Chá De Canela Para Que Serve? - CLT Livre

Chá De Canela Para Que Serve?

Quais são os benefícios de tomar chá de canela?

A canela é uma verdadeira amiga. Ela possui propriedade calmante, detox, antioxidante, diminui resistência a insulina, regula o intestino e acelera o metabolismo. Além de todos esses benefícios, ela também auxilia na perda de peso, melhora a capacidade cognitiva e contribui para a saúde sexual. Isso mostra que a forma como nos alimentamos e o que consumimos influencia muito em nosso bem-estar. O chá de canela é realmente uma gentileza! Por isso trouxemos os 10 benefícios dessa bebida, algumas receitinhas deliciosas e cuidados importantes para ter relação a ela. Role a página e veja como você pode adotar uma rotina de chás com essa especiaria em sua vida! <3

Quem não pode tomar o chá de canela?

Para quem o consumo de canela é contraindicado? – Além do consumo exagerado de canela que não é recomendado, também há algumas contraindicações, como para quem é alérgico a alguma das substâncias presentes na especiaria, como também, para quem usa medicamentos para diabetes ou doenças cardíacas, como hipertensos.

Qual é o melhor horário para tomar o chá de canela?

Água morna com canela emagrece? Melhora cólicas e a pele? A canela é uma especiaria muito famosa no mundo todo e é popularmente conhecida por suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Além de dar um sabor especial para bebidas e receitas, contribui para a prevenção de doenças cardiovasculares, câncer e diabetes.

  • Fibras
  • Cálcio
  • Magnésio
  • Potássio
  • Taninos
  • Ferro
  • Vitamina C
  • Vitamina B6

E a nutricionista Caroline Guimarães confirma que para aproveitar os benefícios da canela através das suas propriedades fitoterápicas, o ideal é consumi-la em água morna, como um chá. Veja como e entenda os benefícios. Como fazer com canela em pau e com canela em pó

  1. Para aproveitar as propriedades fitoterápicas da canela, a nutricionista Caroline Guimarães recomenda que uma casca de canela, também conhecida como canela em pau, seja fervida por cinco minutos com 250 ml de água, por meio do método de decocção. Depois, é só esperar amornar.
  2. Mas, a nutricionista também explica que é possível fazer o chá por meio de infusão com a canela em pó. Basta ferver a água e depois juntar com uma colher de chá rasa do pó, esperando por alguns minutos para o chá apurar e para a água amornar antes do consumo.

A recomendação geral é que sejam consumidas até seis gramas de canela por dia, ou aproximadamente 1 ¼ colher de chá da especiaria. Passar dessa quantidade não necessariamente implica em um efeito colateral, mas pode variar bastante de pessoa para pessoa.

E se você busca melhorar a digestão com auxílio do chá de canela, é indicado consumi-lo alguns minutos antes das principais refeições do dia. E Atenção! O chá de canela é contraindicado para gestantes por ser abortivo, já que ocorre o estímulo às contrações uterinas. Assim, para não afetar uma eventual gravidez, evite o consumo deste chá.

Quem busca a perda de peso, geralmente recorre à canela na substituição do açúcar nas bebidas como café ou leite, por exemplo. Além de conferir um gostinho especial às preparações, a especiaria também possui propriedades termogênicas. Mas é importante lembrar que o que conta é o balanço calórico do dia, ou seja, gastar mais calorias do que consumir, para perder peso.

  1. Nenhum alimento sozinho é capaz de promover o emagrecimento, como explica a nutricionista Caroline Guimarães.
  2. Portanto, a canela não ajuda a emagrecer.
  3. O que a água morna com canela pode, sim, é fazer parte de dietas para emagrecimento, pois ajudará na hidratação e propiciará os nutrientes benéficos para o organismo.

– Nenhum alimento sozinho tem o poder de emagrecer. A canela tem efeito termogênico e, por isso, acredita-se no seu potencial de aumentar o metabolismo, o que poderia gerar a perda de peso. Mas, esse aumento é muito sutil e não é suficiente para o emagrecimento.

