Nps O Que É?
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O que é NPS O que significa?
O que significa a sigla NPS? – A sigla NPS vem do inglês e significa Net Promoter Score, Não existe uma tradução oficial desse indicador, mas ele pode ser descrito como uma pontuação das chances de promoção (ou recomendação) de uma companhia por parte de sua rede de clientes.
O que é NPS e como fazer?
Como calcular o Net Promoter Score – O processo é dividido em duas etapas: 1. Classificando seus clientes Depois de coletar as “notas” de 0 a 10 dadas por seus clientes sobre a probabilidade de recomendarem sua empresa, divida-os da seguinte forma:
- Detratores: clientes que deram notas de 0 a 6. Por estarem insatisfeitos, podem “falar mal” de sua empresa.
- Neutros: clientes que deram notas de 7 a 8. Estão satisfeitos com sua empresa, mas não foram “surpreendidos” ou “encantados” por seus produtos ou serviços. Não serão fiéis.
- Promotores: clientes que deram notas de 9 a 10. Estes clientes realmente ficaram satisfeitos com o nível de serviços e qualidade dos produtos da empresa e passam a fazer uma verdadeira “propaganda gratuita”, recomendando e até se orgulhando de serem clientes.
A seguir, vamos mostrar como fazer a segunda parte do cálculo e você vai notar que ela leva em conta uma regra importante sobre o comportamento do consumidor: quando uma coisa desagradável acontece, um atendimento inadequado ou um produto com defeito, a tendência é o cliente contar para todo mundo! Já um atendimento normal não leva a grandes reações.
Só atendimentos, produtos e serviços excepcionais podem suscitar que ele saia por aí espalhando como sua empresa é excelente! 2. Calculando o NPS: Net Promoter Score A primeira coisa a fazer é calcular a percentagem de clientes Detratores, clientes Neutros e clientes Promotores que sua empresa tem. O Net Promoter Score será a subtração entre a percentagem de clientes Promotores da percentagem de clientes Detratores.
Por exemplo: se 75% de seus clientes são Promotores, 15% são Neutros e 10% são Detratores, seu Net Promoter Score será de 65%. Agora você poderá classificar sua empresa dentro desta escala:
- Empresas na Zona de Excelência: de 75 a 100 de NPS
- Empresas na Zona de Qualidade: de 50 a 74 de NPS
- Empresas na Zona de Aperfeiçoamento: de 0 a 49 de NPS
- Empresas na Zona Crítica: de -100 a -1 de NPS
A partir desses resultados será possível planejar ações de melhoria ou manter as práticas já adotadas! É muito difícil ter clientes satisfeitos sem funcionários igualmente satisfeitos, sabia? Veja como medir isso em sua empresa: Quando aplicar uma pesquisa de satisfação de funcionários?
Qual valor de NPS é bom?
Detrator x promotor: quais as diferenças e particularidades? – Conforme vimos, o NPS ideal é o mais próximo possível de 100%. Nesse caso, qualquer percentual acima de 75% já indica um bom NPS, Entretanto, notas abaixo de 50% rendem um sinal de alerta na empresa, pois indicam que há uma quantidade maior de detratores do que promotores, trazendo alguns malefícios para a empresa. Veja alguns pontos.
Qual o objetivo do uso do NPS pelas empresas?
Qual a importância do NPS para seu negócio? – Para que você consiga compreender a importância que o NPS, e o processo de pós venda, tem para seu negócio é preciso primeiro entender o que de fato essa metodologia significa. Bom, o NPS ou Net Promoter Score é uma métrica que foi desenvolvida em 2003 pelo pesquisador Fred Reichheld, por entender que os métodos utilizados para medir os níveis de satisfação e lealdade dos clientes não eram eficientes.
Por tanto, o NPS é uma ferramenta para mensurar o índice de satisfação e fidelidade de um modo mais simples e efetivo. Como já falamos aqui no blog, o mercado mudou, Com o avanço da tecnologia, as empresas estão passando por uma verdadeira revolução. Você provavelmente já se deparou com o seguinte questionamento: “em uma escala de 0 a 10, o quanto você recomendaria nossa empresa?”, não é verdade? Bom, apesar de haver diversas variações, a pergunta central na qual a metodologia do NPS consiste é essa.
