Endomorfo O Que É? - CLT Livre

Endomorfo O Que É?

O que é ser uma pessoa Endomorfo?

Endomorfos – Redondos e Maiores – O biotipo endomorfo é representado por aquelas pessoas que possuem os membros inferiores maiores e robustos, em contrapartida os superiores que são pequenos e mais finos. Ou seja, quem tem esse tipo de corpo possui mais força nas pernas, já os braços são mais magros.

  1. A composição estética de corpos desse tipo possuem o perfil mais redondo, ganhando gordura e musculatura mais facilmente, porém possuem dificuldade no emagrecimento, uma vez que o metabolismo é mais lento.
  2. É importante compreender que para os endomorfos o ganho de peso vem muito atrelado ao ganho de gordura, por isso investir em exercícios aeróbicos e de queima rápida pode ser uma ótima alternativa.

Corrida, ciclismo e crossfit são alguns exemplos de exercícios físicos interessantes para quem é classificado nesse biotipo. O crossfit, por exemplo, além de ser uma modalidade que permite uma queima bastante rápida, também vem com o bônus de mesclar exercícios tonificadores, o que faz com que os músculos também sejam definidos.

Como um Endomorfo perder peso?

Como deve ser a dieta do endomorfo. Uma alimentação balanceada com poucas calorias e com boas quantidades de proteínas, auxilia no emagrecimento e no ganho de massa muscular, modificando a aparência física, ou seja, o somatotipo da pessoa endomórfica.

É bom ser Endomorfo?

Quais são as características do Endomorfo? – As pessoas com biotipo de endomorfo precisam ter alguns cuidados pois ao mesmo tempo que possuem facilidade para conquistar ganhos de massa muscular também podem ter facilidade em ganhar gordura corporal por isso a estratégia de organizar os treinos e a dieta com cuidado é muito importante.

Como saber se você é Endomorfo?

Tipos de corpo: Ectomorfo, Mesomorfo e Endomorfo Você sabia que existem tipos de corpos? Saber disso é importante porque permite entender e identificar qual tipo de corpo temos, já que cada um exige um tipo e método de treinamento diferentes, além de dietas especificas.

Podemos entender por biotipo, ou mesmo tipo somático, a forma física que tem o corpo do ser humano. Tal forma é determinada por vários fatores, dentre eles o metabolismo, a constituição dos ossos, a massa muscular e a tendência a acumular gorduras. Nesse artigo você poderá conhecer e entender as características físicas dos três tipos distintos de estruturas corpóreas existentes: ectomorfo, mesomorfo e endomorfo.

Tipo de corpo: Ectomorfo O corpo de um ectomorfo geralmente é magro. De maneira geral esse tipo de corpo tem as pernas maiores e magras e seus músculos são mais fibrosos. Já os ombros tendem a ser magros e com uma largura reduzida. Entre as características geralmente apresentadas nos corpos do tipo ectomorfo estão: ossos pouco densos, peitoral plano, ombros curtos, corpo magro (assim como a massa muscular), dificuldades para ganhar peso e metabolismo rápido.

Por conta do metabolismo rápido as pessoas do tipo ectomorfo quase sempre tem dificuldade em ganhar peso, já que queimam calorias rapidamente. E é por isso que o ideal, para suprir suas necessidades e ganhar peso, é a ingestão de uma grande quantidade de calorias. A musculação para um ectomorfo deve ser com treinos intensos e curtos, e foco principal nos grupos musculares grandes.

Pessoas com esse padrão de corpo devem fazer refeições antes de dormir, na intenção de evitar o catabolismos muscular durante o sono. De forma geral, pessoas com corpo ectomorfo podem perder gordura de maneira muito fácil, por isso para eles ganhar músculos pode se tornar uma tarefa delicada e complexa.

  • Nos ectomorfos predominam os ossos sobre o tecido adiposo e os músculos.
  • Mesmo sendo magros por natureza não perdem definição nem condições físicas facilmente quando estão em um período sem praticar atividades.
  • Sobre os exercícios para ectomorfos é fundamental que aproveitem os treinos com peso para manter o tamanho e a definição de seus músculos.