Contudo, a mistura é sim saudável e pode atuar como um chá com propriedades fitoterápicas. Mas, a única coisa que emagrece realmente, é comer menos do que o seu corpo gasta e fazer um programa de treinamento, gerando assim um déficit calórico – comenta Caroline. O nutricionista Guilherme Graciano explica que a canela possui uma substância chamada cinamaldeído, que alguns estudos apresentam resultados com relação com um suposto efeito termogênico, sendo assim, ela poderia ser uma aliada no processo de emagrecimento.

Porém, ele também ressalta que se o seu consumo acontecer de forma isolada, sem um déficit calórico, a pouca diferença no metabolismo não contribui para o aumento do gasto energético de forma a interferir no processo de perda de peso. Sim, a canela ajuda no processo digestivo, pois melhora a ação das enzimas responsáveis pela absorção de nutrientes.

  • Ela tem um efeito antibacteriano, antiespasmódico e anti-inflamatório, e é uma ótima aliada para quem sofre com flatulências, dores no estômago e diarreia após as refeições.
  • Por isso, um chá de canela em pau ou beber água morna com canela em pó pode ter um bom efeito na digestão.
  • Nesse caso, o ideal é beber a água com canela antes das refeições.

A nutricionista explica que a canela tem propriedades anti-inflamatórias e antibactericidas, o que gera um efeito benéfico para a pele, ajudando na diminuição na inflamação da acne. E além da ingestão da especiaria, ela também pode ser utilizada como esfoliante facial! A esfoliação com o ingrediente ajuda a reduzir a oleosidade da pele e contribui para o rejuvenescimento facial.

A canela contém antioxidantes que ajudam a prevenir danos causados pelos radicais livres às células do sistema nervoso central. Assim, ela pode melhorar a memória fazer parte de uma dieta para prevenir doenças como Alzheimer, demência e mal de Parkinson. Por conter propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, a canela é uma especiaria com ação imunomoduladora, que ajuda a fortalecer e melhorar as funções do sistema imunológico contra infecções como gripes e resfriados.

A nutricionista explica que é possível aproveitar os benefícios da canela tanto adicionando a especiaria em preparações culinárias ou consumindo na sua forma de água com canela. O nutricionista Guilherme comenta que existem diferentes estudos que avaliam que a canela ajuda a melhorar o controle glicêmico, por apresentar um possível efeito de potencializar a ação da insulina, além de ser uma opção para adicionar em bebidas, como o café, contribuindo para reduzir a adição de açúcar.

Guilherme explica que a canela apresenta em sua composição um composto chamado procianidina, que apresenta efeito anti-inflamatório, o que poderia contribuir para reduzir o desconforto causado pelas cólicas menstruais, sendo possível adicioná-la em bebidas ou outras preparações.2 de 2 A especiaria ajuda no processo digestivo, melhora a memória e traz benefícios para a saúde da pele — Foto: Istock Getty Images A especiaria ajuda no processo digestivo, melhora a memória e traz benefícios para a saúde da pele — Foto: Istock Getty Images Como indica Caroline, é possível aproveitar os benefícios da canela tanto adicionando a especiaria em preparações culinárias quanto consumindo na sua forma de chá.

– Assim como a água que quando consumida em sua quantidade ideal, irá proporcionar o funcionamento adequado do corpo, sendo muito benéfico para a saúde. Além disso, essa especiaria também oferece um sabor adocicado às preparações, sendo uma ótima opção para substituir o açúcar e diminuir as calorias da dieta.

– explica Guimarães. A profissional também comenta que tomar não faz diferença para o organismo tomar a água com canela em jejum. Fontes: Caroline Guimarães é nutricionista formada pela Universidade Paulista – UNIP, pós-graduada em nutrição clínica e esportiva pela Faculdade Metropolitana, auxiliar de pesquisa no Incor (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP) com experiência em emagrecimento, hipertrofia e vegetarianismo.

Guilherme Fonseca Graciano é nutricionista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais, pós-graduado em Nutrição Clínica e Esportiva e mestrando em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina da UFMG. Instagram: @guigracianonutri / @imedatosaude : Água morna com canela emagrece? Melhora cólicas e a pele?

