Por Convenção, Qual O Padrão Utilizado Para A Declaração De Constantes? - CLT Livre

Por Convenção, Qual O Padrão Utilizado Para A Declaração De Constantes?

Por Convenção, Qual O Padrão Utilizado Para A Declaração De Constantes

Qual o padrão utilizado para a declaração de constantes?

Declarao de Constantes e Variveis

Declaraes Declarao de Constantes: So valores que no se alteram ao longo do programa. Uma constante pode aparecer sob forma de um valor explcito (constante literal) ou um nome simblico que representa um determinado valor ao longo do programa (constante simblica). Uma constante simblica definida da seguinte forma: # define Ex: # define MAX 100; # define PI 3,14; OBS: Utiliza-se como padro colocar nome da constante simblica em letra maiscula. Declarao de Variveis: Uma varivel identifica um espao na memria do computador, reservado para armazenar valores de um determinado tipo. Ex: int num; char x; float y; A declarao tambm pode conter, opcionalmente, a inicializao da varivel. = Ex: int num = 10; char x = ‘A’;

Declarao de Constantes e Variveis
Ver resposta completa

Qual a forma correta de declarar uma variável do tipo constante?

Nomeao de variveis – A nomeao de variveis precisa ser feita respeitando algumas regras e convenes:

  1. Pode conter letras, nmeros e o caractere sublinhado (_), mas no pode comear com um nmero;
  2. Devem ser declaradas em minsculo. Caso sejam nomes compostos, a primeira letra de todas as palavras, menos da primeira, deve ser maiscula (Camel Case);
  3. Java uma linguagem case sensitive. Assim, numeroUm diferente de numeroum,

Exemplos de declarao de variveis: int nome123; float _salarioBase; String 1erro; // Erro de compilao por iniciar com caractere numrico.
Ver resposta completa

Como se declarar constante?

Constantes em C usando #define e const

  • Por: Eduardo Casavella
  • Constantes são usadas para armazenar valores que NÃO podem ser modificadas durante a execução de um programa.
  • Uma constante precisa ser declarada, e para tanto usamos a diretiva de pré-processador #define.
  • Sintaxe: #define
  • A declaração da constante deve ser feita no início do programa.
  • É extremamente recomendável utilizar letras maiúsculas ao declarar uma constante.
  • Declarando as constantes como maiúsculas podemos facilmente diferenciá-las das variáveis que por convenção devem ser declaradas em letras minúsculas.
  • Exemplos de declaração de constantes

#define ICMS 0.18 #define MAX 100 #define ERRO “Erro!!!”

  1. Quando o programa é compilado, o compilador substitui as ocorrências das constantes definidas pelo valor declarado.
  2. As constantes tem duas vantagens principais:
  3. 1 – facilitam a modificação do programa 2 – tornam o programa mais legível.
  4. A seguir temos um vídeo demonstrando implementar o comando define em um programa em C.
  5. Exemplo de programa em linguagem utilizando constantes

#include #include //declaração da constante #define ICMS 0.18; int main(void) Tela de execução Tela de execução do programa usando constantes em C Criando constantes com const Outra forma de utilizar constantes em C é usar o comando const. Ao usar const será declarada uma constante de um determinado tipo de dado que ocupa um espaço na memória RAM cujo valor não pode ser alterado em tempo de execução.
Ver resposta completa

Qual a formatação para declaração?

Características e estrutura da declaração – A declaração se estrutura com o nome “DECLARAÇÃO” centralizado no início e topo da página. Em seguida, segue-se direto ao texto, que costuma iniciar-se com a afirmação “Declaramos para os devidos fins” ou “Declaro para os devidos fins”.

Na sequência, o autor da declaração informa seus dados ou os dados relevantes ao documento, como RG, CPF, Carteira de Trabalho, CNH e outros. Além dessas informações, a declaração costuma apresentar a posição profissional ou civil do autor, e, por fim, informa a mensagem principal que deseja ser declarada.

Essas informações pessoais servem tanto para garantir a identificação do autor como para justificar o motivo da declaração. Por fim, ao final da página, assina-se com próprio punho e marca-se local e data. Por sua aplicação em amplos contextos de uso, a declaração pode apresentar diferentes informações, tamanhos e conteúdos,
Ver resposta completa

Quais são os 4 tipos de dados?

