Qual A Senha Puk Do Certificado Digital? - CLT Livre

Qual A Senha Puk Do Certificado Digital?

Qual A Senha Puk Do Certificado Digital
O que são PUK e PIN? – Quando uma pessoa adquire um Certificado Digital do tipo A3, nos formatos de Smart Card ou Token criptográfico, ela também recebe duas informações importantes: o PIN e o PUK. PIN é acrônimo de Personal Identification Number ou, em português, Número Pessoal de Identificação.

  • Assim, ele representa uma senha pessoal para acessar o Certificado Digital.
  • O PUK, por sua vez, é a sigla de PIN Unlock Key, traduzida literalmente como Chave de Desbloqueio do PIN.
  • Portanto, trata-se de uma espécie de código que deve ser utilizado para desbloquear o Certificado Digital quando, por algum motivo, o PIN estiver bloqueado.

Assim, é possível afirmar que sua identidade eletrônica está protegida desde que os seus códigos PIN e PUK não caiam nas mãos erradas, juntamente com o seu cartão.
Ver resposta completa
Certificado Digital no cartão, token ou nuvem – Você vai precisar usar a sua senha PUK – Personal Identification Number Unbloking Key, que é o código que desbloqueia a senha PIN. A senha PUK, também, é definida no momento da emissão do Certificado Digital. Ou seja: caso a senha PIN seja bloqueada, a PUK é o seu único recurso para desbloqueá-la.
Ver resposta completa

É possível desbloquear a senha PUK?

É possível desbloquear/recuperar a senha PUK? Não. As tentativas de acerto para a senha PUK também são limitadas e, em caso de bloqueio, será necessário adquirir um novo Certificado. Entretanto, salvo às exceções, se o seu Certificado estiver no token, a mídia poderá ser reutilizada.
Ver resposta completa

You might be interested:  O Servidor Que Voce Esta Conectado Esta Usando Um Certificado Outlook?

Quais são as tentativas de acerto para a senha PUK?

As tentativas de acerto para a senha PUK também são limitadas e, em caso de bloqueio, será necessário adquirir um novo Certificado. Entretanto, salvo às exceções, se o seu Certificado estiver no token, a mídia poderá ser reutilizada. Posso solicitar a minha senha PIN/PUK à Autoridade Certificadora?
Ver resposta completa

Qual a diferença entre a senha de utilização e o certificado digital?

Senha do certificado A1 – Para emitir e usar o certificado A1, há algumas formas de gerar a senha, elas variam de acordo com a maneira que o instrumento é gerado. Para todas, não há quantidade mínima de dígitos. O processo de emissão envolve uma senha, e a utilização outra.

  • Para emissão do certificado digital A1 on-line, a senha de emissão é gerada pelo cliente. Ele deve guardar esse código porque a autoridade certificadora não tem acesso a ela. No procedimento de emissão, ele gera outra senha para utilizar o certificado.
  • Presencialmente, a senha de emissão é gerada aleatoriamente pelo sistema e entregue em mãos para o cliente, por meio de um documento reservado.

Com a senha de utilização, o certificado A1 pode ser utilizado em máquinas diferentes, simultaneamente. Por isso, é necessário que você se lembre da senha, caso passe o arquivo para o contador ou um colaborador seu. Para o certificado digital A1, o erro da senha não gera bloqueio do certificado digital.
Ver resposta completa

Como funciona a senha do certificado eletrônico?

Meu certificado digital foi bloqueado, e agora? Se você tem ou já teve um certificado digital, seja ele em smartcard, token ou nuvem, sabe que um dos problemas mais passíveis de acontecer é a ferramenta ser bloqueada por uso incorreto da senha. Como conta no banco ou aplicativos de celular, o documento eletrônico precisa de uma combinação definida pelo titular para garantir que terceiros não tenham acesso às informações contidas nele.

Essa senha, a qual chamamos de PIN é, em geral, requisitada sempre que o portador do certificado for usá-lo. Assim, no caso do modelo A3, se digitada erroneamente três vezes, a mídia é imediatamente bloqueada, impedindo o usuário de fazer qualquer transação que exija o seu uso. Com o certificado bloqueado, qual o próximo passo para recuperá-lo? Se você deseja saber como agir nessa situação, fique com a gente até o final.

O procedimento é simples e seguro, assim como o próprio certificado digital. Acompanhe e tire suas dúvidas!
Ver resposta completa