Teoria Das Relações Humanas Artigo? - CLT Livre

Teoria Das Relações Humanas Artigo?

Teoria Das Relações Humanas Artigo

Como surgiu a teoria das relações humanas?

Artigo: Teoria Das Relações Humanas. Pesquise 838.000+ trabalhos acadêmicos A Teoria das Relações Humanas, surgiu nos Estados Unidos como consequência das conclusões da Experiência em Hawthorne, desenvolvida por Elton Mayo e seus colaboradores. Foi um movimento de reação e de oposição à Teoria Clássica da Administração.
Ver resposta completa

Quais são as relações humanas?

O que são as relações humanas? – As relações humanas podem ser definidas como o conjunto de interações que realizamos com todos aqueles que estão ao nosso redor ao longo de toda a nossa vida. Os vínculos que desenvolvemos com as pessoas, seja na vida pessoal ou no ambiente de trabalho, são o suporte para as nossas relações humanas.

Elas são de suma importância para o desenvolvimento individual e intelectual de cada um de nós, visto que somos seres relacionais, ou seja, temos a necessidade de nos relacionarmos uns com os outros. As relações que desenvolvemos podem ser positivas, gerando harmonia e satisfação, ou negativas, o que, na maioria das vezes, resulta em,

A segunda situação é preocupante, principalmente no ambiente organizacional. Para que as relações sejam harmoniosas e a dos colaboradores seja mantida, é necessário uma boa gestão dos recursos humanos.
Ver resposta completa

Por que a abordagem das relações humanas é importante para a administração?

Disfunções da abordagem humanística da administração – A abordagem das relações humanas, fez com que as preocupações, antes expostas pela teoria clássica da administração, dessem espaço para preocupações mais específicas, como por exemplo, as pessoas e os grupos sociais que fazem parte do ambiente de trabalho.

Foi somente a partir da década de 30, nos Estados Unidos, que a eficiência passou a ser a grande busca por parte das indústrias. Essa busca pela produtividade deu origem a novos estudos, dentre eles os estudos que tratavam do sentimento e da relação humana. Porém, em um determinado momento, ocorreu uma divisão na Teoria das Relações Humanas, surgindo a teoria da administração de recursos humanos,

Essa teoria enxerga o ser humano como detentor de necessidades físicas e psicológicas, e não apenas como um ser passivo que pode ser motivado e controlado unicamente a partir de simples estímulos como descrevia a Teoria das Relações Humanas, O melhor autor que se encaixa entre essas duas correntes, é Chester Barnard, criador da Teoria da Cooperação.

Seu trabalho desloca entre a análise da organização formal para a informal, visto que para ele, as organizações informais são um meio de comunicação e proteção da integridade individual. Em seus trabalhos, Barnard ainda retratou as principais tensões entre os trabalhadores e suas organizações, concluindo que os sistemas vigentes na época não eram suficientes para garantir que o indivíduo cooperasse com a empresa.

Ele é tido como um pensador do behaviorismo e criador da teoria da cooperação. Ao final da década de 50, a Teoria das Relações Humanas entrou em declínio, passando a ser intensamente criticada. A partir deste ponto, grande parte de suas concepções passaram a ser revisadas (com a maioria sofrendo alterações).
Ver resposta completa

You might be interested:  Qual O Artigo Do Flagrante?

Quais são as origens da teoria humanística?

Oposição à Teoria Clássica e origem da Teoria das Relações Humanas – A Teoria das Relações Humanas, surgiu nos Estados Unidos, como principal consequência das conclusões da Experiência de Hawthorne, Foi um movimento de oposição à Teoria Clássica da Administração, que buscou enfatizar o lado humano e social das organizações, trazendo novos enfoques e conceitos.

  • A teoria humanística possui origens nos seguintes fatos: 1.
  • A necessidade de humanizar e democratizar a administração: para os autores desse movimento era necessário humanizar a administração, libertando-a dos conceitos rígidos e mecanicistas existentes na Teoria Clássica de Fayol e adequá-la ao novo padrão de vida do povo americano.