Os tipos de dados que um algoritmo pode manipular são: dados numéricos, dados literais e dados lógicos. Vamos conhecer cada tipo e compreender de que forma cada um deles pode ser utilizado.
Ver resposta completa

Quais as regras para declarar variáveis?

Nomes de Variáveis – Devem ser formados por combinações de letras maiúsculas (A-Z), minúsculas (a-z), dígitos (0-9) e o caractere sublinhado ( _ ).

Não podem começar com dígitos. Não podem conter acentuações. Não podem ser uma palavra reservada da linguagem de programação (uma variável não pode se chamar por exemplo printf ).

Exemplos

nomes corretos: var1, var2, media, ValorMaximo, x nomes incorretos: Média, printf, 2var

Nota: letras maiúsculas e minúsculas fazem diferença (por exemplo, a variável maxVal é diferente da variável MaxVal ).
Ver resposta completa

O que é um dado constante?

Uma constante é um item de dados denominado com um valor predefinido. Não é possível alterar o valor designado a uma constante predefinida.
Ver resposta completa

O que são valores constantes programação?

O que são constantes em programação? – O conceito de constante é mais simples do que parece. Basicamente, são espaços reservados na memória onde armazenamos uma informação dentro do nosso código. Estas podem ser de qualquer tipo de dados, como, por exemplo, um caractere ou um número. Sua utilização é importante, pois o seu valor não pode ser alterado durante a execução do programa.
Ver resposta completa

O que é uma constante de dois exemplos?

Resposta: São valores numéricos sem ponto decimal, precedidos ou não por um sinal. Não é possível separar o sinal do valor numérico. Constantes válidas são, por exemplo : 1997, -3, +5, 0 e -32000.
Ver resposta completa

O que é uma constante em C Exemplos?

ÍNDICE ARTIGO VIDEOAULA

Nessa aula estudaremos o conceito de constante e aprenderemos como definir e utilizar constantes na linguagem C. Em C, constantes são espaços de memória reservado que contém um valor que não pode ser alterado. A forma de trabalho com uma constante e uma variável é bastante comum, ambas possuem um tipo, uma referência e um valor.

O que as diferencia é a sua capacidade de permitir a alteração de valor durante o tempo de execução. Dessa forma, temos que o valor contido num espaço de memória constante garante integridade ao nossos sistemas e também, fazem com que o nosso código siga um padrão. Em C, temos 2 maneiras para declarar uma constante.

You might be interested:  Audiência De Conciliação Artigo Cpc?

A primeira e mais comum, é com a utilização da palavra reservada const, A segunda forma, é declarando-a através de diretivas de compilação, como temos no exemplo a seguir: int main () A outra forma, no caso, utilizando diretiva de compilação, fica da seguinte maneira: #define PI 3.141592 int main ()
Ver resposta completa

O que é uma variável e quais os métodos de declaração?

Java – Declarando e Inicializando Variáveis Declarando e inicializando variáveis Já vimos algumas variáveis. Uma variável é um nome para uma parte da memória que armazena dados. Quando você declara uma variável, você precisa declarar o tipo da variável junto com um nome.

  • Por exemplo, o código a seguir declara duas variáveis.
  • Um é chamado zooName e é do tipo String,
  • O outro é chamado numberAnimals e é do tipo int,
  • String zooName; int numberAnimals; Agora que declaramos uma variável, podemos dar um valor a ela.
  • Isso é chamado de inicialização da variável.
  • Para inicializar uma variável, basta digitar o nome da variável seguido por um sinal de igual, seguido pelo valor desejado: zooName = “The Best Zoo”; numberAnimals = 100; Você geralmente deve inicializar uma variável imediatamente, você pode fazer no momento da declaração.

Por exemplo, aqui mesclamos as declarações e inicializações em um código mais conciso: String zooName = “The Best Zoo”; int numberAnimals = 100; Nas seções a seguir, veremos como declarar várias variáveis em uma linha e identificadores legais. : Java – Declarando e Inicializando Variáveis
Ver resposta completa

Como declarar classe C++?

Declaração – Podemos criar construtores facilmente, através das características que os distinguem das funções membro convencionais. Ou seja, definimos uma função membro que possua o mesmo nome da classe, não tenha tipo de retorno e a declaramos como pública para que possa ser acessada por quem queira instanciar objetos.

