Segundo Rousseau O Que É Contrato Social?
Contents
- 0.1 O que é o contrato social segundo Rousseau?
- 0.2 O que Hobbes Locke e Rousseau diz sobre contrato social?
- 0.3 Qual a diferença entre o contrato social de Hobbes e Rousseau?
- 0.4 Qual a principal proposta do contrato social de Rousseau?
- 1 O que é o contrato social de Locke?
- 2 Como Rousseau enxergava o estado?
- 3 Quais são os componentes básicos de um contrato social?
- 4 O que é O Contrato Social na teoria de Hobbes?
- 5 Quem elaborou O Contrato Social?
O contrato social é fundamentado em um pacto convencional, por meio do qual os cidadãos, em condições justas, abrem mão de seus direitos individuais e consentem com o poder de uma autoridade na qual depositam confiança. O Estado, resultante desse acordo tem o dever de proteger os cidadãos.
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O contrato social é uma metáfora usada pelos filósofos contratualistas para explicar a relação entre os seres humanos e o Estado. Esta figura de linguagem foi utilizada especialmente por Thomas Hobbes, John Locke e Jean-Jacques Rousseau.
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Hobbes x Rousseau: Uma explanação introdutória a respeito do entendimento do ser A ideia de seres vivendo como cidadãos nas mais diversas sociedades foi o tema central da filosofia de Thomas Hobbes, e Jacques Rousseau. Com visões diferentes, mas complementares ambos pensavam que deve-se contra atualizar entre os seres e a sociedade uma forma de garantia de harmonia entre esses.
- A percepção destes quanto a natureza humana era caracterizada com ideias inatas, ou seja, os seres nasciam com ideias predispostas.
- Hobbes viveu entre 1588 e 1679 e presenciou em seu país, a Inglaterra, uma plena e sangrenta Guerra Civil.
- Devido a esse acontecimento mudou-se para França onde a partir dali vivera e publicara seus textos.
A ideia hobbesiana que fundamentava todo o seu pensamento, era a que os seres por natureza nasciam dotados do pensamento de conflito. Segundo Hobbes os seres são conflitantes entre si, sendo todos egoístas. O que movia o homem segundo Hobbes era o medo de morrer e a esperança de alcançarmos ganhos materiais e poder, onde sobressairíamos sobre os outros.
Esses motores não precisam ser necessariamente planejados e percebidos, eles acontecem de forma natural e espontânea. A sociedade descontrolada, em seu estado de natureza, seria o caos implantado, com o egoísmo aflorado os homens matariam, roubariam, mas esses fatos não seriam como alternativas seriam modos de sobrevivência, onde se aplicaria literalmente a lei matar ou morrer.
Citando Hobbes, a vida seria “pobre, solitária e curta”. Num mundo sem leis, a divisão forte e fraco não seria evidente. Para Hobbes o homem precisa de freios e meios que controlem essa natureza do ser e é com esse papel que entra o Estado. Necessitaríamos de um estado forte e controlador, onde na forma de um “contrato social” entre o governo e o povo, o soberano regeria a sociedade.
- Para ele, com o contrato os seres estariam renunciando a parte de sua liberdade para legitimar o poder do estado em controlar a sociedade.
- Assim o estado serviria como a balança e a espada, com poderes de julgar e punir os que se desviassem de um esperado comportamento.
- No estado hobbesiano a segurança transporia a liberdade.
Diversos pensadores discordaram de Hobbes no que diz respeito ao poder do Estado sobre o indivíduo. Segundo alguns o governo pela regra hobbesiana seria manifesta numa forma totalitária, ou seja, um estado com poderes autoritários sobre o cidadão. Hobbes acima de tudo não acreditava na Democracia e não acreditava na capacidade de organização humana por si.
Para o Rousseau o homem é fundamentalmente bom. Para se fossemos colocados em nosso estado natural a viverem em pequenos grupos, certamente não causaríamos grandes problemas. Para Rousseau o problema está quando o homem é posto a viver em sociedade. “O homem é bom por natureza, a sociedade que a corrompe” é a frase que marca o pensamento central de Rousseau cerca da natureza do ser.
O ser humano introduzido na sociedade busca incansavelmente sobrepor uns aos outros. Rousseau cita o dinheiro e a propriedade privada como os grandes da vivência em sociedade dizendo que em busca destes tomamos assim uma postura de competição.Assim como Hobbes acredita no sistema contratualista para reger e organizar a os seres em sociedade.
- O que Rousseau queria era criar um sistema que levasse o ser a ser livre em sociedade como em seu estado natural, mesmo que obedecendo as leis do estado.
