Quanto Custa Certificado Digital Pessoa Fisica?
Resumindo – O que é Certificado Digital? O Certificado Digital é uma ferramenta para pessoas físicas ou jurídicas, utilizada para validar acessos e o uso de alguns serviços na internet. É como se fosse um documento oficial, como CPF ou RG, só que digital.
- Como obter a certificação digital? Para solicitar um Certificado Digital: 1.
- Acesse o site da ICP-Brasil; 2.
- Escolha uma Autoridade Certificadora (AC); 3.
- Solicite o Certificado Digital que atende às suas necessidades; 4.
- Agende dia e horário para validação dos dados; 5.
- Pegue o seu Certificado Digital.
- O que é identidade digital? Identidade digital é o mesmo que certificação digital, um recurso utilizado para validação de acessos e serviços na internet, substituindo documentos oficiais.
Quanto custa uma certificação digital? Um Certificado Digital A1 para pessoa física custa R$ 153 no Serpro e R$ 218 para pessoa jurídica, com validade de 1 ano. Já o A3, R$ 206 (3 anos) e R$ 335 (5 anos) para pessoa física. Para PJ, R$ 302 (3 anos) e R$ 475 (5 anos).
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Contents
Quanto Custa o certificado digital?
Quem são as Autoridades Certificadas? – As Autoridades Certificadoras são habilitadas pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil) e podem comercializar o documento. O empresário, por sua vez, paga o quanto custa o certificado digital, dependendo da versão escolhida, por isso, os preços variam.
- O primeiro passo para comprar o seu e-CNPJ, portanto, é escolher uma AC.
- Depois, será preciso fazer sua validação.
- Para o modelo A1, essa parte do processo pode ser feita por videoconferência.
- Para a validação do A3 é preciso comparecer a uma Autoridade de Registro (AR), como os Correios.
- As ARs são empresas que recebem, validam e encaminham solicitações de emissão ou revogação de Certificados Digitais de forma estritamente presencial.
É nesse momento que você recebe o seu documento eletrônico.
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Quais são os benefícios do certificado digital?
O Certificado Digital é a identidade digital da pessoa física e jurídica no meio eletrônico. Ele garante autenticidade, confidencialidade, integridade e não repúdio nas operações que são realizadas por meio dele, atribuindo validade jurídica. Quais são os benefícios do Certificado Digital?
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Quais documentos são aceitos para a emissão do certificado digital?
O preço do certificado digital e-CPF depende do tipo – se é A1 ou A3, por exemplo – do prazo de validade dele e da Autoridade Certificadora que oferece o serviço, que são as entidades com autorização do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) para emitir um certificado digital no país. O Cadastro de Pessoa Física é o documento que comprova a identidade do contribuinte perante a Receita Federal. Cada pessoa recebe um cartão de CPF com um número de identificação, que nunca muda. É possível fazer o primeiro cadastro para o CPF gratuitamente pelo site da Receita Federal ou em uma das agências Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Correios, sob taxa de sete reais. O e-CPF é a identidade digital para pessoas físicas que permite identificá-las no meio eletrônico, atestando a integridade e segurança das ações realizadas. Por meio dele é possível assinar documentos digitalmente com validade jurídica, consultar informações do Imposto de Renda Pessoa Física e acessar sites do Governo, como o e-Social e o Conectividade Social. O e-CPF pode ser encontrado em dois tipos principais – A1 e A3 – que variam de acordo com o local onde o certificado digital é armazenado. É um software instalado e armazenado em um computador, protegido por uma senha de acesso. Não é compatível com tablet e smartphone e não é indicado para sistemas Mac e Linux. Não precisa de leitora de cartão. O certificado digital e-CPF é armazenado em um cartão inteligente, que precisa de um leitor específico conectado ao computador. Também é protegido por uma senha de acesso. O certificado digital e-CPF é armazenado em token, uma espécie de pendrive, que é reconhecido ao ser