Vejamos como definir um construtor: class Caneta ; Caneta :: Caneta ( string c, int v ) Construtores podem iniciar os membros da classe de uma forma simplificada. Este formato é usado sempre que o construtor tem dados básicos que podem ser iniciados antes do resto da construção da estrutura do objeto.

Podemos iniciar os dados do objeto declarando-o desta forma: class Caneta }; Para fazê-lo, como vemos no código, basta listar as variáveis membro em uma sequência depois da declaração do nome do construtor e de um sinal de dois pontos “:”. Iniciamos uma lista de membros, com o valor a ser atribuído entre parênteses depois de cada um, separando-os por vírgulas.
Ver resposta completa

Qual das alternativas abaixo apresenta uma declaração de variável correta?

Progamação Orientada a Objeto I – Unidade II Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original Progamação Orientada a Objeto I – Unidade II  Pergunta 1 Resposta Selecionada: e. As variáveis numero e Numero são variáveis diferentes.

Respostas: a. O código armazena o valor 10 na variável numero duas vezes.b. A primeira linha apresenta erro, pois não se pode atribuir um valor a uma variável na mesma linha em que ela é declarada.c. A segunda linha é desnecessária, porque a variável já possui o valor 10 armazenado.d. As atribuições estão erradas, pois o valor atribuído à variável deve estar entre aspas.e.

As variáveis numero e Numero são variáveis diferentes.  Pergunta 2 Resposta Selecionada: a.10 Respostas: a.10 b.5 c.3 d.6.5 e.11  Pergunta 3 Resposta Selecionada: c. False e True Respostas: a. True e True b. True e False c. False e True d. False e False e.

O programa apresenta erros  Pergunta 4 Resposta Selecionada: a.5 vezes. Respostas: a.5 vezes.b.10 vezes.c. Infinitas vezes.d. Nenhuma vez.e. O código apresenta erros.  Pergunta 5 Resposta Selecionada: c. i = 10 Respostas: a. i = 0 b. i = 1 c. i = 10 d. i = 11 e. O código apresenta erros  Pergunta 6 Resposta Selecionada: e.

“ação” Respostas: a. “Mani” b. “ings” c. “pulação” d. “strings” e. “ação”  Pergunta 7 Qual das alternativas abaixo apresenta uma declaração de variável correta? Resposta Selecionada: c. int a; Respostas: a. double d = “10.5”; b. string = “10.5”; c. int a; d.

String s = 10.5; e. a = int 10.5;  Pergunta 8 Qual das alternativas abaixo está correta com relação ao Framework.NET? Resposta Selecionada: b. É um conjunto de ferramentas necessárias para se executar qualquer sistema,NET Respostas: a. É o ambiente de desenvolvimento das linguagens C# e Visual Basic.b.

É um conjunto de ferramentas necessárias para se executar qualquer sistema,NET c. Pode-se executar um sistema,NET sem ter o Framework,NET instalado, desde que haja alguma versão do Visual Studio instalada no computador.d. A Microsoft desenvolve o Framework.NET para Windows e também para diversas outras plataformas, como o Linux e o MacOS.e.

Podemos compilar um programa,NET sem utilizar o Visual Studio. Para tanto, utilizamos o compilador de linha de comando disponível no Framework.NET.  Pergunta 9 Qual das linhas abaixo apresenta erros e não pode ser compilada? Resposta Selecionada: c. int i = Console.ReadLine(); Respostas: a. string s = Console.ReadLine(); b.

Variáveis e constantes em PHP – @CursoemVideo de PHP – Gustavo Guanabara

long l = Convert.ToInt64(Console.ReadLine()); c. int i = Console.ReadLine(); d. float f = Single.Parse(Console.ReadLine()); e. double d = Convert.ToDouble(Console.ReadLine());  Pergunta 10 Quando compilamos um código fonte em alguma das linguagens do Framework.NET, nós obtemos: Resposta Selecionada: c.

Um código compilado em Linguagem Intermediária que pode ser executado em qualquer plataforma que possua um Framework.NET instalado; Respostas: a. um programa compilado em linguagem de máquina que pode ser executado diretamente por um computador na plataforma PC/Windows; b. um programa compilado em linguagem de máquina que pode ser executado diretamente por um computador em diversas plataformas; c.

um código compilado em Linguagem Intermediária que pode ser executado em qualquer plataforma que possua um Framework.NET instalado; d. um código interpretado diretamente a partir do código fonte pelo Framework.NET em plataforma PC/Windows; e. um código interpretado diretamente a partir do código fonte pelo Framework.NET em qualquer plataforma dotada de um Framework.NET disponível.
Ver resposta completa

Qual a tabulação padrão da ABNT?