Nos membros inferiores o aconselhável é fazer: quadríceps na maquina e agachamento. Já nos membros superiores os mais indicados são: leg press elevado, flexões de bíceps sentado e tríceps. Tipo de corpo: Mesomorfo As pessoas que apresentam um padrão de corpo mesomorfo tem uma estrutura óssea grande, músculos mais fortes, naturalmente um tipo físico de atleta,

  • Os mesomorfos apresentam um tipo físico que se encaixa melhor em atividades como o fisiculturismo e muitas outras.
  • Para pessoas com esse tipo de corpo é muito fácil ganhar e perder peso.
  • São naturalmente fortes, e isso ajuda muito na construção de músculos.
  • As características físicas típicas de pessoas com corpos mesomorfo são: tipo físico atlético, corpo forte, músculos definidos, padronagem de corpo de forma retangular, facilidade para ganhar músculos e também ganham gordura com uma certa facilidade.

Pessoas com tipo físico mesomorfo respondem melhor a exercícios e treinos com peso. A musculação para um mesomorfo é eficaz porque geralmente tem avanços e mudanças de forma muito rápida, principalmente quando iniciam treinos. Uma desvantagem para pessoas com esse padrão de corpo é que ganham gordura de forma mais fácil que os ectomorfos, por exemplo.

Ou seja: isso significa que os atletas mesomorfos devem estar atentos ao consumo de calorias, caso não pretendam ganhar peso rapidamente. De maneira geral uma combinação de treinos com pesos e cardiovasculares são os mais indicados para os mesomorfos. Nos corpos mesomorfos predominam os músculos sobre tecido adiposo e os ossos.

Devem treinar duas vezes na semana mesclando trabalhos com exercícios de peso e também cardiovasculares. Os exercícios mais aconselháveis para pessoas com esse tipo físico são: remo, flexão com barra reta e exercícios que trabalhem os ombros. Tipo de corpo: Endomorfo O tipo de corpo endomorfo geralmente apresentam as seguintes características: suavidade e flacidez.

  • Pessoas com corpo endomorfo adquirem gordura facilmente.
  • Esportistas com corpo endomorfo costumam ter bracos magros e pernas largas.
  • Seus músculos são fortes e potentes, especialmente nas pernas.
  • Por isso, a musculação para endomorfos naturalmente apresentam maior potencialidade em exercícios que usam as pernas.

Características presentes em pessoas com padrão de corpo endomorfo: corpo com padronagem redonda, ganho de músculos e gorduras facilmente, físico grande, dificuldade para perder gordura. Geralmente tem metabolismo lento e certa dificuldade para definir os músculos.

You might be interested:  Sonhar Com Pessoas Que Ja Morreram?

Um ponto forte é que assimilam bem as proteínas, por isso geralmente não existe a necessidade do uso de suplementos. Em relação a musculação para endomorfos: pessoas com esse tipo físico na maioria das vezes têm facilidade em ganhar peso. Infelizmente uma boa parte desse peso adquirido vem em forma de gordura, e não de músculos, por isso, para ajudar no aumento de músculos em relação as gorduras, é importante que pessoas com esse padrão de corpo realizem atividades aeróbicas.

Como os endomorfos tendem a ganhar peso, possuem maior quantidade de tecido adiposo em relação aos músculos e aos ossos. Pessoas com esse tipo de corpo devem deixar em segundo plano os exercícios com peso e investir em exercícios cardiovasculares. O recomendável seria algo como: dois dias de atividades físicas como corrida mesclados com bicicleta ou natação, por exemplo.

Devem investir em treinos que aumentem os gastos e queimem mais gordura. Os tipos físicos geralmente são combinados. É difícil encontrar sujeitos que pertençam a um único tipo físico. Isso geralmente só acontece com pessoas que apresentam quadro de obesidade mórbida, que seriam um tipo clássico de endomorfos e as pessoas que apresentam quadro de subnutrição ou magreza extrema, considerados ectomorfos puros.

