O Que É Transmitir Declaração Com Certificado Digital? - [Atualizado em 2023]

O Que É Transmitir Declaração Com Certificado Digital?

O Que É Transmitir Declaração Com Certificado Digital

O que é entregar a declaração com certificação digital?

Quem tem um certificado digital do tipo e-CPF, pode realizar a declaração do Imposto de Renda de maneira mais fácil e segura, sem a necessidade de baixar o programa do IR. Isso porque essa tecnologia permite acesso à opção de “Declaração Pré-Preenchida” que já importa todos os dados que constam em seu CPF.

  1. Ótima opção, né? Mas, é importante estar atento a alguns detalhes básicos sobre esse demonstrativo, especialmente quanto ao preenchimento correto e entrega no prazo.
  2. Afinal, mesmo utilizando essa ferramenta ainda é preciso ter alguns cuidados essenciais.
  3. Por isso, fizemos um passo a passo de como declarar o Imposto de Renda usando o Certificado Digital.

Continue com a leitura e veja como é simples!
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Como transmitir a declaração com certificado digital?

Vantagens em fazer declaração do Imposto de Renda com Certificado Digital – É possível fazer a declaração de Imposto de Renda com certificado digital diretamente no Portal e-CAC – que é o Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal. Acessar o e-CAC usando o certificado digital, além de tornar desnecessário baixar o programa da declaração do Imposto de Renda para o computador e dar mais segurança por garantir que as ações estão sendo realizadas pelo dono do certificado, proporciona vários outros benefícios para o contribuinte.
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Quem está obrigado a entregar a declaração com certificado digital?

O contribuinte será obrigado a assinar digitalmente se recebeu no ano passado rendimentos acima de 10 milhões de reais, teve rendimentos isentos e não tributáveis em valor maior que 10 milhões de reais (como poupança e FGTS) ou que tenha sido tributado exclusivamente na fonte em valores superiores a 10 milhões de reais
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Por que eu preciso de um certificado digital?

Com ele, é possível agilizar processos, reduzir custos e, principalmente, garantir a validade jurídica, segurança e confidencialidade de dados, pois identifica de forma inquestionável pessoas e empresas no meio eletrônico. É como um ‘RG do mundo digital’.
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Quem pode emitir um certificado digital?

Conheça 5 curiosidades sobre o Certificado Digital – 1. Qualquer pessoa ou empresa pode obter um certificado digital, pois ele é gerado tanto pelo CPF quanto pelo CNPJ.2. O Certificado Digital possibilita a assinatura de documentos, transferência de titularidade de veículos, disponibilização da CNH Digital, abertura de contas bancárias e formalização de planos de saúde à distância.3.

Obter o Certificado é uma tendência do mercado, otimiza o trabalho de empresas, órgãos públicos e diversos profissionais autônomos.4. Até a pandemia, o Certificado Digital só era emitido presencialmente. Consequentemente, só era possível emiti-lo com a apresentação dos documentos originais do titular.

Hoje existe a possibilidade de ser via videoconferência.5. Com o Certificado Digital, você e a sua empresa não precisam estar representados presencialmente em cartórios para reconhecimento de firma, por exemplo. Portanto, muitos processos podem ser feito eletronicamente.
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Como comprovar que tenho certificado digital?

O usuário deve acessar o serviço diretamente pelo endereço https://meucertificado.iti.gov.br ou pelo item Meu Certificado que estará disponível na plataforma gov.br na aba serviços.
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É preciso imprimir o certificado digital?

A certificação digital é uma ferramenta importante para agilizar a validação de documentos, desburocratizar processos administrativos e reduzir custos operacionais. Diversas empresas e órgãos públicos têm adotado essa tecnologia, que vem evoluindo e se tornando cada vez mais acessível.

  1. Todavia, muitos usuários ainda têm dúvidas sobre o assunto.
  2. Uma das questões mais recorrentes é: posso imprimir um documento assinado digitalmente, mantendo sua validade jurídica? A resposta é não,
  3. A certificação digital foi desenvolvida para o meio eletrônico; desta forma, todos os seus elementos, como assinaturas e documentos digitais, são válidos apenas digitalmente.

