O Que É Um Contrato Conceito? - 2024, CLT Livre

O Que É Um Contrato Conceito?

O Que É Um Contrato Conceito

Qual é a finalidade de um contrato?

Tipos de contrato: características, classificações e finalidades A palavra contrato vem do latim contractu, que significa tratar com. Nada mais é do que a junção de interesses de pessoas sobre determinada coisa. Ou seja, é o acordo de vontades visando criar, modificar ou extinguir um direito.

Em outras palavras, o contrato é mútuo consenso de duas ou mais pessoas sobre o mesmo objeto. Atualmente, o contrato, independente de sua espécie, é caracterizado como negócio jurídico com a finalidade de gerar obrigações entre as partes. Além disso, norteia três princípios fundamentais: autonomia das vontades, supremacia da ordem pública e obrigatoriedade.

Da mesma forma, para que o contrato se efetive são necessários alguns requisitos como: existência de duas ou mais pessoa; capacidade genérica para praticar os atos da vida civil.; aptidão específica para contratar; consentimento das partes contratantes; licitude do objeto do contrato; possibilidade física ou jurídica do objeto do negócio jurídico; determinação do objeto do contrato; e economicidade de seu objeto.

  • O processo de sua formação inicia-se por meio de negociações preliminares, que geram obrigações extracontratuais.
  • Em seguida, é feita uma proposta, oferta ou solicitação, quando se declara a receptividade de vontades, por meio da qual o proponente manifesta a sua intenção de se considerar vinculada, se a outra parte aceitar a proposta.

Esta possui caráter de obrigatoriedade para que possa ser mantida dentro de um prazo razoável, independente da morte ou incapacidade do proponente, exceto se a intenção for outra. Quanto aos tipos ou espécies de contrato, podemos classificá-las conforme sua finalidade jurídica.

You might be interested:  Declaração De Que Cheque Foi Pago?

Existem, ainda, o contrato de comissão, no qual alguém adquire ou vende bens, em seu próprio nome e responsabilidade; o contrato de corretagem, no qual o corretor aproxima pessoas que pretendem contratar, procurando conciliar interesses; o contrato de transporte, no qual uma pessoa ou empresa se obriga, mediante retribuição, a transportar, de um local para outro, pessoas ou coisas animadas ou inanimadas; o contrato de fiança, no qual uma ou mais pessoas prometem garantir ou satisfazer uma obrigação não cumprida pelo devedor, assegurando ao credor seu efetivo cumprimento; e, por fim, o contrato de compromisso, no qual as partes confiam a árbitros a solução de conflitos de interesses.Aprimore seus conhecimentos, acessando os da área, elaborados pelo, entre eles o, Acesse os links abaixo e conheça os tipos de contrato e os modelos dos mesmos, em PDF: Por Andréa Oliveira.Fonte: Resumão Jurídico (Folha de São Paulo). Salvar

AVISO LEGAL Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br. Seu comentário foi enviado com sucesso! Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Ver resposta completa

O que é um contrato lei?

Para os fins desta Lei, considera-se contrato todo e qualquer ajuste entre órgãos ou entidades da Administração Pública e particulares, em que haja um acordo de vontades para a formação de vínculo e a estipulação de obrigações recíprocas, seja qual for a denominação utilizada.
Ver resposta completa

O que é contrato e quais os tipos?

O que é contrato de trabalho? – Um contrato de trabalho é um acordo pré-estabelecido entre empresa e funcionário, que pode ser feito de maneira formal ou informal, a fim de firmar uma relação empregatícia entre uma pessoa física e uma pessoa jurídica, ou, de uma pessoa jurídica, com outra pessoa jurídica.

continuidade – o trabalho deve ser prestado com continuidade; subordinação – o funcionário realiza suas atividades com algum tipo de dependência do seu trabalhado, seja ela uma dependência econômica, técnica, hierárquica, jurídica ou até mesmo social; onerosidade – o contrato de trabalho é remunerado; pessoalidade – o colaborador não pode ser substituído por outro funcionário.

You might be interested:  Declaração De Que Não É Sócio Gerente?

Além desses requisitos, é importante que as empresas conheçam bem a legislação envolvida na elaboração do contrato de trabalho, que explicaremos detalhadamente a seguir.
Ver resposta completa

Qual é o elemento principal do contrato?

Os elementos essenciais do contrato (res, pretium e consensum) são: a coisa que é objeto do negócio; o preço convencionado e o acordo das partes, os três requisitos necessários para a construção e conclusão de um contrato.
Ver resposta completa

O que diz a teoria geral dos contratos?

Contratos em espécie – Os contratos em espécie são de compra e venda, e um dos contratantes obriga-se a transferir a sua propriedade para outro, desde que o outro lhe pague o preço em dinheiro. Ele pode ser bilateral, gerando obrigações recíprocas. Pode ser consensual, sendo criado apenas pela expressão das vontades, assim como oneroso, no qual a vantagem exige sacrifício, comutativo, antecipando as vantagens e sacrifícios, e, por fim, não solene, ou seja, livremente.

Como você pode ver, a teoria geral dos contratos é um conceito a qual rege qualquer acordo entre as partes, zelando pela integridade dos mesmos. Fique por dentro de todos os conteúdos do Gran Cursos acompanhando o nosso blog e estudando assuntos, como Direito Civil, Com uma equipe de professores qualificados e bem preparados para ministrar aulas voltadas para concurseiros, você consegue chegar na tão sonhada aprovação.

Ah, e não se esqueça! O segredo de qualquer aprendizado é a repetição. Então, revise constantemente. Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo: CONCURSOS ABERTOS CONCURSOS 2023 Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos! Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente: TELEGRAM
Ver resposta completa

You might be interested:  Analise Critica De Artigo Cientifico?

Quais os elementos de definição dos contratos?

Os elementos essenciais do contrato (res, pretium e consensum) são: a coisa que é objeto do negócio; o preço convencionado e o acordo das partes, os três requisitos necessários para a construção e conclusão de um contrato.
Ver resposta completa