É com base nos resultados obtidos através desse questionamento que o NPS calcula o nível de satisfação dos clientes. Ou seja, de forma resumida, podemos dizer que o NPS é uma metodologia para entender qual a visão que os consumidores têm de sua marca. Mas não é só isso. Além de medir o índice de satisfação do consumidor, o NPS permite categorizar as respostas e dessa forma identificar alguns tipos de clientes e qual é o grau de engajamento que eles possuem com sua marca. Eles estão satisfeitos e indicariam sua empresa, ou ficaram insatisfeitos e podem emitir opiniões ruins sobre sua empresa? Qual deles predomina? Várias pesquisas já mostram que é muito mais efetivo incentivar que pessoas que já são ou foram clientes a voltar a fazer uma nova aquisição, do que fazer promoções e campanhas para adquirir novos clientes que ainda não obtiveram nenhum tipo de experiência com sua empresa.
Quais são os 3 grupos de clientes possível de identificar no NPS?
Ajuda a classificar os clientes em grupos – Através de um simples questionário de NPS, é possível categorizar os clientes em três grupos: promotores, detratores e passivos, Esses grupos dizem respeito ao nível de fidelidade dos clientes e ajudam a criar uma comunicação personalizada na hora de conversar com o público.
Como saber se o NPS é bom?
O que é uma boa pontuação NPS (Net Promoter Score) ? – O que é uma boa pontuação geral do NPS ? Os criadores da métrica NPS, Bain & Company, dizem que embora uma pontuação NPS acima de 0 seja boa, acima de 20 é ótima e acima de 50 é surpreendente. Em qualquer lugar acima de 80 é o percentil superior.
- Entretanto, é importante notar que uma boa pontuação NPS depende se você está usando o método NPS absoluto ou relativo.
- Como mencionado acima, em um sentido absoluto, uma pontuação NPS acima de 50 é considerada acima da média.
- Se você estiver procurando comparar sua pontuação com a da concorrência através do método relativo, uma pontuação NPS acima da média pode variar de 0 a 40+, dependendo do setor.
Para dar um passo atrás, aqui está um rápido resumo de ambas as metodologias:
O método absoluto NPS (Net Promoter Score) envolve comparar sua pontuação com um padrão livremente acordado para o que é uma boa pontuação, em todos os setores. O método relativo NPS (Net Promoter Score) envolve a comparação de sua pontuação com outras empresas dentro de sua indústria.
Para o método relativo, criamos uma ferramenta simples de benchmarkingNPS (Net Promoter Score) que permite comparar sua pontuação em NPS (Net Promoter Score) com outras em seu setor. Basta entrar em seu NPS (Net Promoter Score), selecionar sua indústria, e nós lhe mostraremos como você se empilha.
Ou, se estiver interessado em acompanhar a comparação do seu NPS ao longo do tempo, aproveite o relatório Benchmarks do aplicativo Delighted. Você tem uma visão geral de 20 setores e pode filtrar seus próprios dados por Tendência e período de tempo. Vamos mergulhar profundamente tanto nos métodos absolutos quanto nos relativos.
Fique até o fim, e você verá como decidir se seu NPS (Net Promoter Score) é bom ou ruim.
Como se faz o cálculo do NPS?
Auditoria de seu programa NPS (Net Promoter Score) – Seu programa NPS deve refletir o sentimento de seus clientes mais importantes e crescer com seu negócio. Se você não estiver recebendo tanto feedback acionável quanto precisa, é hora de realizar uma revisão trimestral do seu negócio, iterar em seu processo e acompanhar como suas mudanças impactam as respostas ao longo do tempo.
Qual a diferença entre NPS e pesquisa de satisfação?
Pesquisa de Recomendação ou NPS – Enquanto a pesquisa de satisfação tende a ser mais passageira, a pesquisa de recomendação (utilizada na metodologia NPS) propõe uma relação mais sólida com o cliente. A empresa que está disposta a avaliar toda a jornada do consumidor, até mesmo antes da efetuação da compra, possui mais oportunidades de detectar seus pontos fracos e fortes.
Para coletar informações importantes sobre a experiência do cliente com a marca, os líderes podem utilizar a ferramenta ( NPS ). Ela envia a pergunta “Qual é a probabilidade de você recomendar a empresa X para um amigo ou colega?” ao consumidor com a intenção de avaliar o nível de lealdade e, consequentemente, as chances de recomendação para os amigos e familiares.
Os clientes poderão ser classificados da seguinte forma:
0 a 6 (clientes detratores) – são aqueles que não recomendariam a marca para outras pessoas. A situação corre o risco de se tornar ainda mais grave: eles podem depreciar a imagem da empresa por meio do “boca a boca” ou pela Internet. 7 a 8 (clientes neutros) – são aquelas pessoas que ficaram satisfeitas com a empresa, mas, a experiência não foi relevante o suficiente para promover uma recomendação, Também podem trocá-la pela concorrência facilmente.