Porém, isso não significa que os documentos digitais possuem limitações de uso na Justiça ou em outros setores. Ao contrário: a adoção do sistema digital é tendência geral, tanto em órgãos públicos quanto em empresas privadas. Neste artigo, vamos explicar alguns pontos importantes sobre o assunto.
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O que a pessoa pode fazer com meu certificado digital?

O que é certificado digital? – O certificado digital é a identidade digital da empresa ou pessoa física que permite assinar documentos com validade jurídica e fazer transações online com segurança. Ele foi criado para garantir a autenticidade das operações online e identificar pessoas físicas e jurídicas por meio de uma assinatura eletrônica.

  1. Assim, fica muito mais fácil assinar documentos digitais, enviar obrigações ao governo e emitir todo tipo de documento oficial sem precisar da assinatura em papel ou reconhecimento de firma em cartório.
  2. Se você emite nota fiscal eletrônica no seu negócio, é provável que já conheça o certificado digital, pois ele é obrigatório para boa parte das empresas que geram NF-e, NFC-e e NFS-e.

No Brasil, esse documento digital pode ser adquirido no formato de arquivo para ser instalado no computador, em um dispositivo (cartão ou token) ou como arquivo na nuvem, As responsáveis pela comercialização são as Autoridades Certificadoras credenciadas pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), como a Caixa Econômica Federal, Serasa Experian, Receita Federal e SERPRO.
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Quem não precisa de certificado digital?