You might be interested:  Quando E O Dia Da Mulher?

Pode tomar o chá da canela todos os dias?

Como fazer chá de canela – Para fazer o chá de canela, deve-se colocar 1g de pau de canela e 200 ml de água em uma panela, levando para ferver por 10 minutos. Depois, retirar o pau de canela e beber. Pode-se beber até 4 xícaras desse chá por dia e, de preferência, junto das refeições.

Quanto tempo demora para o chá de canela fazer efeito?

Canela Para Infecções Vaginais – Pesquisas também mostram que a canela inibe muitos tipos de bactérias orais e pode ser útil no tratamento de infecções vaginais por fungos. Possui propriedades antifúngicas, antibacterianas e antiparasitárias 3, Como dito acima, o chá de canela estimula a contração uterina, sendo assim, é uma opção bem conhecida para induzir a menstruação que está atrasada.

  • Ele também aumenta o fluxo menstrual fazendo com que o sangramento venha de forma mais intensa e, consequentemente, dure menos dias.
  • No entanto, o consumo do chá de canela é indicado apenas para fazer a menstruação descer caso esteja atrasada por 1 ou 2 dias ou, no máximo, um atraso inferior a um mês.

Por ter propriedades abortivas, deve ser evitado caso haja a suspeita de gravidez. Também não pode ser tomado durante a gestação pois é capaz de causar parto prematuro.

Qual é o efeito da canela?

PESQUISAS com a Canela Também atividade imunoestimulante; antioxidante; termogênica; estimulante do Sistema Nervoso Central; diminuição nos níveis de triglicerídeos e colesterol LDL; diminuição de glicemia e aumento da quantidade e motilidade dos espermatozoides.

Quem tem pressão alta pode usar canela?

(2009), em um estudo de revisão sobre plantas medicinais que podem ser usadas como alimentos funcio- nais, apontam que o consumo de algumas espécies de canela pode ter efeitos benéficos na prevenção e manejo de doenças cardiovas- culares, hipertensão e diabetes devido a suas propriedades antioxidantes.

Quantos dias devo tomar o chá de canela?

Canela Para Infecções Vaginais – Pesquisas também mostram que a canela inibe muitos tipos de bactérias orais e pode ser útil no tratamento de infecções vaginais por fungos. Possui propriedades antifúngicas, antibacterianas e antiparasitárias 3, Como dito acima, o chá de canela estimula a contração uterina, sendo assim, é uma opção bem conhecida para induzir a menstruação que está atrasada.

Ele também aumenta o fluxo menstrual fazendo com que o sangramento venha de forma mais intensa e, consequentemente, dure menos dias. No entanto, o consumo do chá de canela é indicado apenas para fazer a menstruação descer caso esteja atrasada por 1 ou 2 dias ou, no máximo, um atraso inferior a um mês.

Por ter propriedades abortivas, deve ser evitado caso haja a suspeita de gravidez. Também não pode ser tomado durante a gestação pois é capaz de causar parto prematuro.

Quem tem insônia pode tomar canela?

2. Canela – A canela ajuda a tirar o sono porque contém cinamaldeído, um composto que acelera o metabolismo, além de melhorar a concentração e a disposição física e mental. Como consumir: a ingestão de canela recomendada por dia é de até 6g, podendo ser adicionada em chás, sucos, panquecas ou mingau, por exemplo.

Qual o efeito da canela com limão?

O CHÁ COM CANELA E LIMÃO, é a melhor maneira de começar o seu dia. Além do sabor e aroma maravilhoso, ele tem diversos benefícios que fazem bem para a saúde e com as mudanças constantes nas temperaturas, é uma ótima opção para melhorar a imunidade. ☑ 250ml de água ☑ 1 CANELA EM CASCA da PQ Alimentos ☑ Caldo de ½ limão grande ☑ Adoçar com mel a gosto (opcional) ☑ Aquecer a água em uma chaleira e assim que estiver para começar a ferver, desligar.

