Objetivo De Um Artigo Científico? - 2024, CLT Livre

Objetivo De Um Artigo Científico?

Objetivo De Um Artigo Científico
O que é um artigo científico? – Vamos por partes. O primeiro passo é entender o que é um artigo científico. De forma direta, um artigo é uma apresentação sintética de resultados de uma pesquisa sobre um problema específico. Não são todos os textos que podem ser considerados artigos científicos.

  • A ABNT definiu artigo científico como ” uma publicação com autoria declarada, que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento “.
  • Em linhas gerais, o artigo científico é uma publicação que apresenta os resultados de uma pesquisa.
  • Os temas dos artigos podem ser diversos, desde relatos de experiências até construções completamente teóricas.

Deste modo, o objetivo central de um artigo é contribuir, divulgar e publicizar os resultados de uma pesquisa. De forma geral, são publicado em anais de eventos e em revistas científicas ou periódicos, como o Periódico Capes, o Scielo e o Google Acadêmico,
Ver resposta completa

Qual é o objetivo de um artigo?

O que é o objetivo de um artigo? – O objetivo fundamental de um artigo é o de ser um meio rápido e sucinto de divulgar e tornar conhecidos, através de sua publicação em periódicos especializados, a dúvida investigada, o referencial teórico utilizado (as teorias que serviam de base para orientar a pesquisa), a metodologia empregada, os resultados,
Ver resposta completa

Como estabelecer o objetivo do seu artigo científico?

Primeiramente, devemos ter em mente que os Objetivos de um Artigo Científico podem ser divididos em Objetivos Gerais e Objetivos Específicos (ou Objetivos Principais e Objetivos Secundários. Uma boa dica para estabelecer o Objetivo Geral do seu Artigo Científico é ter em mente que ele muitas vezes está resumido em uma frase.

  • Portanto, seu Objetivo deve ser enunciado de forma clara e direta,
  • Não fique “dando voltas” para explicá-lo ao leitor.
  • Vamos te dar um exemplo.
  • Supondo que você esteja escrevendo um Artigo Científico sobre a Ditadura Civil-Militar no Brasil e dentro desse tema você tenha feito um recorte que consiste na produção cultural nesse período.
You might be interested:  O Que É Principio Da Legalidade No Direito Penal?

Como você poderia escrever sobre os Objetivos de um Artigo Científico que trate esse tema? Veja um exemplo:

Objetivo Geral: analisar como as forças repressivas e de censura do Estado brasileiro impactaram nos diferentes tipos de produção cultural no período da Ditadura Civil-Militar.

O Objetivo Específico é opcional, mas bastante usado pelos pesquisadores durante a elaboração de um Artigo Científico. Usando o mesmo exemplo acima, poderíamos definir como Objetivo Específicos:

Objetivo Específico : analisar as diferentes manifestações artísticas como resposta às censuras impostas.

Como você pode ver, os objetivos (geral e específicos) foram apresentados de forma clara e direta. Agora que já falamos sobre estabelecer os Objetivos em um Artigo Científico, vamos para o passo seguinte: desenvolver e escrever esses objetivos no texto.

Para nos ajudar melhor a entender como se desenvolve e escreve os Objetivos dentro de um Artigo Científico, vamos continuar usando o exemplo acima. Já sabemos que o tema abordado é a Produção Cultural no Período da Ditadura Civil- Militar. E o Objetivo Geral é analisar as ações do Estado em relação a esse segmento.

Como fazer essa análise, ou seja, como “atingir” o Objetivo? Para início de conversa, é necessário que você reúna um material de pesquisa a partir de fontes confiáveis. Isso quer dizer que você deve consultar plataformas como o Google Acadêmico, Portal da Capes, Scielo, entre outros.

Nessas plataformas você terá acesso a materiais científicos e que são reconhecidos pela academia. Nesse processo de busca por material é bem provável que você tenha que trabalhar com fontes primárias. Mas o que é isso? Fontes primárias em gerais são documentos oficiais ou informações originais, como jornais e revistas.

As suas fontes de pesquisa irão te ajudar a atingir o objetivo proposto e na construção da sua argumentação ao longo do trabalho. Nesse processo, é de extrema importância que você faça uso de fontes confiáveis. Isso quer dizer que você deve fugir de sites como o Wikipédia.

