Resultados E Discussão No Artigo?
Qual a diferença entre resultados e discussão? – Também chamada de “resultados e discussão”, é nessa parte do trabalho que você deve apresentar, comentar e interpretar os dados que você coletou na pesquisa. Enquanto nos dois primeiros capítulos você escreveu uma descrição de tudo o que achou Na análise de resultados você deve mudar o foco e fazer uma dissertação.
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Qual a diferença entre resultados e discussão?
Qual a diferença de resultados e Discussão? São na realidade, duas coisas diferentes, apesar de lidarem com descobertas. Na primeira parte, a de resultados, você vai expor em forma de gráficos, figuras e tabelas — sem emitir julgamentos — os seus achados na coleta primária.
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O que deve ter na discussão de um artigo?
FAQ – Essa etapa vem logo depois da apresentação das suas descobertas, mostrando uma certa tendência a determinada abordagem. Por isso, você deve apresentar a correlação entre a base de dados coletada em campo – ou seja, questionários, experimento e afins, com os artigos, estudos e outras fontes de ordem secundária.
Assim, pode levar seu leitor a uma explicação do que foi colhido e apresentado. Para fazer com que seu estudo tenha mais validade, as análises devem ser mais profundas, fazendo não apenas uma descrição, mas também seu significado perante o cenário traçado. Para isso, é essencial fazer uma avaliação desses achados e procurar as implicações que cercam a hipótese, para confirmar ou refutar, na próxima seção — a conclusão.
Nessa etapa, você irá colocar seus achados, com descrição de cada similaridade e oposição para outros estudos. Isso vai ajudar a traçar um caminho que venha mostrar as implicações das descobertas, de maneira a direcionar a resposta para a validação ou não da hipótese estabelecida.
Então, resumindo, você deve apresentar o que foi colhido em primeiro grau e relacionar com o que foi absorvido em segundo grau, durante a busca de novas literaturas e embasamento. São na realidade, duas coisas diferentes, apesar de lidarem com descobertas. Na primeira parte, a de resultados, você vai expor em forma de gráficos, figuras e tabelas — sem emitir julgamentos — os seus achados na coleta primária.
Por exemplo, a idade dos entrevistados, renda, grau de interação com o objeto estudado e outros. Já a discussão, vai aliar esses dados já apresentados, ao que foi visto no referencial.
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Qual é a seção de discussão do artigo?
O que deve estar na seção de Discussão? – Em resumo, sua Discussão é a resposta para a pergunta: “o que significam os meus resultados?” A seção de Discussão do artigo deve vir depois das seções de Métodos e de Resultados, e antes da Conclusão. Deve relacionar-se diretamente com as questões colocadas na Introdução e posicionar os seus resultados dentro do contexto da sua revisão de literatura.
As principais conclusões do seu estudo O significado dessas descobertas Como essas descobertas se relacionam com o que outras pessoas fizeram Limitações de suas descobertas Uma explicação para resultados surpreendentes, inesperados ou inconclusivos Sugestões para mais pesquisas
Sua Discussão NÃO deve incluir nenhuma das seguintes informações:
Novos resultados ou dados não apresentados anteriormente no documento Especulação injustificada Assuntos tangenciais Conclusões não apoiadas pelos seus dados
Qual a importância do tópico dos resultados e discussões?
Áreas em que a revisão sistemática é mais comum – Dada à finalidade desse tipo de proposta, ou seja, em razão da necessidade apresentar um compilado acerca do que tem sido produzido nos últimos anos, algumas áreas aceitam melhor esse tipo de revisão, como é o caso da área da saúde.
Muitos estudos são publicados a cada dia, e, com isso, novas abordagens sobre doenças/tratamentos aparecem com muita fluidez. Analisar a eficiência da aplicabilidade desses estudos é interessante a partir de uma revisão sistemática, pois as descrições são mais objetivas e precisas, o que faz com que se tenha uma noção da viabilidade ou não do estudo em um determinado contexto.
Podemos ressaltar, então, que trata-se de uma forma de compreender o funcionamento de um determinado universo de forma mais rápida e dinâmica. Existem áreas em que o fluxo de informações é mais intenso, então há certa necessidade de materiais mais práticos e diretos ao ponto.