- Mas podemos falar que a liberdade é um fato não congruente com leis e regras.
- Mas para isso, Rousseau desenvolvera a Teoria da vontade geral, onde vontade geral seria o que representasse o que de melhor havia para a sociedade.
Essa teoria visava que todos os componentes das sociedades deveriam deixar de pensar no bem próprio e acreditar no bem coletivo, ou seja, abrir mão das vontades individuais e lutar pela primazia da sociedade, assim cada indivíduo faria parte de um bem comum.
Segundo Rousseau, “A vontade geral deve emanar de todos para ser aplicada a todos”. E essa vontade geral seria aplicada através das leis, ou seja, nossos pensamentos devem ser voltados para o bem comum e as leis serviriam como apoio, evitando o egoísmo. No entanto Rousseau acreditava que o indivíduo com comportamento desviante ao bem de todos deveria ser forçado pelo estado a manter o padrão considerado correto.
Com isso, podemos dizer que para Rousseau a liberdade só seria plena se seguíssemos o bem comum da sociedade, mesmo que sejamos forçados a isso. Gostou do artigo? Inscreva-se no nosso blog, conheça os e continue nos acompanhando. : Hobbes x Rousseau: Uma explanação introdutória a respeito do entendimento do ser
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Quando surgiu o Contrato Social de Rousseau?
As bases da sociedade Em 1762 surgiram duas de suas obras mais importantes, o ensaio ‘O Contrato Social’ e o tratado ‘Emílio, ou da Educação’. ‘O Contrato Social’ é considerado uma das obras fundamentais da filosofia política.
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Rousseau e o bem comum – Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) é um contratualista que possui uma visão bastante distinta de seus antecessores. Rousseau defendia que o estado de natureza era um período pacífico e que o ser humanos é naturalmente bom. Segundo ele, o ser humano seria um “bom selvagem”.
- Entretanto, o surgimento da propriedade privada gerou uma desigualdade entre os indivíduos e, consequentemente, um ambiente de tensão entre os possuidores os não possuidores de terras.
- Para a resolução desse problema, firma-se o contrato social para que o Estado possa garantir a manutenção do direito à propriedade e a regulação de toda a sociedade.
- Assim, o Estado surge como uma ferramenta a serviço dos cidadãos com o objetivo de seja respeitada a vontade geral e coibida a ação por interesses particulares.
- Para saber mais, leia:,
John Locke (1632 – 1704) – Locke, por sua vez, possui lentes mais positivas no que se refere ao indivíduo em estado de natureza se comparado com Hobbes. Para o autor, o ser humano não é necessariamente mau, mas é naturalmente proprietário. Ou seja, a concepção de propriedade para ele inclui não apenas a instância territorial, mas envolve corpo; vida; liberdade; capacidade de trabalho e bens, considerados direitos naturais.
- Diante disso, Locke defende o direito à propriedade, sobretudo baseado no chamado jusnaturalismo,
- O que é isso? Apenas um nome para aquilo que são direitos naturais e imutáveis, isto é, que já nascemos possuindo.
- Por exemplo, a nossa capacidade de trabalho.
- Não é necessário que haja nenhuma lei formalmente estabelecida que diga que podemos tê-la, concorda? Isso porque ela é um direito natural.
Da mesma forma, ele acredita que o Contrato Social é firmado livremente pelas partes. Então, o surgimento do Estado, para Locke, ocorre para que haja a garantia desses nossos direitos naturais por parte de uma instituição. Logo, compreende-se que a legitimidade do poder do soberano reside na proteção da propriedade.
Relembrando que ele entende por propriedade: corpo; vida; liberdade; propriedade privada e tudo o que constitui, para o autor, nossos direitos naturais. Logo, a naturalização da posse feita pelo teórico influenciou de maneira característica o liberalismo burguês, do final da década de 80. Nesse sentido, Locke compreende o contrato social como uma possibilidade de amenizar a violência e invasão à soberania da propriedade privada.
Porém, diferente de Hobbes, Locke acredita ser essencial um Estado dividido e a garantia da desobediência civil, isto é, de a população possuir direito de rebelião,
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Conforme exposto, o contrato corresponde exatamente ao modo como Hobbes entende a ‘transferência mútua de direitos’. Este direito nada mais é do que a liberdade natural, assim, renunciar direitos, para o filósofo, consiste em ao mesmo tempo em renunciar a liberdade natural que por direito cada homem possui.
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Qual a frase mais famosa de Rousseau?
