado de retornar ao trabalho, nesse caso, a bursite no quadril pode gerar incapacidade permanente e o direito a aposentadoria por invalidez.
O que causa bursite tem cura?
Como é o tratamento da bursite? – A bursite aguda tem cura, mas a crônica não. De modo geral, o que é tratado são os sintomas da doença, por meio de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios. Alguns pacientes podem fazer uso de bolsas de gelo e sessões de fisioterapia para aliviar a pressão naquela articulação específica.
Nos casos mais graves de bursite, é necessário realizar uma intervenção cirúrgica. Por ano, a Rede D’Or realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Sergipe, Maranhão e Bahia.
Marque a sua consulta.
O que pode piorar a bursite?
Recursos do assunto A bursite é uma inflamação dolorosa da bursa (uma bolsa preenchida com líquido que proporciona amortecimento onde a pele, músculos, tendões e ligamentos deslizam sobre os ossos).
Movimentar-se é geralmente doloroso e a bursa próxima à pele pode ficar inchada e sensível. A dor ao redor da bursa sugere o diagnóstico, mas, em alguns casos, são necessários exames de imagem ou análise do líquido removido de uma bursa. Repouso seguido por fisioterapia, imobilização, medicamentos anti‑inflamatórios não esteroides e, às vezes, injeções de corticosteroides geralmente aliviam os sintomas.
Normalmente, a bursa contém uma pequena quantidade de líquido, que proporciona o amortecimento. A bursa reduz a fricção e previne o desgaste que pode ocorrer quando uma estrutura desliza sobre a outra. Algumas bursas estão localizadas logo abaixo da pele (bursas superficiais).
Irritação devido a uso indevido ou excessivo
Ela também pode ser causada por lesão, gota Gota Gota é uma doença na qual há o acúmulo de depósitos de cristais de ácido úrico nas articulações devido a concentrações elevadas de ácido úrico no sangue (hiperuricemia). O acúmulo de cristais. leia mais, pseudogota Artrite por pirofosfato de cálcio (CPP) A artrite por pirofosfato de cálcio (CPP) (previamente chamada pseudogota) é um distúrbio causado pelo depósito de cristais di-hidratados de pirofosfato de cálcio na cartilagem articular, levando. ou determinadas infecções, especialmente aquelas causadas por Staphylococcus aureus Infecções por Staphylococcus aureus Staphylococcus aureus é a bactéria mais perigosa de todas entre as bactérias estafilocócicas mais comuns. Essas bactérias Gram-positivas, em forma de esferas (cocos) (consulte a figura. leia mais Infecções por Staphylococcus aureus ” loading=”lazy”>, A causa da bursite costuma ser desconhecida. A bursite geralmente causa dor e tende a limitar o movimento, porém, os sintomas específicos dependem da localização da bursa inflamada. Por exemplo, quando uma bursa no ombro fica inflamada, afastar o braço da lateral do corpo (como para vestir uma jaqueta) é doloroso e difícil. Já a bursite do cotovelo pode causar inchaço, mas pouco ou nenhum desconforto ou limitação do movimento. A bursite crônica pode ser resultado de crises repetidas ou persistentes de bursite aguda ou de lesões repetidas. Em alguns casos, a parede da bursa fica espessa. Se a bursa lesionada for submetida a esforço anormal ou tensão contínua, a inflamação tende a piorar. Dor e inchaço persistentes podem limitar a movimentação, enfraquecendo os músculos. Exacerbações de bursite crônica podem durar vários meses e retornar frequentemente.
Avaliação médica Às vezes, um exame do líquido da bursa Algumas vezes, exames de imagem
O médico suspeita de bursite se a área ao redor da bursa superficial estiver sensível ao toque ou quando certos movimentos da articulação que movimentam ou pressionam a bursa profunda causam dor.
Analgésicos, anti-inflamatórios e repouso Tratamento de qualquer gota ou infecção Às vezes, injeções de corticosteroides
A bursite aguda, se não for causada por uma infecção, geralmente é tratada da seguinte forma:
Repouso e imobilização temporários (como com uma tala) da articulação afetada Aplicação de gelo na área afetada Fisioterapia após o repouso e a imobilização
Ocasionalmente, são necessários analgésicos mais potentes. Muitas vezes, o médico pode injetar um anestésico local e um corticosteroide diretamente na bursa, especialmente se o ombro estiver afetado. Esse tratamento frequentemente proporciona alívio alguns dias após a injeção.
- A injeção pode precisar ser repetida após alguns meses.
- Remover o líquido com uma agulha também pode ajudar a diminuir a dor.
- As pessoas com bursite aguda grave algumas vezes recebem um corticosteroide, como prednisona, por via oral durante alguns dias.
- Conforme a dor diminui, as pessoas podem fazer exercícios específicos para aumentar a amplitude de movimento da articulação.
A bursite crônica, se não for causada por uma infecção, é tratada de forma similar, embora o repouso e a imobilização tenham menos chances de ajudar. Uma cirurgia é feita apenas em raras ocasiões para remover a bursa. A bursa infectada precisa ser drenada e um antibiótico adequado, geralmente contra Staphylococcus aureus, deve ser administrado., artrite reumatoide Tratamento A artrite reumatoide é uma artrite inflamatória em que as articulações, geralmente incluindo as das mãos e pés, ficam inflamadas, resultando em inchaço, dor e, geralmente, destruição das articulações. leia mais ou uso crônico excessivo, não for tratada ou corrigida. OBS.: Esta é a versão para o consumidor. MÉDICOS: VISUALIZAR A VERSÃO PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE VISUALIZAR A VERSÃO PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE Direitos autorais © 2023 Merck & Co., Inc., Rahway, NJ, EUA e suas afiliadas. Todos os direitos reservados.
O que pode acontecer se a bursite não for tratada?
Bursite crônica – A bursite crônica muitas vezes é resultado de crises repetidas ou persistentes de bursite aguda, ou até de lesões constantes no local. Em algumas situações, a parede da bursa se torna mais espessa. Caso a bursa lesionada seja submetida a um esforço anormal ou tensão contínua, essa inflamação pode piorar.