O Que É Certificado Ssl Gratis? - CLT Livre

O Que É Certificado Ssl Gratis?

O Que É Certificado Ssl Gratis

Qual é a importância de um certificado SSL?

Conheça o protocolo SSL (Secure Sockets Layer), saiba como os certificados SSL funcionam e por que eles são essenciais para a segurança da Internet. – Um dos componentes mais importantes dos negócios online é a criação de um ambiente seguro onde os clientes em potencial sintam confiança ao fazer compras. Os certificados SSL têm um par de chaves: uma pública e uma privada. Elas funcionam juntas para estabelecer uma conexão criptografada. O certificado também contém um “sujeito”, que é a identidade do proprietário do certificado/site. Para ter um certificado, você deve no seu servidor. Esse processo cria uma chave privada e uma chave pública no seu servidor. O arquivo de dados CSR que você envia ao emissor do certificado SSL (chamado de autoridade de certificação ou CA) contém a chave pública.

A CA usa o arquivo para criar uma estrutura de dados que corresponda à sua chave privada sem comprometer a própria chave. A CA nunca vê a chave privada. Depois de receber o certificado SSL, você o instala no servidor. Você também instala um certificado intermediário que estabelece a credibilidade do seu certificado SSL, vinculando-o ao certificado raiz da CA.

As serão diferentes dependendo do servidor. Na imagem abaixo, você pode ver a cadeia de certificados. Ela conecta o certificado do servidor ao certificado raiz da CA (neste caso, a DigiCert) por meio de um certificado intermediário. O mais importante de um certificado SSL é ele ser assinado digitalmente por uma CA confiável, como a DigiCert. Qualquer um pode criar um certificado, mas os navegadores só confiam nos certificados de uma organização mantida na sua própria lista de CAs confiáveis.

  • Os navegadores vêm com uma lista pré-instalada de CAs confiáveis, conhecida como repositório de CAs com raiz confiável.
  • Para ser adicionada a esse repositório e se tornar uma autoridade de certificação, a empresa deve ser auditada e atender aos padrões de segurança e autenticação estabelecidos pelos navegadores.

Um certificado SSL emitido por uma CA para uma organização e seu domínio/site verifica se um terceiro confiável autenticou a identidade dessa organização. Se o navegador confiar na CA, ele também confiará na identidade dessa organização. O navegador informa ao usuário que o site é seguro, e o usuário se sente protegido ao navegar e até mesmo ao inserir informações confidenciais. Ele permite que informações confidenciais, como números de cartão de crédito, CPFs e credenciais de login, sejam transmitidas com segurança. Normalmente, os dados entre navegadores e servidores Web são enviados em texto simples, deixando o usuário vulnerável à espionagem. Todos os navegadores podem interagir com servidores Web protegidos usando o protocolo SSL. No entanto, o navegador e o servidor precisam do certificado SSL para estabelecer uma conexão segura. O SSL protege os dados de milhões de pessoas na Internet todos os dias, especialmente durante transações online ou ao transmitir informações confidenciais. Os usuários da Internet passaram a associar a segurança online ao ícone de cadeado de um site protegido por SSL ou à barra de endereço verde em um site protegido por SSL EV (Extended Validation).

You might be interested:  Certificado Digital Para Quem Mora No Exterior?

Os sites protegidos por SSL também começam com “https”, em vez de “http”. Já entende os conceitos básicos dos certificados e da tecnologia SSL? Conheça a, Quando um navegador tenta acessar um site protegido por SSL, ele e o servidor Web estabelecem uma conexão SSL por meio de um processo chamado “handshake SSL” (veja o diagrama abaixo).

Observe que o handshake SSL é invisível para o usuário e acontece instantaneamente. Basicamente, três chaves são usadas para configurar a conexão SSL: as chaves pública, privada e de sessão. Qualquer conteúdo criptografado com a chave pública só pode ser descriptografado com a chave privada e vice-versa.

O navegador se conecta a um servidor Web (site) protegido por SSL (https). O navegador solicita a identificação do servidor. O servidor envia uma cópia de seu certificado SSL, inclusive sua chave pública. O navegador verifica a raiz do certificado em uma lista de CAs confiáveis ​​e se o certificado não expirou, não foi revogado e se o nome comum é válido para o site ao qual ele está se conectando. Quando o navegador confia no certificado, ele cria, criptografa e retorna uma chave de sessão simétrica usando a chave pública do servidor. O servidor descriptografa a chave de sessão simétrica usando a chave privada e retorna uma confirmação criptografada com a chave de sessão para iniciar a sessão criptografada. O servidor e o navegador agora criptografam todos os dados transmitidos com a chave de sessão.

O protocolo SSL sempre foi usado para criptografar e proteger os dados transmitidos. Cada vez que uma versão nova e mais segura era lançada, só o número de versão era alterado para refletir a mudança (por exemplo, SSLv2.0). No entanto, no momento de atualizar a versão SSLv3.0, em vez de chamar a nova versão como SSLv4.0, ela foi renomeada para TLSv1.0.

  1. No momento, estamos no TLSv1.3.
  2. Como SSL ainda é o termo mais conhecido e usado, a DigiCert usa TLS/SSL para se referir aos certificados ou ao descrever a proteção dos dados transmitidos.
  3. Ao (por exemplo, SSL Standard, SSL Extended Validation etc.), você na verdade recebe um certificado TLS (RSA ou ECC).
You might be interested:  Quem Faz O Certificado De Uma Alianca?

