O Que É Creatinina Artigo?
O que é Creatinina Alta, Baixa, Valores de Referência e Exame 15 de junho de 2018 11 40130 A creatinina é uma molécula de resíduos químicos que é gerada a partir do metabolismo muscular. A creatinina é produzida a partir da creatina, uma molécula de grande importância para a produção de energia nos músculos.
Ver resposta completa
A creatinina é uma substância encontrada no sangue e ligada diretamente ao funcionamento dos rins. Ela é produzida pelos músculos através da ingestão da fosfocreatina, uma proteína obtida mediante ao consumo dos alimentos e devido ao trabalho exercido pelos órgãos do sistema digestivo, como o fígado, estômago e o pâncreas.
- A fosfocreatina possui a função de fornecer a energia necessária aos músculos para que eles possam executar suas atividades diárias.
- Em consequência do uso da fosfocreatina pelos músculos, a creatinina é transportada na corrente sanguínea até os rins, e por meio de uma filtragem realizada no próprio sangue, a substância é eliminada pela urina.
A quantidade de creatinina no organismo do paciente permite que o médico consiga examinar a saúde dos rins e se o órgão está funcionando de maneira adequada, filtrando o sangue corretamente.
Ver resposta completa
Contents
Qual é a função da creatinina?
A creatinina é uma substância endógena, de síntese hepática, produto da degradação da creatina fosfato e da creatina. Apesar de suas limitações, ela é um bom parâmetro para avaliação da função renal, abrangentemente disponível em Laboratórios Clínicos de qualquer porte.
Ver resposta completa
Quais são as causas de creatinina baixa?
Quando a creatinina está baixa, ela também pode trazer algumas informações sobre a saúde do paciente, mas de forma menos grave do que quando está alta. Geralmente, a creatinina baixa pode ser causada durante a gravidez, ou mesmo por problemas no fígado do paciente.
Ver resposta completa
Quais são os valores de referência da creatinina?
Uma vez que a creatinina é produzida nos músculos, a sua concentração pode alterar à medida que a criança se desenvolve, de forma que os valores de referência podem também variar de acordo com a idade: Crianças e adolescentes (1 a 18 anos): 0,4 0 a 0,90 mg/dL. Além disso, os níveis de creatinina podem variar de acordo com o gênero:
Ver resposta completa
Como tratar a creatinina alta?
O tratamento da creatinina alta depende do que está causando a doença, mas pode envolver desde o uso de medicamentos até alterações na dieta e na alimentação do paciente, ajudando a controlar os indicadores de creatinina presentes em seu sangue. A Rede D’Or possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros.
Ver resposta completa