Neste aspecto a Teoria das Relações Humanas se mostrou um movimento americano típico que era voltado para a democratização dos conceitos administrativos.2. O desenvolvimento das ciências humanas: buscando lutar contra questões unicamente científicas, os autores e defensores desse movimento procuraram desenvolver também as ciências humanas, tendo como principal foco a psicologia industrial.

Foi nesse movimento que a psicologia começou a ter suas primeiras aplicações industriais, e com isso conseguiu demonstrar inadequações existentes nos princípios da Teoria Clássica.3. A filosofia de John Dewey e a Psicologia de Kurt Lewin: ambos foram fundamentais para o desenvolvimento do humanismo na administração.

Elton Mayo é considerado o fundador da escola das relações humanas, porém Dewey e Lewin também foram grandes contribuidores desse movimento. John Dewey trouxe à sociedade uma filosofia pragmática, enquanto Kurt Lewin adicionou mais dinamismo à psicologia.

Outra grande contribuição ao movimento foi o Princípio de Pareto, e seu estudo sobre a sociedade italiana, em 1892.4. As conclusões da Experiência de Hawthorne: realizada sob a coordenação de Elton Mayo, a experiência colocou em xeque os principais postulados da Teoria Clássica. Foi uma experiência divida em quatro fases, que acabaram delineando os princípios básicos da Escola das Relações Humanas.

You might be interested:  Noções De Direito Administrativo Constitucional E Penal?

Essa experiência acabou contradizendo alguns princípios trazidos por Taylor e Fayol, e apontou diversos novos conceitos voltados à produção industrial, aos fatores da motivação humana, ao comportamento dos empregados e aos aspectos emocionais. Diversos autores consideram que a Teoria das Relações Humanas surgiu efetivamente junto com a Experiência de Hawthorne,

Esse experimento revelou a importância do grupo sobre o desempenho dos indivíduos e foi o ponto de partida para os estudos sistemáticos sobre a organização informal. A experiência de Hawthorne foi realizada durante os anos de 1927 à 1933, sendo parte de um programa mais amplo e sofisticado, orientado pelo famoso professor Elton Mayo,

Ela tinha a finalidade de estudar a fadiga, os acidentes, a rotatividade e os efeitos das condições do ambiente de trabalho sobre a produtividade humana. Esse experimento fez nascer a chamada (Escola) Teoria das Relações Humanas, já que conseguiu demonstrar que dentre os fatores mais importantes para o desempenho individual, estão nas relações interpessoais.

Essa “descoberta” foi revolucionária para a época, pois representou uma nova filosofia na administração, em relação as ideias então predominantes da administração científica e clássica. Esse fato ocorreu justamente no momento em que a Teoria administrativa passava por uma revolução conceitual de suas concepções Em 1933, Elton Mayo publicou o livro The Human Problems of an Industrial Civilization, em que apresentou as suas bem elaboradas conclusões.

Em sua essência, Mayo diz que o método de trabalho não é tão relevante para o desempenho das pessoas, mas sim os fatores emocionais ou comportamentais. Para o autor, a fábrica deveria ser vista como um sistema social, e não apenas como um meio de visão econômica, ou industrial.

Após seus estudos, a organização passou a ser vista como um conjunto de indivíduos e de relações de interdependentes que estes mantêm entre si, o que reforçou o discurso de que o homem social é um ser complexo. A nova concepção proposta por Mayo e seus colaboradores não alterou a estrutura do modelo construído por Ford e Taylor.

You might be interested:  Declaração Que Não Faz Horas Extras?

Entretanto, contribuiu de forma significativa para alterar a atitude dos empregadores em relação aos seus funcionários, exercendo um papel importante na mudança de pensamento que surgiu junto com a Teoria das Relações Humanas, Para Mayo, o conflito é uma chaga (ferida) social, enquanto que a cooperação é o bem-estar da mesma.
Ver resposta completa