Kpi O Que É?
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O que é KPIs exemplos?
KPIs são os principais alvos que você deve rastrear para causar o máximo impacto nos resultados estratégicos de seus negócios. Os indicadores-chave de desempenho apoiam sua estratégia e ajudam suas equipes a se concentrarem no que é importante. Um exemplo de KPI é ‘500 novos clientes por mês’.
O que é KPI e para que serve?
O que são KPIs (key performance indicators)? – KPI é a sigla para Key Performance Indicator, em português, Indicador-chave de Performance. Consiste em uma ferramenta de gestão utilizada para mensurar se uma ação ou atividade está gerando os resultados esperados.
Saber o que é KPI é essencial para verificar se as ações e estratégias da sua empresa estão trazendo os resultados pretendidos. Basicamente o significado de KPI é indicador mensurável, podendo ser um percentual ou um número, que pode ser aplicado em diferentes situações em um negócio. Com essa ferramenta é possível, por exemplo, mensurar resultados de estratégias de marketing, de vendas, de engajamento do público, métricas de atendimento ao cliente, entre outras.
Dica de leitura: ” KPI de customer experience: 6 métricas para acompanhar o desempenho das suas estratégias ”
O que é KPI como fazer?
Os KPIs são o conjunto de indicadores-chave necessários para que a sua empresa consiga atingir o sucesso. Eles são os parâmetros que nos dizem se estamos no caminho certo para atingir nossas metas. Já a métrica é uma unidade de medida que avalia pontos específicos.
Quais são os KPIs de uma empresa?
O que são KPIs? – Os KPIs (em inglês Key Performance Indicators ) são os Indicadores-Chave de Desempenho observados por um negócio. Ou seja: os valores quantitativos fundamentais que medem os seus principais processos internos. Eles são parte fundamental da estratégia de gestão de qualquer empresa e possibilitam um acompanhamento e melhor gerenciamento do nível de desempenho e sucesso das estratégias.
Com os KPIs, a empresa consegue entender como está cada um dos números e traçar metas plausíveis e realizáveis. Se, por exemplo, o CAC (Custo de Aquisição do Cliente) está alto em determinada organização, os gestores sabem que devem olhar mais atentamente para os processos dentro das áreas de Marketing e Vendas.
Já se a retenção está baixa, são as etapas de atendimento ao cliente que precisam ser observadas. As métricas devem ser separadas em níveis: as mais gerais e estratégicas para o negócio como um todo e as mais específicas, que dizem respeito a uma determinada área ou detalhe operacional.
Taxa de Churn; MRR (Receita Mensal Recorrente); Fluxo de Caixa.
Métricas específicas (exemplos):
Custo por Lead; Taxas de conversão.
Existem ainda diversas categorias de indicadores, como veremos a seguir.
Quais são os KPIs de qualidade?
Como avaliar os indicadores de qualidade? – Os indicadores de qualidade e desempenho devem ser claros, objetivos e relevantes para a sua empresa. Afinal, eles atuam como ferramentas importantes para rastrear os pontos que impactam o seu negócio. Por isso, quando esses indicadores são diretos e sucintos, fica muito mais fácil coletar e interpretar os dados e depois transformá-los em ações concretas.
Esses indicadores também podem ser avaliados por meio dos KPIs (do inglês Key Performance Indicator ). Os KPIs também são indicadores, só que de performance e ainda são considerados indicadores-chave de desempenho. Para isso, ele exige a análise de parâmetros como produtividade dos colaboradores, ociosidade, taxa de turnover, lead time e time to market,
Ou seja, os indicadores de qualidade também devem ser capazes de mensurar o desempenho da equipe de trabalho, já que ele impacta diretamente no sucesso da empresa.
Quem usa KPI?
Os KPIs ajudam os gestores das empresas a tomarem melhores decisões, a aproveitarem oportunidades de negócios e ainda proporcionam a melhoria contínua, peça-chave para um empreendimento que visa crescimento.
O que são os KPIs de vendas?
KPIs de Vendas: quais indicadores acompanhar para potencializar o processo comercial? KPIs (Key Performance Indicators, em inglês) de Vendas são os indicadores que mostram como está o desempenho de um time comercial. Os principais são: nº de oportunidades abertas; nº de oportunidades concluídas; ticket médio; CAC; LTV; tempo média de venda;; taxa de conversão; tempo de rampeamento de vendedores; canais de venda; churn rate; taxa de follow up; ciclo de venda; e Monthly recurring revenue (MRR).
