Quanto Custa Certificado Digital Pessoa Fisica? - CLT Livre

Quanto Custa Certificado Digital Pessoa Fisica?

Quanto Custa Certificado Digital Pessoa Fisica
Resumindo – O que é Certificado Digital? O Certificado Digital é uma ferramenta para pessoas físicas ou jurídicas, utilizada para validar acessos e o uso de alguns serviços na internet. É como se fosse um documento oficial, como CPF ou RG, só que digital.

  1. Como obter a certificação digital? Para solicitar um Certificado Digital: 1.
  2. Acesse o site da ICP-Brasil; 2.
  3. Escolha uma Autoridade Certificadora (AC); 3.
  4. Solicite o Certificado Digital que atende às suas necessidades; 4.
  5. Agende dia e horário para validação dos dados; 5.
  6. Pegue o seu Certificado Digital.
  7. O que é identidade digital? Identidade digital é o mesmo que certificação digital, um recurso utilizado para validação de acessos e serviços na internet, substituindo documentos oficiais.

Quanto custa uma certificação digital? Um Certificado Digital A1 para pessoa física custa R$ 153 no Serpro e R$ 218 para pessoa jurídica, com validade de 1 ano. Já o A3, R$ 206 (3 anos) e R$ 335 (5 anos) para pessoa física. Para PJ, R$ 302 (3 anos) e R$ 475 (5 anos).
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Quanto Custa o certificado digital?

Quem são as Autoridades Certificadas? – As Autoridades Certificadoras são habilitadas pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil) e podem comercializar o documento. O empresário, por sua vez, paga o quanto custa o certificado digital, dependendo da versão escolhida, por isso, os preços variam.

  • O primeiro passo para comprar o seu e-CNPJ, portanto, é escolher uma AC.
  • Depois, será preciso fazer sua validação.
  • Para o modelo A1, essa parte do processo pode ser feita por videoconferência.
  • Para a validação do A3 é preciso comparecer a uma Autoridade de Registro (AR), como os Correios.
  • As ARs são empresas que recebem, validam e encaminham solicitações de emissão ou revogação de Certificados Digitais de forma estritamente presencial.

É nesse momento que você recebe o seu documento eletrônico.
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Quais são os benefícios do certificado digital?

O Certificado Digital é a identidade digital da pessoa física e jurídica no meio eletrônico. Ele garante autenticidade, confidencialidade, integridade e não repúdio nas operações que são realizadas por meio dele, atribuindo validade jurídica. Quais são os benefícios do Certificado Digital?
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Quais documentos são aceitos para a emissão do certificado digital?

O preço do certificado digital e-CPF depende do tipo – se é A1 ou A3, por exemplo – do prazo de validade dele e da Autoridade Certificadora que oferece o serviço, que são as entidades com autorização do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) para emitir um certificado digital no país. O Cadastro de Pessoa Física é o documento que comprova a identidade do contribuinte perante a Receita Federal. Cada pessoa recebe um cartão de CPF com um número de identificação, que nunca muda. É possível fazer o primeiro cadastro para o CPF gratuitamente pelo site da Receita Federal ou em uma das agências Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Correios, sob taxa de sete reais. O e-CPF é a identidade digital para pessoas físicas que permite identificá-las no meio eletrônico, atestando a integridade e segurança das ações realizadas. Por meio dele é possível assinar documentos digitalmente com validade jurídica, consultar informações do Imposto de Renda Pessoa Física e acessar sites do Governo, como o e-Social e o Conectividade Social. O e-CPF pode ser encontrado em dois tipos principais – A1 e A3 – que variam de acordo com o local onde o certificado digital é armazenado. É um software instalado e armazenado em um computador, protegido por uma senha de acesso. Não é compatível com tablet e smartphone e não é indicado para sistemas Mac e Linux. Não precisa de leitora de cartão. O certificado digital e-CPF é armazenado em um cartão inteligente, que precisa de um leitor específico conectado ao computador. Também é protegido por uma senha de acesso. O certificado digital e-CPF é armazenado em token, uma espécie de pendrive, que é reconhecido ao ser conectado no computador, sem precisar de leitor. Também é protegido por uma senha de acesso. É intransferível, só o portador da senha consegue usá-lo. O certificado digital e-CPF é indicado para qualquer pessoa física que queira garantir a autenticidade e segurança de suas transações feitas pela internet, como acesso seguro a plataformas eletrônicas que contenham informações confidenciais, além de permitir a assinatura digital de documentos com validade jurídica. Pessoas que procuram praticidade e precisam de agilidade nos processos do dia-a-dia, como profissionais autônomos, por exemplo, também podem se beneficiar do e-CPF. Assinatura digital de documentos – Possibilita assinar digitalmente com validade jurídica documentos, como contratos e procurações, tornando desnecessário imprimi-los e reconhecer firma. Assinatura digital em e-mail – Permite assinar um e-mail para comprovar a autenticidade da autoria, além de proteger a mensagem com criptografia, tornando-a praticamente inviolável. Usar sistemas do Governo na internet – Comprova a identidade para acessar plataformas eletrônicas que contém informações confidenciais, como Receitanet e o e-CAC, da Receita Federal. Acessar o e-Social – Permite que o empregador doméstico acesse o site do e-Social com mais segurança para prestar informações sobre os funcionários que tiver