Geralmente pessoas com um peso normal apresentam a combinação de endomorfo e ectomorfo ou ectomorfo e mesomorfo. Os endo-mesomorfos geralmente são meio gordos ou meio atléticos e ganham massa muscular com agilidade. Para eles o recomendado é um treno de intensidade alta e muita agilidade.

  1. Ou seja: séries gigantes, superséries ou séries descendentes.
  2. Não se deve preocupar com o treino excessivo porque geralmente armazenam uma quantidade grande de glicogênio, que acaba se convertendo em gordura.
  3. O melhor para pessoas com esse tipo físico é se basear em uma dieta que reduza os carboidratos e aumente o consumo de hortaliças e fibras.

O plano alimentar para eles deve estar baseado em proteínas e gorduras saudáveis, pois só assim irão reter menos liquido. Podemos pensar em uma variação com metade do consumo diário em proteínas e a outra metade dividida entre carboidratos e gorduras.

Já os ecto-mesomorfos apresentam dificuldade em ganhar músculos, porém quase sempre com um aspecto favorável: facilidade em se manter definidos. Devem treinar com muito peso e repousar bastante, deixando um bom espaço entre as seções e treinos. Devem também estar atentos ao tempo de recuperação, caso contrário podem acabar utilizando o próprio tecido muscular.

Uma proposta interessante de alimentação pra eles é consumir uma grande quantidade de proteínas e outra parte equilibrada dividida entre os carboidratos e gorduras. Afinal: que tipo de corpo você tem? Depois de todas essas informações é possível que você já tenha conseguido identificar que tipo de corpo é o seu.

Levando isso em consideração é importante e fundamental que você tente acertar seus exercícios e sua dieta na intensão de otimizar seu treino e adaptá-lo ao seu tipo de corpo. Não custa lembrar que o ideal antes de começar um treino novo, ou mesmo uma dieta, é que essas mudanças sejam feitas com o acompanhamento de um profissional.

Outra questão que devemos ter em conta é que independente de qual for seu tipo de corpo é possível alcançar os resultados desejados. Com esforço, determinação e acompanhamento correto até uma pessoa super magra pode alcançar um corpo grande e musculoso.

  1. Ainda que seja mais difícil para alguns, quando estamos dispostos a trabalhar arduamente podemos alcançar nossos objetivos.
  2. Publicação da, parceira do CamelBak Training Club,
  3. O Treinus é uma solução que estimula a saúde, através da prática de atividade física com o acompanhamento de um profissional de educação física, com a missão propagar a bem-estar e estimular a pessoas a saírem do sedentarismo.

Apesar do pouco tempo de operação, início em 2014, o Treinus já é utilizado por mais de 500 assessorias esportivas em todos os estados do Brasil e também na Europa. Este sucesso atrai cada vez mais profissionais para time, a empresa tem a missão de estimular a saúde através da prática de atividades físicas com acompanhamento de um profissional.

Tem como Endomorfo ser magro?

O que evitar – Tanto para emagrecer quanto para ganhar massa muscular, é importante que a pessoa com o biotipo endomorfo evite o consumo de alguns alimentos que podem atrapalhar no alcance dos objetivos, que incluem:

Alimentos ricos em açúcar, como doces, sorvetes, biscoito ou bolos; Alimentos industrializados, como molhos prontos, fast food ou macarrão instantâneo; Cereais refinados, como pão branco, macarrão branco ou arroz branco; Alimentos ricos em gordura, como frituras, pizza, salgadinhos, bacon ou salame.

Além disso, é importante evitar também o consumo de bebidas alcoólicas, como cerveja, espumantes ou vinho, pois contém alto teor de calorias e normalmente acompanham refeições e petiscos muito calóricos. Veja com a nossa nutricionista como fazer uma dieta para ganhar massa muscular e emagrecer: 98% dos leitores acham este conteúdo útil (803 avaliações nos últimos 12 meses) Esta informação foi útil? Obrigado pela sua mensagem. As suas sugestões são sempre bem vindas. Obrigado pela sua mensagem. Enviamos para você um email. Por favor, siga as instruções presentes nesse email para que possamos continuar em contato e responder à sua questão.