Quantas folhas de canela para fazer chá?

Para preparar o chá, é preciso usar uma colher de sopa das folhas secas da planta para cada litro de água.

Dá para fazer chá de canela em pó?

Como fazer o chá de canela em pó – Ingredientes:

  • 1 colher de sopa (20g) de canela em pó;
  • 1 xícara (240mL) de água.

Modo de preparo:

  • Ponha 1 colher de sopa (20g) de canela em pó em uma xícara (240mL) e adicione água fervente;
  • Tampe a xícara e deixe passar 10 minutos;
  • Mexa com uma colher e beba morno;
  • Pode adoçar a gosto, com açúcar, adoçante, mel, entre outros).

Euclícia Queiroz é terapeuta Ayurveda, bailarina e professora de ashtanga yoga e de ballet. Formou-se como terapeuta na Escola Yoga Brahma Vidyalaya (MG) em 2018. Em 2019 passou uma temporada na Índia para aprofundar seus estudos em psicologia ayurvédica (Himalaias) e em casos clínicos no Dr.D.Y.

Quem tem gordura no fígado pode tomar chá de canela?

5. Chá de gengibre, cacau e canela – Este chá tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que diminuem os danos causados pelos radicais livres nas células do fígado, além de melhorar os níveis das enzimas hepáticas ALT e AST e reduzir o acúmulo de gordura no fígado.

O chá de gengibre não deve ser usado por pessoas que utilizam medicamentos anti-hipertensivos, anticoagulantes ou antidiabéticos, pois pode aumentar o risco de efeito colateral desses medicamentos ou de sangramentos. Modo de preparo Colocar a água para ferver e adicionar o gengibre. Deixar ferver por 5 a 10 minutos.

Retirar o gengibre da xícara e beber o chá em 3 a 4 doses divididas ao longo do dia. Outra opção para fazer o chá é substituir a raiz por 1 colher de chá de gengibre em pó.

Quantas vezes posso tomar o chá da canela?

O ideal é tomar 3 vezes ao dia.

Quanto tempo leva para um chá fazer efeito?

O que a ciência diz sobre o efeito de 7 chás O ganha popularidade quando os termômetros despencam, mas a verdade é que merece ser degustado o ano inteiro. Afinal, é uma maneira saborosa de aproveitar diversas ervas e suas propriedades, como embalar o sono, preservar a memória e afugentar problemas da pesada. Cientistas analisaram os dentes de fósseis de neandertais que viveram na Espanha há milhares de anos e desvendaram que os antigos hominídeos já faziam uso dessa plantinha. “A camomila tem tanta tradição quanto existem estudos comprovando seus efeitos terapêuticos”, afirma a farmacêutica Maria das Graças Lins Brandão, professora de fitoterapia da,

  • Um dos mais clássicos é o de induzir ao sono, ação que foi posta à prova recentemente em trabalho publicado no periódico científico Journal of Advanced Nursing.
  • Participaram da pesquisa 80 mulheres no pós-parto – todas com dificuldade para dormir.
  • Enquanto metade recebeu cuidados clássicos para o período, a outra parte tomou chá de camomila.

Em apenas duas semanas, a turma que investiu na bebida demonstrou uma melhora na qualidade do sono. Continua após a publicidade Não é feitiçaria! A planta concentra um monte de flavonoides, substâncias antioxidantes responsáveis por sua cor amarelinha.

E o principal é a apigenina, que tem ação sedativa”, descreve Maria das Graças. Por causa dessa característica, o chá cai muito bem à noite. Mas tomá-lo após o almoço também não é uma má ideia, considerando seu potencial digestivo. “Só que pessoas sensíveis podem relaxar demais e ter o rendimento no trabalho prejudicado durante a tarde”, avisa a nutricionista Vanderli Marchiori, presidente da Associação Paulista de Fitoterapia.

You might be interested:  Finasterida Para Que Serve?