Os famosos KPIs de Vendas, também conhecidos como indicadores-chave de performance, são utilizados para avaliar o desempenho da área comercial dentro de uma empresa e funcionam como base para a tomada de decisões embasadas para as ações no departamento. Você sabia disso? Conhecer os principais indicadores de auxilia a organização a otimizar processos e alcançar melhores resultados.
Afinal, quando uma companhia opera com, é fundamental ter ferramentas para acompanhar e analisar os resultados das ações executadas, com métricas de conversão adequadas. E, para se aprofundar no assunto, faça o curso, Ele foi desenvolvido tanto para quem está começando a jornada no mundo dos dados quanto para quem precisa aprimorar os conhecimentos.
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- Do mesmo jeito que o e todo o conjunto de informações que a transformação digital trouxe para as ações dessa área, o setor de vendas também passou por grandes mudanças nos últimos tempos.
Ou seja, o departamento comercial obteve acesso a suas próprias ferramentas e dados.
- As informações coletadas a partir da realização das estratégias de vendas possibilitam o monitoramento de resultados da área. Por exemplo, pode-se identificar:
- >> Leia mais:
- Todos os dados e informações são relevantes para os gestores de vendas consigam otimizar os resultados do departamento e aprimorar os processos.
Os principais KPIs de Vendas devem ser utilizados como uma espécie de histórico, o qual fará o time compreender o que funcionou e quais são os gaps do setor. Além disso, esses indicadores funcionam como um mapa para tomar decisões estratégicas no presente e no futuro.
- Aqui, não há mais espaço para achismos, é hora de:
- Esses KPIs de Vendas permitem que os vendedores da companhia identifiquem onde estão os erros e falhas do processo, e concentrem seus esforços para resolvê-los.
- Ao aprimorar um processo, também melhora-se os resultados e, consequentemente, há um impacto direto e positivo no volume das vendas.
Agora que sabemos o que são os KPIs de Vendas e qual é a importância desses indicadores, chegou o momento de conhecer os principais para você analisar na sua empresa. Acompanhe! Já se perguntou quantas oportunidades os vendedores tiveram para gerar vendas? Se sim, é esse mesmo questionamento que você deve se fazer nessa métrica.
- Todo e qualquer começa com a busca por oportunidades, certo? Essas oportunidades são Leads que chegaram no seu negócio, seja por ações de ou por pesquisas que a sua equipe de vendas fez em busca de prospects.
- Por esse motivo, é essencial mensurar quantas oportunidades de vendas estão sendo abertas.
- Afinal, sem oportunidades não há vendas.
E, para encontrar o volume ideal de oportunidades da sua empresa, é preciso fazer um acompanhamento histórico. Tente identificar quantas oportunidades são necessárias para bater a meta de vendas do seu negócio. Nem toda oportunidade se torna uma venda concreta, então identifique qual é o percentual de oportunidades que se tornam clientes no período,
Por exemplo, se 20% das oportunidades se tornam clientes e você tem a meta de 200 clientes por período, será necessário 1000 oportunidades entrando no mesmo período. Está com baixo percentual de oportunidades se tornando clientes? Então, pode haver, por exemplo, um problema na captura dessas oportunidades.
Elas podem não ter o perfil que a companhia realmente precisa. Em casos como esse é importante alinhar a do negócio, Devem participar desse alinhamento profissionais de atendimento, marketing e vendas, bem como os gestores da empresa e outros profissionais.
- O faz parte dos KPIs de Vendas e é responsável por avaliar o valor médio que um cliente gasta com as soluções oferecidas pela empresa.
- Essa é uma, mas também financeira, que pode ser trabalhada em conjunto com upsell,
- Assim, o negócio tem a chance de aumentar o ticket médio de cada cliente, oferecendo soluções mais completas e melhores, analisando a necessidade de cada consumidor.
Além disso, também pode-se mensurar o ticket médio de cada vendedor e identificar quais conseguem valores mais elevados e como alcançam esses resultados. Dessa forma, é possível replicar o método para os demais profissionais. Você sabe quanto seu negócio investe para conquistar um cliente? Mensurar isso é essencial, sabia? Com esse dado você saberá se está gastando muito ou se o cliente está realmente trazendo lucro para a empresa,
- salários;
- comissões de vendas;
- treinamentos de vendedores;
- ferramentas e softwares;
- viagens e mais.