conectado no computador, sem precisar de leitor. Também é protegido por uma senha de acesso. É intransferível, só o portador da senha consegue usá-lo. O certificado digital e-CPF é indicado para qualquer pessoa física que queira garantir a autenticidade e segurança de suas transações feitas pela internet, como acesso seguro a plataformas eletrônicas que contenham informações confidenciais, além de permitir a assinatura digital de documentos com validade jurídica. Pessoas que procuram praticidade e precisam de agilidade nos processos do dia-a-dia, como profissionais autônomos, por exemplo, também podem se beneficiar do e-CPF. Assinatura digital de documentos – Possibilita assinar digitalmente com validade jurídica documentos, como contratos e procurações, tornando desnecessário imprimi-los e reconhecer firma. Assinatura digital em e-mail – Permite assinar um e-mail para comprovar a autenticidade da autoria, além de proteger a mensagem com criptografia, tornando-a praticamente inviolável. Usar sistemas do Governo na internet – Comprova a identidade para acessar plataformas eletrônicas que contém informações confidenciais, como Receitanet e o e-CAC, da Receita Federal. Acessar o e-Social – Permite que o empregador doméstico acesse o site do e-Social com mais segurança para prestar informações sobre os funcionários que tiver
Permite acessar o app da CDT, que reúne os dados da Carteira Nacional de Habilitação e do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo sem precisar dos documentos físicos. Acessar o Conectividade Social – Profissionais autônomos podem fazer transações relacionadas ao FGTS e à Previdência Social por meio do Conectividade Social, canal da Caixa Econômica Federal. Consultar informações do IRPF – É possível consultar informações sobre o Imposto de Renda Pessoa Física, inclusive das declarações passadas, e enviar o status da declaração atual com mais segurança e agilidade. Benefícios do certificado digital e-CPF- Segurança – utiliza chaves criptográficas praticamente invioláveis para confirmar identidade;
- Agilidade – permite fornecer, acessar e alterar informações rapidamente em sistemas eletrônicos restritos e evitar processos burocráticos demorados;
- Comodidade – permite assinar documentos de qualquer lugar, a qualquer momento e dispensa o reconhecimento de firma em cartório;
- Economia de insumos – evita o uso de papel e de tinta para a impressão de documentos que devem ser assinados.
Como comprar um certificado digital e-CPF? Para comprar um certificado digital e-CPF, é preciso levar em conta quais características se adequam melhor às necessidades, tais como:
- Prazo de validade – se um, dois ou três anos;
- Tipo de certificado e-CPF– se A1, A3 token ou A3 cartão. A decisão depende da necessidade de portabilidade no uso do certificado.
Depois, é necessário escolher a Autoridade Certificadora (AC) de quem será comprado o e-CPF. É importante se certificar se ela é credenciada pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), órgão responsável no País por credenciar, descredenciar, fiscalizar e auditar as ACs.
- Um exemplo é a Serasa Experian, que é a primeira Autoridade Certificadora do Brasil.
- Por último, é só escolher a melhor forma de pagamento entre as oferecidas e efetuá-lo.
- Como emitir um certificado digital e-CPF? Depois de fazer o pagamento, para emitir um certificado digital e-CPF, é preciso agendar um atendimento presencial ou por videoconferência.
Emissão presencial do e-CPF – você receberá um e-mail para agendar o melhor dia, local e horário para comparecer em um dos postos de atendimento. Na ocasião, é preciso apresentar a documentação obrigatória e serão coletados os dados biométricos do titular do certificado digital Emissão do e-CPF por videoconferência – essa opção só é para certificados tipo A1 e o titular precisa, obrigatoriamente, já ter cadastro digital realizado pela emissão de algum certificado anterior na mesma Autoridade Certificadora.
- Documentos obrigatórios para emitir o e-CPF – CPF e um documento de identidade: RG, CNH, carteira de trabalho, passaporte e documentos funcionais, como CRC, OAB, entre outros, que precisam estar dentro do prazo de validade.
