Qual O Objetivo Do Certificado De Aprovação No Epi? - CLT Livre

Qual O Objetivo Do Certificado De Aprovação No Epi?

Por que usar um EPI sem o certificado de aprovação?

Qual é a importância do Certificado de Aprovação? – Esse documento tem como principal atribuição comprovar que os equipamentos de EPI estão devidamente testados e aprovados. Dessa forma, confirma que os dispositivos têm perfeitas condições de proteger os funcionários contra o risco de uma determinada atividade no setor industrial.

  1. É válido destacar que a utilização de um EPI sem o certificado de aprovação representa um desrespeito às normas da legislação trabalhista.
  2. Além disso, mostra que a companhia não está preocupada em controlar os riscos que envolvem a rotina do empregado no ambiente de trabalho.
  3. Uma indústria precisa se preocupar em diminuir ao máximo os riscos de acidentes,

Essa postura contribui para o engajamento da equipe e evita problemas relacionados à queda de produtividade. Esse cenário mostra como é relevante as empresas verificarem se um EPI apresenta o número do CA. Essa consulta pode ser feita por meio do site do Ministério do Trabalho ou pelo Portal Consulta CA, que é uma fonte bastante confiável.
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Qual a importância do certificado de aprovação no momento da compra e da venda do EPI?

O Certificado de Aprovação tem validade? – Assim como acontece como qualquer produto, os Equipamentos de Proteção Individual certamente possuem período de validade. No caso dos EPIs, entretanto, é preciso levar em conta dois prazos diferentes: em primeiro lugar, é preciso considerar o prazo de validade do produto em si, que deve vir especificado no equipamento — mesmo em caso de validade indeterminada, a informação deve estar presente de forma clara.

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Em segundo lugar, é preciso controlar também a validade do CA, que é de cinco anos e passa a valer a partir da emissão do certificado pelo Ministério do Trabalho. No caso de produtos que foram analisados por laboratórios que ficam fora do País, a validade é menor, sendo então reduzida para dois anos.

É fundamental, portanto, tomar o cuidado de observar as informações referentes ao Certificado de Aprovação no momento da compra e da venda do EPI. Além disso, deve-se sempre conferir o no momento de fornecer os dispositivos de proteção para os trabalhadores.
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O que é e como funciona o laudo de aprovação de um EPI?

Etapas – Para a obtenção do CA, é preciso passar por três fases. A primeira é a avaliação inicial, que engloba a definição das características a serem verificadas no EPI e nas exigências ideais a serem consideradas. A segunda etapa consiste na avaliação das exigências, que abrange a aplicação de testes e a análise dos resultados.

Essa fase tem grandes variações de acordo com as finalidades e as funções do EPI. Além disso, envolve várias ações, como testes laboratoriais de resistência, conservação, durabilidade e forma de utilização do recurso. A terceira fase é a revisão e certificação, em que os resultados são revisados e documentados para que haja a emissão do laudo.

Se o EPI for aprovado, é enviada uma solicitação para a Secretaria de Trabalho, órgão responsável por homologar o Certificado de Aprovação de cada dispositivo.
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Quais são as informações que os EPIs precisam apresentar?

De acordo com a Norma Regulamentadora de número 6 (NR 6) do Ministério do Trabalho e Emprego, é obrigatório que os EPIs apresentem informações como o nome comercial da empresa fabricante, o lote de fabricação e o número do CA.
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