“O homem nasce livre, mas por toda parte encontra-se acorrentado” é a frase que tornou o filósofo político genebrino Jean-Jacques Rousseau mundialmente conhecido. GENEBRA, 28 de junho de 2012 (ACNUR) – “O homem nasce livre, mas por toda parte encontra-se acorrentado”. A frase inicial da obra O Contrato Social tornou o filósofo político genebrino Jean-Jacques Rousseau mundialmente conhecido. Mas hoje, quando comemoramos os 300 anos de seu nascimento, nos perguntamos até que ponto o pensamento rousseauniano ainda é relevante.
- E ainda o que ele poderia nos ensinar sobre o trabalho do Alto Comissáriado das Nações Unidas para Refugiados, que tem sua sede em Genebra.
- Rousseau nasceu em 28 de junho de 1712 em uma família de refugiados franceses protestantes.
- A cidade suíça de Genebra, que ofereceu abrigo a milhares de huguenotes perseguidos a partir do século 16, deixou nele marcas profundas.
O filósofo não apenas dedicou à cidade – que fica às margens do lago Léman – seu segundo “Discurso”, como também assinava suas obras como “Cidadão de Genebra”. Ainda assim, sua relação com sua terra natal não foi simples. Orfão ainda criança, Rousseau passou muitos anos de um lado para outro, vivendo na casa de diferentes empregadores, clientes e amantes, trabalhando como balconista, entalhador e professor particular.
- Rousseau saiu da obscuridade em 1749, quando ganhou um concurso de ensaios, argumentando que o progresso do conhecimento e da cultura levavam à corrupção do comportamento humano.
- Ele publicou seu primeiro grande trabalho político, o Discurso sobre a desigualdade, em 1755, a partir do qual escreveu O Contrato Social e Émile,
As duas obras foram desprezadas por autoridades e intelectuais, sendo queimadas publicamente em Paris e Genebra. Convencido de que era alvo de conspiração, Rousseau viajou pela Europa, decidindo estabelecer-se nos arredores de Paris, onde morreu isolado aos 66 anos.
- Embora o trabalho de Rousseau seja fruto de seu tempo, ele deixou contribuições chave para a teoria e a prática da política moderna.
- Uma questão esteve no centro de seu pensamento: Como o homem pode viver livremente dentro da sociedade? O pensamento de Rousseau surgiu de sua noção sobre a natureza humana.
Contrapondo alguns de seus precursores e contemporâneos (como Montesquieu e Hobbes), ele acreditava que os seres humanos possuíam uma bondade inata, e que cuidar de si não excluía a preocupação com o bem-estar alheio. O filósofo também argumentava que todos os homens eram socialmente iguais.
E as desigualdades eram criações artificiais de sistemas sociais baseados na propriedade privada e no trabalho organizado – sistemas que permitiram a dominação e exploração de algumas pessoas por outras. Embora Rousseau seja visto por alguns como o pai da democracia moderna – e foi, sem dúvida, influente na evolução do pensamento democrático – ele tinha ideias muito específicas sobre formas de governo.
Ele era favorável a democracia direta, na qual os cidadãos tinham igual responsabilidade em concordar com as leis que os governavam. Seu argumento era apoiado no exemplo de Genebra, pequena cidade-Estado onde a democracia direta poderia ser estabelecida.
O pensamento de Rousseau desempenhou um papel importante na promoção da noção de direitos humanos, o que é fundamental para o trabalho do ACNUR. Muitos filósofos anteriores, do jurista e filósofo holandês Hugo Grotius até o inglês Hobbes, tinham concebido noções sobre direitos em termos de posse, poder ou de construções societárias legais.
Em contraste, a insistência de Rousseau na liberdade fundamental dos seres humanos em seu “estado natural” contribuiu para a noção moderna de que indivíduos têm direitos inalienáveis, independentemente do seu lugar na sociedade. Esta noção é claramente refletida nos documentos do século 20, como a Carta das Nações Unidas e a Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Rousseau não chegou a formular uma teoria de relações internacionais, mas muitos dos princípios ajudaram a delinear o pensamento moderno na área. A primeira vista, parece que o pensamento rousseauniano teria preferido que os Estados permanecessem independentes uns dos outros tanto quanto possível, porque ele acreditava que a dependência era a raíz de todo conflito.
Em situações de guerra, por exemplo, ele era descrente sobre a motivação dos legisladores e, certamente, teria sido crítico à intervenção das grandes potências. O mundo mudou significativamente da época de Rousseau para cá. Seus ideais de unidade interna e independência dos Estados estão desatualizados em um mundo globalizado, caracterizado por migrações em massa, diásporas e movimentos sociais transnacionais.