É comum que os dados sejam apresentados a partir de uma sequência anual, a fim de que se avalie a evolução do assunto nesse recorte temporal. Nesse tipo de proposta o tópico dos resultados e discussões se torna bastante indispensável, pois como se pretende avaliar a eficiência desses estudos, ou seja, o quão viáveis eles são, apresentar os seus principais resultados a partir de parágrafos mais breves e sucintos (a discussão) é essencial.
Apontar as características da amostra analisada (resultados) e refletir sobre essas (discussões) é ideal em artigos de revisão sistemática. Nesse sentido, depois de apresentar a forma pela qual os artigos foram coletados, é interessante apontar os resultados e discutir sobre esses achados em um tópico apropriado.
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Qual a diferença entre resultados e discussão?
Apresentação e análise dos dados – Os dados obtidos com a pesquisa são apresentados conforme a análise estatística, incorporando elementos como, gráficos e ilustrações. Esses recursos colaboram com a compreensão do leitor. Todos os resultados pertinentes devem ser apresentados, bem como aqueles que foram classificados como inconclusivos.
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O que deve ter na discussão de um artigo?
FAQ – Essa etapa vem logo depois da apresentação das suas descobertas, mostrando uma certa tendência a determinada abordagem. Por isso, você deve apresentar a correlação entre a base de dados coletada em campo – ou seja, questionários, experimento e afins, com os artigos, estudos e outras fontes de ordem secundária.
Assim, pode levar seu leitor a uma explicação do que foi colhido e apresentado. Para fazer com que seu estudo tenha mais validade, as análises devem ser mais profundas, fazendo não apenas uma descrição, mas também seu significado perante o cenário traçado. Para isso, é essencial fazer uma avaliação desses achados e procurar as implicações que cercam a hipótese, para confirmar ou refutar, na próxima seção — a conclusão.
Nessa etapa, você irá colocar seus achados, com descrição de cada similaridade e oposição para outros estudos. Isso vai ajudar a traçar um caminho que venha mostrar as implicações das descobertas, de maneira a direcionar a resposta para a validação ou não da hipótese estabelecida.
- Então, resumindo, você deve apresentar o que foi colhido em primeiro grau e relacionar com o que foi absorvido em segundo grau, durante a busca de novas literaturas e embasamento.
- São na realidade, duas coisas diferentes, apesar de lidarem com descobertas.
- Na primeira parte, a de resultados, você vai expor em forma de gráficos, figuras e tabelas — sem emitir julgamentos — os seus achados na coleta primária.
Por exemplo, a idade dos entrevistados, renda, grau de interação com o objeto estudado e outros. Já a discussão, vai aliar esses dados já apresentados, ao que foi visto no referencial.
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Qual é a seção de discussão do artigo?
O que deve estar na seção de Discussão? – Em resumo, sua Discussão é a resposta para a pergunta: “o que significam os meus resultados?” A seção de Discussão do artigo deve vir depois das seções de Métodos e de Resultados, e antes da Conclusão. Deve relacionar-se diretamente com as questões colocadas na Introdução e posicionar os seus resultados dentro do contexto da sua revisão de literatura.
As principais conclusões do seu estudo O significado dessas descobertas Como essas descobertas se relacionam com o que outras pessoas fizeram Limitações de suas descobertas Uma explicação para resultados surpreendentes, inesperados ou inconclusivos Sugestões para mais pesquisas
Sua Discussão NÃO deve incluir nenhuma das seguintes informações:
Novos resultados ou dados não apresentados anteriormente no documento Especulação injustificada Assuntos tangenciais Conclusões não apoiadas pelos seus dados
O que é análise de resultados?
Interpretando os dados –
- Porém, você deve avaliar ainda mais, para descobrir se essas relações são significativas na busca de uma solução do problema.
- Qual é, por exemplo, a causa, o motivo ou a consequência desses comportamentos nesses grupos de pessoas?
- Para isso, você teria de comparar as descobertas da pesquisa empírica com as descobertas da pesquisa bibliográfica.
- Tente interpretar como os conceitos que você descobriu nos livros explicam, contradizem, complementam os dados que você coletou na sua observação, nos questionários, nas entrevistas ou nos documentos.