2 de outubro, 2023 (Versão atual)

MENON, Daiane; SHCAURICH,S, Jacqueline. Consumo de proteína por praticantes de musculação que objetivam hipertrofia muscular, Revista Brasileira de Medicina do Esporte. Vol.18.1.ed; 8-12, 2012 WYLIE-ROSETT Judith et al. Health Effects of Low-Carbohydrate Diets: Where Should New Research Go?, Current Diabetes Reports.13.2; 271-278, 2013 UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS. Tabela Brasileira de Composição de Alimentos – TACO,2011. Disponível em:, Acesso em 17 set 2021 A, H, S, Almeida et al. Somatotype analysis of physically active individuals, Journal of Sports Medicine and Physical Fitness. Vol.53.3.ed; 268-273, 2013 COMPOSIÇÃO DE ALIMENTOS. Plataforma Portuguesa de Informação Alimentar, Disponível em:, Acesso em 17 set 2021

O que um Endomorfo deve evitar?

Treino para biotipo endomorfo: veja vídeo e principais dicas Dando prosseguimento ao nosso especial sobre biotipos corporais, desta vez trouxemos a estratégia certa de treino especificamente para as pessoas com características do biotipo endomorfo. Lembrando que pessoas com essas características são aqueles que possuem corpo mais largo, maior percentual de gordura, metabolismo mais lento e, consequentemente, maior dificuldade para emagrecer. Entenda a estratégia de treino para quem tem biotipo endomorfo – Geralmente, indivíduos com o biotipo endomorfo buscam o emagrecimento, que é a baixa de gordura corporal. Portanto, o principal foco dos treinos deve ser o aumento de massa muscular. Os exercícios físicos para os endomorfos devem servir para a potencialização de um treinamento hipertrófico, de definição, que visa a baixa da quantidade de gordura corporal e o aumento da quantidade de massa muscular – explica o professor de educação física Wagner da Silva Oliveira.

You might be interested:  Por Que Os Egípcios Mumificavam Seus Mortos?

É importante lembrar que pessoas com esse biotipo devem priorizar o consumo de gorduras saudáveis, proteínas magras, vegetais e frutas, leguminosas e cereais integrais. E, claro, evitar comer alimentos ricos em açúcar e gordura, industrializados e cereais refinados, como pão, macarrão e arroz brancos.1 de 5 Biotipo endomorfo — Foto: Istock Getty Images Biotipo endomorfo — Foto: Istock Getty Images Já os treinos devem incluir exercícios de força para promover o ganho de massa muscular, além de treinos aeróbicos, para queima de calorias e condicionamento cardiorrespiratório.

– Vale ressaltar que não existem melhores exercícios para esse tipo de biotipo, mas sim estratégias através de treino específico que deve ser prescrito por um profissional de educação física e que vai potencializar a perda de gordura e o aumento de massa muscular diária.

Pernas, como agachamento com barra ou livre; Braços e peito, como supino e flexão de braços; Aeróbicos, como corridas, trote e caminhadas.

Qual melhor esporte para Endomorfo?

O esporte ideal para mim: – Aqui daremos algumas dicas sobre qual esporte pode ser o mais adequado para você praticar, baseado no seu tipo físico. Claro, não somos especialistas e isso servirá como uma recomendação “de amigo”.

Os ectomorfos, na maioria dos casos, têm o metabolismo mais acelerado e têm facilidade para esportes aeróbicos. Tá, mas quais esportes? Pois bem, se este é seu tipo físico, você tem muita facilidade para corridas, ciclismo, skate, surf, entre outros. Os mesomorfos, têm mais facilidade em ganho de massa muscular, sem um aumento considerável no percentual de gordura. Se este é o seu grupo, você se destaca em modalidades que exigem força e velocidade, como futebol (sabe aquele meio-campo ou atacante? ESSE MESMO!), natação, entre outros.

Os endomorfos têm percentual mais alto de massa muscular, o que facilita os trabalhos de potência. Por isso, foque em musculação, luta e por aí vai!

Vale lembrar que ter genética que favoreça não é fator determinante para ser bom ou não em uma modalidade, ok? Então se divirta e boa atividade física!