- Por isso, fica aberto a interpretação se Rousseau teria abraçado a noção de governança global ou do estabelecimento de organizações internacionais como as Nações Unidas.
- Rousseau não antecipou o conceito de intervenção humanitária.
- No entanto, ele acreditava firmemente na compaixão intrínseca da humanidade e no desejo das pessoas em contribuir para o alívio do sofrimento alheio.
A vida e a obra de Rousseau permanecem altamente relevantes para o trabalho do ACNUR, assim como de outras organizações humanitárias que têm sua sede na cidade onde ele nasceu. Por Rachel Humphris em Geneva Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter
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Porque a igualdade é tão importante para Rousseau?
LIBERDADE E IGUALDADE PARA ROUSSEAU A relação liberdade-igualdade está presente em toda a obra de Rousseau, chegando a constituir-se como o cerne de sua filosofia. Rousseau afirma que uma pessoa só consegue ser feliz se estiver livre para desenvolver suas vontades e instintos naturais.
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Rousseau era a favor da ideia de formação da sociedade através do ‘contrato social’. Segundo ele, os homens eram livres e bons, até que se uniram para formar sociedades e assim foram corrompidos e aprisionados pela propriedade privada.
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Como Rousseau vê a relação entre indivíduo e sociedade?
Rousseau recupera a ideia da benevolência dos homens por meio das categorias piedade e empatia, como elementos da bondade natural, sendo as bases da relação entre indivíduo e sociedade no seu suposto estado de natureza.
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Qual a natureza humana segundo Rousseau?
Para Rousseau, o homem em seu estado de natureza é um ser que tem a piedade como seu guia fundamental ; para Sade, o homem, é por natureza, guiado pelo crime e pela busca egoísta dos prazeres.
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Como Rousseau enxergava o estado?
Como o objetivo de Rousseau é encontrar o fundamento do estado civil, onde a liberdade é preservada, é necessário que haja uma lei em que o homem continue a ser livre. As leis, portanto, têm que ser expressão da vontade do homem, vontade do corpo político.
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Quem foram os 3 principais contratualistas?
Projeto Educação: saiba quem são os filósofos contratualistas e suas ideias Projeto Educação: professor fala sobere a obra de Rousseau, Locke e Hobbes Nesta quarta-feira (17), o Projeto Educação falou sobre os filósofos contratualistas e suas obras. O professor de filosofia Fábio Medeiros respondeu a uma pergunta enviada por um grupo de alunos da Escola Técnica Estadual (ETE) Almirante Soares Dutra, no bairro de Santo Amaro, no Centro do Recife.
- Veja vídeo acima) “O assunto que gostaríamos de ver é ‘filósofos contratualistas’, que é bastante recorrente no Enem”, disseram os estudantes.
- Segundo o professor Fábio Medeiros, existem três pensadores da era moderna conhecidos como os filósofos contratualistas: Thomas Hobbes, que escreveu o livro Leviatã; John Locke, autor de ‘Dois Tratados sobre o Governo Civil’; e Jean-Jacques Rousseau, escritor do Contrato Social.
Eles são considerados contratualistas porque afirmam que é necessário um contrato social para que a vida civilizada possa acontecer. A partir desse princípio, cada um deles tem sua linha de pensamento.1 de 3 O professor de filosofia Fábio Medeiros falou sobre os três filósofos contratualistas no Projeto Educação desa quinta (17) — Foto: Reprodução/TV Globo O professor de filosofia Fábio Medeiros falou sobre os três filósofos contratualistas no Projeto Educação desa quinta (17) — Foto: Reprodução/TV Globo Para Hobbes, explicou o professor, os seres humanos vivem em uma sociedade que não é civilizada e possuem uma natureza má.
- Portanto, é necessário estabelecer a vida civilizada através de um pacto, onde há uma pessoa no comando, como um rei.
- Nós teríamos que renunciar às nossas vontades, desejos, liberdades.
- E entregar o poder a um só, que é o soberano, e a ele nós devemos nos submeter”, explicou Fábio Medeiros.
- Com outra visão, John Locke propõe o que conhecemos como liberalismo.
O que, segundo o professor, é uma sociedade baseada em princípios que garantem a liberdade, a igualdade e, acima de tudo, a propriedade privada. “Para Locke, nós não nascemos para a violência e para a barbárie. Nós nascemos a partir do ideário de que se constitui iguais e, ao mesmo tempo, livres.