Na hora do preparo, o conselho é priorizar as flores da planta e fervê-las junto com a água por alguns minutos – método conhecido como decocção. 2- Chá-mate reduz o colesterol Velha conhecida dos índios guaranis, essa erva é aproveitada de diversas formas no Brasil — como chimarrão, tererê, chá gelado e quente Seja qual for a preferência, o bacana é colocar a bebida na rotina. Isso porque não faltam pesquisas demonstrando seus préstimos à saúde.

Continua após a publicidade Em um estudo da, por exemplo, o chá diminuiu o risco de doenças cardiovasculares. Aconteceu assim: um grupo de voluntários ganhou folhas da erva tostadas, uma peneira e um copo. Com o kit, prepararam a infusão de mate na proporção de 20 gramas por litro e tomaram cerca de 300 mililitros três vezes ao dia.

“Em apenas 20 dias, observamos um aumento significativo no perfil antioxidante pelo sangue dos participantes”, revela Brunna Boaventura, professora de departamento de nutrição da UFSC e autora do trabalho. Além disso, indivíduos com colesterol alto viram as taxas de LDL, a fração mais perigosa da molécula, cair.

  • Ambos os efeitos são cruciais para evitar a formação de placas que entopem as artérias.
  • Mas vai um recado: se você é mais chegado no chimarrão, saiba que a Agência Internacional de Pesquisa em Câncer alerta que a ingestão de qualquer bebida acima de 65 °C é fator de risco para tumor de esôfago.
  • Por isso, convém aguardar uns minutinhos antes de dar os primeiros goles.3- Chá de hibisco doma a pressão Existem mais de 200 espécies de plantas que pertencem à família Hibiscus L.

Entre elas, a mais utilizada é a Hibiscus sabdariffa, cujas flores são a matéria-prima para o chá. A habilidade de acelerar o gasto calórico – o tal efeito termogênico – sempre foi seu maior trunfo. Mas ele é capaz de muito mais. Continua após a publicidade Uma pesquisa publicada no Journal of Hypertension concluiu que essa planta reduz tanto a,

Isso por causa das antocianidinas, que possuem um efeito vasodilatador periférico”, conta a nutricionista Maria Angélica Fiut, presidente da Associação Brasileira de Fitoterapia. Em outras palavras, elas deixam as artérias mais relaxadas. “Três xícaras de chá de hibisco ao dia já conferem esse efeito cardioprotetor”, garante.4- Chá de hortelã preserva a memória A Mentha, matéria-prima desse chá, era usada na Idade Média principalmente para limpar e perfumar a casa – um símbolo de hospitalidade.

Hoje, o cheiro refrescante está longe de ser a principal virtude da erva. Para início de conversa, seu chá é parceirão do sistema digestivo. E estudiosos da Universidade de Northumbria, no Reino Unido, descobriram, após analisar 180 voluntários, que a bebida deixa o cérebro mais afiado. Continua após a publicidade 5- Chá-verde é bom para diabéticos Ele se tornou popular entre os que desejam emagrecer devido ao bendito efeito termogênico. Mas parece ter muitos outros dotes. Um estudo do Instituto de Pesquisa Lee Moffitt, nos Estados Unidos, mostrou que ele contribui para a prevenção e até o tratamento do câncer de próstata.

  1. Isso ocorreria pela ação das catequinas, poderosas antioxidantes.
  2. Elas têm potencial para matar células cancerosas e reduzir a extensão do tumor, impedindo novas lesões no órgão”, afirma a oncologista Nagi Kumar, autora da investigação.
  3. Não acaba aí: a bebida preferida dos orientais resguarda os vasos sanguíneos.

Uma revisão do Instituto de Pesquisa Saitama, no Japão, identificou que três xícaras de chá-verde por dia reduzem em 11% o risco de males cardíacos. Mas quem é mais sensível à cafeína, substância presente na erva, precisa tomar cuidado: “Por causa dela, altas doses da bebida podem causar palpitação, dor de cabeça e ansiedade”, alerta Carla Schwanke, geriatra da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

  1. Acha que acabou? Nada disso.
  2. Experts da Universidade Estadual de Campinas, em São Paulo, revelaram, em estudo com 42 diabéticos, que o chá-verde melhora o quadro de nefropatia – uma complicação renal decorrente da doença.
  3. Continua após a publicidade 6- Chá-preto protege o coração Trata-se da infusão mais ingerida mundo afora.