- E-CPF para procurador de empresa acessar o Conectividade Social – além dos documentos já listados, é necessário apresentar outros.
Funcionários de empresas (procuradores) precisam comprovar o número do PIS com um dos seguintes documentos:
- Cartão do PIS;
- Cartão Cidadão (ou impressão atualizada da página da DATAPREV);
- Extrato do FGTS.
e-CPF para profissional autônomo acessar o Conectividade Social – já os profissionais autônomos precisam apresentar, além CPF e de documento de identidade, o seguinte: Comprovante do Cadastro do INSS (CEI) ou impressão atualizada da página da DATAPREV.
- A falta de algum dos documentos obrigatórios impossibilitará a emissão do certificado digital;
- Serão aceitos apenas documentos originais e em bom estado de conservação. Caso eles estejam ilegíveis, rasurados ou rasgados, não serão aceitos;
A Autoridade Certificadora pode exigir algum outro documento, É necessário informar-se antes com a instituição. Como surgiu o certificado digital? Com o crescimento de operações e transações realizadas pela internet, criou-se a necessidade de garantir a segurança e a integridade das informações enviadas e recebidas.
Foi nesse contexto que o certificado digital foi criado. Em 24 de agosto de 2001 a Medida Provisória nº 2.200-2 instituiu a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP Brasil – para garantir a autenticidade e validade jurídica de documentos em forma eletrônica, das aplicações habilitadas que utilizem certificados digitais, bem como a realização de transações eletrônicas seguras.
Tudo sobre CERTIFICADOS DIGITAIS! Qual é o mais barato?
A ICP-Brasil é uma infraestrutura pública operada e supervisionada pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI). Ele é a Autoridade Certificadora Raiz (AC-Raiz) que credencia, descredencia, fiscaliza e audita os demais participantes da cadeia.
- Depois dela vêm as Autoridades Certificadoras (ACs), que são responsáveis pela emissão, distribuição, renovação e revogação dos certificados digitais.
- O ITI também é o encarregado de certificar os equipamentos criptográficos, normatizar o setor e combater fraudes.
- Quais os certificados digitais que existem e para que servem? Além do e-CPF, existem vários certificados digitais tanto para pessoas jurídicas quanto para pessoas físicas.
Sendo que nada impede que uma mesma pessoa tenha mais de um modelo de certificado digital em seu nome. Certificado digital e-MEI – é a identidade digital própria para micro empreendedores individuais. Além de garantir mais agilidade e evitar a burocracia, ele auxilia na expansão do negócio, e permite as seguintes ações:
- Acessar serviços online do governo para cumprir obrigações fiscais, como o e-CAC, portal para consultar dados sobre a situação fiscal do CNPJ, emitir relatórios e consultar processos digitais;
- Assinar digitalmente documentos eletrônicos à distância e a qualquer momento;
- Fazer a Declaração de Imposto de Renda e, eventualmente, retificá-la;
- Participar de leilões eletrônicos organizados pela Receita Federal com mercadorias apreendidas pela Polícia Federal ou abandonadas.
Saiba mais sobre o certificado digital e-MEI. Certificado digital NF-e – é o certificado digital para quem precisa emitir notas fiscais eletrônicas. Ele garante o reconhecimento da empresa reconhecimento da empresa diante dos órgãos públicos, como a Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz) ou da prefeitura, e permite que um funcionário da empresa emita nota fiscal eletrônica mesmo não sendo o representante dela na Receita Federal.
- Nota Fiscal Eletrônica (NF-e);
- Nota Fiscal Avulsa Eletrônica (NFA-e);
- Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e);
- Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e).