Regras de espaçamento das normas da ABNT – Não tem como fugir. Você precisa estar por dentro dass principais normas de formatação nas normas da ABNT. Mas a gente te ajuda nisso. Vamos lá. Como referência para esse post, nós usamos o livro Manual para elaboração de trabalhos acadêmicos, da Roberta Cajueiro.
Ver resposta completa

Quais são as constantes fundamentais?

Constantes da Física e a Escala de Planck A Física é rodeada de mistérios referentes à natureza, os quais o homem se vê determinado a compreender. Um fato extremamente intrigantes é a existência das constantes físicas, Quando se fala de constantes físicas há 3 tipos: o primeiro refere-se às que dizem respeito a algo mais específico.

como a característica de algum material (por exemplo, o calor específico do cobre), o segundo são números que aparecem frequentemente e utiliza-se de uma convenção para facilitar (por exemplo, a carga do elétron) e, então, temos as que são ditas como “fundamentais”, as quais, geralmente estão relacionadas a algum fenômeno da natureza e alguma teoria física (por exemplo, a velocidade da luz),

Quando estudamos a eletricidade, é necessário utilizar a constante de Coulomb (k) para calcular a força elétrica, porém k depende da permissividade no vácuo (ε) também constante, a qual, por sua vez, que depende da velocidade da luz (c). Sendo assim, já podemos perceber que é algo um tanto quanto curioso, pois relaciona diferente áreas da Física.

  1. Uma das constantes mais impactantes da ciência foi a constante de Planck (h), que foi uma das protagonistas da física moderna.
  2. Essa constante foi responsável pela quantização da energia das radiações eletromagnéticas, suposição feita por para a resolução do problema do corpo negro e que rendeu ao cientista o prêmio de 1918,
You might be interested:  Uma Empresa Que Tenha Baseado O Seu Contrato Na Mediana Do Ipca?

Essa ideia de Planck foi de grande importância para toda a Física, mas aqui vamos conversar um outro conceito, a escala de Planck. A escala tinha como premissa a utilização de unidades naturais, para descrever parâmetros como massa, comprimento, tempo, temperatura e carga elétrica,

  • A escala seria feita utilizando cinco constantes fundamentais e realizando a análise dimensional delas, as constante são: Planck reduzida (h cortado), velocidade da luz (c), constante gravitacional (G), constante de Coulomb (k) e a constante de Boltzmann (kB).
  • Utilizando essa análise, foram obtidas as unidades de Planck, sendo elas:
  • Massa de Planck= 2,2×10^-8kg
  • Comprimento de Planck= 1,6×10-35m
  • Tempo de Planck= 5,4×10^-44s
  • Energia de Planck= 1,956×10^9J
  • Temperatura de Planck= 1,4×10^32K

Como a teoria ainda não tinha um significado físico, não recebeu muito destaque no meio científico. No entanto, com todo o desenvolvimento da física quântica e da relatividade geral e restrita, as quais estavam relacionadas com as constantes de Planck, gravitacional e a velocidade da luz, respectivamente, a teoria ganhou maior notabilidade,

  • Com o passar dos anos foram encontrados padrões com a escala de Planck, os quais partem de trabalhos teóricos e diferentes abordagens sobre a natureza.
  • Em alguns modelos cosmológicos, teoriza-se que assim como existe uma temperatura mínima (zero absoluto) existe uma temperatura máxima, dada pela temperatura de Planck.

Acredita-se também, que momentos após o Big Bang (conhecido como Era Planck), mais especificamente 10^-44s (tempo de planck), toda a matéria estaria com a temperatura de Planck e teríamos um amontoado de quarks (Plasma de Quark-glúons). A radiação proveniente dessa temperatura teria comprimento de onda de 1,6×10-35m, ou seja, o comprimento de Planck,

  1. Essas constantes também aparecem em outras teorias da Física, algumas idealizando sobre os “limites” da natureza, como a teoria das cordas.
  2. As constantes da escala apresentam valores muito distantes da precisão dos nossos aparelhos de medição, o que torna inviável realizar experimentações e medidas, preservando esse mistério da Física,
  3. Texto por: Vinicius Andrade de Oliveira
  4. Referências:

LÉVY-LEBLOND, J.-M. On the conceptual nature of the physical constants. La Rivista del Nuovo Cimento (1971-1977), v.7, n.2, p.187-214, 1977. Introduction to the constants for nonexperts. The NIST reference on Constants, Unit, and Uncertainty. Disponível em: https://physics.nist.gov/cuu/Constants/introduction.html TIPLER, P.A.