Como secar o Endomorfo?

Dieta para emagrecimento – A dieta para emagrecimento das pessoas com o biotipo endomorfo deve ter menos calorias e a dieta low carb pode ser uma boa opção, pois ajuda a manter a saciedade por mais tempo e favorece a perda de peso. Entenda mais sobre a dieta low carb e como fazer,

  1. É importante também priorizar o consumo de gorduras saudáveis, proteínas magras, vegetais e frutas frescas, leguminosas e cereais integrais na dieta.
  2. Além disso, consumir alimentos termogênicos, como cacau e chá verde, ajuda a acelerar o metabolismo, contribuindo para o emagrecimento.
  3. Conheça outros alimentos termogênicos para incluir na dieta,

A tabela a seguir traz um exemplo de cardápio de 3 dias da dieta low carb para pessoas com o biotipo endomorfo: Este cardápio é somente um exemplo e as quantidades de alimentos no cardápio podem variar de acordo com o sexo, a idade, o peso e o estado de saúde atual da pessoa.

Sou Endomorfo posso tomar creatina?

Quais são os suplementos indicados para o biotipo Endomorfo? – Além dessas estratégias, você pode melhorar seus resultados com alguns suplementos, muitas vezes vemos pessoas comendo somente uma fruta no café da manhã ou no lanche da tarde e isso é insuficiente pensando em ganho de massa muscular, assim a suplementação de proteínas, de creatina, e de termogênicos pode ser interessante.

A creatina é um suplemento importantíssimo para quem deseja ganho de massa muscular, diversos estudos já têm mostrado e comprovado que a creatina auxilia no ganho de massa muscular: seja aumentando a quantidade de água dentro do músculo e favorecendo o ganho de massa muscular, seja melhorando o rendimento nos treinos e também favorecendo o ganho de massa muscular.

Já a proteína pode ser útil no controle de saciedade desse indivíduo e no ganho de massa muscular, essa proteína pode gerar a hipertrofia muscular após as sessões de treino e, para aqueles endomorfos que precisam perder gordura corporal, a suplementação com proteínas pode ser interessante para diminuir a fome e manter essa pessoa focada na dieta.

Qual biotipo emagrece mais rápido?

Ectomorfo: entenda o biotipo magro e de metabolismo acelerado – Pessoas que possuem o biotipo ectomorfo são magras, com quadris estreitos e braços e pernas longas, Além disso, possuem o metabolismo rápido : parecem comer o que querem, quando querem, sem ganhar peso.

  1. Mas isso não significa que pessoas com esse biotipo não possam ganhar musculatura.
  2. Geralmente, a melhor opção é realizar treinos que envolvem todos os grupos musculares ao mesmo tempo, e depois ter um tempo razoável de descanso,
  3. Além disso, se você possui um corpo ectomorfo e deseja ganhar musculatura, os treinos aeróbicos não são recomendados, já que existe uma tendência natural para a perda de peso,

Também é importante ter em mente que, apesar da dificuldade em engordar, continua não sendo indicado o abuso de comidas gordurosas, já que o metabolismo acelerado não impede o acúmulo de colesterol no sangue e outras doenças, como diabetes, Mas, sim, o biotipo corporal ectomorfo precisa consumir maior número de calorias para garantir o ganho de massa magra,

É possível mudar o biotipo do corpo?

Os biotipos corporais são nada mais do que um termo criado para definir os três principais físicos humanos. São eles: ectomorfo, endomorfo e mesomorfo. Eles são classificados através de heranças genéticas e não podem ser alterados.

Porque o Endomorfo tem dificuldade para emagrecer?

Biotipos ectomorfo, mesomorfo e endomorfo: o endomorfo tem metabolismo mais lento e mais dificuldade para perder peso — Foto: Istock Getty Images – O endomorfo possui um metabolismo mais lento, com maior quantidade de fibras brancas do tipo 2, que são volumosas, armazenam energia para gastar em determinado momento.

