Tabela Em Artigo Científico Abnt? - [Solução]

Tabela Em Artigo Científico Abnt?

Tabela Em Artigo Científico Abnt
Como fazer a tabela – O que você precisa saber é como fazer a tabela e deixar o seu trabalho acadêmico alinhado com as normas da ABNT. Pois bem, fazer a tabela é mais simples do que você pensa. Para fazer a tabela do editor de textos Word, um dos componentes do sistema Office da Microsoft.

  1. O Microsoft Word é o mais usado para escrita e edição.
  2. Mas além disso, na coleta de dados da sua pesquisa, você pode precisar de tabelas, e pra deixar tudo alinhado, pode já ir trabalhando com as tabelas como pedida pela ABNT.
  3. Para inserir tabela você proceder conforme figura abaixo e atentar a relação entre as configurações do Word e as Normas da ABNT, e isso é válido para todas as configurações da escrita.

Como inserir tabela no Word. Fonte: Arquivo pessoal. Na janela do Word, procure a aba “inserir” e clique no ícone “tabela”, dai você define as divisões da sua tabela. Na Aba Referencias você pode inserir legendas e descrição na tabela. Você precisa então, aprender bem o pacote office e em especial o Word.

Explore o máximo que você puder. Então conseguirá ter mais desempenho no uso das ferramentas do sistema e com isso aplicar melhor as normas da ABNT. Como inserir tabela no Word. Fonte: Arquivo pessoal. Na aba “referencias” você pode inserir a referência bibliográfica da tabela, caso seja copiada de outro autor ou contenha informações de outros autores.

Se tabela representar dados da sua pesquisa, não precisa de referencia. Como inserir tabela no Word. Fonte: Arquivo pessoal. Lembrando sempre, que de acordo com as normas da ABNT, independente do tipo de tabela, você deve sempre inserir a descrição da tabela ou quadro acima deste e a fonte ou referência abaixo.

  • Como inserir tabela no Word.
  • Fonte: Arquivo pessoal.
  • No entanto, você deve retirar as linhas e colunas que separam os dados e formatar conforme e a figura abaixo.
  • Tal efeito pode ser feito usando a opção mesclar na edição de tabelas que você consegue clicando no botão direito do mouse.
  • Como você pode ver, é muito fácil de fazer tabela no Word e adequá-la as normas da ABNT.

Agora, veja um vídeo onde o autor mostra passo a passo como fazer e referenciar a tabela. É muito importante que você fique atento a todos os detalhes. E, Toda tabela que ultrapassar uma página deverá ter sua identificação e seu cabeçalho repetidos na(s) página(s) seguinte(s), com as indicações de “continua”, “continuação” e “conclusão” A tabela é apenas parte do seu trabalho e deve ser elaborada no momento em que você têm os dados em suas mãos, sejam dados estatísticos da sua própria pesquisa ou dados de pesquisa bibliográfica, todos recebem a devida atenção pela ABNT.

  • Este é um item que faz parte da apresentação dos dados, isto é, do resultado da sua pesquisa.
  • Com isso, é necessário muita atenção a estrutura da tabela e a veracidade dos dados.
  • As tabelas formatadas de acordo com as normas da ABNT têm papel fundamental na padronização da escrita cientifica.
  • É de extrema importância colocar em prática todas as normas da ABNT, em todo o seu trabalho acadêmico.
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Além disso, você deve ficar atento a forma como escreve e descreve os dados contidos na tabela, tão importante quanto a tabela é a descrição dos seus resultados. O que têm enumerado na tabela pode não se de fácil entendimento, a descrição dos dados finaliza a análise, por isso deve ser bem escrita.

Outro ponto importante é o contexto do Trabalho Acadêmico, alguns temas são encontrados em grande quantidade na literatura e outros nem tanto. Por isso, a pesquisa deve aprofundo o máximo possível o tema e com isso fundamentar a apresentação dos dados. Em conclusão, fique atento a todas as e não cometa nenhum erro na exposição da sua pesquisa.

Última atualização em 31 de outubro de 2022 : Tabela nas normas ABNT – como inserir tabelas
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Como inserir tabelas de acordo com a ABNT?

Elabore um parágrafo explicativo – Para finalizar, é importante desenvolver um parágrafo para explicar as informações contidas na tabela. Mostre as principais conclusões referentes ao tema abordado. Por exemplo: “Ao observar as informações presentes na tabela 1, é possível perceber que a produtividade da fábrica x” Vale destacar que, se você retirou o recurso de livros, pesquisas científicas, sites da internet, é necessário incluir a referência na seção de referências bibliográficas do seu trabalho.

  • Além do mais, não esqueça de adicionar a informação à lista de tabelas.
  • Inserir tabelas de acordo com a ABNT é uma forma eficiente de agregar valor ao seu trabalho e mostrar informações com clareza e objetividade.
  • Para incluí-las na pesquisa de maneira adequada, é importante conhecer as regras de formação.

Além disso, é fundamental contextualizar o item, fazendo a chamada no texto e elaborando um trecho explicativo.
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Qual a importância das normas da ABNT para a escrita acadêmica e científica?

