O Que É Certificado De Investimento? - [Aconselhamento] CLT Livre

O Que É Certificado De Investimento?

O Que É Certificado De Investimento

Quais são as certificações para trabalhar com investimentos?

CNPI, CPA, CFA, CEI. Essas siglas são velhas conhecidas de muitos, mas podem impressionar os mais iniciantes no mercado. O número de certificações possíveis para profissionais de investimento pode surpreender a primeira vista – entretanto, numa análise mais a fundo, a especificidade de cada um dos certificados mostra que não é necessário se preocupar em ter que acumular inúmeros certificados para trabalhar no mercado.
Ver resposta completa

Como conseguir a certificação de especialista em investimentos?

Em parceria com o maior especialista em certificações financeiras do mercado, Edgar Abreu, a Exame Academy lançou o Curso Preparatório CEA a fim de ajudar você a conquistar a tão sonhada certificação de especialista em investimentos. Para garantir a sua aprovação, o curso foi dividido em 7 módulos e disponibiliza:
Ver resposta completa

Quais são as certificações obrigatórias do profissional de investimento?

Extras – Além das obrigatórias, há uma gama de certificações de diferenciação – ou distinção – que o profissional de investimento pode obter. Uma das principais é o CFA (Chartered Financial Analyst), um certificado global que vale como uma pós-graduação na área financeira.

  • É o topo da pirâmide”, explica Toya Tamega, gerente de marketing da FK Partners, que oferece cursos preparatórios para o exame.
  • Segundo ela, apenas 350 profissionais no Brasil possuem essa certificação.
  • Masterclass Imposto de Renda Sem Medo Tudo o que você precisa saber para evitar o bloqueio do seu CPF, sem pagar 1 centavo a mais sobre o valor correto na tributação dos seus investimentos.
You might be interested:  Qual A Diferença Entre Diploma E Certificado De Conclusão?

O CIIA é outro certificado internacional voltado para profissionais do mercado financeiro e de capitais. Segundo a Apimec, que oferece o exame, “a obtenção do diploma CIIA confere ao profissional a certificação de um elevado padrão de conhecimento essencial para a atuação na área de investimentos”.

O CNPI é um pré-requisito para a obtenção do CIIA. Em sua maioria, os certificados de distinção são relevantes dependendo do cargo e do objetivo profissional. O CFP, por exemplo, interessa a profissionais que querem trabalhar na área de private de algumas instituições, enquanto o CEI se destina a profissionais com ambições de operar no varejo de alta renda – um pouco abaixo do investidor especializado, mas ainda com um valor acima do varejo comum.

O CEI (Certificação para Especialistas de Investimentos) é outra opção para assessorar os clientes sobre decisões de investimento – considerando o perfil do investidor em suas recomendações. O CGA (Certificação de Gestores Anbid), por sua vez, é voltado para o profissional que realiza gestão remunerada de recursos de terceiros, com poder de decisão sobre os investimentos.

Apesar de não ser obrigatório pela CVM, o CGA é obrigatório por autorregulação. Por fim, o CGRPPS (Certificação de Gestores de Regime Próprio de Previdência Social) é uma certificação voltada para profissionais dos que atuam nos Institutos de Previdência dos estados e dos municípios. É importante mencionar que alguns dos exames têm pré-requisitos.

Tudo sobre Certificados de Aforro | Investir em Portugal

O CFP, por exemplo, exige o mínimo de três anos de experiência profissional em atividades relacionadas ao processo de planejamento financeiro pessoal. Já o CEI tem como pré-requisito o CPA-10 ou CPA-20. Está na hora de mudar de profissão: Assista à série gratuita Carreira no Mercado Financeiro e descubra como.
Ver resposta completa

You might be interested:  Onde Vejo A Categoria Do Certificado Militar?

Como funciona a certificação de assessor de investimentos?

O que é a Ancord AAI? – Primeiramente, é a certificação que permite trabalhar como agente de investimentos. Nesse sentido, o profissional é responsável pela distribuição e assessoria de aplicações financeiras junto com os clientes. Por exemplo, ele atua como um gerente de banco, distribuindo produtos.

No entanto, seu portfólio foca apenas em aplicações, aumentando o nível de especialização. Essa certificação é emitida pela Ancord ( Associação Nacional da Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias ) após prova aplicada pela Fundação Getúlio Vargas. Dessa forma, o profissional poderá credenciar-se na CVM, Comissão de Valores Mobiliários, e finalmente atuar como assessor de investimentos.

Além disso, o prazo de validade é de um ano após a divulgação do resultado. Logo depois, deve ser renovado a cada dois anos junto à CVM.
Ver resposta completa