O Que É Administração? - CLT Livre

O Que É Administração?

Qual é a definição da administração?

O que é Administração Administração é a tomada de decisão sobre recursos disponíveis, trabalhando com e através de pessoas para atingir objetivos, é o gerenciamento de uma organização, levando em conta as informações fornecidas por outros profissionais e também pensando previamente as conseqüências de suas decisões.

É também a ciência social que estuda e sistematiza as práticas usadas para administrar.Os princípios para administrar algo são planejar, organizar, dirigir e controlar, sendo que as principais funções administrativas são:- fixar objetivos;- analisar, conhecer os problemas;- solucionar os problemas;- organizar e alocar os recursos, tanto financeiros, quanto tecnológicos e humanos;- liderar, comunicando, dirigindo e motivando as pessoas;- negociar;- tomar decisões;- controlar, mensurando e avaliando.O bom desempenho da administração depende de que o profissional consiga ser um bom líder, capaz de lidar com pessoas, negociando e comunicando, e também apto a tomar decisões, tendo uma visão sistêmica e global da situação que administra.

Existem quatro áreas básicas de atuação do administrador: Finanças, Produção, Marketing e Recursos Humanos, porém o mercado abrange várias áreas do conhecimento. A administração é resultado de um processo de formação que passa pelas mais diversas áreas, desde as exatas, como matemática, até humanas como filosofia.

  • Cada vez mais esta ciência adquire importância na formação de profissionais para estruturar e impulsionar o funcionamento dos mais diversos setores das organizações.
  • Como as empresas adquirem crescente complexidade e tamanho na economia de mercado, é essencial que haja profissionais com competência para administrar.

Também ganha valor diante do mercado financeiro, pois busca entender e sistematizar a administração do capital, fator essencial na economia atual. : O que é Administração

Qual é a função da administração?

Quais são as 4 funções da administração? – As funções administrativas do empreendedor são, como dissemos antes, quatro: planejar, organizar, dirigir e controlar. Todas elas estão presentes na gestão comercial, no planejamento financeiro e em qualquer outra área da empresa.

Qual os 3 conceitos básicos da administração?

Muitas vezes apontados como sinônimos, os três Es da administração — eficiência, eficácia e efetividade — são, na verdade, conceitos bem diferentes. Saber quais são as peculiaridades de cada um deles é muito importante para o bom funcionamento da sua empresa!

You might be interested:  Sangue Nas Fezes O Que Pode Ser?

Quais são os 5 elementos da administração?

Ao definir o que é administração, Fayol implicitamente definiu os elementos que a compõem: previsão, organização, comando, coordenação e controle. Esses cinco elementos constituem as chamadas funções do administrador.

Quais são as 5 funções?

Henri Fayol e a gestão administrativa – Mas como essas funções passaram a nortear a administração de empresas? Atribui-se essa divisão à Teoria Clássica da Administração, criada pelo engenheiro francês Jules Henri Fayol. Em seu livro Administration industrielle et générale (Administração industrial e geral), editado em 1916, ele falava em prever, organizar, comandar, coordenar e controlar.

  • Aos 19 anos, Fayol começou a trabalhar em uma companhia metalúrgica e carbonífera que estava à beira da falência.
  • Com o tempo, o engenheiro assumiu um cargo de direção, conseguiu recuperar as finanças da empresa e levá-la a um novo patamar.
  • Aposentou-se aos 77 anos de idade em 1918, quando entregou seu cargo na companhia.

Nos últimos anos de sua vida, dedicou-se a divulgar os princípios da administração, fundou o Centro de Estudos Administrativos e lançou o livro citado acima, no qual debatia que administração era uma função complexa e distinta das demais funções. O estudo e as teorias da abordagem clássica da administração, divulgada por Fayol, revolucionou a lógica de trabalho dentro das empresas e trouxe o desenvolvimento da teoria conhecida como gestão administrativa ou processo administrativo, no qual, pela primeira vez, se falou em administração como disciplina e profissão.

A partir daí, surgiu o conceito de que administrar é um processo de tomar decisões. De acordo com Henri Fayol, essas decisões se encontram agrupadas em cinco categorias, que são: planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar. Cada uma dessas categorias se trata de um processo distinto e são comumente chamadas de funções que juntas tornam a administração mais dinâmica e eficiente.

Para o engenheiro francês, a ciência da administração não se referia apenas ao topo de uma organização, pelo contrário, ela se distribuía por todos os níveis hierárquicos. Uma de suas principais teorias era a de que, a administração nada mais era do que uma sequência de medida, ponderação e bom senso.

Com o passar do tempo e dos avanços sociais, tecnológicos que transformaram a forma como enxergamos e fazemos negócios dentro das organizações, a teoria de Fayol foi atualizada a lógica neoclássica. Dessa maneira, ocorreu uma pequena alteração nas cinco funções básicas da administração, que passaram a ser quatro.

Os autores do movimento neoclássico entendiam que as funções de comandar e coordenar tinham o mesmo sentido singular de “direção”. Assim, o já consagrado POC3 transformou-se no PODC (planejar, organizar, dirigir e controlar), respectivamente. Conheça o conceito de cada uma dessas funções:

You might be interested:  O Que É Procrastinar?

Qual é a teoria geral da administração?

A teoria geral da administração é o conjunto dessas, que são designadas por meio de diferentes termos, explicados a seguir. Teorias são explicações, interpretações ou proposições sobre a administração e as organizações.