  • Por isso, são geralmente mais pesados e têm facilidade em ganhar peso e mais dificuldade na definição (muscular).
  • Embora exista uma questão genética estrutural, isso não é um impedimento para atingir os resultados mais rápido, pois tudo depende do quanto essa pessoa está acertando e do quanto está errando na dieta, independente do biotipo – exemplifica o nutricionista Thiago Monteiro (@nutrifofo).

É importante lembrar que pessoas classificadas como endomorfos são mais pesadas e têm facilidade em ganhar peso e dificuldade na definição muscular, uma vez que possuem um metabolismo mais lento. Já os ectomorfos têm metabolismo mais acelerado, com maior dificuldade no ganho de peso; são aqueles que dizem ter tendência a emagrecer.

  1. Os mesomorfos, por sua vez, possuem corpo magro e atlético, com menor gordura abdominal e mais facilidade para ganho de massa muscular.
  2. O nutricionista complementa que cada indivíduo sempre terá o mesmo biotipo com que nasceu, mas o conjunto de massa muscular e gordura corporal pode variar e fugir do estereótipo.
You might be interested:  Pessoa Que Não Sente Atração Por Nenhum Gênero?

O biotipo corporal, portanto, não é um fator determinante, uma vez que o estilo de vida da pessoa pode, sim, fazer com que ela emagreça e mantenha o seu peso saudável. – O estilo de vida inclui o que o indivíduo faz e como se alimenta. A principal recomendação é procurar um nutricionista para construir uma rotina alimentar confortável com o que esse indivíduo possui em casa, com a valorização do que é cultural e básico: arroz, feijão, legumes, frutas e uma proteína, podendo ser ovo, frango, carne ou peixe, por exemplo.

Praticar pelo menos 150 minutos de atividades físicas na semana;Incluir de duas a cinco porções de frutas ao dia;Dormir pelo menos 7 horas por dia direto;Ter déficit calórico (gastar mais calorias do que consome);Incluir proteínas na dieta, já que elas conferem saciedade;Entender o que está comendo. Por exemplo, arroz e batata inglesa fazem parte do mesmo grupo alimentar, o dos carboidratos, porém são diferentes.100g de batata têm 52 calorias, enquanto 100g de arroz possuem 131 calorias. Ou seja, mesmo dobrando a quantidade da batata não se chega às calorias do arroz;Comer de forma saudável;Evitar os alimentos ultraprocessados, como biscoitos de pacote, sorvete, pizza, hambúrguer, balas, álcool e refrigerantes;Ter o acompanhamento de um nutricionista que entenda as necessidades individuais, que incluem o metabolismo de cada um;Não investir em dietas radicais, que não são sustentáveis a longo prazo e acabam gerando reganho de peso posteriormente, com o indesejado efeito sanfona;Buscar atividades físicas e comidas saudáveis que a pessoa goste, para garantir engajamento.

Mas vamos entender melhor?

Qual o biotipo mais saudável?

Ectomorfo: entenda o biotipo magro e de metabolismo acelerado – Pessoas que possuem o biotipo ectomorfo são magras, com quadris estreitos e braços e pernas longas, Além disso, possuem o metabolismo rápido : parecem comer o que querem, quando querem, sem ganhar peso.

Mas isso não significa que pessoas com esse biotipo não possam ganhar musculatura. Geralmente, a melhor opção é realizar treinos que envolvem todos os grupos musculares ao mesmo tempo, e depois ter um tempo razoável de descanso, Além disso, se você possui um corpo ectomorfo e deseja ganhar musculatura, os treinos aeróbicos não são recomendados, já que existe uma tendência natural para a perda de peso,

Também é importante ter em mente que, apesar da dificuldade em engordar, continua não sendo indicado o abuso de comidas gordurosas, já que o metabolismo acelerado não impede o acúmulo de colesterol no sangue e outras doenças, como diabetes, Mas, sim, o biotipo corporal ectomorfo precisa consumir maior número de calorias para garantir o ganho de massa magra,

O que fazer um Endomorfo para ganhar massa muscular?

Endomorfo: Biotipo corporal tem maior facilidade de ganhar massa muscular Os endomorfos correspondem ao biotipo corporal de pessoas que geralmente são mais baixas, têm o corpo mais largo e maior percentual de gordura (Foto; Nilzete Franco/FolhaBV) Você já sabe o que é o, ou seja, aqueles que têm dificuldade para engordar.