Saiba mais sobre o certificado digital NF-e, Certificado digital e-Saúde – é a identidade digital própria para profissionais de saúde. Além de garantir mais agilidade e evitar a burocracia, permite fazer o seguinte:
- Assinar digitalmente receitas, pedidos de exames, prontuário eletrônico do paciente (PEP) e qualquer outro documento eletrônico com valor jurídico;
- Cumprir as obrigações fiscais com o governo, como emitir a Declaração de Serviços Médicos e de Saúde (DMED);
- Acessar as guias TISS (Troca de Informações em Saúde Suplementar).
Saiba mais sobre o certificado digital e-Saúde. Certificado digital e-Jurídico – é a identidade digital para advogados inscritos na OAB. Além das funcionalidades comuns aos certificados digitais para pessoa física, possibilita fazer o seguinte: Assinar digitalmente e com validade jurídica petições, pareceres, : procurações, contratos e qualquer outro documento;
- Acompanhar e rastrear todos os trâmites por meio eletrônico, evitando possíveis extravios de processos;
- Comunicar-se com a Receita Federal, inclusive para envio e acompanhamento de Declaração de Imposto de Renda.
Saiba mais sobre o certificado digital e-Jurídico. Certificado digital e-Contador – é a identidade digital para contadores. Além das funcionalidades comuns aos certificados digitais para pessoa física, tem as seguintes utilidades:
- Assinar documentos digitalmente e com validade jurídica;
- Enviar informações de forma segura, através da criptografia, para órgãos públicos necessárias para o gerenciamento de todas as atividades contábeis, trabalhistas, econômicas, patrimoniais e tributárias de pessoas jurídicas ou de pessoas físicas.
Saiba mais sobre o certificado digital e-Contador. Certificado digital e-CNPJ – é a identidade digital para pessoas jurídicas que é atrelada ao CNPJ. Ele é atrelado ao representante legal ou ao procurador da instituição, que é a única pessoa com autorização para usá-lo. O e-CNPJ tem as várias funcionalidades:
- Assinar documentos digitalmente e com validade jurídica;
- Acessar plataformas do Governo para cumprir com compromissos fiscais;
- Acesso ao e-Social para comunicar dados dos empregados;
- Emissão de nota fiscal eletrônica (apenas pelo representante legal ou procurador).
Saiba mais sobre o certificado digital e-CNPJ. Quais são as dúvidas frequentes sobre certificado digital e-CPF? 1. Como instalar meu certificado digital e-CPF? Você deverá seguir os passos da Autoridade Certificadora de quem comprou o certificado digital e-CPF. Em geral, são instruções bem simples, tanto para o tipo A1, quanto para o tipo A3. Só não se esqueça de anotar a senha cadastrada, pois ela não poderá ser modificada e não é recuperável. Se você adquiriu um certificado digital e-CPF da Serasa Experian, veja nossos tutoriais de instalação. Veja o vídeo de instalação de certificado digital A1 Serasa Inserir link externo. Ao clicar, abre em nova aba: Veja o vídeo de instalação de certificado digital A3 Serasa Inserir link externo. Ao clicar, abre em nova aba: 2. Como assinar digitalmente um documento com o certificado digital e-CPF? Para assinar documentos em PDF: Você vai precisar ter o Adobe Reader em seu computador. Com o programa instalado, vá em ferramentas > certificados > assinar digitalmente;
- Ao final do texto, no espaço para colocar sua assinatura, você deve fazer um quadrado para demarcar o espaço que irá ficar sua assinatura digital;
- Na sequência vai abrir uma janela com os certificados digitais identificados. Selecione o seu certificado, dê continuidade e assine;
- Salve o documento.
Para assinar documentos em DOC:
- No Microsoft Word, vá em arquivo > informações > proteger documento > adicionar uma assinatura digital.
- Preencha as informações necessárias na janela que aparecer, escolhendo as opções mais adequadas.
- Certifique-se de que o certificado digital selecionado está correto e clique em “assinar” para finalizar.