  • E Llewellyn R.A., Física Moderna, Ed.
  • LTC, Rio de Janeiro, 2001 SANTOS, Caio Matheus Fontinele dos et al.
  • Uma proposta didático-matemática para o uso da escala de Planck: dos fótons aos buracos negros.
  • Revista Brasileira de Ensino de Física, v.42, 2020.
  • SCHOMBERT, James.
  • Astronomy 123 Cosmology, Lecture 20, Birth of The Universe.

Disponível em: http://abyss.uoregon.edu/~js/cosmo/lectures/lec20.html : Constantes da Física e a Escala de Planck
Ver resposta completa

Qual o termo utilizado para armazenar dados temporariamente?

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Em ciência da computação, buffer de dados (ou, simplesmente, buffer ) é uma região de memória física utilizada para armazenar temporariamente os dados enquanto eles estão sendo movidos de um lugar para outro. Normalmente, os dados são armazenados em um buffer enquanto eles são recuperados de um dispositivo de entrada (como um microfone) ou pouco antes de serem enviados para um dispositivo de saída (como auto-falantes).

  1. Contudo, um buffer pode ser utilizado quando movem-se dados entre processos dentro de um computador.
  2. Isto é comparável com os buffers de telecomunicações.
  3. Os buffers podem ser implementados em um local de memória fixa no hardware – ou utilizando-se um buffer de dados virtual em software, apontando para um local na memória física.

Em todos os casos, os dados armazenados em um buffer de dados são armazenados em um meio de armazenamento físico, A maioria dos buffers são implementados em software, que normalmente usa a RAM mais rápida para armazenar dados estáveis, devido ao tempo de acesso muito mais rápido comparado com as unidades de disco rígido,
Ver resposta completa

Como é feita a classificação das estruturas de decisão?

Controle do Fluxo de Execução –

  • De acordo com o modo como este controle é feito, as estruturas básicas de controle do fluxo de instruções de um algoritmo, são classificadas em: Estruturas Seqüenciais, Estruturas de Decisão e Estruturas de Repetição.
  • – Comandos Compostos
  • É um conjunto de zero ou mais comandos simples, como instruções primitivas ou alguma das construções de controle do fluxo de execução que serão estudadas a seguir.
  • – Estruturas Seqüenciais
  • Os comandos são executados numa seqüência pré-estabelecida, onde cada comando é executado somente após o término do comando anterior.
Fluxograma: Pseudocódigo:, ,

Exemplos de aplicação: algoritmos das aulas anteriores, onde não há estruturas de decisão ou de repetição. – Estruturas de Decisão O fluxo de execução das instruções a ser seguido será escolhido em função do resultado da avaliação de uma ou mais condições.

  • o Estruturas de Decisão do Tipo Se
  • Uma única condição é avaliada.
  • Sintaxe:
  • Se
  • Então
  • Senão

Ver resposta completa

Como se declara uma constante em Java?

Introdução as constantes em Java

Nesta aula estudaremos o conceito de constantes e aprenderemos como definir valor constante em Java.

Constante é uma referência que após defindo um valor, este não podera ser alterado durante o tempo de execução. Na prática, o funcionamento é semelhante ao uso de variáveis, sendo a única diferença, que após definido um primeiro valor, este não poderá ser alterado.

Em programação, uma constante é a alocação de uma espaço na memória para guardar um valor durante toda a execução de um programa ou então, durante a execução de um determinado Bloco de Instrução, As constantes, são bastante semelhante ao funcionamento e uso das variáveis, a diferença, é que não podemos alterar o seu valor em tempo de execução.

Se, durante o desenvolvimento de um software, definirmos que uma constante deve conter o valor inteiro 5, está, em hipótese alguma, conseguira alterar o seu valor em tempo de execução. Quando estamos iniciando na programação, é comum pensarmos que o uso de constantes ao invés de ajudar, atrapalha no desenvolvimento, o que muitas vezes pode ser uma verdade aparente.