O LTV, em português valor do tempo de vida do cliente, é responsável por medir o lucro que cada cliente gera para o negócio no decorrer do tempo. Ou seja, é o valor que um cliente gera a sua empresa ao longo do tempo em que permanece como cliente.
- Como calcular esse indicador?
- LTV = Ticket Médio x Quantidade de Pedidos por Ano x Tempo de Retenção
- O Lifetime Value é uma das principais métricas comerciais para negócios de venda recorrente, como sistemas e assinaturas.
Qual é o que sua empresa precisa para converter uma oportunidade em venda? Geralmente, empresas B2B têm tempos médios de venda maiores, devido ao fato de realizarem, Porém, se esse KPI tem um ciclo muito extenso, é sinal que seu negócio precisa investir em uma atualização dos processos ou reavaliar o perfil dos Leads que estão sendo coletados.
- Na maioria dos casos, o tempo médio de venda é longo porque o setor comercial trabalha com Leads em fases mais iniciais do,
- Das oportunidades trabalhadas pelo seu time comercial, quantas se tornam clientes? Como essa é a última etapa do processo de vendas, esse é um dos principais KPIs com que o departamento deve se preocupar.
Afinal, a conversão é o objetivo final do setor comercial, dessa forma, manter boas taxas dentro desse indicador é uma questão de sobrevivência. Erros na e processos de vendas ineficientes são dois dos fatores relacionados a baixas taxas de conversão.
- Sendo assim, investir em, que tornam o processo mais rápido e eficaz, é fundamental para que as oportunidades que chegam até o setor sejam bem trabalhadas.
- É um aspecto importante no mundo das vendas e refere-se ao tempo necessário para que um novo vendedor se ajuste e atinja sua performance máxima na empresa.
- Esse período de adaptação pode variar de acordo com a complexidade do produto ou serviço oferecido, o nível de experiência do vendedor e o tipo de treinamento e suporte oferecido pela empresa.
- Veja abaixo uma tela da funcionalidade de :
Quando se trata de vendas, é importante utilizar várias formas para alcançar o cliente, e essas diferentes formas são chamadas de canais de venda. Alguns exemplos de canais de venda são vendas são:
- telefone
- redes sociais
- chatbots
- inflienciadores
Cada canal pode ser mais ou menos efetivo dependendo do público-alvo e da estratégia de marketing da empresa. Para muitas empresas, a retenção de clientes é uma das chaves para o sucesso., ou taxa de cancelamento, é um termo que se refere à porcentagem de clientes que deixam de utilizar o produto ou serviço oferecido pela empresa em um determinado período de tempo.
Uma alta churn rate pode indicar problemas com a qualidade do produto ou serviço, suporte ao cliente ou até mesmo problemas de comunicação. Isso tudo se reflete no time de vendas também, já que pode ser um indicativo de desalinhamento na proposta comercial. é uma palavra em inglês que significa “acompanhamento”, e a taxa de follow up é a porcentagem de clientes que foram contatados pela equipe de vendas e que se tornaram clientes.
Esse indicador pode ser um bom reflexo da qualidade da equipe de vendas, já que um follow up bem feito pode ajudar a convencer o cliente a fechar negócio. Veja abaixo uma tela do que mostra o histórico de interações com um cliente.
- O é o tempo médio que um cliente leva para realizar uma compra desde o primeiro contato com a empresa até a efetivação da venda.
- Esse período pode variar muito de acordo com o tipo de produto ou serviço oferecido, a complexidade da venda, o tempo de tomada de decisão do cliente e a qualidade da equipe de vendas.
- É importante monitorar o ciclo de venda para otimizar o processo de vendas e reduzir o tempo necessário para fechar negócios.
- O MRR, ou receita mensal recorrente, é o valor médio mensal que a empresa recebe dos seus clientes por meio dos contratos de assinatura.
- Esse indicador é importante para empresas que oferecem serviços ou produtos de assinatura, como softwares ou serviços de streaming, e pode ajudar a prever a receita futura da empresa.
- Além disso, monitorar o MRR pode ajudar a identificar tendências de crescimento ou declínio na base de clientes da empresa.
- Ter uma equipe comercial focada é fundamental, mas também é preciso avaliar o desempenho do departamento através dos KPIs de Vendas.
Faça sua empresa obter melhores resultados trabalhando com métricas. Certamente esse recurso fará toda a diferença. Para isso você pode contar com o RD Station CRM, a ferramenta de gestão de vendas e times comerciais que tem a melhor avaliação do Brasil! Assista ao vídeo abaixo para entender como ele funciona e, a seguir, deixe seu email para conhecer a versão gratuita.