9 a 10 (clientes promotores) – esses clientes chegaram a um nível de satisfação relevante e, por isso, são leais à marca. Ainda que a concorrência ofereça preços mais baixos, eles não trocam a empresa por outra, porque, já estabeleceram uma relação com a mesma. Eles são chamados de clientes promotores, uma vez que promovem a recomendação dos produtos ou serviços para outras pessoas sem cobrar nada por isso.
Qual o maior NPS do Brasil?
A SoluCX é líder em pesquisas de satisfação e NPS no Brasil, ouvindo mais de 30 milhões de consumidores anualmente.
O que é NPS alto?
O método absoluto NPS (Net Promoter Score) – Em uma escala de -100 a 100, o método absoluto NPS (Net Promoter Score) considera como “bom” qualquer Pontuação do Promotor Net maior que 0, pois significa que seus promotores superam em número os passivos e detratores.
Enquanto 0 é um positivo NPS (Net Promoter Score), as empresas com pontuação de 0 provavelmente não estão fornecendo uma boa experiência na atualidade – estão fazendo o mínimo. Sua pontuação NPS (Net Promoter Score) geralmente precisa ser maior que 50 para ser considerada acima da média em um sentido absoluto.
Aqui está uma descrição que pode ajudá-lo a aproximar o quão bem sua empresa está realmente se saindo com relação ao método absoluto: – 100-0 : A maioria das pessoas que interagem com seu produto ou marca estão tendo uma má experiência. Elas não estão felizes com sua empresa e estão espalhando a palavra de que seus produtos ou serviços devem ser evitados.1-30 : Esta é uma faixa aceitável para estar dentro, pois você tem um pouco mais de promotores do que passivos e detratores.
Entretanto, a maioria das empresas nesta faixa tem muitas oportunidades para melhorar.31-50 : É aqui que a maioria das empresas tende a viver. Uma empresa desta gama valoriza uma experiência de qualidade do cliente e geralmente a entrega com um sólido grupo de promotores prontos para indicar outros à sua marca.50-70 : Uma empresa desta linha está dobrando a experiência do cliente – e isso mostra.
Algumas das marcas mais amadas têm um NPS (Net Promoter Score) nesta gama, e isso significa que elas têm um grupo maior que a média de promotores compartilhando sua percepção positiva com suas redes pessoais.71-100 : Este é o Santo Graal de NPS (Net Promoter Score), e raramente é alcançável.
Quais perguntas fazer no NPS?
A pergunta de Net Promoter Score (NPS) permite medir a fidelidade do cliente com uma única pergunta. Sua pontuação representa a porcentagem líquida de clientes classificados como promotores da sua empresa ou marca. A metodologia do NPS é baseada na seguinte pergunta: Qual é a probabilidade de você recomendar esta empresa para um amigo ou colega? (Nem um pouco provável) 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 (Extremamente provável) De acordo com as respostas fornecidas, seus clientes serão classificados em três grupos: Para calcular sua pontuação, subtraímos a porcentagem de detratores da porcentagem de promotores.
Quando devo aplicar o NPS?
Quando cada metodologia deve ser usada? – Que as duas metodologias são usadas para medir a satisfação do cliente você já sabe, não é mesmo? Mas, cada uma pode ser aplicada de maneira diferente. Veja: O NPS é aplicado quando um consumidor está ainda na jornada do cliente ( NPS Bottom Up ou Transacional ), ou ao final de sua jornada, quando encerra por completo o ciclo de compra e uso de um produto ou serviço (NPS Top Down).
- O objetivo de ambas as aplicações é mapear toda jornada e posteriormente a experiência completa com um cliente.
- Já o CSAT normalmente é veiculado logo após uma interação, como um atendimento ao cliente ou uma confirmação de compra, por exemplo.
- A ideia é trazer um panorama mais momentâneo e voltado para um serviço da empresa.
Suas informações são extremamente pontuais e de difícil uso gerencial, a não ser para melhoria do atendimento em si.
Como calcular o NPS de 1 a 5?
De forma resumida, a fórmula para calcular o NPS é: NPS = Promotores – Detratores/Número total de respondente. Em outras palavras, basta subtrair a quantidade percentual de promotores pela quantidade percentual de detratores.
Quais empresas usam o NPS?
Varejo: Conheça os finalistas das 17 categorias do NPS Awards 2022 Magalu, Drogaria São Paulo, Natura, Outback, Leroy Merlin, Cacau Show e Chilli Beans são algumas das 51 marcas finalistas do, que vai premiar as empresas que melhor atendem aos consumidores.
