Por Quanto Tempo Se Guarda Declaração De Imposto De Renda?
Contents
- 0.1 Quanto tempo tenho que guardar as declarações de imposto de renda?
- 0.2 Quanto tempo devo guardar os documentos?
- 0.3 Como jogar fora documentos?
- 0.4 Por que devemos guardar os documentos?
- 1 Quanto tempo guardar conta de cartão de crédito?
- 2 Onde guardar o dinheiro do FGTS?
- 3 Como colocar nota fiscal no imposto de renda?
Quanto tempo tenho que guardar as declarações de imposto de renda?
E quais documentos devo guardar? – Vanessa explica que o ideal é guardar todos os documentos que foram utilizados para preencher a declaração, Veja a lista de alguns documentos que devem ser preservados:
Recibos/comprovantes de despesas dedutíveis, como despesas médicas, hospitalares e educação;Comprovantes de reforma e realização de benfeitorias em imóveis; Documentos suporte para apuração de ganho de capital na alienação de bens e direitos.
A declaração de Imposto de Renda vai até 31 de maio. A Receita espera receber 34,1 milhões de declarações. Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Ver resposta completa
Quanto tempo devo guardar os documentos?
Tempo de Leitura: 7 minutos Guardar documentos por pelo menos 5 anos é necessário para evitar multas e outras penalidades, caso seja solicitada a apresentação deles em uma data futura.
Ver resposta completa
Como jogar fora documentos?
Passos para descartar documentos de forma segura – Apesar de parecer simples, descartar esses papéis é uma tarefa que demanda certa atenção. Por isso, alguns passos essenciais devem ser seguidos para reduzir qualquer tipo de risco. Os principais passos para o correto descarte de documentos são:
Conferir se o documento possui um substituto físico ou digital com validade jurídica ou histórica. Nos casos de documento de identificação, por exemplo, o descarte só deve ser feito quando já foi emitida uma nova via;Não jogue no lixo! Por conterem, na maioria das vezes, informações e dados pessoais importantes, é imprescindível que o descarte de documentos não seja feito diretamente no lixo. Isso, pois, pode haver um extravio do papel e utilização dos dados para atividades fraudulentas; Procure uma empresa para descarte de documentos : Essas empresas são essenciais para reduzir o acúmulo de papéis inutilizados e também para realizar a destinação segura, sigilosa e definitiva daqueles que não possuem mais validade.
O ponto mais importante é que esses comprovantes não sejam descartados em sua forma íntegra. O ideal é que sejam triturados em trituradores de papel e queimados em seguida. Nos casos de empresa para descarte de documentos, elas trabalham realizando a incineração desses documentos, evitando que sejam desviados ou utilizados para fins não autorizados pelo proprietário.
Ver resposta completa
Por que devemos guardar os documentos?
A importância da guarda e conservação de documentos A guarda de documentos é um cuidado necessário para qualquer empresa, pois é a forma que elas têm para comprovar o cumprimento de uma obrigação, trabalhista, fiscal e/ou previdenciária. O prazo mínimo para guarda é de dois anos e varia de acordo com o tipo de documento.
Muitas empresas têm dificuldade para encontrar espaço físico para mantê-los, por isso muitas optam pelo arquivo digital. Com o advento da era digital criou-se a expectativa de eliminação do papel, mas isso está longe de acontecer. A falta de quaisquer documentos exigidos por uma eventual fiscalização poderá acarretar a lavratura de auto de infração com a consequente imposição de multa.
Independentemente da forma escolhida, seja o arquivo em papel ou digital, os documentos precisam ser guardados e principalmente, conservados. É de suma importância destacar a necessidade da conservação dos documentos pela empresa, pois a falta da comprovação do pagamento das obrigações legais, seja pela perda do documento ou sua ilegibilidade, acarretará no pagamento da mesma obrigação.
A guarda dos documentos poderá ser feita mediante digitalização, disponibilizando todo o material através de arquivo virtual, mas deverá ter o cuidado de verificar minuciosamente, se todos aqueles que foram digitalizados representam fielmente os originais, sendo que falhas poderão ocorrer no processo de digitalização.
A conservação eficiente garante vida longa aos documentos. Dentre os documentos que precisam ser guardados, podemos citar alguns exemplos, quanto ao prazo de guarda, conforme tabela que segue abaixo.
Acordo de compensação de horas | 5 anos durante a vigência do contrato, até 2 anos após a rescisão |
Acordo de prorrogação de horas | 5 anos durante a vigência do contrato, até 2 anos após a rescisão |
Atestado de Saúde Ocupacional | 20 anos, após o desligamento do trabalhador |
CAGED – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados | 3 anos a contar da data da postagem |
Carta com Pedido de Demissão | 5 anos durante a vigência do contrato, até 2 anos após a rescisão |
CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – livros de atas | Indeterminado |
Comunicação do Aviso Prévio | 5 anos durante a vigência do contrato, até 2 anos após a rescisão |
RAIS – Relação Anual de Informações Sociais | 10 anos contados da data da entrega |
GFIP – Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e Informações à Previdência Social | 30 anos retroativo à data da rescisão |
Folha de pagamento | 10 anos contados do primeiro dia do exercício seguinte |
GPS – Guia da Previdência Social | 10 anos contados do primeiro dia do exercício seguinte |
Livro de Inspeção do Trabalho | Indeterminado |
Depósitos de FGTS | 30 anos |
Contrato de trabalho | Indeterminado |
Como o leitor pôde constatar, a guarda de documentos exige dos empresários certos cuidados que, se não tomados, podem colocar todo um empreendimento em risco. Para auxiliar os empresários do comércio, o Sindilojas-SP disponibiliza gratuitamente um manual de orientação específico sobre o assunto. Fale conosco: 11 2858 8400 | : A importância da guarda e conservação de documentos
Ver resposta completa
Quanto tempo guardar conta de cartão de crédito?
Serviços bancários e financeiros – Comprovantes de depósito bancário devem ser guardados até a comprovação do crédito em conta. Já extratos bancários devem ser guardados por 5 anos, para comprovação de pagamentos diversos, de salários e movimentação financeira (fisco, por exemplo).
Ver resposta completa
Onde guardar o dinheiro do FGTS?
Renda Fixa – Na Renda Fixa, a rentabilidade da aplicação é determinada desde o início, dando mais clareza de quanto o dinheiro irá render. Tesouro Direto, CDBs e LCAs são alguns dos mais conhecidos. Os investimentos em renda fixa podem ser de dois tipos:
Prefixados – ou seja, em que é possível saber qual será o retorno no fim da aplicação, por exemplo, 6% ao ano. Pós fixados – quando o rendimento é atrelado a algum índice da economia e varia de acordo com suas oscilações. Por exemplo, um rendimento de 100% do CDI, Nesse caso, a pessoa sabe que seu dinheiro vai render conforme um indicador específico, mas muda sempre que o CDI for alterado.
Como colocar nota fiscal no imposto de renda?
Pois bem, os créditos que são destinados ao estímulo à solicitação de documento fiscal, como os cupons e as notas fiscais, são isentos da tributação do imposto, devendo ser informados em ‘Rendimentos Isentos e Não Tributáveis’, na linha 26 (outros).
Ver resposta completa