A assinatura digital também pode ser feita pelo BrOffice. Veja tutorial para assinar um documento digitalmente Inserir link interno. Ao clicar, abre em nova aba: 3. Como funciona o sistema de segurança de dados do certificado digital e-CPF? O certificado digital utiliza um par de chaves criptográficas que nunca se repete, garantindo a segurança das informações.
- Chave privada – serve para criptografar dados sobre a pessoa ou a empresa que atestam a identidade, seja para acessar um sistema ou assinar um documento eletrônico.
- Só conhece essa chave quem está autorizado a usar o certificado digital que a gerou.
- Chave pública – é compartilhada com quem precisa decodificar a criptografia das informações que atestam a identidade para que seja reconhecida e aceita.
A chave pública só serve para decodificar o que foi criptografado usando a chave privada criada junto com ela.4. Como acessar sistemas restritos com o certificado e-CPF? Você deve selecionar a opção de acesso com certificado digital na página inicial dessas plataformas na internet usando o computador onde o seu e-CPF está instalado/conectado.
- e-Social – Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais Previdenciárias e Trabalhistas;
- e-CAC – Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal;
- Conectividade Social.
5. É possível usar o certificado digital e-CPF no MacBook? Sim, é possível usar o certificado digital e-CPF no MacBook, mas é preciso seguir algumas instruções específicas. Para o e-CPF A1 – o certificado deverá ser instalado primeiro em um computador Windows e, depois, importado para o MacOS por meio do arquivo de backup (.pfx). Para o e-CPF A3 – é necessário instalar programas específicos fornecidos pela Autoridade Certificadora para poder utilizar no MacBook. Veja como usar o e-CPF Serasa Experian em MacBook Inserir link interno. Ao clicar, abre em nova aba: Instalação A3 6. Como posso renovar pela internet o meu certificado digital e-CPF? Na maioria das Autoridades Certificadoras, a renovação do certificado digital e-CPF pode ser feita pela internet, mas o procedimento pode variar de uma para outra. Na Serasa Experian, existem dois tipos de renovação do certificado digital e-CPF pela internet, dependendo do tipo do certificado e se ele ainda está ou não dentro do prazo de validade. Renovação do certificado digital totalmente online – é válida para o tipo A3, cartão ou token, que ainda tenha alguns dias de validade. No caso do e-CPF Serasa, o prazo limite para renovação totalmente online é de três dias para o fim da validade do certificado. Renovação do certificado digital por videoconferência – pode ser feita para certificados digitais A1 (software), tanto os ainda válidos quanto os vencidos. Veja a renovação do certificado digital e-CPF totalmente online Inserir link externo. Ao clicar, abre em nova aba: Como renovar o seu Certificado Digital totalmente online Veja a renovação do certificado digital e-CPF por videoconferência Inserir link externo. Ao clicar, abre em nova aba: [PC1 7. Não consigo comparecer ao posto de atendimento para emitir meu certificado digital e-CPF. Como devo proceder? Você deve verificar com a Autoridade Certificadora se ela vai até você para emitir o seu certificado digital e-CPF. A Serasa Experian oferece o serviço. Para consultar a disponibilidade e valores, ligue: São Paulo – (11) 3004-7728 Demais Localidades – 0800-773-7728 Se você ainda ficou com alguma dúvida, veja mais respostas para dúvidas frequentes sobre certificado digital e-CPF da Serasa Experian. Elas também podem ajudar você mesmo que tenha um certificado de outra Autoridade Certificadora Acesse a Central de Ajuda Serasa Experian para tirar dúvidas A Serasa Experian é uma empresa líder em serviços de informação com mais de 50 anos no mercado e a primeira Autoridade Certificadora do Brasil. Temos como compromisso oferecer o melhor serviço, com melhor custo e experiência para nossos clientes. Além disso, quem compra um certificado digital da Serasa Experian tem como benefício serviços adicionais exclusivos, como três meses de Serasa AntiFraude. Compre um certificado digital e-CPF Serasa Experian Como assinar um documento digitalmente? Como assinar um documento digitalmente?