E a planta que dá origem a ela é a mesma do chá-verde e do chá-branco: a Camellia sinensis. A diferença entre os três tem a ver com a produção. No preto, as folhas não passam pelo cozimento a vapor, como ocorre com o verde. Mas a fermentação é mais intensa e, por isso, boa parte das moléculas de catequina vai embora.

Assim, em relação a seus parentes, o chá-preto exibe menos propriedades antioxidantes. “Talvez por isso seja menos estudado que o verde”, especula a nutricionista Márcia Nishiyama, da Universidade Federal da Fronteira Sul, no Paraná. Mas a fórmula meio desfalcada não significa poucos benefícios à saúde – nem de perto.

Na Universidade de Áquila, na Itália, cientistas notaram que o chá-preto baixa a pressão e, assim, soma pontos à defesa do coração.7- Chá-branco pode prevenir tumores Para prepará-lo, são usados os botões das flores de Camellia sinensis, colhidos antes de desabrocharem e submetidos a um processamento mínimo.

Isso mantém intacta a alta carga de compostos fenólicos, o que faz desse chá um baita guarda-costas para as células do corpo. “Essas substâncias minimizam a inflamação, ajudando na prevenção e até no tratamento de doenças crônicas, como o câncer”, diz a nutricionista Gabriela Cilla, da Estima Nutrição, em São Paulo.

Aliás, existem estudos aos montes a esse respeito. A maioria, é verdade, feita com animais. Mas os achados animam. Em uma experiência de laboratório, pesquisadores da Universidade Estadual do Oregon, nos Estados Unidos, notaram que o chá-branco é mais eficiente que o verde para barrar mutações genéticas ligadas ao surgimento do câncer.

Efeito a jato ou a prazo? Não há um prazo certo para notar o impacto do chá no organismo. Até porque isso depende do tipo de planta usado. No caso da erva-mate, a nutricionista Brunna Boaventura viu uma melhora no perfil antioxidante apenas uma hora após o consumo. Mas o colesterolsó caiu depois de 20 dias.

“O importante é tomar com regularidade e por tempo prolongado”, aconselha Maria das Graças, da UFMG.

Preparo perfeito Com exceção do chá de camomila, que deve ser feito por decocção, os outros podem ser obtidos por infusão. Aprenda: A erva Os experts dizem que o ideal é adquiri-la em farmácias de manipulação ou lojas especializadas para garantir boa procedência. Temperatura

Como várias substâncias importantes são sensíveis a altas temperaturas, o conselho é não deixar a água ferver. Pode chegar a 80 ou 90 °C. Tempo Deixe a erva em contato com a água por 10 ou 15 minutos. Depois disso, tem que beber. Se guardar na geladeira, muitos compostos bons vão embora.

Para adoçar Tente tomar o chá ao natural. Se não conseguir, recomenda-se a adição de mel, frutas ou suas cascas, agave, açúcar mascavo ou demerara. Pronto para beber Será que os chás de latinha são uma boa? Se o objetivo é tirar vantagem das propriedades das ervas, tudo indica que não. “Em geral, chás encontrados em garrafas e latas passam por um processamento industrial e recebem aditivos e conservantes”, explica Brunna Boaventura, da UFSC.

No meio do caminho, ocorre a oxidação de fitoquímicos, as substâncias bem-vindas. Com isso, a bebida perde a melhor parte de seus atrativos à saúde. : O que a ciência diz sobre o efeito de 7 chás

O que acontece quando tomamos chá de canela?

Especialistas explicam que o chá de canela contribui para a diminuição da resistência insulínica, hormônio relacionado ao metabolismo do açúcar. Além disso, a canela tem uma excelente atividade anti-inflamatória, por isso pode ajudar a diminuir o acúmulo de gordura e auxiliar no processo de emagrecimento.