  1. Assim, partimos do pressuposto que sempre lembraremos que determinada referência não poderá ter o seu valor alterado e então, optamos por trabalhar com uma variável, até porque, a mesma é mais flexível.
  2. Esse tipo de pensamento, sob olhar da teoria está totalmente errado, e no olhar prático, estamos cometendo um erro gigantesco.

Temos que ter em mento, que o objetivo de uma constante, como o nome sugere, é assegurar que determinada informação não será alterada, em hipótese alguma. Trabalhar com constantes faz o nosso programa ser mais seguro e menos propenso a erros. Até porque, estamos garantindo que um valor constante não será alterado durante a execução da aplicação.

Em Java, definimos uma constante colocando a palavra final a frente da declaração, por exemplo: Observe a instrução final a frente da declaração. Esta é a responsável por declarar que um determinado membro não poderá ter o seu valor alterado. Em Java, existe um peculiaridade quando trabalhamos com constantes.

Nós podemos declarar uma constante sem inicializá-la. A partir do momento que um valor for atribuído, este não mais poderá ser alterado. Assim, temos a liberdade de definir o valor da constante de maneira dinâmica, o que facilita a programação, porém, pode ocasionar problemas.
Ver resposta completa

You might be interested:  Principio Da Culpabilidade Direito Penal Conceito?

Como declarar constante JS?

const – Embora o let garanta o escopo, ainda assim, existe a possibilidade de declararmos uma variável com let e ela ser undefined, Por exemplo: void function ( ) (); Supondo que temos uma variável que queremos garantir sua inicialização com um determinado valor, como podemos fazer isso no JavaScript sem causar uma inicialização default com undefined ? Para termos esse tipo de comportamento em uma variável no JavaScript, podemos declarar constantes por meio da palavra-chave const,

  1. O código acima gera um Uncaught TypeError: Assignment to constant variable, pois o comportamento fundamental de uma constante é que uma vez atribuído um valor a ela, este não pode ser alterado.
  2. Assim como as variáveis declaradas com a palavra-chave let, constantes também tem escopo de bloco.
  3. Além disso, constantes devem ser inicializadas obrigatoriamente no momento de sua declaração. Vejamos alguns exemplos:

const idade = 18 ; const pi; No código acima temos o exemplo de uma constante idade sendo declarada e inicializada na mesma linha (constante válida) e um outro exemplo onde o valor não é atribuído na declaração de pi (constante inválida) ocasionando o erro Uncaught SyntaxError: Missing initializer in const declaration,
Ver resposta completa

Como são utilizadas as constantes em algoritmos?

O que são constantes em programação? – O conceito de constante é mais simples do que parece. Basicamente, são espaços reservados na memória onde armazenamos uma informação dentro do nosso código. Estas podem ser de qualquer tipo de dados, como, por exemplo, um caractere ou um número. Sua utilização é importante, pois o seu valor não pode ser alterado durante a execução do programa.
Ver resposta completa

Como é feita a declaração de constantes no Visualg?

VisuALG #2 – Algoritmo Algoritmo É uma forma estruturada de resolver problemas numa sequência lógica, passo a passo até obter o resultado desejado. Todo tipo de problema que temos no dia-a-dia, resolvemos através de algoritmos, que muitas vezes não são nem percebidos como tal.

Abaixo temos um exemplo de algoritmo para realizar uma chamada telefônica em um telefone público: Tirar o telefone do gancho; Ouvir o sinal de linha; Inserir o cartão no telefone público; Teclar o número desejado; Se chamar e alguém atender. * Conversar; * Desligar; * Retirar o cartão; Senão. * Desligar; * Voltar ao início.

De forma bem simples, para facilitar o entendimento, algoritmo é uma receita. Abaixo temos um exemplo de receita: Picanha assada no forno Receita da Tia Nastácia Ingredientes 01 picanha; 02 tabletes de caldo de carne; 250 gramas de margarina; 02 colheres (sopa) de molho inglês; 01 cebola grande ralada; Sal, alho e pimenta.

Modo de preparo Tempere a picanha com alho socado, sal e pimenta e deixe tomar gosto por 02 horas; Coloque a picanha em uma assadeira, com a parte da gordura para baixo; Espalhe o molho inglês misturado com o caldo de carne, margarina e cebola ralada; Cubra com papel alumínio e asse em forno quente por 20 minutos; Retire o papel, vire a parte da gorda para cima e asse por mais 25 minutos; Retire e sirva com arroz branco, vinagrete e aipim cozido.