Qual a principal característica da administração?

Principal característica: ênfase nas tarefas. Conceito: Deve-se à tentativa de aplicação dos métodos da ciência, aos problemas da Administração, a fim de aumentar a eficiência Industrial. Métodos: os principais métodos científicos aplicáveis aos problemas da Administração são a observação e a mensuração.

O que é mais importante na administração?

2. Organização – A função de organização na administração é responsável por estabelecer a estrutura da empresa, definindo as relações de autoridade e responsabilidade entre os diferentes departamentos e funções. Isso inclui a definição de tarefas, a alocação de recursos e a delegação de autoridade.

  • O objetivo principal é assegurar que todas as atividades da empresa estejam alinhadas com seus objetivos estratégicos e que a equipe esteja capacitada para realizá-las de maneira eficiente.
  • Além disso, o processo de organização também é responsável por garantir que as informações estejam disponíveis onde e quando são necessárias, e que as decisões sejam tomadas de maneira eficiente e eficaz.

A organização é um aspecto crucial da administração, pois permite que a empresa funcione de maneira eficiente e alcance seus objetivos com sucesso. Quero saber mais sobre a função de organização

Quais são as 4 áreas da administração?

Quais são as reais funções da administração? Cuidar das finanças? Organizar os processos? Criar planejamentos? Criar estratégias de marketing? Sim, tudo isso e muito mais! A Administração possui quatro funções básicas que envolvem dezenas de atividades dentro de uma empresa.

  1. Por isso, quem se forma nesse curso pode atuar em diversas áreas: logística, financeiro, marketing, comércio exterior e outros.
  2. Quer entender mais sobre essas funções para saber se você tem o perfil dessa graduação? Explicamos tudo a seguir! Aproveite a leitura: Entenda as funções principais da administração 1.

Planejamento 2. Organização 3. Direção 4. Controle Conheça as áreas da administração Destaque-se na Administração de empresas com o EAD PUC Goiás!

Qual deve ser o perfil de um bom administrador?

3. Organização e planejamento – O administrador é responsável por gerenciar processos que determinam todo o funcionamento de uma empresa. Você conseguiria associar o perfil desse profissional a uma pessoa desorganizada? Isso poderia ter muitos efeitos negativos, não é mesmo? É fundamental que o administrador tenha habilidade para planejar, organizar e gerenciar recursos e etapas do trabalho.

O que são habilidades humanas na administração?

Referem-se à facilidade de relacionamento interpessoal e grupal. Envolvem a capacidade de comunicar, motivar, coordenar, liderar e resolver conflitos pessoais ou grupais. As habilidades humanas estão relacionadas com a interação com as pessoas.

Como a administração se aplica em nossas vidas?

Administração faz parte do seu dia a dia! Você pode não perceber, mas Administração é parte importante da sua vida, seja em casa, no trabalho ou nos seus projetos para o futuro. Muitas pessoas acreditam que os conceitos da Administração são aplicados somente em ambientes coorporativos, nas empresas e nos escritórios; contudo, quando paramos para pensar, qualquer planejamento que fazemos, envolve organização, metas, regras, resolução de problemas e busca de melhorias, conceitos básicos de um bom administrador.

Numa casa, por exemplo, a Administração é sempre utilizada, uma vez que os chefes de família decidem os rumos a seguir, obedecendo a orçamentos, normas, relacionamentos interpessoais, sempre lidando com desafios diversos ao mesmo tempo. Fora da nossa casa também esbarramos com a Administração. Seja organizando nosso tempo no trabalho, planejando os afazeres do dia a dia e nos esforçando para atingir os objetivos propostos.

Podemos dizer que praticamente tudo o que existe hoje contém, de alguma forma, alguma ação de Administração, uma vez que por trás de qualquer produção, comércio ou organização existe um plano de negócios feito por um administrador. Por isso é tão importante que todos os profissionais, independentemente da sua área de atuação, tenham noções de Administração, de gestão de processos e de pessoas.

  1. Mais cedo ou mais tarde você vai precisar.
  2. Pensando nisso, a Mauá oferece, em todos os seus cursos, disciplinas específicas, aliando conceitos da Administração com as práticas das profissões, além do curso de Administração na sua grade de graduação.
  3. E para quem já é formado, mas sente essa necessidade de unir conceitos e práticas da sua profissão com Administração, a Mauá oferece também cursos de especialização em gestão.
You might be interested:  Tgp Alto O Que Significa?

Conheça a relação de cursos! Aceite, administração faz parte da sua vida e assim, faz parte da Mauá. : Administração faz parte do seu dia a dia!

Qual a origem e definição de administração?

Há duas versões para a origem etimológica do vocábulo Administração: ad (preposição) eministro, as, are (verbo), significando servir ou executar; e ad manus trahere, que envolve a noção de direção ou gestão.

Quais são os quatro pilares da administração?

Quais são as 4 funções da administração? – As funções administrativas do empreendedor são, como dissemos antes, quatro: planejar, organizar, dirigir e controlar. Todas elas estão presentes na gestão comercial, no planejamento financeiro e em qualquer outra área da empresa.

Qual é a definição de Administração de acordo com Maximiano?

Segundo Maximiano (2007), administrar é um trabalho em que as pessoas buscam realizar seus objetivos próprios ou de terceiros (organizações) com a finalidade de alcançar as metas traçadas. Dessas metas fazem parte as decisões que formam a base do ato de administrar e que são as mais necessárias.