You might be interested:  Dar Passagem Pela Esquerda Quando Solicitado É?

Quantas vezes a gente pode tomar o chá de canela por dia?

Como fazer chá de canela – Para fazer o chá de canela, deve-se colocar 1g de pau de canela e 200 ml de água em uma panela, levando para ferver por 10 minutos. Depois, retirar o pau de canela e beber. Pode-se beber até 4 xícaras desse chá por dia e, de preferência, junto das refeições.

Quantas vezes pode tomar chá de canela por dia?

Água morna com canela emagrece? Melhora cólicas e a pele? A canela é uma especiaria muito famosa no mundo todo e é popularmente conhecida por suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Além de dar um sabor especial para bebidas e receitas, contribui para a prevenção de doenças cardiovasculares, câncer e diabetes.

  • Fibras
  • Cálcio
  • Magnésio
  • Potássio
  • Taninos
  • Ferro
  • Vitamina C
  • Vitamina B6

E a nutricionista Caroline Guimarães confirma que para aproveitar os benefícios da canela através das suas propriedades fitoterápicas, o ideal é consumi-la em água morna, como um chá. Veja como e entenda os benefícios. Como fazer com canela em pau e com canela em pó

  1. Para aproveitar as propriedades fitoterápicas da canela, a nutricionista Caroline Guimarães recomenda que uma casca de canela, também conhecida como canela em pau, seja fervida por cinco minutos com 250 ml de água, por meio do método de decocção. Depois, é só esperar amornar.
  2. Mas, a nutricionista também explica que é possível fazer o chá por meio de infusão com a canela em pó. Basta ferver a água e depois juntar com uma colher de chá rasa do pó, esperando por alguns minutos para o chá apurar e para a água amornar antes do consumo.

A recomendação geral é que sejam consumidas até seis gramas de canela por dia, ou aproximadamente 1 ¼ colher de chá da especiaria. Passar dessa quantidade não necessariamente implica em um efeito colateral, mas pode variar bastante de pessoa para pessoa.

  1. E se você busca melhorar a digestão com auxílio do chá de canela, é indicado consumi-lo alguns minutos antes das principais refeições do dia.
  2. E Atenção! O chá de canela é contraindicado para gestantes por ser abortivo, já que ocorre o estímulo às contrações uterinas.
  3. Assim, para não afetar uma eventual gravidez, evite o consumo deste chá.

Quem busca a perda de peso, geralmente recorre à canela na substituição do açúcar nas bebidas como café ou leite, por exemplo. Além de conferir um gostinho especial às preparações, a especiaria também possui propriedades termogênicas. Mas é importante lembrar que o que conta é o balanço calórico do dia, ou seja, gastar mais calorias do que consumir, para perder peso.

Nenhum alimento sozinho é capaz de promover o emagrecimento, como explica a nutricionista Caroline Guimarães. Portanto, a canela não ajuda a emagrecer. O que a água morna com canela pode, sim, é fazer parte de dietas para emagrecimento, pois ajudará na hidratação e propiciará os nutrientes benéficos para o organismo.

– Nenhum alimento sozinho tem o poder de emagrecer. A canela tem efeito termogênico e, por isso, acredita-se no seu potencial de aumentar o metabolismo, o que poderia gerar a perda de peso. Mas, esse aumento é muito sutil e não é suficiente para o emagrecimento.

Contudo, a mistura é sim saudável e pode atuar como um chá com propriedades fitoterápicas. Mas, a única coisa que emagrece realmente, é comer menos do que o seu corpo gasta e fazer um programa de treinamento, gerando assim um déficit calórico – comenta Caroline. O nutricionista Guilherme Graciano explica que a canela possui uma substância chamada cinamaldeído, que alguns estudos apresentam resultados com relação com um suposto efeito termogênico, sendo assim, ela poderia ser uma aliada no processo de emagrecimento.

Porém, ele também ressalta que se o seu consumo acontecer de forma isolada, sem um déficit calórico, a pouca diferença no metabolismo não contribui para o aumento do gasto energético de forma a interferir no processo de perda de peso. Sim, a canela ajuda no processo digestivo, pois melhora a ação das enzimas responsáveis pela absorção de nutrientes.

