O Que É Ventosaterapia Artigo? - CLT Livre

O Que É Ventosaterapia Artigo?

O Que É Ventosaterapia Artigo
Ventosaterapia é uma técnica que existe desde milênios e seu poder terapêutico conquistou várias civilizações, foi aperfeiçoada pela Medicina Tradicional Chinesa. É uma prática, disseminada em todo o mundo, que promove relaxamento corporal e mental dos indivíduos (AMARO et al., 2015).
Ver resposta completa
A ventosaterapia é um tipo de tratamento natural no qual são usadas ventosas para melhorar a circulação sanguínea em um local do corpo. Para isso, as ventosas criam um efeito de vácuo, que suga a pele, resultando em um aumento do diâmetro dos vasos sanguíneo no exato local.

  • Como resultado, existe uma maior oxigenação destes tecidos, permitindo a liberação de toxinas do sangue e do músculo com mais facilidade.
  • Assim, este tratamento é muitas vezes usado no tratamento da celulite, pois o aumento da circulação de sangue pode reduzir o aspeto da casca pele de laranja.
  • Além disso, a ventosaterapia é também muito usada como forma natural para combater a dor muscular, já que a diferença de pressão causada pelo vácuo desloca a pele do músculo e aumenta a quantidade de sangue, tendo uma ação relaxante.

Confira outras formas naturais de aliviar a dor muscular,
Ver resposta completa

Qual é a diferença entre Ventosa e ventosaterapia?

A ventosa é o instrumento, com formato parecido a um copo, enquanto a ventosaterapia é a terapia de aplicação da ferramenta na pele, resultando na sucção dos tecidos superficiais do paciente. Veja outras diferenças: Ventosa: ferramenta também é conhecida como ‘cups’ e pode ser de silicone, vidro, acrílico ou metal;
Ver resposta completa

You might be interested:  Temas Para Artigo Cientifico Pedagogia?

Qual a diferença entre sucção e ventosaterapia?

Como funciona a ventosaterapia – Durante um tratamento com ventosas, o terapeuta coloca um copo aquecido na pele do paciente. O aquecimento do copo pode ser feito de várias formas, a técnica mais comum é utilizando o fogo. Mas, também, se usa álcool, ervas ou papel. Depois que o copo está quente o suficiente, o profissional remove a fonte de calor e coloca o copo com o lado aberto, direto na pele da pessoa por um tempo determinado, na maioria das vezes entre 5 e 10 minutos,

  1. Quando o copo quente toca a pele, o ar dentro dele esfria e cria um vácuo que puxa a pele e os músculos para dentro da xícara.
  2. Com isso, a pele pode ficar vermelha à medida que os vasos sanguíneos respondem à essa alteração da pressão.
  3. Originalmente, a ventosaterapia era realizada com chifres de animais,

Depois, os “copos” eram feitos de bambu e, depois, de cerâmica. A sucção era criada, em especial, por meio do uso de calor. Os copos eram aquecidos com fogo e, logo após, aplicados na pele. Enquanto esfriavam, os copos puxavam a pele para dentro. A ventosaterapia moderna, de forma geral, é feita com copos de vidro arredondados, como bolas, e abertos em uma das extremidades.
Ver resposta completa

Qual a diferença entre acupuntura e ventosaterapia?

Ventosa com sangria – A Ventosaterapia pertence a acupuntura, portanto faz parte da medicina oriental chinesa. A acupuntura pode ser associada a Ventosaterapia através das aplicações de sangria por exemplo. A sangria quando combinada com ventosa consiste na retirada do sangue do corpo, é uma técnica invasiva. Indicada somente para pessoas que possuem um fluxo normal de sangue (sem problemas de coagulação). A sangria consiste em agulhamentos que perfuram vasos sanguíneos, capilares, veias e pele. Através da perfuração o sangue é extraindo do corpo. A área mais comum para aplicar sangria são:

You might be interested:  Declaração De Imposto De Renda Pode Ser Feito Até Quando?

Costas Face Braços e Pernas Cabeça

Ver resposta completa

Qual a importância da Ventosa na fisioterapia?

Quais os benefícios da ventosa? –

Relaxar os músculos Eliminar a tensão muscular Estimular os pontos da acupuntura Melhorar a oxigenação dos tecidos Regular o PH Trazer a sensação de bem-estar e relaxamento ao paciente

Na Fisioterapia a técnica da ventosa é associada para liberar as tensões na coluna, principalmente na lombar. Como técnica que favorece a liberação da musculatura é facilmente encaixada nas áreas de Ortopedia e Fisioterapia Desportiva. No Brasil a técnica pode ser praticada somente por profissionais certificados.

  • Se você tem interesse em utilizar a Ventosaterapia na sua clínica ou consultório, procure por instituições credenciadas e faça a qualificação e certificação adequada.
  • A técnica da Ventosaterpia ainda é pouco utilizada no Brasil e o mercado deve se desenvolver muito, buscando pelo método, já que a aplicação é relativamente simples e os benefícios são inúmeros.

Artigo originalmente publicado em: www.cliquefisio.com/2019/07/ventosa.html, Conteúdo desenvolvido e mantido pelo ZenFisio, sistema online completo de gestão e marketing para clínicas e consultórios de fisioterapia.
Ver resposta completa