Nos dois exemplos vistos, foi necessário seguir uma sequência ordenada de passos para se obter o resultado desejado. A receita acima está dividida em duas partes: ingredientes e modo de preparo. Vamos dividir nossa receita-algoritmo em três partes: Cabeçalho, sessão de declarações e sessão de comandos.

A sessão de comandos pode ser comparada com o modo de preparo da receita. Comentário

É utilizado para adicionar informações afim de: facilitar o entendimento de quem ler o algortimo, adicionar observações sobre o funcionamento do programa, etc. É importante frisar que os comentários não são executados pelo programa, ou seja, no momento da execução do programa os comentários são ignorados. Declaração Consiste na definição dos nomes e valores das constantes e dos nomes e tipos das variáveis que serão utilizadas pelos algoritmos, incluindo comentário, quando se fizerem necessários. A declaração deve estar no início do algoritmo, antes das constantes e variáveis serem de fato utilizadas no algoritmo. Constante As contantes são dados estáticos, o seu conteúdo pode ser acessado a qualquer momento. O conteúdo de uma constante será atribuío no momento de sua criação e não poderá ser mais alterado. A atribuição de valores é feita com o operador Exemplos: pi, polegada. pi <- 3.14159265359 polegada <- 2.54 +-+-+-+ | Constante | Atribuição | Conteúdo | +-+-+-+ |pi | <- |3.14159265359 | |polegada | <- |2.54 | +-+-+-+ Variável As variáveis armazenam dados em caráter temporário e tem conteúdo dinâmico, ou seja, podem ser acessadas ou alteradas a qualquer momento. Exemplos: Em um algoritmo que recebe um determinado raio, para calcular a área do círculo, teremos duas variáveis: raio e área. raio: real area: real +-+-+ | Variável | Tipo | |-+-+ |raio | real | |area | real | +-+-+ Tipos de dados Em computação, existem os seguintes tipos básicos de dados, também conhecidos como tipos primitivos: Numéricos (inteiro e real), caractere e lógico Inteiro – Representa valores inteiros, ou seja, SEM CASAS DECIMAIS, Exemplos: 10, 5, -5, -10. idade: inteiro temperatura: inteiro +-+-+ | Variável | Tipo | |-+-+ |idade | inteiro | |temperatura | inteiro | |-+-+ Real – Representa valores reais, ou seja, COM CASAS DECIMAIS, Exemplos: 10.555, 15.5, -14.67, -1000.000. Obs.: Em nossos algoritmos vamos assumir que o separador decimal sempre será o, (ponto) e não a, (vírgula). E nunca vamos inserir o separador do milhar. Exemplo: 1500 em vez de 1.500. altura: real peso: real +-+-+ | Variável | Tipo | |-+-+ |altura | real | |peso | real | +-+-+ Caractere – Representa uma seqüência de um ou mais caracteres. Exemplos: "O resultado da soma é: ", "B", "1234", "Seleção Brasileira". Obs.: Os caracteres devem estar sempre entre " " (aspas duplas) nome: caractere endereço: caractere +-+-+ | Variável | Tipo | |-+-+ |nome | caractere | |endereço | real | +-+-+ Lógico – Representa valores lógicos, os quais possuem apenas 2 estados: Verdadeiro e falso. Abaixo temo um exemplo de algoritmo que, solicita o raio de um círculo para então calcular sua área: algoritmo "Área do círculo" // Função: Área do círculo // Autor: Andrey Smith // Data: 02/05/2014 // Seção de Declarações var raio, area: real // Estes são exemplos de variáveis. inicio pi <- 3.14159265359 // Este é um exemplo de constante. // Seção de Comandos escreva ("Informe o raio do círculo: ") leia (raio) area <- pi * raio ^ 2 escreval ("A área do círculo é: ", area) fimalgoritmo Conclusão Algoritmo é a lógica de um programa computacional, ou seja, são as instruções que o homem fornece ao computador para que determinadas tarefas sejam executadas. Portanto, se um programa não está funcionando corretamente, não culpe o computador. = ) Até o próximo! :wq! Andrey Smith : VisuALG #2 – Algoritmo Ver resposta completa