  1. A internet facilitou a vida dos pesquisadores em muitos sentidos, mas é preciso estar atento para não cair na armadilha da informação simples e rápida.
  2. Se seu Artigo não for escrito com base em informações verídicas e confiáveis, ele não será considerado um trabalho científico e tampouco será aceito para a publicação em uma revista científica.
You might be interested:  Declaração De Quem Não Tem Renda Fixa?

Mostrar ao seu leitor que você utiliza fontes confiáveis, como livros, capítulos de livros, artigos, ensaios e resenhas que são reconhecidos pela academia, faz com que ele ganhe confie na sua pesquisa. Caso você precise utilizar dados socioeconômicos em suas análises, ou seja, para desenvolver seu objetivo, eles também devem ser recolhidos em instituições confiáveis.

Nosso tema: A produção cultural no período da ditadura Civil-Militar no BrasilNosso Objetivo Geral: analisar como as forças repressivas e de censura do Estado brasileiro impactaram na produção cultural no período da Ditadura Civil-Militar.

E qual seria a hipótese? Vamos te dar o exemplo de uma provável hipótese: Hipótese: houve uma redução drástica no volume da produção cultural no Brasil, nos mais diversos tipos, como shows, peças teatrais e lançamentos de livros, devido às políticas repressivas e os aparatos de censura empregados pela Ditadura Civil-Militar no Brasil.

De apresentá-los de forma clara e direta;Se preferir, você pode dividir em Objetivos Geral e Objetivos Específicos. Explique ao seu leitor a diferença entre eles.Você deverá razoável aos estabelecer os Objetivos do seu trabalho tendo em vista o tipo de produção em que consiste um Artigo Científico.

Como dissemos anteriormente, um Artigo Científico é um texto mais compacto, ou seja, mais curto. Em geral, são produções científicas bastante delimitadas em relação ao objeto de estudo, tempo e espaço. Não trace objetivos ambiciosos demais e que você não conseguirá cumprir.

É muito importante que os Objetivos de seu Artigo Científico estejam em harmonia com os outros tópicos do seu texto.Portanto, no processo de elaboração dos Objetivos, tenha atenção na metodologia, justificativa e hipótese.Veja se a junção desses elementos “conversam” entre si e dão coerência e coesão ao seu texto.

You might be interested:  Quem É O Advogado Do Homem Aranha?

Por fim, não se esqueça que um Artigo Científico deve ser escrito de acordo com a norma culta da Língua Portuguesa. Boa escrita e aproveite nossos outros conteúdos abaixo.
Ver resposta completa

Qual a importância da publicação de um artigo científico?

Objetivo de artigo científico

Finalidade de um Artigo Científico – A publicação de um artigo científico é uma atividade fundamental que cabe aos pesquisadores de universidades e centros científicos, uma vez que expõe os resultados das pesquisas que estão sendo feitas, dentro dos mais diversos nichos de conhecimento.

  1. O que se pesquisa e não é escrito/ documentado, ou é escrito e não publicado, é a mesma coisa que nada! Afinal de contas, um artigo científico é criado com a finalidade de divulgá-lo em algum canal.
  2. Portanto, é obrigatório que toda pesquisa feita, tenha seus resultados publicados mediante produção de artigo científico.

Os pesquisadores das universidades, por exemplo, contribuem em grande medida, para a produção científica e para o avanço tecnológico, e até mesmo econômico do país, mediante o desenvolvimento de projetos e publicação dos resultados. Além disso, a publicação desses artigos científicos tem como finalidade fazer parte dos indicadores das universidades.

  • Rapidez para publicar;
  • Garantia de qualidade mediante arbitragem. Pesquisas ruins, dificilmente conseguem publicação. Então, quando um texto é publicado, significa que ele tem alguma relevância dentro da sua área de atuação;
  • Possibilidade de impacto internacional mediante os índices do estudo. Isso dependerá muito da proposta de artigo científico e do quão original a pesquisa é;
  • Diferença de estilo de texto, se for comparar com os livros teóricos;
  • Possibilidade de incrementar a produção, ou seja, de ampliar a pesquisa e futuramente fazer surgir novos artigos científicos, seja do autor, seja de pessoas querendo refutar as ideias do pesquisador, etc.
  • Rápida retroalimentação como estímulo para os estudiosos/pesquisadores;
  • Possibilidade de conseguir seguidores de um modo mais rápido e concreto;
  • Contraste com pares internacionais;
  • Visibilidade e impacto;
  • Validações prévias para trabalhos de pós-graduação;
  • Entre muitos outros.

Você sabe qual o objetivo principal da produção de um artigo?
Ver resposta completa