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Permite acessar o app da CDT, que reúne os dados da Carteira Nacional de Habilitação e do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo sem precisar dos documentos físicos. Acessar o Conectividade Social – Profissionais autônomos podem fazer transações relacionadas ao FGTS e à Previdência Social por meio do Conectividade Social, canal da Caixa Econômica Federal. Consultar informações do IRPF – É possível consultar informações sobre o Imposto de Renda Pessoa Física, inclusive das declarações passadas, e enviar o status da declaração atual com mais segurança e agilidade. Benefícios do certificado digital e-CPF

  • Segurança – utiliza chaves criptográficas praticamente invioláveis para confirmar identidade;
  • Agilidade – permite fornecer, acessar e alterar informações rapidamente em sistemas eletrônicos restritos e evitar processos burocráticos demorados;
  • Comodidade – permite assinar documentos de qualquer lugar, a qualquer momento e dispensa o reconhecimento de firma em cartório;
  • Economia de insumos – evita o uso de papel e de tinta para a impressão de documentos que devem ser assinados.

Como comprar um certificado digital e-CPF? Para comprar um certificado digital e-CPF, é preciso levar em conta quais características se adequam melhor às necessidades, tais como:

  • Prazo de validade – se um, dois ou três anos;
  • Tipo de certificado e-CPF– se A1, A3 token ou A3 cartão. A decisão depende da necessidade de portabilidade no uso do certificado.

Depois, é necessário escolher a Autoridade Certificadora (AC) de quem será comprado o e-CPF. É importante se certificar se ela é credenciada pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), órgão responsável no País por credenciar, descredenciar, fiscalizar e auditar as ACs.

  • Um exemplo é a Serasa Experian, que é a primeira Autoridade Certificadora do Brasil.
  • Por último, é só escolher a melhor forma de pagamento entre as oferecidas e efetuá-lo.
  • Como emitir um certificado digital e-CPF? Depois de fazer o pagamento, para emitir um certificado digital e-CPF, é preciso agendar um atendimento presencial ou por videoconferência.

Emissão presencial do e-CPF – você receberá um e-mail para agendar o melhor dia, local e horário para comparecer em um dos postos de atendimento. Na ocasião, é preciso apresentar a documentação obrigatória e serão coletados os dados biométricos do titular do certificado digital Emissão do e-CPF por videoconferência – essa opção só é para certificados tipo A1 e o titular precisa, obrigatoriamente, já ter cadastro digital realizado pela emissão de algum certificado anterior na mesma Autoridade Certificadora.