Esse pressuposto, ele propõe no novo contrato, numa nova base, que vai se estabelecer uma democracia indireta”, afirmou o professor.2 de 3 O pensador John Locke acreditava na igualdade entre os seres, ao mesmo tempo que apoiava a liberdade para possuir propriedades privadas — Foto: Reprodução/TV Globo O pensador John Locke acreditava na igualdade entre os seres, ao mesmo tempo que apoiava a liberdade para possuir propriedades privadas — Foto: Reprodução/TV Globo O terceiro pensador, Jean-Jacques Rousseau, é o autor do Contrato Social.
Segundo Fábio Medeiros, Rousseau aperfeiçoa ou vai muito mais além da afirmação de John Locke. Ele propõe que, para a sociedade existir civilizadamente, é preciso superar a desigualdade social oriunda da propriedade privada. “Ou seja, nem todos a têm, e é precisam que todos a possuam.
Por isso uma sociedadade assim poderia atender de fato ao desejo da igualdade, ao ideário da igualdade”, disse o professor. Rousseau propõe, ainda, que a democracia seja direta e atenda necessariamente, através do pacto, a vontade de todos. “Todos renunciam, inclusive, alguns dos seus privilégios, para que o coletivo sobressaia”, concluiu o professor de filosofia Fábio Medeiros.3 de 3 Os três filósofos contratualistas acreditavam que era preciso existir um tipo de contrato social para a vida civilizada — Foto: Reprodução/TV Globo Os três filósofos contratualistas acreditavam que era preciso existir um tipo de contrato social para a vida civilizada — Foto: Reprodução/TV Globo A novidade da 14ª temporada do Projeto Educação é que os estudantes podem mandar perguntas ao time de professores.
Os interessados devem enviar um vídeo para o WhatsApp da TV Globo, no número (81) 98181.2222, com a #educacao. É importante que o vídeo seja gravado com o celular deitado, na horizontal, para facilitar a visualização. : Projeto Educação: saiba quem são os filósofos contratualistas e suas ideias
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O que é o contrato social da empresa? – O contrato social da empresa é como uma certidão de nascimento do negócio, que marca o início do empreendimento e detalha as principais informações sobre seu funcionamento. Constam nesse documento os dados pessoais dos sócios, a atividade da empresa, endereço da sede, capital investido, direitos e deveres de cada sócio, entre outras informações essenciais para formalizar a sociedade e dar inícios às operações.
Nome, nacionalidade, estado civil, profissão e residência dos sócios, se pessoas naturais, e a firma ou a denominação, nacionalidade e sede dos sócios, se jurídicasDenominação, objeto, sede e prazo da sociedade Capital da sociedade, expresso em moeda corrente, podendo compreenderQualquer espécie de bens, suscetíveis de avaliação pecuniáriaA quota de cada sócio no capital social, e o modo de realizá-laAs prestações a que se obriga o sócio, cuja contribuição consista em serviçosAs pessoas naturais incumbidas da administração da sociedade, e seus poderes e atribuiçõesA participação de cada sócio nos lucros e nas perdasSe os sócios respondem, ou não, subsidiariamente, pelas obrigações sociais.
Mais adiante, vamos entender exatamente o que significa cada um desses pontos.
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O que é O Contrato Social na teoria de Hobbes?
Conforme exposto, o contrato corresponde exatamente ao modo como Hobbes entende a ‘ transferência mútua de direitos ‘. Este direito nada mais é do que a liberdade natural, assim, renunciar direitos, para o filósofo, consiste em ao mesmo tempo em renunciar a liberdade natural que por direito cada homem possui.
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Quem elaborou O Contrato Social?
(Estátua de Rousseau, em Genebra) Talvez você não saiba o que é um Contrato Social, de acordo com a teoria política, mas você já parou para se perguntar o que é o Estado? Quando o Estado foi pensado? Qual é a utilidade dele? Será que a sociedade realmente necessita de um Estado? Questionamentos assim já devem ter surgido ou surgirão na mente de boa parte das pessoas, tanto em forma de dúvida, quanto por conta de alguma indignação.
- Neste post, você entenderá melhor as respostas para essas questões.
- Uma das primeiras abordagens sobre Estado e que permanece em evidência e debate, tanto para questioná-la, quanto para concordar com ela, é a corrente dos Contratualistas.
- Alguns dos autores de destaque nessa corrente são: John Locke, Thomas Hobbes e Jean-Jacques Rousseau,
Para eles, de maneira simplificada, para se formar a sociedade civil, as pessoas firmaram um acordo, nomeado Contrato Social, com uma instituição, o Estado.
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