O Que É Certificado Digital A1 Ou A3?
Existem dois tipos de certificado digital no mercado: o A1 e o A3. Você sabia que a sua escolha entre eles pode determinar a forma como esse validador será usado no seu dia a dia? A principal diferença entre os modelos A1 e A3 é o armazenamento do seu certificado digital.
- Nos Certificados do tipo A1, a assinatura fica armazenada no próprio computador do usuário.
- Por outro lado, os Certificados classificados como A3 são armazenados em mídias mais portáteis, como tokens USB ou cartões com chip.
- Segundo a Associação Nacional de Certificação Digital – ANCD, em 2020 mais de 9,8 milhões de certificados digitais estavam ativos.
Destes, a maioria (55,5%) é do formato A3. Para entender mais sobre como os usuários fazem a escolha entre cada tipo de certificado e decidir qual é o ideal para você, acompanhe as respostas às dúvidas mais comuns a seguir!
Ver resposta completa
Contents
Como funciona o certificado digital A1?
Certificado Digital A1 – O Certificado Digital A1 é armazenado diretamente no computador. Ele funciona por meio de um par de chaves criptografadas, uma pública e outra privada. A pública é enviada para a Autoridade Certificadora (AC). A privada fica no computador e é protegida por um login.
- Esse sistema evita operações fraudulentas, já que os dados não podem ser decodificados sem a combinação de uma com a outra.
- Nos casos de invasões e ameaças virtuais, o Certificado Digital pode ser desativado.
- Uma das grandes vantagens do Certificado Digital modelo A1 é o seu dinamismo, já que é possível operá-lo a partir do computador.
Caso precise emitir notas fiscais, por exemplo, basta enviar o Certificado Digital para o software emissor. Assim, você consegue emitir documentos fiscais de maneira prática, segura e sem excesso de papéis.
Ver resposta completa
Como usar o certificado digital A3?
Certificados digitais A1 e A3 – O certificado digital A1 é um documento eletrônico instalado diretamente no computador e não depende de cartões ou tokens para seu uso. Trata-se de um arquivo que, geralmente, possui extensão,PFX ou,P12. Sua senha de acesso precisa ser digitada uma única vez durante a instalação.
Depois disso, não é mais necessário informá-la para realizar as emissões de NF-e. Por ser apenas um arquivo instalado no computador, ele corre menos risco de se perder ou de ser roubado. Além disso, o certificado A1 tem a facilidade de poder ser utilizado em diversas plataformas, como smartphones, tablets e notebooks, o que confere mais mobilidade e a possibilidade de que você emita notas fiscais mesmo estando longe do trabalho,
Com ele, sua empresa precisa apenas de um certificado para a matriz e as filiais. Porém, sua validade é de apenas 1 ano, O certificado digital A3, por outro lado, precisa ser armazenado em algum hardware: token ou cartão. Ele só pode ser usado em um único equipamento de cada vez, pois o token ou cartão deve estar conectado a ele.
- Sempre que for preciso utilizar um outro equipamento, é necessário levar o hardware até ele e realizar uma nova configuração.
- O A3 também possui uma senha de acesso.
- Contudo, ela precisa ser informada todos os dias.
- E caso você digite 3 vezes a sua senha errada, o certificado será bloqueado, sendo necessário adquirir um novo.
Pelo menos, nesse caso, o token e o cartão podem ser reaproveitados. Diferentemente do certificado A1, o A3 não pode ser utilizado em dispositivos móveis, como smartphones, tablets e notebooks. Além disso, no caso de filiais, cada uma deve ter o próprio certificado, pois ele precisa estar conectado ao computador de emissão da NF-e, exceto quando utilizado o HSM (Hardware Security Module), que garante acesso compartilhado aos certificados pela rede.
E, caso aconteça alguma alteração no contrato social, será necessário trocar o certificado. Porém, ele tem validade de 3 anos. Pelas características que já abordamos, pode-se dizer que financeiramente o certificado A1 é mais atraente, uma vez que não necessita de nenhum dispositivo para realizar sua leitura e pode ser utilizado em mais de um lugar ao mesmo tempo.
Mas, e em relação à segurança? Qual deles mantém os dados mais protegidos? Por contar com um token ou um cartão onde está sua assinatura digital, o certificado A3 faz com que toda a operação seja realizada pelo dispositivo, ou seja, seu computador não tem acesso ao certificado armazenado nele.
Ver resposta completa
Qual é a diferença entre o Certificado A1 e A3?
Qual a diferença entre Certificado A1 e A3? – Para deixar mais claro, vamos falar sobre quais são as principais diferenças entre Certificado A1 e A3, na prática. Essencialmente, as duas principais questões que podem impactar significativamente a sua escolha são:
tempo de validade (A1 é válido apenas por um ano, enquanto o A3 pode se estender por até cinco anos); tipo de mídia (A1 é digital, armazenado na máquina que será usado enquanto o A3 é armazenado em mídia física própria – token ou smartcard).
Agora que já sabe as diferenças entre Certificado A1 e A3, é só adquirir o melhor certificado para o seu caso. Temos certeza de que este artigo auxiliará nessa decisão. A Soluti pode ser sua parceira na emissão do Certificado Digital. Já estamos adaptados para adoção da videochamada para o processo de obtenção. Acesse nossa loja virtual e adquira o quanto antes!
Ver resposta completa
Qual a validade do Certificado A3?
Quais são os benefícios dos certificados digitais? – Os certificados A1 e A3 apresentam benefícios diversos para as empresas que os utilizam. No caso do A1, além de fornecer segurança da informação, há ainda uma maior facilidade de uso e de mobilidade, uma vez que sua utilização pode ocorrer de forma simultânea.
- Assim sendo, mais de um usuário poderá utilizar o documento simultaneamente, otimizando o tempo.
- O grau de flexibilidade é alto, podendo gerar mais lucro e produtividade,
- Ainda sobre o certificado A1, podemos dizer que ele impossibilita o extravio de informações, devido ao fato de a criptografia ser armazenada em um disco rígido e tem a possibilidade de realizar backups periódicos.
A criptografia, para quem não sabe, é uma espécie de camada de proteção que envolve os códigos de programação em sistemas. Ela é responsável por evitar que informações sigilosas sejam acessadas por pessoas não autorizadas, por exemplo. Falando sobre o certificado A3, ele pode ser gerado por meio de um Token ou cartão, sendo que a instalação pode ser feita em qualquer computador e pode ser levada para qualquer local.
A durabilidade também é interessante no certificado A3, uma vez que, dependendo da mídia, o certificado pode chegar a ter validade de até três anos. Agora você já conhece as principais diferenças entre o certificado A1 e A3. Por isso, considere cada um deles e avalie qual é o mais interessante para a sua empresa.
De tal maneira, poderá escolher a opção mais adequada para seu negócio. A SIEG desenvolve sistemas que são voltados para a área contábil das empresas. Assim sendo, temos a expertise necessária para orientá-lo sobre a melhor opção de certificado digital para a sua empresa.
Ver resposta completa
Como funciona o certificado digital A3?
Ao contrário do anterior, o certificado digital A3 é portátil, ou seja, não exige a instalação no computador ou sistema operacional. Para ser validado, é necessário ter um dispositivo físico (normalmente um token, pendrive ou cartão com leitor digital) e utilizar senhas de acesso para a certificação ocorrer.
Ver resposta completa