  1. Documentos obrigatórios para emitir o e-CPF – CPF e um documento de identidade: RG, CNH, carteira de trabalho, passaporte e documentos funcionais, como CRC, OAB, entre outros, que precisam estar dentro do prazo de validade.
  2. E-CPF para procurador de empresa acessar o Conectividade Social – além dos documentos já listados, é necessário apresentar outros.

Funcionários de empresas (procuradores) precisam comprovar o número do PIS com um dos seguintes documentos:

  • Cartão do PIS;
  • Cartão Cidadão (ou impressão atualizada da página da DATAPREV);
  • Extrato do FGTS.

e-CPF para profissional autônomo acessar o Conectividade Social – já os profissionais autônomos precisam apresentar, além CPF e de documento de identidade, o seguinte: Comprovante do Cadastro do INSS (CEI) ou impressão atualizada da página da DATAPREV.

  1. A falta de algum dos documentos obrigatórios impossibilitará a emissão do certificado digital;
  2. Serão aceitos apenas documentos originais e em bom estado de conservação. Caso eles estejam ilegíveis, rasurados ou rasgados, não serão aceitos;

A Autoridade Certificadora pode exigir algum outro documento, É necessário informar-se antes com a instituição. Como surgiu o certificado digital? Com o crescimento de operações e transações realizadas pela internet, criou-se a necessidade de garantir a segurança e a integridade das informações enviadas e recebidas.

Foi nesse contexto que o certificado digital foi criado. Em 24 de agosto de 2001 a Medida Provisória nº 2.200-2 instituiu a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP Brasil – para garantir a autenticidade e validade jurídica de documentos em forma eletrônica, das aplicações habilitadas que utilizem certificados digitais, bem como a realização de transações eletrônicas seguras.

Tudo sobre CERTIFICADOS DIGITAIS! Qual é o mais barato?

A ICP-Brasil é uma infraestrutura pública operada e supervisionada pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI). Ele é a Autoridade Certificadora Raiz (AC-Raiz) que credencia, descredencia, fiscaliza e audita os demais participantes da cadeia.

  • Depois dela vêm as Autoridades Certificadoras (ACs), que são responsáveis pela emissão, distribuição, renovação e revogação dos certificados digitais.
  • O ITI também é o encarregado de certificar os equipamentos criptográficos, normatizar o setor e combater fraudes.
  • Quais os certificados digitais que existem e para que servem? Além do e-CPF, existem vários certificados digitais tanto para pessoas jurídicas quanto para pessoas físicas.
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Sendo que nada impede que uma mesma pessoa tenha mais de um modelo de certificado digital em seu nome. Certificado digital e-MEI – é a identidade digital própria para micro empreendedores individuais. Além de garantir mais agilidade e evitar a burocracia, ele auxilia na expansão do negócio, e permite as seguintes ações:

  • Acessar serviços online do governo para cumprir obrigações fiscais, como o e-CAC, portal para consultar dados sobre a situação fiscal do CNPJ, emitir relatórios e consultar processos digitais;
  • Assinar digitalmente documentos eletrônicos à distância e a qualquer momento;
  • Fazer a Declaração de Imposto de Renda e, eventualmente, retificá-la;
  • Participar de leilões eletrônicos organizados pela Receita Federal com mercadorias apreendidas pela Polícia Federal ou abandonadas.

Saiba mais sobre o certificado digital e-MEI. Certificado digital NF-e – é o certificado digital para quem precisa emitir notas fiscais eletrônicas. Ele garante o reconhecimento da empresa reconhecimento da empresa diante dos órgãos públicos, como a Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz) ou da prefeitura, e permite que um funcionário da empresa emita nota fiscal eletrônica mesmo não sendo o representante dela na Receita Federal.

  • Nota Fiscal Eletrônica (NF-e);
  • Nota Fiscal Avulsa Eletrônica (NFA-e);
  • Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e);
  • Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e).