- Os vencedores serão conhecidos em 15 de setembro durante o, maior evento B2B de varejo e consumo da América Latina.
- O NPS Awards Varejo tem como objetivo reconhecer as marcas com as melhores avaliações e percepções do público com base em levantamento realizado pela SoluCX, empresa de pesquisa de satisfação e NPS no Brasil, em parceria com a Exame a Gouvêa Experience, realizadora do Latam Retail Show e integrante da,
Cerca de 214 mil pessoas avaliaram, entre 4 de maio a 26 de julho, 601 marcas. As 185 selecionadas na primeira fase do prêmio foram reveladas numa live em julho. Foram marcas que conquistaram o NPS acima da média em seus segmentos e consideradas, assim, “NPS Benchmark”.
Carrefour Super Bompreço Supermercados Guanabara
Atacado e Atacarejo
Assaí Atacadista Atacadão Atakarejo
Mini mercados e conveniência
Americanas Express Carrefour Bairro Oba Hortifruti
Restaurantes
Coco Bambu Fogo de Chão Outback
Cafeterias, sorveterias e sobremesas
Cacau Show Chocolates Brasil Cacau Oggi Sorvetes
Aplicativos de delivery
iFood Shopper Zé Delivery
Vestuário
Brooksfield Calvin Klein Hering Kids
Calçados
Adidas Store Nike Factory Store Usaflex
Artigos Esportivos
Adidas Store Decathlon Nike Factory Store
Óticas
Chilli Beans Fuel Óticas Diniz
Materiais de Construção
ABC da Construção Leroy Merlin Portobello Shop
Eletro, móveis e decoração
Casas Bahia MadeiraMadeira Magazine Luiza
Pet Drogarias
Drogaria São Paulo Drogasil Ultrafarma
Beleza e Cosméticos
Beleza na Web Natura O Boticário
Marketplaces
Amazon Magazine Luiza Shopee
Shoppings
BarraShopping Salvador Shopping Vale Sul Shopping
Qual é a pergunta que o cliente precisa responder para calcular o NPS?
A pergunta de Net Promoter Score (NPS) permite medir a fidelidade do cliente com uma única pergunta. Sua pontuação representa a porcentagem líquida de clientes classificados como promotores da sua empresa ou marca. A metodologia do NPS é baseada na seguinte pergunta: Qual é a probabilidade de você recomendar esta empresa para um amigo ou colega? (Nem um pouco provável) 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 (Extremamente provável) De acordo com as respostas fornecidas, seus clientes serão classificados em três grupos: Para calcular sua pontuação, subtraímos a porcentagem de detratores da porcentagem de promotores.
Qual a diferença entre NPS é eNPS?
O NPS ( Net Promoter Score ) é uma metodologia de pesquisa utilizada para medir o grau de satisfação do cliente com as companhias e com as marcas. Já o eNPS (Employee Net Promoter Score ) tem como objetivo classificar se a corporação é um bom lugar para se trabalhar.
O que significa um NPS negativo?
Quando um NPS é negativo, indica que a maioria dos clientes está insatisfeita e não está propensa a recomendar a empresa para outras pessoas. Reverter um NPS negativo é essencial para garantir a sobrevivência e o crescimento sustentável do negócio.
Qual o NPS das empresas?
O que é um bom NPS? – Mas afinal, o que é um bom número para o NPS? O bom NPS é aquele que está na zona de excelência, ou seja, entre 76 e 100. Mas fique atento, ainda que sua empresa ainda não esteja nessa zona, é possível aumentar a sua nota com um trabalho bem realizado focado na melhoria da Experiência do Cliente,
Como fazer um bom NPS?
O cálculo do NPS é obtido subtraindo a porcentagem de detratores da porcentagem de promotores. O resultado varia de -100 a +100, representando a pontuação do NPS. Quanto maior a pontuação, maior a proporção de promotores em relação aos detratores, indicando maior satisfação e lealdade dos clientes.
Qual o maior NPS do Brasil?
A SoluCX é líder em pesquisas de satisfação e NPS no Brasil, ouvindo mais de 30 milhões de consumidores anualmente.
Como usar o NPS?
O cálculo do NPS é absolutamente simples: basta fazer ‘a pergunta definitiva’ e utilizar uma pontuação em escala de 0 a 10. Nesse caso, a pergunta-chave é: ‘Em uma escala de 0 a 10, qual a probabilidade de você recomendar nossa empresa/produto/serviço a um amigo ou familiar?’.