  1. Dessa vez, o endocrinologista Cesar Penna explica as características do biotipo endomorfo, que são aquelas pessoas com um metabolismo mais lento, porém com facilidade para ganhar massa muscular.
  2. O biotipo é a forma física que tem o corpo do ser humano, sendo determinado por alguns fatores que variam de pessoa para a pessoa.

No caso dos endomorfos, o biotipo costuma ter as pernas largas e os braços magros, então a região mais tonificada e forte está localizada nos membros inferiores. “Os endomorfos correspondem ao biotipo corporal de pessoas que geralmente são mais baixas, têm o corpo mais largo e maior percentual de gordura.

  1. Seu metabolismo é mais lento do que os ectomorfos, porém a facilidade para ganhar massa muscular é maior” explica o médico.
  2. O organismo responde bem à alimentação, então ele consegue assimilar bem as proteínas, o que não faz necessário o uso de suplementos na alimentação.
  3. É importante que as pessoas com o biotipo endomorfo priorizem alimentações saudáveis com boas quantidades de proteínas, que ajudam no ganho de massa muscular.

No entanto, é importante diminuir a quantidade de doces, de alimentos industrializados e de alimentos gordurosos para ajudar no emagrecimento “, explica. Na busca por um corpo saudável, os endomorfos tem uma maior facilidade e muitas vezes são vistos como sortudos entre os biotipos corporais. Os endomorfos devem priorizar o consumo de gorduras saudáveis, proteínas magras, vegetais e frutas frescas, leguminosas e cereais integrais na dieta. (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV) O que comer? Os endomorfos devem priorizar o consumo de gorduras saudáveis, proteínas magras, vegetais e frutas frescas, leguminosas e cereais integrais na dieta.” Alimentos como iogurte natural e ovos mexidos para café da manhã, carnes magra ou peixe para o almoço, frutas como a banana e a maçã para o lanche e frango grelhado e purê de mandioca podem ser um exemplo de cardápio saudável para o endomorfo que quer manter o emagrecimento com saúde” explicou o médico.

Quais são as características do EndomorfoEstatura mais baixa, normalmente;Têm o corpo mais largo;Possuem maior percentual de gordura;As mulheres costumam ter o corpo mais curvilíneo, similar ao formato de uma pera. Por Raísa Carvalho

: Endomorfo: Biotipo corporal tem maior facilidade de ganhar massa muscular

O que é um corpo Endomorfo feminino?

Endomorfos – Redondos e Maiores – O biotipo endomorfo é representado por aquelas pessoas que possuem os membros inferiores maiores e robustos, em contrapartida os superiores que são pequenos e mais finos. Ou seja, quem tem esse tipo de corpo possui mais força nas pernas, já os braços são mais magros.

  1. A composição estética de corpos desse tipo possuem o perfil mais redondo, ganhando gordura e musculatura mais facilmente, porém possuem dificuldade no emagrecimento, uma vez que o metabolismo é mais lento.
  2. É importante compreender que para os endomorfos o ganho de peso vem muito atrelado ao ganho de gordura, por isso investir em exercícios aeróbicos e de queima rápida pode ser uma ótima alternativa.

Corrida, ciclismo e crossfit são alguns exemplos de exercícios físicos interessantes para quem é classificado nesse biotipo. O crossfit, por exemplo, além de ser uma modalidade que permite uma queima bastante rápida, também vem com o bônus de mesclar exercícios tonificadores, o que faz com que os músculos também sejam definidos.

Qual o biotipo que tem mais força?

Biótipo genético – Endomorfo – O endomorfo é o contrário do ectomorfo. O biótipo endomorfo são pessoas maiores, com ombros e quadril largo (normalmente quadril maior), ou seja estrutura óssea maior. Seu metabolismo é menor então possui maior capacidade de estocar gordura. Esse biótipo tem predominância de músculos do tipo II, que são músculos de contração mais rápida e mais forte, dessa forma maior força e potência.