Saiba mais sobre o certificado digital NF-e, Certificado digital e-Saúde – é a identidade digital própria para profissionais de saúde. Além de garantir mais agilidade e evitar a burocracia, permite fazer o seguinte:

  • Assinar digitalmente receitas, pedidos de exames, prontuário eletrônico do paciente (PEP) e qualquer outro documento eletrônico com valor jurídico;
  • Cumprir as obrigações fiscais com o governo, como emitir a Declaração de Serviços Médicos e de Saúde (DMED);
  • Acessar as guias TISS (Troca de Informações em Saúde Suplementar).

Saiba mais sobre o certificado digital e-Saúde. Certificado digital e-Jurídico – é a identidade digital para advogados inscritos na OAB. Além das funcionalidades comuns aos certificados digitais para pessoa física, possibilita fazer o seguinte: Assinar digitalmente e com validade jurídica petições, pareceres, : procurações, contratos e qualquer outro documento;

  • Acompanhar e rastrear todos os trâmites por meio eletrônico, evitando possíveis extravios de processos;
  • Comunicar-se com a Receita Federal, inclusive para envio e acompanhamento de Declaração de Imposto de Renda.

Saiba mais sobre o certificado digital e-Jurídico. Certificado digital e-Contador – é a identidade digital para contadores. Além das funcionalidades comuns aos certificados digitais para pessoa física, tem as seguintes utilidades:

  • Assinar documentos digitalmente e com validade jurídica;
  • Enviar informações de forma segura, através da criptografia, para órgãos públicos necessárias para o gerenciamento de todas as atividades contábeis, trabalhistas, econômicas, patrimoniais e tributárias de pessoas jurídicas ou de pessoas físicas.

Saiba mais sobre o certificado digital e-Contador. Certificado digital e-CNPJ – é a identidade digital para pessoas jurídicas que é atrelada ao CNPJ. Ele é atrelado ao representante legal ou ao procurador da instituição, que é a única pessoa com autorização para usá-lo. O e-CNPJ tem as várias funcionalidades:

  • Assinar documentos digitalmente e com validade jurídica;
  • Acessar plataformas do Governo para cumprir com compromissos fiscais;
  • Acesso ao e-Social para comunicar dados dos empregados;
  • Emissão de nota fiscal eletrônica (apenas pelo representante legal ou procurador).

Saiba mais sobre o certificado digital e-CNPJ. Quais são as dúvidas frequentes sobre certificado digital e-CPF? 1. Como instalar meu certificado digital e-CPF? Você deverá seguir os passos da Autoridade Certificadora de quem comprou o certificado digital e-CPF. Em geral, são instruções bem simples, tanto para o tipo A1, quanto para o tipo A3. Só não se esqueça de anotar a senha cadastrada, pois ela não poderá ser modificada e não é recuperável. Se você adquiriu um certificado digital e-CPF da Serasa Experian, veja nossos tutoriais de instalação. Veja o vídeo de instalação de certificado digital A1 Serasa Inserir link externo. Ao clicar, abre em nova aba: Veja o vídeo de instalação de certificado digital A3 Serasa Inserir link externo. Ao clicar, abre em nova aba: 2. Como assinar digitalmente um documento com o certificado digital e-CPF? Para assinar documentos em PDF: Você vai precisar ter o Adobe Reader em seu computador. Com o programa instalado, vá em ferramentas > certificados > assinar digitalmente;

  • Ao final do texto, no espaço para colocar sua assinatura, você deve fazer um quadrado para demarcar o espaço que irá ficar sua assinatura digital;
  • Na sequência vai abrir uma janela com os certificados digitais identificados. Selecione o seu certificado, dê continuidade e assine;
  • Salve o documento.
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Para assinar documentos em DOC:

  • No Microsoft Word, vá em arquivo > informações > proteger documento > adicionar uma assinatura digital.
  • Preencha as informações necessárias na janela que aparecer, escolhendo as opções mais adequadas.
  • Certifique-se de que o certificado digital selecionado está correto e clique em “assinar” para finalizar.

