O Que Deve Ser Registrado E Informado Em Um Certificado De Calibração? - CLT Livre

O Que Deve Ser Registrado E Informado Em Um Certificado De Calibração?

O Que Deve Ser Registrado E Informado Em Um Certificado De Calibração
Demais informações essenciais do certificado

  • Nome e endereço do laboratório
  • Identificação única do certificado de calibração
  • Nome e endereço do cliente
  • Identificação do método utilizado
  • Resultado da calibração com as unidades de medida
  • Identificação do profissional responsável pela calibração
  • Condições ambientais em que foi realizada a calibração
  • Declaração da incerteza da medição

Meer items
Ver resposta completa

O que é um certificado de calibração?

Correção do Certificado de Calibração – Podemos perceber com certa frequência, a substituição de Certificados de Calibrações quando estes possuem alguma informação equivocada. De acordo com o requisito 5.10.9 da, há duas formas para a correção de erros contidos em certificados de calibração.

A emissão de um suplemento do Certificado de Calibração o qual, deverá constar o item corrigido e o motivo pelo qual houve a correção. A substituição completa do certificado. O novo Certificado de Calibração deverá constar uma declaração informando que cancela e substitui um determinado Certificado de Calibração assim como, uma declaração do motivo pelo qual houve substituição.

Um Certificado de Calibração deve conter informações claras e objetivas possibilitando entendimento de todas as informações declaradas. Esperamos com isto, ajudar a dinâmica destes processos de gestão metrológica e desmistificar temas que necessitam de esclarecimento e entendimento no dia a dia dos profissionais de metrologia e calibração.
Ver resposta completa

O que é rastreabilidade no certificado de calibração?

Declarações –

  1. Declaração de que os resultados se referem somente aos itens calibrados, condições ambientais em que foi executada a calibração e declaração da incerteza da medição.
  2. Observação: De acordo com o ISOGUM, a incerteza da medição deve ser declarada pontualmente, porém, é admissível que, para alguns instrumentos de medição seja declarado somente um valor de incerteza da medição o qual, é válido para todos os pontos.
  3. Evidência de rastreabilidade.
You might be interested:  O Que É Certificado De Porteiro?

Observação: A rastreabilidade deve ser evidenciada até o sistema internacional de unidades. Quando um Certificado de Calibração possuir o símbolo da Rede Brasileira de Calibração ou qualquer outra rede nacional, a rastreabilidade é comprovada em função da obrigatoriedade e comprovação dos organismos de acreditação.

Caso seja realizada uma declaração de conformidade, esta deve identificar quais são os pontos conformes e não conformes assim como, a base para determinação da conformidade. Outro ponto relevante é fato da periodicidade da calibração. Conforme determinado no requisito 5.10.4.4 da NBR ISO/IEC 17025, uma etiqueta ou Certificado de Calibração não pode conter qualquer tipo de recomendação relacionado a periodicidade de calibração, exceto se acordado com o cliente, lembrando que, tal acordo, deve ser formal.

Opiniões e interpretações devem ser documentadas.
Ver resposta completa

Quais são os critérios de aceitação para certificados de calibração?

5. Critério de Aceitação – Outro parâmetro a ser considerado, que deve ser definido antes do uso do instrumento, é o critério de aceitação. É a maneira de ter certeza que o aparelho está adequado para determinada medição ou processo. Saiba mais em Critérios de aceitação para certificados de calibração: entenda quais são !
Ver resposta completa

Quais são os requisitos de calibração?

Como definir as informações que irão constar em meu certificado? – Bom, o requisito específico para esse controle na 17025:2017 é o 7.8 – Requisitos de Resultado, Nele são listadas as generalidades, itens comuns e específicos à relatórios de ensaios, certificados de calibração ou amostragem.

  • As principais informações destacadas nesse requisito são título, código único, data da calibração, informações do cliente e seus contatos, método utilizado, signatário, data da emissão, incerteza de medição, rastreabilidade, resultados, relato de conformidade, entre outros.
  • Quando o laboratório é acreditado, passa regularmente pelas auditorias de manutenção da acreditação,
You might be interested:  Qual A Diferença Entre Diploma E Certificado De Conclusão?

Nessas auditorias podem surgir sugestões para sempre evoluir o certificado e estar em conformidade com a norma. Se o laboratório não é acreditado, cabe exclusivamente a ele controlar a padronização e organização das informações.
Ver resposta completa