Síntese Do Ácido Acetilsalicílico Artigo? - CLT Livre

Síntese Do Ácido Acetilsalicílico Artigo?

Síntese Do Ácido Acetilsalicílico Artigo
Síntese e purificação do ácido acetilsalicílico através da técnica de recristalização utilizando diferentes tipos de solventes foi alvo deste trabalho. Realizamos a síntese do ácido acetilsalicílico através do processo de acetilação do ácido salicílico reagindo com anidrido acético sob efeito de catálise ácida usando-se ácido sulfúrico.
Ver resposta completa

Como é feito o ácido acetilsalicílico?

Esta síntese teve como objectivo obter o ácido acetilsalicílico, que é um cristal, de cor branca. O ácido acetilsalicílico prepara-se fazendo reagir o ácido salicílico com o anidrido acético, e algumas gotas de ácido sulfúrico, que actua como catalizador (substância que não participa na reacção mas aumenta ou diminui a sua velocidade).
Ver resposta completa

Qual é a polaridade do ácido acetilsalicílico?

Introdução – Aspirina é o nome comercial do ácido acetilsalicílico (AAS), um produto sintético da reação entre o ácido salicílico e o anidrido acético, catalisada por um ácido. A substância existe em uma flor muito usada em buquê de noivas, as do gênero Spiraea, e é comum em toda a Europa.

Segundo Bayer (2014), o ácido acetil salicílico é um fármaco do grupo dos anti-inflamatórios não esteroides, sendo eficazes no alívio de dor, febre e inflamação, ou seja, tem propriedades antitérmicas, anti-inflamatórias e analgésicas. Em estado puro o ácido acetilsalicílico é um pó cristalino branco ou incolor, pouco solúvel em água e facilmente solúvel em álcool e éter.

Isso se deve ao fato de a água ser mais polar que o etanol e a aspirina, e estes últimos possuírem polaridade semelhante (MACÊDO et al., 2010). A Aspirina é um dos medicamentos mais conhecidos e consumidos mundialmente. Milhares de toneladas de ácido acetilsalicílico são produzidas anualmente, somente nos Estados Unidos.

You might be interested:  Impugnação A Contestação Artigo Cpc?

Sendo que em 1999 a Aspirina completou 100 anos. Esta, além da ação analgésica, apresenta juntamente ação antiplaquetária que inibe a ação das prostaglandinas, uma substância que age como um hormônio, que ajuda na coagulação sanguínea. Por isso, a aspirina é proibida em caso de dengue hemorrágica: ela inibe a coagulação (MENEGATTI et al., 2011).

Esta é a base do seu uso preventivo em pessoas com problemas vasculares como aterosclerose e risco de derrame cerebral. Esses pacientes têm regiões dentro dos vasos sanguíneos onde há uma maior chance de serem formados trombos (aglomerados de sangue coagulado).

  • De fato, têm-se conseguido a prevenção de milhares de eventos, mas com um custo.
  • A aspirina aumenta o risco de hemorragia do tubo digestivo.
  • Dessa forma, tentou-se amenizar esse risco com a diminuição da dose do medicamento, o que não obteve um resultado positivo em vários estudos.
  • Assim sendo, a sua utilização nessas pessoas deverá ser feita ponderando o custo-benefício da prevenção e do risco de hemorragia do tubo digestivo.

Nos EUA, cerca de 50 milhões de pessoas têm utilizado a aspirina de forma preventiva nos últimos 20 anos (BMJ, 2014). A síntese consiste em um processo pelo qual ao fazer reagir dois ou mais reagentes diferentes, naturais ou não, se obtém um produto com características distintas dos reagentes que lhe deram origem (SOUZA, 2010).

  • Visto que existe um grande consumo de Aspirina não apenas como analgésico e anti-inflamatório, mas também na prevenção de várias doenças, faz-se necessário tomar conhecimentos sobre os possíveis efeitos colaterais provocados por este fármaco.
  • Acerca da grande utilização desse fármaco e pela importância que ele possui perante a sociedade, buscou-se por meio da realização deste experimento, sintetizar a Aspirina, calcular seu rendimento e determinar seu ponto de fusão.
You might be interested:  Apelação Criminal Artigo 600 Cpp?

Os resultados obtidos com essa prática foram comparados com os relatados na literatura, para que então pudessem ser feitas algumas considerações.
Ver resposta completa

Como calcular o rendimento de ácido acetil salicílico?

4. Cálculo do rendimento verdadeiro (Rv) da reação: R v = 3,25 g (AAS) × 4,5652 (R Τ) = 71,2%. Portanto, o rendimento de ácido acetil salicílico foi de 71,2 %, desta forma sendo de suma importância demonstrar o mecanismo da reação que se procedeu em destaque na Figura 2.
Ver resposta completa

Qual é o ponto de fusão de um ácido acetil salicílico?

A determinação do ponto de fusão é necessária para avaliar o grau de pureza de uma substância, sendo um valor característico da mesma. Neste experimento, a amostra de ácido acetil salicílico começou a fundir a uma temperatura inicial de 118 °C e sua fusão estava completa a uma temperatura final de 145 °C.
Ver resposta completa