A assinatura digital também pode ser feita pelo BrOffice. Veja tutorial para assinar um documento digitalmente Inserir link interno. Ao clicar, abre em nova aba: 3. Como funciona o sistema de segurança de dados do certificado digital e-CPF? O certificado digital utiliza um par de chaves criptográficas que nunca se repete, garantindo a segurança das informações.

  • Chave privada – serve para criptografar dados sobre a pessoa ou a empresa que atestam a identidade, seja para acessar um sistema ou assinar um documento eletrônico.
  • Só conhece essa chave quem está autorizado a usar o certificado digital que a gerou.
  • Chave pública – é compartilhada com quem precisa decodificar a criptografia das informações que atestam a identidade para que seja reconhecida e aceita.

A chave pública só serve para decodificar o que foi criptografado usando a chave privada criada junto com ela.4. Como acessar sistemas restritos com o certificado e-CPF? Você deve selecionar a opção de acesso com certificado digital na página inicial dessas plataformas na internet usando o computador onde o seu e-CPF está instalado/conectado.

  • e-Social – Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais Previdenciárias e Trabalhistas;
  • e-CAC – Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal;
  • Conectividade Social.

5. É possível usar o certificado digital e-CPF no MacBook? Sim, é possível usar o certificado digital e-CPF no MacBook, mas é preciso seguir algumas instruções específicas. Para o e-CPF A1 – o certificado deverá ser instalado primeiro em um computador Windows e, depois, importado para o MacOS por meio do arquivo de backup (.pfx). Para o e-CPF A3 – é necessário instalar programas específicos fornecidos pela Autoridade Certificadora para poder utilizar no MacBook. Veja como usar o e-CPF Serasa Experian em MacBook Inserir link interno. Ao clicar, abre em nova aba: Instalação A3 6. Como posso renovar pela internet o meu certificado digital e-CPF? Na maioria das Autoridades Certificadoras, a renovação do certificado digital e-CPF pode ser feita pela internet, mas o procedimento pode variar de uma para outra. Na Serasa Experian, existem dois tipos de renovação do certificado digital e-CPF pela internet, dependendo do tipo do certificado e se ele ainda está ou não dentro do prazo de validade. Renovação do certificado digital totalmente online – é válida para o tipo A3, cartão ou token, que ainda tenha alguns dias de validade. No caso do e-CPF Serasa, o prazo limite para renovação totalmente online é de três dias para o fim da validade do certificado. Renovação do certificado digital por videoconferência – pode ser feita para certificados digitais A1 (software), tanto os ainda válidos quanto os vencidos. Veja a renovação do certificado digital e-CPF totalmente online Inserir link externo. Ao clicar, abre em nova aba: Como renovar o seu Certificado Digital totalmente online Veja a renovação do certificado digital e-CPF por videoconferência Inserir link externo. Ao clicar, abre em nova aba: [PC1 7. Não consigo comparecer ao posto de atendimento para emitir meu certificado digital e-CPF. Como devo proceder? Você deve verificar com a Autoridade Certificadora se ela vai até você para emitir o seu certificado digital e-CPF. A Serasa Experian oferece o serviço. Para consultar a disponibilidade e valores, ligue: São Paulo – (11) 3004-7728 Demais Localidades – 0800-773-7728 Se você ainda ficou com alguma dúvida, veja mais respostas para dúvidas frequentes sobre certificado digital e-CPF da Serasa Experian. Elas também podem ajudar você mesmo que tenha um certificado de outra Autoridade Certificadora Acesse a Central de Ajuda Serasa Experian para tirar dúvidas A Serasa Experian é uma empresa líder em serviços de informação com mais de 50 anos no mercado e a primeira Autoridade Certificadora do Brasil. Temos como compromisso oferecer o melhor serviço, com melhor custo e experiência para nossos clientes. Além disso, quem compra um certificado digital da Serasa Experian tem como benefício serviços adicionais exclusivos, como três meses de Serasa AntiFraude. Compre um certificado digital e-CPF Serasa Experian Como assinar um documento digitalmente? Como assinar um documento digitalmente?

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