Quem precisa ter certificado digital? – SISPRO 18 jun Categorias: Novas exigências obrigam empresas a ter E-CNPJ e E-CPF. Confira se você faz parte dessa lista e saiba como obtê-los Por Wilson Gotardello Filho O número de empresas que vão precisar de um certificado digital crescerá exponencialmente este ano. Essa asssinatura eletrônica, que confirma a autenticidade de documentos e declarações, é exigida para empresas que emitem nota fiscal eletrônica (NF-e). Até o ano passado, apenas 54 segmentos da indústria e do atacado eram obrigados a trabalhar com NF-e. Em abril último, 240 novos setores foram incluídos na tabela — em julho, serão mais 68 e, em outubro, 249. Além disso, desde o início do mês passado, as companhias inscritas no regime tributário de lucro presumido precisam da certificação para declarar à Receita Federal as obrigações acessórias — como DCTF (Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais), Dacon (Demonstrativo de Apuração de Contribuições Sociais), DIPJ (Declaração de Informações Econômico-fiscais da Pessoa Jurídica), entre outras. No total, 600 mil por conta da NF-e e 1,4 milhão em virtude do regime de lucro presumido terão que obter um certificado eletrônico em 2010, segundo estimativas de Igor Ramos Rocha, presidente de negócios de identidade digital da Serasa, uma das entidades autorizadas a emitir o registro. Por enquanto, apenas 15% das empresas inscritas no lucro presumido e 25% daquelas obrigadas a emitir NF-e tiraram o certificado, calcula Rocha. “Essa baixa procura inicial é cultural. Os empresários ainda não reconhecem as vantagens”, diz José Maria Chapina Alcazar, presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento (Sescon). Os benefícios esperados a longo prazo, segundo ele, são: mais segurança, eliminação de obrigações redundantes e agilidade no pagamento dos tributos. Pequenas Empresas & Grandes Negócios elaborou um guia para responder às principais dúvidas dos empreendedores em relação à nova exigência da Receita Federal. >>> Minha empresa precisa comprar uma certificação digital? Todas as empresas que são obrigadas a emitir a nota fiscal eletrônica, assim como todas as que estão inscritas nos regimes tributários de lucro real ou lucro presumido, são obrigadas a ter um certificado digital. A lista de áreas de atuação que devem emitir nota fiscal eletrônica abrange indústria e atacado — comércio varejista está excluído. Qualquer empresa pode estar inscrita no sistema tributário de lucro real enquanto somente aquelas com faturamento de até R$ 48 milhões podem se inscrever no sistema de lucro presumido. As empresas inscritas no Simples e que não são obrigadas a emitir nota fiscal eletrônica não precisam de certificação digital. >>> Quais os tipos de certificação existentes? Para emitir nota fiscal eletrônica, transmissão mensal do Sped fiscal e obrigações acessórias é preciso ter o E-CNPJ. Para a declaração anual Sped contábil é preciso o E-CPF. “O E-CNPJ é da empresa. Qualquer problema com a declaração é de responsabilidade da pessoa jurídica. Enquanto o E-CPF é do empresário ou do contador, que podem ser responsabilizados por qualquer informação errada passada à Receita. Podem até ser presos”, explica Welinton Mota, consultor tributário da Confirp. >>> O que acontece se minha empresa for obrigada e não comprar uma certificação digital? A empresa fica impossibilitada de entregar as declarações das obrigações acessórias — e assim não consegue pagar os tributos devidos. “A multa é de 20% do tributo não declarado, com valor mínimo de R$ 500”, diz Mota, da Confirp. Para as que precisam emitir nota fiscal eletrônica, o maior problema está em concluir um negócio — a multa é aplicada ao comprador da negociação. >>> Quais são os modelos e custos de certificação disponíveis? A empresa pode escolher entre a certificação válida por um ano, conhecida como A1, e a de três anos, a A3. Ambos os modelos podem ter formatos variados, como pen drive, token (dispositivo eletrônico que gera uma senha sem conexão com o computador), cartão ou a instalação no próprio computador. Os certificados mais simples, armazenados nos computadores e com duração de um ano, custam cerca de R$ 100. Os mais sofisticados, com tolken e validade de três anos, variam de R$ 300 a R$ 500. >>> Onde é possível comprar uma certificação? Existem nove autoridades certificadoras habilitadas pela Receita Federal: o Serviço de Processamento de Dados (Serpro) em parceria com os Correios, em São Paulo, Brasília, Paraná, Minas Gerais e Rio de Janeiro; a Certisign; a Serasa; a Imprensa Oficial do Estado de São Paulo; a Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge); a Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Acfenacon); o Sindicato dos Corretores de Seguros, Empresas Corretoras de Seguros, de Saúde, de Vida, de Capitalização e Previdência Privada no Estado de São Paulo (Sincor); a Notarial; e a Autoridade Certificadora Brasileira de Registros. >>> Minha empresa pode usar a certificação do contabilista? Só para entrega de obrigações acessórias, que exigem o E-CNPJ. As empresas que não são obrigadas a emitir nota fiscal eletrônica, por exemplo, podem se dirigir à Receita Federal e fazer uma procuração eletrônica autorizando um contabilista que tenha o E-CNPJ a entregar as declarações de tributos certificadas. “Isso é totalmente viável e legal”, diz Mota. >>> Até quando eu preciso fazer meu certificado digital? As empresas inscritas no regime de lucro presumido são obrigadas a declarar suas obrigações acessórias com certificação eletrônica desde 1º de abril. A primeira obrigação a vencer após esse período, a DCTF, pode ser entregue até junho. A relação de empresas que terão que emitir NF-e ganha novos segmentos em julho e outubro. Fonte: PEGN – Pequenas Empresas Grandes Negócios Copywriter na SISPRO Software Empresarial : Quem precisa ter certificado digital? – SISPRO
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Como obter o certificado digital gratuito?

Tem Certificado Digital gratuito? – Não há Certificado Digital gratuito, Em todos os modelos disponíveis será necessário fazer um pagamento. Dependendo da sua necessidade, é possível escolher opções mais em conta. Além disso, é fundamental saber que o valor cobre não apenas o serviço, mas é estipulado conforme o período pelo qual estará disponível,
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Como se paga El certificado digital?

Aceitamos as principais bandeiras de cartões de crédito, boleto bancário e pix. Para todas as opções, o pagamento será à vista.
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Como colocar o certificado digital em PDF?

1) Abra o Acrobat Reader e selecione a guia Ferramentas. Procure a ferramenta ‘ Certificados ‘ e clique em ‘Abrir’.2) Aparecerá uma caixa de diálogo pedindo a localização do PDF que deseja assinar, selecione-o que ele vai ser aberto no programa. Na parte superior do Acrobat, clique na opção ‘Assinar Digitalmente’.
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