  • Ela tem um efeito antibacteriano, antiespasmódico e anti-inflamatório, e é uma ótima aliada para quem sofre com flatulências, dores no estômago e diarreia após as refeições.
  • Por isso, um chá de canela em pau ou beber água morna com canela em pó pode ter um bom efeito na digestão.
  • Nesse caso, o ideal é beber a água com canela antes das refeições.

A nutricionista explica que a canela tem propriedades anti-inflamatórias e antibactericidas, o que gera um efeito benéfico para a pele, ajudando na diminuição na inflamação da acne. E além da ingestão da especiaria, ela também pode ser utilizada como esfoliante facial! A esfoliação com o ingrediente ajuda a reduzir a oleosidade da pele e contribui para o rejuvenescimento facial.

  1. A canela contém antioxidantes que ajudam a prevenir danos causados pelos radicais livres às células do sistema nervoso central.
  2. Assim, ela pode melhorar a memória fazer parte de uma dieta para prevenir doenças como Alzheimer, demência e mal de Parkinson.
  3. Por conter propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, a canela é uma especiaria com ação imunomoduladora, que ajuda a fortalecer e melhorar as funções do sistema imunológico contra infecções como gripes e resfriados.

A nutricionista explica que é possível aproveitar os benefícios da canela tanto adicionando a especiaria em preparações culinárias ou consumindo na sua forma de água com canela. O nutricionista Guilherme comenta que existem diferentes estudos que avaliam que a canela ajuda a melhorar o controle glicêmico, por apresentar um possível efeito de potencializar a ação da insulina, além de ser uma opção para adicionar em bebidas, como o café, contribuindo para reduzir a adição de açúcar.

Guilherme explica que a canela apresenta em sua composição um composto chamado procianidina, que apresenta efeito anti-inflamatório, o que poderia contribuir para reduzir o desconforto causado pelas cólicas menstruais, sendo possível adicioná-la em bebidas ou outras preparações.2 de 2 A especiaria ajuda no processo digestivo, melhora a memória e traz benefícios para a saúde da pele — Foto: Istock Getty Images A especiaria ajuda no processo digestivo, melhora a memória e traz benefícios para a saúde da pele — Foto: Istock Getty Images Como indica Caroline, é possível aproveitar os benefícios da canela tanto adicionando a especiaria em preparações culinárias quanto consumindo na sua forma de chá.

– Assim como a água que quando consumida em sua quantidade ideal, irá proporcionar o funcionamento adequado do corpo, sendo muito benéfico para a saúde. Além disso, essa especiaria também oferece um sabor adocicado às preparações, sendo uma ótima opção para substituir o açúcar e diminuir as calorias da dieta.

  • Explica Guimarães.
  • A profissional também comenta que tomar não faz diferença para o organismo tomar a água com canela em jejum.
  • Fontes: Caroline Guimarães é nutricionista formada pela Universidade Paulista – UNIP, pós-graduada em nutrição clínica e esportiva pela Faculdade Metropolitana, auxiliar de pesquisa no Incor (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP) com experiência em emagrecimento, hipertrofia e vegetarianismo.

Guilherme Fonseca Graciano é nutricionista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais, pós-graduado em Nutrição Clínica e Esportiva e mestrando em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina da UFMG. Instagram: @guigracianonutri / @imedatosaude : Água morna com canela emagrece? Melhora cólicas e a pele?

Quantas vezes pode tomar o chá de canela no dia?

Modo de preparo – Coloque a canela em uma panela com água e deixe cozinhar por cerca de 5 minutos. Tampe e deixe repousar por um período de 10 a 15 minutos. Prefira tomar quente ou morno. Se desejar adoçar poderá fazê-lo. O ideal é tomar 3 vezes ao dia. Outra maneira de consumir canela, aproveitando suas propriedades, é colocando um pau de canela em uma xícara de leite quente e adoçando com açúcar ou mel.