O Que É Certificado Selo Verde? - 2024, CLT Livre

O Que É Certificado Selo Verde?

O Que É Certificado Selo Verde
O selo verde é uma certificação para produtos, serviços e empresas que produzem de forma sustentável, ou seja, com ações de menor impacto ambiental e socialmente responsáveis. O selo verde também é conhecido como certificação verde ou ecosselo.
Ver resposta completa

O que é o selo verde e para que serve?

Este conteúdo é exclusivo para usuários logados – Se você não tem uma Conta Sebrae, crie a sua! É rapidinho, gratuito e garante acesso a conteúdos e serviços exclusivos! Inovação | SUSTENTABILIDADE Você sabe o que é selo verde? Conheça os tipos de selo verde e como certificar o seu produto. · 06/12/2022 · Atualizado em 22/12/2022 O selo verde é uma certificação para produtos, serviços e empresas que produzem de forma sustentável, ou seja, com ações de menor impacto ambiental e socialmente responsáveis. O selo verde também é conhecido como certificação verde ou ecosselo. Seu principal objetivo é chancelar empresas e fabricantes que adotam práticas, medidas e procedimentos socioambientais responsáveis.

  • Ou seja, é uma garantia de que a empresa mantém um sistema de gestão ambiental, que garante a proteção dos recursos naturais e a saúde humana.
  • Além disso, o selo verde orienta consumidores a adquirir produtos que causem impactos ambientais reduzidos.
  • Ao estampar nos produtos a marca Selo Verde, fica claro para o comprador que se trata de uma marca ambientalmente responsável.

Passa a ser, também, um diferencial e um atrativo na hora das vendas. O selo verde traz algumas vantagens para as empresas. As marcas agregam valor e credibilidade aos seus produtos e ocorre uma diminuição de custos e desperdícios. O cumprimento e conformidade com a legislação também diminui riscos de operação e abre chances de exportação e parcerias com outras empresas, aumentando suas vendas e faturamento.

You might be interested:  Certificado De Registro Fiscal O Que É?

Tipos de selo verde De acordo com a Organização Internacional de Padronização (ISO), que tem a atribuição de normatizar serviços, produtos e organizações, a partir da criação de normas e requisitos para padronização, existem dois tipos de selo verde: Concessão por entidade externa: confirma que o produto ou serviço é ambientalmente seguro.

Exige mais informações e processos detalhados para a certificação. Autodeclaração: a própria empresa afirma que seu produto é reciclável ou consome pouca energia. A ISO estabelece normas para a verificação das declarações das empresas, como forma de evitar o greenwashing pelas empresas.

Faça um diagnóstico e identifique o melhor selo verde para o seu negócio. Identifique os objetivos e propósito para ter o selo verde. A partir daí, analise qual o selo mais adequado ao seu negócio. Pesquise critérios e exigências do selo. Realize os ajustes necessários, analisando sua empresa. Retire a certificação do selo com a instituição responsável.

No Brasil, existem várias certificações verdes, mas as principais são: Para saber mais, leia os textos a seguir: ESG: o que é e qual é a importância? Saiba aqui! ESG possibilita rentabilidade para pequenos negócios inovadores. O conteúdo foi útil pra você? Sim Não Obrigado! Foi um prazer te ajudar 🙂 ×
Ver resposta completa

Como saber se o Selo Verde é sustentável?

Como conferir o selo verde nos produtos – Quando você for no mercado ou até mesmo ao fazer compras online, é fundamental conferir a embalagem do produto para verificar se ele possui o selo verde. Possuir o selo verde significa que aquele produto causa menos impacto ao meio ambiente e que é sustentável.

Em compras em supermercados, dê uma olhada na embalagem para ler todas suas informações e já confira se possui o selo verde. Em lojas online, o selo verde também deve constar na página, geralmente na parte de descrição do produto. Sempre confira para saber se você estará fazendo uma compra mais consciente ou não.

You might be interested:  O Que É Certificado De Habilitação De Técnico De Nível Médio?

Já em outros estabelecimentos, como em lojas de sapatos, o mais ideal é que você pergunte ao vendedor sobre a informação ou já vá até a loja sabendo que ela é sustentável, por indicação de outras pessoas.
Ver resposta completa

Como obter o selo verde da ABNT?

O que é preciso para obter o selo verde? – Com o aumento de selos verdes, foi necessário estabelecer normas e um sistema internacional confiável de orientações, organizado pela Organização Internacional de Normalização (ISO). Essa organização criou uma série chamada ISO 14000, em que seus certificados declaram a responsabilidade ambiental da empresa.

No Brasil, o Selo Qualidade Ambiental da Associação Brasileira de Normas Técnicas, existente desde 1993, segue os padrões da ISO 14000 e é coordenado pela ABNT, em que dez categorias de produtos foram considerados prioridade para a certificação: papel, calçados, eletrodomésticos, cosméticos, aerossóis livres de CFC, baterias de automóveis, detergentes, lâmpadas, móveis de madeira e embalagens.

Para obter o selo verde da ABNT, é necessário seguir os critérios exigidos de acordo com o produto ou serviço oferecido, além de pagar pelo processo de certificação. Assim, a Associação avalia a compatibilidade dos produtos com os critérios estabelecidos e, em seguida, um comitê técnico avalia se o selo pode ser atribuído ao produto.
Ver resposta completa

Por que o Selo Verde é uma propaganda enganosa?

Greenwashing e selo verde – Apesar do selo verde e outras rotulagens ambientais apresentarem empresas que demonstram se preocupar com o meio ambiente, muitas instituições podem usá-los como uma propaganda enganosa para dizer que seus produtos são sustentáveis, mesmo que não sejam.
Ver resposta completa