Sites que não coletam pagamentos ou informações confidenciais precisam de HTTPS para manter a privacidade das atividades do usuário, mesmo em blogs. O TLS/SSL criptografa e protege nomes de usuário e senhas, além de formulários usados para enviar informações pessoais, documentos ou imagens.

A probabilidade de um cliente completar uma compra é maior quando ele sabe que sua área de check-out (e as informações de cartão de crédito que compartilha) é segura. Tipo de certificado TLS/SSL recomendado Certificados TLS/SSL OV (Organization Validation) – O segundo nível mais alto de autenticidade e a segunda verificação de organização mais rigorosa.

Certificados TLS/SSL OV (Organization Validation) – O segundo nível mais alto de autenticidade e as verificações de organização mais rigorosas. Certificados TLS/SSL EV (Extended Validation) – O nível mais alto de autenticidade e as verificações de identidade mais rigorosas.
Ver resposta completa

Quais são os benefícios dos certificados gratuitos de SSL?

Melhora o SEO e a classificação do Google – Search Engine Optimization (SEO) é a prática de otimizar sua página, por meio de conteúdo voltado para o cliente, bem como de esforços técnicos de back-end, para obter uma classificação mais elevada no Google e em outros mecanismos de pesquisa.
Ver resposta completa

Como saber se meu site tem certificado SSL?

Sem o certificado SSL, apenas as letras HTTP (sem o S) aparecem. Um ícone de cadeado também é exibido na barra de endereços. Isso transmite confiança e oferece garantia para quem está visitando o site. Para visualizar os detalhes de um certificado SSL, clique no símbolo de cadeado na barra do navegador.
Ver resposta completa

Quanto tempo dura um certificado SSL?

O que acontece quando um certificado SSL expira? – Os certificados SSL expiram; eles não duram para sempre. O Certificate Authority/Browser Forum, que atua como o órgão regulatório do setor de SSL, define que os certificados SSL não devem durar mais de 27 meses,

  1. Basicamente, isso significa dois anos e três meses se você renovar seu certificado SSL anterior a tempo.
  2. Os certificados SSL expiram porque, como qualquer outra forma de autenticação, as informações precisam ser revalidadas periodicamente para verificar se ainda são precisas.
  3. As coisas na Internet mudam, como empresas e sites, que são comprados e vendidos.

À medida que elas mudam, as informações relevantes aos certificados SSL também. O objetivo do período de expiração é garantir que as informações usadas para autenticar servidores e organizações estejam o mais atualizadas e precisas possível. Antigamente, os certificados SSL poderiam ser emitidos com duração de até cinco anos, tempo este que foi posteriormente reduzido para três anos e, mais recentemente, para dois anos mais um potencial extra de três meses.

You might be interested:  Qual O Pin Do Certificado Shodo?

Em 2020, Google, Apple e Mozilla anunciaram que aplicariam certificados SSL de um ano, embora essa proposta esteja sendo votada pelo Certificate Authority Browser Forum. Esse período entrou em vigor em setembro de 2020. É possível que no futuro, o período de validade seja reduzido ainda mais. Quando um certificado SSL expira, ele torna o site em questão inalcançável.

Quando o navegador de um usuário chega a um site, ele verifica a validade do certificado SSL em milissegundos (como parte do handshake SSL). Se o certificado SSL tiver expirado, os visitantes receberão a mensagem “Este site não é seguro. Possível risco a frente”.

  • Embora os usuários tenham a opção de prosseguir, isso não é aconselhável, dado os riscos de cibersegurança envolvidos, inclusive a possibilidade de malware,
  • Isso impactará bastante as taxas de devolução de proprietários de sites, já que os usuários clicarão rapidamente na página inicial e irão embora.

Saber quando o certificado SSL expira representa um desafio para as grandes empresas. Enquanto as pequenas e médias empresas (PMEs) podem ter um ou alguns poucos certificados para gerenciar, as organizações de nível empresarial que possivelmente fazem transações entre mercados (com inúmeros sites e redes) terão muito mais.

  • Neste nível, permitir que um certificado SSL expire, normalmente, é o resultado de omissão, não de incompetência.
  • A melhor forma de as grandes empresas saberem quando seus certificados SSL expirarão é usando uma plataforma de gerenciamento de certificados.
  • Existem vários produtos no mercado, que você pode encontrar fazendo uma busca on-line.

Eles permitem que as empresas vejam e gerenciem os certificados digitais em toda a sua infraestrutura. Ao utilizar uma dessas plataformas, é importante manter-se conectado regularmente para saber quando as renovações devem ser feitas. Ao permitir que um certificado expire, ele se torna inválido e você não consegue mais realizar transações seguras no seu site.

  • A autoridade de certificação (CA, na sigla em inglês) solicitará que você renove seu certificado SSL antes da data de expiração.
  • Qualquer autoridade de certificação ou serviço SSL que você usar para obter seus certificados SSL enviará notificações de expiração em intervalos definidos, normalmente com 90 dias de antecedência.

Tente garantir que esses lembretes sejam enviados a uma lista de distribuição de e-mail, em vez de um único e-mail, cuja pessoa pode ter saído da empresa ou mudado de cargo no momento em que o lembrete foi enviado. Considere quais partes interessadas de sua empresa estão na lista de distribuição para garantir que as pessoas certas vejam os lembretes no momento certo.
Ver resposta completa