Qual o objetivo do KPIs?
Os KPIs indicam os valores quantitativos fundamentais que medem os seus principais processos internos da empresa, possibilitando o acompanhamento e o melhor gerenciamento do nível de desempenho e sucesso das estratégias.
Qual a diferença entre indicadores e KPIs?
Um indicador é uma medida. Ou seja, um número que se obtém a partir de um levantamento. O KPI é um dado sobre um determinado projeto em formatode indicador-chave ou métrica prioritária. Já a métrica diz respeito a um cálculo entre dois ou mais números obtidos a partir de levantamentos, para efeitos de comparação.
O que são KPIs em planejamento?
Imagine a seguinte situação: toda a equipe de marketing reunindo tempo e esforço naquele superprojeto do ano. Depois de muito empenho, as ações são lançadas e agora é só esperar os elogios da diretoria. Como mensurar o resultado dos trabalhos? Conheça o que é KPI ! A sigla em inglês remete à expressão Key Performance Indicator.
- Na tradução para o português brasileiro, podemos chamá-lo de Indicador-Chave de Desempenho,
- O indicador de desempenho é fundamental no acompanhamento de qualquer objetivo, ação, processo ou projeto de um negócio.
- Ele mensura se o planejamento estratégico está sendo executado de forma eficaz.
- Existem vários indicadores que podem servir como uma bússola para mostrar, por exemplo, se uma campanha de marketing digital está tendo sucesso.
O volume de negócios fechados é uma opção. Um detalhe importante, o indicador também mostra resultados negativos e aponta onde foram os erros cometidos na definição ou na execução de uma estratégia. Encontrar o indicador-chave de performance que mais se encaixa às necessidades de uma empresa não é uma tarefa fácil,
O que é KPI? Exemplos práticos de KPIs Qual a importância do KPI no planejamento estratégico? Tipos de KPIs Como escolher os KPIs certos para o seu negócio? Como monitorar os KPIs com o Scopi? A importância da ferramenta FCA Conclusão sobre indicadores de desempenho e importância no planejamento estratégico
Se você ficou interessado em entender a fundo o que é um KPI e para que serve, continue no artigo e acompanhe!
Qual a diferença entre indicadores e KPIs?
Um indicador é uma medida. Ou seja, um número que se obtém a partir de um levantamento. O KPI é um dado sobre um determinado projeto em formatode indicador-chave ou métrica prioritária. Já a métrica diz respeito a um cálculo entre dois ou mais números obtidos a partir de levantamentos, para efeitos de comparação.
O que são KPIs em planejamento?
Imagine a seguinte situação: toda a equipe de marketing reunindo tempo e esforço naquele superprojeto do ano. Depois de muito empenho, as ações são lançadas e agora é só esperar os elogios da diretoria. Como mensurar o resultado dos trabalhos? Conheça o que é KPI ! A sigla em inglês remete à expressão Key Performance Indicator.
- Na tradução para o português brasileiro, podemos chamá-lo de Indicador-Chave de Desempenho,
- O indicador de desempenho é fundamental no acompanhamento de qualquer objetivo, ação, processo ou projeto de um negócio.
- Ele mensura se o planejamento estratégico está sendo executado de forma eficaz.
- Existem vários indicadores que podem servir como uma bússola para mostrar, por exemplo, se uma campanha de marketing digital está tendo sucesso.
O volume de negócios fechados é uma opção. Um detalhe importante, o indicador também mostra resultados negativos e aponta onde foram os erros cometidos na definição ou na execução de uma estratégia. Encontrar o indicador-chave de performance que mais se encaixa às necessidades de uma empresa não é uma tarefa fácil,
O que é KPI? Exemplos práticos de KPIs Qual a importância do KPI no planejamento estratégico? Tipos de KPIs Como escolher os KPIs certos para o seu negócio? Como monitorar os KPIs com o Scopi? A importância da ferramenta FCA Conclusão sobre indicadores de desempenho e importância no planejamento estratégico
Se você ficou interessado em entender a fundo o que é um KPI e para que serve, continue no artigo e acompanhe!
O que é KPIs operacionais?
2. KPIs operacionais – Indicadores usados para medir performance em um curto espaço de tempo, com foco nos processos e na eficiência.
Exemplos: vendas por região, custo médio mensal de transporte e Custo por Aquisição (CPA).