As normas da ABNT – O objetivo central da normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) é otimizar a Escrita Acadêmica e Científica. As normativas fornecem suporte para a escrita acadêmica desde a formação do parágrafo ao formato correto da impressão e encadernação.

  1. A criação dos parágrafos é regida pela NBR 10520 do ano de 2002.
  2. Basicamente, consiste em usar ideias de outros autores escrevendo de forma que o autor seja citado e reconhecido.
  3. Para complementar a citação, a NBR 6023 do ano de 2018, define a forma correta de referenciar os autores da citações usadas no parágrafos.

É muito importante ficar atento ao usar os escritos de outros autores, para evitar o plágio. Sempre que você utilizar-se da opinião ou pesquisa de outro autor, deve referencia-lo de acordo com o que é disposto na NBR 6023/2018. Você deve atentar-se também a forma como escreve, se você estiver diante de uma citação indireta não cometa o erro de usar as palavras do autor, você deve escrever apenas a ideia do autor, mas com sua palavras.
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Como referenciar imagens nas normas da ABNT?

Perguntas frequentes – Para referenciar sua criação como fonte do seu trabalho, basta você seguir as regras e utilizar a expressão “Figura do autor” ou “Imagem do autor”, na parte inferior da ilustração. Quando se trata de um gráfico ou tabela, você deve escrever como fonte a frase “Elaboração própria”, sem precisar referenciar na bibliografia do artigo científico ou no seu TCC.

Há ainda muita dúvida sobre esse tópico, pois estruturalmente, eles são muito parecidos. Porém, é na utilidade que o quadro e a tabela se diferenciam. Enquanto que em uma tabela, você deve apresentar dados estatísticos, predominantemente numéricos, no quadro há mais informação textual, sendo mais descritivo e esquemático.

Em ambos os casos, uma lista é obrigatória quando há mais de 10. Veja o que a Universidade de São Paulo diz especificamente sobre o uso de tabelas: Fonte: USP Aproveite também para ver um exemplo de como formatar tabela: Fonte: UNICAMP A USP apresenta também, de forma sucinta, o que poderia ser considerado um quadro e o que é a tabela: Fonte: USP Veja um dos modelos da criação desse elemento (autoria própria ou não) nas normas ABNT: Fonte: UNICAMP Em linhas gerais, a imagem é a representação pictográfica de coisas, animais ou pessoas, como uma fotografia, por exemplo. Já a figura, tem como fonte outros materiais, como tabelas, organogramas e afins. Ou seja, ela não é a representação de algo real, tangível, mas sim de ideias e conceitos.

Para dar nome às figuras, você precisa primeiro de tudo, numerar. Logo em seguida, diz o que é aquela ilustração e o título da mesma. Por exemplo: Figura 1: Índice de crescimento da economia em 2021. Lembre-se sempre de referenciar também a fonte, para garantir a adequação às normas. Os gráficos não podem ser maiores do que 16 cm, com fontes no tamanho 10.

É interessante colocar uma borda preta para destacar e separar de outras áreas, deixando sua informação mais clara. As regras de título e fonte são as mesmas para ilustrações, ou seja, título no topo, centralizado e fonte centralizada abaixo do gráfico.

  1. Para referenciar uma tabela ou referenciar figuras em slide para a apresentação dos trabalhos acadêmicos, o estudante poderá colocar as informações acima da imagem utilizada e a fonte abaixo.
  2. Assim, ele deverá inserir, por exemplo: “Figura 1 – A gaivota no céu.
  3. Amostra do arquivo de Agatha Cristalina”.
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E abaixo colocar: “Fonte: imagem retirada da página de acervo do site”. Na referência ele coloca onde está disponível o site, junto com a data de acesso. Para referenciar imagens nas normas ABNT, os estudantes deverão informar a página de onde elas foram retiradas, com informação sobre o cabeçalho HTML da página, para que o leitor possa ir até o banco da página observar mais atentamente a imagem.

  1. Assim, a lista de figuras nas normas da ABNT traz como referência, por exemplo: Disponível em:,
  2. Acesso em 18 de agosto de 2022.
  3. Deve ser menor do que a utilizada no texto.
  4. Assim, pode ser tamanho 10, vez que a utilizada no texto é 12, tal fator é utilizado como forma de organizar visualmente as informações dos trabalhos acadêmicos.

O Word é uma ferramenta que sem dúvidas auxilia os estudantes na hora de montar uma tabela. Isso porque, o editor de texto já fornece a opção de inserir tabela, com o dado, elementos, informações e legenda desejada. Na lista de tabelas é possível editar e escolher a melhor forma e número de linhas.
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Como formatar um trabalho acadêmico nas normas ABNT?

Apesar de ser relativamente simples, formatar um trabalho acadêmico nas normas ABNT pode ser bem desgastante. Ainda mais quando está repleto de figuras e tabelas, além de outros elementos que são importantes nos trabalhos de conclusão de curso (TCC).
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